sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Pensionista

Caros Colegas.

O natural sentimento de proteção à família nos leva a causar-lhe um irreparável dano após nossa morte. Presos a certos conceitos machistas, ilusoriamente acobertados sob o mito protecionista, muitos de nós mantemos nossas companheiras atreladas ao fogão e à máquina de lavar com os filhos à sua volta - também sob o pretexto de que lugar de mulher é cuidando da casa e dos filhos, enquanto que nós temos que ir à luta encarar o batente para lhes proporcionar conforto e segurança.

Muito embora as cerquemos de carinho e mimos quando presentes, é na ausência que vamos minando o terreno fértil da capacidade feminina para enfrentar adversidades. Nós as impedimos de exercer o aprendizado da autoproteção para desafiar os perigos do estado da viuvez indesejada.

Em casos assim, quando um de nós falece deixa uma viúva despreparada para vencer o mundo que existe fora do lar. Um mundo desconhecido e hostil, que ela imaginava pronto para recebê-la com sorrisos em reconhecimento ao respeitado esposo que o habitava com altivez, enquanto aposentado do Banco do Brasil.

Já na condição de “pensionista” ela recebe o impacto da nova vida; o salário do falecido, que antes dava para tudo, é reduzido a 70/80% do valor, e para manobrar o orçamento não conhece o jogo de cintura que permite pagar as contas determinando prioridades - com as relações de todo dia 20 – fazendo a separação de contas a pagar e contas a pagar mesmo!

Com o dinheiro curto recorre ao gerente da agência, “amigo” do ex-titular da conta. Lá é recebida como ave de mau agouro, ninguém dela se aproxima. O próprio gerente a recebe com indiferença empurrando-a em direção ao “setor competente” onde, também, se sente repudiada, mesmo como cliente. Lembrando que tinha orgulho do marido nas poucas vezes em que o acompanhava, pelo tratamento “vip” que lhe era dispensado, fica sem entender o motivo da mudança de comportamento. Esquecem esses gerentes que têm em casa uma pensionista em potencial, que talvez um dia se coloque nessa posição.

Pela expectativa média de vida, a mulher brasileira é mais longeva que o homem. Normalmente ele se vai antes. Mas nós não nos damos conta do que isto representa e depois do acontecido já é tarde para qualquer conserto, que não nos cabe fazer, logicamente.

Em que pese tudo isto a viúva sai da agência com o problema “resolvido”. É-lhe destinada uma “excelente” linha de crédito previamente autorizada: CDC, cheque especial, cartão de crédito, adiantamentos, etc. Tudo muito simples, para sacar quando precisar. Mas o “ex” não a instruiu em vida acerca dessa armadilha. E ela passa a precisar todo mês para complementar o minguado líquido do contracheque. E assim vai se endividando paulatinamente até que se insere no submundo dos inadimplentes. E conhece o inferno dos endividados. O Banco é cruel e não dá bolas para suas súplicas, comendo sua pensão tão logo entra na conta. Os antigos amigos se afastam e suas esposas a ignoram, pois esposa é uma coisa e viúva é outra “coisa”, no exato sentido da palavra, para muitos.

Caros colegas pensem no assunto. Ainda é tempo de preparar o futuro de nossas “pensionistas” com orientação segura. Façam isto e contem com o auxílio da AAPPREVI. Há por aí cartilhas ensinando como cuidar das coisas boas que o morto deixou: seguros, aplicações, bens, etc. Mas nenhuma ensina a ser pensionista perante o Banco, nem como lidar com a Previ e a Cassi nessa condição. Nenhuma cartilha é tão importante que dispense a orientação do principal personagem, enquanto vivo.

Por sorte, ao formarmos nossa associação tivemos a felicidade de eleger uma pensionista para cuidar de suas colegas – atuais e futuras. A área sob o comando da dirigente estará apta a ajudar esse segmento de nossos associados, ouvindo seus reclamos e orientando sobre um universo a que todos fazemos vista grossa, como se fôssemos eternos. O sigilo no atendimento será absoluto e a ajuda palpável, dentro do possível.

Creio que “nunca na história deste país” uma PENSIONISTA ocupou um cargo na direção de associação de aposentados e pensionistas do BB. Mas agora o clube do bolinha teve a porta escancarada – “meninas” também entram.

Conte conosco. Associe-se: www.aapprevi.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 12/10/2010.

56 comentários:

Sérgio Figueiredo disse...

Confesso nunca ter lido texto tão sensato. Quase sempre olhamos os nossos problemas e esquecemos que existem outras pessoas com problemas iguais e até maiores do que os nossos. Na verdade, somos um pouco egoístas!!! Já me orgulhava de fazer parte da AAPPREVI pelos muitos motivos que conhecemos. Agora, sinto-me muito mais honrado, pois estamos pensando, realmente, em todos os participantes do Plano 1, sem exceção! Um grande abraço a todos...

Anônimo disse...

Nossa!Mais uma vez estou aos prantos.Nao sou pensionista mas sou aposentada(o marido foi embora deixando tres filhos bem pequenos)e apesar de sempre trabalhar fora de casa desde solteira me vi diante de situaçoes nada agradaveis tambem quando me vi viuva de marido vivo.Mas me orgulho muito pois hoje meus filhos ja criados,uma netinha e
outro a caminho ,sou imensamente feliz.Mas imagino a colega que nunca trabalhou,nao soube o que e pagar contas pois tinha seu marido
e de repente se ve na situaçao que o Marcos tao bem descreveu e ainda com 60% do salario.E o prato feito para o banco.Fica ai um alerta para os colegas que podem virar pensionistas,sejam homens ou mulheres.
Publique por favor.

