sábado, 27 de abril de 2019

Oitenta anos



Oitenta anos
Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 27 de abril de 2019,

Caros Colegas.

Muito já se falou sobre viver oitenta anos. E aqui estou eu para confessar ser mais um a entrar para o time dos octogenários. Já vai longe o tempo em que esse aniversário era raro acontecer, mas para quem chega tão longe não deixa de ser uma data surpreendente, como um marco fincado no fim da estrada da vida. A partir daqui tudo é lucro, em relação a continuar entre os vivos.

Transitar por essa estrada não requer o cumprimento de metas, pois uma vez iniciada a jornada ao caminhante só resta se deixar levar respeitando limites. Lentamente ou apressado, consciente ou empurrado, um dia ele acorda com uma penca de anos vividos pelas costas exigindo reflexão. E, ao refletir, lhe é devido se cuidar para não repetir erros conhecidos porque, também aí, não cabe demarcar etapas futuras. A marcha inexorável do tempo não conhece freios.

Meu propósito tratando desse assunto é tranquilizar os que ainda não chegaram tão longe. É como se transmitisse uma experiência única que devesse partilhar pelo ineditismo da ocorrência. Sem pieguice ou ufanismo, existe, isto sim, a vontade de partilhar um feito histórico mesmo reconhecendo que bom número de viventes já passou por isso. Porém, é bem maior a fila de espera. E os que a ocupam vêm com preocupação a aproximação do evento.
Tranquilizem-se, portanto, pois assim como chegou para mim, o aniversário de 80 anos chegará para quem for escolhido por Deus para ter essa felicidade. Devagarinho, sorrateiramente, a data quase limite chega marcante. Sem dor, sem mudanças abruptas, quando menos esperamos estamos lá dentro – no balaio de velhos com oitenta anos de idade.
Mas, confesso, é um feito de respeito. Sinto-me um privilegiado. E, na busca pelos motivos de ter chegado tão longe não encontro marcas que justifiquem o beneplácito. Sempre fui uma pessoa comum, com altos e baixos entre a bondade por opção e a maldade por omissão. Não me julgo especial em nada. Apenas ao ingressar na vida adulta optei por ser criterioso ao lidar com meu semelhante, abusando do ser caridoso e correto nos relacionamentos e no respeito aos Mandamentos Divinos. Creio que o que me diferencia de outros octogenários (ou me iguala a eles) é que nasci pobre e permaneço do mesmo jeito. Talvez pela incapacidade de fazer fortuna. Talvez pela opção de vida escolhida a partir dos 22 anos de idade, quando entrei para o BB. 

Também, fui, na hora certa, vacinado contra ideais coloridos incutidos nas mentes universitárias. E devo essa imunidade ao gosto pelos livros, cujas influências positivas chegaram na altura da formação do caráter político. Com o gosto pela leitura e a precocidade da introdução no mundo literário, fui moldado a ter opinião própria em direção ao convívio adulto, capacitado a chegar aos oitenta anos - também talvez por isso mesmo.

Afora isso, não há receituário mágico a respeitar. Apenas reconhecer ser filho de Deus e cumprir as regras trazidas com o Sopro da vida dado por Ele, fiel ao primeiro mandamento “Amai a Deus sobre todas as coisas”.

E o resultado aí está.

Completei 80 anos hoje, dia 27 de abril de 2019. E quero mais, pois não me arrependo de ter chegado tão longe.

Marcos Cordeiro de Andrade

23 comentários:

Pedro Borges disse...

Parabéns Marcos, que Deus o abençoe e lhe proporcione muita fé, força e saúde para ir muito além. Abraços.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Meu amigo Marcos, meus PARABÉNS. Que esta data não signifique, nem de longe, a proximidade com o limite, pois sabemos que o céu é o limite, mas seja a coroação do passado bem vivido,aproveitado e a perspectiva do que ainda resta viver com proveito.
Que os ataques aos felizes "atletas" que ultrapassaram esta marca seja recrudescido e que as agruras sejam substituídas pela benesses do amadurecimento temporal. Muita felicidade,muito amor,muito sucesso e saúde. E espero ser um destes também, mas sem inveja, apenas com admiração e satisfação pela sua conquista.
Um grande abraço,
SolonelJr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



Tania Cardoso 27 de abril às 08:34

Parabéns Marcos Cordeiro De Andrade, o seu texto sim que é um presente pra nós, este e tantos e tantos outros ! Que Deus continue iluminando a sua vida hoje e sempre. Comemore muito e com muito amor é paz! Felicidades!

Facebook



Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Gilvan Ferreira Parabéns meu nome professor e ídolo. Lhe conheço desde o dia 04 de novembro de 1964 e sempre pautou sua vida procurando fazer o bem as pessoas. Posso afirmar, sem medo de errar, pois estou incluído neste rol. Que Jesus continue lhe iluminando e abençoando. És um ser iluminado. Sou muito grato a você pelo excelente orientador que foi no início de minha carreira bancária na cidade de Pianco PB. Minha gratidão é eterna.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Aristophanes Pereira Parabéns. Conheço o longo caminho que você tão bem descreveu, deixando no ar um cheirinho da paisagem paraibana. Para conforta-lo, mando um abraço, olhando o Cabo Branco, que resiste à neblina, nesse seu domingo aniversário.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos,



Parabéns amigo e mestre! E ainda mais por ter chegado, com tanto brilho e aprumo, ao admirável marco dos oitenta anos bem vividos e com tantas, tamanhas e dignificantes ações.


Ações de elevada importância e que o colocam no pedestal dos homens que ficarão com seus nomes gravados no panteão de pessoas especiais que tiveram a coragem e destemor de levantar a bandeira de lutar por uma coletividade.



