terça-feira, 29 de março de 2011

O Circo e as Pensionistas

Caros Colegas.

O grave momento que atravessamos requer muita reflexão e cautela. Nunca o patrimônio da PREVI esteve tão ameaçado quanto agora e a Imprensa, nem sempre posicionada com neutralidade, em grande parte se coloca a serviço do governo para aprovar investidas indevidamente articuladas para solapar os ativos da nossa Caixa de Previdência.

De há muito são feitas denúncias a respeito de má administração, com visíveis sinais de desídia causando apreensão, medo e quase desespero no universo dos assistidos e participantes do nosso Fundo de Pensão. Pela inércia e descaso observados no trato dos assuntos sob sua guarda, os gestores da PREVI adotam postura de meros observadores, enquanto a cobiça serve de estímulo para as articulações visando o uso indevido do patrimônio particular, mas que é tratado como pertencente ao Governo. Nenhuma atitude de defesa é esboçada pela cúpula, que se queda passivamente à parte das discussões como se o assunto não lhe dissesse respeito e que, assim sendo, é deixado correr à revelia de quem deveria investir com veemência e propriedade para coibir esses abusos.

Se não bastassem essas irregularidades, esses dirigentes adotam posicionamento que somente remete à suposição de que se esmeram em desviar o foco das atenções, para que o Governo siga impunemente no rumo do saque e da dilapidação do montante que nos pertence, só e unicamente.

Com a desculpa de que promove a divulgação dos números alcançados no balanço anual, mas ainda não publicado apesar de decorridos três meses do seu fechamento, a PREVI insiste em tocar a caravana da alegria pelo País afora como forma de, também, enganar os participantes enaltecendo resultados simplesmente alcançados pelo correr do tempo, pois nenhum mérito cabe à Direção. Ao contrário, ela poderia ter mostrado maior empenho para o alcance de resultados mais robustos.

Entra ano e sai ano e a teimosia no uso desse circo não é abortada, muito embora se saiba que essas apresentações de resultados poderiam e deveriam ser substituídas pela simples publicação dos números do Balanço mediante remessa de comunicados. Afinal, essas demonstrações são dirigidas aos seus 120.000 participantes comprovadamente escolarizados, uma vez que são oriundos dos quadros do Banco do Brasil, o que foi conseguido em aprovação de concorrido concurso público com comprovação do elevado grau de escolaridade - requisito essencial para o aproveitamento. Por isto são altamente capazes de ler comunicados e identificar números sem a necessidade de um bedel a instigar sua presença em sala de aula.

A primeira apresentação foi feita com divulgação de tudo que poderia ser dito a respeito para público interessado em marcar presença e, se não bastasse essa possibilidade de comparecimento, todo o evento foi divulgado ao vivo pela internet, cujo vídeo do registro ainda está disponível no site da PREVI. Isto comprova a desnecessidade de repetição da encenação, visto que os números são os mesmos e nada há de novo a ser informado. A não ser a maciça propaganda que prometem fazer em direção aos novos incautos, participantes do PREVI Futuro, futuros participantes a adotar nossa postura – reclamar e reclamar, sem resultados visíveis.

Daqui para frente tudo será repetitivo, pois para quem viu o primeiro espetáculo não vale a pena ver de novo. A prova de que se trata de mera encenação é o tratamento dado à divulgação do evento. Teimam em confundir-nos com expectadores de funções circenses. Nos circos autênticos são ofertadas guloseimas aos prováveis assistentes como meio de incentivá-los ao comparecimento. A eles são prometidos sorvete, pipoca, balões de gás e outras miudezas. A nós, assistidos da PREVI, os organizadores da caravana da alegria oferecem lauto jantar preliminar e churrasco ao término da palestra, como forma de segurar os desavisados até o final do espetáculo, dando números de audiência “interessada”. Melhor seria reservar todo o dinheiro gasto nessa encenação para minorar o sofrimento das pensionistas, aquinhoadas com ridículos 60% retirados do que lhes foi destinado pelos provedores.

Não incentivamos nem desaconselhamos o comparecimento, isso é uma questão de foro íntimo. Porém, aos que decidam marcar presença é recomendável levar perguntas “pré-fabricadas” e fazer entrega antes do início da sessão, não permitindo, no entanto, que deixem para ser respondidas posteriormente, por e-mail, como costuma acontecer. Façam a cobrança durante a “sessão” e não aceitem ferir seus ouvidos com o palavrório costumeiro.

