quinta-feira, 7 de julho de 2011

ANAPAR, AAPPREVI e respeito

Curitiba (PR), 07 de julho de 2011.

À

ANAPAR

Prezada Presidente

Cláudia Muinhos Ricaldoni,

Atentos à responsabilidade que imprime a representação do corpo social da AAPPREVI vimos pedir esclarecimentos, sob o respeito devido ao cargo que ocupa, de modo a dirimir dúvidas envolvendo o assunto ADIN, que deu início à troca de mensagens e entendimentos para promovermos um trabalho conjunto, cujas tratativas foram lamentavelmente interrompidas sem o convencimento dos motivos alegados.

O interesse em que se realize uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, visando anular o efeito da Resolução 26/2008, é acalentado há bastante tempo e caminha junto à busca por quem de direito para que assuma a iniciativa.

Por isso, quando a ANAPAR nos procurou manifestando interesse nesse patrocínio prontamente aceitamos dar início às conversações, vendo ali a consumação dos nossos anseios por julgar que ninguém melhor que a Entidade representativa dos Fundos de Pensões poderia estar à frente dos procedimentos.

Para conduzir o assunto autorizamos a titular do Escritório de Advocacia Sylvio Manhães Barreto, que nos assessora juridicamente, a alimentar o desenvolvimento do contato feito, onde a Presidente da ANAPAR sugeriu um encontro em Brasília no dia 15/06/11 para tratar da eventual parceria. Essa primeira aproximação ocorreu sob a representação da Dra. Vânia e do Dr. Rodrigo, devidamente autorizados a falar em nome da AAPPREVI. Nesse encontro foi direcionado um convite ao Presidente da AAPPREVI para reunir-se em Brasília no dia 6 ou 7 de julho, conjuntamente com um grupo formado pelos nossos advogados mais o da ANAPAR, Dr. Sílvio e a sua Presidente, Cláudia Muinhos Ricaldoni. Por sua iniciativa, essa reunião foi deslocada para ocorrer em Curitiba, na mesma data aprazada, posteriormente adiada para 27/07.

Causa estranheza o fato de que, depois disso, o nome da Presidente da ANAPAR foi anunciado como participante da AGE da FAABB, agendada para o dia 16 próximo, justamente para tratar da ADIN. Indagada a respeito, a Dra Claudia Muinhos desautorizou:

From: claudia@anapar.com.br
To: faabb@hotmail.com
Subject: Re: IMPORTANTE - REUNIÃO FAABB
Date: Tue, 5 Jul 2011 09:21:13 -0300
Prezada Isa,

Em atenção à sua mensagem, informamos que estaremos de férias no período de 13 à 22 de julho. Gostaríamos imensamente de participar do evento, dada a importância dos temas a serem discutidos e à representatividade dos participantes.
Dada a impossibilidade de nossa presença, a ANAPAR poderá ser representada pelo Vice Presidente, José Ricardo Sasseron.
Aguardamos sua confirmação.


Atenciosamente,

Claudia Ricaldoni
ANAPAR

==================

Mesmo assim, a convocação da AGE não sofreu reparos oficiais nesse ponto.

Pelo exposto, tudo leva a crer que a atitude da Dra. Cláudia em nos procurar faz parte de um artifício montado para arrefecer nossos ânimos na busca de patrocinador para a ADIN, notadamente por que:

a) Todas as peças jurídicas resultantes do trabalho da nossa Assessoria estão prontas para viabilizar a ADIN;
b) Esse conjunto para formar o processo foi posto à disposição da ANAPAR, do que resultou o agendamento da reunião em Curitiba no dia 6 ou 7 deste mês com a presença do Presidente da AAPPREVI, para formalizar a parceria como amicus curiae e oficializar a impetração da ADIN – já pronta e acabada;
c) O anúncio do nome do Sr. Ricardo Sasseron não dá garantia de que o assunto seja tratado com objetividade, uma vez que os postos que ele ocupa fora da ANAPAR o enquadram como suspeito para atuar na questão ADIN. Essa assertiva repousa no pressuposto de que seja fiel aos princípios defendidos, como membro da cúpula dos Órgãos diretamente atingidos pelos efeitos de uma ação desse porte: a PREVIC que validou a inconstitucional Resolução 26/2008, e a PREVI que subservientemente acatou a aplicação dessa excrescência pseudojurídica;
d) Marcada a AGE da FAABB para o dia 16 tudo foi abortado sem explicação plausível, haja visto que o motivo alegado – gozo de férias – não encontra amparo subjetivo, pois, como é sabido, o descanso anual prolongado de dirigentes de Entidades faz parte do cronograma organizacional de qualquer delas. E, assim sendo, esse agendamento normalmente é conhecido com bastante antecedência;
e) Como agravante, a AAPPREVI não foi cientificada formalmente do adiamento da reunião agendada com o seu Presidente, tudo caminhando à sombra de comunicados aleatórios explorando a boa fé da Dra. Vânia Barreto que, mesmo cobrando uma postura formal, essa não nos chega.
f) Todos os fatos aqui citados constam nas mensagens de e-mail reproduzidas no anexo.

Muito embora se reconheça a diferença existente entre uma recém formada Associação como a AAPPREVI e a grandeza da ANAPAR, o fato de que ambas são dirigidas por elementos rotulados de Presidentes, supõe-se que a liturgia dos cargos remete ao entendimento de que deva haver respeito e consideração no tratamento dado a acordos iniciados ou sua interrupção, em obediência aos parâmetros de causa e efeito.

Por último, e mais uma vez com o devido respeito, pedimos os esclarecimentos necessários à eliminação - ou confirmação - das suposições levantadas, afastando como óbice para o não atendimento o gozo de férias, cujo início alegado dista ainda seis dias havendo, portanto, tempo hábil para pronunciar-se. Vale lembrar que esse assunto será predominante na Assembléia da FAABB do dia 16/07, na qual pretendemos fazer abordagem direcionada ao seu Vice Presidente, José Ricardo Sasseron, se comprovada a presença como enviado com alçada e poderes para representá-la no assunto de que ora cuidamos.

É oportuno salientar que somente nos move o propósito de esclarecer definitivamente se há outros interesses envolvidos, em virtude de a interferência da ANAPAR subentender motivação para por entraves no caminho duramente buscado para viabilizar a ADIN, contra a resolução 26/2008. Instituto esse que tem consumido boa parcela do nosso tempo, e aportes financeiros terminantemente destinados ao trato de coisas úteis.

Também, não podemos depositar todos os anseios no sucesso de uma ADIN, mas, uma vez trilhado esse caminho com firmeza de propósitos, se faz necessário concluir o que foi iniciado para, depois disso, tratarmos de dar curso à vida, pois outros recursos existem e deles cuidaremos, enquanto dormir no seio da cega justiça a esperança confiada à ADIN – se assim acontecer.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.
Presidente Administrativo
AAPPREVI – Associação dos Participantes, Assistidos e Pensionistas do Plano de Benefícios Nº Um, da PREVI.
Rua Professor Ulisses Vieira, 864 – Vila Izabel – CEP 80320-090
Curitiba (PR)
(41) 3045-0370
CNPJ: 11.632.592/0001-80

=============================

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR) - 07/07/2011.

23 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
Sua correspondencia para a presidente da ANAPAR é pertinente, lúcida, lógica e contundente. Analisados os fatos, pode-se ver que há algo entravando o livre fluir do que poderia ser o começo do ajuizamento da ADIN, já pronta e acabada, faltando, apenas, à presidente da ANAPAR juntar as palavras à ação. Caso isso não aconteça, ficamos na posição de indagar que "algo" é esse...

Anônimo disse...

TÁ EXPLICADO O PROBLEMA DE SEGUROS DA ANABB
BB & Mapfre vão contratar mil funcionários até o final do ano

Grupo BB & Mapfre anunciou início das operações conjuntas em seguros nesta terça-feira, como segundo maior grupo do setor no Brasil, atrás do Bradesco

Agência Estado


SÃO PAULO - O Banco do Brasil e a Mapfre anunciaram nesta terça-feira, 5, o início das operações conjuntas em seguros. Uma das primeiras metas é contratar mil pessoas até o final deste ano, disse Roberto Barroso, presidente de uma das holdings criadas pelo banco e a seguradora espanhola.

