quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ameaças da FAABB

Belo Horizonte, 13 de julho de 2011.



À AAPPREVI,



Sr. Presidente,



Considerando os termos graves e ofensivos à FAABB, contidas em sua mensagem postada no blog e aqui recebida por cópia, a FAABB encaminhará as acusações proferidas por vossa senhoria à alçada e deliberação do Conselho Deliberativo da FAABB na próxima reunião que já está marcada conforme consta do cronograma de atividades para dia 16/07, em Xerém, a saber: “Os membros do Conselho Deliberativo da FAABB estão convocados para Reunião Extraordinária do Conselho para eleição de seu novo Presidente e tratar de outros temas pertinentes a aquele Conselho. Essa Reunião Extraordinária será realizada em sala separada, privativa ao Conselho, no horário das 11:30 às 12:30 de sábado;”.



Há muito recebo de sua parte críticas, agressões e até reparos à minha aparência pessoal, como no texto que foi postado e seu blog em 18 de abril de 2011, quando diz maliciosamente: “Dona Isa Musa de Noronha, você transformou a FAABB em um quebra cabeças desgastado que você manipula como um brinquedinho predileto. Composto de 31 peças gastas de tanto manusear. Tão usadas que de tanto uso você monta de olhos fechados, pois conhece todos os encaixe”.



Mais adiante, persistindo nos comentários deselegantes:



“Sua figura professoral não lhe cai bem quando à frente de velhos fantoches. Dispa essa farda de executivo capenga e reaprenda a ser mulher - de vestido, brincos, pulseiras e cosméticos. Desça do palco onde se apresenta travestida de durona e aproveite o resto dos seus muitos anos com a dignidade de uma velha senhora. Bela, jovial e respeitável, ostentando seus lindos cabelos brancos com o orgulho e a pureza de uma virgem. Mas, principalmente, ressurja em outra casca para reaprender a ser leal e justa. Não a hipócrita que é hoje.”



Jamais dei valor a tais comentários, pois considero que simpatias ou antipatias pessoais não deveriam ser objeto de discussão entre dirigentes de entidades. No entanto, na última mensagem postada, o teor das acusações, agressões e inferências maliciosas atinge não a minha pessoa, mas a FAABB que eu, como Presidente, tenho o dever de representar e defender.



A AAPPREVI sequer existia em 2008 quando o Conselho de Gestão da Previdência Complementar editou a Resolução 26 de 29.09.2008 e a FAABB foi a primeira entidade a ingressar na Justiça, com Mandado de Segurança, contra o Conselho de Gestão. Nosso Processo é o 2008.34.00.031667-8 e foi protocolado no dia 02.10.2008. Seguiram a iniciativa da FAABB o Sindicato de Bancários de Brasília, a AAFBB e a ANAPAR. O Sindicato de Bancários de Brasília obteve Liminar e essa só foi cassada em início de 2010, quando passamos a buscar um instrumento que pudesse ser mais efetivo para derrubar Resolução 26. Iniciamos, então, as conversações com entidades legítimas a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, e mantivemos contato com o PSOL, com a OAB, com a CONTRAF CUT e com a CONTEC. Igualmente outras entidades estão se empenhando nesse mister, tendo a ANABB procurado também a CONTEC.



Por ocasião da Audiência Pública no Senado, ouvimos da Presidente da ANAPAR que sua entidade já estava preparando a Ação Direta de Inconstitucionalidade que teria a CONTRAF CUT como autora e a ANAPAR como “amicus curiae”. Desde então a FAABB tem trocado correspondência com a ANAPAR manifestando de ofício nosso interesse para participar da ação e colaborar no que estiver ao nosso alcance. Recebemos oficialmente da ANAPAR a resposta de que a CONTRAF CUT opta como estratégia ingressar com a Ação tendo apenas a ANAPAR como “amicus curiae” e, uma vez protocolada, todas as entidades interessadas poderiam peticionar para participar do feito, pois tal movimentação demonstraria ao STF o interesse e a indignação de várias Associações representativas.



De igual forma a AAFBB há muito pleiteava uma agenda com a Presidente Cláudia para colocar a Entidade à disposição da ANAPAR, pois também tem todo interesse em participar de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Resolução 26, na forma legalmente permitida. Diante do comunicado da Sra. Cláudia de que não poderia estar conosco na reunião da FAABB dia 16 de julho, em contato com a ANAPAR, a AAFBB tomou conhecimento de que a Sra. Cláudia no final de semana que entraria em férias estaria na capital mineira onde tem familiares e assim a convidou para um almoço com o objetivo de conhecê-la e colocar a AAFBB à disposição da ANAPAR. Para esse encontro, convidou a mim e o Representante local da AAFBB. No almoço, a Sra Cláudia enfatizou que a estratégia que a CONTRAF CUT prepara para a ADIN será exatamente o que ela já havia afirmado, no momento em que julgar oportuno a CONTRAF CUT entrará com a Ação tendo apenas ANAPAR como “amicus curiae” e então as demais entidades interessadas manifestarão seu apoio à causa.



