segunda-feira, 21 de junho de 2010

Isto é Brasil!

Caros Colegas.

O Nordeste sofre com as águas, mais uma vez. Lembram daquele antigo comercial do Regulador Xavier? Número 1, excesso. Número 2, escassez. Ele outrora servia para definir a situação do Nordeste em relação à água. Ali se vivia com muita água ou quase nenhuma, sempre.
Mas hoje a região sobrevive sob outra máxima, ditada pelos desgovernos que sucessivamente se aproveitam de suas verbas: Nordeste bom de voto.
Seara ideal para político politiqueiro colher muito plantando pouco. Para amealhar urnas repletas basta semear pequenas bolsas meias de sementes duvidosas: bolsa escola, bolsa família, bolsa cesta básica, bolsa gás, bolsa eletricidade.
Bolsas murchas de qualidade e desprovidas de recheio útil. É sabido que sementes não tratadas ou mal escolhidas contêm carunchos, gorgulhos e fungos. Essas bolsas mesmo despejadas em terreno fértil não podem dar bons frutos. As árvores que delas brotam não são duradouras e o que dali se colhe dura apenas uma safra.
Para o próximo plantio novas sementes podres serão distribuídas – novas bolsas serão necessárias. E o Nordeste continuará pobre e necessitado, sendo explorado pelas promessas de vida farta e água abundante.
Água abundante! Até parece que Deus quis mandar um aviso! Água abundante só vem por Seu intermédio. E Ele, fazendo um alerta aos governantes, manda bastante água para o Nordeste sofrido. Como a mostrar aos olhos dos insensíveis que a água que vem do céu é suficiente para suprir o povo. E que cabe aos desgovernos governar bem e preparar a terra para receber essa mesma água.
O Nordeste está alagado amargando uma tragédia anunciada.
Tivessem as “otoridades” se preocupado em prover o povo de meios para receber as chuvas e o sofrimento presente seria minorado. Sempre houve chuvas abundantes e sempre as haverá. Mas há que se estar preparado para recebê-las sob pena de se ter que apelar para consertos materiais pranteando vidas, cujo desaparecimento não tem como evitar.
Todavia, há um consolo terreno. O Governo que serve ao Nordeste é rico e por certo reparará os danos havidos. Ele já determinou que o FGTS dos atingidos seja liberado para ajudar em suas despesas. Servirá para reconstruir casas e adquirir bens perdidos. Lamentavelmente não servirá para trazer de volta as vidas ceifadas, paciência, isto nem Deus faz. Quem Ele leva guarda para si.
Essa é a medida acertada para o Governo e lhe cabe como uma luva para acobertar o desvio de verbas e suas atitudes eleitoreiras, mesmo quando faz cortesia com o chapéu alheio.
Mas, será que somente isto basta?
Enquanto manda para outro continente uma delegação de atletas tratados como deuses do Olimpo, gastando com eles fortunas incalculáveis para garantir seus feitos, destina aos flagelados o seu próprio dinheiro. Mas os feitos heróicos que ele subvenciona servirão para embalar a campanha política em andamento. Feitos que terão prêmios de míseros milhões de reais (dizem que um milhão para cada componente da delegação). Feitos que servirão para dar suporte publicitário a outras aventuras esportistas que, também, consumirão milhões desviados da verdadeira necessidade: o povo carente de obras públicas.
Isto não tem justificativas. Enquanto manda dez bilhões de dólares para cada povo atingido por calamidades no exterior e enquanto doa outros dez bilhões à ONU para mostrar ao mundo que somos um país RICO, esquece os filhos da pátria que sucumbem sob o descaso burocrático, cego pela desmedida ânsia de poder.
Mas nem tudo está perdido. Esse governo tem atitudes “louváveis” para distribuir recursos aos atingidos por mais esta calamidade.
No entanto começou distribuindo mal, como sempre. Começou liberando o FGTS dos próprios atingidos, enganando-os com essa atitude mesquinha. Pois este fundo não pertence ao governo, nem foi gerado por ele. Pertence aos trabalhadores que contribuíram com parte dos seus salários retirados por patrões obrigados pelas autoridades que, agora, não hesitam em liberá-lo para pagar as contas do próprio governo, em mais uma atitude eleitoreira.
Antecipem-se. Ajudem os nordestinos com donativos, roupas, medicamentos, mantimentos e orações.
Façamos isto voluntariamente, como é da nossa índole, porque logo o governo virá com suas campanhas publicitárias convocando o povo para o cumprimento de suas obrigações cívicas nesse sentido.
Mostremos que não precisamos da sua “ajuda” para isto, pois somos um povo cristão, que ama o próximo como se fora a si mesmo. E cuidemos em salvar o Nordeste dessa outra calamidade – o governo que o explora. E Deus será por todos.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba – 21/06/2010.

65 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

A industria da seca continua rendendo votos? Será que é esta a verdade? Ou seria mais bem colocado: A industria da ignorância continua dando votos? Creio que assim soa melhor e mais verdadeiro, portanto "Que se mantenham ignorantes, mas COM DIREITO AO VOTO".
Desta forma o político quando atacado dizendo que uma eleição não pode ser decidida por quem sequer sabe ler e escrever, brada politiqueiramente "OH! Isto é um retrocesso social! Temos que respeitar os direitos constitucionais do cidadão. Votar é o exercício da cidadania!"
Marcos, blá, blá, blá puro de político que mantem os ignorantes sob sua tutela como massa de manobra eleitoral.
Só para lhe dar um exemplo verídico, eu trabalhei numa pequena cidade do interior da Bahia. O prefeito morava em Ilhéus e nunca ia na cidade, apenas em sua fazenda de cacau na zona rural, mas era considerado ótimo. Sabe porque? Porque todo fim de ano matava algumas cabeças de gado e distribuia na cidade.
Agora me diga, que exercício de cidadania é este? Vender o voto por um pedaço de carne é exercer cidadania?
O que mais entristece é que este foi apenas um exemplo de uma pequena cidade perdida no sertão da Bahia, mas e o Congresso Nacional tem quantos desses "doadores de carne aos pobres"?
Sinceramente, podem me contestar a vontade, mas se o diabo saiu foi porque alguém abriu a porta do inferno.
Sou contra, sempre fui e continuarei sendo contrário ao voto de quem não demonstra conhecimento suficiente para escolher representantes do povo em qualquer nível, prefeituras, câmaras de vereadores, governos estaduais e por aí vai.
Enquanto a ignorância for superior ao conhecimento no Brasil teremos que suportar energúmenos, interesseiros, pilantras e vigaristas decidindo o destino de um povo inteiro e os detentores de conhecimento ficarão eternamente submetidos à vontade da maioria ignorante.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Por falar em político do nordeste, no meu tempo de estudante, na década de 50/60, um prefeito resolveu doar material escolar. O atendimento era processado na livraria mais “chic” de João Pessoa, mediante apresentação da relação contendo autorização em carimbo da prefeitura indicando aquela loja como fornecedora “oficial”.
Como não havia critério para conferência quanto às marcas ou quantidades, a estudantada deitou e rolou, adulterando o pedido original. Onde estava escrito uma caneta, acrescentava-se a marca de predileção (Parker 51, Sheaffer) e um simples “dicionário” se transformava num Michaelis ou 3 cadernos viravam 30. Assim por diante, até acabar o estoque.
Tudo muito bom para os estudantes e para o dono da Livraria que era ressarcido pelos cofres da Prefeitura. Ficou ruim apenas para o povo que pagou a conta.
Ah! Ia esquecendo, o Prefeito era o dono da Livraria.

