quinta-feira, 29 de setembro de 2011

À Sociedade Brasileira

Caros Amigos,

Três Presidentes da República, quando no exercício do poder, taxaram esses idosos que aqui estão de Marajás (Collor), Vagabundos (FHC) e aloprados de barriga cheia (Lula). Tudo porque sempre quiseram meter a mão no patrimônio da PREVI, esse colosso que aqui está. Ele é o guardião de um patrimônio que beira os 160 BILHÕES de reais destinados, só e unicamente, ao pagamento das aposentadorias e pensões instituídas aos seus participantes, mas que atualmente está a serviço do Governo de plantão que lança mão descaradamente desse dinheiro ao seu bel prazer. Tanto é que o BB acostumou-se a suplantar a concorrência engordando seus balanços semestrais à custa de bilhões garfados sistematicamente. O Poder Central manda e desmanda com ordens estapafúrdias de interferência na Bolsa para cumprir suas metas de crescimento aos olhos da comunidade financeira internacional, ordenando vender ações, e já determinou que a PREVI invista seu patrimônio nas obras da Usina Belo Monte, do Trem Bala, da Copa do Mundo e das Olimpíadas que se avizinham, tudo isto com retorno incerto previsto para daqui a 30 anos, quando quase todos os donos do fundo já estarão mortos. E, como é sabido, quando o último deles se for o patrimônio remanescente reverterá para o Banco do Brasil, segundo normas criadas por ele mesmo, pois este é um plano em extinção.

Essas aposentadorias e pensões que já alimentaram o vocabulário detrator daqueles Presidentes, hoje é um arremedo de benefício previdenciário. Tanto é que a própria PREVI divulga em suas estatísticas que 70.000 deles vivem pendurados em sua carteira de empréstimos pessoais o que, mesmo assim, não é suficiente para complementar os proventos. Praticamente todos eles sobrevivem à custa das linhas de crédito do BB, que suga seus salários na fonte onde obrigatoriamente são depositados os benefícios – da PREVI e do INSS – sem direito à portabilidade bancária por determinantes normas internas.

Todo dia 20 (data do crédito), os agiotas fazem a festa nas bocas dos caixas das agências, abordando os necessitados aposentados e pensionistas que se entregam em suas mãos para ter o que levar para casa e ficar à espera do dia 20 seguinte.
Esses benefícios hoje deprimentes são direitos adquiridos à custa de uma poupança feita ao longo de mais de l00 anos, por todos quantos entraram no Banco do Brasil pela via de rígidos concursos, e ali trabalharam dando exemplo de capacidade, honradez e competência, contribuindo para que o Brasil seja hoje um respeitado País em crescimento.

Somando um contingente de 120.000 integrantes do Fundo, a penúria atingiu sua maioria com benefícios irrisórios, muitas vezes não atingindo dois mil reais mensais, enquanto que a cúpula do Patrocinador e da própria PREVI auferem vantagens mensais da ordem de 42 mil reais, em véspera de dobrar de tamanho, se esta e outras manifestações não forem suficientes para atrair o clamor público contra aberrações da natureza.

Esses idosos que aqui se vê empunhando vassouras somente querem que se proceda à limpeza das mentes que dirigem o Fundo, e que as autoridades se conscientizem de que o patrimônio da PREVI não é do governo, para servir às suas engendradas maracutaias sem fim.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 29/09/2011.

65 comentários:

Paulo disse...

CARO MARCOS CORDEIRO!

MUITO OBRIGADO POR DIZER O QUE ESTÁ ATRAVESSADO EM NOSSO CORAÇÃO!

E pensar que eu votei neles!

Anônimo disse...

Salve o PB1!!!

Salve os Pré-67

Salve os Pós-67

Salve os Pós-97.

Salve!!! As Pensionistas.

Salve!!!! os filhos destas

Salve!!!! os netos destas

Salve!!!! os Funcis da Ativa.

Salve!!!! os novos regulamentos.

Salve!!!!! Os Estatutos

Salve!!! os Aposentados por invalidez

Salve!!!! a Democracia

Salve BRASIL.

Será este só o início de uma série de outras manifestações públicas?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Às 10:38 informa Raul Avellar diretamente do campo de operações:
A PREVI tenta descaracterizar e inibir o movimento da VASSOURADA.
Fechou o Prédio do Mourisco e botou todos os funcionários na rua obstruindo a entrada, alegando que está fazendo uma simulação de evacuação por conta de exercício de incêndio. Coisa nunca vista antes, segundo os próprios funcionários abordados. Há “armários” travestidos de guardas de segurança com ordens de impedir nossa aproximação.
Não podemos nos intimidar. Aos nossos enviados pedimos se postar junto às faixas para evitar confrontos. Lembramos que vassouras não são armas, são instrumentos de limpeza. E nós queremos paz e segurança.
Isso tem nome: desespero da PREVI.

Paulo disse...

OH! "cecilia", tá com medo de perder a teta da "anabb".
Peço a Deus todo dia para que modernas trombetas de Jericó façam ruir esse poço pestilencial que se chama "anabb"

Paulo disse...

ATENÇÃO SENHORES CLIENTES DO BANCO DO BRASIL S/A, APLICADORES NA PREVIDÊNCIA PRIVADA BRASILPREV. SERÁ QUE NO FUTURO O BB NÃO ENCONTRARÁ MEIOS, TAMBÉM, DE GARFAR AS APLICAÇÕES QUE AGORA ESTÃO FAZENDO? Essa intervençao que, com o aval do Governo fazem na PREVI, poderá no futuro, acontecer com os vossos sagrados e respeitáveis investimentos. Pelo menos é o que indica essa apropriação indébita sobre a nossa PREVI.

Aristophanes disse...

