quinta-feira, 4 de março de 2010

Esclarecimentos oportunos

Caros Colegas.

Para evitar mal entendido, sinto-me inclinado a prestar alguns esclarecimentos aos seguidores deste Blog, notadamente a todos que através dele acreditam na missão da AAPPREVI e a ela estão se filiando.
Este Previ Plano 1, juntamente com o CANAEL, são criações independentes e hoje prestam suporte à Associação que nasce por puro idealismo, e estão apartados entre si. O compromisso que os une à AAPPREVI tem cunho moral salutarmente empenhado no intuito de bem servir ao público que os acessa e que hoje é responsável pelo direcionamento que tomaram estes trabalhos. Ademais, a agressiva linha editorial que adoto não pode ser imputada à Associação, por motivos óbvios.
A responsabilidade pela condução desses dois espaços me cabe inteiramente, pois os criei individualmente sem ajuda ou vínculo externo, do mesmo modo que os mantenho imprimindo fidelidade aos meus princípios – sozinho e independente.
Criei o Previ Plano 1 no dia 26/09/2009 com o post “Um novo tempo”, inspirado na revolta pelo descaso com que me sentia tratado pelos Órgãos máximos, responsáveis pelo atendimento à minha condição de aposentado.
Já o CANAEL nasceu no dia 20/11/2009, com o post “Operação CANAEL!”, e foi inspirado na pouca vergonha que reputo ser a dança de cadeiras entre dirigentes de associações e Entidades outras, que se arvoram no direito de cuidar dos assuntos inerentes à classe em que me incluo – aposentados e pensionistas da Previ.
A credibilidade alcançada por esses dois trabalhos (PreviPlano1 e CANAEL) me levou à necessidade de fundação da Associação, também por iniciativa individual e sofrido empenho para que alcançasse o êxito de que desfruta, com a graça de Deus. Se hoje conto com a inestimável colaboração de colegas próximos, no início foi bem diferente, mas nem por isto houve relaxamento no meu empenho em servir à causa e primo em não desrespeitá-la.
O Previ Plano 1, inspirado no Blog da Cecília, à época, se presta ao congraçamento entre colegas e os posts que publico não representam, necessariamente, a opinião da AAPPREVI. Nem poderia pelo caráter de isenção de vínculos.
O CANAEL, para cumprir sua finalidade, necessita ser atualizado sempre que ocorra alguma movimentação dos nomes, com a informação da fonte originária da mudança por inclusão ou exclusão. Essa citação se faz necessária porque respondo pela precisão das informações pertinentes, sob pena de incidir em crime de calúnia e difamação.
Com data de hoje, inseri um link direcionando notícia veiculada no site da ANABB onde consta movimentação de nomes de dirigentes de suas empresas, inseridos no CANAEL.
Esse registro não pode ser confundido com conotação de apologia à desacreditada associação, nem se presta à idéia de afronta aos seguidores do blog ou aos atuais e futuros sócios da AAPPREVI.
(Estes esclarecimentos contemplam o teor do comentário inserido hoje no post “A AAPPREVI Existe!”).

Associe-se à AAPPREVI: www.aapprevi.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba 03/03/2010.

45 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da maneira como você encara os desafios.


Quero me associar,soh acho que deveria ser criado uma maneira mais fácil, ex. uma seção: associe aqui.


grato.

Anônimo disse...

Muito bom, Marcos Cordeiro(André).

Estamos no caminho certo. Por hora pesquiso a chapa "Nova Previ"(bancários NOVOS, sindicalistas do PT+PSTU, contra a CONTRAF/CUT); pois as outras 2 são conhecidas da ANABB ("Unidade na Previ") e da UNAP-BB (www.unap-bb.org.br)+"Grupo Guararapes" = "Chapa A Semente").
Dá prá comparar com as eleições de 2006, quando haviam 7 chapas ?(Vide revista PREVI das eleições de 2006)

Rogério Carvalho disse...

Marcos, gostei muito do comentário, e acho que foi muito oportuno para dirimir dúvidas e deixar bem claro a situação em relação a tua pessoa, o blog e nossa AAPPREVI. Continue assim amigo e que Deus o abençõe juntamente com seus familiares e todos nós do pb1 e da AAPPREVI. Abraços. Rogério.

Anônimo disse...

Marcos, muito bom o ESCLARECIMENTOS OPORTUNOS,mais uma vez parabens.
Que Deus abençoe nossa AAPPREVI,voce,sua familia e todos os colegas do plano 1.
Sandra

Isa Musa de Noronha disse...

