quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CPF e CNPJ


Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) são documentos essenciais fornecidos pelo Ministério da Fazenda.

Essas duas siglas representam o reconhecimento do cidadão ou da empresa perante as autoridades constituídas. Sem eles são considerados marginalizados por todos os Órgãos públicos. Para exercer a cidadania de pleno direito em nosso País todo indivíduo necessita possuir dois documentos básicos – RG e CPF.  Sem eles não pode exercer atividades comuns: como estudar em escola pública, prestar o serviço militar, votar e ser votado, casar, reconhecer filhos, trabalhar no serviço público, abrir conta em banco, fundar ou manter sociedade comercial, etc.

De igual modo, nenhuma empresa adquire personalidade jurídica sem o CNPJ e, assim sendo, não pode funcionar de pleno direito na atividade escolhida. Sem essa inscrição simplesmente não consegue se estabelecer como pretende. Se o fizer está na ilegalidade.

Os impedimentos causados ao cidadão pela falta do CPF somente causam danos a si mesmo e, quando muito, aos seus familiares próximos.

Todavia, não estando inscrita no CNPJ a empresa que exerce atividade regular é um perigo para toda a sociedade, pois sua existência não é reconhecida pelo poder público. Em consequência, todos os contratos assinados por ela são nulos de pleno direito. E quem dela se servir, em sendo ludibriado, não pode recorrer à Justiça pedindo reparação pelos mal feitos perpetrados.

Por isso, os aposentados e pensionistas vulneráveis ao assédio de empresas prestadoras de serviços para representá-los em qualquer área, antes de contratá-las exijam a apresentação do CNPJ. Sem ele, não contrate, pois tudo que ela promete carece de credibilidade. Não dê procuração a espertalhões – o mundo está cheio deles. E depois de cair num golpe não adianta se queixar ao bispo, pois nem ele dará jeito.

Lembre-se: Esmola grande, o cego desconfia.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 06 de fevereiro de 2013. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Ilustre Presidente,
Colocação providencial. É incrível como mesmo os bancários depois de tantos anos de lida no mercado, se deixam ludibriar por argumentos, às vêzes, até precários, mas que acenam com vantagens que não vão se concretizar, pelas razões expostas.
Isto é muito parecido com o golpe do bilhete premiado. Valeu o ALERTA.

Anônimo disse...

A ANABLAMB TEM CGC????

Anônimo disse...


O "lambe-lambe", fotógrafo que atuava em praças no século 19, também não possuia CNPJ. Talvez, por similaridade, alguma instituição LambeLambe atue da mesma forma.

Anônimo disse...

Seu Marcos, e o nosso aumento da Previ para janeiro, ninguem fala mais, foi cancelado ? O Sr. tem alguma notícia ?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Milton,

Não se dobre aos inconsequentes. Nem abdique do direito de concordar ou protestar. Como cidadão os seus direitos individuais estão acima de quaisquer outros. Fazer ameaças é típico de personalidades tacanhas. Recebê-las é quase sempre o prêmio de quem age com altruísmo e com o intuito de ajudar ao próximo. Seus conhecimentos na nossa área estão provados e comprovados. E, falando por mim, sempre me alimento da taça de mel que me disponibiliza com informações do que espero.
Não esmoreça, mas, se acaso vier a ser processado por isto ou aquilo em função do que escreve, tranquilize-se. Meio mundo acudirá em seu socorro. E a outra metade empurrará o primeiro segmento. Eu estarei no pedaço da frente.

Abraços,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente da AAPPREVI
www.aapprevi.com.br
Moderador do blog PreviPlanio1.com.br
www.previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Milton.



concordo com o Marcos e a Daisy. Lembra do nosso começo no Acorda há uns 8 anos? As Associações eram soberanas. Quando pedíamos aos associados cobrarem de suas associações, elas começaram a surtar.
Agora, acontece a mesma coisa. Os associados dos nossos grupos não são mais ignorantes como eram há quase uma
década atrás. Lembra quando denunciamos a UNAMIBB e elegemos a AMEST a nossa representante? Foi um furor! E
não aconteceu nada. Nós fomos chamados de os Profetas do Apocalipse. Hoje, muitos colegas estão vendo que tínhamos razão. Fomos a voz que clamou no deserto durante todos estes anos e agora perceberam que não somos tão burros como imaginavam e estão com medo que possamos substituí-las, o que não é o nosso propósito.
Seus arrazoados têm esclarecido muitos colegas. Graças a Deus, apesar de todos os ataques, temos mantido nossa credibilidade diante de muitos e conseguimos 10 mil votos na última eleição da Previ. Isto, com certeza assustou os poderosos e então ameaças começam a partir de todos os lados.
Já cheguei a dizer alhos e bugalhos ao senador Mercadante, nem me lembro mais porque, pois tinha votado nele e me senti traída pelo que ele fez na época e não aconteceu nada.
Fique tranquilo, esta é a forma da turma das associações se revelarem. Você já soube de alguém que foi processado por elas? Afinal, nós pagamos seus salários, aluguéis, cafezinhos, etc. , menos da Amest e da AAPPREVI, então elas são nossos empregados.
Conte comigo.
Abração
Cleide

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na tarde de hoje a Senhora Rosa Bartholomeu Andrade, mãe da nossa Colega Cleide Andrade Fernandes.

Anônimo disse...

Alguem poderia me explicar o que é este serviço proteção ouro pelo qual o BB está sendo processado?

Anônimo disse...

É só digitar"o que é proteção ouro do banco do brasil" na internet e veja a pouca vergonha do banco.Há algum tempo,me debitaram 2,oo como garantia de compras pelo cartão.Mandei devolver.