Anônimo disse...

anônimo disse:
Caro Marcos , você foi fantástico em seu artigo " A Penionista". Parabenizo-lhe pela sua sensibilidade,seriedade e objetividade com que lida com os mais diversos assuntos que nos diz respeito.
Foi "show de bola" sua lembrança oportuna e merecida com nossas estimadas e bravas colegas pensionistas.
Cada vez mais admiro-o pelas suas atitudes corajosas.
Continuo divulgando e convidando aos colegas do meu relacionamento para se filiarem à AAPPREVI pois tenho certeza que será nossa redenção.
OBRIGADO à você e à sua familia !
Grande abraço
Heráclito

rosalina de souza disse...

Colega Marcos Cordeiro,ao abrir o email e verificar tamanha homenagem há todas as pensionistas da previ,sentimos alegria, satisfação em acreditar nesta associação que nasce.
Todas as suas palavras é a mais absoluta realidade vivida por muitas de nós que aprendemos sim a cuidar do lar, dos filhos, do esposo, mas nunca de fato aprendemos a lidar com situações financeiras, os empréstimos tornaram rotina nas nossas vidas.
Nossos dirigentes, em especial o da pasta da Seguridade,Senhor JOSÉ RICARDO SASSERON,se mostra insensível a diminuição do líquido dos proventos, e por conseqüência o aumento da renda destinada ao pagamento de empréstimos.
Conclamo todos os Dirigentes em especial a Diretoria da AAPPREVI, pelos meios legais REQUERER JUNTO A DIRETORIA EXECUTIVA E O CONSELHO DELIBERATIVO,NÃO SÓ MELHORIAS NOS PRODUTOS OFERECIDOS AOS PARTICIPANTES DO PLANO 1,MAS TAMBÉM UM AMPLO REESCALONAMENTO COM PRAZOS DIFERENCIADOS AOS PARTICIPANTES DO PLANO 1.
A Previ tem condições de realizar melhorias em seus produtos, e só com a cobrança efetiva das nossas associações podemos ter dias melhores.
Parabéns Colega Marcos, pela coragem demonstrada a essa classe de colegas sofridas,pessoas integras que estão passando necessidades pelo ROUBO PRATICADO PELO ESTATUDO DA PREVI COM A CONIVENCIA DOS COLEGAS APOSENTADOS,POIS 40% DE DESCONTO É MUITA COISA EM UM CONTINGENTE DE MAIS DE 18 MIL PENSIONISTAS.
Um ótimo carnaval, feriado a todos os colegas,lembrado que “SI BEBER NÃO DIRIJA, SI DIRIGIR NÃO BEBA”.

luiz augusto disse...

Marcos,
Um grande trabalho (se posso classificá-lo assim). Meus colegas acima disseram tudo. É um orgulho para mim participar de uma Associação como essa.
Um grande abraço,
Luiz Augusto

airton disse...

AI MARCOS MANDOU BEM. NOTA DEZ. VOCE BUSCOU LÁ NO FUNDO UM PROBLEMA QUE NENHUM DIRIGENTE DE QUALQUER ASSOCIAÇÃO IMAGINOU. NÃO TEM PENSIONISTA NA DIREÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES, NÉ? (não é? ).conversei com o Gilvan hoje, vamos à luta.
Abraços do
AIRTON

Anônimo disse...

Parabéns Marcos,

Nunca, na memória deste País, alguém abordou um tema como este.

Profundo, realista, e carregado de sensibilidade. Eis um relato a ser incorporado às normas da nossa PREVI.

Em futuro próximo, quem viver, verá.


James P Costa - João Pessoa - PB

Anônimo disse...

Marcos, amei o seu comentario sobre a pensionista, porque assim como esta tem milhares, na verdade não sou pensionista mais aposentada por invalidez, separada do pai dos meus 05 filhos há 23 anos atráz, e até a presente data não recebi nem 1 mes de pensão. na época minha filha mais velha estava com 15 anos e meu caçula com 7, hj com 30 anos, se contasse o que ja passei daria um grande romance, porém dou graças a Deus que sempre encontrei uma saída. Houve época que as dividas eram tão altas que aderir a um PDV, no ano de 1991, ouvindo conselhos de colegas que seria uma saída, poré 02 anos depois eestava eu pedindo minha readmissão no ano de 1993. E dou graças a Deus que na época foi complicado pra consegui devolver as vantagens que havia recebido. 03 anos depois entrei de lisença saude e 3 anos depois aposentadoria por invalidez, foi muito sofrimento, 4 cirurgias da coluna (hérnia de disc0), muitos anos prostadas na cama, levada diversas vezes em ambulancia para capital. as medicaçoes não sriam para sucumbir as dores, fiquei em cadeira de rodas e ainda usei moletas por mais de 03 anos, graças dou que no final de 2001 deixei as moletas e estou andando normalmente, minha familia é imensa, 08 netos e 01 bisneta linda de 02 anos, tenho 54 anos. No ano de 1988 nasceu a minha primeira neta, foi assunto do BIP como a avó mais nova do BB. Hj meu salário é meenos do que mereço, pois perdi 08 anos antes do meu PDV e o q recebo da previ é em torno de 1.050,00. porém espero em Deus que brevemente possamos ter um aumento digno, não perdi a esperança nem a paciencia, creio que com ajuda de Deus, da AAPREVI, enfim de tds aqueles que de mui apreço vierem a nos ajudar nessa luta, certamente seremos vitoriosos. abraços fraterno a vc e tds colegas do blog.

Paulo Beno disse...