Jane Torres de Melo disse...

Essa é a nossa realidade !
A filosofia dos nossos políticos é a do me engana que eu gosto. E nesse ano de eleições, então,não medem esforços para alcançarem os seus objetivos.
Sei que a região Nordeste é a que mais sofre mas deixa estar que o resto do Brasil, não fica atrás.
Veja o Rio de Janeiro, é so marketing.
Nossa realidade é cruel ! Aqui, tudo é fachada !
As coisas só acontecem com apoio de voluntários, movimentos nascidos nas comunidades pois a parte do Governo passa longe.
Nas escolas não tem aula, merenda (furtada pelos professores, pode??!!, um escândalo) mas os out-doors pela Cidade propagam um momento máximo na educação do nosso Estado.
Nos hospitais, nem vou falar pois é o caos total.
Na chuvarada, muitos morreram, perderam suas casas, suas referências e hoje estão cobrando, na Justiça, o prometido pelas autoridades.
Precisamos,sim, nos antecipar a esse poliquismo tão comum em nosso País.
Ajudemos a esses brasileiros antes dos aventureiros.

Abraços,
Jane.

Anônimo disse...

Colegas, quem pode contra o governo? não estamos nós aqui tentando que a Previ(que o governo acha que é dele)distribua o que é nosso (superávit),pior que os nordestinos carentes e ignorantes comprados por qualquer esmola em troca de votos somos nós um grupo de pessoas vividas, esclarecidas e ignoradas pela Previ/BB/Governo.

Anônimo disse...

Acho que quando Montesquieu propôs o equilíbrio dos 3 poderes certamente não analisou a possibilidade de existência de países como o Brasil. O desequilíbrio aqui é total. Semelhantemente o significado de democracia é totalmente descasado de nossa realidade. Como pode uma imensa maioria ser dominada por uma minoria e ter seus direitos vilipendiados? Como pode a arrecadação bater sucessivos recordes de aumento e por sua vez, saúde, educação, segurança só piorarem? Nas eleições repetidas e inesgotáveis somos enganados pelos incontáveis aproveitadores. Não sabemos em quem acreditar. Os dias passam e nossa vida é piorada pela falta de condições financeiras. Temos um tesouro acumulado sem poder utilizá-lo, pois ficará todo para o grande banco do brasil. Acumule Previ, acumule vários superávits para o patrocinador, porque quando a novela acabar não restará nenhum de nós...
pós-março de 1980 e pós-1997

Anônimo disse...

E AI,ALGUEM VAI SE HABILITAR A COMPRAR PAPEL PODRE?
SO LOUCO!
PUBLICAR

Anônimo disse...

O Brasil é o País da INJUSTIÇA!!!

Fui até minha Agência para pedir os os contra cheques, fizeram o pedido mas olha o prazo para entrega 30 dias.

Aproveitei para pedir um realinhamento dos meus limites com o aumento dos 5,31% para a minha indignação nada foi alterado.

Esta situação tem que ter um fim, não pode fazer nada porque a resolução não permite, não podemos pedir uma liminar a algum juiz, reclamando o cumprimento da lei, três exercícios seguidos sem distribuição, coletivo ou individualmente forçando a distribuição desses recursos, afinal temos apenas 6 meses para o termino de 2010, sem contar a burocracia,dest, ministério do planejamento,aposentados e pensionistas,novela interminável.

Com a palavra algum entendedor sobre leis e estatutos da nossa caixa de previdência.

Anônimo disse...

Caros colegas

Eu acredito que vamos ter que se movimentar no sentido de buscar uma solução através do próprio Banco do Brasil, as entidades que nos representa deveriam marcar uma reunião com a direção do Banco Brasil sinalizando a real intenção de negociar (dividir). Se com os sindicatos ou associações.
A lei é clara, mas que efeito teve até agora a liminar obtida pelo Sind -Ban DF?.
Na prática quem esta ganhando é o Banco do Brasil pois alimentou seu lucro, pagou PRL e nós estamos aqui discutindo,discutindo,e quando na prática só temos o envelhecimento de muitos colegas,a vida miserável das pensionistas e uma gigantesca fortuna apartada para a revisão do plano de benefícios.
Eu acredito que já passou da hora de uma ação direta, muitas associações estão com o Caixa em ALTA,porque não gastar um pouco com publicidade,informando a nação de como anda o maior bando do brasil.Já disse uma vez e repito, ITAÚ/UNIBANCO,BRADESCO tem o maior interesse no caso,haja vista agora onde o conflito de interesses que viu visível com o pedido expresso da nova diretoria do banco para a previ servir de agente financeiro ao dispor deles,sem contar o empréstimo subsidiado que estão dando a empresas brasileiras com o dinheiro do agricultores, é pra rir ou para chorar!!!.
Cabe uma séria reflexão sobre o assunto.

Anônimo disse...

Este (des)governo deve MANDAR o exército e a ação social IMEDIATAMENTE tomar a frente no recebimento e rapidamente distribuir as doações prá lá enviadas, bem como intervir na condução das verbas federais emergenciais, já em fase de distribuição !
RÁPIDO... senão a população atingida vai ser, DE NOVO, prejudicada, por desvios (é óbvio)!
(Fora políticos safados...)

Anônimo disse...

O problema é que nossos agentes são omissos, cada so quer encher os seus bolsos,quem acredita que Valmir Camilo, Cecília Garcez,Willian Bento, os Eleitos da chapa 3, Sasseron, e muitos outros nomes faz uso de cheque especial,cartão de crédito, empréstimo simples previ,cdc banco do brasil,cooperforte,Cassi,com toda a certeza muitos tem UNIMED, e quando muito usa o imobiliário da previ, porque a renda comporta uma cobertura,e não uma quitinet bem no suburbio.

Nós estamos próximos dos nordestinos,encabrestados,donos de cesta disso cesta daquilo, não demora muitos os colegas no maior fundo de pensão também estão nesta imensa fila,a julgar nosso padrão de vida despencando a cada ano.

Se não ofender ninguém publique-se.

Anônimo disse...

Colegas além de todos estes desmandos ainda vamos ter que aguentar o PT por no mínino mais 16 anos no poder, até lá com toda a certeza nosso fundo já terá se igualado com o falido INSS.

É AGUARDAR PARA VER, QUEM VIVER ATÉ DIRÁ SE FALEI A VERDADE.

Quantos mais passarão no nosso jardim!!! ROSA agora FLORES e por ai vai !!!!

Anônimo disse...

Vai ter um dia que vai falta tudo.

Até a nossa força de vontade.

Porque do jeito que a coisa anda,não vemos luz no fim do túnel.

Túnel, Copa de 2014, Estadio do Coringão,ações do Banco do Brasil, do Banco do Brasil ou dos Aposentados e das Pensionistas do PB-1?.

Anônimo disse...

