domingo, 17 de agosto de 2014

Ruy Brito contra o bônus



Caros Colegas,

Embora circulando modificada nas redes sociais com outra assinatura, esta carta foi finalizada por Ruy Brito que a enviou ao nosso Blog www.previplano1.com.br para divulgação.
Cordialmente,
Marcos Cordeiro de Andrade 
 

CARTA EXPLICATIVA AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DA PREVI

Ruy Brito

COLEGAS

Diante de mais uma decisão arbitrária dos dirigentes do nosso Fundo de Pensão, ao se auto PREMIAREM indevidamente com bônus de remuneração variável em detrimento das agruras que nós, os associados e donos daquele patrimônio, vimos atravessando, cabe a nós reconhecermos e apoiarmos a decisão unânime dos Conselheiros Deliberativos Eleitos ao se posicionarem contra tão injustificável benesse. É certo que é dever e obrigação daqueles que pedem o nosso voto nos representarem dignamente, mas também, é certo que temos sido surpreendidos pelo uso abusivo do Voto de Minerva pelos prepostos do Banco do Brasil, os quais, ao invés de defenderem o equilíbrio do plano, a dignidade de benefícios de aposentadoria e pensão, se rendem aos interesses do patrocinador.

No Estatuto imposto pelo Interventor, fomos privados das prerrogativas de decidirmos as questões cruciais da nossa PREVI. Contudo, quando interessa ao patrocinador BB, somos consultados em plebiscitos oportunistas que significam verdadeira chantagem: ou aceitamos as condiçoes impostas pelo patrocinador BB, ou nada conseguiremos em termos de benefícios reais frutos de eventuais superávits.

Portanto, é imperioso que cada um de nós envie correspondência ou e-mail, para o endereço: previ@previ.com.br ou carta, postada via Correios, para a PREVI à Praia de Botafogo, 501/3º e 4º - cep 22250-040 Botafogo RJ, enviando cópia para a associação a que for filiado, ou para a entidade que coordenar seu voto, para efeito da apuração dos votos NÃO (contrários a aprovação).

 

A NOSSA SUGESTÃO DE E-MAIL OU CARTA É ESSA: 

À
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil-PREVI

Sr. Presidente,

Eu, nome, Matrícula, participante (ou assistido), do Plano .... administrado pela PREVI, mesmo considerando que o Estatuto imposto pelo Interventor cassou ilegalmente as prerrogativas do Corpo Social embora a PREVI a ele recorra para consultas, plebiscitos, quando interessa ao Patrocinador, Registro meu voto contrário à concessão de qualquer bônus à Diretores da PREVI, a título de remuneração variável ou sob qualquer critério, ou sob qualquer justificativa.

Ao mesmo tempo, manifesto meu apoio ao unânime VOTO “NÃO” À CONCESSÃO dessa vantagem indevida à DIRETORIA,  consignado pelos Conselheiros Deliberativos eleitos, em reunião deliberativa de 31.07.2014.


 Assinado:...............
Matrícula: 


 

RUY BRITO DE OLIVEIRA PEDROZA



QUEM É

Ruy Brito de Oliveira Pedroza, conhecido como RUY BRITO, nascido em 13 de janeiro de 1931. É funcionário aposentado do Banco do Brasil.

 

ATUAÇÕES RECENTES

ü  Redigiu e defendeu a Minuta de Projeto de Decreto Legislativo de 2009, apresentado pelo Deputado Federal Gustavo Fruet, que susta a vigência dos artigos 11, 15, 16, 17, 18 e 20 da Resolução CGPC 26/08, da qual resultaram os projetos do Deputado Eduardo Sciarra - PSD-PR e do Senador Paulo Bauer - PSDB-SC, com basicamente os mesmos propósitos;

ü  Redigiu a sugestão acolhida pelo Deputado Werner Wanderer - PR, relator do PL 8/00-99 e aprovado como LC 108/2001, que manteve a PREVI como Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, com Corpo Social, evitando a sua transformação em Fundação, sem Corpo Social.

ü  Desenvolveu a Análise Técnica que dissecou as inconstitucionalidades e impropriedade do Projeto de Lei 161, firmado pelo Deputado Federal Ricardo Berzoini - PT-SP

 

ALGUMAS DAS MONOGRAFIAS DE SUA AUTORIA

ü  O Acordo Banco do Brasil x PREVI - Uma radiografia do acordo celebrado ente o Banco do Brasil e a Previ, tendo como coadjuvantes OS dirigentes sindicais da tendência articulação da Contraf/CUT.

ü  ABC da Política Sindical;

ü  Ordenamento Social e Distribuição de Renda;

ü  A Nova Reforma da Previdência Social;

ü  Movimento Sindical - Origem, Conscientização, Conquistas e Novos Desafios;

ü  O Neo-Liberalismo e a Ofensiva Neo-Liberal; Ordenamento Social e distribuição de Renda;

 

CARGOS E POSIÇÕES DESEMPENHADOS

ü  Vice-Presidente para Assuntos Previdenciários da AAPBB;

ü  Membro do Conselho Deliberativo da AAFBB;

ü  Diretor da Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do BB no Paraná;

ü  Presidente do CODEL da União Nacional dos Acionistas Minoritários do BB - UNAMIBB;

ü  Membro do Comitê Confederal da Confederação Mundial do Trabalho - 1986/1994;

ü  Presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP - 1992/1993

ü  Fundador e Presidente do Instituto de Promoção Social - IPROS-SP - 1982/1994

ü  Deputado Federal - MDB-SP.

Ø  Integrou a Comissão Especial que tratou do Projeto de Lei resultante na Lei 6.435/78 que trata da estatização do Sistema de Previdência Complementar; e,

Ø  É de sua autoria o único Projeto de Anistia aos trabalhadores punidos por Atos de Exceção, considerado constitucional pela Comissão Especial que o examinou. Projeto esse, incorporado ao Projeto de Anistia, aprovado pela Lei 6.683/79.

ü  Membro Suplente do CA da Organização Internacional do Trabalho - OIT - 1966/1969

ü  Presidente do II Encontro Inter-Sindical realizado no SEEB do Rio de Janeiro - 1967 - Participou e Presidiu numerosos Congressos e Convenções Nacionais e Internacionais;

ü  Presidente da Conf. Nac. dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Crédito - CONTEC - 1965/1967;

ü  Diretor da Federação dos Empregados em estabelecimentos Bancários de SP, MT E MS 1956/1967;

ü  Presidente do DA - Faculdade de Ciências Econômicas do Amazonas - 1958;

ü  Diretor da União Estadual dos Estudantes do Amazonas - 1956

11 comentários:

Blog do Ed disse...

Estimados Ruy Brito e Marcos
Já remeti minha mensagem de repúdio ao prêmio dado aos diretores pelas inegáveis dificuldades que, nós, os LEVIANOS ASSISTIDOS DA PREVI, estamos suportando.
Edgardo Amorim Rego

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Edison de Bem:

