terça-feira, 6 de outubro de 2015

Está no ar a Revista da AAPPREVI nº 20



Revista DIREITOS da AAPPREVI, nº 20

Editorial
Marcos Cordeiro de Andrade

 

Impressiona o domínio que a eleição da ANABB consegue exercer no nosso universo de aposentados e pensionistas oriundos do BB. Não só pelo volume que os seus mais de 100.000 sócios representam, mas, e principalmente, pelo caráter remuneratório que os cargos em disputa envolvem, o que é uma pena. Vai longe o tempo em que aposentados poderiam se voltar para o bem comum, distribuindo experiência e dedicação aos semelhantes na condução de suas associações sem visar lucro. Esses idealistas estão alijados do processo sucessório por conta da maciça e cara propaganda de aliciamento encetada pelos caçadores de recompensas. Hoje, o que se vê é o desencadeamento da corrida do ouro a cada eleição que acontece para a CASSI, para a PREVI ou para as grandes associações que, de igual modo que aquelas, pagam altíssimos salários aos seus dirigentes, deixando no chinelo o mesquinho benefício previdenciário. Lamentavelmente esse cenário deixa ao desamparo os eleitores no que tange à escolha de candidatos. Sim, porque as indicações deixaram de se pautar em parâmetros confiáveis envolvendo o passado probo na carreira bancária e o fiel propósito de lutar pelo bem dos semelhantes. Uma vez instituídas gordas remunerações, um enxame de aventureiros e catadores de sinecuras ocupou o cenário das candidaturas, eleições e posses. Via de regra com enfoque nos repetidos nomes que, também repetidamente, preenchem as cadeiras de mando – e de recompensas financeiras. Daí eu ter denominado esse movimento de “dança das cadeiras”, em artigo publicado em 2009 – de uso universalizado atualmente.

Mas, fazer o quê. Temos que conviver com isto sem relegar a responsabilidade do voto para continuar exercendo esse sagrado direito. No entanto, faz-se premente ter visão crítica para tentar salvar nossa capacidade no uso dessa contundente e eficaz ferramenta. Não podemos sair votando aleatoriamente em nomes repisados, apoiados por quem paga tributo à indicação recebida para entrar no clube. Temos por obrigação fazer triagem seletiva para colocar as pessoas certas nos lugares certos, sem medo de arrependimento futuro por ter “dado emprego” ao invés de darmos cargos, unicamente para desempenho descompromissado com as cifras envolvidas e as benesses possíveis.

Nosso apurado senso de discernimento não aceita cabrestos em nenhum sentido. E a melhor maneira de escolher o candidato viável é apurar sua disponibilidade de tempo para cuidar dos nossos assuntos como se propõe. Devemos fugir, portanto, da imposição de votar em quem já ocupa vários cargos nas nossas Entidades, simplesmente porque a obviedade nos aponta para um acumulador de “empregos” fartamente remunerados.

Vamos votar nos “desempregados” com base nos currículos apresentados espelhando o desempenho funcional, com o cuidado de expurgar as crias de gabinetes, os carreiristas, sindicalistas e coisas que tais. Assim, na pior das hipóteses estaremos dando “emprego” a quem ainda não tem nenhum e sobrevive honestamente com o minguado benefício da aposentadoria ou pensão. Isso nos dará a esperança de que, além disso, seja honesto para conosco, também, como nenhum outro encastelado em múltiplas cadeiras tem sido. Basta supor os ganhos nos “empregos” para os quais elegemos sucessivamente os que lá estão.

Também, se alguém ainda não tiver candidatos com potencial positivo, busque ajuda no CANAEL – www.canael.com.br - onde estão listados os indesejáveis acumuladores de cargos remunerados.

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR), 05 de outubro de 2015. www.previplano1.com.br

5 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

06/10/2015

Bancários fecham agências a partir de hoje no país


Cristiane Gercina
do Agora

A greve dos bancários começa hoje, com a promessa de fechamento de agências em todo o país.

Os clientes precisam buscar alternativas para o pagamento das contas, porque a paralisação não é justificativa para a inadimplência.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos oferecem diversos meios para o pagamento das contas além do atendimento presencial nas agências.

Os aposentados do INSS terão o pagamento do benefício garantido. Basta ir com o cartão a um caixa eletrônico. Não é necessário que seja na agência onde o segurado tem conta.

O aposentado com dificuldade em usar o caixa eletrônico deve ir acompanhado. Se isso não for possível, a ajuda deve ser pedida apenas para funcionários do banco.

A categoria quer reajuste de 16%. Os bancos oferecem 5,5%.
Fonte: Jornal Agora S, Paulo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Solonel Jr:

Marcos, parabéns pelo seu editorial e mais uma vez, obrigado pela inclusão do meu texto na revista. Um abraço.
SolonelJr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos Cordeiro,


Faço minha as palavras do estimado Minari em seu texto mais abaixo.


Se conseguirmos chegar lá, trabalharemos juntos para fazer as mudanças que habilitarão a nossa ANABB a atuar de forma direta e efetiva pela preservação das nossas caixas e, assim, da preservação do futuro dos funcionários da ativa, dos aposentados e dos pensionistas que não têm dormido direito em decorrência da preocupação com o estado de fragilidade das nossas instituições.


Abraços fraternos, extensivos ao Minari e aos demais valorosos colegas que estão empenhados em tornar realidade as mudanças tão necessárias e que todos desejamos,


​"Tantos alegam que pouco ou nada mudou, mas como esperar mudanças se os atores continuam os mesmos? Então, VOTE para MUDAR!"
216 - Norton Seng
CD - MSU - Movimento Semente da União

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Edison de Bem:

Renovo os agradecimentos pela indicação do TONINHO e aproveito para destacar a excelência da revista. Parabéns, "meu velho guerreiro".
Abração Edison

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De Wilson Gonçalves de Aquino:

BOM DIA, PREZADO AMIGO. PESAROSAMENTE, INFORMO O FALECIMENTO DO AMIGO E COLEGA DE TRABALHO DA VELHA GUARDA, AILTON DE OLIVEIRA, OCORRIDO ONTEM, DIA 05, CUJO SEPULTAMENTO DEU-SE NO MESMO DIA AS 17,45 HS.