Prezado Marcos e colegas bloguistas.
O Empréstimo Simples da Previ(ES), para muitos de nós, é uma ajuda crucial e permanente, para outros, um quebra galho episódico e, felizmente, para um grande contingente, é produto sem demanda. Hoje, uso o ES-Previ, acho bom e me ajuda. Observo, nos comentários de blogs, por onde navego, uma miscelânea de depoimentos: opiniões sensatas, reclamos ingênuos, sugestões bem intencionadas, gritos doloridos, gaiatos de plantão e desaforos desproporcionais... além do congelado e alheio padrão de respostas da Previ. É a nova e benfazeja democracia internauta, que deixa à mostra o diversificado espectro de nossa comunidade do Plano1. Essa “vassourada”, hoje, por mais branda que seja, é o prenúncio de um BASTA que toma forma crescente e de origens múltiplas. Meu abraço solidário a todos que, fisicamente, compareceram!
Agora, ocorre-me fazer algumas reflexões, quando se pede nova revisão do ES, com aumento de limite e extensão do prazo. De pronto, estou torcendo para que isso ocorra. Entretanto, é oportuno tratarmos a questão de forma um pouco menos imediatista e com análise mais ponderada. O ES, como praticado atualmente, constitui, para grande parte dos tomadores, que o utilizam de maneira permanente, uma parcela disfarçada dos proventos. Esses velhos endividados não podem prescindir dele e lutam pelo reajustamento anual, no valor, para ter aumento real, e no prazo, para poder tomá-lo, com observância da margem consignável. Quanto ao valor, ainda há folga para bons aumentos, haja vista o fato de a Previ não ter estourado o limite de aplicações permitido para essa modalidade de investimento, ao contrário do Previ-Futuro, dos jovens endividados. Quanto ao prazo, combinado com a carência para renovação, acho que se montou uma armadilha, ou uma farça. Só se justifica pelo fato de proporcionar uma prestação menor, que caiba na margem consignável. Com efeito, 150 meses são 12 anos e meio. Para milhares de tomadores longevos,”terão” que viver 90, 95, 100 anos, ou mais, para liquidar o empréstimo. Eu mesmo terei – prazeirosamente – de ultrapassar os 93! Do contrário, o seguro paga, para alívio da(s) pensionista(s), se houver...
Penso, que nas circunstâncias a que se chegou, a Previ deveria conceder, agora, nesta esperada época de renovação tradicional do ES, o pretendido reajustamento apelidado de 150/150. Está de bom tamanho. São 12,5 anos de prazo(prestações consignáveis) e 25 vezes o provento médio, pago atualmente. A partir desse ponte de corte – como sugeriu competentemente um colega baiano da ativa – deveria a Previ examinar, com seus excelentes técnicos, um novo modelo de empréstimo menos simples, não necessariamente atrelado a margens consignáveis, mas que corrija, aos poucos, a farsa em que se tornou o atual ES, que além de fugir à boa técnica financeira, enseja a procissão de peditórios anuais, Do contrário, deixa do jeitinho que está... e até o próximo ano, ou enquanto durarmos. Renovo a varredura solidária. Aristophanes.

Anônimo disse...

Obrigada Marcos, por sempre representar tão bem nossos anseios,pois nos sentimos tão sufocados que fica difícil sair o primeiro grito. Sei que violência não resolve, pelo contrário, mas a revolta que sentimos diante desta situação é enorme. O BRASIL, BANCO DO BRASIL, PREVI etc e tal tem que tomar jeito, vergonha na cara e nós também como cidadãos. E a conversa vai longe; e a CASSI o que está acontecendo? Meu cardiologista, angiologista etc estão pedindo descredenciamento e é geral o comentário médico dos níveis de pagamento da Cassi aos profissionais. SOCORRO!

recca disse...

Vamos moçada, avante! Infelizmente moro longe. Chega de desviar o dinheiro de nossas aposentadoria para Trem bala perdidae Belo Monte de m---- e outras obras saidas de mentes perturbadas e irresponsáveis.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Um bom sinal?

Forluz: Empréstimo tem novo regulamento

O Comitê de Investimentos alterou o regulamento para concessão do Empréstimo Forluz. As mudanças são válidas para os contratos entregues a partir do dia 4 de outubro, com créditos previstos para 31 do mesmo mês.
Entre as principais alterações estão o aumento do número máximo de parcelas de 84 para 120, aumento do limite de salários brutos de 9 para 15, aumento da taxa do fundo de Quitação por Morte de 0,0118% ao mês para 0,018% ao mês, e inclusão da obrigatoriedade de envio do regulamento, com todas as páginas assinadas pelo financiado, acompanhado do contrato de empréstimo. Mais informações no link abaixo e no site da ANAPAR:

https://www.forluz.org.br/Documentos%20Compartilhados/Novo%20regulamento%20empréstimo.pdf

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Juarez Barbosa avisa, em nome dos manifestantes que se encontram em frente ao prèdio da PREVI, que logo mais (às 13:00 horas)se digirão aos andares superiores para tentar aproximação com Dirigentes.
Quem chegar depois disto procure encontrá-los.

Anônimo disse...

EI MARCOS,

A ATUALIZAÇÃO TEM DE SER RÁPIDA, PRINCIPALMENTE HOJE....

...AS INFORMAÇÕES RELATIVO AO PROTESTO PRECISAM SER DIVULGADAS...

Alcides Mauricio disse...

Aos colegas que estão na vassourada - na previ - o meu apoio e minha solidariedade.
Que na reunião das 13 h sejam bem sucedidos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo.

Nada de querer tumultuar.
Esse seu comentário é de dois minutos atrás (09:32 no Blog - 13:32 em tempo real).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

O Blog registra o horário pelo fuso do servidor (EUA), com defasagem de 04 horas para menos.

Para se ter o tempo real da postagem basta somar quatro à hora informada.

Ex.: 09:32 no Blog = 13:32, hora de Brasília.

Anônimo disse...