Caros amigos,

Respeito o CANAEL, não poderia ser diferente. Contudo, permitam-me algumas observações. O que devemos combater a todo custo é o enriquecimento de pessoas às custas das entidades. Não se pode colocar em um mesmo saco, os aproveitadores e os colegas devotados que administram suas associações muitas vezes pagando do próprio bolso suas despesas em função do trabalho e até as despesas da própria associação, a maioria, carente de recursos. É preciso que todos saibam que apenas os gestores de Previ, de Cassi e a direção da ANABB recebem polpudos “jetons”. As demais, associações, a AAFBB inclusive (que é a maior associação que congrega aposentados), tem verba representação para que seus dirigentes possam trabalhar sem pagar do próprio bolso, coisa pouca, necessária apenas a custear despesas com transporte, alimentação de seus dirigentes nos dias úteis, pois a direção tem jornada de trabalho de 8 horas. Não se pode confundir esses colegas, com outros, que são Conselheiros nas empresas nas quais a Previ tem participação acionária... Imaginem vocês que um Conselheiro da PREVI indicado para o Conselho de Administração da Vale recebe para ir lá, na reunião, uma vez por mês (ou de dois em dois meses) mais de 20 mil reais mensais. Dentre as empresas nas quais a Previ tem participação acionária há as “cobiçadas”... Reservadas a Sérgio Rosa, Sasseron, Alexandre e outras figurinhas menores... São a Vale, o Banco do Brasil, a Petrobras, a NEOENERGIA, a OI, a PETROBRAS... Esses cargos são “distribuídos” pela direção da PREVI para os seus “apaniguados”. Sobram outras vagas, de remuneração de 800, 1.000, 2.000, 3.000, 5.000... Visitem a página da PREVI. Clique em “Investimentos”, logo na barra superior. Depois clique em “Governança”, vai abrir uma página com os dizeres:
“Capacitação dos conselheiros
A PREVI promove encontros com os conselheiros com o objetivo de oferecer instrumentos para que possam contribuir para a melhoria do desempenho das empresas. Na Sala Virtual, além dos debates, são realizadas sessões com palestrantes que atuam no Mercado de Capitais.
Acesso Restrito
• Currículos
• Reuniões
• Sala de Conselheiros
Encontro de Conselheiros
• Encontro 2009
• Apresentações 2008
Orientações e informações
• Notícias sobre Governança Corporativa
• Lista de Conselheiros
• Critério e Perfil
• Orientações aos Conselheiros de Administração
• Orientações aos Conselheiros Fiscais
• Declaração CVM 367 “

Clique em “Conselheiros” e vocês verão que são e onde estão os verdadeiros campeões do CANAEL... Vocês vão se assustar ao descobrir que um tal de “Joilsom” tem cadeira em 17 Conselhos... Sabem quem é Joilsom? Atual Diretor da PREVI e o ais cotado para substituir Sergio Rosa na próxima gestão... Verão também e é de assustar, uma tal de Luciana Rodrigues que também acumula 17 vagas em Conselhos. Dizem que essas vagas, esses cargos, são “prêmios” que a Previ e os dirigentes do PT concedem a aqueles que lhes são fiéis, que rezam pela cartilha... As vagas, os cargos, servem também de prêmio de consolação... Perderam o cargo por fim de mandato na Cassi, na Previ? Ora... Logo arrumam uma vaguinha em algum Conselho, onde a remuneração, repito... Pode chegar a 20 mil, sendo que na Vale sabe-se que o Conselheiro recebe, também, participação nos Lucros... PLR, coisa de 40 mil, 50 mil... Por ano... Então, esses casos escabrosos é que merecem nossa repulsa e merecem vaga cativa no CANAEL... Justiça seja feita, conheço pessoalmente vários presidentes de pequenas associações de aposentados do país e sei que esses mantem suas associações tirando do próprio bolso, apenas por idealismo. Perguntem ao Valetim, ele sabe bem do que falo....

Anônimo disse...

Isa Musa,


Posso estar enganado, mas tem gente que me parece não respeitar o CANAEL, ou talvez temam o mesmo. Fiz um comentário no blog da Cecília sobre a importância de ficarmos atentos a estes tipos de candidatos, principalmente integrantes da chapa UNIDADE PREVI, e o mesmo não foi publicado pela administradora do blog.

Quanto a associações sérias, concordo com você, tem muitos colegas, bem intencionados que não participam de conchavos para enriquecerem.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Consultando o CANAEL verifiquei que a Sra. Isa Musa de Noronha está incluída como participante do quadro diretivo de três entidades, sendo que uma delas é aquela que, segundo Ela, paga polpudos “jetons”. A propósito, transcrevo abaixo as entidades com as quais essa Senhora mantém vínculo, conforme informações retiradas do CANAEL:
Isa Musa de Noronha – ANABB – Cons.Delib. – 2009/12
Isa Musa de Noronha – ANABBPrev – Cons. Delib.
Isa Musa de Noronha – FAABB – Presidente – 2009/12
Isa Musa de Noronha – UNAMIBB – V.Pres.Cons.Diretor – 2009/2013
Isa Musa de Noronha – UNAMIBB – Vice-Presidente – 2009/2013
Entendo que Ela deveria romper de imediato os laços que tem com a Anabb, a fim de que suas palavras possam ser merecedoras de um pouco mais de credibilidade.

Anônimo disse...

CANAEL NELLES ! SIM

Senhores eleitores da PREVI, principalmente do Plano 1. Não votem em quem constar do CANAEL!
Façam valer a sua vontade: Consulte o nome do candidato (também) no GOOGLE !
Surpreendam-se quando o CANAEL listar mais de uma vez o mesmo nome!
Aí tem !!!!(mumunha: caia fora!)