O grupo BB & Mapfre nasce como segundo maior grupo segurador do Brasil, atrás do Bradesco. Excluindo a carteira de saúde, área em que o grupo não atua, o BB & Mapfre passa a ser o maior do País, com faturamento de R$ 8,6 bilhões em 2010 e participação de 15,6% do setor de seguros.

O grupo terá várias seguradoras, vinculadas a duas holdings. Uma das holdings, presidida por Barroso, vai cuidar das áreas vida, apólices imobiliárias e seguro rural. A outra, presidida por Marcos Eduardo Ferreira, vai agregar as operações de veículos, seguros gerais e parcerias com redes de varejo (área chamada de "affinity" no mercado segurador). Ao todo, são 180 tipos de seguros diferentes.

"Será uma gestão compartilhada", disse Barroso. Ele salientou que o acordo terá prazo de 20 anos e pode ser renovado. A Mapfre terá o controle acionário, para que as empresas sejam privadas. Por isso, terá 50,1% das ações ordinárias (ON, com direito a voto).

O grupo nasce com 4 mil funcionários, 17 mil pontos de vendas e 25 milhões de clientes. Segundo o executivo, a contratação de mais funcionários será necessária porque as operações do BB e Mapfre são complementares, o que gerará novas oportunidades de negócios.

As duas marcas, BB e Mapfre, serão mantidas nas apólices de seguros. Nos produtos vendidos na rede de agências do BB, a marca do banco será a usada. Se o produto for vendido por corretores de seguros ou por meio de parcerias com redes de varejo, a marca será a da Mapfre.

Em automóveis, o grupo nasce como o segundo maior do mercado, com 15% de participação, atrás da Porto Seguro, a líder isolada com cerca de 30% do setor. A BB & Mapfre fechou maio com mais de 2 milhões de veículos segurados e uma carteira de mais de 12 mil corretores.

A partir do dia 10, o grupo começa sua primeira campanha de marketing. Intitulada "Bebês", será uma campanha nacional protagonizada por recém-nascidos.

Anônimo disse...

Imaginemos o seguinte cenário:
Diante da suspeita de desobediencia a regras estabelecidas, pedimos verificação do ocorrido. Em caso positivo entramos com uma queixa crime contra o articulador desobediente.Ou seja, se não podemos destruir o muro de uma so vez, vamos passo a passo retirando todos os tijolos.
Perdemos muito tempo querendo avançar de uma vez só.
Já podiamos ter indagado judicialmente se houveram ou não aumentos acima do teto estipulado pela previ.O Medeiros diz que foi isso que aconteceu.
Por que não vamos fundo nisso?
Uma coisa é certa: se a Dra. Claudia quizesse assinar qualquer papel já teria assinado.

Anônimo disse...

É tudo coisa combinada,Sasseron apertou Dra Cláudia, a saída foi férias, aí fica p/ marginal decidir o que não será decidido, ponto final.

Anônimo disse...

Eu não me conformo a viver sem esperança. Tem que haver uma saída.Uma mão abençoada que assine a nossa ADI.
OAB SOS!

wilson luiz disse...

Caro Marcos,
Parabéns pela sua disposição em comparecer à AGE da FAABB, mesmo com sacrifício pessoal e sem ressarcimento de despesas.
Sabemos, todos nós, que provavelmente nada sairá de prático do encontro, devido à inexplicável ausência da ANAPAR, mas acho que devemos marcar posição, como beneficiários, e você é a pessa indicada para nos representar. Como contribuição, sugiro que seja emitida, endereçada ao Banco do Brasil e à PREVI, dura e contundente nota, inicialmente condenando não terem honrado o memorando de entendimentos sobre o realinhamento do PB1, e, também, deixando bem claro que não mais haverá negociações, se as premissas colocadas pelo Banco forem mantidas, como se apropriar de metade de superávits eventuais e priorizar a elevação do teto para 100%. Também considero importante oficiar à ANAPAR, solicitando audiência em sua sede, para que essa entidade se manifeste, de forma clara e oficial, se ela pretende impetrar a ADIN sobre a resolução 26.
Tenho lido comentários de colegas defendendo que o saldo da Reserva de Contingência seja utilizada para o realinhamento do PB1, inclusive alguns, absurdo dos absurdos, defendendo que o Banco se aproprie de metade de seu saldo, desde que ganhemos algumas merrecas. A Lei Complementar 109 não autoriza a utilização desta Reserva para esta finalidade, mas como sabemos que o Banco e a PREVI estão "se lixando" para as leis, sempre é bom ficar atento. A utilização da Reserva de Contingência seria uma temeridade. Nossos pagamentos futuros são garantidos, primeiro pela Reserva Matemática, que é o valor justo para a PREVI cumprir todos os compromissos, até a liquidação do plano. Acredito,inclusive, que no momento a Reserva Matemática esteja deficitária, devido à queda, só neste ano, de 10% do valor das ações na BOVESPA. Para cobrir eventuais déficits da Reserva Matemática é que serve a Reserva de Contingência.
Outro ponto importante é que, pelo menos até agora, o Banco do Brasil não deu qualquer sinal de que estaria com más intenções quanto ao dinheiro da Reserva de Contingência, e se nós propusermos a sua utilização, estaremos, implícitamente, abrindo a porta para que novo roubo seja perpetrado contra nosso patrimônio.
Portanto, meu amigo, fique atento para a eventual colocação do tema na mesa de debates.