Caro Sr. Marcos que trabalho explendido o senhor esta prestando a todos os colegas. Sou o mais novo integrante a acompanhar, sofrer e ajudar no que estiver ao meu alcance, apesar dos meus 80 anos, sou solidario ao acontecimentos e torço para que no final consigamos nossos objetivos.
Aceite meu abraço e transmita a todos.
A.E.B

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Raul Avellar informa (14:02):

Uma comitiva de onze dos manifestantes foi autorizada a entrar no prédio da PREVI e alojada (confortavelmente) em uma ampla sala do terceiro andar, onde aguarda ser recebida por Dirigentes para apresentar reivindicações.

Anônimo disse...

Não se preocupem o Sasseron vai receber todo mundo com muita educação e depois vai dizer que apesar dos esforços por ele empreendido, não foi possível melhorar o Empréstimo simples.

Anônimo disse...

Parabéns! Parabéns! Grande e querido Marcos.
Senti um grande alívio ao ler mais esse belo e verdadeiro comentário.

Gostaria de esclarecer aos colegas,
que não estou participando do protesto
na Previ. Por motivos diversos, e já esclarecidos ao Marcos, não pude comparecer. Estou aqui torcendo para que tudo de certo, e que nossos bravos colegas tenham um ótimo retorno as suas casas.

Abraços e Saúde a todos.

Lena.

Anônimo disse...

Xo urubu anonimo das 10:10,nao tem o que fazer,vai procurar carniça em outras bandas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

(Curitiba (PR), 29/09/2011 – 14:54)

Nota da AAPPREVI

Caros Colegas,

A AAPPREVI considera esse sublime movimento que está em curso no prédio da PREVI como uma demonstração de solidariedade daqueles que se empenharam no comparecimento.

Pela espontaneidade da adesão, reputamos tudo isso digno de figurar nos anais da Associação como um desprendido preito de solidariedade aos que não puderam estar presentes, representado pelo sacrifício de uns poucos.

Por isso, nada mais justo do que destinar a cada um dos sócios que atenderam ao chamamento, nestas condições, a quantia equivalente a meia diária como lhe faculta o Estatuto (R$ 50,00), para ressarcimento de parte das despesas arcadas em prol da coletividade. Deste modo, pedimos aos sócios que se enquadrem nessa condição procurar a Diretora Jane Torre de Melo, ai presente (e no decorrer do evento), para registrar nome e matrícula de modo a fazer jus ao crédito respectivo. As despesas havidas, com confecção de faixas e cartazes, igualmente serão ressarcidas aos responsáveis pelo pagamento, que com desprendimento e altruísmo tomaram para si a responsabilidade da iniciativa.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

José Gilvan Pereira Rebouças
Vice Presidente Financeiro

Anônimo disse...

Caros Marcos e demais colegas,

Independentemente do que resultar este nosso movimento que encontra-se em execução, tenham certeza de que é o INÍCIO DE UMA MOBILIZAÇÃO que mostra a conscientização do que estão fazendo conosco. Podemos ser velhinhos de cabeças brancas mas não somos idiotas e burros. Estamos bem lúcidos para perceber que, além da Anabb que nos traiu, precisamos ficar "espertos" com a AAFBB e seus dirigentes. Estamos em sua Cidade e nenhum apoio nos foi dado. Muito pelo contrário!! Estão convenientemente Omissos!
Estamos de olho !!
PARABÉNS AAPPREVI e seus abnegados!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Contato feito com Jane Torres de Melo (16:05):

Terminada a reunião. Como sempre acontece, nada ficou definido, apesar da cortesia do atendimento. Os participantes da comitiva (onze) depois da avaliação dos resultados nos brindarão com o seu relato. Mas, não esperemos grandes avanços. Nem a definição do ES foi declarada – espera-se para amanhã.

Anônimo disse...

Nao esperem mesmo grande avanço sobre melhoria no ES, alguns conselheiros ficaram injuriados com o protesto, dizem que o assunto do ES vai sair da pauta da reuniao de amanha, como retaliaçao ao ato de protesto.
Eu nao acredito, porem, as vespas da Previ ficaram em polvorosa.
Espero mesmo que nao haja algum tipo de retaliaçao.

Sampaio

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos e seguidores do Blog,

No link abaixo, estão a cobertura fotográfica da Manifestação de hoje na Previ, e um relato parcial de nossa reunião com eles.

http://previpb1emfoco.blogspot.com/2011/09/imagens-da-manifestacao-na-previ-em.html

Vou aprontar o relato completo e assim que concluí-lo postarei para vocês, ok.

Anônimo disse...

Caros colegas, com todo o respeito aos mais otimitistas, não creio que vai sair nada de positivo. Deixei de ser otimista. Tal qual o realinhamento não vai sair nada de melhorias no Empréstimo Simples.

Anônimo disse...

MOURISCO

Puxando pela memória, lembrei-me que lá no interior, onde eu era agricultor (com muita honra), havia um gatinho que tinha o nome de Mourisco. Como esse nome está em grande evidência atualmente, fiz uma pesquisa rápida e descobri que, além de outro significado, Mourisco é uma espécie de felino, de gato. Então concluí que deve ser por isso que Lá no Mourisco trabalham "gatinhas e gatinhos" e alguns do tipo "manda-chuva"; acontecem "balaiadas de gatos" e, talvez, verdadeiras "gatunagens".
Que saudade do meu Mourisco, apenas um gatinho de estimação!

Anônimo disse...

Fotos da vassourada na Previ no blog do Juarez.Adorei...

Anônimo disse...

Vou declarar meu voto: "Voto pela DESFILIAÇÃO de todos os sócios da ANABB".

Anônimo disse...

Caramba, esperei tanto tempo.
30 dias aguardando uma definição
para o E.S.
Vou dormir muito preocupado.

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos e demais colegas,

Apresento abaixo meu relato sobre nosso Manifesto ocorrido hoje na Previ.

Chegamos às 12:00 horas em frente ao Castelo da Previ e por lá ficamos aguardando a chegada dos demais participantes até às 13:30 horas. Foi distribuído aos presentes o artigo produzido pelo colega Marcos Cordeiro intitulado “À Sociedade Brasileira”. Como só tinham 3 vassouras, resolvemos guardá-las no carro de um dos colegas presentes, com receio de que pudessem nos barrar logo na entrada das instalações da Previ. Só conseguimos a presença de 14 colegas para prestigiar nosso evento, infelizmente.
Nos dirigimos então à entrada de acesso, nos identificamos e fomos para o 3º andar, onde se situa a Gerência de Atendimento, e por lá permanecemos por cerca de 30 minutos, até que fomos direcionados para uma sala de reuniões, no mesmo andar.
Três funcionários da Previ, dois deles presentes ao nosso panelaço de fevereiro passado, nos recepcionaram e nos acomodaram. Teve então início nossa reunião.
Foi-nos distribuído a carta que o Diretor Sasseron já havia direcionado para nós, onde destaca sua atuação à frente da Diretoria de Seguridade durante seu mandato.
Iniciamos reclamando veementemente que, apesar de nosso pedido de transparência efetuado na reunião do “panelaço” passada, nada havia mudado com relação aos comportamentos do pessoal da Previ, e que no seu site só continuava aparecendo artigos em sua maioria não abordando os assuntos de nosso real interesse.
Dissemos que estávamos ali presentes, conseqüentemente, em busca de diálogo com os gestores da Previ, com o objetivo de enfatizar a necessidade de muitos colegas em dificuldade em ver aprovado a nova renovação do Empréstimo Simples na modalidade 150milx150meses e de sair de lá, se possível, com esta boa notícia oficial para nossos colegas.
Mas infelizmente eles nos falaram que não havia ainda nenhum posicionamento sobre a questão e que, não necessariamente este assunto estaria na Reunião do Conselho Deliberativo de hoje e de amanhã. Esta expectativa de todos os interessados de sair a definição esta semana seria, então, pura especulação disseminada em nosso meios de comunicação.
Os representantes da Previ pediram então que todos os presentes permitissem a abordagem, por parte deles, do contido na carta do Diretor Sasseron. Enfatizaram então todas as comparações com os outros fundos de pensão contida no documento e nos informaram também que em muitos fundos de pensão congêneres ao nosso, os assistidos que atingiam determinada idade não poderiam mais pegar/renovar empréstimos simples (ficariam proibidos de contratá-los daquela idade em diante), coisa que não acontecia na Previ.

continua...

Juarez Barbosa disse...

continuação...

Destacaram, outrossim, todos os esforços no sentido levar ao conhecimento, sobretudo dos endividados, a temática da “Educação Financeira”. Minha impressão pessoal, salvo melhor juízo, tal temática está sendo amplamente divulgada, assim como o impedimento de novos empréstimos a quem atingisse determinada idade, como um sinal de alerta de que a capacidade de endividamento de muitos já está completamente esgotada, e que as renovações dos empréstimos em limites e prazos maiores estão com seus dias contados.
Outro assunto que foi discutido é com relação a elevação do teto de benefício pretendido pelo Patrocinador para seus altos executivos de R$ 81.000,00. Os representantes da Previ falaram que isto também é uma informação inverídica disseminada em nossos meios de comunicação. Não houve, de forma nenhuma, por parte do Patrocinador, proposta desta natureza feita ao Conselho Deliberativo da Previ. Quanto a isto, meu pensamento pessoal me leva a crer que estão com medo de uma possível intervenção da PREVIC, e a ordem é negar esta apresentação de proposta ao CD da Previ.
Pois bem, companheiros, estes são os relatos produzidos por mim sobre a reunião de hoje, em nosso Manifesto junto a Previ, mas que acabou mesmo sendo apenas uma Comissão (pelo baixo número de presentes) encarregada de levar nosso anseio com relação ao empréstimo simples, diretamente e presencialmente, a quem de direito poderá atender ao não a ele.
Aos colegas que compareceram junto comigo a este evento, peço que se notarem algum esquecimento de minha parte dos assuntos lá tratados, adicione-os nos comentários de nossos Blogs, ok.
Tenho a certeza que foi um dia muito feliz para todos os colegas presentes, pois nos dedicamos de coração e alma à nobre missão de representarmos grande contingente de colegas que estão aguardando ansiosamente por boas notícias, mas que estas independem de nossas vontades pessoais e sim daqueles que detêm o poder de decisão dentro de nossa Previ.

Anônimo disse...

Em resumo, sobre melhorias reais no ES.
Poucas esperanças.
Tambem a nossa uniao tem limitado-se somente aos blogs, porque na pratica...
Poucos foram os herois la no Mourisco, nao é a toa que o Sasseron e Conselheiros nao estejam nem ai...
Devem estar ate rindo da vassourada.
Cade o restante do pessoal?
Parabens aos herois.

Taldo Carvalho

Anônimo disse...

Marcos, vou ser sincera: tô desanimando.Quem pode, mora perto, não precisa e não colabora.Assim é muito difícil.Depois não venham com reclamação...A próxima coisa que vão nos tirar é o salário.

Anônimo disse...

ONDE ESTAVAM VOCES?
Voces que enchem este blog com pedidos de socorro por que não estão conseguindo sobreviver?
ONDE ESTAVAM VOCES?
Por que 14 pessoas que não precisam, estavam lá para defender seus interesses e VOCES que choram, imploram, não puderam sair de suas comodidades para reiterar suas reinvidicações?
É muito fácil ficar em casa e mandar as pessoas lutarem suas guerras.
Dificil mesmo, foi ficar lá esperando que alguem mais chegasse. Que os que necessitam chegassem. Que os que imploram chegassem para brigar por seus objetivos.
FIQUEM EM CASA, MAS TENHAM VERGONHA E NUNCA MAIS SE QUEIXEM DE NADA!
Estão no melhor dos mundos. O mundo em que se mandam pessoas para resolver os seus problemas.
Vivam neste mundo.
Eu estou fora.
Claudia do Rio

Anônimo disse...

O Medeiros la no blog dele ja JOGOU A TOALHA, disse que o assunto ES esta encerrado, lamentou-se e com toda a razao da baixa participacao do pessoal do Rio na vASSOURADA, que alias de vassourada nao teve nada, ficou novamente limitado a salinha privada com aquela enrolaçao costumeira e francamente ao inves de ficarmos aliviados com o resultado do protesto, diante das respostas robotizadas da Previ, eu ao menos fiquei mais preocupado.
Enfim, enquanto nao nos unirmos de verdade, seremos alvos faceis e previsiveis.
Quanto ao ES, ninguem sabe, ninguem viu!!

Carlos Mendonça

Anônimo disse...

Depois destas semanas de stress, do fiasco da vassourada, da infexibilidade da Previ e da dureza cruel de seus diretores/conselheiros, não dá mais para esperar. Desisto. Não virá ES melhorado, talvez nem venha nenhuma alteração. Nada de Bet antecipada, nada de benefícios melhores, salvo dos dos diretores da Previ e do BB. O PT é um grande engodo. A CUT um antro de mentirosos. Deus nos salve.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A Colega Leopoldina Corrêa faz denúncia "Á Sociedade Brasileira", levando o conteúdo deste post através de vídeo registrado no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=NvZgb8gGEZQ

O Blog e a AAPPREVI agradecem sensibilizados.

Anônimo disse...

Cavalcante disse:
Ao ler no blog previplano1 informação de que no blog do Juarez continha fotos e informações sobre o nosso movimento apressei-me a acessá-lo ávido por noticias boas sobre o ES.Qual não foi minha surpresa ao ver as fotos e demais informações.Em seguida postei um comentário de desabafo que se o Marcos permitir gostaria que fosse postado aqui também. Eis logo abaixo:
E.T. Colega Cláudia do Rio, entendo perfeitamente sua indignação e revolta.

Anônimo disse...
Cavalcante disse:
Estou orgulhoso dos colegas que compareceram ao predio da Previ para falar por todos nós. Porém, fico triste ao verificar que a Previ apenas mandou representantes sem qualquer poder de decisão e que nem mesmo tinham qualquer informação sobre o ES , como está dito acima.
Como se diz popularmente, apenas colocaram alguém para fazer sala, mostrando disfarçada educação, porque os patrões estavam ocupados com assuntos mais interessantes prá eles. O pessoal do Rio mais uma vez decepcionou se considerarmos o universo de aposentados e pensionistas que residem naquela cidade. Ínfelizmente está acontecendo com nossos movimentos(de aposentados) o que acontecia por ocasião das greves quando na ativa. Um grupo dava a cara, fazendo piquetes inclusive, e o restante ficava na moita aguardando para usufruir dos resultados.De qualquer forma, parabenizo os poucos colegas do Rio que se fizeram presentes e desprezo os omissos que poderiam comparecer e preferiram "ficar na moita". Lamentável. Aos demais de outras localidades nosso eterno agradecimento ainda que nada tenha sido resolvido. Quem sabe na próxima muitos poderão deixar seus pijamas e a maldita preguiça para prestigiar o destemidoss colegas vindos de outras regiões, com grande sacrificio. Uma homenagem especial à jovem M.S. de 17 anos
que foi à Previ porque seu velho pai aposentado não podia ir por problemas de saúde, como foi relatado nos blogs do Marcos e do Medeiros. Me emocionou !Espero que sirva de exemplopara muitos acomodados.
Cavalcante

Anônimo disse...

A minha xará do Rio resumiu muito bem a situação no seu comentário das 16:28.
Eu, de minha parte, digo pela enésima vez que sempre tive receio deste apelo desesperado do ES.
Queimamos cartuchos importantíssimos nesta cruzada cega, preferindo priorizar medidas imediatistas em detrimento de uma pauta mais elaborada de reinvidicações que poderiam igualmente aliviar o sufoco.
Agora estamos sem o Es e sem qualquer argumento para reinvindicar alguma coisa agora.
é hora de juntar os cacos.
Claudio

Anônimo disse...

Este vassouraço foi pensado quase que na última hora.
Infelizmnete, foi o que aconteceu. Para que houvesse uma maior adesão teria que ser planejado com mais tempo.
Sou de Minas Gerais, mesmo assim, lhe digo obrigado Juarez Barbosa e demais colegas que puderam lá comparecer.
Temos também que repensarmos na Cassi, que parece estar sendo desmontada pelo pessoal da Anabb.
No interior muitos profissionais já se descredenciaram.
Temos que lutar enquanto pudermos, antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

E digo mesmo: muito bem feito para todos os “palhaços” que acreditaram nesse "protesto" que na realidade não aconteceu, como comentam.

Bem feito! O senhor Medeiros, se achando o CARA, enfiou os pés pelas mãos. Tem um ditado muito antigo que diz: “quem cochila o cachimbo cai”. Enfie a carapuça "Dr." Medeiros.

Caros colegas aprendam que todo protesto tem que ter um LÍDER, alguém com bastante conhecimento para não acontecer o que aconteceu. Lendo alguns comentários percebi muitas mentiras.

COMO PODE? O mentor da tal "FAXINA", o "FAXINEIRO LÍDER", ficar de longe atiçando os inocentes, despreparados, e desprotegidos idosos, a ir, ou sair de longe para participar de uma exposição ao ridículo, pois, uma dúzia de idosos, cada um com uma vassoura na mão, mais pareceu os assalariados, terceirizados, contratados por uma empresa responsável pela conservação daquele imóvel.

O mentor da tal "FAXINA", sabendo que a sua "BRILHANTE" ideia o exporia ao ridículo, tratou de esquivar-se.

Quem são os culpados? Os idosos?

Parabéns, “SEU BOLA DE CRISTAL!” Porque caiu nessa?

Eu lamento pelos INOCENTES GUERREIROS, que não mediram esforços e representaram a nossa COMBALIDA classe num evento "CIRCENSE".


Pensionista decepcionada.

Jane Torres de Melo disse...

