sexta-feira, 8 de junho de 2018

Negociações CASSI - Consultoria



Negociação CASSI – Relatório Accenture
Marcos Cordeiro de Andrade – Matr. 6.808.340-8
Curitiba (PR), 08 de junho de 2018.

Caros colegas,

Espera-se que muito em breve os associados da CASSI sejam chamados a opinar sobre o que restar das negociações em curso. Trata-se, como divulgado à larga, de medidas saneadoras que deverão ser implementadas para tirar o Plano da atual situação de insolvência.

A titularidade da consulta ainda não é conhecida. No entanto, tudo virá do consenso registrado em Memorando de Entendimentos e/ou Termo de Compromisso. Lembrando que esses dísticos são de triste memória para os participantes da PREVI, porque outros, de iguais nomenclaturas e de resultados questionáveis, foram assinados pelos mesmos que ora estão sentados à mesa de negociações.

O certo é que, concluídas as tratativas correntes, o acordo costurado obrigatoriamente será objeto de consulta ao corpo social para validação. Todavia, os milhares de associados envolvidos precisam estar bem informados sobre o que existe para exercer conscientemente a prerrogativa do voto. Neste sentido, em boa hora foi efetivada uma Consultoria independente a cargo da Accenture Strategy, empresa idônea, que revirou as entranhas do Plano abordando todos os aspectos desejáveis - a par de indicativos saneadores, segundo consta.

Ocorre que a CASSI tornou elitista a consulta ao Relatório resultante, uma vez que a acessibilidade aos que pertencem ao Plano Associados somente está permitida através do site – reservadamente – mediante superação de dificuldades logísticas e subordinação a uma série de restrições ao conhecimento pleno, e à sombra da ameaça de enquadramento judicial pela eventual divulgação do conteúdo, no todo ou em parte.

Mesmo que ao associado somente interesse conhecer o trabalho final do relatório (coisa que é um direito indiscutível), para tanto terá que se submeter aos ditames da CASSI. É impositivo firmar compromisso como se em presença de uma Corte de Justiça proferindo juramento. Eis o que se exige:

“Para que você possa ver o Diagnóstico Consultoria Accenture é necessário aceitar os termos de confidencialidade e sigilo.”
“Eu...ASSUMO o compromisso de manter confidencialidade e sigilo sobre as informações do trabalho final elaborado pela empresa de consultoria Accenture Strategy, a que terei acesso,”

E continua:

“Em razão do compromisso ora assumido, obrigo-me a não revelar, reproduzir, divulgar ou dar conhecimento...”

No “grand finale”, nos reserva a nossa amada Caixa ameaça digna de ser direcionada a marginais em potencial:

“...Declaro, ainda, ter plena ciência e concordância de que o descumprimento do presente Termo de Compromisso e Confidencialidade me obriga a indenizar a CASSI de eventuais prejuízos causados, inclusive e principalmente danos materiais e de imagem em razão da divulgação desautorizada das informações a terceiros.”

O gosto pela transparência dá margem à indagação: a que corresponde a prevenção contra “prejuízos causados, danos materiais e de imagem”? Na escuridão profunda o imaginário é que dá cor às coisas.

De minha parte, e pela agressividade das imposições, fico sem conhecer o Relatório, pois não validei o Termo e, obviamente, não continuei a leitura. Tudo por medo de que minha senha seja clonada e utilizada com violação dessas normas, me levando a CASSI às barras dos Tribunais. Essa senha é a mesma desde a informatização do Sistema. Como nestes 56 anos de associado mereci o respeito da CASSI, desde o ingresso, com ou sem uso do site, nunca vi razão para mudá-la. No entanto, agora...

Por outro lado, ainda que sejam considerados válidos os injustificados temores do Plano, é recomendável que os associados (mais confiantes do que eu) conheçam o disponível no site relacionado ao assunto. No entanto, e a propósito, alguns pontos urgem ser esclarecidos.

- Até para quem tem computador é temerário assinar esse Termo. Vai que alguém mais tenha acesso à sua máquina e senha – como filhos e netos – e que, inadvertidamente e de boa fé, viole o Termo?

- Como ficam os que não usam o computador?

- E quem não está familiarizado com o seu uso? É voz corrente que a navegação no site não é simples.

- Como essas pessoas sem percepção do conteúdo assim sonegado poderão votar com conhecimento de causa?

De mais a mais, segundo a CASSI “o trabalho final elaborado pela empresa de consultoria Accenture Strategy apresenta o diagnóstico e as propostas de projetos e iniciativas estratégicas que visam ao aperfeiçoamento dos modelos de gestão e de governança da CASSI”. É tudo que, em última análise, todos precisam saber. Então, que serventia isso tem se nem todos com poder de voto serão conhecedores do diagnóstico das mazelas e propostas para saneamento?

Com a palavra a CASSI.


Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Matrícula nº 6.808.340-8
Associado CASSI desde 15/05/1962

5 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caro Marcos,

Como de costume, excelente e contundente texto.

São denúncias absolutamente pertinentes e tempestivas.

É preciso, no meu ver, que elas cheguem ao maior número possível de colegas.

Você me permitiria -- como a revelação da fonte, é claro -- posta-lo na integra nos grupos do Facebook dos quais participo?

Antecipadamente grato

Chirivino

Marcos Cordeiro de Andrade disse...


Caríssimo Chirivino.
Bom dia.

Permissão concedida.
Aliás, todos os textos assinados por mim remeto ao domínio público.
O uso é livre, desde que encerre bons propósitos como sempre ocorre com o prezado amigo.

Abraços,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos Cordeiro,


Parabéns. Me identifico com tudo que você postou no seu texto.
Ainda que uma auditoria seja capaz de abordar aspectos estratégicos do plano e que por óbvio não deve ser dado conhecimento ao mercado, não podemos ser tratados como marginais. Afinal, a CASSI também é nossa, pagamos e pagamos caro para mantê-la. Exigir que assinemos um termo de confidencialidade para ler o relatório é uma excrescência.
Outra questão que causa espécie é que no organograma da CASSI, existe uma auditoria interna que não foi acionada para levantar as questões postas, como se ela fosse suspeita para executar o que essa auditoria independente contratada executou, então porque não eliminá-la já que parece que para a diretoria da CASSI ela é incompetente?
Abraço
Raimundo
Londrina PR

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados(a),

Para conhecimento e análise. Vale a pena ler as considerações proferidas no e-mail abaixo, de autoria do atento e precavido colega Marcos Cordeiro de Andrade, relacionadas ao Relatório Accenture, que para se ter acesso ao mesmo, torna-se necessário firmar um Termo de Compromisso como se em presença de uma Corte de Justiça, proferindo juramento de confidencialidade e sigilo. Os sonâmbulos que se cuidem. Cordialmente, BEZERRA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Boa tarde Dr. Bezerra,


Espero que esteja tudo bem com o Senhor.



Entendo que o associado tem razão qdo menciona a falta de transparência e ainda o desconhecimento do relatório por muitos associados aposentados em razão da falta de intimidade com computador, internet etc.


Enfim... mais uma vez estaremos presenciando votação sem ter legitimidade.


A CASSI esqueceu que a suspensão do plano no ano passado foi amplamente divulgado pela mídia assim como diversos problemas enfrentados pelos associados. Logo a afirmação de que a não divulgação do relatório previne a CASSI de problemas com concorrentes, na minha visão, também não procede.


É difícil qualquer acerto com falta de transparência e confiabilidade.


Abraços,


Tânia Kadima