Quanto às pensionistas, a estas sim, dirigimos orientação. Evitem exposição ao tratamento machista que impera no mundo da Direção, sob risco de passar por constrangimentos. Para exigir seus direitos não há necessidade de abandonar o conforto do lar e lotar recintos onde serão vistas como intrusas, pois basta participar com insistentes mensagens aos Eleitos, aos Blogs de relacionamentos e a quem mais possa interceder em seu favor. Mas não cultivem atitudes passivas, sua interferência é de primordial importância para abalar os alicerces desse condomínio dominado por quem prefere desconhecer a sua realidade. E pensam que serão eternos sem olhar para quem os ajudou a chegar onde estão, mas que um dia serão suas pensionistas a amargar o pão que eles estão amassando agora.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 29/03/2011.

51 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito somente vai restar as pensionistas neste ano de 2011 fazer mais emprestimos para aliviar a COISA, deste vez sera a nova linha de credito da Cooperforte com base no superavit??
Eu com certeza infelizmente vou fazer caso saia.
Porque melhoria da pensao por enquanto é apenas FABULA.

Meire Lodi

recca disse...

Marcos,nego-me a participar do espetaculo grotesco. Seria bom que todos fizessem o mesmo, com isso esvaziaríamos a platéia e os palhaços reinariam absolutos no palco.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Notícias Relevantes

29/03 - Ofício da FAABB encaminhando para divugação o Projeto de Decreto Legislativo 9/2011, que susta efeitos da Resolução 26.

Ari Zanella disse...

Preclaro Marcos,

Causa-me ojeriza esta vontade férrea de alguns em dilapidar o patrimônio da Previ. Por exemplo: Os investimentos feitos (mais de uma vez) em Sauípe que ultrapassa 1 bilhão de reais e jamais deu retorno. Por que não se desfazer deste mico?
Agora ouço o presidente da FIFA, sr. Joseph Blatter, dizer que as obras para a copa do mundo estão atrasadas no Brasil. Me causa mais arrepios só em pensar que irão usar os fundos de pensão para alavancar as obras.

Anônimo disse...

Marcos,
Nada podemos fazer para se evitar a Caravana da Palhaçada? Não podemos entrar com uma ação para se evitar este gasto desnecessário de aprentações feitas pela PREVI?
Que faça uma na PREVI, e coloque no site em video para os interessados.
Aguardo seu retorno
CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Mary disse...

Maarcos, o descaso dos que responde as nossas mensagens no fale conosco e ta ande que mandei perguntar pelo Fale conosco a respeito dos 20% que nao recebi desde o dia 17 qd vi o meu contracheque e ate hj nao obtive resposta, o que recebi foi apenas uma diferenca do meu CA, para complementar os 70% da PP, nao houve proporcionalidade como informaram. Segundo consta no Suplemento especial que a Previ nos enviou, o que consta tbm nas informacoes da Faabb, Anabb, e que todos os aposentados, pensionistas e assistidos receberiam o BET de 20% sobre o Complemto de aposentadoria e o beneficio minimo seria para aqueles que ganham menos de 70% da PP. Em nenhum momento citaram que aqueles que recebessem o benefico minimo nao teriam direito aos 20% e perguntei sobre tudo isso, so que ate a presente data nao obtive resposta. Se tiver alguem com esse mesmo problema por favor me avise, ficarei grata. Abracos a todos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo das 9:25.

Infelizmente nada pode ser feito com resultado diretamente ligado à proibição da progressão da caravana. A PREVI está amparada pela desculpa de querer imprimir transparência na divulgação de resultados, embora saibamos que este não é a verdadeira motivação em que se louva. Cabe-nos apenas denunciar publicamente a impropriedade dessa postura, e ao Fundo reconhecer a inutilidade dessa prática, que somente leva ao desperdício do dinheiro dos participantes e assistidos, com a agravante de que está proporcionando benesses aos seus dirigentes. Mas, como sabemos que o propósito é bem outro, não podemos esperar que a PREVI seja acometida de um surto de bom senso e honestidade e pare com esse ridículo, desnecessário e improdutivo circo.

Continuemos gritando.

Toninho Bleinroth disse...

Caro Marcos,

Com referência ao Ofício da FAABB, de 29/03/2009, divulgado em notícias relevantes, seria interessante e necessário pedir a todos os colegas aposentados e pensionistas que mandassem mensagens aos deputados da Comissões citadas. Você, que inspira respeito e confiança dos demais colegas, deve postar neste blog as instruções para que haja algum efeito em nosso favor.
Forte abraço BRAVO GUERREIRO

Anônimo disse...