Beleza de estudo!
Taí uma grande idéia para melhorar os benefícios do Plano 1, tão rico e tão injusto:
Manter às pensionistas O MESMO VALOR DO BENEFÍCIOS do aposentado pelo Plano 1 .
Por que não ? Em poucas décadas este PB1 vai ter somente pensionistas para pagar benefícios, até sua extinção, por volta do ano 2050 !
(Vamos gastar logo esta grana, gente!).Já temos 20 mil pensionistas !!!!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Enviei carta ao blog dos eleitos expondo o meu ponto de vista, já do conhecimento de todos que acessam este e o espaço da colega Cecília, acerca do tema “BB engorda resultado contabilizando superávit da Previ”. Para conhecimento dos frequentadores daqui do Previ Plano “1”, em especial às nossas colegas pensionistas, até então esquecidas e ora muito bem lembradas e retratadas neste post, transcrevo abaixo a resposta dada pelos senhores eleitos da Previ.
Eleitosdaprevi - Rio de Janeiro
Caro Jorge, Já sabemos de seu posicionamento, defendendo que os associados sejam contemplados com parte do superávit, mesmo que para isto se tenha de abrir mão de parte do superávit a favor do banco. Esta questão será tratada fatalmente nas negociações com o banco, que devem se iniciar depois da cobrança dos sindicatos para que este processo seja retomado. Relembramos uma vez mais que defendemos e participamos das negociações do superávit que reduziram contribuições e trouxeram benefícios aos associados em 2006 e 2007. Nestes casos, parte do superávit foi contabilizado a fazer do banco para que ele utilizasse estes recursos no próprio Plano 1, para reduzir seus compromissos para com o plano, mas nunca saiu um centavo do caixa da Previ para o banco. Esta nova realidade – de o banco querer sacar dinheiro da Previ – precisa ser tratada com muito cuidado, pois há muitas posições e opiniões divergentes. Mas concordamos contigo que é urgente resolver esta questão, pois o tempo não pára nem espera. Estamos preocupados, também em retomar as negociações para resolver a questão do superávit, pagando melhores benefícios aos associados. Esta é a herança que queremos deixar aos nossos participantes.
Postado em: 13/02/2010
Vale lembrar que o movimento sindical (Contraf-Cut), nosso único interlocutor reconhecido pelo patrocinador, pelo menos até o momento, tem reunião marcada com o Banco para o dia 24.02.2010, para tratar de possíveis alternativas para utilização da reserva especial para revisão do plano de benefícios. Penso, s.m.j., que devemos aguardar o resultado dessa negociação e, se for o caso, cobrar firmemente dos eleitos o que foi prometido no tópico final de sua resposta acima citada.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

NOTÍCIA publicada no Blog "Eleitos da Previ":

Ivan Rezende da Silva - Goiânia (GO)
A AAPPREVI ( Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previ -Plano1), foi criada ontem, dia 10.02.2010, em assembléia às 15:00 horas, em Curitiba, com o intuito de preservar o patrimônio da Previ, em prol de seus associados e pensionistas e, em seu blog www.previplano1.com.br, há uma enquete em andamento com os itens: Renda Certa, Cesta Alimentação e Impedir que o BB aproprie, mesmo contábilmente do Superávit. Certamente que o Banco terá que melhor explicar esta sua contabilização pois, de qualquer maneira ele, Banco, melhora o seu resultado com valores que estão em julgamento.
Postado em: 11/02/2010

Caro Ivan.
A AAPPREVI agradece esta sua importante colaboração.

Anônimo disse...

BEM COLOCADO, SOBRE OS PENSIONISTAS. E QUANTO ISSO, NA ATIVA, SEMPRE PROCUREI AJUDAR NO QUE PUDE OS FAMILIARES DO EX-COLEGAS. JA VI CENAS, EM QUE OS FAMILIARES SEM SABER O QUE FAZER, . AI QUE EU DIGO, NA HORA DAS FESTAS, NAS AABB, TUDO E' MARAVILHA, ENQUANTO TU TA PRODUZINDO, O BB TE SUGA O MAXIMO.TEMOS QUE ZELAR PELO POS-VENDA. AGORA QUANDO SE TRATA DA/DO PENSIONISTA E SEUS FILHOS, QUANDO CHEGAM NA AGENCIA, E' UM JOGO DE EMPURRA. ERAMOS PARA SER A MAIOR E MELHOR "familia". VAMOS SER MAIS HUMANOS. ESSE ASSUNTO VAI RENDER

Anônimo disse...

O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Cazuza.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ações Judiciais":

Prezado colega Marcos.
Com a criação recente desta tão importante associação que é a AAPPREVI, gostaria de fazer um ALERTA muito importante para nós que um dia fomos funcionários do BB. Me refiro à estratégia usada pelo Banco quando lançou o PDV em 1995. Os dirigentes da época agiram como agiam e agem os grandes líderes e chefes de nações e exércitos. "DIVIDIR O INIMIGO", isto mesmo,è como colocar irmão contra irmão na mesma família, porque assim ela se torna fraca e fácil de ser abatida, como muitos o foram.Sem união não há forçã. O grande inimigo do banco eram seus funcionários. Na época, implantaram no corpo funcional os chamados "ELEGÍVEIS" e os chamados "EXCEDENTES".O relacionamento entre colegas não era o mesmo.Criou-se um clima de medo e desconfiança jamais visto em toda história do Banco do brasil. A mesma estratégia o Banco usou recentemente com o renda certa onde uma minoria foi contemplada com altos valores em detrimento da maioria. Portanto fique atento, não só você como também todos nós do Plano 1. Já apanhamos muito e se bobearmos apanharemos mais.Qualquer ação judicial deve ser no sentido de contemplar a maioria. Inclusive o Renda Certa. Podemos lutar na justiça para que todos recebam sua parte independente de ter trabalhado mais de 30 anos ou não.
O renda Certa pode ser proporcional ao tempo de contribuição somados na ativa e aposentado.Afinal todos contribuiram.Novas fórmulas poderão vir, arquitetadas nos bastidores e na calada da noite.Tais como convites, homenagens,indicações de pessoas sem compromisso com nossa causa, etc.Portanto,fiquemos com um olho fechado e outro aberto.

