sexta-feira, 25 de maio de 2012

Senadores, ora direis



Caros Colegas,

Só conheço duas maneiras de o cidadão brasileiro merecer atenção de um Senador da República. Tornando-se bandido famoso que comporte a abertura de uma CPI em torno dele, ou sendo amigo de um Congressista desses.

No primeiro caso o marginal proporciona ao senador se destacar na mídia, sob os holofotes da fama duradoura. E se o parlamentar for dono de uma voz tonitruante, então, terá assegurada posição de destaque à frente da CPI.

Já em tendo por amigo um senador atencioso, de bom ouvido, o cidadão conseguirá sem muito esforço chegar à Tribuna da Casa Maior da feitura das Leis através dele. E o que tem início com uma conversa ao pé do ouvido, num encontro casual entre amigos onde o menos poderoso relate seus temores com o futuro da velhice ameaçado, o “papo” pode virar Projeto de Decreto Legislativo.

E essa descompromissada conversa entre dois amigos que cruzam caminhos promete operar milagres pelo PDL pretendido. Se aprovado, ele corrigirá injustiças flagrantemente denunciadas vezes sem conta, mas perpetuadamente ocorridas pelo descaso com que os demais senadores, sem amigos a quem dar atenção, nada fazem para ouvir clamores e denúncias fundamentadas – quando não lhes dê brilho midiático.

De um encontro desses, casualmente ocorrido, quis o destino que os personagens fossem o cidadão aposentado Ivo Ritzmann e o senador Paulo Bauer, amigos de atenções mútuas. Parabéns aos dois, porque esse abençoado encontro deu no que deu: o PDL 1275/2012 com o fulcro de anular os efeitos danosos da Resolução 26/2008, excrescência jurídica que fere a honra de cerca de três milhões de brasileiros dependentes de Fundos de Pensões e, mais que tudo, enxovalha a Constituição Federal por estar sendo usada com força de Lei a quem se subordina primeiramente.

Graças a Deus o Colega aposentado Ivo Ritzmann tem um amigo Senador da República, porque eu, que somente conto com amigos nas esferas inferiores, perdi tempo e dinheiro tentando me fazer ouvir e ler pelos habitantes da Câmara Alta. Desde 2009 mando cartas aos Senadores no mesmo sentido. De uma só vez gastei mais de duzentos reais do meu bolso escrevendo para todos eles – sem respostas. E não parei por ai, pois seguidamente os tenho perturbado com súplicas e denúncias. Ora em meu nome, ora em nome da associação que dirijo e sempre com a mesma motivação - em relatos substanciosos e bem fundamentados – mas em vão porque eles, com raríssimas exceções, ao que parece só têm olhos e ouvidos para os amigos chegados. Eis duas dessas cartas:



Pelo descaso registrado, creio na máxima que diz: “Mais vale amigo na praça que dinheiro no bolso”. E acrescento: se o senador não for seu amigo, não perca tempo com ele, porque ele não pode perder tempo com você.

Mas enalteço e respeito o Senador Paulo Bauer, uma grata exceção entre seus pares.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 25 de maio de 2012 – www.previplano1.com.br


25 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

É revoltante saber que nós cidadãos comuns só temos como direito absoluto pagar impostos. Mesmo assim, no intuito de aproveitarmos o momento onde um aposentado conseguiu o inesperado, peço ao Senhor que escreva um texto padrão para enviarmos para os senadores de nossos estados. Logicamente se o Senhor concordar com a idéia e achá-la viável.

WILSON LUIZ disse...

Acabo de votar(chapa 5, é claro), pelo 0800-729-0808, para testar. Foi facílimo, atendimento imediato. Não seja omisso e acomodado, VOTE JÁ.

Henriqueta disse...

Prezado Marcos,

Realmente, mais vale um amigo na praça do que dinheiro na mão ou, encontrar a pessoa certa na hora certa. Acredito na Providência Divina, que sempre se coloca em movimento para atender aos homens de bem! Oxalá esse encontro "dos deuses" traga excelentes frutos!

Votação PREVI: Podemos votar até de madrugada - eu testei - o sistema está funcionando ininterruptamente - é a CHAPA 5 - SEMENTE DA UNIÃO - 24 horas por dia, até o final da votação!!!!!

Lena disse...

Alá Marcos,

Tomo a liberdade de pedir-lhe que mande para o Senador da Esperança essa mesma carta que enviou para o senhor Álvaro Dias.
Quem sabe não é essa a oportunidade? Pediria também a outros colegas tão inteligentes quanto você, que nos ajudassem nesse
intuito.