Uma boa estratégia para a Caravana é reunir uns 20 colegas, municiá-los com perguntas diretas, incisivas e todos eles apresentarem as mesmas questões. Nota-se que a trupe só responde o que lhe convém, então, quanto mais gente lá estiver com as mesmas perguntas, tipo: Quanto custa aumentar as pensões para 80%? Porque o pessoal que recebe pela verba P 220 mas recolheu contribuições à Previ não recebeu o Benefício Temporário? Os autopatrocinados não estão recebendo o Benefício temporário porque? Como o Banco vai utilizar os 7 bi e meio que está contabilizado à sua disposição no balanço da Previ? Qual o impedimento para se implantar os 360/360? Eles terão de responder. Não percam tempo discutindo questões pessoais, tipo "Minha prestação da Carin tá muito alta", "Meu limite de empréstimo é pequeno". Crivem os caras com as perguntais gerais e importantes

J. Américo - Caxias RJ disse...

Encontrei a ex-diretora da Previ Cecilia Garcez e perguntei a ela se teremos chances de ver aprovado os 100% para pensionistas. Ela me disse que é pouco provável, pois para se dar só 10% de aumento na pensão a previ tem de prever mais ou menos uns 7 bilhões atuarialmente.

Anônimo disse...

Saiu no Globo, pág. 21:

“Portugal Telecom assume 25% da Oi”
“Europeus pagaram R$ 3 bi”
“Recursos vão ajudar a reduzir as dívidas”
Este Conversa Afiada já tinha dito que a BrOi era tão brasileira quanto a Carmen Miranda.
Clique aqui para ler sobre a relação entre a BrOi e a Pequena Notável.
Seria supor que os portugueses fossem um conjunto de parvos para entrar na BrOi e deixar o controle com o Carlos Jereissati e Sergio Andrade, que assumiram a BrOi sem botar um tusta do próprio bolso.
Foi uma operação em boa parte bancada pelo BNDES.
E dela resultou:
1) Daniel Dantas, o passador de bola apanhado no ato de passar bola, recebeu um cala-a-boca de US 1 bilhão, para sair da Brasil Telecom e da Telemar.
2) O BNDES operou a operação com a desculpa (extraída do marxismo vulgar) de que era preciso anabolizar a burguesia nacional e criar um grande player internacional de telefonia.
Hoje, os portugueses – que estão longe ser parvos – estão no grupo de controle da BrOi.
E têm poder de veto sobre:
1) quem é o presidente;
2) a política de compra de equipamentos;
3) decisão sobre opções tecnológicas;
4) e, como estão longe da parvidade, a esta altura já devem ter assegurado uma crescente participação no grupo de controle, em detrimento do Jereissati, do Andrade e do BNDES.
O dinheiro que a PT botou na BrOi foi para fechar o rombo em que os acionistas controladores – Jereissati e Andrade – meteram a empresa, ao comprar a Brasil Telecom.
Se a BrOi afundou como a P-36, seguramente Jereissati e Andrade flutuam.
Provavelmente receberam um bom dinheiro para ceder tanto aos portugueses.
Porque também eles não são parvos.
E a BrOi ?
Bom, a BrOi, que era para ser a “jóia da Coroa da burguesia nacional”, vai enfrentar os estrangeiros que mandam na telefonia brasileira: mexicanos, italianos e espanhóis.
Foi essa arquitetura jenial que saiu da privatização do Farol de Alexandria e caiu nas mãos dos marxistas de meia tijela do BNDES.
É tudo patrício.
Outro dia saiu o resultado da expansão espetacular da venda de celulares no Brasil.
A BrOi é a lanterninha.
Começou na lanterna e de lá não sai.
Mas o Dantas, o Jereissati e o Andrade, bem, amigo navegante, esses flutuam.De tanta felicidade.
Viva o Brasil !
Fonte: Site do Paulo Henrique Amorim
Obs: De onde saiu a grana para comprar as Telefônicas que se transformaram em BrOi? Ganha uma balinha quem acertar. Resp.: PREVI

Anônimo disse...

Caros colegas,

Os que entre nós entendem profundamente de Previ, poderiam fazer a fineza de preparar as perguntas "adequadas" para serem feitas por onde o circo passar?
Creio que se vários colegas insistirem nas respostas a lona vem a baixo...