Anônimo disse...

Estou simplesmente boquiaberto com o texto da Sra. Isa Musa.

Serah que isso tudo eh verdade?!!!!

Eleitor disse...

SENHORES CANDIDATOS:
Ao enviarem seus currículos e programas para as próximas eleições, leiam e estudem bem o "Código de Etica da PREVI" (a disposição no site da PREVI) e entendam principalmente o artigo 9, que é TUDO QUE NÓS PARTICIPANTES ELEITORES QUEREMOS DE VOCES !

Obrigado.

Isa Musa de Noronha disse...

Caro Jorge
Fui eleita para a ANABB em uma eleição que não é por chapas. Os associados da ANABB votam nos nomes, 21 nomes, um a um, e os mais votados são eleitos para o Conselho Deliberativo (ou Fiscal) e o novo Cons. Delib. eleito elege a Diretoria. Assim, considero que minha eleição para a ANABB foi o desejo dos associados daquela entidade que votaram em meu nome. Acredito que a única maneira de interferir em uma entidade é participando do processo eleitoral. Se a gestão da ANABB, a atual Diretoria, não agrada aos associados daquela entidade, esses associados devem tentar muda-la, pelo voto, elegendo outros e não os mesmos. Respeito a ANABB, pois é a maior entidade do funcionalismo do BB e tenho divergências com a atual Direção e é por esse motivo que me candidatei e tive a confiança dos colegas que me elegeram. Se todos os que não concordam pedirem desfiliação estarão entregando a entidade para ser gerida pelos mesmos de sempre. Na próxima eleição, outros 21 candidatos serão eleitos e creio que todos os que não concordam com a atual Diretoria deveriam se candidatar (pois não é por chapa, mas sim, candidaturas individuais). Se um grupo se unir, combinar que fará campanha para seus nomes e fizer maioria no Deliberativo certamente mudará os rumos da entidade. Somente a Diretoria da ANABB recebe salário, pois tem jornada de 8 horas a cumprir e é equivalente ao AP 2 do Banco do Brasil. Conselheiros Deliberativos tem suas despesas ressarcidas quando convocados para as reuniões. O colega pode ler os Estatutos da FAABB, da AAFBB, ANABBprev, etc e verá que essas entidades não pagam salários a dirigentes ou conselheiros.

Fui eleita para os cargos que ocupo, sempre em processos democráticos de ampla participação dos associados e assim não tenho porque me envergonhar desses. Procuro cumprir o mandado com dedicação, com trabalho e creio que ter despesas ressarcidas é justo.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Em respeito ao nosso CANAEL, o melhor instrumento até então disponibilizado para propiciar a todos os colegas a prática de voto consciente quando das eleições para cargos diretivos no nosso fundo de pensão e nas entidades representativas, não vejo outra alternativa para a Sra. Isa que não seja o rompimento dos vínculos que a unem ainda a essa associação “CHAPA BRANCA”. Todos sabemos que a Anabb de há muito deixou de representar os interesses dos associados do “PB-1”. Hoje a preocupação maior dos seus dirigentes está na transformação da entidade em um variado balcão de negócios, partindo para diversificar cada vez mais a quantidade de produtos postos à disposição em suas prateleiras. Habitação, previdência e agora a última, banca de advocacia, compõem o mix de produtos da associação. Na visão da Anabb, que se danem os aposentados e as pensionistas já que eles só têm uma única preocupação no momento, qual seja, de receber os frutos daquilo que plantaram durante todo o decorrer de suas vidas. Eles, com certeza, ainda segundo a Anabb, não fariam parte dos clientes com potencial para aderirem ao nosso balcão de negócios. À vista de tudo que foi até aqui exposto entendo que os argumentos pouco convincentes apresentados pela Sra. Isa, de que tratou o seu comentário de 04 de março de 2010, às 12:50hs, reforçaram ainda mais o meu ponto de vista de que suas palavras precisam ser merecedoras de um pouco mais de credibilidade.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro Jorge Teixeira.

