segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ovo goro - Voto SIM



Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Se a galinha cumpre o seu papel no choco e seus ovos goram, a culpa pode ser da incompetência do galo. De igual modo, se uma empresa bem fundamentada não dá bons resultados, a culpa pode ser dos seus administradores, e não da sua estrutura.

Sou tido como renitente pregoeiro do NÃO em votações envolvendo a CASSI e a PREVI, muito embora todos saibam que o meu voto isolado não tem poder para modificar coisa alguma, seja para o bem coletivo ou para o meu próprio.

Foi assim na escandalosa distribuição do famigerado Renda Certa, onde me posicionei contra. Ocorreu na funesta reunião da FAABB em Brasília, onde lhe deram plenos poderes para doar ao Banco 50% dos resultados da PREVI no acordo fajuto de 24/11/10 - e eu fui o único presidente de associação a votar NÃO. Repeti o voto negativo na instituição do BET na forma em que está: TEMPORÁRIO. Fui contra dar-se crédito às propostas mirabolantes para melhorias no ES. Fui (e sou) contra a antecipação do pagamento dos benefícios pelos prejuízos latentes.

Mas dou o voto SIM na avaliação das contas da CASSI posta em votação. Isto porque o resultado pífio não é culpa da sua estrutura, que em outras administrações deu bons frutos. Basta notar que seu Estatuto é o mesmo há anos, assim como os normativos que dão sustentação ao funcionamento e aos benefícios distribuídos. Se os números resultantes minguaram temos que procurar os culpados – e puni-los, não às cifras em si.

Não será condenando as contas apresentadas pelos seus técnicos, e avaliadas por quem de direito, que estaremos contribuindo com melhorias nos benefícios e no atendimento que nos é prestado. Condenar o Relatório somente aumentará os riscos de novos percalços, pois acarretarão despesas evitáveis para maquiar fundamentos, emitir comunicados e proceder a outra votação. Além de travar a continuidade dos atos dos Gestores que, forçosamente, desviarão o foco das suas atividades para dar nova formatação na colocação dos números apresentados e, mesmo assim, lamentavelmente sem o poder de modifica-los. Contabilidade não permite mágicas. Por isso não adianta querer transformações nos resultados – é matemático.

Retaliar como chantagem é burrice. Assim, deixemos a atual administração continuar seu trabalho, rezando para que retomem o rumo dos acertos. E cuidemos substitui-los a contento quando for chegada a hora. De modo a frear a continuidade da troca de mando, não permitindo que sejam sempre os mesmos a exercitar a incompetência nata – e não reconhecida.

Voto SIM no Relatório de 2012 da CASSI.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 05 de maio de 2013. www.previplano1.com.br

Um comentário:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leia no Blog do Ed:

254. Comparação dos Demonstrativos PREVI/PETROS

Por Edgardo Rego

http://blogdoedear.blogspot.com.br/