Todos devem ter recebido o contracheque do mês de junho. Anexo ao mesmo estava uma informação que a partir de 1997 tivemos um aumento global de 212,85%. Queria só lembrar que o SALARIO MINIMO aumentou 425,00% a partir da mesma data. Parece brincadeira, né mesmo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Isa Musa de Noronha deixou um novo comentário sobre a postagem "Velhice espoliada":

Caros amigos,

A FAABB desde sua criação sempre procurou manter diálogo civilizado com os dirigentes da PREVI. Contudo, muitas vezes as portas se fecharam. Agora, com nova gestão, voltamos a bater nas mesmas portas outrora cerradas e renovamos nossa esperança que desta vez sejamos ouvidos. Já mantive contatos com os novos eleitos relembrando as promessas que fizeram durante a campanha e pedindo o agendamento de um Encontro. Veremos.

Anônimo disse...

Caros colegas do blog.
A opinião do associado é importante para a PREVI?.periodicamente é encomendada pesquisa de satisfação a instituto especializado. Neste momento, alguém poderia nós informar se pelo País há alguma pesquisa referente ao superavit, tanto quem está na ativa, filiado ao Plano 1 ou ao ¬ PREVI Futuro.
Como sugestão o mediador do blog previplano1. Deveria colocar uma enquete sobre a divisão do superávit, com essa atitude seria uma forma de começarmos a saber a opinião dos colegas sobre o tema.
Pesquisa semelhante foi feita no passado e ouve votação expressiva com a condução de dirigentes,agora veremos se de fato a situação mudou.

Anônimo disse...

Caros Colegas Do Blog
O Banco do Brasil nunca mais será o mesmo. Tudo o que os colegas dizem é puro saudosismo de uma época que nunca mais voltará.
A morte do concurso público com alto grau de dificuldade foi o primeiro passo, ademais qual a necessidade de alto grau de instrução para ganhar o salário miserável que pagam.
A coleta de lixo paga mais do que o inicial do BB

Nós ainda somos previlegiados,muitos passam dos 10 salários mínimos,o que esta faltando é educação financeira para todos ou uma grande maioria de colegas que acostumaram com a gastança, a vida boa, e se não tivessemos superavit,como faria? não estariam vivendo do mesmo jeito,acredito que o problema é social,não de achatamento de salários,os aposentados do PB-1 ainda ganham bem mais que os atuais trabalhadores do BB de hoje.
Sei que a choradeira vai ser geral,mais não foi provocação apenas a cosntatação da realidade.

Leonardo Aragão- ativa previ futuro.

Anônimo disse...

PESSOAL

Todos já ouviram falar em dar murro em ponta de faca?

Pois bem, não adianta. Ao invés de ficarem se torturando querendo saber explicações sobre O SUPERAVIT vamos promover uma campanha,ou algo parecido, vamos eleger um grupo e arrecadarmos numerários para focar em jornais de grande circulação, despertanto os amigos aposentados e as pensionistas.

Festas, grande eventos onde o banco do brasil tem stander, muitos colegas aposentados se encontrar por la.

Mãos a obra chega de só depositarmos nossos cometários vamos ser mais agressivos.

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos e frequentadores do blog

Ao ler o comentário do Sr. Leonardo acima, que suponho seja funcionário dos novos quadros da ativa do BB, o qual acha que nossas aposentadorias e pensões sejam exorbitantes, e que todo mundo aqui "está chorando de barriga cheia ou são um bando de desajustados, financeiramente falando", é porque não conheceu os "bons tempos" do BB, onde ele valorizava a sua competente mão de obra. Não se trata de saudosismo, e sim de constatação de como as relações trabalhistas se deterioraram ao longo destes anos de desmandos de suas incompetentes administrações. Chegamos a este tal ponto também por nossas próprias atitudes, por não brigarmos bravamente contra todos estes vilipendiadores do patrimônio nacional, que ainda pensam que são "senhores feudais" e que o resto de nosso tão sofrido povo, apenas fazem parte dos miseráveis plebeus, condenados eternamente a uma escravidão, por falta absoluta de líderes altruístas, para levar adiante um projeto de país preocupado com o bem estar social ...
Devemos nos desculpar perante ao citado missivista, pois ele tem razão ao citar que um lixeiro hoje em dia ganha mais do que um funcionário do atual BB, por não termos sido capazes de barrar tal desmonte no outrora grande empregador, razão de orgulho de ser pertencente aos seus quadros funcionais.
Mas devemos também cobrá-lo no sentido de que ele e seus pares devem lutar para recontruir o BB de outrora, pois também só assim o PREVI futuro deles irá igualmente prosperar.
Tenha a convicção, jovem, que você deve sempre lutar para igualar seus proventos aos dos que ganham a mais do que você, ao invés de se contentar com os seus minguados rendimentos, oriundos de sua força de trabalho, que é seu sangue, que não é de barata. Procure refletir sobre tudo isto. Será melhor para você. Procure se valorizar, sem desmerecer também a profissão de lixeiro.
No que se refere a distribuição do superávit na PREVI, nada mais justo. Você deveria ter um raciocínio lógico mais apurado, tendo em vista que os recursos geradores de tais sobras foram oriundos de nossos próprios bolsos.
Lute arduamente por dias melhores em sua vida profissional, e deixe-nos lutarmos por aquilo que temos a convicção de nos pertencer.
Não se trata de choro, e sim de obstinação de alcançar nossos objetivos, se não por convencimento, via judicial.
Vamos sair vitoriosos em nossas lutas, ok.

Mariano Branquinho disse...

Ao anonimo do dia 22.06 às 15:10.

Será que AAPPREVI,poderia submeter a sugestão sobre a LIMINAR a respeito do superavit, ao
advogado que nos assiste?.Só temos 6 meses para o final do ano.

Mariano Branquinho

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Mariano.

Sua sugestão foi encaminhada à Assessoria Jurídica da AAPPREVI.

Anônimo disse...

A maioria das agências/funcionários não têm conhecimento de como solicitar a segunda via dos espelhos que é através do RH e podem ser disponibilizados no dia seguinte à da solicitação ou, se houver boa vontade, até no mesmo momento.
Da mesma maneira, a memória de cálculo da Previ se solicitada através do fale conosco, será disponibilizada no email no dia seguinte.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Manchete de 15/01/2010
• Brasil doa US$15 milhões para o Haiti

• Atenção só com os outros países!Lá fora!? DOAÇÃO? PODE ACABAR EM ONGS PETISTAS. O presidente Lula, que até hoje não visitou as áreas devastadas pelas chuvas do começo do ano, aquelas que mataram 52 pessoas só no Rio de Janeiro, anunciou ontem logo cedo a doação de US$ 15 milhões ao Haiti a vítimas do terremoto. A estonteante rapidez pode ter explicação: como em doações a outros países, parte do dinheiro pode acabar em ONGs de ?trabalho voluntário? e ?humanitário? ... Continuar lendo.

15/01/10 - 05:44 – Central de Blogs – Google

outros.centralblogs.com.br/post.php?...

Anônimo disse...

Vamos testar a autonomia da Previc.

Lei 12154 de 23/12/2009
Art. 2o Compete à Previc:

VIII - promover a mediação e a conciliação entre entidades fechadas de previdência complementar e entre estas e seus participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores, bem como dirimir os litígios que lhe forem submetidos na forma da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996;

A TAFIC ( R$ 2.225.000,00) do PB1 já foi repassada ( conforme a Lei ) já foi repassada. A TAFIC do Previ Futuro é de R$ 40.000,00. O Repasse é quadrimestral.


Vamos solicitar aos nossos representantes que proponham à PREVIC a mediaçao e a conciliação
do impasse criado pela Resolução 26. Estamos, literalmente, pagando por essa providencia.

Anônimo disse...

Marcos,

se posso chamar assim ao Genérico Leonardo de posts acima ( colega ), devo esclarecer uma máxima que me norteou nos anos em que estive na ativa no BB, e que poderia muito bem servir a ele, sabe como é : não custa esclarecer.
nos meus anos de ativa sempre tive comigo e repassava aos colegas:
trabalho, faço meu serviço bem feito e com prazer, ao Banco cabe me pagar e dignamente, no momento em que uma das condições deixar de ser satisfeita é pq ta na hora de procurar outro lugar para trabalhar.
bom, o Leonardo falou que lixeiro ganha mais, tai, inscreva-se no concurso e boa sorte, profissão digna e alem de tudo permite ao trabalhador um otimo exercicio fisico, pelo que notei o garota não esta sendo satisfeito em uma das questões, a salarial, nada mais justo em procurar ares e lugares melhores e com melhor remuneração, não acomode-se, não perca tempo, ou na sua velhice tabem estaras aqui ou outro blog ,com uma diferença, seu Plano Futuro não permite ter superavit's, ele é definido.


sergioinocencio

Anônimo disse...

Leonardo Aragão,muitos falam que o BB nunca mais será o mesmo, mas a continuar assim, seu fim estará próximo, mesmo que seja a privatização.
Quanto a nós do PB1, quando entramos para o BB tivemos que suar muito para passar no concurso e o banco exigia os melhores.Então, o que ganhávamos pelo nosso trabalho era justo e trabalhamos a vida toda para o banco, atingindo um patamar que ninguém em sã conciência quer andar para tráz. Nós, todos que trabalhamos em qualquer profissão, queremos sempre ir para frente e não retroceder em nossos planos e nível social.Ademais, o Fundo Previ só tem dado lucro e achamos justo participarmos da sua distribuição, porque participamos da sua formação. Distribuição, que em outros fundos de pensão já está acontecendo.

Anônimo disse...

Acorda Leonardo,
Já pode ir pensando como é que voce vai fazer após se aposentar, se faltar dinheiro no Fundo.
A PREVIC já está levando R$ 40.000,00 quadrimestrais de seu plano. São R$ 120.000,00 por ano. Multiplique isso pelo tempo que voce vai se aposentar. Vai faltar dinheiro para sua aposentadoria. Lembre-se que, nesse Plano, sua poupança é individualizada. Leia abaixo o que pode acontecer com seu Plano:

Planos de contribuição definida
10 São planos de benefícios pós-emprego em que normalmente a Entidade patrocinadora paga contribuições para uma outra Entidade (um fundo de pensão), não tendo obrigação legal ou constituída de pagar contribuições adicionais se o fundo não possuir ativos suficientes para pagar todos os benefícios devidos.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Aos colegas,
Bem lembrado o que disse em 23.6 as 05:08, sobre a nova PREVIC, visto que o PB-1 já quitou sua parcelinha de mais de R$ 2 milhões, VAMOS EXIGIR SUA MEDIAÇÃO/CONCILIAÇÃO, para DIRIMIR LITIGIOS entre nós ,os assistidos do Plano 1 e a atual Diretoria da PREVI, sobre a tal Resolução 26 e o nosso superavit...

Vamos em frente, marcar uma reunião e EXIGIR por aquilo que já pagamos...

Anônimo disse...

Marcos,

vamos marcar a reunião com PREVIC: pergunto:


QUEM VAI NOS REPRESENTAR????????????


sergioinocencio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega Sérgio Inocêncio.

Sem precipitações.
Não posso patrocinar a idéia de reunião com a PREVIC ou qualquer outro órgão individualmente. Não mereceria peso suficiente para exigir providências. Isto é assunto para
a FAABB, como representante das Associações de Aposentados e Pensionistas, entre elas as que se declaram grandes: ANABB e AAFBB. A Isa Musa já foi convidada para se pronunciar a respeito e deu-nos sua resposta: Aguarda agendamento de reunião da FAABB com a PREVI, cujo acontecimento foi prometido.
Não posso agir levianamente incentivando programação de reunião envolvendo o nome da AAPPREVI sem contar com a maioria de sua Diretoria, após (e se)consultada. No entanto, não levarei à apreciação a nossa participação em um suposto encontro que reputo deslocado do momento próprio, no que tange à eficácia do seu implemento e antes de examinadas as probabilidades de êxito do que está em andamento.
A AAPPREVI confia no desempenho da FAABB para conduzir o encontro que se pretende.
Isto é consenso do Conselho Deliberativo que já se posicionou, atendendo pedido da Presidência.

Saudações,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI

Anônimo disse...

ATT de ISA MUSA e Marcos,

A FAABB como representante dos aposentados da Previ poderia, consultado o Departamento Jurídico, requerer, através de uma liminar, o adiantamento da distribuição de pelo menos 50% do superavit Previ, de forma linear, enquanto se aguarda o desfecho da ação impetrada pelo Sindicato de Brasília. Caso a ação nos seja favorável, que o que se espera, que se distribuia o restante 50% pela mesma forma, sem esses planos mirabolantes de distribuição do superavit. Caso percamos, já estaríamos recebendo a parte nos cabe.

Acredito que uma exposição de motivo bem feita, considerando que o direito dos associados de melhoria dos benefícios está embasado nos normativos regulamentares, não tem porque um juiz indeferir essa liminar, pois, tal procedimento seria um adiantamento, que não traria prejuízo algum ao desfecho final da ação proposta pelo Sindicato, qualquer que seja o resultado.

Essa liminar não estaria concordando em que o patrocinador teria direito a 50% desse superavit, estaríamos tão somente recebendo em ADIANTAMENTO os 50% do superavit, e que os 50% restante seria distribuído no final da ação, se ela nos for favorável.

Saudações.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao anônimo das 17:57.

A propósito da sugestão, chamo a atenção de todos para o post “Superávit – O nó górdio!”, publicado em 15/11/2009 aqui no Blog.

GILVAN REBOUÇAS disse...

Á ESPECIAL ATENÇÃO DOS ASSOCIADOS.

A Tesouraria da AAPPREVI informa que a utilização de depósitos através de envelopes (DEPÓSITO ONLINE)não possibilita o reconhecimento do associado. Pedimos gentilmente a quem efetou depósito se utilizando desse expediente enviar-nos, via email, o número constante do envelope para que possamos efetuar a devida quitação da mensalidade.


Atenciosamente,

Gilvan Reobuças - Vice Pres. Financeiro - AAPPREVI.

Anônimo disse...

O que está faltando para distribuir o superávit aos beneficiários ( aposentados ), não é questão de judiciário, nem BB, é questão de CORAGEM.
Coragem da diretoria, pois é uma questão de vontade. O que impede?
Resolução 26 ? Liminar do Sindicato ?
Ora, em nenhum lugar está escrito que, pelo menos, os 50% não nos pertence. Então o que impede?
A vontade, a coragem dos diretores em assumir e "dizer este vai a quem de direto e acabou", distribuir e pronto. É simples assim !!
A diretoria tem medo de ir presa? Tem medo do BB ? Tem medo do quê?
A diretoria que cumpra o estatuto e distribua a quem de direito. O resto é pura balela, desculpas.
Cláudio - Piracicaba - SP.

Anônimo disse...

Concordo contigo anonimo dde 24/06/2010 das 04:00.
Mas todo o pessoal que hoje esta na Previ, tanto quanto os que ali passaram, não tem compromisso com os associados, mas consigo próprio. Veja o patrimônio desse pessoal que por ali passou. Eles nunca dependerão de aposentadoria do INSS e da PREVI. Nem pensar. Eles estão ali para fazerem o jogo dos dono do poder, caso contrário não teriam o respaldo dos sindicatos, Anabb, associações de aposentados do BB, etc. Eles possuem todo o aparato necessário para eleger a quem eles querem por lá. Esta tudo contaminado. Por isso precisamos de uma liminar para começar a distribuição do superavit. É preciso ter coragem para entrar com essa liminar na justiça. Como contrariar o "chefão", estão lá graças a ele e sua curriola.

Anônimo disse...

Reprodução integral da menSagem do Marcos.

SUPERAVIT - O NÓ GÓRDIO



domingo, 15 de novembro de 2009

Superávit - O nó górdio!

Caros colegas.

Proposta para distribuição do superávit.

- É sabido por todos que os recursos somente estarão disponíveis para divisão entre os destinatários regulamentares depois de superadas as barreiras impeditivas existentes. E que essas barreiras só podem ser eliminadas por interferência do Banco do Brasil e da PREVI - em conjunto ou separadamente. Os participantes não têm poder real para tal e, neste particular, caberia ao Banco e a Previ administrar os meios para alcançar a viabilidade de liberação, convocando os elementos responsáveis por óbices interpostos. Ato contínuo, percorrer os trâmites para disponibilizar os recursos existentes.
- No momento o merecimento está sendo pleiteado por dois lados: Banco do Brasil e Participantes do Plano de Benefícios 1, da Previ. O que equivale a dizer que o montante deveria ser dividido em 2 partes iguais para contemplar os interessados (segundo entendimento do Banco), sem entrar no mérito do merecimento.
- Há unanimidade na aceitação de que metade desse montante pertence aos participantes. Porque neste ponto concordam BB/PREVI/Participantes.
- Uma vez alcançada a viabilidade para distribuição, destinar-se-ia prontamente aos participantes os 50% que contam com a concordância unânime entre as partes.
A outra metade seria aportada em um fundo, destinado à distribuição futura quando for alcançado o consenso.
- Seguindo este raciocínio, tornar-se-ia desnecessária a participação de uma terceira força para alimentar discussões no momento (além da PREVI/BB). Essas discussões seriam inócuas porque a Previ tem instrumentos para efetuar a distribuição sem interferências externas, bastando usar o bom senso calcado na regulamentação específica.
- Isto é, respeitar os critérios para distribuição de forma igualitária, contemplando TODOS os participantes à luz dos direitos adquiridos, indistintamente. Assim sendo, estaria zerada metade do total disponível para distribuição.
- Restaria a outra metade do superávit, que é pleiteada pelo Banco. Como não há unanimidade, essa outra metade seria objeto de discussão posterior quanto aos direitos de uso, para complementar a distribuição.
- Futuramente, enquanto não se chegue a esse consenso, aplicar-se-ia a mesma fórmula atualmente proposta.

RESUMO:

1) Distribuição imediata de 50% do montante entre os Participantes;
2) Discussão para distribuição do restante, após apurada a legitimidade.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 15/11/2009.
Postado por Marcos Cordeiro de Andrade às 17:21

Anônimo disse...

Colegas,

Vale ou não vale o estatuto do Idoso?
Abç
Anônimo

Anônimo disse...

E isso ai colega de 05:08,a historinha que nos contam,que nos empurram goela abaixo de que ha discordia entre os conselheiros e associaçoes sobre a DOAÇAO de 50% ao BB/Governo e so para empurrarem com a barriga e nao dar a nossa parte.Ja escrevi aqui diversas vezes,ELES QUEREM TUDO!!!!!Nao pretendem melhorar nossos beneficios,serao muitos gastos daqui para frente com Olimpiadas,Trem Bala,Maracana,Hoteis,e por ai vai....vai todo nosso superavit.
E agora com as enchentes em Maceio e Recife eles(PT) vao deitar e rolar mais ainda com os Nordestinos.Vao fingir que ajudam,vao enrolar mais ainda o povo em troca de votos.
Favor publicar

Anônimo disse...

Colega Marcos,

O Judiciário não seria um intermediário, a sua função não teria a finalidade de um acordo entre as partes, pois, ninguém negocia seu direito claro e insofismável, embasado naquilo que esta estabelecido. No caso, ele seria o instrumento legal para que as partes cumpram o que determinam os normativos legais para o caso, que seria a distribuição do superavit no jeito de "adiantamento", de forma linear, para que todos usufruam de forma isonômica. Seria até uma forma de se evitar esses planos de distribuição mirabolantes apresentados pela Anabb e outras associados que se dizem "representantes" dos interesses dos associados da Previ. Quanto ao desfecho final do julgamento do mérito da liminar interposta pelo sindicato de Brasília poderá ter um longo caminho, pois, quem perder vai recorrer e só Deus sabe quando sairá o desfecho final e isso nos traria um enorme prejuízo de ordem econômica. O tempo urge. Seria de bom alvitre submeter essa sugestão ao Jurídico para apreciação e parecer conclusivo. Chega de fazermos exercícios estéreis, vamos tomar decisões claras e com riscos calculados, pois numa peticção deveria ser colocado o termo de um adiantamento de 50% dos 100% a que termos direito. Vamos lá. Chega de esperar que a solução venha de negociação inadmissivel de nors termos que abrir de nossos direitos tranferind-o para o Banco. Adiantamento agora.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Ciolegas.

Tudo que o Banco quer agora é mais uma ação Judicial para fazê-lo mudar o discurso, juntamente com a PREVI.
O chavão "resolução 26" já está batido e não assusta nem convence mais ninguém.
O que não podemos é fazer o jogo do adversário.
Em que pese a inutilidade de certas associações, temos que continuar pressionando pelo caminho que o patrocinador nos pôs à frente: discussão através de representatividade. E esta, no momento, tem um nome, FAABB, no meu entendimento.
De nada nos serve esquecer o passado recente (que contou com interferências duvidosas), para ingressarmos por uma vereda em cujo destino está à espreita o oponente com conhecidas armas fulminantes: Contraf-Cut, apropriações contábeis, normativos fabricados, Governo e partidos políticos.
Não podemos esquecer também que o prazo para distribuição está se esgotando e ele, patrocinador, tem pressa em por a mão em mais "algum".

Anônimo disse...

Marcos e colegas,

É isso aí, 50% é nosso e não tem o que discutir.
carlos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos,

Já solicitamos oficialmente encontro com a PREVIC. O Secretário interino ficou de agendar, provavelmente para finais de julho.

Isa Musa

Anônimo disse...

Isa Musa e o encontro com a PREVI, e com os novos eleitos, ficou agendado pra que data?

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Se o tempo esta esgotando e se prazo vencer perdemos o direito a distribuição do superavit, e a maneira de evitar a sua prescrição é através de uma ação judicial, para interromper essa norma que trará um prejuízo incomensurável aos associados. Se o Banco não por a mão em mais "algum" não vai fazer diferença, mas para nós sim, e, ainda, se essa oferta de ações atingir o esperado pelo banco, só nos restará o consolo de "ver navios". Temos que analisar o momento como um todo, a conjuntura, as expectativas, etc. Pois, Marcos, o banco, também, trabalha com a expectativa de não poder lançar mão desse "algum" como você bem disse. E nós, como ficamos se tivermos que ficar esperando, acreditando no que também disse "o que não podemos é fazer o jogo do adversário". Infelizmente, acredito que já estamos participando desse jogo, pois, nós só temos um recurso que é o judiciário. O Banco vem nos atropelando há muito tempo e não podemos mais ficar na espera de um milagre. Providencias terão de ser tomadas antes que aconteça a sucumbência involuntária, por não termos mais armas com que lutar, pois a única arma que nos resta é o judiciário. Marcos, o Banco é um só e nós somos milhares. Quem você acha que tem mais a perder?
Contra os "espertos" e o poder só tem um caminho como já disse acima, pois, negociar com quem não tem nada a perder e que na última instância pode apenas deixar de ganhar, enquanto nós só temos a perder. Refletir é preciso. Acredito que qualquer associado da Previ pode entrar como uma liminar, pois, ele é o principal interessado. Se as associações que o representam não tomam atitudes em defesa da classe a justiça não há de negar que o principal interessado faça defesa dos pressupostos legais. Com a palavra um causídico colega de banco ou consultor jurídico.

Anônimo disse...

Há movimentação, com data de hoje, no processo 200801000678674 no TRF1, negando seguimento ao Agravo de Instrumento.(Liminar)

Segundo a Lei 12154 ( que criou a Previc) publicada em 23.12.2009, a partir de 22.06.2010 a Previc não mais contará com a representação judicial da AGU. É o que diz o artigo abaixo:

Art. 56. A Advocacia-Geral da União e o Ministério da Previdência Social promoverão, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de publicação desta Lei, levantamento dos processos judiciais em curso envolvendo matéria de competência da Previc, que, decorrido esse prazo, sucederá a União em tais ações.

Acho que com o pedido de agendamento formulado pela colega Isa (FAABB) à PREVIC, estamos batendo na "porta certa". Dentro de suas competencias está a de " promover a mediação e conciliação". Não deixa qualquer dúvida. Está claro e cristalino. Não há alternativa em contrário.
Vamos aguardar, com fé

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao anônimo das 10:48

Peço a gentileza de ler os últimos comentários no post "Velhice espoliada", conforme abaixo:

Anônimo disse...
Pedimos divulgar a data do encontro da PREVI com Isa Musa FAABB.

23 de junho de 2010 02:29=================================


Marcos Cordeiro de Andrade disse...
Caro anônnimo 02:29.

A colega Isa Musa gentilmente nos mantém informados dos seus passos nesse sentido.

O Encontro da FAABB com a PREVI ainda não foi agendado.

23 de junho de 2010 02:49

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Sr. Marcos,

Para o pedido de uma liminar é necessário o ajuizamento de uma ação cautelar acompanhada de ação principal (procedimento oridinário) OU uma ação (procedmento ordinário) com pedido de antecipação de tutela.

Como já havíamos conversado anteriormente, ja existem ações de outras associações tramitando perseguindo o mesmo objetivo (distribuição do superavit).

Assim, caso alguma dessas ações (ou suas respectivas liminares) sejam julgadas procedentes, TODOS OS ASSOCIADOS SERÃO BENEFICIADOS.

Portanto, o ajuizamento de qualquer ação neste sentido agora seria uma violação ao Princípio da Economia Processual e um desperdício de recursos da AAPPREVI.

Att.

JOSÉ TADEU DE ALMEIDA BRITO
Advogado

Anônimo disse...

Caros colegas,

não vamos nos iludir. À Direção da Previ não interessa a distribuição do superavit, porque isso irá reduzir os recursos que eles têm em mãos para investirem segundo os interesses do Palácio do Planalto e, assim, se perpetuarem nos cargos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

A AAPPREVI descarta insinuações de inoperância ao negar-se à tomada de posição sem o devido amparo jurídico. Isto se confirma pelo recente parecer do nosso Advogado tratando de assunto em que foi argüido (distribuição do superávit). As ações judiciais gratuitas já em curso foram objeto de minuciosos estudos quanto à sua viabilidade. Pedimos notar que a associação lida com dinheiro dos associados e, por isso mesmo, não pode enveredar por aventuras inconseqüentes. O caminho do judiciário está aberto a todos, em conjunto ou separadamente. E ninguém é obrigado a esperar por outrem para exigir seus direitos na justiça. No nosso caso procuramos defender os associados com incursões judiciais, mas desde que devidamente amparados por pareceres abalizados. Por sorte estamos nas mãos de uma Assessoria Jurídica que visa o atendimento ao que lhe foi exigido quando de sua contratação. E o seu desempenho vem corroborar a confiança depositada e a certeza de que não permitirá que nenhum passo em falso seja dado no caminho da jurisprudência, de nossa parte.

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
AAPPREVI

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Gostaríamos que o Dr. José Tadeu nos informasse os números de alguns desses processos para que nós possamos acompanhá-los. Nossos interesses são análogos, então nada mais justificável que a preocupação dos colegas em torno da distribuição do superavit. Pois, tudo aquilo que tem prazo de validade deve ser bem observado para se evitar um efeito colateral que pode ser devastador para um orçamento por deveras prejudicados, visto que não temos política de proteção ao benefício que se vem desvalorizando ao longo do tempo. Bem bem alertou um colega que a Previ divulgou um índice de reajuste do beneficio em determinado período que não chegou nem na metade do índice de reajuste do salário mínimo para o mesmo espaço de tempo.
Quanto a sua última mensagem Marcos, não se precipite quanto ao julgamento daqueles que expõe suas idéias neste blog, muitos de nós desconhecemos os caminhos judiciais e, além de tudo isso, você simplesmente esta se defendendo de uma acusação que não lhe foi feita, pois, em todas as mensagens encontramos a frase "consultado o Jurídico". Ninguém esta pedindo decisões precipitadas, mas estão todos preocupados com a prescrição, falta de informações e de confiança em certas associações de representação do funcinários como a Anabb, os sindicatos e algumas associações de funcionários que fazem coro com a Previ. Hoje somente contamos conosco mesmos e a AAPPREVI. Vamos em frente seguindo o melhor caminho, mas com firmeza, nos moldes dessa associação muito bem conduzida por você. Boa sorte, e conte com nosso apoio.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos,

Eu, particularmente, não gosto de televisão, mas em dia de jogo, sabe como é que é, parece que o controle está viciado e está sempre sintonizado na Globo, não é mesmo? Até o Galvão que ninguém aguenta mais, mas fazer o que?
Nesta sexta, 25.06.10, vamos fazer diferente, vamos assistir ao jogo em outra emissora.
Não apoio privilégios, muito menos da Rede Globo.