COM MUITO PESAR, VEJO MANIFESTO QUE REDIGI SE PERDER NO TEMPO SE ESFUMAÇAR, SER IGNORADO.
MUITO POUCA GENTE SE MANIFESTOU.
VAMOS QUEBRAR A CARA MAIS UMA VEZ.
RESPEITO, E RESPEITO BASTANTE, A OPINIÃO DO MEU COMPANHEIRO E AMIGO ADRIÃO QUE ENTENDE NÃO SER HORA OPORTUNA PARA ESTE TIPO DE MOVIMENTO.
DIZ QUE A POPULAÇÃO DO RIO, NÃO ESTÁ VENDO COM BONS OLHOS ESSAS MOVIMENTAÇÕES, COM MEDO DE TUMULTOS PELA INFILTRAÇÃO DE "BANDIDOS" "PAUS MANDADOS", CONTRATADOS PARA ESTE FIM.
EM VISTA DISSO, EMBORA TENHA COLOCADO EM JOGO, PRESTÍGIO E CREDIBILIDADE QUE ADQUIRI JUNTO AOS COLEGAS, DURANTE O TEMPO EM QUE MILITO NOS MOVIMENTOS, A PARTIR DE AGORA SIMPLESMENTE ME CALO,
SOBRE ESTE ASSUNTO, ATÉ POR NÃO CONHECER O AMBIENTE QUE NOS ESPERA NO RIO E ACREDITAR NOS COLEGAS QUE CONHECEM E TEMEM POSSÍVEL VIOLÊNCIA EM TAL AÇÃO. NÃO DESEJO EXPOR NINGUÉM DOS NOSSOS A PERIGOS INDESEJÁVEIS.
FICO POR AQUI. "ENFIO A VIOLA NO SACO" E ME CALO.
AGRADEÇO ESPECIALMENTE AOS AMIGOS DAISY E AO MARCOS, E AOS COMPANHEIROS DE LUTA, EDGARDO, BAIANO, BRANQUINHO, RAUL, NASSER E MAIS ALGUNS QUE ME APOIARAM. POUCOS, MAS SINCEROS.
ME DEI MAL.
EDISON DE BEM

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

18/08/14
À
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil-PREVI

Sr. Presidente,

Eu, Heraldo Alves da Nóbrega, matrícula 4.126.930-6, assistido do Plano PREVI1, administrado pela PREVI, mesmo considerando que o Estatuto imposto pelo Interventor cassou ilegalmente as prerrogativas do Corpo Social embora a PREVI a ele recorra para consultas, plebiscitos, quando interessa ao Patrocinador, Registro meu voto contrário à concessão de qualquer bônus à Diretores da PREVI, a título de remuneração variável ou sob qualquer critério, ou sob qualquer justificativa, além de considerar tal atitude imoral e um total desrespeito com os legítimos donos da PREVI, que somos nós aposentados e os da ativa, que tiveram o BET cortado e a volta da cobrança de contribuição justamente sob alegação de que a situação financeira da PREVI não suportaria tais encargos. Porém para "premiar" os diretores, essa caixa de previdencia tem dinheiro sobrando.

Ao mesmo tempo, manifesto meu apoio ao unânime VOTO “NÃO” À CONCESSÃO dessa vantagem indevida à DIRETORIA, consignado pelos Conselheiros Deliberativos eleitos, em reunião deliberativa de 31.07.2014.


Assinado: Heraldo Alves da Nóbrega
Matrícula: 4.126.930-6

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

19/08/14
Sr. Presidente,
Eu, CLÁUDIO ALVES, Matrícula 2.068.100-3, participante, do Plano 1 administrado pela PREVI, mesmo considerando que o Estatuto imposto pelo Interventor cassou ilegalmente as prerrogativas do Corpo Social embora a PREVI a ele recorra para consultas, plebiscitos, quando interessa ao Patrocinador, Registro meu voto contrário à concessão de qualquer bônus à Diretores da PREVI, a título de remuneração variável ou sob qualquer critério, ou sob qualquer justificativa.
Ao mesmo tempo, manifesto meu apoio ao unânime VOTO “NÃO” À CONCESSÃO dessa vantagem indevida à DIRETORIA, consignado pelos Conselheiros Deliberativos eleitos, em reunião deliberativa de 31.07.2014.
Assinado: CLÁUDIO ALVES
Matrícula: 2.068.100-3

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

19/08/14
Sr. Presidente

Eu, Nelson Campos, Matr. 7.380.860-1, participante do Plano 1 administrado pela PREVI, mesmo considerando que o Estatuto imposto pelo Interventor cassou ilegalmente as prerrogativas do Corpo Social embora a PREVI a ele recorra para consultas, plebiscitos, quando interessa ao Patrocinador, Registro meu voto contrário à concessão de qualquer bônus à Diretores da PREVI, a título de remuneração variável ou sob qualquer critério, ou sob qualquer justificativa.

