quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vitórias e Derrotas


Vitórias e Derrotas
Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Muito embora o assunto já se torne tedioso para alguns, ainda há necessidade de ser abordado porquanto traz benefícios para todos ao se jogar luz sobre determinados aspectos. Como sempre, ao cabo de eleições computam-se vitórias e derrotas. E para não ser diferente esta de que saímos ontem segue a regra, até porque não houve empate.Todavia, não nos cabe comentar sobre perdas, pois somente pensamos e trabalhamos por vitórias. Quando muito, vez por outra paramos para examinar o porquê de alguns tropeços. Coisas da Vida. De derrotas deixemos que falem os analistas de plantão sem coisa melhor para fazer.

Cuidemos dos ensinamentos tirados desta eleição para a PREVI, sempre com o olhar voltado para a escala otimista estampada no gráfico da apuração final. Ali estão as seis chapas concorrentes (talvez recorde) onde se colocaram disponíveis aos votos representantes de facções bastante conhecidas ao lado de outras nem tanto, com a inclusão de novatos na arte de pleitear cargos pelo voto – autênticos neófitos.

Sem ignorar o mérito da chapa vencedora, eleita por pequena maioria em relação à segunda colocada, e em que pese o desequilíbrio havido na abordagem dos eleitores pelos critérios de propaganda utilizados, há que se fazer registro de outros que também estão comemorando sucessos com o resultado, além dos eleitos.

Antes de qualquer coisa festeja-se o alijamento de contumazes concorrentes aos cargos escolhidos pelos aposentados e pensionistas envolvidos neste pleito, e em outros de menor monta. Esta vitória imediata – extramuros da Chapa 6 - foi alcançada como sinal de que estamos entrando num novo tempo livres de perniciosas interferências. Isto porque chegou a hora de uns tantos refletirem sobre seu “futuro político” por estarem classificados no jargão popular como “velhas raposas”, mais precisamente os medalhões intocáveis pela protetora redoma estatutária fabricada em torno dos seus nomes. Tanto é que no exato momento amargam a opção de reconhecerem seu declínio de poder e mando sobre as consciências dos seus tutelados sonolentos, que acordaram de todo – graças à internet.

Acostumados a flutuar no comando de Entidades relacionadas ao universo dos participantes e assistidos da PREVI, os banidos se veem agora na condição de rever sua postura se ainda aspirarem algum cargo futuramente. A verdade maior é que esses nomes foram repudiados pelos votos dos quase dez mil que escolheram a Chapa 5, Semente da União.

Os votos assim computados, somados à chapa vencedora com seus cerca de 25.000 acrescidos ao resultado da outra chapa onde os abomináveis não contam, mais os brancos e nulos, nos dão o impressionante índice de rejeição nunca visto em eleições da espécie. Em suma, os eternos participantes da dança das cadeiras estão fora do nosso caminho, assim espero.

Outro resultado positivo a festejar é o fato de que não mais nos assola o medo de ter no comando da PREVI lacaios do patrocinador travestidos de nossos benfeitores. Ao menos agora sabemos que lá se encontram eleitos alçados aos postos sem usar de subterfúgios e promessas demagógicas, pois são, declaradamente, simpatizantes da figura do patrocinador tanto quanto do partido político do governo e do próprio poder central.

Toda essa positividade resultante das urnas deve ser aproveitada pelos que exaustivamente contribuíram para o sucesso alcançado, com vistas ao pleito seguinte. Mas nunca pode ser explorada atingindo a boa fé das pessoas. É preciso ter cuidado porque a partir de agora se abre um largo caminho para aproveitadores fazerem uso indevido do que ocorre. Muita cautela nos aliciamentos com acenos indiscriminados para participações em grupos e campanhas onde haja exigência de contribuições em dinheiro. Tudo deve ser checado – nomes e propósitos. É bom não esquecer que tudo na internet é de graça. E antes de fazer doações devemos nos certificar para onde vai o nosso escasso dim dim e qual a garantia de que será empregado para o fim que se propaga. Não esquecer também que, de grão em grão a galinha enche o papo. E quando a galinha não nos pertence é para outro galinheiro que vai o milho doado.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 31 de maio de 2012. www.previplano1.com.br

20 comentários:

Anônimo disse...

Marcos

Alguns colegas estão dizendo em blogs que só com a união de forças vamos conseguir ganhar um dia da "equipe" que agora manda na PREVI inteira.
Seria isto verdade? Onde vamos buscar apôio? Existem outras correntes que pensam próximo de nós?
Também acho que isolados será difícil ganharmos um dia.

Anônimo disse...

Colegas
O maior fenômeno político hoje na Alemanha, o fenômeno político que já venceu no ano passado e neste ano a Primeira Ministra Merkel em TODAS as eleições regionais, é o PARTIDO PIRATA. Ele existe em vários países da Europa e também da América do Sul. Ele se originou nos países nórdicos: Noruega e Suécia. Esse Partido Pirata NÃO TEM PROGRAMA NEM LÍDERES. Não faz propaganda política paga em jornais e televisão. ELE EXISTE NA INTERNET. Ele se registrou na Alemanha para concorrer às eleições, somente para isso. As pessoas que se registram nas campanhas eleitorais como seus candidatos são escolhidas na INTERNET e SÓ EXISTEM COMO REPRESENTANTES DO PARTIDO E DO POVO POR EXIGÊNCIA LEGAL. O que, de fato, elas prometem é promover (votar) o que o povo lhes disser quando estiverem no poder! O que de fato eles defenderão nas assembleias legislativas? O que o POVO MANIFESTAR QUERER NA INTERNET. Essse é o programa do Partido Pirata! Por que isso não pode existir nas nossas associações de funcionários do Banco? A PREVI TEM DINHEIRO DO BANCO DO BRASIL, TEM DINHEIRO DO GOVERNO, TEM DINHEIRO DA NOSSA SOCIEDADE DE FUNCIONÁRIOS, POR ISSO ELA PRECISA, na minha modesta opinião, SER EFETIVAMENTE UMA EFPC. MAS ELA TERÁ DE SER ADMINISTRADA COMO UMA EFPC. E POR QUE ELA NÃO PODE SER ADMNISTRADA DE FORMA TRANSPARENTE COMO UMA EFPC, DE FORMA DEMOCRÁTICA, DE FORMA QUE TODOS SE SINTAM RESPONSÁVEIS PELA SUA GESTÃO, GESTÃO ESSA QUE DECIDE O DESTINO DE CADA UM DE NÓS? POR QUE ALGUNS SE TORNAM PRIVILEGIADAMENTE PAGOS PELA PREVI, SIMPLESMENTE PORQUE FORAM INDICADOS OU ELEITOS DA NOITE PARA O DIA ADMINISTRADORES DA PREVI, enquanto a AMPLA MAIORIA AMARGA INSUFICIENTE APOSENTADORIA OU PENSÃO? Da noite para o dia PASSARAM DE INSIGNIFICANTES PARCEIROS A ILUMINADOS GESTORES? A maior parte do patrimônio de uma EFPC não é o montante das contribuições. O patrimônio de uma EFPC é 60% renda de aplicações. Gostaria até de saber quanto das RESERVAS DO PLANO DE BENEFÍCIOS 1 é contribuição e quanto é renda. Desconfio que, nos dias de hoje, é 100% renda de aplicações. Nada mais resta das contribuições. Mas ainda assim promove-se NOS ANOS DE BOOM ECONÔMICO REVERSÃO DE VALORES!... Nome bonito para distribuição de RESERVAS PREVIDENCIÁRIAS!... Para mim, a SEMENTE DA UNIÃO FOI ISSO. E DEVE SER UM MOVIMENTO QUE NÃO PODE ACABAR. NEM ACABARÁ, na minha opinião, PORQUE ESSA SERÁ A FORMA POLÍTICA DA ERA DO CONHECIMENTO, que já se iniciou e se acha em marcha irreversível. A política de conchavos e de acordos por interesses privados marcha para a extinção. O próprio jornalismo escrito está sendo substituído pelo digital.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

VOLTAMOS A ERA PARECIDA COM A FHC. OS INIMIGOS FICARAM CLAROS COMO A LUZ DO SOL. FORA O PESSOAL DA ATIVA QUE CONTINUA SENDO ENGANADO PELOS SINICATOS PTRALHAS, NÃO EXISTE MOTIVOS PARA APOSENTADOS CAÍREM NOS ENGANOS DOS ELEITOS.

