sábado, 3 de outubro de 2015

Eleições ANABB - Filantropia ou emprego?




Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas.

Com eleições iniciadas no dia 1º, a ANABB põe à disposição de 270 candidatos já inscritos a oportunidade de concorrer a 21 cargos remunerados como Conselheiros. Isso faz crescer os olhos de alguns que vêm a candidatura como meio de somar mais um ganho ao que já percebem em cargos ocupados na mesma esfera.

Fosse a função exercida sem remuneração, seria aceitável creditar à saudável prática da filantropia a acirrada disputa que se vê. Todavia, pelo caráter remuneratório envolvido há que se questionar o ávido interesse de alguns candidatos, notadamente aqueles que já se ocupam na prestação de serviços similares em outros “empregos”.

Por isso questiono o porquê da estimulada concorrência nessa eleição, agora que se conhece que o exercício da função é pago – e bem pago. Espelho em minha postura a avaliação da capacidade de dedicação dos candidatos para exercer o cargo a que se propõem. Pois, ao contrário desses virtuoses dos cargos múltiplos, sou tocador de um só instrumento e por vezes me falta fôlego para acompanhar a banda na execução de repisada sinfonia. Sou presidente de uma Associação à semelhança da ANABB, mal comparando, mas que não remunera ninguém no seu corpo diretivo. Também, não exerço nem nunca exerci qualquer cargo em outras Entidades – nem pretendo – pela teimosa dedicação que me imponho. Mesmo com ajuda dos meus companheiros de Diretoria, lastimo por vezes que o meu dia tenha somente 24 horas, pois o tempo empregado no exercício da função não deixa sobra para nada mais além disso. Dedico todo o tempo de que disponho para melhor poder servi-la. E não me dou ao luxo de criar galinhas, andar a cavalo, ferrar animais, tomar banho na cachoeira do sítio. Até por que não tenho sítio (se nem imóvel para morar eu tenho e pago aluguel – o da PREVI foi doado ao filho inválido). Então pergunto:

- Como pode um ser vivente se desdobrar para fazer três ou mais das coisas que eu faço como dirigente de Associação?

- Você empregaria quem tenha três ou mais empregos com desempenho simultâneo?

- E se esses empregos se localizem em Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro?

- Ou em Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro?

Pois entre os candidatos nessa eleição da ANABB há quem se enquadre nesse perfil.

Tem também aqueles caras de pau que ajudaram na doação dos nossos sete e meio bilhões de reais ao BB.

Quem quiser saber quem são consulte o CANAEL tendo à mão a relação dos candidatos.

Eis o link do CANAEL: www.canael.com.br

E eis o link da relação da ANABB: http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=860

Também, para votar conscientemente, não deixe de separar quem quer cargo de quem quer emprego. Cargo para defender os interesses dos sócios da ANABB. E emprego para os que defendem os seus próprios interesses. CANAEL neles.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 03 de outubro de 2015.

3 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Elenita Brandão
3 de outubro às 10:57


Marcos Cordeiro De Andrade concordo com vc. Lista onde eu vejo nomes como Fernando Amaral me parecem que vamos eleger e o problema vai continuar o mesmo. Este é um que sempre se candidatou a tudo, acho que nunca trabalhou no Banco. Eu pretendo votar e divulgar pros meus colegas lista com gente disposta a nos defender. Nosso tempo está acabando. Muitos colegas morrendo. Temos que reagir antes que seja tarde.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...






Prezados,




O que os nossos colegas Marcos Cordeiro, Ednaldo, Farias e Vittorio, dizem é de uma clareza meridiana. E o que mais nos impressiona é a incógnita do por que a maioria continua a votar nas mesmas pessoas e um número expressivo de aposentados se abstém de votar!




Agindo assim fica claro que o arcabouço atual - e que prevalece há muitos anos -, continuará inalterado. E tudo fica ainda mais facilitado pela turma do “DEIXA PARA LÁ!” e do “EU TÔ FORA!”. Posições destituídas de raciocínio lógico de vez que só facilitam a manutenção do cenário adverso atual.




Os fatos comprovam que grupos se formaram e se perpetuam em nossas instituições, acumulam cargos e se mantêm (com poucas e meritórias exceções) num rodízio que parece beneficiar só a eles mesmos. Afinal, sabem que contam com o grupo do “EU TÔ FORA!”.




O ‘lavar as mãos’ do Pôncio Pilatos fez escola... e que péssimo e danoso exemplo... E permanecer de braços cruzados nunca levou ninguém a lugar algum.




Assim, com apreensão, angústia e tristeza, estamos tomando conhecimento da crescente fragilidade e dos riscos que ameaçam as nossas instituições CASSI e PREVI. E até quando continuará assim? Até chegar ao ponto de esgotamento dos ativos?




Resta evidente, que esse quadro só mudará com a eleição de novos personagens conhecidos pelo seu passado laboral e que não tenham feito parte de grupos que se revezam no comando de nossas instituições.




Só assim, vislumbraremos uma janela de esperança. E só com acesso a uma tribuna, no caso a ANABB, para darmos voz aos nossos pleitos e, assim, ampliar as nossas ações para preservar as nossas caixas.




Portanto, só o seu voto em novos personagens, como dito anteriormente, possibilitará que essa imperativa necessidade de defesa e preservação das nossas instituições se torne, enfim, uma realidade.




E este é o momento aprazado, para o primeiro passo, na busca da redenção de nossas caixas que representam a garantia do nosso futuro e, repetimos, segundo os fatos, elas se encontram em elevado nível de risco, de fragilidade e, assim, à beira da insolvência.




​"Se tantos alegam que pouco ou nada mudou, como esperar mudanças se os atores continuam os mesmos? Então, VOTE para MUDAR!"

216 - Norton Seng

CD - ANABB - MSU - Movimento Semente da União



MENSAGEM DE NORTON SENG, em 03/10/2015

Blog do Ed disse...

Estimado amigo Marcos
Penso que para se candidatar a esses postos de administração a pessoa deve ter consciência de que tem competência para exercê-los e de que exercê-los-á com integral dedicação. E quem vota deve votar em quem demonstra possuir caráter para assim proceder. Não sou associado da ANABB.
Edgardo Amorim Rego