Anônimo disse...

Colegas,
As considerações do colega,também anonimo, estão repletas de razão. Lembro-me que, na época do PDV, esta sendo exibido o filme "A lista de Schindler" cuja lista de Oscar Schindler relacionava os operários, de seu interesse, que deveriam ser excluidos do genocidio nazista.
Porisso, o terror se espalhava dentro das dependencias do BB pois, sabia-se que os critérios, para permanencia ou exclusão, seriam os mais absurdos possiveis, gerando inimizades.
Devemos, sim, ficar atentos aos acontecimentos futuros, e cuidar que não haja "individualismos e disputas pessoais", evitando dissidencias, e fortalecendo nossa união, que há de prevalecer.
Temos tudo para ser uma Associação forte, todos fazendo a sua parte, e lembremo-nos do nosso Capitão D'Artagnan ( Marcos): "Um por todos, e todos por um".

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro de Andrade e Futuros dirigentes da AAPPREVI,
Eu “não” espero a reprise das canalhices de todos os calibres e quilates que temos presenciado durantes todos os anos anteriores. Falta de caráter, honra, dignidade, de espírito público, comportamento espúrio, falta de brio, falta de vontade de trabalhar, falta de espírito público, e, obviamente de patriotismo; desavergonhada vocação para o ilícito, sempre em benefício próprio. Além de outros inúmeros adjetivos pejorativos de que são merecedores, some-se a de ABSOLUTA E TOTAL AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PARA COM O MANDATO E PARA AQUELES QUE OS ELEGERAM. A LIMPEZA DEVE,PRECISA,URGE SEJA INICIADA COM O PRÓPRIO DIRIGENTE COM O NOME FORA DO “CANAEL”, CUJO CINISMO E ABUSOS NO CARGO SÃO ULTRAJANTES PARA OS MAIS DE 121 MIL ASSISTIDOS DO PB-1 PREVI. Para tirar a MÁCULA de tudo que se apresenta até a data de hoje.
Tenho tido paciência,aguardando nomes,pois só após a composição de fato e de verdade poderei avaliar se esta NOVA QUE SURGE terá realmente compromisso com Aposentados e Pensionistas,ou se apenas será mais uma fonte de arrecadação para minguar os já tão sofridos assistidos da Previ.
Por oportuno aguardo ainda com a esperança da renovação para me filiar ao “NOVO”.
Hamilton -Rancharia

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega Hamilton.

Sua expectativa é a de todos os que aguardam para ter a certeza da confirmação dos propósitos da AAPPREVI e de seus dirigentes.
Quisera que apenas 10% dos cerca de 25000 visitantes do PreviPlano1 acreditassem em tudo que tem sido discutido aqui desde 26/09/2009. E que este percentual honrasse a associação com seus nomes como filiados. Porém, tudo tem seu tempo para ocorrer e convencer.
Nunca é demais lembrar que não é aconselhável, ainda, divulgar nomes á falta de amparo legal na consolidação definitiva, pois há um ritual a ser seguido. E, também, para resguardar esses colegas de prematuros ataques de que se suspeita, deixando-os à mercê da sanha de inconseqüentes. Nesse caso, a responsabilidade recairia em quem promovesse a divulgação sem o cuidado de dotá-los de proteção legitimada.
A tudo isto acresce o fato de que gigantes do setor tentaram opor obstáculos à fundação com ameaças (já denunciadas) e interferências inconvenientes e impróprias no decorrer da legítima Assembléia de Fundação, que também já foram objeto da tomada das providências adequadas.
Tão logo efetivado o registro os nomes serão divulgados, Todos, sem exceção, estão fora do CANAEL - mas alí serão incluídos tão logo confirmados como dirigentes.

Ebenézer Aparecido disse...

Honrado colega Hamilton de Rancharia.

É lastimável que somente agora o prezado tenha descoberto este Blog. Tivesse comparecido antes e certamente seria convidado para compor a Direção enquanto estava sendo formada. Convites não faltaram e com certeza o seu discurso seria diferente nesta hora. Ao invés de adjetivos pejorativos o seu repertório seria farto de elogios ao caráter, à honestidade, ao desprendimento e à vontade de servir aos esquecidos e espoliados do nosso Plano Um, que sempre vi desfilar aqui.
Acompanhei todo o trabalho de garimpo solitário do colega Marcos (André dos meus tempos) em busca de nomes, bons nomes. Até o meu foi lembrado por citação, sem o merecer, pois reconheço não ter a paciência dos justos, daí ter-me afastado por tanto tempo. Não tenho vocação para hipócrita.
No entanto, ao ler a enxurrada de despautérios insinuantes não resistí e saí da sombra. Deixei meu afastamento conveniente para dar o ar da minha presença repudiando as comparações inusitadas e sem propósitos. Ainda é tempo de você ser aproveitado - quem sabe a AAPPREVI não o nomeia para uma diretoria? Ofereça-se, será honroso de sua parte.
Assim poderá posar de juiz para avaliar o caráter e a honestidade dos seus pares que, certamente, o tomarão como o exemplo que apregoa em suas comparações.
Para julgar os justos tens que ser um deles.
Com a graça de Deus continuo vivo. De volta ao espaço de onde não deveria ter saido.

Ebenézer Aparecido.

Anônimo disse...

EBENÉZER APARECIDO,com muito louvor faço minhas as suas palavras,é facil criticar,o dificil é começar do nada um trabalho,sem grana,com a força da família e dos amigos mais próximos,e hoje ter mais de 25.000 acessos ao previplano1.
BRAVOS COLEGA MARCOS,foi sensacional,a revolta de muitos é a certeza da nossa vitória por dis bem melhores a todos nós do plano1.
Gente criticas também são bem vindas.

