quarta-feira, 6 de junho de 2018

Negociações CASSI - Comunicado FAABB



De: Isa Noronha [mailto:musadenoronha@icloud.com]
Enviada em: terça-feira, 5 de junho de 2018 22:55
Para: Isa Noronha
Assunto: CASSI RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES




CASSI RETOMADA DAS NEGOCIAÇÕES
OFÍCIO FAABB 05/06, de 5 de junho de 2018.
Às
Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil
Senhor e senhoras Presidentes,

          Conforme anunciei, participei em nome da FAABB da continuidade da Mesa de Negociações CASSI com o Banco do Brasil. Considero a retomada das negociações um importante passo para que possamos construir propostas de sustentabilidade de nossa Caixa. Reitero a esperança de que esse esforço de unidade de todos os envolvidos é fundamental para o enfrentamento dessa que é certamente a maior crise na história da CASSI e reafirmo que tenho a confiança de que poderemos contar com nossos eleitos na CASSI como colaboradores principais nessa tarefa.

FUTURO DA CASSI: ENTIDADES ENTREGAM PROPOSTAS AO BB
As Entidades que integram a Mesa de Negociação sobre a CASSI (AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF e FAABB) se reuniram na manhã desta terça-feira, 5 de junho, com representantes do Banco do Brasil, para apresentarem proposta alternativa em razão das dificuldades enfrentadas pela Caixa de Assistência.
A reunião aconteceu na GEPES do Rio de Janeiro.
As propostas apresentadas vinham sendo elaboradas há cerca de 30 dias pelas Entidades e contou com a importante colaboração de diversos ex-dirigentes eleitos e indicados da CASSI, o que contribuiu para a formatação de um posicionamento consistente e realista em relação à situação atual da nossa Caixa de Assistência. Essas propostas, que se espera sejam aceitas, proporcionarão maiores condições para elaboração, contando com a indispensável colaboração da governança da CASSI, de um documento definitivo, sem atropelos e com tempo suficiente para ser amplamente debatido pelos associados  antes de ser levado para aprovação dos associados.
As propostas iniciais levam em consideração fatos e decisões que privilegiem a perenidade da CASSI e atenda aos anseios de seus associados e usuários.
Na entrega do documento, as Entidades reconheceram  que a CASSI enfrenta a pior crise da sua história e que é necessário um esforço conjunto para se manter viva.  Ressaltaram também que haverá algum sacrifício, mas que esse não recaia somente sobre os associados, pois o patrocinador detém obrigações relacionadas a direitos trabalhistas conquistados ao longo do tempo.
As propostas entregues pelas Entidades englobam três blocos que requerem tempos distintos para soluções:
1.   Risco Iminente de Intervenção da ANS em função dos baixos Índices de Liquidez e de Solvência.
2.   Modelo de Custeio e Estrutura de Governança.
3.   Mudanças Estruturais no Modelo de Atenção à Saúde, na Estrutura de Atenção Primária, nos Modelos Negociais com Prestadores, nos Métodos de Controle e Aprimoramento de Indicadores de Saúde.

As proposições discriminam ações de CURTÍSSIMO prazo (de 45 a 60 dias para serem executadas), CURTO prazo (8 a 12meses) e MÉDIO prazo (3 anos).

AÇÕES DE CURTÍSSIMO PRAZO
  • Obter junto ao patrocinador Banco do Brasil adiantamento estimado em R$ 1,2 bilhão, para ser quitado em 10 anos.
  • O adiantamento será devolvido na forma de dedução mensal, pelo Banco do Brasil, quando do repasse das contribuições ordinárias no período de devolução pactuado.
  • Obter junto ao Banco do Brasil a integralização dos valores relativos ao compromisso dele perante o Grupo de Dependentes Indiretos (GDI) no valor de aproximadamente R$ 700 milhões. O ingresso, na CASSI, de recursos relativos ao Grupo de Dependentes Indiretos (GDI) irá sensibilizar seu Patrimônio Social, melhorando, por consequência, seu índice de solvência.

    AÇÕES DE CURTO PRAZO
  • Entidades apresentarão propostas sobre Modelo de Custeio e Estrutura de Governança e outros que necessitam de formalização estatutária e debate com os associados.

    AÇÕES DE MÉDIO PRAZO
  • Reavaliação do modelo de Atenção Integral à Saúde e dos programas assistenciais.
  • Ampliação do número de adesões ao Plano CASSI Família no mercado de saúde.
  • Aprimoramento do modelo negocial com prestadores.
  • Revisão do modelo de negócios (avaliação da possibilidade de verticalização, retomando as discussões de avaliação da possibilidade de parcerias com a Previ, avaliação da possibilidade de fusão com outras autogestões, entre outras).

    A proposta foi assinada pela AAFBB, ANABB, CONTEC e FAABB. A CONTRAF optou por não assinar o texto, pois, antes, o tema será levado à discussão no
    29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), a realiza-se em 7 e 8 de junho, em São Paulo.

    As Entidades solicitaram que os representantes do BB deem o encaminhamento necessário para que as propostas sejam analisadas pelo patrocinador e pela CASSI e pediram agendamento de nova reunião tão logo seja possível. Além disso, foi reiterado a importância da continuidade da Mesa de Negociações.

    Acesse no anexo, a íntegra da carta que entregamos ao Banco do Brasil

    http://www.aapprevi.com.br/cassi_proposta.pdf
  • Isa Musa de Noronha
  • Presidente

    (texto construído a partir do comunicado oficial da Mesa)

Nenhum comentário: