segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alerta geral


Alerta geral
Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Estamos diante da possibilidade de sermos engolfados pela pior catástrofe que possa atingir a previdência social no País. Corre, em disparada de puro sangue, uma medida governamental em forma de Resolução para destruir as Entidades Fechadas de Previdência Complementar na forma em que estão.

Não se devem alardear despropósitos infundados, do mesmo modo que não podemos calar diante de ameaças reais.

Por isso, chega de mexer com coisas pequenas e de brincar de defensores de causas engaioladas. Basta de lutar por batalhas perdidas. Estamos sendo atingidos por algo bem maior que a Resolução 26, aquele componente indigesto que nos foi servido em 2008.

Vêm agora completar o serviço os integrantes da comissão de frente que regula o festival de usurpação de bens e benefícios da escória da sociedade, denominada aposentados e pensionistas. A coisa que está em andamento não encontra paralelo na escala da diminuição de classes e da exploração dos direitos humanos no Brasil.

Com o pomposo título de CONSULTA PÚBLICA CNPC Nº 1, de 28/05/2012, preparam a extinção dos aposentados e pensionistas dependentes das EFPC. No nosso caso, mais particularmente na PREVI, tudo que levou mais de cem anos para ser consolidado está a poucos dias de receber prazo para ser varrido da face da terra. Se consumadas as suspeitas, logo, logo ficaremos sem os benefícios complementares da aposentadoria e das pensões adquiridos. Nada está garantido, pois se articula a usurpação desses direitos uma vez autorizada a retirada do Patrocinador levando no bolso os 50% a que diz ter direito.

Está em curso uma trapaça sem precedentes e, do mesmo modo que fabricaram a famigerada Resolução 26 regida e regulamentada por artífices inescrupulosos, no momento está para se consumar um mal maior, definitivo, terminal. E, como em cima daquele fatídico número 26, em que forjaram uma aceitação plebiscitária, agora engendram farsa idêntica com o mesmo escopo de RESOLUÇÃO - a ser aprovada em plebiscito fajuto desrespeitando direitos adquiridos.

Todo participante de fundo de pensão tem o dever sagrado de agir em nome do instinto de sobrevivência e conhecer o que o Governo trama para nos aniquilar. Pouco importa o que digam a respeito deste alerta, contanto que se inteirem do que existe para poder se posicionar.

Não sou dado a terrorismos, mas neste momento é preciso que se dê o devido valor a esta denúncia, pois, se autorizada a Retirada de Patrocínio sugerida nos termos propostos, o caos será instalado, mesmo que o aceno da FAABB seja o de que:

Surge oportunidade concreta para contribuir para alterar a Minuta de Resolução de Retirada de Patrocínio. O Ministério da Previdência abriu consulta publica. Qualquer pessoa poderá sugerir alterações que tenham por objetivo resguardar nossos interesses...“

Leiam, portanto. E manifestem-se


Ali, como nos contratos fajutos, há que se interpretar o que possa conter nas entrelinhas, onde por certo se escondem maracutaias.

É exíguo o tempo que nos deram propositalmente, mas devemos externar repulsa enquanto for possível. Eis o formulário para registrar a inconformidade:


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 04 de junho de 2012 – www.previplano1.com.br

121 comentários:

airton disse...

Marcos, o prazo é muito curto, até 11 de junho 2012. Peço que os nossos colegas que entendem de leis possam nos orientar para que não entremos em outra burrada da votação do SIM e NÃO.
Por favor Marcos, João Rossi, Valentin, Edgardo, Rui Brito, Luiz Dalton, Edson de Bem, Minari, Faraco, Raul Avelar e tantos outros colegas que entendem do assunto. HELP
Abraços do amigo e eleitor da chapa 5
Airton - Cataguases-MG

Anônimo disse...

ATENÇÃO COLEGAS DE BRASÍLIA,

Peçam algum colega da BBPrevidência para explicar anonimamente quais serão as consequências dessa surpresa. Existem profissionais altamente gabaritados que participaram da criação da Brasilprev, da BB Previdência que tem condições de analisar o documento e repassar as informações...

ALERTA GERAL... disse...

ALERTA GERAL!