Ainda anônimo.

FAVOR PUBLICAR.

Jane Torres de Melo disse...

Caro Marcos,

Realmente, nos dias de hoje, é difícil acreditarmos nas pessoas.
Ainda mais nós, Plano 1, já tão calejados.
Concordo com o Ebenézer Aparecido quando ele diz que o nosso colega Hamilton "se tivesse comparecido antes" teria, com certeza, um posicionamento diferente.
Mas nunca é tarde !!!
Estamos iniciando uma longa caminhada e seremos vitoriosos pois estamos determinados na luta pelos nossos direitos.
Abraços,
Jane

Anônimo disse...

Colega Marcos Cordeiro,li uma matéria no sati da Contraf-Cut referente a mesa tematica do Banco do Brasil:

Reestruturação da dívida de funcionários

Em atendimento às reivindicações dos sindicatos, o banco anunciou a reativação da equipe multidisciplinar, que estuda os processos encaminhados pelos funcionários para a adequação das dívidas à sua capacidade de pagamento. Após a publicação dos novos normativos, os bancários terão até 30 de junho para enviar suas propostasas.

Minha pergunta Colega Marcos,será que esta proposta se estende também aos Aposentados e as Pensionistas ou não?
Fica ai a minha dúvida.
Cordialmente SANDRA REBECA.

Anônimo disse...

Colega Marcos Cordeiro,teremos eleições para a Cassi em 2010,o Banco do Brasil vem realizando SAQUES virtuais nos cofres da PREVI,com a utilização de meios legais que o próprio governo lhe conferiu,pois bem,como se justifica até agora nenhuma proposta com relação ao "plano odontologico".
Como consequência teremos que havaliar bem os candidatos para este pleito,pois disto depende nosso futuro,lementavelmente a saúde dos trabalhos hojé é uma constante agressão.
A AAPPREVI,terá muito trabalho pois muitos temas envolvendo CASSI e PREVI estão fora do foco dos trabalhadores somente beneficiando o "PATRÃO",e ainda dizem que temos representação atraves dos sindicatos,quanta falta de respeito por quem ajudou a construir O banco que deveria ser de todos os BRASILEIROS.
SANDRA REBECA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega Sandra Rebeca.

Está agendada rodada de negociações com início em 24/02, entre Contraf-CUT e o BB. Na pauta o Plano Odontológico e Reestruturação das Dívidas de Funcionários, entre outros assuntos. Vamos aguardar a divulgação dos resultados mantendo a esperança de que sejam obtidos resultados que beneficiem, também, aposentados e pensionistas.

Paulo Gudes disse...

Ao IVAN DE RANCHARIA.

Essa sua revolta toda é típica de quem está com medo de perder alguma boquinha. Será que o ilustre não é dirigente de uma dessas associações caça níqueis que pululam aos montes e só dão o ar da graça em véspera de eleições?
Por acaso existe união entre essas associações todas que estão na praça arrecando dos incautos?
Essa que está surgindo (AAPPREVI) tem um diferencial. Seus dirigentes não são remunerados e lembraram das pensionistas, esquecidas de todas as outras.
Pelas suas palavras ferinas eu tenho certeza que o "nobre" colega se esconde nesse pseudônimo tão comnum aos 13.24 da vida, que por aqui já deixaram o seu veneno, mas como já disse um outro colega nesse blog, "os cães ladram e a caravana passa".
Maquiavel já dizia:" Era mais fácil esquecermos a morte de um parente próximo do que de alguém que meteu a mão no nosso bolso".
Portanto Ivan esse é o verdadeiro motivo de sua ira contra a nascente associação. MEDO DE PERDER ASSOCIADOS para uma outra associação que cobra a metade da mensalidade da demais no ramo. E sabe por que? Porque não sustenta com cargos e benesses deslumbrados em seu arroubos megalomaníacos.

Ivan Rezende disse...

Certamente que o anônimo 17:29 está se dirigindo ao HAMILTON DE RANCHARIA que por pegar o bonde andando(assim como tantos outros colegas), não está por dentro da trajetória do movimento que, desde o princípio e, com coerência, vem divulgando post e comentários que nos levam à certeza de procedimentos objetivos e proveitosos, em prol dos aposentados e pensionistas do Plano1.
Caro Hamilton, leia a história
deste blog, divulgue-a para seus pares e incentive-os à filiação.
Seja bemvindo!

Ivan Rezende disse...

Caro Paulo Guedes, desculpe por ter registrado como anônimo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Os neófitos bem que poderiam acatar a sugestão do Ivan Rezende e procurar conhecer o que aqui se passa.
A profícua história deste Blog teve início em 26/09/2009 com o post “Um Novo Tempo”. De lá para cá foram mais 67 publicações que suscitaram 1099 comentários (com apenas 14 negativos). As positivas participações dizem da coerência na linha de conduta seguida, em respeito às necessidades e interesses dos participantes do PB1.
As interferências destoantes são creditadas aos portadores de interesses feridos, denotadas no corpo dos seus desabafos.
De se notar que desse total nenhum comentário foi recusado, em que pese o caráter ofensivo ostentado em alguns deles.

Anônimo disse...

Você já tem idéia de quantos se associaram à AAPPREVI ?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Carlos Félix deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Primeira Diretoria":

A Vida muito dinâmica, nossa Luta também! Eis que surgem novos tempos, novas batalhas e armas, bem como, outros Companheiros, talvez bravos Guerreiros!
Muito já foi feito, é verdade, porém não podemos fechar as portas ou dispensar novos Soldados.
Só a democracia permite que iluminados e idealistas sonhem, e, com seu trabalho, competência, perseverança e méritos dos seus ideais, conquistem a confianças de seus pares.
Parabéns pela coragem de seguir nossa luta, quiçá na vanguarda de novos e promissores Dias, "queira Deus"!
Só o tempo dirá, avante!
Abraço Carlos Félix – Russas(CE).