Ao mesmo tempo, manifesto meu apoio ao unânime VOTO “NÃO” À CONCESSÃO dessa vantagem indevida à DIRETORIA, consignado pelos Conselheiros Deliberativos eleitos, em reunião deliberativa de 31.07.2014.


Assinado: Nelson Campos
Matricula: 7.380.860-1

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De: Jose Aristophanes Pereira
Enviada em: terça-feira, 19 de agosto de 2014 12:56
Para: 'atend@previ.com.br'
Assunto: Carta ao Presidente Dan Conrado 19 08 2014

Prezado Senhor.
Sem necessidade de endereçamento, por se tratar de destinatário sobejamente conhecido, peço o obséquio de fazer chegar ao Presidente Dan Conrado a carta que lhe dirijo, em doc. anexo. Atenciosamente, José Aristophanes Pereira (Matrícula 5.270.120-4).


Senhor Presidente Dan Conrado.
Sua carta, publicada no site da Previ, representa um avanço notável, na medida em que tem, no final, sua marca pessoal, precedida de um simpático abraço, e porque vem ao encontro dos participantes, para lhes dar uma satisfação.
Entendi, Presidente, que o senhor quis esclarecer que, nesse momentoso caso da remuneração variável da Diretoria Executiva, nada foi feito, com o propósito de criar, ou inovar. Foi assim porque existe um antigo convênio sobre cessão de funcionários. Se o BB paga, pela disciplina da Resolução CMN 3921/2010, a Previ, igualmente, deve pagar, mesmo sendo instituições com fundamentos e objetivos tão distintos. Lembra, ainda, que esses dedicados executivos zelam pelo nosso patrimônio, tanto que geraram, em 2013, um belíssimo superávit de 24 bilhões de reais. No seu entender, e no de outros acólitos, isso é que deveria ser valorizado, e não alardearem, “levianamente”, que essa “gratificação”, concedida aos talentosos diretores, é uma afronta aos imprevidentes, que se revoltaram com as perdas – “tecnicamente corretas” – ocasionadas pelo aborto do BET e pela surpreendente retomada das contribuições! Em síntese, nada foi feito errado. Está tudo conforme as práticas remunerativas do mercado e da compensação pelos méritos profissionais.
Seu atencioso esclarecimento, entretanto, tangencia o mérito da questão. O pessoal aqui de baixo – Sr. Presidente – não está muito ligado nessa tal Política de Gestão de Pessoas, até mesmo porque ela “é um dos segredos do sucesso” da Previ. O pessoal não entende, também, os complexos cálculos atuariais de que resultam práticas tão contraditórias: de um lado, mostram que a Previ continua superavitária, contabilizando, em Reserva de Contingência, cerca de 21% de recursos excedentes aos seus compromissos previdenciários, e pode gratificar merecidamente seus talentosos executivos; de outro, por mal explicadas razões de austeridade financeira, corta benefícios anteriormente acordados, retorna pesadas contribuições, concede, anualmente, reajustes meramente nominais e, até, diminui a dosagem de remédios amargos, mas necessários, como o ES-170. Ademais, esse pessoal já vive escabreado, por procedimentos que, quando lhe causam malefícios, são facilmente acertados e tolerados(Resolução 26, Teto de Benefício, desajustamento de aplicações, Voto de Minerva...), enquanto, para lhe trazer alguma melhoria, são demorados, espremidos e, na maioria das vezes, negados. É a materialização do clássico e cínico conceito: “Aos amigos tudo. Aos participantes os rigores do Regulamento”.
Por tudo isso, Sr. Presidente, esse clamor – em nada demagógico, que já se torna público e “começa a causar danos à imagem da Previ” – deve ser recebido com respeito e como advertência de que essa gota d´água está fazendo extravasar indignações acumuladas e soltando amarras de desespero incontrolável. Práticas aparentemente corretas, pelo suporte de uma confusa elaboração hermenêutica de regulamentos, não prosperam, quando violentam princípios éticos e procedimentos morais. Daí o repúdio a esse arranjo inoportuno e desproporcional, que para vencer requereu o imoral voto de Minerva, no confronto entre o poderoso patrocinador e os representantes dos participantes.
Atenciosamente,
José Aristophanes Pereira (5.270.120-4)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: JOSE GERALDO VECCHI DE OLIVEIRA
Data: 19 de agosto de 2014 15:48
Assunto: Bônus para a Diretoria
Para: previ@previ.com.br





