sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cuidado com remédios!

Caros Colegas,


Esta é uma colaboração do Colega aposentado Norton Seng:

"Coitados dos titios Tonicos por este mundo afora... Mas os médicos, os hospitais, as clínicas e a trilionária indústria farmacêutica e seus agregados agradecem felizes e continuarão ainda mais felizes com os milhões de titios Tonicos que continuarão a engrossar essa macabra fila..."
Norton Seng
_____________________________________

Meu tio Tonico (História real)
Para meus amigos - em especial aos aposentados, pensionistas ou apenas em posição de descanso.
Leiam com atenção, meditem e apliquem se acharem conveniente.

Meu tio Tonico estava bem de saúde até que sua esposa, minha tia Marocas, a pedido de sua filha, minha prima Totinha, disse:

-Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um check-up com o médico.

- Para quê, mulher, estou me sentindo muito bem!

-Porque a prevenção deve ser feita agora, quando você ainda se sente bem, disse a minha tia.

Então meu tio Tonico foi ver um médico. O médico, "sabiamente", mandou-o fazer testes e análises de tudo o que poderia ser feito e que o plano de saúde cobrisse. Até exame retal.

Duas semanas mais tarde, o médico disse que os resultados estavam bons, mas tinha algumas coisas que podiam melhorar, inclusive a apnéia e o ronco que meu tio Tonico desconhia ser portador.
Então, receitou: Comprimidos Atorvastatina para o colesterol Losartan para o coração e hipertensão,
Metformina para evitar diabetes, Polivitaminas para aumentar as defesas. Norvastatina para a pressão,
Desloratadina em alergia. E um novíssimo aparelho bucal para dormir com ele e assim combater o ronco e a apneia... o que, segundo o médico, o faria dormir melhor e iria viver mais...
Enfim, como eram muitos medicamentos ele tinha que proteger o estômago. Assim, o médico indicou Omeprazol e um diurético para os inchaços.

Meu tio Tonico foi à farmácia e gastou boa parte da sua aposentadoria em várias caixas requintadas de cores sortidas.

Nessas alturas, como ele não conseguia se lembrar se os comprimidos verdes para a alergia deviam ser tomados antes ou depois das cápsulas para o estômago, e se devia tomar as amarelas para o coração antes ou depois das refeições, voltou ao médico. Este lhe deu uma caixinha com várias divisões, mas achou que titio estava tenso e algo contrariado. Receitou-lhe, então, Alprazolam e Sucedal para dormir.

Naquela tarde, quando ele entrou na farmácia com as receitas, o farmacêutico e seus funcionários fizeram uma respeitosa fila dupla para ele passar enquanto eles, sorridentes e felizes, o aplaudiam.

Mas o meu tio, em vez de melhorar, foi piorando a cada dia...

Ele tinha todos os remédios num armário da cozinha e quase já não saia mais de casa, porque passava praticamente todo o dia a tomar as pílulas e passou a dormir pior com tanta tensão e com a dificuldade para se adaptar àquele horroroso aparelho bucal para combater o ronco e a apneia que ele nunca percebera que tinha...

Dias depois, o laboratório fabricante de vários dos remédios que ele usava, deu-lhe um cartão de “Cliente Preferencial”, um termômetro, um frasco estéril para análise de urina e um caneta esferográfica com o logotipo da farmácia.

Meu tio, por um azar, pegou um resfriado. Minha tia Marocas, como de costume, fez ele ir para a cama, mas, desta vez, além do chá com mel, chamou também o médico. Este disse que não era nada, mas prescreveu Tapsin para tomar durante o dia e Sanigrip com Efedrina para tomar à noite. Como ele apresentava uma leve taquicardia o médico receitou Atenolol e um antibiótico com 1 g de Amoxicilina para ser tomado, a cada 12 horas, durante 10 dias. Foi quando apareceram fungos e herpes e, assim, ele receitou Fluconol com Zovirax.
Para piorar a situação, o querido tio Tonico começou a ler as bulas de todos os medicamentos que tomava e ficou sabendo de todas aquelas assustadoras contra-indicações, advertências, precauções, reações adversas, efeitos colaterais e interações médicas. E passou a dormir ainda pior.
Leu coisas que terríveis. Inclusive, que poderia até mesmo morrer e que poderia também ter arritmias ventriculares, sangramento anormal, náuseas, hipertensão, insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais, diarreias, alterações do estado mental, tonturas e um monte incrível de coisas terríveis.

Com medo de morrer, chamou, novamente, o médico, que lhe disse para não se preocupar com essas coisas, porque os laboratórios só os colocava nas bulas para eximir-se de alguma culpa futura.
- Calma, seu Tonico, não fique aflito, disse médico, enquanto prescrevia uma nova receita com um antidepressivo Sertralina com Rivotril 100 mg. E como titio apresentava uma nova dor nas articulações prescreveu Diclofenac.
Nessa altura, sempre que o meu tio recebia a aposentadoria, ia direto para a farmácia, onde já tinha sido eleito cliente VIP. E era sempre bem recebido por todos com aquele sorriso amigo que tantos conhecem...
Enfim, chegou o dia em que o meu pobre tio Tonico não tinha horas suficientes para tomar todas aquelas pílulas, portanto, ele já não dormia, apesar das cápsulas para a insônia que haviam sido prescritas. E aí, começou a tomar um comprimido para acordar pela manhã.
Então, foi ficando pior e sem ânimo até que um dia, conforme advertiam as bulas dos remédios, ele... morreu.

