domingo, 3 de agosto de 2014

Revista DIREITOS da AAPPREVI nº 16 - no ar


 
EDITORIAL

Por Marcos Cordeiro de Andrade

Enquanto o INSS anuncia o pagamento da primeira parcela do 13º salário para o mês de agosto, aposentados e pensionistas do BB lastimam o retorno da cobrança das mensalidades do ES já a partir deste mês de julho. Esta carga no contracheque somente vem confirmar a redução imposta em janeiro com o retorno do pagamento das contribuições e a perda das 12 parcelas do BET (correspondentes a 20% do benefício mensal) que deveriam ser pagas durante todo o ano de 2014. Somados, esses valores geraram redução da ordem de 25% nos benefícios previdenciários – supressão essa que vinha sendo aliviada com a suspensão temporária das mensalidades do ES, para aqueles que o detinham em ser.

Como tábua de salvação para os atingidos com mais contundência, aguardava-se o prometido realinhamento do Empréstimo Simples em bases condizentes com as necessidades do momento, envolvendo elevação de valores e dilatação dos prazos de pagamento. Mas a expectativa foi vã, pois nada de substancial veio no bojo das normas anunciadas.

Antes, no caminho da expectativa desenrolada, muitas foram as sugestões e apelos endereçados à Diretoria de Seguridade na tentativa de sensibilizar os responsáveis pelo desfecho. Sem sucesso algum.

Nesse sentido, a AAPPREVI, fazendo coro com os que tentavam melhoramentos para trazer tranquilidade aos envolvidos, endereçou Carta à PREVI no dia 10/06/14, cuja resposta somente nos foi dada um mês depois, e cinco dias antes do magro anúncio do aguardado “realinhamento”.  Estas duas cartas estão reproduzidas nesta edição da nossa Revista para conhecimento do que foi tentado – e do pouco caso com que o assunto foi tratado a partir do lado de lá.

Ainda bem que existem perspectivas de movimentação salutar. Notícias recentes dão conta de que “na próxima semana, no dia 8 de agosto, ocorrerá em Camboriú o tradicional encontro promovido pelas associações de aposentados do sul do país. Estarão presentes os diretores da Previ, Cecilia Garcez e Marcel Barros”.  Assim, na expectativa de que possamos contribuir para que debates proveitosos sejam realizados, a AAPPREVI aguarda convite dos organizadores para confirmar presença.

No momento, e em sequência, saímos do campo das suposições para aqui cuidarmos de outros assuntos relevantes, envolvendo a Assessoria Jurídica e as Ações patrocinadas para nossos sócios (antigas, novas e novíssimas), bem como para tratar do Empréstimo Simples e da perda do BET, ao lado dos costumeiros artigos de colaboradores e da publicação do terceiro capítulo do imperdível Livro do Holbein.

Sirvam-se.


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 02/08/2014 – www.aapprevi.com.br  

2 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leia no Blog do Ed:

298.Os Argumentos do Senador José Barroso Pimentel

Por Edgardo Rego.

http://blogdoedear.blogspot.com.br/2014/08/298os-argumentos-do-senador-jose.html

rafa disse...

Senador José Pimentel está em todas as manchetes das mídias deste final de semana. Tomara que sua espinha de orgulho seja dobrada, iniciando a justiça que esperamos por tanta maldade que ele teima em construir em nosso desfavor, seus "colegas".