Também por sua brilhante e decente vida, e pelo elevado bem que proporcionou e tem proporcionado a tantos colegas e semelhantes. Além da sua própria história de vida da qual já sei o bastante para admirá-lo. Imagine se soubesse ainda mais.


Assim, que Deus o abençoe hoje e sempre e lhe dê muitos anos de vida, com muita Saúde, Paz, Sucesso e Alegria para que o amigo continue fazendo o bem da forma abnegada, lídima e pura como vem fazendo.


Grande e fraterno abraço,
Norton Seng

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Luiz Minari Parabéns Marcos Cordeiro, tudo de bom pra você, forte abraço do amigo Minari.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos Cordeiro,
Parabéns! Que Deus lhe conceda muitas felicidades, paz e saúde, sabedoria e força para uma vida longa.
Abraços,
Ronaldo Carvalho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Querido Marcos,


Parabéns pela data e pela obra excepcional. Eu e minha tartaruga esperamos poder alcançá-lo em 2025, se Deus quiser.


Abraço fraterno do

g.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Dilson Paulo Oliveira Péres Meus Parabéns prezado colega Marcos, felicidades saúde e muita paz, sabedoria e bom senso são realmente um privilégio que você soube adquirir ao longo dessa sua jornada de vida digna e laboriosa. Um Grande Abraço de um colega que não o conheceu pessoalmente mas o admira por suas idéias e opiniões sobre os rumos de nossas entidades Previ e Cassi. Um Grande e fraterno Abraço de um que está beirando os 70, e quer também chegar quiça aos 100.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Júlio César Pestana Costa
Parabéns, meu querido mestre. Saúde e felicidade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Edison DeBem Silva
Parabéns Prezado AMIGO. GRANDE e AFETUOSO ABRAÇO.

rafa disse...

Parabéns Marcos Cordeiro.
Deus te abençoe te guarde.
Obrigado pela sua competência, lisura e dedicação à nossa causa comum.
Abraço

Unknown disse...

Parabéns prezado Marcos, não há coincidência nos anos vividos, mas fico feliz em saber que a data de 27 de abril nos é comum. Cheguei ontem aos 75, mas tenho esperança de chegar aos 80 com essa mesma vitalidade e com este mesmo espírito de luta com que o nobre colega acaba de chegar. Felicidades neste novo período que se inicia e que venham muitos outros 27 de abril, com muita saúde e com as bençãos de Deus. DANIEL ALVES PEREIRA-2.252.600-5-JUIZ DE FORA(MG).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado Marcos,

Parabéns pelo aniversário ocorrido ontem. Você acaba de entrar no time dos Octogenários. Eu ja estou no time dos nonagenários (quase 91 anos). Desejo-lhe saúde, muitas alegrias e felicidades. Forte abraço.
Valentim.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...






Grande Marcos. Benvindo ao clube dos octogenários. Eu, com a autoridade dos meus 85 anos, tenho grande satisfação em cumprimenta-lo e desejar muita saúde, paz, amor e harmonia. Continue assim, sempre servindo aos seus semelhantes com dedicação e empenho, e a paz de espírito e a harmonia íntima serão suas eternas companheiras. Parabéns e as homenagens do Paulo Maurício.


Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Cordeiro, bom dia. Embora atrasado, gostaria de te desejar ainda, como você mesmo disse, muitos outros anos de vida. Um grande abraço e PARABÉNS.
Licínio Marques

Paulo disse...

Sr Marcos Cordeiro.
Tive, provavelmente, uns 2 contatos com o Sr, há muitos anos atrás.
Estava na ativa no BB.
Das informações que obtive, claras e de conteúdo pedagógico, chamou-me a atenção a sua disponibilidade.
Outro aspecto que me pareceu relevante: sua franqueza, perceptível pelo seu padrão de exposição e tom de voz.
Fico em mim, naquele menino, a gratidão.
Hoje, ao saber de seu aniversário, peço ao Deus Altíssimo, a quem temo com cuidadosa sinceridade , que o Todo Poderoso conceda ao sr.longis anos de vida..
Que siga em frente..
Deus cuida de todos nós.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Parabéns! Querido Colega!
Que as Asas do Senhor continuem conduzindo suas seguras passadas sempre alegres e sobranceiras!
Um forte abraço,
Paulo Lacerda (Rio).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...




Prezado Marcos,


Parabéns pela etapa alcançada.
Congratulações também pela bela crônica que escreveu a respeito. Espero que outros possam desfrutar da mesma alegria com as mesmas conclusões sobre a vida.
Que Deus o abençoe também nas etapas futuras.


Cordialmente


Ebenézer

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Afonso Magalhães

Marcos Cordeiro de Andrade. Parabéns pelo seu aniversário. Saúde, felicidade e muitos anos de vida. Que DEUS o abençoe imensamente!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Parabéns, Marcos

Que esta data se repita por décadas, repletas de saúde, felicidade e realizações junto de seus entes queridos.



Grande abraço,



Faraco

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Prezado Marcos,


Com relativo atraso, mas ainda no espírito da merecida comemoração, permita-me PARABENIZÁ-LO por essa marca, uma verdadeira grife integrar o seleto grupo dos octogenários com tamanha altivez, espírito jovem de luta, garra e vontade - características que fazem de você uma pessoa diferenciada, um colega ímpar a dedicar-se às causas coletivas com sua singular e inigualável desenvoltura.


Muita saúde, alegrias e realizações - maduras - nesse estágio de AMANHECER em que o amigo ora se encontra, ativo, participativo e batalhador que é e continuará sendo.


Bençãos celestiais em abundância a você e todos a quem estima.


Aceite meu fraternal e sincero @braço.


Nasser.