No funeral tinha muita gente mas quem mais chorava era o farmacêutico.
Agora, tia Marocas, provavelmemente com a consciência pesada e com o espírito aflito, vive dizendo e repetindo, a toda a hora, que "felizmente mandou titio para o médico bem na hora, porque se não, com certeza, ele teria morrido antes".

Este e-mail, de verdade mesmo, é dedicado a todos os meus amigos, sejam eles médicos ou pacientes!...

E qualquer semelhança com milhões de fatos reais não será, por certo, “pura coincidência.”

Obs. do Blog:
Norton Seng Antunes Santos, aposentado (e bem vivo) é sócio da AAPPREVI.

3 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

www.aapprevi.com.br
From: alan@belaciano.com.br
Sent: Friday, February 15, 2013 1:44 AM
To: presidencia@aapprevi.com.br
Subject: Escritório especializado - Belaciano & Adv.

Prezado Sr. Presidente,

Bom dia!
Somos um escritório especializado em Direito Trabalhista, inclusive, em especial, nos direitos dos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. Atualmente, possuímos mais de 300 ações deste gênero no Tribunal Superior do Trabalho - TST.

Por isso, ficaríamos muito gratos em ter a oportunidade de apresentar melhor os nossos serviços à AAPPREVI, se possível for.

Desde já, nos colocamos à disposição e agradecemos pela atenção.

Em caso de dúvidas e/ou necessidades, por favor, não hesite em nos contatar.

Cordialmente,

Alan Belaciano
Belaciano & Advogados Associados
http://belaciano.com.br/
---------------------------

Prezados Senhores,

Bom dia!

Ficamos lisonjeados com seu interesse em colaborar com a AAPPREVI ao
colocar seus serviços à disposição, o que comprova a credibilidade que
alcançamos no meio jurídico.
Embora recentemente tivéssemos recomposto nosso quadro de colaboradores
nessa área, tomamos a liberdade de guardar o nome do seu Escritório para eventuais
e futuros contatos.
De todo modo, estamos repassando sua mensagem à nossa Assessoria Jurídica, na
pessoa do Coordenador, Dr. José Tadeu de Almeida Brito, e do Diretor Dr. Raul Lima de Avellar e Almeida, para conhecimento.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Colega J. Santos.

Nossas ações RMI são impetradas no foro determinado em Juízo, pois a AAPPREVI é de alcance Nacional.
Acesse nosso site pelo link abaixo para se inteirar dos fundamentos que amparam essa e as demais ações patrocinadas:

http://www.aapprevi.com.br/assessoria_juridica.php

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
www.aapprevi.com.br
--------------------------------
From: J.Santos
Sent: Friday, February 15, 2013 12:43 AM
To: aapprevi@aapprevi.com.br
Subject: AÇÃO

Fiz uma consulta sobre uma ação contra a PREVI e fui informado que só poderia recorrer nas cidades em que trabalhei.
Transcrevo a resposta recebida do escritório de advocacia para saber se a AAPREVI tem alguma ação desse tipo ou se poderia indicar um escritório que pudesse me representar.

Prezado senhor J.Santos,

Agradecemos pelas informações e esclarecemos que a previ deveria ter aplicado o estatuto de 1972 e foi aplicado o de 1997. Neste caso ocorreu uma perda na ordem de 25 a 30%, que deverá incorporada no seu salário, além da restituição dos últimos cinco anos mais o tempo que demorar o processo.

Esclarecemos também que infelizmente, não poderemos ajuizar esta ação do senhor, pois, a nossa área de atuação se limita ao estado do Paraná e Santa Catarina.
A justiça do trabalho determina que tem que ser ajuizadas as ações no local onde o autor trabalhou pelo menos 1 mês.

Sugerimos portanto, que procure um advogado de sua confiança de uma dos locais onde trabalhou.

Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Cordialmente,

...Advogados Associados

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colegas Aposentados,

Repasso para conhecimento.

Hildefoncio Lisboa Neto

Justiça do Trabalho concede aumento para aposentados do BB.
Os funcionários aposentados do Banco do Brasil que, na época da ativa, recebiam a ajuda-alimentação em dinheiro receberam boas notícias nesse início de ano: o TRT da Bahia, amparado em jurisprudência consolidada no TST, determinou a retificação dos proventos de aposentadoria pagos pela PREVI, com a inserção das importâncias que foram pagas a título de ajuda-alimentação na base de cálculo do valor inicial do benefício.
A determinação judicial implica em elevação dos valores atuais dos proventos de aposentadoria que vêm sendo pagos pela entidade de previdência privada para os associados que ingressaram com as ações trabalhistas e tem como fundamento a natureza salarial da ajuda-alimentação paga em dinheiro, não lhe retirando esse caráter jurídico medidas posteriores que tenham sido adotadas pelo banco empregador.
Segundo o advogado Marcos Wilson Fontes, que patrocina as ações, a ajuda-alimentação não se confunde com a cesta-alimentação, outro benefício também concedido pelo Banco do Brasil a seus empregados. Isto porque a cesta-alimentação nunca foi paga em espécie, tendo sido criado e concedido como direito de natureza indenizatória, circunstância esta que não autoriza a sua integração ao salário para qualquer fim.
Maiores esclarecimentos sobre o tema podem ser obtidos através do e.mail marcos.fontes@bfcadvogados.com.br