Marcos,
Publique o acesso ao linck "Retirada do |Patrocinador":
Texto da "pré-minuta" Resolução CNPC nº (ainda sem nº), de / / 2012 do site www.previdencia.gov.br

TEXTO PROPOSTO: (TEMOS QUE DISCUTIR)
(Por exemplo:)
Cap. I - V: "data efetiva" é a data da liquidação dos compromissos previstos do termo de resilição (???)da retirada do BB

outro: Art.4º -item b) "cancelamento do registro do Plano 1 no Cadastro de Planos de Beneficios......
Capitulo II - Procedimentos para retirada do BB
Capitulo III - A divisão de TODO o patrimonio do Plano 1 será apenas no valor projetado de beneficios para cada participante ou assistido. Quer dizer: O que ultrapasssar ao cálculo atuarial de cada NÃO SERÁ DIVIDIDO PELOS DONOS DO PLANO 1 ?

cAPITULO v "oS DONOS DO pLANO PODERÃO RECEBER SEU VALOR EM PARCELA ÚNICA (se assim quiserem/optarem...

Notem: Não há prebiscito (SIM ou NÃO), eles querem que formulemos novos itens para compor esta NOVA RESOLUÇÃO DO CNPC E, ISSO É DE DIFÍCIL CONFECÇÃO....

ALERTA GERAL....(imprimam e distribuem )

VIDE: www.previdencia.gov.br
(clicar em "retirada do patrocinador")

Anônimo disse...

Marcos, esse formulário é para ser preenchido e enviar para quem?

A nossa aposentadoria vai acabar?

Não estou entendendo, e já começo a ficar apavorado.

SOCORRO!!

Anônimo disse...

Mundo: Retirada de Patrocínio da GM nos EUA, mas com possibilidade de saque integral pelos aposentados
A montadora General Motors divulgou nesta sexta-feira que vai reformular seu programa de aposentadorias nos EUA, afetando 118 mil aposentados assalariados, em uma série de medidas que a companhia diz que irá reduzir suas dívidas com aposentadorias em US$ 26 bilhões.


A GM planeja passar o controle do seu programa de aposentadoria de trabalhadores assalariados para a Prudential Financial, dando à empresa a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias a partir de 2013. Cerca de 42 mil aposentados terão a opção de receber um único pagamento em vez de mudar para o novo plano. As informações são da Dow Jones.
Fonte: estadao.com.br (01/06/2012)

Anônimo disse...

Caso se confirme a retirada do patrocinio, como ficaria a Cassi?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Encaminhar para:

cnpc.sppc@previdencia.gov.br



MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - CNPC
CONSULTA PÚBLICA N.º 01, DE 28.05.2012
cnpc.sppc@previdencia.gov.br

Anônimo disse...

Se o raciocínio estiver errado me desculpem. Vamos supor que um executivo aposente agora e esteja na faixa dos 50 anos feito o ricardo flores. A expectativa de vida do brasileiro é de 73 anos. Assim, com um salário de 42 mil reais multiplicado pela expectativa de vida em meses, 276,daria algo em torno de 11 milhões. Será que aquela histtória de executivo com salário de 80 mil teria essa finalidade?

Anônimo disse...

Alô Marcos, orienta-nos nas sugestões e divulga esse seu alerta/artigo para todos os associados da AAPPREVI, pedindo-lhes que reproduzam e enviem as sugestões o mais rápido possivel.Pelo amor de DEUS como vamos sobreviver com R$ 1.752,00 do INSS.Não consigo mais ..... até o final dessa historia.Orienta-nos para não deixarmos que isso acontece.

Anônimo disse...

Interessante: no site da PREVI, não há sequer uma notinha a respeito de tão grave assunto. Acho que deveriam ao menos publicar algo e, principalmente qual a opinião da entidade.

Anônimo disse...

Colegas,

Penso que vão morrer alguns, até poderão ser muitos!
Espero que Deus nos ajude!

Pensionista disse...

E as Pensionistas como ficam , Marcos? Não entendi nada, mas nada mesmo. Estou apavorada.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Publicado sábado, dia 02/06, no post “Ações com fé”.

