terça-feira, 30 de julho de 2013

Proposta obscura


Marcos Cordeiro de Andrade

Caros Colegas,

Corre pela Internet estranha e inoportuna proposta direcionada aos Grupos de Relacionamentos e às Associações de Aposentados e Pensionistas. Estranha porque parte de quem não tem isenção para abordar o assunto do modo como fazem. Inoportuna porque vem em momento propício para dar espaço aos aproveitadores que buscam votos da nossa esquecida Classe. O que, aliás, não é de admirar, pois somente nessas ocasiões lembram-se da nossa existência e, também, porque acham que nossa serventia é para isto: mantê-los no poder cercados das mordomias que cadeiras cativas lhes proporcionam há décadas.
Essas observações veem a propósito do conteúdo de mensagem que recebi por cópia, assinada por quem tenta posar de bom moço. Só lamento que minha manifestação em resposta não tenha sido publicada (no mesmo lugar do recado dado), uma vez que fui um dos destinatários da mensagem, mas, mesmo assim, ao final deste texto eu a publico, como mandei.
Agora vejam isto.
Ato falho? Confissão de culpa? Ou, simplesmente, campanha eleitoral onde vale tudo – até cuspir no prato em que se come?
From: Aldo Alfano
Sent: Monday, July 29, 2013 2:20 PM
To: dfsacc@gmail.com
Cc: Marcos Cordeiro (e outros)
Subject: Re: REUNIÕES NAS ASSOCIAÇÕES

Prezada Daisy,
Sem menosprezar a proposta do Augusto Granja, mas assinando embaixo da mensagem da Isa, quero fazer a seguinte sugestao:

que os colegas abnegados, como voce e o Granja, construam uma agenda de reunioes, encontros, almocos, cafes da manha, etc, independetemente das Associacoes, e, assim, passem a despertar pelo menos a curiosidade daqueles que hoje encontram-se alienados.
Esse movimento sera capaz de rapidamente arejar as Associacoes, elegendo gente comprometida com os nossos anseios.
Nao se iluda, Daisy, ha premente necessidade de se separar o joio do trigo, eis que em muitas (todas?...) Entidades ha pessoas que as servem, mas ha tambem pessoas que delas se servem para satisfazer seus objetivos pessoais e, portanto, desprezando a coletividade, que eh a finalidade das Associacoes.
As Associacoes so existem para defender o coletivo, pois individualmente cada um de nos pode defender-se.
E se elas nao praticam o coletivismo, melhor que nao existam, ou, entao, que sejam reformuladas para defenestrar os que delas se aproveitam em beneficio proprio.

Obs. do Blog.
Eventuais erros gramaticais devem ser creditados ao autor da mensagem, pois não podemos interferir nos textos copiados.
======================
MINHA RESPOSTA
------Mensagem original-------

De: Marcos Cordeiro
Data: 29/7/2013 17:37:40
Para: dfsacc@gmail.com
Assunto: Re: REUNIÕES NAS ASSOCIAÇÕES
Prezada Daisy,

Não costumo me intrometer onde não sou chamado. Por isso somente me manifesto porque recebi cópia de mensagem distribuída sobre este inoportuno assunto.
Estamos em época de eleições para a AAFBB e no próximo ano será a vez da PREVI/CASSI estarem no foco. Assim, acho estranho esse movimento que se desenvolve AGORA com o apoio de pessoas interessadas nessas campanhas - seja com uso do seu nome ou de parentes próximos.
Reuniões que ocorram neste momento somente servirão aos interesses dos papagaios de pirata, na busca de votos com propostas demagógicas.
Ademais, acaso quem está há anos se servindo da AAFBB com o apoio da ANABB pode, agora, propor que elas “sejam reformuladas para defenestrar os que delas se aproveitam em beneficio próprio”? Quem são eles?
Melhor será “mudar o rumo dessa prosa” e instruir os aposentados e pensionistas a exigir das suas Associações prestação de serviços gratuitos para todos. De se notar que ostentam em seus Sites muitas ofertas como, por exemplo, Assessoria Jurídica. Também precisam mostrar como é usado o dinheiro que pagamos a título de mensalidades.
Então, pergunto, por que elas não disponibilizam um endereço de e-mail para esclarecer dúvidas e aclarar impropriedades? Os porões do BB, da CASSI e da PREVI ocultam muito do que todos querem saber. Também elas, as “grandes” Entidades, nos devem muitas explicações que, com este modelo proposto, teriam oportunidade de tudo esclarecer publicamente.
A propósito, presume-se que as associações mantenham em seu corpo diretivo pessoas capacitadas para distribuir conhecimentos em cima de fatos históricos. Nesse sentido, as perguntas e respostas seriam divulgadas nas Redes para conhecimento universalizado – preservando-se os endereços para evitar perturbações eleitoreiras.
Vale lembrar que a AAPPREVI, pioneiramente, mantém o e-mail pergunte@aapprevi.com.br  que cumpre essa finalidade.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
www.previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 30 de julho de 2013.

Um comentário:

Blog do Ed disse...

Marcos,meu amigo
Acho que os tempos modernos exigem que se mude o estilo atual de governança de todas as nossas associações. Penso que se fazem necessárias a gestão altamente democrática e absoluta transparência, entre outras coisas.
Edgardo Amorim Rego