Anônimo disse...

Segundo informações da Diretora Cecília Garcez,o ano começa ao terminar a folia,ou seja o carnaval?

Senhoras e Senhores,oficialmente o ano começa amanha dia 18 de fevereiro de 2010.

"O QUE PODEMOS ESPERAR DE AGORA EM DIANTE COLEGAS DO PLANO 1".


FAVOR PUBLICAR.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo das 09:12.

Recebemos até agora 88 fichas de inscrição pelo www.aapprevi.com.br.

Anônimo disse...

Colegas aposentados (votantes -169 ), vamos também nos associarmos.Nossa AAPPREVI, precisa muito de nós.

Anônimo disse...

Caro Marcos, sugiro que a associação imprima cartazes convidando para que os colegas conheças este blog e as propostas da mesma, e envie para todas as dependências do Banco, visto que não dispomos dos dados de todos os colegas. Para isso, que tal criar uma conta para receber contribuições voluntárias? Pode ser a sua mesmo, pois confiamos em você.
Ainda anônimo...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo (18:42).

Possivelmente até o final da próxima semana a AAPPREVI estará oficialmente capacitada para operar dentro de suas finalidades. A partir daí cuidaremos também da parte de divulgação contando com a ajuda do blog e dos seus participantes, com as sugestões advindas. Também teremos a conta corrente no BB (pessoa jurídica) para acolher mensalidades, cujo aproveitamento merecerá transparência com prestação de contas rotineira.
Não sou partidário da arrecadação de fundos por doação, pois fica difícil a comprovação da origem e dos gastos, o que comprometeria a imagem da conta receptora e dos responsáveis pelo seu controle.
Com trabalho paciente ocuparemos nosso espaço. Há bons propósitos em evidência alicerçados pela boa vontade dos que estão comparecendo como associados. No momento o convencimento individual está dando frutos. Por isso pedimos a ajuda de todos nesse sentido.

Anônimo disse...

ATENÇÃO SENHORES CANDIDATOS A CORRIDA AOS POSTOS PREVI:

FALTAM APENAS 87 DIAS PARA AS ELEIÇÕES,PASSADO O CARNAVAL VAI COMEÇAR A TEMPORADA DE CAÇAS AOS APOSENTADOS E AS PENSIONISTAS DO PLANO 1.

SERÁ QUE TEREMOS MAIS UM EMBATE ENTRE CONTRAF-CUT X ANABB?

QUAL A MELHOR OPÇÃO EM TEMPOS DE VACAS MAGRAS AOS POBRES VELINHOS.

VAMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS E PELO MENOS DESTA VEZ ELEVAR NOSSA PARTIPAÇÃO.

O FUTURO NOS RESERVA GRANDES SUPREZAS,A PROPOSITO A RESPEITO AO QUESTIONAMENTO FEITO PELA COLEGA "SANDRA REBECA",A REESTRUTURAÇÃO DE DIVIDAS SERÁ APENAS AO PESSOAL DA ATIVA,POSIÇÃO OFICIAL DO BANDO DO BRASIL.

ISSO É RESPONSABILIDADE SOCIAL? ALGUÉM DUVIDA?


SE FOR POSSÍVEL PUBLIQUE-SE.

Anônimo disse...

ATENÇÃO SENHORES CANDIDATOS A CORRIDA AOS POSTOS PREVI:

FALTAM APENAS 87 DIAS PARA AS ELEIÇÕES,PASSADO O CARNAVAL VAI COMEÇAR A TEMPORADA DE CAÇAS AOS APOSENTADOS E AS PENSIONISTAS DO PLANO 1.

SERÁ QUE TEREMOS MAIS UM EMBATE ENTRE CONTRAF-CUT X ANABB?

QUAL A MELHOR OPÇÃO EM TEMPOS DE VACAS MAGRAS AOS POBRES VELINHOS.

VAMOS EXERCER NOSSOS DIREITOS E PELO MENOS DESTA VEZ ELEVAR NOSSA PARTIPAÇÃO.

O FUTURO NOS RESERVA GRANDES SUPREZAS,A PROPOSITO A RESPEITO AO QUESTIONAMENTO FEITO PELA COLEGA "SANDRA REBECA",A REESTRUTURAÇÃO DE DIVIDAS SERÁ APENAS AO PESSOAL DA ATIVA,POSIÇÃO OFICIAL DO BANDO DO BRASIL.

ISSO É RESPONSABILIDADE SOCIAL? ALGUÉM DUVIDA?


SE FOR POSSÍVEL PUBLIQUE-SE.

Anônimo disse...

Ao colega das 18;42 em "noticias relavantes" existe um modelo feito por nosso colega Airton. É só adapta-lo e colar em cada agência do pais. Fica mais barato e sem custo para a nossa associação. Nos mesmo poderemos e devemos fazer isso. É uma pequena contribuição para AAPPREVI. VAMOS TODOS PARA A LINHA DE FRENTE E DIVULGAR PORQUE EXISTE MUITOS, MAS MUITOS MESMO APOSENTADOS QUE NÃO SABEM DA EXITENCIA DA AAPPREVI. 88 FICHAS DE INSCRIÇÃO É MUITO POUCO HAJA VISTA OS 25.000 ACESSOS AO SITE

Anônimo disse...

Se este blog já tem 25.000 acessos não devem (os acessos) terem partido de menos de 100 colegas (os que já se inscreveram). Então, o que estão pensando os demais ? Que conseguiremos alguma coisa com nossas lamentações ? Acorda gente... que o tempo urge e a pacîência e boa vontade do dedicado Marcos também tem limites. Se não temos condições de fazer mais nada vamos pelo menos apoiar aqueles que trabalham por nós. Para esclarecimento informo que já fiz minha inscrição e convenci pelo menos dois colegas a fazerem o mesmo. Se dermos o primeiro passo, um dia chegaremos, mas lembrem-se: não temos tanto tempo assim.