On Sáb 2/06/12 16:55 , "AAPPREVI" aapprevi@aapprevi.com.br sent:

Caro Colega associado Edison de Bem e Silva,

Gostaria de contar com sua apreciação ao material anexo e, se possível, orientar-me quanto ao preenchimento da minuta que o acompanha para ser encaminhada em nome da AAPPREVI ou, se for o caso, subscrita em seu nome, particularmente, como melhor puder ser elaborada e dentro da sua conveniência e disposição.

http://www.abrapp.org.br/ppub/arquivos/consultapublica1.pdf

Grato,

Marcos Cordeiro de Andrade.
Presidente Administrativo da AAPPREVI
www.aapprevi.com.br
presidencia@aapprevi.com.br
======================================

À
AAPPREVI,

Prezados colegas,

Em primeiro lugar, manifesto meu desagrado com a entidade que nos representa no CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) - ANAPAR - pelo descaso na condução deste problema, sabendo-se que tal instrumento, extremamente prejudicial aos aposentados e pensionistas brasileiros, está sendo discutido desde o início do ano passado e só foi divulgado na época das eleições para a PREVI, por uma Chapa que julgou conveniente anunciar o acontecimento, posando de defensora da causa, unicamente como propaganda pessoal e política.

Muito embora não tenhamos embasamento e conhecimento jurídico para melhor entender as entrelinhas de mais esta “maldade” para com os aposentado, pela importância dos futuros acontecimentos que advirão, embasados na NOVA Resolução, ao invés desse tipo de instrumento, deveria, obrigatoriamente, o assunto passar pelo Congresso Nacional, considerando o grandioso impacto na economia brasileira e as profundas alterações previstas na vida de milhões de aposentados, pensionistas e pessoas a eles vinculadas.

Desta forma, dependemos do bom humor do presidente do Banco do Brasil e de seus demais companheiros presidentes, ao sabor de decisões unilaterais, possibilitando a liquidação sumária de Consórcios tradicionais como Banco Centra/CENTRUS, Petrobrás/PETROS e Banco do Brasil/PREVI.
Medida de extrema violência contra idosos será, sem dúvida, um marco histórico negativo na previdência social brasileira, que entendemos extremamente complicado de executar, por envolver problemas econômicos e sociais de grandeza incomensurável.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final

Tenho certeza de que nossos aposentados, alguns nonagenários e centenários, não teriam mais condições de gerir as aplicações em mercado, que seriam obrigados a fazer para manter o nível de vida hoje desfrutado. Todos confiavam em terminar seu caminho terrestre sem este tipo de problema, vendo o contracheque, a cada dia 20, ser creditado em conta corrente, conforme acordado com o BB e a PREVI.

No meu modo de ver os termos da minuta de Resolução são vazios, cheios de "ciladas", sem nenhuma transparência, possibilitando inúmeras interpretações, logicamente, a maioria delas em favor dos patrocinadores. Não está claro, por exemplo, se o PATROCINADOR levará alguma parcela do Patrimônio, se levar será 50% ou até mais,no caso da contribuição 2X1, permanecendo só o restante para divisão dentre os associados?
Os restantes 50% ou 25% do Patrimônio do Plano serão suficientes para cobrir o pagamento dos associados até o fim de suas vidas?
Como será feito este cálculo? Em cima do atuarial, até oitenta anos? Se assim for estarão os aposentados e pensionistas condenados a viver só até os oitenta anos?

Denunciada a parceria, por parte do Banco, com a extinção da PREVI, os associados terão de receber a reserva atuarial de cada um, em cento e oitenta dias? Como a PREVI fará isto sem atropelar o mercado e sem desvalorizar o seu Patrimônio?.
Como, para fazer dinheiro, "entupirá" o mercado de ações, sem sofrer queda no preço?
Ou será que pretendem nos pagar com imóveis e ações? O que a "velharia" fará com isso? E as contas, de empréstimos simples e empréstimo imobiliário dos associados junto a PREVI, como ficarão, serão descontadas do que tem a receber?
Os prazos destes compromissos não serão respeitados?
Se não terá mais espelho de pagamento, não haverá desconto em folha, nem contribuição do Banco, como fica a CASSI?

Pelo gigantismo do negócio, acredito que agora é difícil de acontecer a retirada do Patrocínio do BB na PREVI, até por que estão "surrupiando" mais dinheiro de lá. A situação somente tenderia a mudar se sobreviessem alguns impasses não previstos pelo Banco e pelo Governo, quais sejam a derrubada a Resolução n° 26/2008,a retomada, via judicial, da PREVI pelos seus verdadeiros donos e/ou uma eventual privatização do Banco do Brasil.