De sorte a FAABB não tem nenhuma responsabilidade quanto a carta que a Presidente da ANAPAR enviou à AAPPREVI. Não temos nenhum conluio contrário à AAPPREVI e repudiamos veementemente a acusação de que estamos a serviço do Banco do Brasil e, como Presidente da FAABB, considero gravíssima a acusação de “promiscuidade” de que vossa senhoria nos ataca em seu texto: “promíscua tríade (FAABB/AAFBB/ANABB) sempre tentando protelar a tomada de decisões com relação a ADIN”. Pessoalmente repudio a acusação e enfatizo que não temos intenção nem motivos para protelar essa ADIN cuja iniciativa cabe a CONTRAF CUT que entrará se e quando julgar oportuno. Quando a tomada de decisão coube a FAABB agimos firmes e prontamente, protocolando o Mandado imediatamente no dia 2 de outubro 2008, após a edição da Resolução 26. Paralelamente, continuamos a manter entendimentos com outras entidades legítimas à propositura para convencê-las.




De minha parte considero o assunto encerrado e passo suas agressões improcedentes para exame do nosso Conselho Deliberativo para que as julgue dentro de nossas normas estatutárias.



Isa Musa de Noronha

Presidente

Com cópia para todas as Associações

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado senhor Marcos, estou pasmado ao ler o que a dona Isa tem feito.Eu que fui mediador e uma vez até pedi serenidade ao senhor em relação a ela.Mas vejo que ela não tem hombridade e se coloca como adversária dos participantes do plano 1.Quem sabe em troca de cargos e salários.Justamente quem deveria nos defender é aquele que nos ameaça.Mas não desista meu amigo!Quando o senhor começou esta caminhada entre ovos podres, eu sabia que teríamos vários "Judas" no caminho.E que a situação mitigante de muitos participantes se devia a estes pseudo-representantes, que estavam como raposas tomando conta do galinheiro.É no calor do guerra, no brandir das espadas que sabemos quem é a favor ou contra a nós.Tenha em mim um amigo e um apoiador de sua nobre causa.E quanto a Isa, ela não merece a enorme honra que ostenta.
Abçs,
Paulo Segundo Viçosa-MG

Anônimo disse...

Essa DONA ISA, que deveria ser MUDA, é uma PIADA DE MAL GOSTO!
RIDÍCULA sua cartinha dizendo-se ofendida. Vai te catar,sua mocréia!
Marcos, agora que a coisa vai ficar boa para o nosso lado, os legítimos interessados a preservar o patrimônio da Previ. Começa a cair a máscara destas "figuras comprometidas"( Anabb/AAfbb e FAABB) com o patrocinador e que tiram vantagens pessoais de suas decisões contra os funcis BB.
Abraços

Roberto- RJ

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro estão querendo desarticular a AAPPREVI, e temo que a Dona Isa não seja quem pensei que fosse.

Vão expulsá-lo, porque quem fala a verdade, na visão deles é inimigo da "panela" que os mantem no Poder.

Anônimo disse...

Que absurdo! Eu ainda, apezar dos pezares acreditava na dona Isa. Um tempo atrás, contei aqui todo o meu sofrimento. Além de ter perdido meu marido e um filho,perco também a esperança de ter dias melhores e condição de me tratar de um câncer. Sou pensionista dona Isa,e meu salário é de 2.000,000 mil reais brutos. Como dona Isa, continuar vivendo com esse salário? Um dos muitos remédio que preciso tomar custa uma caixa, com 2 comprimido,87 reais dona Isa e senhora Cláudia. PRECISO DE 7 CAIXAS POR SEMANA e não da para eu comprar. O câncer vai me levar,e isso eu sei. Mas gostaria de lhe pedir que ajudassem as outras tantas pensionistas como eu. Para mim, não haverá mais tempo Isa.
Mas as senhoras podem ajudar as outras colegas. E muito mais que isso, olhar para nós como mulheres.
Somos diferentes das senhoras APENAS NO CONTRACHEQUE.

Eu te dou o meu perdão.

Jacira Miller. Favela da Santa Cruz.

Isso mesmo, moro numa favela e é aqui que encontro ajuda para ir levando como deus quer.

Bernardo Mallmann disse...

A chapa está quente e vão querer te fritar. Saibas que tens o apoio de muitos, mas estejas prevenido.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
A carta dela tem a única pretensao de fazer com que você não vá á reuniao, no sábado. Eles não têm motivo para tomar nenhuma medida contra você.
Para seu conhecimento, registro,abaixo, comentario do Dr. Ophir Cavalcanti, da OAB sobre uma medida provisoria que,em um artigo, livrava a CEF de pagar honorarios de sucumbencia nas açoes do FGTS:"é absolutamente inconcebível que o governo federal, a partir de uma Medida Provisoria, invada a competencia do Congresso Nacional para legislar e avance em um dinheiro que não lhe pertence"...Ou seja, ele falou isso de uma Medida Provisoria, que dirá sobre uma simples resolução. Ele se manifestou apos vitoria que ele obteve junto ao STF, que declarou inconstitucional o artigo mencionado.