Caro Marcos,

O nosso Manifesto está muito bem relatado pelo Juarez Barbosa.
Registro minha decepção pela ausência de colegas no nosso Ato.
Gente, se ficarmos em casa, nada vai acontecer !!!!
Eles mandam e desmandam por essa inércia !!!
Hoje foi o ES mas temos outras questões a serem solucionadas e temos que lutar por um diálogo junto à Previ. Mas, convenhamos, se não houver mobilização, não fica difícil, fica IMPOSSÌVEL !!!!
Precisamos de união e ação em defesa dos direitos do PB1.
Chega de acomodação !!!!
Saiam de casa !!! Lutem por seus direitos !!! Só chuva cai do céu !!

Jane.

Anônimo disse...

Conselheiros da Previ dizem que este pedido de ES de 150x150 é uma loucura da nossa parte, chamam-nos de LOUCOS VARRIDOS.

Anônimo disse...

Houve muito entusiasmo nos blogs com a concretização do manifesto em frente a Previ, devido a grande expectativa no aguardo do ES 150/150, o grupo que lá esteve, merece nossa gratidão, respeito e admiração.
O fato de se iniciar uma manifestação presencial de aposentados e pensionistas do PB1, foi muito positiva, conseguimos contato direto com a Previ e nosso grupo foi recebido e ouvido.
Foram muito bem feitas as faixas e a distribuição do Post do Marcos merece aplausos, temos que entender,que estamos começando os protestos de rua, isso vai cada vez tomar maior corpo e consistência, temos que nos organizar melhor, ter lideranças de vários lugares para chegarmos ao local do protesto já estruturados e não acreditar na participação e boa vontade dos moradores locais, que as vezes ainda não têem maturidade política e conhecimento real do que está acontecendo com os integrantes do PB1 lesados descaradamente pela Previ e BB, gradativamente isto vai mudar.
Sempre os que mais lutam,são os iluminados por Deus com inteligência e clareza de idéias acima da média normal, são esses que fazem a diferença e mudam a história da humanidade com justiça e retidão, portanto é natural que os que mais se lamentam e choram desesperados por ajuda, não compareçam aos protestos, estão deprimidos, fragéis e sentem vergonha de se mostrar,isso não muda nossa luta, que é pelo justo e por nossos direitos, tenho certeza que as próximas manifestações vão ser cada vez mais poderosas e consistentesvamos ter muitas vitórias.

Anônimo disse...

Senhor Cavalcante a sua ficha ainda não caiu? Essa ms de 17 anos que "falou" com o pai, não existe! PELO AMOR DE DEUS, RELEIAM O BLOG DO MEDEIROS.

PARABÉNS!!! PENSIONISTA DECEPSIONADA.


Célia. M.G.

Anônimo disse...

O mesmo comentário postei no "bola de cristal" e Juarez Borbosa.


Pensionista decepcionada.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acordam!!! TODOS OS QUE ENTRARÃO NO MEDEIRO FOI INFILTRADOS E ELE CAIU IGUAL PATO. VOCÊS VIRAM O TAL SAULO POR AI? E A TAL LISTA QUE COLOCARAM NO BLOG, COM OS NOMES DAQUELES QUE FORAM?

LI GENTE POSTANDO COMO LOUCOS E SE PASSANDO POR NÓS, GENTE TENTANDO FALAR COM PAI. A ONDE ANDA A telminha? RELEIAM O BLOG DO MEDEIROS...

KKKKKK SÓ RINDO

Anônimo disse...

Senhora Pensionista decepcionada (29/10 18:16), como é fácil comentar e soltar os cachorros depois de ter conhecimento do ocorrido, mesmo que de forma parcial e tendenciosa.
Penso que está chegando hora que nessa guerra os Bravos "Bengalas Brancas" farão uso de BEGALAS A LASER (não é laZer).
Ah, a SENHORA PARICIPOU DO VASSOURAÇO?

Anônimo disse...

Que pena meu Deus
Resta elogiar os abnegados heróis
que deram a cara a tapa e foram se
postar no Mourisco.

Enquanto não houver mobilização em
número proporcional aos participan-
tes da PREVI nada mudará.

Enfim todos os agradecimentos aos
manifestantes de ontem.

Anônimo disse...

CHACAL
Independente da falta de um número
mais expressivo de participantes,
para MIM voces são os nossos HERÓIS
pois nos fizeram representar direta
mente junto à PREVI.Por isto VOCES
merecem todo nosso carinho e res-
peito. PARABENS A TODOS QUE ESTANDO OU NÃO PRESENTES PARTICIPA-
RAM ATIVAMENTE DESTA CONVOCAÇÃO.Em
especial DR.MEDEIROS E DR MARCOS
através de seus BLOGs.
Abraços a TODOS
Murilo CHACAL Hallak
São João del Rei-MG

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo 19:47, mas vamos tomar consciência de que não dá prá deixar que os outros resolvam nossos problemas financeiros, movimentos dependem do engajamento de todos principalmente dos maiores interessados, pois como escreveu a Cláudia os que lá estiveram não tinham interesse nesse benefício, estavam lá solidários com quem não apareceu. Portanto os que esperam que os outros resolvam seus problemas mereceriam ouvir um "Vão se queixar ao bispo".
REVERÊNCIAS aos que lá compareceram e a AAPPREVI que lá esteve dando apoio enquanto nossas outras associações..... preocupadas com eleições.

elvira disse...

Nunca registrei um só pedido de emprestimo simples, nem uma só palavra de crítica para quem precisa dele.
Em solidariedade ao clamor do nosso blog e no bog do Medeiros, resolvi fazer parte da vassourada na PREVI.
Dos 15 (QUINZE) que lá compareceram, um veio de JUIZ DE FORA e dois da Regiao dos Lagos(cerca de 70km).
Cadê os senhores, tão necessitados do emprestimo e tão indignados com a nossa situação?
Bom lembrar, que sem almoço, só conseguimos engolir um salgadinho, às quatro da tarde, para pegar um engarrafamento sob o sol e encarar duas horas e meia de estrada para voltar para casa.
Meu agradecimentos ao Jorge de Araruama, que gentilmente me trouxe até minha cidade, lembrando que ele ainda percorreu mais uns quarenta minutos de estrada para chegar á sua cidade.
Precisamos urgente de vassourada em todos vocês que não querem sair do comodismo de somente gritar e nada fazer de efetivo. E eles contam com isto!