Relutei muito antes de resolver dirigir-lhe algumas ponderações.
Sou velho freqüentador dos sítios que você habita, como sejam: blog da diretora Cecília, dos Eleitos da Previ, Unidade-BB e este em que estamos. Venho acompanhando, há tempos, todos os comentários havidos nesses espaços, tanto seus como de outros também brilhantes colaboradores. De sua verve sempre se espera conteúdo aglutinador, embora contundente na denúncia de desvios prejudiciais aos aposentados e pensionistas. Daí estar sempre atento ao que você assina e de onde tiro ensinamentos. No entanto, agora, o único desvio que notei foi você ter assestado suas baterias na direção de determinada dirigente, quando poderia ter sido mais benevolente deixando-a respirar um pouco de ar puro, ainda mais porque ela não concorre a nenhum cargo, talvez até por já tê-los em demasia.
Por antecipação de julgamento, alardeio aos quatro cantos que não morro de amores pela diligente Isa Musa de Noronha. Todavia, em que pese suas múltiplas posições no ranking do novel CANAEL, há que se lhe ser dado um voto de confiança pela posição assumida nos últimos acontecimentos aqui no blog.
Em cima de mais uma das minhas idéias, dentre tantas registradas, num rasgo de vidência lancei o desafio de se editar uma Nota Conjunta a ser elaborada por conhecidos medalhões da crônica, desses que fazem morada nos sites de associações de aposentados, e noutros sítios - você entre eles. E a colega Isa Musa de Noronha, usando de sua perspicácia, acolheu para si a responsabilidade de tornar factível esta proposta.
Como ela tem demonstrado sua dedicação ao projeto, aqui mesmo, dando mostra de que tem condições de torná-lo exeqüível, creio ser recomendável dar-lhe esse voto de confiança e deixá-la trabalhar nessa direção, pois assim agindo não estará produzindo em benefício próprio, mas no de todos nós. Para tanto capacidade não lhe falta, assim como está comprovado que não guarda rancores pelos seguidos ataques sofridos, tendo sido, inclusive, brindada por sutil e venenoso post anterior que lhe “dediquei”. Quanto ao CANAEL, vamos usá-lo para o destino que lhe foi dado quando de sua criação. Isto é, consultá-lo à procura de nomes em quem não votar o que, presentemente, não é o caso em relação à colega Isa Musa. Ela lá está, é certo, mas afinal, no momento não é candidata a nada e logo estará descartando postos ocupados, com ou sem remuneração, o que, convenhamos, também não é da minha conta.
Tenha-me como seu admirador.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Refiro-me ao seu eloquente comentário de 4 de março de 2010, às 14:52hs. Nada tenho a opor quanto ao seu pleito no sentido de dar um voto de confiança ao trabalho ora desenvolvido pela Sra. Isa, que com certeza agregará valor e conhecimento às tratativas em curso, desde que Ela, por coerência, tão logo se desvincule dos cargos que exerce naquela associação reconhecida por todos como “CHAPA BRANCA”.

Anônimo disse...

Marcos, Isa e pessoal do blog

Penso que quanto mais informações tivermos melhor serão nossas decisões. Reconheço que algumas das últimas, como por exemplo a não remuneração dos colegas diretores da FAABB e AAFBB eu desconhecia, sugerem que devemos agir com cautela nas nossas análises para a eleição de maio na PREVI. Outro ponto que parece vai se clarificando que poderão ficar somente duas chapas (uma com representantes oriundos do meio sindical e outra - conforme tem sido comentado - com representantes da ANABB e AAFBBs). São duas vagas de diretores e é importante que tenha um equilíbrio de forças no quadro diretivo da PREVI. Caso isto não ocorra nosso futuro, que já está se discurtinando não muito promissor, poderá ser pior.

Anônimo disse...

A ANABB está mandando propaganda via email para sua chapa na CASSI - CHAPA 1 - UNIDOS PELA CASSI, enviada por um certo Roberto Almeida, que supostamente deve ser o novo presidente da COOP/ANABB.
Na primeira consulta ao CANAEL o nome da Sra. Maria das Graças C. Machado tem 03 registros. Essa chapa com certeza não terá o meu voto. OLHO VIVO NAS OUTRAS!!!

Anônimo disse...

Com referência ao meu comentário acima sobre a propaganda via email a favor da chapa I para a CASSI, recebi informação que o autor das mensagens é um sr. chamado Francisco Roberto Santana de Almeida e não o presidente da COOP/ANABB. Gostaria de saber se algum colega conhece esse sr. Francisco Roberto Santana de Almeida e qual o tipo de envolvimento do mesmo com a ANABB. Eu, sinceramente, desconfio de quem apóia essa associação na atual conjuntura.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Trabalhei quatorze anos na Direção Geral, de 1977 até 1991, onde, em termos funcionais e sem sombra de dúvida, vivi os melhores anos de minha vida. À época existia uma situação comum em termos de abordagem de determinado problema. Quando não se queria resolver absolutamente nada sobre algum assunto se criava o chamado grupo de trabalho. Todos sabiam que a partir da criação do grupo a matéria seria “cozinhada” em banho maria, até cair totalmente no esquecimento. Hoje vejo dessa mesma maneira a denominada mesa temática para assuntos previdenciários. Essa mesa é a responsável pelas tratativas entre a Contraf-Cut e o patrocinador sobre possível utilização da reserva especial para revisão de plano. Reunião inicialmente marcada para 24.02 sobre o assunto, entre os interessados, foi cancelada e transferida para 11.03.2010. Penso que, se houver reunião no dia 11.03, nada será objetivamente discutido e continuarão empurrando o assunto com a barriga, até cair definitivamente no esquecimento. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
No site da FAABB, foi postado novo artigo do especialista José Anchieta Dantas sob o título:
PREVI E BB - ATIVOS REVISTOS.

Embora tenha sido redigido em linguagem técnica, vale a pena ler, pois o autor afirma que, na verdade, está havendo, sim, transferência de recursos da PREVI para o Banco, por vias transversas, somente percebidas por peritos em análises contábeis


Abraço do
Valentim.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O texto referido pelo colega Carlos Valentim está disponível na página inicial do site da FAABB:

www.faabb.com.br

Pedro Paulo disse...