Abraços,

xxx



Resposta a uma Amiga:

Pela primeira vez discordo de você. Peço licença para fazê-lo por saber que nossa amizade nada sofrerá com isto.
Veja bem. Brigas dos outros não nos dizem respeito, ainda mais quando o resultado possa nos prejudicar.
Eu lhe pergunto: em que a Rede Globo será afetada se todos os brasileiros a tirarem da sintonia da TV no horário do jogo? Os créditos monopolizados já foram feitos e prejuízo monetário ela não terá. O resultado do pretenso boicote somente será conhecido depois do fato ocorrido e isto se algum "ibope" se der ao trabalho de publicar, o que acho improvável. Nenhum instituto de pesquisas estatísticas se arriscará a perder o Cliente Globo. Apenas os destemidos boicotadores saberão que agiram de acordo com o solicitado, mas sempre pairará a dúvida dentro de cada um: será que fui somente eu? E se depois do jogo ocorrido o resultado visto em outro canal não satisfizer? Que lucro resultará?
Desculpe-me, mas isto soa como a tentativa frustrada de prejudicar o BB tirando as aplicações de aposentados e pensionistas em determinado dia 20. Em ocorrendo, você acha que isto abalaria o potencial do Banco. Quem sairia lucrando?
Recebi no dia de hoje seis cópias de manifestos no sentido do boicote à Rede Globo. E note que são dois tipos diferentes, contando a mesma história em defesa do herói Dunga que, no meu entendimento, não passa de um mal educado e bem intencionado e jogador de desempenho apenas razoável no seu tempo.
Sem tirar sua indignação e sua acertada ação para agir sem subserviência, não vejo sentido nessa defesa desarrazoada.
Mais uma última pergunta; a quem isso interessa?
Por tudo isto, vou me refestelar na velha e surrada poltrona predileta e me deleitar com o berreiro do Galvão Bueno e os inócuos comentários do seu amigo Arnaldo César Coelho. Mas com a certeza de que estarei vendo o jogo pelo que há de mais moderno na tecnologia digital a serviço de uma transmissão esportiva, no que tange à imagem, som e recursos outros. Somem-se a isso as informações vindas do Casão, Caio, Júnior, Falcão e todos os outros chatos da TV Globo e terá valido o sacrifício de furar o boicote.
Faça sua escolha, mas depois não me pergunte como foi a transmissão do jogo pela Globo.
Vai que na Band o Brasil perde? E a superstição não conta?

Abraços,

Marcos Cordeiro.

Anônimo disse...

Em pauta a Rede Globo.

Os contratos de publicidade da Rede Globo são acertados com os patrocinadores mediante valores baseados nos índices de audiência. Se os índices não forem alcançados a Rede Globo certamente vai perder, pois, ela terá que resarcir o anunciante. Veja o caso de uma novela no horário nobre. Sãos os segundos mais caro do Brasil e do mundo. Se uma novela não atinge o índice projetado a novela termina mais cedo para que a emissora não tenha prejuízo. Se a audiência fica acima da expectativa a novela é esticada para que também estique a lucratividade. Então, cada horário tem sua audiência e o preço está baseado nessa audiência. Por isso que a Globo, hoje em dia, tem medo da concorrência, cada ponto perdido no "Ibope", acende a luz vermelha de alerta, pois, altera a rentabilidade da emissora.

Quanto a idéia de muitos em mudar de banco pode ser uma atitude precipitada. Primeiro deve ter em mãos os seguintes dados: o que não pagamos de tarifa junto ao Banco, como emissão de extratos, anuidade dom cartão de crédito, etc, o juro do cheque especial é a metade do cobrado do cliente. Verificando essas coisas e o Banco concorrente estiver oferecendo o mesmo ou alguma coisa melhor e a sua não alteração na forma apresentada ao longo do tempo, a mudança é imperativa. Caso contrário, ainda é melhor ficarmos no BB. Boa sorte e que cada um encontre o melhor caminho.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O preço da ansiedade

Antes de entrar para o Banco trabalhei em uma grande firma do ramo de peças e pneus que, a certa altura, pleiteou a representação Volkswagen para a Capital. No escritório me cabia cuidar da correspondência, entre outras tarefas. Na troca de cartas iniciada com a matriz da Volks em São Paulo, ficou acertada a compra de um prédio a ser adaptado seguindo a orientação vinda de lá. Durante meses o processo evoluiu. Adquirida uma espaçosa loja essa passou a ser modificada com todas as etapas documentadas fotograficamente e comunicadas criteriosamente. Semana após semana, mês após mês foram seguidas todas as orientações e a loja foi tomando jeito, como pedido. As exigências por modificações passaram a tratar de minúcias: aberturas de novos pontos de ventilação, uma porta suplementar, mudança do piso, etc. E a ansiedade foi tomando conta de todos que participavam do projeto, principalmente dos dois sócios da nossa empresa. E nada da Volks se definir pela autorização da abertura da nova loja.
Um belo dia, numa segunda-feira, o sócio majoritário entra esbaforido no escritório, charutão à boca, e me ordena: “Passe um telegrama para a Volks dizendo RESPONDA URGENTE SE CONCEDE REPRESENTAÇÃO VOLKSWAGEN PARA MINHA EMPRESA!“.
Dois dias depois chegou um telegrama com a lacônica resposta: “NÃO”.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O BB DE OUTRORA apresenta mais uma historinha...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Brasil doa US$ 172 milhões para a reconstrução do Haiti
Camila Viegas-Lee
De Nova York para a BBC Brasil – 31/03/10

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Recomendar ao brasileiro trocar a Globo pela Band é o mesmo que pedir para substituir o pão por biscoito água e sal.
É mais saudável, mas não satisfaz.

Anônimo disse...

O Haiti tem um dos governos mais corruptos do planeta. Se aqui é mais do que corrupto e o de lá também, imagine o que pode acontecer com esse volume de dinheiro em época de eleição aqui no Brasil. Reflita: onde vai parar a maior parte desse dinheiro, basta uma uma campamha...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Quanta ingenuidade!

Será que os telões espalhados pelo país exibiram imagens geradas pela Band?

Anônimo disse...

Frequentadores deste blog: cada um é livre para ver tv no seu canal predileto, mas não devenos esquecer que a tv globo foi inimiga nº 1 dos funcionãrios do BB, quando do "governo"
(desgoverno) do FHC. Nos chamavam de marajás e o Roberto Marinho, junto com o ex presidente FHC arquitetou o desmonte do bb, como se encontra hoje, lançando o PDV.
Depois vieram as demissões,
prejudicando milhares de colegas.
Na minha opinião, devemos sim, o maximo que pudermos boicotar tudo que vem da Globo.
Atualmente os meios de comunicação, estão, devido à concorrência, reduzindo seus preços e a tv por satélite oferecendo muitas opçôes de canais.
Semelhantemente ao que vem ocorrendo com a internet e celular.

Anônimo disse...