Rogério Carvalho disse...

Pessoal, conforme disse o anônimo das 13:14, vamos conseguir mais associados para nossa AAPPREVI, a hora é agora, vamos convidar nossos colégas aposentados a se associarem e participarem conosco na mudança do que precisamos em relação a Previ e Cassi. Mãos a obra pessoal. E que Deus nos abençoe.

Juarez Barbosa disse...

Vamos também, Marcos, enfatizar, que, nenhuma dessas recentes "conquistas" dos aposentados e os da ativa, não significaram "nada, absolutamente nada" nos proventos dos pensionistas do BB. Estes, deveriam ser, s.m.j. os primeiros a serem "lembrados" em futuras negociações com a toda poderosa PREVI. Como bem já destacado, algum dia alguém da ativa ou aposentado terá certamente algum ente querido sofrendo as agruras de ser PENSIONISTA da PREVI. Se alguém for capaz de citar alguma melhoria nos proventos de "PENSÃO" nestes últimos tempos, por favor me informe e informe a nossos queridos pensionistas.
Que nossa representante (dos pensionistas) tenha força para enfatizar este importante descaso, é o meu desejo e de muitos outros que, cetamente, já não detém força vital para expressar tamanho descontentamento, por força da chegada da 3a. idade.

Anônimo disse...

Colegas,
Abaixo o calendário de negociação entre Contraf Cut e o BB. Vamos esperar que a pauta "Previdencia" seja de interesse do PB1, já que o BB já disse que vai apresentar o Balanço semestral em 25/02 e pagar as PLRs até 10 de março. Enquanto isso vamos, mais uma vez indefesos, assistir a tudo que não gostariamos.

Calendário de mesas de negociação

Negociação permanente: 10 de março.
Previdência: 24 de fevereiro
Terceirização: 24 de fevereiro
Saúde e Condições de Trabalho: 25 de fevereiro
Remuneração (PCCS): 3 de março
Incorporação: 3 de março

Anônimo disse...

Marcos,
Artigo aafbb1
Se o banco do brasil se apropriar novamente dos valores da plano Previ1, será VERGONHA NACIONAL.QUANDO EU CONSEGUIR PAGAR o que devo ao banco, retirarei meus proventos no dia 20, transferindo-os para a Cx federal.
Cansei do banco que amei durante mais de 31 anos de trabalho.
Abç
Anônimo

Anônimo disse...

Marcos.Frustante,no mínimo,sua informação de que apenas 88 pessoas se filiaram à AAPREVI.Realmente,nós aposentados e pensionistas ¨"merecemos" o tratamento que o BB e a PREVI nos dão.Diante disso,salvo melhor juízo,o resultado de sua enquete(que ação judicial devemos priorizar)estará distorcido,uma vez que,até o momento,174 votaram e somos apenas 88 associados.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo (05:11).

Não há por que atribuirmos distorção ao resultado da enquete, pois ela está aberta a quantos queiram participar sem vínculo com a condição de associado da AAPPREVI.
De se notar, ainda, que a UNAMIBB, AAFBB e FAABB já declararam a intenção de mover ação judicial no mesmo sentido. Isto sim, merecerá avaliação quando do encerramento da consulta, visto tratar-se de questionamento que beneficiará todos os participantes do PB1, independentemente de sua filiação a uma ou outra Entidade especificamente.
Quanto ao número de associados vale informar que está sendo modificado a cada dia, mesmo sem publicidade maciça.

rosalina de souza disse...

Marcos, com a devida licença gostaria de dirigir a palavra ao colega das 05h11min.

Tenho procurado vários meios para convencer os Colegas Aposentados e as Pensionistas do Plano 1 a se filiarem a "AAPPREVI",mas ocorre que muitos acredita que se recebermos os nossos proventos em dia já se da por satisfeito.e conclui o raciocínio dizendo que se durante a vida laboral,muitos de nós tivéssemos feitos investimentos segmentados teríamos fontes alternativas de renda,como alugueis etc..
A "AAPPREVI" veio para renovar o pensamento de muitos colegas que acreditam que os fracassos não há de chegar a sua casa, mas se esquecem que com a morte do mantenedor, o salário é reduzido em 40%.
A PREVI caminha para num futuro próximo, ter todos os anos superávit crescentes, pois as despesas com pagamento de benefícios vão diminuir com o passar dos anos,pois mais e mais pensionistas vão surgindo ao longo dos anos.
Colega não é fácil convencer as pessoas do "NOVO",eles acreditam em muitas coisas,muitos defendem fielmente tudo que ai esta,até os dias de hoje.
Já vi e ouvi palavras calorosas em defesa do senhor "VALMIR CAMILO" e muitos outros.
A única garantia que tínhamos para deixar com a nossa morte( PENSIONISTAS ),aos nossos filhos e netos nós foi tirado com a modificação do PECÚLIO MATENÇA,obra do senhor "SASSERON".
A PREVI todos os dias nos rouba, e a "AAPPREVI" vai lutar para resguardar os direitos de cada participante do plano 1.
Só com a união e a quebra de muitos paradigmas é que conseguiremos êxito nesta luta, travada contra nossos próprios colegas, que por desinformação não procura exercer o direito pleno e intocável, conseguido com a constituição de 1988.
Vamos todos a luta, só construiremos dias melhores para todos se muitos que se escondem no ANONIMATO começarem a arregaçar as mangas e lutar por tudo que acha ser seu di verdade.
AJUDENOS,FILIANDO,CONVENCENDO COLEGAS QUE COMO NÓS DAREMOS OS PRIMEIROS PASSOS PARA QUE TENHAMOS AINDA MAIS DIGNIDADE.