Colega Jorge Teixeira



Lamento ter que dizer que você está pondo seus conhecimentos à prova. Voto de confiança é uma concessão incondicional, diferentemente disto passa a ser chantagem.

Seria conveniente e até mesmo elucidativo que você externasse sua pinimba pessoal contra a colega Isa. Do mesmo modo que exige sua renúncia aos quatro ou cinco cargos exercidos por força do voto, por que você não exige, também, a renúncia do maior freguês do CANAEL? O senhor Joilson Rodrigues Ferreira com seus 18 cargos REMUNERADOS e que não faz nada pos nós?

A presidente da FAABB pelo menos está mostrando serviço a nosso favor. Deixe-a trabalhar em paz enquanto está disposta. Ocupe-se dos outros campeões do Cadastro Nacional de Eleitos e exija suas renúncias. Nomes como Graça Machado, Valmir Camilo, Romildo Gouveia, José Anchieta, etc. estão esperando por seu ataque. Por favor, pare com essa briguinha tola, pois este assunto está ficando maçante e sua vontade de aparecer irrita.

Sua sorte é ter encontrado um mediador paciente que publica seus fuxicos. Se fosse comigo já teria parado com isto e mandado você catar coquinhos.

Volte para os outros blogs e deixe este espaço para tratar das coisas sérias que interessam a todos. Brigas pessoais devem ser resolvidas de homem para homem, no caso presente de homem para mulher. Se lhe sobrar coragem dirija-se ao e-mail da Isa Musa e diga-lhe diretamente os desaforos proferidos através de quem nada tem a ver com seus atritos personalíssimos.

Pedro Paulo disse...

Jorge Teixeira.

Aos poucos você se revela. Tá explicado porque se preocupa com a vida alheia. Nunca precisou preocupar-se com a própria. Seus 14 anos na DG dizem tudo: trabalho limpo em salas com ar refrigerado, lidando com papéis burocráticos e polpudas comissões. Diferentemente do pobre diabo que ralou em agências do interior, lidando com cédulas rurais, entrevistas de cadastro, deslocamentos a serviço em estradas de barro, bebendo água de barreiro e enchendo o bucho de amebas. Encarando sol de 45 graus, com roupa suada e salário apertado. Sem o conforto de teatros e cinemas. Sem jornais ou revistas, clubes ou boates.

Você já pode calar-se. Nada mais precisa ser dito a seu respeito. Curta sua bela e aprazível Araruama e ocupe-se de sua vida praiana de conforto merecido, depois de estafar-se tantos anos na Direção Geral.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Mais uma vez constatamos que as coisas só são difíceis quando se trata de pleito formulado pelos aposentados e as pensionistas do “PB-1”. No site da Anapar, dirigida pelo todo poderoso Diretor de Seguridade da Previ, tem uma notícia com data de hoje, 05.03.2010, cujo título é “Fundação CEEE: Opções de juros para empréstimos”. Transcrevo abaixo parte de trecho da referida matéria, para que os nossos colegas observem que, em se tratando de criar dificuldades e obstáculos, a diretoria de nosso fundo é imbatível. “No ano passado, a Fundação passou a implantar alterações nos empréstimos, ampliando, em maio, de 36 para 72 vezes o prazo de financiamento. Em dezembro, o prazo foi ampliado mais uma vez, chegando ao atual limite de 120 parcelas. Denominado como Credifuturo, os empréstimos de longo prazo objetivam oferecer crédito com juros baixos aos participantes que desejam realizar projetos pessoais como a programação de viagens, a compra de bens e o financiamento de estudos”. A íntegra da matéria poderá ser acessada em http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=12400.
E.T. – A fundação CEEE não é o maior fundo de pensão da América Latina e seus dirigentes trabalham em silêncio tendo sempre presente o interesse dos associados.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Mais uma vez constatamos que as coisas só são difíceis quando se trata de pleito formulado pelos aposentados e as pensionistas do “PB-1”. No site da Anapar, dirigida pelo todo poderoso Diretor de Seguridade da Previ, tem uma notícia com data de hoje, 05.03.2010, cujo título é “Fundação CEEE: Opções de juros para empréstimos”. Transcrevo abaixo parte de trecho da referida matéria, para que os nossos colegas observem que, em se tratando de criar dificuldades e obstáculos, a diretoria de nosso fundo é imbatível. “No ano passado, a Fundação passou a implantar alterações nos empréstimos, ampliando, em maio, de 36 para 72 vezes o prazo de financiamento. Em dezembro, o prazo foi ampliado mais uma vez, chegando ao atual limite de 120 parcelas. Denominado como Credifuturo, os empréstimos de longo prazo objetivam oferecer crédito com juros baixos aos participantes que desejam realizar projetos pessoais como a programação de viagens, a compra de bens e o financiamento de estudos”. A íntegra da matéria poderá ser acessada em http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=12400.
E.T. – A fundação CEEE não é o maior fundo de pensão da América Latina e seus dirigentes trabalham em silêncio tendo sempre presente o interesse dos associados.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Peço licença para me referir ao comentário do Sr. Pedro Paulo, postado dia 05.03.2010, às 05:47hs. Penso que não foi dos mais felizes ao tentar fomentar, nesta altura do campeonato, uma divisão entre colegas da DG e colegas de agências do interior. Julgo oportuno registrar que, após os quatorze anos de DG, com a ida do meu departamento para Brasília, fui trabalhar pela madrugada no setor de compensação, onde fiquei de 1991 até 2001. Foram dez anos trabalhando no horário de duas da madrugada até às 08hs da manhã. Tudo isso para poder desfrutar do adicional noturno integral (60%). O prédio onde trabalhei era na Lapa, conhecido bairro da cidade do Rio de Janeiro, e tinha sim sistema de ar condicionado central. Mas, nesses dez anos, não lidei com papéis burocráticos e nem tampouco com polpudas comissões. Era ralação mesmo. Quanto à sugestão para que eu me cale sinto que irei desapontá-lo, já que muita coisa errada precisa ainda ser dita aqui e nos outros espaços existentes. Sobre preocupação com a vida alheia os comentários que faço são sempre sobre pessoas públicas, que estão sujeitas, em razão das suas atitudes e do seu comportamento, aos mais variados tipos de abordagens. Jamais conduzi um comentário para o lado pessoal. Confesso que ainda não consegui entender o motivo pelo qual o colega nutre tanto rancor para com os funcionários de DG já que, pelo menos no meu caso, ganhei a minha vida honestamente nos meus vinte e sete anos de serviços prestados à Casa. De minha parte estou encerrando de vez esta polêmica, por entender que não se trata absolutamente de assunto do interesse da grande maioria dos frequentadores deste espaço. Há coisas muito mais importantes a serem tratadas no momento do que fomentar uma divisão entre colegas da DG e de colegas de agências do interior.