Sr. Presidente:


Eu, José Gerado Vecchi de Oliveira, matr. 5526740-8, aposentado do Plano 1 da Previ, já bastante depenado, venho repudiar o VOTO 'SIM' de alguns membros da Diretoria indicada pelo BB, para doação gratuita de BÕNUS a todos, contrariando a vontade da maioria esmagadora dos participantes, ao mesmo tempo em que MANIFESTO, também, o meu apoio ao VOTO EXEMPLAR 'NÃO' à concessão dessa vantagem FANTASMA e INDEVIDA à Diretoria, consignado pelos Conselheiros Eleitos em Reunião Deliberativa ocorrida em 31.07.2014.

Sei que sou um grão de areia no deserto, porém, espero saciar da mesma sede, quando um dia mais tarde, nos encontraremos à beira de um lago, onde só exista a Caridade e a Justiça.

Paz e bem !

Marcos Cordeiro de Andrade disse...



PT garante bônus para caciques da Previ
19 de agosto de 2014
Site do PSDB

Em razão da má rentabilidade de seus ativos no ano passado, a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) suspendeu este ano o pagamento de um benefício, o BET (Benefício Especial Temporário), e voltou a cobrar contribuições de seus participantes. Apesar disso, os diretores da instituição decidiram conceder a si mesmos um bônus de R$ 500 mil, retroativo a 2011.
O descalabro é mais uma prova da péssima gestão que o PT adota nas empresas públicas, com medidas ideológicas que favorecem alguns poucos – em geral pessoas ligadas ao partido – e prejudicam muitos.
Mas o que o PT tem a ver com essa decisão da Previ? É simples. O conselho da Previ é composto por um presidente e seis conselheiros, dos quais três são eleitos pelos funcionários do BB e três são indicados pela diretoria do banco, ou seja, pelo governo. Os três conselheiros eleitos pelos funcionários votaram contra esse bônus milionário. Os três indicados votaram a favor. A decisão pró-bônus, então, foi tomada com o voto de minerva do presidente do conselho, também indicado pelo governo. Mais especificadamente pelos caciques do PT, que aparelharam não só o Banco do Brasil, como também as demais estatais que deveriam pertencer a todos os brasileiros.
A insatisfação com a influência do PT na entidade é muito grande. Pela primeira vez em 14 anos, a facção majoritária do Sindicato dos Bancários, ligada ao partido, perdeu uma eleição para a diretoria e os conselhos.
Todo bônus deve ser atrelado ao desempenho dos diretores que vão recebê-lo. Isso torna o caso da Previ ainda mais escandaloso. Porque o desempenho no ano passado foi pífio, com um buraco de R$ 4 bilhões, obrigando a instituição a suspender o BET e a voltar a cobrar contribuições dos participantes. Estas estavam suspensas desde o superávit registrado pela Previ em 2010. E o BET vinha sendo pago desde a mesma época para 118 mil funcionários e pensionistas do banco.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