Anônimo disse...

Até parece uma grande anedota, o que a Previ veicula em seu site.

"A Política de Investimentos para o Plano 1 é construída tendo como orientação principal a busca pela segurança e perenidade do Plano, honrando com os compromissos atuariais e proporcionando oportunidades de melhoria dos benefícios previdenciários, de forma a atender aos anseios e expectativas dos participantes – ativos, aposentados e pensionistas."
Esqueceram-se de acrescentar, ao final: ... e principalmente o Patrocinador, que participa diretamente dos resultados, graças a um ato normativo arquitetado de maneira abusiva.

Anônimo disse...

Marcos, parabens!!!
fiz minha inscrição no TWITTER,me cadastrei e estou recebendo as mensagens sobre os posts realizados por esse prestigiado blog.

legal mesmo

antonio barreto

Anônimo disse...

O que mata é que a gente fica esperando notícias ansiosos.Entra no site da Previ, da Anabb e nada.
Notícia nenhuma prá dizer prôs pobres coitados aqui, se vai haver reunião ou não amanhã.Afinal prometeram, teriam que ter mais relacionamento com os associados.Acho um absurdo em tempos de Internet.Chamam a gente de palhaços na cara dura.
Desculpem colegas, pelo nervoso.

Anônimo disse...

Mary,

Você é aposentada ou pensionista?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Brasil ficou mais pobre no conjunto dos seus valores morais e cristãos com a perda de um exemplo da dignidade humana em nosso meio.

Faleceu José Alencar Gomes da Silva – um Homem.

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro
Com certeza, faleceu José de Alencar, um exemplo de vida. Da terra boa: Minas Gerais.
Celso Bernardes
Formiga/MG

Anônimo disse...

Os juizes estão querendo aumento de salarios. E nós, como ficamos com essa merreca, pessoal?

Pensionista sem voz... disse...

Anônimo de 29 de março de 2011 11:20:

"Obs: De onde saiu a grana para comprar as Telefônicas que se transformaram em BrOi? Ganha uma balinha quem acertar. Resp.: PREVI"

Pois é, mas esta informação o " jornalista" não dá, prefere dar mais uma cutucadinha nos tucanos, q ele chama de Farol de Alexandria. O q sobrou de crítica pro governo e pro PT ficou por conta do "marxistas de meia tijela do BNDES". Tbm não lembrou q a participação da Dilma foi decisiva pra mudar a lei q permitiu a fusão entre OI e Brasil Telecom.

Como bem lembrado por vc, fomos nós quem ajudamos a pagar por mais este capricho do Lula, q cismou q o Brasil precisava ter uma gigante nas teles (isso o "jornalista" tbm esqueceu de mecncionar). Só q agora, de acordo c/ o "jornalista", ela é mais portuguesa do q brasileira. “Culpa dos tucanos, q resolveram privatizar a telefonia de primeiro mundo q nós tínhamos”, qdo se pagava uns 2 mil reais por uma linha fixa, hehe.

Sobre aquele artigo no post anterior em q o “jornalista” pressiona o presidente da Vale a revelar seu salário, com a intenção óbvia de colocar o povo contra ele e aliviar um pouco a barra do governo, q vem sofrendo pesadas críticas por causa da intervenção na empresa, o tal Paulo Henrique Amorim deveria revelar tbm quanto ele recebe pro seu site defender com unhas e dentes o Governo e o PT e atacar de maneira muitas vezes sem o menor fundamento seus adversários e os q tem opinião contrária aos interesses da companheirada. Chega a ser constrangedor ir àquele site e ler tanta baixaria, tanta falta de respeito com figuras da oposição, tanta cara de pau, tanta resgação de seda pelos q hoje detém o poder. E ainda dizem por aí que ele é jornalista.

Anônimo disse...

Infelismente morre José Alencar. Ele era da minha terrinha Minas Gerais. Quanto sofrimento,e como foi forte.

Abraços. Freitas.

elvira disse...

A sábia Lei complementar 109
Obrigada colega Edgardo pela sábia interpretação.
Um abraço

Laércio disse...

Laércio disse;


Complementando o pensamento do Sr. Edgardo, em Noticias Relevantes (Lei Complementar 109), desta data, há de se relevar que quando do falecimento do último assistido pelo Plano de Beneficios I, o Patrimonio Líquido existente à época será totalmente revertido para o Patrocinador (razão essa que a Resolução 26 ora inconstitucionalmente incorreta torna-se desnecessária).