Caro Leonardo.

Hoje, com o "ponto eletrônico", vcs cumprem apenas os seus horários regulamentares. Nós, qdo na ativa, tínhamos jornada mínima de 12 horas diárias e em muitas oportunidades atravessávamos a noite trabalhando. Você tem idéia de como era fazer lançamentos numa NCR? Pode ter certeza: se o BB ainda existe é em consequência do trabalho dessa geração que agora tem que mendigar melhorias.
E o mais importante: para termos direito a uma retribuição financeira um pouco melhor do que para a maioria do povo brasileiro, contribuímos na mesma proporção para a previdência privada. Não é justo pagar mais para receber mais?

Anônimo disse...

Recebi um informe(e-mail) da Previ hoje, com o seguinte titulo: APOSENTADOS SÃO QUASE O DOBRO DOS ATIVOS. Destaca, ainda, a naturalidade dessa proporção, que deve aumentar, haja vista que o plano está em extinção e não aceita novas adesões.
De posse desses numeros fiz uma comparação com os numeros de dezembro de 2009:
aposentados + aposentados externos : 67.499
em maio de 2010: 67.623
ativos + ativos externos :34.747
em maio de 2010 34.191
De janeiro a maio de 2010 houve uma diminuição de 432 participantes.(média de 86 por mês)
Uma triste realidade. Já estão em "contagem regressiva".

Anônimo disse...

COLEGAS, quando estavamos na ativa a nossa maior pressão para as conquistas eram as greves nas entradas dos bancos e passeatas nas avenidas principais das cidades. Hoje aposentados deixamos de lado um dos nossos maiores trunfos que tinhamos. Creio que se um grande numero de aposentados se empenhassem em fazer piquetes na frente do predio da Previ, com faixas e cartazes chamando a atenção da imprensa, certamente teriamos alguns de nossos sonhos realizados. E certamente não demorariam a atender alguma de nossas reinvidicações. Porém uma grande maioria, que ganham um salário razoavel, jamais ira se comprometer com essa luta assim como foi a votação dos aposentados, nesta ultima eleição, enfim uma andorinha só não faz verão. E a cada dia o desespero está tomando a muitos de nós. Sem luta nada vamos conseguir. Vamos ser guerreiros e batalhar para vencer. Deus será por nós.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Será que leram este Post? Ele foi encaminhado ao comitê de campanha de José Serra no dia 21/06.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta segunda-feira (28) que as cidades de Alagoas e Pernambuco, devastadas pelas enchentes, serão reconstruídas fora das áreas de risco. O governo federal repassou aos estados R$ 275 milhões de ajuda na semana passada.
Além dos R$ 275 milhões para cada estado, Lula falou da concessão de R$ 1 bilhão para financiamento do comércio e da indústria local atingidos, da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores vítimas das enchentes e que o Ministério das Cidades vai usar o programa Minha Casa, Minha Vida para financiamento de novas residências. (Rede Brasil Atual).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem publicada mediante autorização do remetente, Colega João Rossi Neto.

Antes de mais nada, quero deixar patente que sou frontalmente contra a distribuição, ao patrocinador (BB), de parte dos superávits da Previ. Entretanto, considerando que somos o elo fraco da corrente, talvez para não perdermos tudo, uma solução negociada poderia consultar melhor o interesse dos associados. O ex-Presidente, Sr. Sérgio Rosa, disse reiteradas vezes que o BB não iria negociar, em hipótese alguma, a distribuição dos superávits para beneficiar exclusivamente os aposentados. Enfatizava na oportunidade a existência da Resolução 26, via da qual, introduziu-se que o banco teria direito a 50% dos superávits e que se houvesse entendimento entre as partes, ou seja, o banco levando a sua fatia, o processo da distribuição seria resolvido em prazo curto.

Isto posto, claro está que refutando-se uma negociação com o BB, restaria somente a via judicial para pacificar as divergências. Todos nós sabemos que essa Resolução 26 é esdrúxula, inconstitucional e desrespeita as diretrizes basilares contidas na Lei Complementar 109/01, especificamente ao que se contém no artigo 20, todavia, também sabemos que uma demanda judicial é bastante demorada, podendo levar mais de 10 anos para uma decisão definitiva sobre a matéria. Neste interregno, quantos associados já idosos vão partir para o descanso eterno sem desfrutar dos dividendos?

Dentro deste raciocínio, parece que o procedimento judicial não seria o melhor caminho a seguir, ainda mais que os resultados dos litígios são imprevisíveis.Se não houver essa distribuição, em vida, para melhor os benefícios dos associados, mais cedo ou mais tarde o Governo, entenda-se ai o BB, acabará ficando com o grosso dos recursos duramente amealhados, deixando os associados a ver navios.

Lamentavelmente, a realidade é dura e crua, mas temos que enfrentá-la com inteligência e usando das poucas alternativas que possuimos. Hoje, parece até proibido falar em distribuição de superávits com as associações que em tese defendem os nossos interesses. Ninguém quer por o guiso no gato, ou seja, enfrentar o BB para conseguir uma negociação unilateral. Acho que, salvo melhor juízo, é preferível entregar os aneis e ficar com os dedos. Assim sendo, infelizmente seríamos compelidos a oferecer alguma coisa ao BB, não os 50% preconizados na Resolução 26, mas algum percentual inferior para destravar as negociações e abrir possibilidades para uma melhoria substancial em nossos benefícios, visto que a tendência, em futuro próximo, são as coisas piorarem todas as vezes que pleitearmos a nossa participação nos frutos gerados pela Previ.

`E assim que vejo, com muita tristeza, uma solução amistosa para a questão.

João Rossi Neto - Matr. 4.986.560-9 - Goiânia(GO).

Paulo Beno disse...

A Isa Musa, da FAABB já agendou reunião com a "PREVIC", para julho/2010. Lendo a Lei 12.154, de 23/12/2009, que criou a "PREVIC", sabemos que compete à "PREVIC" (Art.2, VIII ):promover a MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO entre a nossa Previ e seus participantes(assistidos,patrocinadores, etc), bem como deve DIRIMIR LITIGIOS que lhe forem submetidos na forma da lei 9307, de 23/09/1996.

e no Art.56, determina que a PREVIC, A PARTIR DE 22 DE JUNHO DE 2010 (180 dias após publicação da lei 12.154) sucederá a União nas Ações Judiciais.
Assim a Advocacia Geral da União e o Ministerio da Previdencia já devem ter feito os levantamentos dos processos judiciais em curso, envolvendo matéria que já são de competência da PREVIC, desde a segunda-feira,dia 22/6/2010 !

Esperamos que a Isa Musa e nosso advogado alertem a PREVIC desta nova tarefa, por força de lei.
Estamos "em dia" com a PREVIC, pois o PB1 já quitou sua parcelinha de R$ 2,225 milhões.

QUEREMOS AÇÃO E JUSTIÇA...Apostamos tudo nesta nova fase: PREVIC x "Entidades que representam o Plano 1 da PREVI"

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

01/07/2010|00:00

Pai dos pobres

A “campanha” internacional de Lula doou mais US$150 mil às vítimas de vulcão e chuvas na Guatemala. Em maio, foram US$ 200 mil. (Blog do Cláudio Humberto).