CONCLAMOS TODOS PARA A LUTA EM “ESPECIAL VOCE AMIGO DAS 05h11min”.

mariano branquinho disse...

Alô Rosalina ( Guerreira Forte) que tanto admiro, pela sua coragem desde o blog da Cecilia e grande apoio a nossa AAPPREVI. Explica como é esse caso do Seguro Mantença, nós aposentados e pensionistas precisamos saber.
Abraços Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Caros Colegas, informo para os que ainda não sabem que o Banco reabriu a Reestruturação de Dívidas de Funcionários somente para os da ATIVA. Já foi divulgada Instrução Normativa Interna (LIC). A Contraf/CUT, se pensou nos aposentados, ficou só no pensar.

rosalina de souza disse...

Colega Mariano Branquinho,me corrija se acaso eu estiver errada,por favor,
Primeiro, porque “SASSERON” não cumpriu com as promessas de campanha, quando concorreste e ganhaste em 2006, mas não proporcionaste o prometido e justo aumento para as PENSIONISTAS, nem a aposentadoria para as mulheres aos 45 anos, frustrando, dessa forma, um enorme contingente?
Não vale dizer que é porque o BB não aprovou Sasseron, pois ele é grande, influente e poderoso na área sindical do PT. E o PT chefia o Governo Federal. Portanto, o PT manda no BB.
Mas nisto, sejamos justos, o colega, Sasseron não está sozinho, tens grandes, influentes e poderosas companhias, entre elas o presidente da PREVI, Sergio Rosa, que está no Conselho Econômico do Governo e tem canal direto com o Presidente Lula.
O Sasseron também está no CGPC - Conselho de Gestão da Previdência Complementar e tem canal direto com o Ministro da área.
Assim, não conseguiram o aumento das pensionistas e a aposentadoria das mulheres aos 45 anos porque não se empenharam o suficiente, ou não quiseram. Só eles sabem. Dá para pensar mesmo que o Sasseron não aprecia as pensionistas, porque se gostasse não as teria excluído do prêmio da “CAPEC para o Sauípe”. Injustamente, porque as pensionistas tem o pecúlio mantença.
Tinha porque com a reforma do estatuto este pecúlio foi extinto, hoje já não temos mais nada para deixar para os nossos netos e filhos.
Bravos “SASSERON” não se esquece que no futuro a PREVI Tara mais e mais “PENSIONISTAS” e não esquece da HERANÇA que nos deixou.

Anônimo disse...

Colegas,com certeza alguns ja receberam a revistinha(atrasada)
bb.com.voce com a cartinha(sem palavras)senao serei mal educada.
E deboche ou o que?Nem abri,do jeito que peguei na caixa do correio joguei na lixeira,so vi que a carta dizia -Caro colega aposentado.E revoltante!
Favor publicar.

Mariano Branquinho disse...

Valeu Rosalina, muito grato pelas informações. Concordo plenamente com você.Vamos lutar para conseguirmos mais sócios para nossa AAPPREVI.
Abraços Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17;29 de 20/2

Se a revista de que voce fala é uma que tem um bocado de fotos de "bondosos" rindo de orelha a orelha, ela não deve ser jogada no lixo, deve ser guardada porque aquilo é propaganda para os futuros diretores da PREVI/CASSI, propagando fictícias bondades com o dinheiro nosso. Então guarda-se a revista e na época de votação, voce pode até não saber em quem votar, porém em quem não votar voce já sabe, é só olhar a revista e ver a foto dos sanguessugas de nosso dinheiro.

Anônimo disse...

Boa tarde Colegas do PB-1.
Peço ainda que toda vez que o Banco/PREVI venha se apresentar em qualquer local, que sejamos representados por colegas, reclamando os nossos direitos, distribuindo panfletos aos presentes ou na entrada principal, e argumentando àquele que esteja na direção da festa, o porquê, apesar dos saldos, o Banco insiste em NÃO NEGOCIAR O ROBUSTO SUPERAVIT dos colegas; e por que também, apesar da maioria dos votos favoráveis, o Banco não devolve o nosso dinheiro!Mesmo metendo a MÃO GRANDE NA METADE?
Quero que alguém me explique do porque não podemos ter a mesma proposta do pessoal da ativa,ou seja REESTRUTURAÇÃO DAS NOSSAS DIVÍDAS FRENTE AO MESMO BANDO DO BRASIL.

Se possível publique-se

Anônimo inconformado

Anônimo disse...

As eleições na PREVI já estão ai,por um acaso Continuarão lá os políticos/ Agora queremos ver a tal distribuição equânime do fabuloso superavit da nossa PREVI. Virá “renda certa” milionária só para alguns? ou para todos que já contribuiram com a construção da Previ, Que pena que a política continua igual aos anos que estivemos na ativa. Porca e nojenta…
Ainda nao me filiei a "AAPPREVI" mas tenho certeza que farei assim que ver as ações,propostas pela primeira "Diretoria" em favor dos aposentados e das pensionistas do PB-1.
Hamilton - Rancharia

Anônimo disse...

Colega Marcos,
Conheço a PREVI desde a época da DIRAD (diretor Colin). Fiz parte de grupo que estudou suas reservas. Década de 70. Os planos deram certo, a despeito das dificuldades. Sucessos hoje?
Hamilton - Rancharia

Anônimo disse...

Colega, eu nao preciso da revista para saber em quem nao votar mas agradeço a dica.O CANAEL esta ai para nos ajudar e os nomes dos pilantras nos ja sabemos de cor.
Favor publicar.

Anônimo disse...

Colegas, na hora de votarmos, nas eleições da CASSI e da PREVI, vamos sempre ter em mãos relação CANAEL.