Anônimo disse...

Sou leitor assíduo do blog, gosto dos comentários do Sr. Jorge Teixeira, e considero salutar que sua participação continue. Vejo com desconfiança a mudança de rumo adotada pela Sra. Isa, que continua na Anabb. Mudanças se fazem com atitudes, não com discursos. Por que ela não se desvincula da malfadada associação? Aí sim, teria credibilidade.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas Jorge Teixeira e Pedro Paulo.

Peço-lhes, em nome da concórdia que sempre prevaleceu aqui, desviar o foco dessa discussão inócua, pois disputas coloquiais em nada beneficiam o grupo que pretendemos alcançar. Além do mais, as contribuições dos que se aposentaram no BB têm seu valor reconhecido, cada uma ao seu modo, não importando o Setor, Região ou cargos onde foram desenvolvidas.
Tenho acesso ao e-mail particular do Colega Jorge, gentilmente cedido, mas recuso-me a usá-lo para contato neste caso, visto que o mesmo não acontece com o do Pedro Paulo, que ao menos é sócio da AAPPREVI. Não com este nome, me parece até que usa um pseudônimo (o que não é demérito), razão porque não o alcanço, particularmente.
Em todo caso agradeceria se atendessem esse pedido, direcionando doravante seus comentários aos assuntos que contribuam, de fato, para reafirmar a utilidade deste blog em benefício dos participantes do PB1.

Anônimo disse...

Marcos,

Caso as notícias se aprsentem como verídicas, no que se refere aos recursos que o banco do brasil toma da PREVI, penso deva ser acionada a Justiça Fedral, Polícia Federal, Ministério Público, Receita Federal, TCU e seja pedida uma auditoria independete para examinar a suposta usurpação dos valores dos aposentados.

Quanto a anabb e seu principal dirigente, aos quais pesam a suspeição de indicar falsos caminhos aos seus associados, ou seja proteger o banco em detrimento dos aposentados associados, prejudicando suas aposentadorias devem ser denunciados ao Ministério Público Polícia Federal.
Se estiverem limpos, melhor.
Anônimo

rosalina de souza disse...

Meus Queridos Companheiros de luta por uma "Previ" justa com seus assistidos, penso eu que o Colega JORGE TEIXEIRA, esta desabafando, por muitos serviços prestados na cobrança por dias melhores, A ISA MUSA DE NORONHA, deve ter sim nosso respeito, porque até o momento foi a ÚNICA Dirigente a combater o mau caratismo instalado dentro do poder supremo da Previ.
Colega PEDRO PAULO, não ataque o nosso Colega Jorge Teixeira, pois sempre o vi criticar a todos, pelo modo com que trata os aposentados e as pensionistas do PB-1. Seja aqui ou no blog da CECÍLIA GARCEZ ou em qualquer outro,assim tivéssemos mil JORGE que defende o seu ponto de vista em favor de todos.
Agradeceria a todos se colocássemos uma pedra em cima,desta discussão,vamos fazer como o colega AIRTON e tantos outros,vamos trabalhar para o fortalecimento da "AAPPREVI",sinto me entristecida ao ver tantos "TALENTOS" discutindo.
Meu sincero abraço a todos, a "AAPPREVI" precisa de nós.

Anônimo disse...