À
DIRETORIA DA PREVI,
COM CÓPIA PARA AAPPREVI E COLEGAS EM TODO O PAÍS,


EU MATTEUS CORREA BARROS, MATRÍCULA 7.027.510-6, PLANO 1, ADMINISTRADO PELA PREVI MESMO CONSIDERANDO QUE O ESTATUTO IMPOSTO PELO INTERVENTOR CASSOU ILEGALMENTE AS PRERROGATIVAS DO CORPO SOCIAL, EMBORA A PREVI A ELE RECORRA PARA CONSULTAS, PLEBISCITOS, QUANDO INTERESSA AO PATROCINADOR, REGISTRO MEU VOTO CONTRÁRIO À CONCESSÃO DE QUALQUER BÔNUS Á DIRETORES DA PREVI, A TÍTULO DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL OU SOB QUALQUER TÍTULO OU CRITÉRIO, OU QUALQUER OUTRA JUSTIFICATIVA.
AO MESMO TEMPO MANIFESTO MEU APOIO AO UNÂNIME VOTO "NÃO" À CONCESSÃO DESSA VANTAGEM INDEVIDA À DIRETORIA, CONSIGNADO PELOS CONSELHEIROS DELIBERATIVOS ELEITOS, EM REUNIÃO DELIBERATIVA DE 31.07.2014.
PEÇO AINDA AOS QUE RECEBERAM, A DIGNIDADE DE DEVOLVER O RECURSO QUE NOS FOI TIRADO PELO ABUSO COMETIDO.
E AINDA, RECORRO AO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA, RECORDANDO A CADA UM DOS BENEFICIÁRIOS QUE O FUTURO DE MILHARES DE PESSOAS ESTÃO NAS USAS MÃOS.
BUSCAREI PELA VIA CORRETA, SEJA MINISTÉRIO PÚBLICO OU PREVIC-ADMINISTRADOR DOS FUNDOS DE PENSÃO, JORNAIS E REDES SOCIAIS A DIVULGAÇÃO, E A SOLIDARIEDADE DOS COLEGAS POR TODO O BRASIL PARA ACIONARMOS O VEÍCULO DE AÇÃO APROPRIADO PARA ABERTURA DE FISCALIZAÇÃO OU AUDITORIA EXTERNA.


ACRESCENTO TAMBÉM QUE, VERIFIQUEM NOVA DENÙNCIA SOBRE DIRETORES/CONSELHEIROS RECEBENDO ACIMA DO TETO ESTABELECIDO.


É ATRIBUIÇÃO E RESPONSABILIDADE DESSE CORPO DIRETOR, EM NOME DOS ASSOCIADOS, TOMAR PROVIDÊNCIAS PARA INIBIR FRAUDES, ABUSOS OU QUAISQUER DESCUMPRIMENTOS DO REGULAMENTO DOS FUNDOS DE PENSÃO, E REGULAMENTO INTERNO.


MATTEUS C BARROS
MATRICULA 7.027.510-6
TELEFONE...35.9944.4220

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colegas,


Mais uma vez agradecendo as manifestações de solidariedade que recebi de muitos colegas, e compreendendo a impossibilidade de comparecimento de outros, quero novamente esclarecer que o nosso encontro em frente ao Mourisco no dia 20/08/14, no meu entendimento, e só por isto compareci, era absolutamente ACÉFALO, APARTIDÁRIO e não teve a menor intenção de obter resultados práticos tempestivos.


Foi um encontro de colegas que quiseram espontaneamente demonstrar sua indignação perante o fato do bônus de 500 mil p/ diretoria da PREVI (já amplamente noticiado) e conversarem melhor e pessoalmente sobre os caminhos a serem tomados na sequencia, objetivo que foi, tb na minha modesta opinião, totalmente atingido.


Sem prejuízo de outras medidas, uma manifestação de porte, com outros objetivos pormenorizados, chamamento abrangente da nossa comunidade e organização condizente com o evento, além da presença de TV, rádio e imprensa, volto a repetir, é uma iniciativa inerente às lideranças de nossas entidades representativas e que continua sendo aguardada. Podem marcar a data, estarei lá.

Abçs
Daisy -Sp - Sp
Acorda-BB, Rede-SOS

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezada Daisy.

De qualquer forma, parabenizo a você e aos demais que compareceram, bem como aos que, sem condições de comparecer, apoiaram a iniciativa.

Abraços.

Milton