Anônimo disse...

Marcos gostaria de sugerir que tentassemos uma audiencia com o Senador Demostenes Torres(DEM),que tem sido atuante na defesa de nossas leis , sendo ele um promotor. Sendo goiano, poderia uma colega goiano (pensei no Rossi que sabe tudo de nossa previ e da resolução 26) tomar essa iniciativa. Acredito poderiamos conseguir um bom aliado para nossa causa....

Anônimo disse...

LENA, abraça o Marcos para nós. Somos um grupo de 10 senhoras, pós 97. Fui autorizada a dar os nomes: Regina Sueli Palmares,Rosana de Aquino,Maria das Dores,Pedrita de Jesus Alves,Aparecida Santos de Antunes,Flávia Costa,Marli de Souza,Cléia Furtado,Antônia Carneiro de Albuquerque,e eu

Etelvina do Prado Lencluber.
Estamos sim Lena, com uma tremenda inveja. Beijos para tu.


Abraços aos colegas do BB

Senhor Marcos, uma boa viagem. E cuidado com a nossa colega,é "Perigosa"

Anônimo disse...

Até que enfim! Muito tempo secando gelo.

Anônimo disse...

Colegas,


Será que o entrave para a ADIN da ANAPAR não o SASSERON?

Anônimo disse...

Nossos passos - nesse terreno " SUJO e MINADO " - são minuciosamente calculados..." ÊLES " de início menosprezaram nossa existência...mas como no velho ditado - " O DIABO FAZ A PANELA, MAS NÃO FAZ A TAMPA " -...e é aí que nós entramos..." com a INTELIGÊNCIA, com a SERIEDADE e COMPETÊNCIA "...nós vamos " VENCER " disso temos certeza..." B R A V O " MARCOS...mais uma vez " PARABÉNS ".

Anônimo disse...

E aí eu pergunto com toda sinceridade: porque estamos desunidos? porque dois blogs que lutam pelas mesmas pessoas e propósitos parecem conflitantes?
Temos a ADIN de que o outro blog não fala.
Temos o protesto que este blog renega.
Divididos estamos embora todos nós estejamos acompanhando os dois blogs.
Isso não é ridículo?
Ou precisava ser uma carta de amor para ser ridícula?
Quando é que vão se dar conta que os dois blogs são monitorados e sabem desta divisão?
Eles riem e dão de ombros.
Pensem. Pensem.

Anônimo disse...

cavalcante disse:
sem querer ser pessimista, penso que a ADIN não será ajuizada pela ANAPAR. Espero estar errado, porém a atitude da Dra. Cláudia em alegar que por estar de férias não irá comparecer ao evento é bastante suspeita. Desde quando ,por estar de férias . fica-se impedido de comparecer a uma reunião de tamanha importância.Tudo cheira a sabotagem, é uma pena. Será que ninguém consegue se livrar da contaminação exalada pelo Sasseron. Não se enganem, o Sasseron foi encarregado pelos poderosos mafiosos do BB de desestimular a Dra. Cláudia(Anapar) a levar adiante o assunto da ADIN. Ele já iniciou sua suja missão ao retirar a Dra. Cláudia da jogada e em seguida assumir seu lugar. Ele fará todo trabalho sujo que for necessário para lograr êxito em sua missão. Parece-me tudo muito claro.Lembrem-se que no próximo ano haverá eleição na Previ e o senhor Sasseron deverá deixar sua Diretoria,assim, urge então que o mesmo cumpra todas as ordens do BB para que ,após sair da Previ, possa ser agraciado com outro cargo que lhe permita aposentar-se pelo teto máximo.
É um jogo nojento , digno dos mais sujos esgotos repletos de ratazanas , encenado pelo Governo+BB+Previ,que ,no entanto ,só se desenrola em virtude da subserviência explícita exercida por colegas que ,infelizmente, venderam a própria consciência.
É duro lidar com traidores !
Só me resta, mais uma vez, lhe desejar boa sorte Marcos.
Um abraço
Cavalcante