Esse Romildo Gouveia citado acima
era o único pré-97 participante da
Direção da Previ quando se deu o
famoso Renda Certa. Se ele não foi o mentor daquilo, certamente foi o
maior advogado daquela causa, visto
ter sido um dos beneficiados.

Anônimo disse...

AMIGOS E COLEGAS, ENQUANTO FICARMOS LAVANDO A ROUPA SUJA,ENTRE NOS, A DIRETORIA DA PREVI SE DEITA E ROLA ,FICANDO MAIS QUIETA COMO LHE CONVEM, DEIXANDO O TEMPO PASSAR E SEUS DIRIGENTES RINDO DE NOSSA INCAPACIDADE DE FAZER ALGUMA COISA.

Anônimo disse...

Ao Anônimo 03:34 (05.3.10):
Até 2011, Francisco Roberto Santana de Almeida é suplente da Vice-Presidência de Aposentados da AAFBB do Ceará .
(fonte:Google+ aafbb/CE)

Anônimo disse...

Colegas,


Não falem em "www.CANAEL.com.br" no blog da CECÍLIA GARCEZ, pois seu comentário será censurado. Acredito que ela deva estar defendendo os interesses da ANABB/VALMIR CAMILO e consequentemente dos integrantes da chapa UNIDADE PREVI.

É duro, mais cedo ou mais tarde as pessoas se revelam.

Anônimo disse...

O presidente da ANABB divulgou, nesta data, uma carta onde faz comparação entre o voto de minerva do Governo FHC e a Resolução 26 do Governo Lula. Não sou simpatizante de nenhum desses dois partidos (PT e PSDB),pois os considero danosos aos interesses dos aposentados e pensionistas da PREVI. Por que somente agora, depois do PT lançar uma chapa para concorrer às eleições da PREVI a ANABB se insurge? No meu ponto de vista a ANABB está entrando em colisão contra a outra chapa simplesmente porque está se achando ameaçada. Não é em defesa dos participantes que surgiu essa carta agora. Mais uma vez os poderosos vão lutar com todas as armas (sujas) para continuarem a usufruir das benesses e liturgias dos cargos na PREVI.

Anônimo disse...

Esse “anônimo” das 11:54, do dia 5, não sabe da missa o intróito... Não sabe que não existe chapa do PT contra a ANABB. O que existe é uma chapa “Unidade na Previ” formada pelo PT + ANABB + AAFBB. Pela ANABB, o Vitor Paulo para Diretor. Pelo PT, o Paulo Assunção. Lembram-se? Foi o último GAREF, fez tão pouco ou nada que o BB acabou com o GAREF... A chapa que o anônimo “pensa” equivocadamente ser do PT é exatamente o pessoal das oposições nos sindicatos, (oposição ao PT), chama-se “NOVA PREVI” e é formada pelos colegas:
Silvio Soares Filho
Fernando Luis Lima Saraiva
Vania Gobetti
Manoel Leite Magalhães
Dilson Guths
Ângelo Argondizzi Marcelino
Rita Pessini da Cruz
Silvio Renato Ribeiro da Silva
Maria Fernanda Leister Constanzo
Marcio Jose Breder
Patrícia Vale Ribeiro
Bruno Rodrigues Chermont Vidal
Fabio Nogueira Andrade
Gabriela Caccia Gouveia

A outra chapa, também de oposição à chapa denominada “Unidade na Previ”, chama-se A SEMENTE, e é formada por colegas aposentados de todo o país. Se não prestarem atenção vão acabar votando errado, por engano...

rosalina de souza disse...

Segunda-feira próxima será o dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, muitas colegas pensionistas como eu, estão sofrendo por ter mergulhado em dívidas, mas com garra, perseverança, entusiasmo e muita sabedoria vão sair vitoriosas desta triste realidade.
Os nossos bravos “COMPANHEIROS” se foram na certeza que teríamos vida digna, por tanto trabalho dedicado ao Patrocinador ( Banco do Brasil),mas infelizmente a nossa PREVI,não tem a mesma dedicação que nossos companheiros depositaram nela durante toda a sua vida laboral.
Eis que surge a nossa “AAPPREVI”,fazendo brotar em nossos corações a ” ESPERANÇA” de um futuro melhor,com entusiasmo nosso colega Marcos Cordeiro,surgiu trazendo o renascimento de um canal sem vinculo apartidário,sem recursos deu inicio ao NOVO,meses de trabalho,post, denúncias,até os demais colegas enxergar a necessidade de representação vinda de uma nova metodologia,nasce então a “AAPPREVI”.
Ataques surgem, ameaças, ninguém deseja mudar nada, todos que estão no “PODER” acreditam que time que esta ganhando não se mexe.
Hoje criticamos o modelo adotado pela grande maioria destas associações porque estamos vendo nossos direitos usurpados, reclamar para quem? Nossos representantes fazem vista grossa, nossos conselheiros no auge da ganância querem mais e mais cargos, nossos super-heróis, protegem nosso patrimônio, aplicando apenas 60% em renda variável, e quando tem sobras,estas tem que formar um colchão de liquidez para os dias de mau goro.
Reflitam meus colegas aposentados e colegas ainda na ativa, ainda temos tempo de mudar a realidade de muitos pensionistas, a cada ano este contingente só tende a crescer o que queremos para o futuro?O que estamos procurando?O que podemos melhorar?
O CANAEL, esta aí, as eleições esta próxima, os candidatos já batem a nossas caixas de e-mail, e logo teremos que escolher o que realmente queremos.
Ou vamos mais uma vez fazer vista grossa a tudo isto, ou vamos de fato cobrar soluções para uma brusca mudança, ou então esperar que mais alguns milionários surjam pela noite afora.
Se depois de tudo isto, ainda tem dúvidas, faça já a sua filiação a AAPPREVI,( 10,00 ) dez reais,pode significar um “NOVO SONHO” para MIM ou para VOCE.
Feliz dia das mulheres,minhas colegas,BRAVAS GUERREIRAS.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mulher,
Uma dádiva que Deus
Legou ao
Homem para
Eternizar e fazer
Reinar na terra a espécie humana.