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos e seguidores do Blog

Preparei uma Petição Pública sob a forma de Abaixo-Assinado, nos moldes da Petição do colega Dalton à PGR.

Aproveitei material produzido pelos colegas da AFABB-Tupã e o adaptei para o contexto geral de todos os participantes e assistidos de todas as Entidades Fechadas de Previdência Privada existentes em nosso País, haja vista o alcance d LC109 e da RES-CGPC-26.

Tal Abaixo-Assinado deverá ser remetido, a princípio, a Presidência de todas as Comissões por onde tramitará o PDC 9/2011 do Dep.Federal Eduardo Sciarra. Se eu conseguir, farei o mesmo chegar nos e-mails de cada um dos parlamentares daquelas Comissões.

Peço a todos os companheiros de nossa luta e frequentadores de nossos Blogs que o assinem e me ajudem a disseminá-lo em nosso meio.

Estarei empenhado também em conseguir assinaturas de outros participantes e assistidos de outros Planos de Benefícios de EFPP além dos nossos, para que este Manifesto seja respaldado por grande número de assinantes e o mais rápido possível, haja vista que o PDC já está em tramitação, encontrando-se atualmente na Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados.

O endereço eletrônico do Abaixo assinado é o seguinte:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EFPP2011

Forte abraço.

Anônimo disse...

Pessoal vamos votar essa petição que o Juarez esta colocando acima

antonio barreto

elvira disse...

Não consigo acessar o endereço eletronico. Amanhã tentarei outra vez.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 14:20, defensor do desgoverno de FHC, duas perguntas:

1) de quanto era o superavit da Previ em 1994/2002?

2) era melhor pagar R$ 2 mil reais e ser proprietário de uma linha telefônica ou é melhor agora, quando você paga R$ 40 reais, no mínimo, PELO RESTO DA VIDA - MESMO QUE NÃO DÊ NEM RECEBA QULAQUER LIGAÇÂO..rs..e, quando morrer, nunca foi dono de nada?
Sem contar o valor das ações da Telesp, por exemplo, que eu tinha.


E mais: a telefonia NÃO foi uma privatização, e sim quase uma doação.

Meter o pau no governo do PT, que, embora vitorioso, cometeu muitos erros, é legítimo.

Querer achar algo de bom no governo FHC - sempre lembrando que o Plano Real é do governo ITAMAR..rs - é algo, no mínimo, insensato.

Anônimo disse...

Pensionista sem voz...disse...,

Minha intenção foi provocar o debate sobre o uso e abuso que governantes, independentemente de partido(PSDB,PT,PMDB,DEM ou etc) lidam com os recursos da nossa(???)PREVI. Sejamos um pouco egoístas e briguemos pelo que é nosso!
E Costa do Sauípe? Marcos já sugeriu que fiquemos com este paraiso construído com nossa grana, e dizem só dá preju! Assim teríamos férias sem gastar muito e ao hospedarmos o pessoal do judiciário, NÓS seríamos os anfitriões!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem do Colega Paulo Motta:


Esse ambiente democrático que você proporciona ao blog é muito saudável. O cheiro de democracia sempre agrada. Mas, confesso que, às vezes me preocupa. Têm havido muitos comentários que realmente sugerem intenções duvidosas. Estou prestando atenção, para ver se estão tentando desacreditar o blog. A intenção pura, na mais avançada espiritualidade, é aquilo que o cristianismo chama de Espírito Santo. Quando é límpida, cristalina, verdadeira, não deixa sinais erráticos pelo curso que segue. É seu caso, por exemplo. Você é incisivo e certeiro quando ataca, mas sua manifestação reflete inequívoca pureza de intenções. Quando você escreve, embora às vezes contundente, o texto vem carregado de marcas saudáveis e inconfundíveis. É como a assinatura, que estudamos em Grafoscopia. É impossível ao falsário reproduzir com perfeição o grafismo original. Sei que estou falando de coisas que você conhece muito bem. Apenas expresso a técnica que costumo tomar emprestada a outra ciência para identificar a autoria de um texto. A coragem e a precisão das idéias são os elementos identificadores mais fortes que, por exemplo, suas palavras conduzem. Quem se dispuser a simulá-las, em um momento acabará se perdendo. Escrever e desenhar são minhas praias, Marcos. Mas confesso que fico impressionado com seu estilo, sua facilidade de encontrar as melhores formas de externar o pensamento e a emoção que o agitam por dentro. Já fui político (vice-prefeito) e aprendi muito naquele meio. Saí, porque realmente é difícil ser honesto, respirando diariamente um ar contaminado de malícia e intenções ocultas. Mas aprendi ali uma coisa interessante: O pior discurso é aquele que continua, quando todos querem que acabe. O melhor é aquele que termina, quando todos desejam que continue. Seus textos tem essa particularidade. Nunca são cansativos. Embora sempre conclusivos, quem os lê, ao final continua sempre com a sensação de sede. Não estou dizendo isso apenas para rasgar seda. Mas porque nisso, penso, está a razão do sucesso do blog. As qualidades morais e a segurança do conhecimento que exalam dos escritos seus, do Rossi, do Edgardo e do Juarez, e de muitos outros, dão uma extraodinária credibilidade ao blog, em relação aos seguidores. Com respeito aos gigantes, são o estilo contundente seu e do Rossi que lhes perturbam as estruturas e, para mim, foram esses torpedos seus que agilizaram o acordo (ainda que fajuto) e a liberação do crédito. Contudo, esses comentários de baixo nível podem estar sendo encomendados para desacreditar, dividir e enfraquecer o blog.