AGORA ATENÇÃO: AFAS, FAABB, TIME DA ANABB PERDERAM MUITO E AGORA PRECISARÃO IVENTAR OUTRAS FORMAS DE EXTORQUIR DINHEIRO PROMETENDO OPOSIÇÃO (FEITO PT NA ÉPOCA FHC).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Diretores e conselheiros eleitos na Cassi e Previ tomam posse nesta sexta

Acontecem nesta sexta-feira, dia 1º de junho, as solenidades de posse dos novos diretores e conselheiros da Cassi e da Previ, eleitos pelos funcionários do Banco do Brasil. Pela manhã, às 10h, assume no auditório do Sede 3 do BB, em Brasília, a nova diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi, Miriam Fochi, e demais integrantes da chapa vencedora. À tardinha, às 17h, será empossado o novo diretor de Seguridade da Previ, Marcel Barros (foto), e demais participantes da chapa vitoriosa, no auditório da AABB, no Rio de Janeiro.

Miriam e Marcel têm história de luta no movimento sindical. Ambos participaram da gestão anterior da Contraf-CUT (2009-2012). Ela foi secretária de Assuntos Jurídicos e ele, secretário-geral. Miriam também foi diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília. Marcel foi presidente do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista, diretor da Fetec-SP e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Além de amplo apoio do movimento sindical, os eleitos contaram com o apoio de diversas associações de funcionários e aposentados do BB.

"A posse conclui um intenso processo democrático, onde os funcionários e aposentados do BB acreditaram nas propostas que têm a cara e a marca da participação dos bancários para proteger as suas conquistas e avançar rumo a novos benefícios para a melhoria da sua qualidade de vida", destaca William Mendes, secretário de formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

CASSI

As eleições da Cassi ocorreram entre os dias 2 e 13 de abril. A Chapa 1 - Cuidando da Cassi, apoiada pela Contraf-CUT e pela maioria das entidades sindicais, obteve 35,1% dos votos válidos, contra 25,2% da Chapa 5 - Uma nova Cassi e 22,9% da Chapa 3 - Responsabilidade e Experiência.

Veja quem toma posse:
Diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes
Mirian Fochi
Conselho Deliberativo
Titulares
Antonio Cladir Tremarin
José Adriano Soares
Suplentes
Milton dos Santos (Miltinho)
Mário Fernando Engelke
Conselho Fiscal
Titulares
Carmelina P. dos Santos (Carminha)
João Antônio Maia Filho
Suplentes
Cláudio Gerstner
José Eduardo Marinho

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final

PREVI

A Chapa 6 - Unidade na Previ, também apoiada pela Contraf-CUT e maioria das entidades sindicais, venceu a eleição para a renovação de parte da direção do fundo de pensão com 24.935 votos válidos. A votação foi realizada entre os dias 18 e 29 de maio, numa disputa acirrada, com outras cinco chapas inscritas.

Confira quem toma posse:

Diretoria de Seguridade
Marcel Barros
Conselho Deliberativo
Titulares
Rafael Zanon
Haroldo do Rosário Vieira
Suplentes
José Ulisses de Oliveira
José Souza de Jesus
Conselho Fiscal
Titular
Odali Dias Cardoso
Suplente
Diusa Alves de Almeida
Conselho Consultivo - Plano de Benefícios 1
Titular
Waldenor Moreira Borges
Suplente
Luiz Alarcão
Conselho Consultivo - Previ Futuro
Titular
Deborah Negrão de Campos
Suplente
Vênica Ângelos de Melo

Fonte: Contraf-CUT

Anônimo disse...

É RAPOSA DEMAIS CUIDANDO DO GALINHEIRO DA PREVI. TADINHO DE NÓIS.

Anônimo disse...

Odali Cardoso?
MEU DEUS, protegei-nos!

Anônimo disse...

A analise esta equivocada. Assumem Cassi e Previ velhas raposas do movimento sindical cutista e que sao aliados fieis do Governo petista. Fizeram barba, cabelo e bigode. Antes tivesse vencido a chapa 2 ou a 1 pelo menos seriam vozes contrarias ao governo.

Anônimo disse...

A POSSE É IGUAL CONTAGEM DE PRESOS. SÓ TEM GENTE BOA!

Anônimo disse...

A análise está equivocada. A chapa 6 tem velhos aposentados dirigentes de associações. O Waldenor, Presidente da AFABB SP, o Alarcão da AFABB PR e o Odali Presidente da AABB Lagoa. Todos ligados ao Governo, todos ligados à CUT. São raposas espertas que se juntaram ao Movimento sindical cutista para dominar a Previ a serviço do Governo. Antes tivesse vencido a chapa 1 ou 2, pelo menos seriam oposição. Com a CUT mandando na Cassi e na Previ é o Governo mandando. Esperem e verão o ferro que nos espera.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
Nas eleiçoes anteriores não me dei o trabalho de votar; estava sonolento e indiferente como a maioria dos que não votaram desta vez.Mas a partir de nov/2010 tomei conhecimento do blog da AAPPREVI e, desta vez, não so votei como angariei votos para a chapa 5 (contatei inumeros colegas,num trabalho de corpo a corpo.É que ao tomar conhecimento do que acontecia com o nosso Plano e da passividade e subserviência daqueles que diziam nos representar,mudei radicalmente o meu comportamento, partindo do comodismo para a luta aberta. Tudo isso após o advento da AAPPREVI. Essa associação veio para ficar, de maneira irreversível.Resta-nos,agora e daqui pra frente, discutirmos maneiras de usarmos inteligentemente a ferramenta da comunicação, via internet, para angariarmos mais simpatizantes para as trincheiras da AAPREVI. A nossa luta só está começando.

