segunda-feira, 26 de maio de 2014

Longe do voto



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros colegas,

Buscam-se explicações para a apatia que toma conta de aposentados e pensionistas nesta Eleição PREVI 2014, e o que os fazem não votar. Mas a procura tem sido feita no campo das suposições usando-se temas dispersos como, entre outros, o conformismo trazido pela abastança. Talvez até esse fator possa ser enumerado em pequena escala, mas ocorre que a maioria do público alvo da campanha é composta de mal pagos aposentados e pensionistas.

Portanto, vamos caminhar por outro plano em busca das razões dessa abstinência de voto, cuidando da qualidade dos candidatos examinando quem são eles, o que querem e como agem.

Comecemos com a apresentação dos concorrentes adotando errada tática que afastam prováveis eleitores. Tudo porque nos assediam com indevido material de campanha, onde se apresentam em fotos de página dupla para comportar a robustez do ócio. Aonde se postam bem alimentadas e rotundas figuras que lembram os filmes de Fellini. De gordas e luzidias bochechas como se besuntadas de óleo de peroba. Da dentição perfeita de quem frequenta caros dentistas e só come filé mignon com petit pois – diferentemente de quem está acostumado com carne de pescoço e feijão de água e sal. Da aparência saudável de quem desconhece o endereço do SUS porque pode pagar pela moderna medicina mercenária. De caríssima vestimenta nunca encontrada em supermercados ou feiras livres. Enfim, aparências de bem sucedidos donos de blogs e dirigentes de Entidades que os remuneram, muitos dos quais já carimbados como figuras cativas nas galerias de dirigentes das nossas Caixas e Associações, ora à procura de mais cargos, alguns deles muito bem remunerados. E que, ao serem vistos em fotografias de campanhas mais parecem banqueiros do que bancários, jamais lembrando aposentados e pensionistas dependentes da PREVI. Sem contar que essas caras enjoativamente conhecidas insistem em perseguir nossa visão diária invadindo nossos lares sem permissão, trazidos no conteúdo de revistas, jornais, panfletos, santinhos. Pelo correio físico e correio eletrônico. O que os fazem ser odiados – nunca preferidos para o que quer que seja. Sem esquecer que esse material nos leva a avaliar o alto custo e cujo destino é o lixo – o que traz revolta.

Outras razões existem. Como a mania da exploração virtual para expor o possuído cabotinismo cínico através da Internet. Dizendo-se superiores em tudo, usando o discurso do “já ganhei” se autoproclamam como o “SEU” candidato, como a impor vontades tirando do pretenso eleitor o direito de escolha. Agem sem disfarces como dirigentes de associações e usam descaradamente os privativos recursos delas, como sites e cadastro de endereços (muitos até roubados de outras) para promoção pessoal, por vezes usando, também, o dinheiro dos associados para financiar sua permanência no bem bom sem nada fazer. Outro fato que enoja é a insistência com que aparecem, sem o reconhecer, como fracassados donos de blogs que, de tão faltos de inteligência e de capacidade intelectual, precisam de vários deles em seu nome para abordar assuntos que não se casam, pela pequenez cultural, quando é sabido que ao blogueiro habilitado lhe basta um único espaço para expor ideias – desde que tenha capacidade para fazê-lo adequadamente, e nunca use textos alheios como seus. Nesse entendimento, muitos dos sem noção valem-se da facilidade com que esses sítios proliferam para criar Blogs como se cria galinhas no quintal na suposição cretina de que, se a elas basta jogar milho para o sustento, aos seus “leitores anônimos” é suficiente atirar palavras mal costuradas para mantê-los cativos, apesar de que, comprovadamente, muitos desses “anônimos” sejam os próprios mantenedores na condenável ânsia de fabricar “visitas”. Até porque, sua glória maior é arregimentar rostos para estampar na página de seguidores, sem importar que nas pequeninas fotografias sejam incluídas crianças e adolescentes ainda sem idade para serem aposentados e pensionistas, (além da permanência de outras pessoas com idade vencida). Tudo porque, na ímpia ignorância, para eles o que vale é a quantidade para impressionar incautos – seu alvo principal. Ignora também que um seguidor não é necessariamente quem concorde com o que o blogueiro apregoe. Normalmente, a pessoa se inscreve para ser lembrada na remessa de notícias privilegiadas, ou atendendo súplicas no sentido. Sem contar que muitos donos de blogs não escondem o ranço bairrista e desprezam os brasileiros como um todo, sendo passíveis de condenação por discriminação territorial. Vejam o que um deles escreveu a outro dono de blog, seu parceiro de chapa:

Florianópolis é linda! Santa Catarina é bela! O que estraga um pouco é a proximidade com o RS. 19 de setembro de 2011 12:33.

Note-se que o outro é gaúcho e, mesmo assim, ficou quieto. E é essa gente que quer nosso voto.  

Junte-se a tudo isso a falta de amor próprio que carregam e distanciamento do caráter ideal e estará completado o cenário, pois tripudiam da nossa capacidade de memória e observação. Num momento em que afloram escândalos envolvendo a PREVI e suas participadas, com maus gestores execrados incluindo ladrões comprovados, como é que contemporâneos deles têm a desfaçatez de vir pedir votos para ocupar os mesmos lugares onde imperaram (e imperam) cabeludas irregularidades? Ademais, se os próprios candidatos alardeiam desejo de mudança, que se afastem da disputa, pois muitos dos seus nomes simbolizam continuísmo. E por mais bem intencionados que sejam (ou estejam) é difícil para quem acumula prejuízos por conta dos conhecidos desmandos encontrarem dentre aqueles quem mereça ser votado. E, na dúvida, NÃO VOTAM.

Particularmente, preocupado com o futuro da PREVI que representa o meu futuro como aposentado, descobri um grupo que foge às condenáveis características enumeradas e segui meu discernimento, amparado no CANAEL (www.canael.com.br).

Votei na CHAPA 2 – UNIÃO E PARTICIPAÇÃO.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 26 de maio de 2014. www.previplano1.com.br

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Blz Marcão !! Parabéns, de novo.
NA MOSCA.

Acho que só pode ser essa a explicação do afastamento desse povo todo. E são muitos...
Não consigo - nem quero - acreditar que esse pessoal, antigamente dito como "a nata"
da inteligência tupiniquim esteja assim tão decrépita, tão adoentada, tão alienada... a troco
DE NADA.
Tem de haver motivo.
E certamente muitos deles estão entre os elencados por vc. Eventualmente sim alguma doença,
viagem, impossibilidade pessoal. Mas, penso, "eventualmente" - e não generalizadamente como
se observa pelo baixo índice de votação até agora observado dentre nossos pares + pensionistas.


Forte @braço.
N A S S E R.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Esse é o NOSSO "velho" Marcos de GUERRA. Mais uma vez brilhante sua exposição.

Um abraço do Edison de Bem