Dentro da minha insignificância e humildade, escrevi ao Senador contando o meu caso e os das minhas colegas pensionistas, se ele vai ler, eu não sei, mas 'derramei' tudo que passamos com essa maldita Resolução 26 e outras coisas.


Faça mais essa por nós, Por favor.

Beijo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Lena.

Agradeço pela sugestão.

Já foi!

Lena disse...

Você é demais!!

Obrigada querido, e que Deus nos abençoe.

Anônimo disse...

Já é noticia. O governo nomeou novo presidente para a PREVI. Trata-se de DAN CONRADO, vice de varejo do BB.Ainda de acordo com a mesma noticia A Presidente Dilma,quer blindar o BB e a PREVI, considerando a crise internacional.Parece até que a PREVI é do governo. Aproveitando o momento - apoio do senador amigo, dos movimentos iniciados pelos blogs,da associação modelo(AAPPREVI) e da conscientização que creio estar sendo SEMEADA -devemos também blindar nossos interesses. Também somos donos; o PB1 não é só do Banco/governo.

WILSON LUIZ disse...

GUERRA SUJA BB X PREVI ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Dilma acerta saída de Flores da Previ. A saída de Ricardo Flores da presidência da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB), foi decidida pela presidente Dilma Rousseff há cerca de 20 dias. Ela chegou a dar prazo ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para demitir Flores. Na quarta-feira, Mantega começou a tomar providência ao convidar um dos vice-presidentes do BB - Dan Conrado - para assumir a presidência da Previ, o mundo de pensão da América Latina. Conrado aceitou e deve tomar posse no dia 4de junho.
Fonte: valor econômico
PS Alguém que o conheça, poderia nos informar a ficha funcional do sr. Dan Conrado.

Luis-BH disse...

Existem outros projetos legislativos desse tipo. Ano passado me registrei para receber e-mails do andamento, não me lembro se era de autoria do Paulo Paim ou de outro. Nunca recebi qualquer notícia. Acho que foi arquivado...

Anônimo disse...

Esperar que o Dan Conrado tenha um trabalho danado de honrado,

Anônimo disse...

Se o Sr. DAN conseguisse tirar a metade dos sindicalistas, panfleteiros e come-quetos de cargos altos da Previ e dos conselhos das empresas das quais fazemos parte já estaria bom demais.
QUEM SABE???????????

Anônimo disse...

Prezados colegas,
A mobilização nossa deve continuar até o dia 29;05.12.Li, no site da Previ, as previas da votação...Até hoje ao meio-dia, somente 20,9% dos aposentados e pensionistas haviam votado. A indiferença da maioria dos aposentados e pensionistas é uma coisa revoltante, considerando que o Fundo é nosso e está sem´pre sob ameaças.Mesmo no estado deSao Paulo a situação não é diferente. Marcos, a questao, daqui para a frente, terá que ser conscientizar os senhores indiferentes de que sua omissao pode nos custar muito caro...Enquanto isso, os do sistma SISBB (os da ativa), já votaram quase 80%...

Anônimo disse...

Marcos, em quase todas atividades alguém pode cometer um excesso e o fato passar em branco, entretanto quem tem um veiculo como este que agora , com a sua licença, estou usando, dificilmente ficará despercebido. Refiro-me ao introito do seu post acima que foi negativo e , de certo modo, discricionário com a classe política, embora muitos mereçam uns "cascudos". As pessoas que acompanham seu trabalho e são seus admiradores, porque somos muito mais que leitores, pois temos você como um bastião da nossa causa, um baluarte do movimento que além de vestir a camisa(aliás, vestir a camisa é fácil), você a sua, a estraga com o seu suor , que é sofrimento, e não pode perder a serenidade do Lider. Na minha opinião, O colega Ivo teve sorte(estava no lugar e na hora certa) mas o apelo seu e de muitos outros coirmãos vão entrar no somatório no momento certo. Finalizando, Caro Marcos,estava pensando se não seria oportuno que a AAPREVI fizesse um texto (modelo) para os associados mandarem para os Senadores de cada estado no intuito de fortalecer o movimento. Aqueles colegas que frequentam este espaço poderiam tirar cópias e distribuir para outros aposentados e assistidos e até mesmo para ativos. Ao ensejo informo aos mineiros que nossos senadores são: Dr. Aécio Neves- Zezé Perrela e Clesio Andrade e o endereço eletronico dos mesmos é www.senado.gov.br.senadores.( é claro que este endereço serve para todos). Marcão, um abraço, não me queira mal! Divany Silveira -Sete Lagoas-Mg

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Exmo. Sr. Senador
Paulo Bauer


Ref. Resolução CGPC 26


Sou aposentado da PREVI-Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Assisti pela Internet ao pronunciamento de V.Exa a respeito do assunto epigrafado. Fiquei muitíssimo emocionado e certo de que doravante teremos um brasileiro empunhando uma bandeira a favor de nossa causa e contra a dilapidação de nosso Fundo de Pensão.
Estou certo de que a iniciativa do nobre senador encontrará eco no Senado Federal.
Receba minhas congratulações, mas que são sinceras e emanadas do fundo de meu coração.
Um grande abraço
Celso Antônio Bernardes da Silva
FORMIGA/MG

25 de maio de 2012 07:06

Anônimo disse...
INTERESSE DE TODOS COLEGAS ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS


VEJAM AS COLOCAÇÕES DO NOBRE SENADOR PAULO BAUER A RESPEITO DO PDS - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF), Nº 275 de 2012 - A RESPEITO DA RESOLUÇÃO CGPC 26

VAMOS ENVIAR EMAILS AOS SENADORES DE NOSSO ESTADO, ASSIM COMO JÁ O FIZ, AQUI EM MINAS GERAIS, SOLICITANDO EMPENHO NA APROVAÇÃO DO REFERIDO PROJETO.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

25 de maio de 2012 07:59

Anônimo disse...

Marcos: Todas ideias acima sao boas, mas já que tivemos a sorte e o privilégio de possuir um colega amigo de senador, e que apresentou de forma correta a questao que mais nos aflige, s.m.j., que os associados da aapprevi manifestem de forma total o seu agradecimento e apoio ao senador, que deverá se sentir amparado por essa legiao.
Esse é o caminho correto, quer queiramos ou nao, pois a busca de justica atraves de Adim, pelos nossos representantes, deu no que deu.
Abraco a voce que vem mostrando a nós todos o caminho através da floresta e abrindo a picada a facao.
Luiz Fernando B.Godoy/Sorocaba/SP

Anônimo disse...

Prezado Celso Antônio,

Recebi seu email que mereceu toda a minha atenção. Estarei atento ao projeto em questão.
Atenciosamente,

Senador Aécio Neves









De: CBernardes [mailto:cbernardes@uaivip.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 25 de maio de 2012 07:33
Para: Sen. Aécio Neves
Assunto: PDS - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF), Nº 275 de 2012

Exmo. Sr. Senador
Aécio Neves

Ref.: PDS - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO (SF), Nº 275 de 2012 de autoria do nobre Senador Paulo Bauer


Venho até V.Exa, muito respeitosamente, solicitar-lhe empenho na aprovação do projeto epigrafado.

Cordialmente,

Celso Antônio Bernardes da Silva
Formiga/MG

Anônimo disse...

Colegas,

Os outros Fundos de Pensão estão preocupados com o que lhes está sendo retirado?
Seria o caso de agregá-los aos pedidos junto ao Senado da República?
Abraços

Rubem Tiné disse...

Saiu Rosas, entrou e caiu Flores, agora vem Espinhos, aguardem...

Anônimo disse...

Marcos,

Pule para outro editorial e encerre esse.

Anônimo disse...

Sasseron resolveu dar o fora.

YABADABADÚUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!

Anônimo disse...

A vovo errou novamente.Esta provado mais uma vez que ela nao sabe,nao viu, nao me informaram, nao e da minha pasta......

Anônimo disse...

Não tem meio termo. O cambada de aposentados, que estão, isto sim, satisfeitos com os altos salários de antigamente, Licenças-prêmio para fazer cálculo só nas últimas 12 e não 36 contribuições, hoje sendo baixas, é o que penso diante dos fatos, não querem dividir nada.
Sr. Marcos Cordeiro, seu seguidor, recomendaria que vistoriasse, desculpe-me a intromissão, a quantidade de bons aposentados e maus aposentados. Na minha experiência, já vi um contínuo com R$ 4.000,00 de salário deixado para a pensionista. Para mim não estava incluído o INSS, só aparecia PREVI no extrato.
Como ando desanimado com o que a previ está divulgando, verdade ou não, não sei. Se verdade, só existem complô de bem aposentados governistas, que não querem mexer em nada.

De seu seguidor.

PS: E não venham com essa de que não sabem votar, estão cansados, etc. Muitos são altos funcionários altamente inteligentes.

Abraços a todos e muito obrigado, velhinhos bonzinhos. O homem pode melhorar, mas a sua índole aparece aos 7 anos. Tchau velhinhos, até o dia 29.

Anônimo disse...