E já estou eu ultrapassando os limites do bom discurso...



Sempre a sua inteira disposição.



Paulo Motta.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Conheça a íntegra da Petição Pública, por iniciativa do Colega Juarez Barbosa:

http://www.previpb1emfoco.blogspot.com/

Pensionista sem voz... disse...

Anônimo de 29 de março de 2011 20:43,

A crítica q eu fiz não foi ao seu comentário, mas à postura do dito jornalista Paulo Henrique Amorim, q mesmo qdo um fato grave atinge de maneira clara seu “patrocinador”, ele procura espalhar a sujeira pra todo lado, sempre desviando o foco do q realmente importa, q, no nosso caso, é a ingerência política cada vez mais nociva aos fundos de pensão.

Tbm acho tal debate muito importante e gostaria q dessem mais atenção ao tema, mas vejo q poucos se dão conta do qto pode ser prejudicial essa política de investimento cada vez mais agressiva no mercado de ações. Será q a Previ está defendendo os nossos interesses ou os dos governos de plantão?

Sobre Sauípe, a Previ tem diversos parceiros no nosso clube de benefícios, como Sony, Brastemp, Consul, Electrolux, etc... Seria muito interessante q tivéssemos tbm como “parceiros” empresas em q a Previ tem participação acionária. Poderíamos ter um bom desconto qdo abastecêssemos em postos da Petrobrás, por exemplo. Poderíamos tbm pagar bem menos nas contas de telefone da Oi. Seria uma maneira de sermos pelo menos um pouco beneficiados por estarmos “investindo” de maneira tão agressiva nas duas empresas. Pelo menos tais “investimentos” nos dariam um pouco do retorno financeiro q dá ao governo e ao BB. O retorno político dispensamos, hehe.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

30/03/2011 06:22 - Fernando A Freire

Caríssimo Marcos Cordeiro de Andrade,
Venho agradecer o teu incentivo e dizer da minha alegria de nos encontrarmos neste espaço que Deus nos reservou. Alegria sem medida, por ter sido teu o primeiro traço posto neste Livro. Tu, que conheces o Banco e o bancário. Tu, que conheces o campo e o homem do campo. Tu, que conheces a escravidão, a submissão, o egocentrismo... e a forma de combatê-los, com o teu caráter íntegro, com a tua perseverança, com a tua coragem. Alegria infinita, por teres trazido o nome de poetas imortais para este encontro inaugural.
O conto que já concluí e que tem quatro, das suas cinco partes, já publicadas sob este "site", não teria vida se deixasse de lado uma menção honrosa ao mestre dos mestres da rima, seu genitor e meu ilustre condutor - Bastos de Andrade. Na compilação de um romance que pretendo publicar no início do próximo semestre (queira Deus!), esse conto estará inserido, na íntegra. A história literária da Paraíba tem valores que precisam estar sempre lembrados, mesmo nas pequenas obras (caso do meu romance) que venham, ou caso venham a ser divulgadas. Eu não queria dizer somente um "muito obrigado pela visita", mas aproveitar-me do ensejo para mencionar os pilares insuperáveis da literatura que propiciaram e justificaram este encontro. Incluo, como aposentado do BB, a minha simpatia e confiança no teu trabalho, na tua luta, solidária, em defesa da sublimidade dos nossos direitos. Na esperança de te ver registrado em o Recanto das Letras - porque conheço tua potencialidade e teu valor exponencial - deixo o meu agradecimento sincero e o meu abraço, fraterno e cordial.