Anônimo disse...

Colega anônimo de 05.03.10 às 16,13h, quais os integrantes dessa chapa Nova Previ, que já são associados a AAPPREVI.Quem souber informe.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NENHUM!

É a resposta ao anônimo de 06/03 - às 01:19.

Anônimo disse...

Marcos e pessoal do blog,

Posso estar errado na forma como estou pensando hoje, relativamente a eleição da PREVI, mas acho que devemos clarificar duas coisas:

1ª - a que segmentos (sindicatos, associações, etc) pertencem cada chapa inscrita. Precisamos saber disto para análise e fortalecimento da(s) chapa(s) que efetivamente vão defender os interesses dos participantes e não do patrocinador

2ª - o uso do canael deverá ser prioritário para identificar aqueles candidatos que estão em cargos REMUNERADOS (principalmente nos conselhos das empresas em que a PREVI detém participação). Estes estariam automáticamente excluídos ( e suas respectivas chapas ) de receberem votação, por aqueles participantes do plano 1 que assim acham que deva ser o critério.

3ª - em complemento a 2ª questão penso que não devemos excluir nomes ou chapas que apresentem participantes de associações cujas funções nestas entidades não originam o recebimento de remuneração (aquí considerando que o pagamento de custas tais como hotel, passagem, alimentação, etc não se enquadram como salário)

Anônimo disse...

Marcos,

O Anônimo das 7.6 de 6 3 2010, dá um importante passo para que possamos pensar em quem votar, smj.

Em tempo: Li a carta da anabb sobre a troca de advogados. Mais uma vez fica claro que a troca veio beneficiar o nepotismo existente na entidade. Fala, fala, fala mas não cita nenhum dos nomes dos atuais causídicos. É claro, pois todos perceberiam que os atuais são , segundo informações por mim lidas, nos blogs, parentes dos dirigentes da anabb. O Ministério Público é o melhor caminho para elucidar essas questões, na minha opinião, embora anônimo.
Abraço
Anônimo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Explicar o quê?

Também recebi o tal e-mail que tenta justificar o injustificável. A bizarrice da mensagem fica por conta da falha na escolha do destinatário, pois não tenho ações patrocinadas por nenhuma Entidade. Aguardo a AAPPREVI para me incluir em suas baratíssimas Ações Judiciais.
Da mensagem se constata que a ANABB está mais perdida que cego em tiroteio. Ainda bem que da nota tiram-se algumas lições. Ela está denunciando a si própria ao revelar detalhes desconhecidos: exagerado número de intermináveis processos, cobrança de comissão de 30% do que é pago por seus associados (estipulado em contrato com seus advogados), etc. Quem tiver paciência, e bom estômago, que se dê ao trabalho de ler todo o enfadonho comunicado para assimilar o óbvio. A gigante é hoje uma verdadeira casa de Noca, como se diz no Nordeste. Não digo da mãe Joana porque esta merece mais respeito.

Anônimo disse...

Incrivel!Estou recebendo uma enxurrada de mensagens da Previ no meio e-mail.Esta esquisito.
Por que sera?
Favor publicar

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Refiro-me aos oportunos comentários da ilustre colega Isa Musa, postados em 04-03-2010, às 08:04 horas. Citado ao final, como testemunha de suas assertivas, cumpre-me confirmá-las,"in totum",
porque espelham a verdade.
Realmente, participantes das diretorias executivas, dos conselhos deliberativos e fiscais e mesmo de outros colaboradores, nomeados pelos diretores para ausiliá-los - de que sou exemplo, como Diretor de Comunicação da AFABBJ - exercem suas funções gratuitamente, consoante disposições estatutárias das entidades, condição "sine qua non" perderiam a classificação de associações civis sem fins lucrativos e consequente isenção fiscal.

Abraço do

Carlos Valentim Filho - Joinville (SC)

Anônimo disse...

caso PT x BANCOOP (SP) :
R$ 100 milhões desviados de 400 familias que pagam suas moradias.
Era Presidente (até fev/10) João Vacari Netto, escolhido novo Tesoureiro da campanha da Dilma.
Pasmem: Faz parte do Conselho de Administração da Itaipu Binacional(é um dos seis brasileiros do Conselho!).
Cadeia pro Ladrão.