Permita-me discordar deste seu post, Marcos Cordeiro.
Embora totalmente desiludido com os políticos em geral, como você também está, ouso discordar e ter a esperança de que, entre as centenas de picaretas do Congresso, possa existir alguém ainda sério. Pensar que não existe mais nenhum ser humano sério e honesto , seja êle congressista, lixeiro, bancário, marceneiro ou o que for, equivale a pensar que realmente tudo está perdido, e , neste caso, deixar tudo de lado, esperando a morte chegar.
Além disto, chega a ser infantil imaginar que um Senador da República vá até o plenário fazer um discurso (muito bom, aliás) apenas por "amizade" a um simples funcionário do Banco do Brasil.
Acho que o Senador Paulo Bauer (de quem, sinceramente, nunca tinha ouvido falar - sou do estado de São Paulo) pode, realmente, ter se interessado pelo caso e estar se empenhando em tentar mudar a
situação. Ou merece, pelo menos, o benefício da dúvida, uma vez que foi o primeiro, no Senado, a tentar fazer algo a nosso favor.
Por isto, apesar da classe política, não entendo a desqualificação pura e simples, a menos que você o conheça.
Abraço.
Nascimento.

Anônimo disse...

FÁCIL, FÁCIL...
MULTA AOS QUE NÃO VOTAM

Sugiro uma multa de meio salário mínimo aos aposentados que não votam por não querer abandonar a sua zona de conforto, o sofá. Ou, então, bloqueio de seus proventos por 90 dias, ou até que justifiquem a não participação no pleito. Assim aprenderão a lutar por melhores salários junto com os demais.

Tá resolvido o problema! É só implantar.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Sobrevivi a duas ditaduras, conheci presidentes de toda espécie – íntegros, sóbrios, bêbados, idealistas - e somente votei em um deles (Jânio da Silva Quadros), mas perdi meu voto com o aborto da sua gestão aos sete meses de vida. Foi quando aposentei o meu título para nunca mais ser tentado a eleger ninguém, fugindo ao risco de ser enganado novamente.

Por isso vejo a classe política com desconfiança, mantendo um olho no padre e outro na missa. Na minha terra se diz que “todo político calça quarenta” e torço para ser convencido do contrário.

Mesmo assim, em nenhum momento acusei o nobre Senador Paulo Bauer de algo desabonador. Deixo isso para quem o conheça.

Também, reputo imerecidas as acusações que alguns fazem a este artigo, ao ponto de alguém ordenar que “pule para outro editorial encerrando esse”, obviamente com boas intenções. Mas, com certeza sem ter clicado nos links que levam às duas cartas indicadas e que, se o fizesse, acredito que mudaria seu entendimento.

Ademais, a experiência me recomenda nunca aplaudir com entusiasmo desmedido o primeiro ato de uma peça aparentemente bem montada – para não pagar mico perante os que já a conhecem e não me decepcionar com juízo de valor feito precipitadamente.

Ocorre que muitos dos que me criticam estão desiludidos com a inércia e incapacidade dos nossos dirigentes e, como náufragos desesperados, se apegam à primeira coisa que boie em sua frente como sendo tábua de salvação, quando na realidade o caminho a seguir é outro.

No momento caminhamos para mais uma derrota nas urnas, desta feita no campo político das eleições PREVI. Tudo por culpa do comodismo que leva a avaliar as coisas pelo brilho da aparência, ou pela incapacidade de enxergar o futuro se debruçando na janela do passado.

Enquanto não aprendermos a votar, como bem disse o rei Pelé, estaremos fadados a amargar derrotas sobrepostas, pois nesta eleição particular estão trocando a possibilidade de mudar o destino do nosso Fundo pela certeza de vê-lo ir à falência.

Até agora somente 20% dos aposentados e pensionistas votaram nesta eleição. Percentual decididamente incapaz de eleger a chapa que acreditamos ser a indicada para proporcionar a mudança de rumos. Até porque esses votos se distribuem pelas seis chapas concorrentes, quando necessitaríamos contar com votação maciça em uma única – a Chapa 5, Semente da União.

Em não ocorrendo essa conscientização, cedo estará de volta a choradeira costumeira clamando pelo aumento do ES, elevação dos índices de reajustes de benefícios, realinhamento do plano, elevação do percentual pago às pensionistas. E o pior, sem encontrar quem atenda a esses reclamos pela certeza de que nada ocorrerá nesse sentido se a situação na direção da PREVI não for mudada, elegendo-se gente da oposição.

Para tanto, Luiz Dalton, Edison de Bem e seus companheiros da Semente são os meus indicados. E em quem votei.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.