Fernando Freire/Recife
-----------------

27/02/2011 08:54 - marcos Cordeiro de Andrade

Caríssimo Fernando,

Com a felicidade do iniciante, apresso-me em comparecer ao novo espaço criado por Você, rogando ao Bom Deus ser o primeiro a parabenizá-lo. Não por vaidade, mas por reconhecimento por ter partilhado de parte da sua vida, quando iniciamos nossa carreira no Banco do Brasil, em Itabaiana, Paraíba, nos idos da década de 1960. Como filho e sobrinho de poetas - Bastos Andrade e Zé da Luz, ambos nascidos na terra da nossa origem laboral - declaro a simpatia e o regozijo por este feito: a criação do seu Blog, o Blog do colega e amigo Fernando Aquino Freire. Quisera eu ser algum expoente no mundo das letras para dizer solenemente: bem vindo ao reino do saber e da arte de fazer poesia. Vida longa ao seu Blog!

Forte Abraço,

Marcos Cordeiro de Andrade www.previplano1.com.br

Anônimo disse...

Sr Marcos, bom dia! Como faço para votar, pois não estou conseguindo!
Abraços! Julita

Anônimo disse...

Carissimas Pensionistas, vamos lutar pelos nossos direitos.Queremos 100%.Tenho certeza que a viuva do ex presidente José Alencar receberá os 100% com todo o meu respeito.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Para assinar o Abaixo-Assinado que viabilize a Petição Pública preparada pelo Colega Juarez Barbosa, basta acessar o link abaixo:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EFPP2011

Anônimo disse...

Pensionistas sigamos esse exemplo:
http://1.bp.blogspot.com/-Pv4mVYxEkFE/TZI5SZE64lI/AAAAAAAAANo/37seifJ9jQU/s640/IMAGEN+PENSIONISTAS+REAJUSTE+DE+PENS%25C3%2583O.JPG

Anônimo disse...

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até março, o indicador acumula taxa de inflação de 2,43% no ano e de 10,95% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de março foi do dia 21 de fevereiro a 20 de março.

AVISO DA TESOURARIA disse...

Prezados associados,


Contamos com um grande número de associados que ainda não fizeram sua adesão à sistemática do débito automático, principalmente os detentores de ações já ajuizadas.
Para maior comodidade dos associados, a AAPPREVI está recebendo os formulários em sua sede. Basta assiná-los e remetê-los via correios. Nós nos encarregamos de enviá-los para as diversas agências de relacionamento.
Quem necessitar de uma segunda via desse formulário de autorização de débito basta solicitá-lo através do e mail tesouraria@aapprevi.com.br
Contamos com a colaboração de todos. Precisamos liberar nossa escassa mão de obra de controles paralelos para que possa ser melhor utilizada no atendimento aos nossos associados.

Atenciosamente,

Gilvan Rebouças

Vice Presidente Financeiro - AAPPREVI

Anônimo disse...

Alguem dos colegas mais bem informados tem detalhes deste novo emprestimo que a Cooperforte estara disponibilizando para os aposentados e pensionistas da Previ com base no superavit, sera que nao é uma fria tomar este emprestimo? E porque a propria Previ nao lançou este nova linha de credito?


Zaira Cardoso

Anônimo disse...

SR. MARCOS,


QUAL É O ENDEREÇO DA AAPREVI?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

No Site www.aapprevi.com.br, da AAPPREVI, está disonibilizado ao público tudo que diz respeito à Associação: Endereço, e-mails, Estatuto, nomes dos dirigentes, ações judiciais, etc. Lembrando que o endereço é usado apenas como fonte de referência para cntato por correspondência. A AAPPREVI não tem sede e o seu funcionament é virtual com intercâmbio constante entre a Diretoria via Internet, telefone e rádio.

Aproveitando o ensejo avisamos aos Colegas que pretendam fazer visitas que o façam através dos canais disponíveis no Site, e não diretamente no endereço físico onde não há quem os recebam.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Em virtude das constantes e recentes ameaças recebidas, identificadas como potencialmente perigosas, estou mudando de endereço.
Por isso, peço a todos que pretendam visitar-me que não o façam para evitar constrangimentos. No antigo endereço encontrarão seguranças que exigirão identificação para averiguação policial.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

elvira disse...