Anônimo disse...

PARABENS a todos que participaram , a AAPREVI, ao Medeiros e aos colegas que foram ao Rio, em prol dos outros . Quem mais precisava e não foi, agora vire-se.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro Marcos, boa noite.

Li e reli, estarrecido, o breve relato que nos fez o colega Juarez Barbosa a respeito das razões pelas quais a Previ estaria inclinada a indeferir o realinhamento do Empréstimo Simples.
Vivemos, os que ultrapassamos os setenta, períodos nos quais a Democracia foi pisoteada e alguns direitos individuais foram suprimidos.
Não lembro, no entanto, de nenhum ato discricionário que tivesse por objetivo suprimir ou eliminar a capacidade civil do cidadão simplesmente em função da sua idade provecta.
E justamente num governo que se diz libertário e que no Foro das Nações Democráticas divulga sua vocação de líder sulamericano da Justiça Social, nossos líderes previdenciarios, por nós eleitos, ressuscitam a diminuição ou a eliminação da capacidade civil do cidadão simplesmente pelo implemento da idade!!!
Não posso crer que a Presidência da República, em tomando conhecimento disso, fique inerte e com essa injustiça compactue.
O contrato que há decênios firmamos com o BB e a Previ não pode e não deve ser unilateralmente rompido, seja a que título for, menos ainda pelos motivos sustentados pelo sr. Sasseron et caterva.
Sinto vergonha em ser confundido com essa classe de indivíduos. insensíveis e apedeutas confessos que não têm pejo de confessar e defender aberrações jurídicas que não resistem à mais mínima interpelação de tribunais isentos.
As trevas do absolutismo podem ter contaminado as nossas lideranças e a transparência não mais é o apanágio nos novos tempos.
Por isso, meu amigo, pedindo excusas pela minha indignação, que beira a revolta, manifesto minha aposta na esperança de que, no meio dos representantes do BB ou Previ, surjam espíritos minimamente iluminados que entendam que o patrimonio por eles administrado tem muito a ver com o esforço e a dedicação de dezenas de milhares de idosos, ofendidos justamente no dia em que se pretende homenageá-los.
É uma vergonha,nas palavras de conhecido âncora televisivo.
Com os respeitos agradecidos do Jaime Feix.

(Sócio da AAPPREVI)

FERNANDO disse...

JÁ SE VE O QUADRO PLANTADO - A PREVIC VAI APERTAR E A PREVI VAI BALANÇAR E OS DIRETORES DO BB, QUE A MAIORIA TEM TEMPO PARA SE APOSENTAR,VÃO SAIR NUMA BOA COM A LEI EM VIGOR ,COMO LHES CONVÉM. ONDE EU TAVA COM A CABEÇA, QUE ACREDITEI QUE UM PARTIDO DOS TRBALHADORES(NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO) QUANDO ASSUMISSE O GOVERNO OLHARIA PARA OS OPERARIOS, PARA O FIM DAS MARACUTAIS. SOU MUITO BOBO. ACREDITO EM PAPAI NOEL.

Anônimo disse...

Anônima(o) dás 23:14.
Não! Não participei e nunca irei participar de tamanha burrice. Protesto organizado por esse demente chamado "D.r" Medeiros. Foi ridículo o que fizeram com essas pessoas. Eu disse no meu comentário que SE FAZ NESCESÁRIO UM LÍDER.
FOI UM LÍDER? Foram os "palhaços" da vez. Fique calado(a) na sua insiguinificante e medilcre pessoa.


Pensionista decepcionada.

Anônimo disse...

Fiz este comentário la no Blog do Medeiros.
Acrescento aqui, a solicitação de que parem com esta hipocrisia de elogiar os que compareceram a reunião, e deram a cara para levar tapas pelos colegas. Eles foram sim uns heróis, mas garanto que dispensam os elogios dos omissos e covardes.


Buenas.
Cheio de razão, tu deves estar bem aborrecido com tudo isto.
Sou testemunha do teu esforço nas tentativas de mobilizar os colegas para um "protesto" efetivo e contundente.
Mas não adianta meu amigo.
Somos todos portadores da "síndrome da ditadura", e na hora do "pega pra capar", ficamos com medo das consequência que nossos atos possam trazer.
É isto mesmo amigo, a palavra é.... MEDO.
Notaste os montes de desculpas para não comparecer ao protesto.
Me perdoe, mas desculpa e bunda, todo mundo tem.
E se ainda sei fazer contas, se temos um total de 120.000 assistidos (acho que não é isto, mas...), compareceram apenas 0,0116% ao protesto, sem considerar que o número de vassouras ainda foi menor.
Então sugiro que se tomem medidas efetivas e objetivas na defesa de nossos interesses, ou coloquemos a viola no saco.
Lembro que no Banco também era assim.
Meia duzia se matavam de trabalhar e carregavam o piano nas costas para os outros.
Se agora não ficou uma lição, então não sei mais o que motivará esta turma.
Abraços

Anônimo disse...

Para quem sabe ler um pingo é letra: o Blog do Juarez deixa claro que pelo que foi relatado não haverá nenhuma mundança no Empréstimo Simples.

Agora, uma constatação, cadê o pessoal do Rio. Só apareceram 14 pessoas, sendo que 2 são de fora do Rio.
A realidade é esta: a grande maioria aposentados e pensionistas são todos desunidos e acomodados. Só sabem ficar reclamando em Blogs; além disso são desinformados; não acessam a Internet, não sabem o que está ocorrendo na PREVI, na CASSI, na ANABB, na PREVIC.

Jvasconcellos disse...