Anônimo disse...

Prezado anônimo de 14.41.00 h

Considero muito pertinente seu comentário e sugestão.

Tudo a ver.
Senador Demóstenes Torres.
Promotor de Justiça
DEM ( oposição ferrenha )
Abençoado estado de Goiás
João Rossi Neto

Presidente Marcos Cordeiro

quem sabe seja esta sugestão uma medida bem oportuna... Branquinho

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/940689-procurador-geral-pede-a-condenacao-de-36-reus-do-mensalao.shtml

A quem possa interessar.

Anônimo disse...

As elevações do ES vêm sendo feitas a conta-gotas pelo Sr. Sasseron. Deve sser com base na regra maquiavélica de fazer o bem aos poucos e o mal desde logo. Não é de duvidar que agora, quando prestes a sair do rico carguinho que exerce na PREVI decida mudar a norma e fazer um grande reajuste no
s prazo e valor limites. Afinal, algum dia pode precisar novamente dos votos dos "trouxas". Ninguem sabe o dia de amanhã...

Anônimo disse...

Marcos,

Que Deus o acompanhe nesta reunião e que o Espirito Santo te ilumine.

Vá de mente aberta, sem preconceito, mas vá preparado como é do seu feitio. Sei que essas palavras desnecessárias devido a sua capacidade de se saber comportar em qualquer situação.

Nós sabemos que o Sasseron contamina em tudo que ele toca. A presidente da ANAPAR tem seus motivos, que não as férias, para não participar dessa reunião.

Um reunião de um assunto em pauta
tão importante e que pode mudar os destino do plano 1, que na persistência dessa resolução 26, pode levar o nosso fundo, agora do BB, a ficar com o patrimônio comprometido.

Será que ela já não precisa dos benefícios de um fundo de pensão? O que ela tem a ganhar ou a perder com essa atitude de não considerar essa reunião importante?

Certas atitudes nos induzem a colocar sob suspeição certos administradores de associações dos aposentados, quanto mais da associação que congrga todos os fundos de pensões.

Esta tudo contaminado.

Anônimo disse...

Caros,

Se a situação(governo) nos humilha, dilapida, só temos um caminho a percorrer o da oposição.
Municiar os senadores da oposição com material verdadeiro e contundente.
Abraço

Anônimo disse...

Dra. Cláudia está de olho no futuro, se entrar com a ADIM, tem eleição já, já, a Dra.vai ficar de fora do conluio, vai perder a boquinha que tem, saindo de férias o maledeto faz o que quer e Dra. Cláudia vai receber algum presentinho.

Anônimo disse...

Aos desavisados que pensam que Cláudia tá preocupada conosco... CLAUDIA MUINHOS RICALDONI - Presidente da ANAPAR, é Diretora Executiva da Fundação Forluminas de Seguridade Social – FORLUZ, que não tem e nunca teve e nunca terá superávit pra distribuir. Resolução 26 pra ela não é problema

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Resolução 26 - Reunião 29/06/11 - Isa Musa

http://grupodeestudosprevi.blogspot.com/

ou

http://hili.in/VA

Anônimo disse...

Não há a menor dúvida de que fomos sabotados (de novo!) pelo traira de sempre: Sasseron.

Anônimo disse...

Um passarinho me contou que a presidente da ANAPAR se encontrou com a AAFBB e com dona Isa em Belo Horizonte nesse domingo, em Belo Horizonte, em um almoço antes de dona Cláudia sair de férias.... Oi dono do blog? Te passaram uma rasteira...