Colegas
Em nossas orações peçamos a Deus que proteja o Marcos, pois o preço por ser um idealista em prol de um grupo, está sendo alto.
Um abraço a todos

Anônimo disse...

Olá amigos


Restante do superávit

Alguém tem notícias da reunião de hoje?????

GANDOLA DA BAHIA disse...

- Gostaria de saber se e quando a PREVI vai devolver o IRRF por ocasiçao do crédito do BET?

MARY disse...

A colega anonimo de 12.44, que perguntou se sou aposentada ou pensionista, informo que sou aposentada por invalidez, ( 4 cirurgias na coluna), Se a colega tiver alguma sugestao ou souber de alguem que tbm nao recebeu os 20%, por favor me avise, ficarei grata. Abracos.

Anônimo disse...

Mary,

Sinto muito sobre o problema na sua coluna. Não deve ter sido fácil. Quanto a sua pergunta, não há proporcionalidade no seu caso porque você se aposentou por invalidez.

Primeiro, a Previ, fez o cálculo dos 20% e depois, a diferença que faltava para o mínimo de R$ 1.377,00 ela completou. Melhor seria, tanto pra você quanto para os outros, se ela tivesse feito o contrário porque quando aplicada a proporcionalidade, para quem não se aposentou por invalidez, o valor da diferença é irrisório.

mary disse...

colega de 30.03 as 16.23, a Previ nao calculou os 20% e complementou, ela simplesmente complementou sobre meus proventos a diferenca que faltava para 70% da PP. (1.377,64_. alem de nao ter proporcionalidade, nao houve calculo de 20%. e simplesmente isso que preciso saber e a Previ nao me resondeu. abracos.

Anônimo disse...

Mary,

Na prática, no seu caso, tanto faz aplicar 20% e completar ou completar a diferença que faltava para 70% da PP, mas o resultado muda completamente quando aplicados os 20% primeiro e depois a proporcionalidade sobre os 20%, ou seja, a regra da proporcionalidade incidiu sobre o valor que eu não recebo efetivamente, mas sobre o valor (20%) que eu recebo TEMPORARIAMENTE. Está aí a perversidade da regra.

Pelo que depreendi de todas as mensagens que tenho lido nos blogs, quem se beneficiou, de fato, foram apenas quem se aposentou por invalidez e as pensionistas (a confirmar ainda pois, não tenho certeza sobre a regra que é usada pra elas). A Previ é assim mesmo, ela não consegue fazer justiça para alguns sem cometer, simultaneamente, iniquidade em relação a outros. Por favor, divulgue a resposta da PREVI, quando ela der, ok? Abraços "back".

mary disse...

Ok, a ou o anonimo de 31.03, Agradeco a colocacao que me respondeu, e assim que a previ me responder divulgo no blog, o que acho e que tanto eu como muitos continuamos sendo lesados pois a diferenca do beneficio do INSS pra PREVI e muito grande, se brincar chega aos 100%, se nao fosse esse bet, daria ate mais que 100%, uma vergonha mesmo esse calculo que faem pra os aposentados por invalidez, mesmo porque adquirimos a doenca ou o acidente nao por vontade propria, porem por uma fatalidade, 18 anos com um provento de aposentadoria tao defasado e tem muita gente que acha que a culpa dos salarios baixos nao e a Parcela Previ. ta na cara que criaram ela para defasarem os salarios e se nao houver quem lute pra derribar ficaremos todos nessa mesma lamuria. So Deus pra nos ajudar porque temos filhos e netos que dependem de nossa ajuda. grata, abracos.

krystal disse...

Mary,

Acabei de criar essa conta no Google.

Tive uma ideia. Se aparecerem mais pessoas nessa mesma situação, a gente poderia escrever pra Contraf; assinamos a mensagem em conjunto e reclamamos, já que seu presidente foi um dos signatários do Memorando. O que acha? Realmente, a situação dos pós-97 é essa que vemos. O razoável seria se a Previseria fizesse o contrário, ou seja, primeiro deveria incidir os 70% da PP e depois os 20% e, no meu e outros casos, que não aposentamos por invalidez, calcular a proporcionalidade sobre o que passamos a receber temporariamente é errado, perverso, se não for ilegal. Sempre deixo esse tipo de mensagem no blog para que não caia no esquecimento e, quem sabe, outros colegas que estão nessa situação apareçam um dia no blog?