Anônimo disse...

MANTER O QUE TEMOS, AVANÇANDO PARA NOVAS CONQUISTAS: Meu complemento da PREVI é de pouco(pouco mesmo) mais de R$ 4.000,00, portanto abaixo da média de benefícios sempre divulgado pela entidade. Soma-se minha aposentadoria do INSS, de R$ 2.667 (inexplicavelmente abaixo do teto, embora sempre tenha contribuido acima do valor necessário), e descontados os ES, Cooperforte, etc., tenho meu minguado "liquido".
É pouco mesmo, mas trabalhei por êle durante 26 anos, desde menor-estagiário até me aposentar por cardiopatia grave (invalidez) em 1999. E eu PRECISO CONTINUAR RECEBENDO, para sobreviver.
Portanto, eu preciso que o tão falado patrimônio da PREVI seja mantido, e não vá pelo ralo através de trens-bala, usinas (Belo Monte), hotéis falidos, doações ao BB e outros micos que o Governo (de qualquer partido) queira nos empurrar goela abaixo.
Sinceramente animado com a votação que a Chapa 5 recebeu, espero que tenhamos força e perseverança para, nestes próximos 4 anos, VIGIAR (E DENUNCIAR, se for o caso), TODA E QUALQUER MANOBRA que for engendrada com o intuito de prejudicar a PREVI.
E, desde já, gostaria de propor aos colegas que nos preparemos ainda mais para as próximas eleições. Até lá, muitos dos 30.000 ativos do Plano 1 já terão se aposentado, e a balança, nas eleições, penderá cada vez mais para o pessoal do Plano Futuro, que nada tem a ver com o Plano 1. Isto se não reagirmos.
Embora pouco entendendo de associações e etc., minha proposta é de que criemos mini-associações (obviamente sem fins lucrativos, portanto, sem contribuições), que receberão as informações da AAPREVI e outras entidades honestas, e as repassarão para os colegas aposentados.
Exemplifico: aqui na região de Assis(SP), considerando as cidades da micro-região, creio que tenhamos entre 100 e 200 aposentados e pensionistas. Conversei com vários e percebi - principalmente entre o pessoal mais velho (pré-67), que tem uma complementação/PREVI entre R$ 10.000 e R$ 20.000 - que êles não têm o menor conhecimento sobre o que ocorreu, superavit, Renda Certa, etc. Apenas vão ao BB e sacam seu dinheiro. Não enxergam riscos, e um dêles me falou que tá tudo bem, e que o que tem é suficiente para "o resto de vida" dele e da esposa, filhos criados, etc. Mesmo sabendo que poderia votar por telefone, não se animou..rs.. a votar porque "as chapas são todas iguais", e por aí afora.
É este pessoal que precisamos fazer acordar. Informando, insistindo, e talvez até indo ao seu domicilio e acessando o site da PREVI para o voto (claro, além da conscientização). Uma mini-associação local, com um pouco de boa vontade, poderia facilmente cumprir tais tarefas.
Posso estar sonhando, mas me disponho a brigar por uma PREVI dos aposentados, e creio que, em cada cidade ou micro-região do Brasil onde haja aposentados do BB,
certamente haverá algum colega com a mesma disposição.
Acho que só depende de nós. Afinal, sem dinheiro algum, sem apoio de ninguém e apenas usando blogs da Internet já conquistamos um número razoável de votos. Imaginem se cada um de nós, através de mini-associações, tivesse convencido 5 aposentados a votar....?
Não sei bem por onde começar, mas aceito sugestões.
Nascimento.

Anônimo disse...