Caros Colegas

Eu sempre acreditei no que faço.Qualquer movimento é necessario uma união.
Coloquei minha indignação quanto ao tratamento que a Previ (seus diretores)nos enfiam pela goela....mas...não na minha.Falei o que era necessario para os representantes da PREVI ,presente,,,ouviram....MINHA repulsa a maneira sordida de tratamento, individualmente comigo,aos demais....Eu DIGO...fiz o que pude em tentar mudar o Jogo, OS COLEGAS QUE PARTICIPARAM Da VASOURADA>>>>VALEU....POSSO OLHAR A TODOS COM O DEVER E RESPEITOS AOS MEUS COLEGAS...O MOVIMENTO FOI FAZIO ?????NÃO ALI ESTAVAM HOMENS E MULHERES COM DIGNIDADE E HONRA PROTESTANDO POR UM IDEAL QUE REPRESENTAM UM UNIVERSO DE 120 MIL ALMAS.
ESTOU DE ALMA LAVADA>>>FIZ POR QUE QUIZ .....NA INERCIA JAMAIS!!!! A HISTORIA NÂO FALA DOS COVARDES!!!!
JVASCONCELLO

Aristophanes disse...

A propósito da propalada preocupação da Previ(ES), com os velhinhos que se encontram no "corredor da morte", sugiro lerem o Estatuto do Idoso, com destaque para o Artigo 96, abaixo, e seus §§, lembrando que ela(Previ), Agente, no caso, é responsável por seus idosos assistidos. Fiz, acima(ontem), um comentário sobre o que penso do ES-Previ. Está na hora de fazer uma revisão, mas não às escondidas, sem uma discussão democrática e sem levar em conta que o ES, no momento, é uma necessidade de milhares de participantes, que não pode, nem deve, ser cortada abruptamente. Senhores empregados do Patrocinador! Nós somos Vocês amanhã.
ESTATUTO DO IDOSO:
Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo
ou dificultando seu acesso a operações bancárias,
aos meios de transporte, ao direito de contratar ou
por qualquer outro meio ou instrumento necessário
ao exercício da cidadania, por motivo de idade:
Pena - reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um)
ano e multa.
§ 1.º Na mesma pena incorre quem desdenhar,
humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa
idosa, por qualquer motivo.
§ 2.º A pena será aumentada de 1/3 (um
terço) se a vítima se encontrar sob os cuidados
ou responsabilidade do agente.

Anônimo disse...

Bom já havia postado em outra ocasião: "PARA A PREVI O ÚNICO DIREITO QUE TEMOS, E ESTE ELES NÃO CONTESTAM, É O DE MORRER".

Cada velho que morre é mais dinheiro que entra nos cofres do BB.

Anônimo disse...

Colegas, muito pior do que a falta de participantes no manifesto do Rio, é o deboche que fizeram conosco postando mensagens mentirosos e nos entusiasmando com algo que não estava acontecendo, ridicularizaram-nos nos iludindo com falsas mensagens, tudo proposital, para derrubarem a imagem do Dr Medeiros, com medo da sua candidatura a conselheiro da Anabb.
Eles nos manipulam e nos deixam engessados, não temos voz, é assim que nos querem manter, sabem como fazer, se aproveitam da nossa boa fé e desunião.
Isso não muda a necessidade pelo ES, mesmo aos que não foram ao manifesto, quem não precisa está muito mais forte para lutar, esses sim são verdadeiros heróis, pessoas generosas, dignas, preocupadas com os problemas de seus semelhantes, exercem verdadeiramente a Lei de Deus,serão recompensados, por suas atitudes nobres.

Anônimo disse...

CARIOCA TIDO COMO GOZADOR, ISTO JÁ ERA, HOJE É UM POBRE SOFREDOR QUE ESTÁ VIVENDO OU PENSA QUE ESTÁ VIVENDO DOS TEMPOS DE OUTRORA. ATUALMENTE É TAMBÉM SEM VALOR QUE VER AS CONTAS DE LUZ, ÁGUA, GÁS, CARTEÕES DE CRÉDITOS(PRÁ CHUCHU), TELEFONE, ALUGUEL, CONDOMÍNIO, CASSI DE FILHOS ACIMA DE 25 ANOS E QUE AINDA NÃO ESTÁ PRODUZINDO,(TRABALHANDO)INFELISMENTE,BOLETOS DIVERSOS , INCLUSIVE DE MENSALIDADES DE UNIVESIDADES PARTIICULARES DOS FILHOS QUE NÃO LOGRARAM ÊXITOS NA ESFERA PÚBLICA. SÃO SÓ OS OBRIGATÓRIOS.AGORA IMAGINEM CDC, COOPERFORTE, AGIOTA, VIZINHO DE UM LADO E VIZINHO DO OUTRO, CARA
E TENDO A OPORTUNIDADE DE DESOPILAR TUDO ISTO NUMA REUNIÃO DE PROTESTO(VASSOURADAS)E SÓ COMPARECEREM 2 PESSOAS QUE MORAM NO LOCAL. AÍ É DE CHORAR. EU SÓ DO NORTE DO NORDESTE(BAHIA) A + ou - 1200 KM DE DISTÃNCIA E TIVE ATÉ ROMPANTE DE IR.

TÁ TODO MUNDO BEM SITUADO(R$)

vamos esperar prá ver.

Anônimo disse...

Para a PENSIONISTA DECEPCIONADA das 05:21,

Calma, a senhora está muito nervosa. Se pensares bem, todos os manifestantes que estavam presentes no protesto, são verdadeiros líderes.
O manifesto, embora com pequeno número de presentes, deu o recado necessário à Previ. Os tempos mudaram. Os aposentados já não ficam mais calados.

Anônimo disse...

Calma pessoal,vamos dar o troco e nas eleiçoes que se aproximam.2012 esta logo ai,temos que SABER VOTAR.Vamos colocar os canalhas para fora,os mesmos de sempre.Com a intervençao na Previ algumas cabeças vao rolar.DEUS tudo ve e sabe o que estao fazendo com os aposentados e pensionistas.