Se não separarmos nosso PREVI 1 do PREVI FUTURO, em pouco tempo, em pouco tempo mesmo, o BB e o Governo vão nos tomar tudo. Pelo amor de Deus pessoal fiquem alerta. O PREVI FUTURO NADA TEM A VER COM NOSSO PLANO. Portanto, deixar que o pessoal do PREVI FUTURO (ATRAVÉS DE ELEIÇÕES COMO ESTA QUE ACONTECEU) DECIDA SOBRE NOSSO FUTURO É DE UMA IRRESPONSABILIDADE IMENSA. ESTAMOS DEIXANDO O LOBO TOMAR CONTA DO GALINHEIRO.

Anônimo disse...

Oba 4% de aumento no beneficio previ, quer dizer pouco menos de R$ 30,00 de aumento.
Alguem poderia me ajudar onde devo investir, já que a poupança está rendendo menos.

Anônimo disse...

Com esse aumentão colega dás 19:29 nós compraremos milho para a pipoca.

Anônimo disse...

Vamose realistas, nestes ultimos anos com estes reajustes vergonhosos, francamente nao vai demorar muito para a maioria pedir falencia pessoal, quisera estar exagerando nas minhas palavras.
Agora com esta nova gestao, vai mudar o que? NADA, ate espero que nao piore mais ainda TUDO.
Acho que sai a "novela mexicana" e entra a "espanhola".
Reajuste zero, Es zero, melhorias zero + zero...
Minha esperança é quem sabe o fim do mundo agora em dezembro.

Viana

Anônimo disse...

Como sócios em 50% vamos propor para a Previ deixar de administrar o plano previ futuro. Esse plano passaria a ser administrado pela Brasilprev, já que o ex presidente da Previ vai para lá com ampla experiência.Segundo: vai ser dificil achar com quem se aliar. Tem um formador de opinião(não para mim) no pedaço dizendo que só perdemos a eleição porque ele não foi convidado a disputar nenhum cargo e, se estivesse na disputa como sabe onde colocar o dedo na ferida, COM CERTEZA ele seria eleito.Tão vendo,gente? E disse que apoiou a chapa 5.Vamos continuar crescendo como, na boa intençao, estamos crescendo.Sem as fraquezas da ganancia, da vaidade, da desonestidade e do servilismo.

Anônimo disse...

Sou da ativa, com 32 anos de Banco, e dentro de 2 a 3 anos pretendo aposentar-me. O que vejo no pessoal da ativa do Banco é exatamente o imediatismo, as vantagens para agora, que, supostamente, os governos petistas(e da Contrafcut0 deram.Mas, mesmo no pessoal da ativa, houve muitos, inclusive da Previ Futuro, que não votaram na chapa 6. Muitos esclarecimentos foram dados, e não só pela chapa 1. Mas, realmente, com 6 chapas, era quase impossível derrotar o sindicalismo. Só quem está na ativa sabe a força dos sindicatos, principalmente nas agências(embora eu não trabalhe em agência).
Todos estamos preocupados com "a mão grande do governo" na Previ.
Mas, alguns da Cut também estão. A vida deles no governo não é eterna...alguns tem interesse na sobrevivencia da Previ.
Vamos aguardar.

WILSON LUIZ disse...

Venceu a chapa 6, totalmente dominada pelos sindicalistas. A culpa é nossa, dos aposentados, cujo comparecimento à votação foi de 30%. Reconhecemos nossa omissão e comodismo, mas vamos combinar, os funcionários da ativa que votaram nesta chapa são muito burros. Segundo o diretor eleito, Marcel Barros, ele e sua Contraf/CUT estão lutando pelos interesses dos funcionários desde que, em 1808, D.João VI fundou o Banco do Brasil. A pergunta que não quer calar é porque eles nada fizeram para evitar que seus salários ficassem tão achatados, principalmente a partir de 1997. Acho que foi porque o diretor eleito Marcel dedicou todo seu esforço para resolver a situação de um único funcionário, ele mesmo.Quando olharem a merreca creditada dia 20 em seu contra-cheque, imaginem o sr. Marcel olhando o(s) dele, onde estarão creditados os 42 mil que recebe como Diretor, mais uns 50 mil como presidente do conselho de administração da Vale e outros penduricalhos. Muitos da ativa escrevem por aí que se consideram vencedores; parabéns, e como escreveu o genial Machado de Assis, “ao vencedor, as batatas”.

Anônimo disse...

Não sejam injustos, companheiros. O Marcel como Cutista e Sindicalista tem colaborado e muito com o pessoal do banco: "aceitou caladinho que o bb EXTINGUISSE A SUBSTITUIÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS".
Então o sindicato dele é ou não é um aguerrido e notório defensor dos Funcionários do bb????