Mas como tudo o que interessa ao povo o Governo mantém em segredo, é possível que isto seja apenas jogo de cena para encobrir outras "maracutaias" que nem sonhamos estejam em gestação.


Quanto a esta consulta, intempestiva, repassando-nos para análise uma minuta que já está aprovada no âmbito do CNPC, onde o Governo possui ampla maioria de votos, tem por objetivo apenas avalizar o que está decidido, a exemplo do que já fizeram na "negociação" do BET. É outro engodo e mais um pacote amargo do Governo Dilma para aposentados, a quem ela jurou fidelidade e atenção especial.

Edison de Bem e Silva
-Aposentado- Pelotas (RS)
3 de junho de 2012 14:43

Anônimo disse...

Sobre o preenchimento do formulário de consulta pública, seria interessante se for possível, pedir orientação a um advogado que preste serviços para a AAPREVI, como tipo de sugestão, motivação/justificativa e fundamentação legal.

Anônimo disse...

CALMA! mUITA CALMA! CALMA!

QUE COISA MAIS HISTÉRICA! CALMA!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Nota da AAPPREVI

Caros Colegas,

Tranquilizem-se, pois estamos atentos ao que ocorre e não mediremos esforços para interferir com bons e circunstanciados argumentos. Além dos contatos feitos com nossos eminentes e tradicionais colaboradores pedindo ajuda, também trabalhamos internamente debruçados sobre a matéria.

O corpo jurídico da AAPPREVI já foi acionado e se dedica com afinco na elaboração do parecer oficial da Associação, a ser encaminhado dentro do prazo estipulado. Do teor do documento daremos conhecimento a todos aqui no Blog, no Site da AAPPREVI e através dos e-mails componentes do Cadastro de Newsletter. Os associados serão informados individualmente, também por mensagem de e-mail.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

Anônimo disse...

Nada de análises precipitadas. Se o BB decidir retirar o patrocínio o fará, mas não será devolvendo o que cada um de nós tem direito exatamente em função do abalo que isso provocaria no mercado. Simplesmente nos ofereceria a opção de passar a administração do nosso Plano 1 para outra entidade de Previdência Complementar, por exemplo, uma Brasilprev.... Simples assim. É possível que o BB queira isso? Claro que sim. Leiam com atenção a minuta e verão a armadilha. “§ 1º Adicionalmente, aos assistidos e elegíveis com direito adquirido à percepção de renda vitalícia, deverá ser oferecida a opção pelo recebimento do valor do seu benefício por meio de contratação de renda em entidade fechada ou aberta de previdência complementar ou em sociedade seguradora autorizada a operar plano de previdência, nos seguintes termos: I - Para o exercício da opção, o nome da entidade ou da sociedade a ser contratada pelo patrocinador que se retira deverá ser previamente informado aos assistidos e aos elegíveis.” PERCEBERAM QUE SERÁ O PATROCINADOR (BB) A DEFINIR QUAL ENTIDADE OU DA SOCIEDADE A SER CONTRADA PELO PATROCINADOR QUE SE RETIRA? Ora bolas... O BB pode retirar o patrocínio do Plano 1 e CONTRATAR a Brasilprev para nós. Ah.. Tenham a certeza que fará isso mediante PLEBISCITO, ou seja, vão empurrar para que nós votemos e adivinhe se vai conseguir? Claro. A galera aprova qualquer coisa.....

Anônimo disse...

Esses vermes petistas estão conseguindo fazer PDV para aposentados. Votem Lula, votem Dilma, votem Marcel, votem Pimentel, votem que aí está a paga. Perceberam a importância de participar com consciência nas eleições, principalmente da Previ? Estamos dignos de telespectadores do Programa do Ratinho mesmo.

Anônimo disse...

Caro Marcos e demais colegas deste blog.
Se isso vier realmente acontecer, será o nosso fim.
Muitos aposentados morreriam do coração, devido ao estado psicológico abalado que afetaria a saúde do corpo.
Vamos clamar ao nosso Deus todo Poderoso para que nos livre desta tempestade. Pois só Êle poderá nos socorrer.

HELENO PINTO NOBRE disse...

SINCERAMENTE ESTA TENTATIVA PODE NOS PREJUDICAR NO SENTIDO DE QUE O QUE CONTRIBUIMOS UMA VIDA E O QUE AUFERIMOS DA PARTE DA PREVI SEJA RETIRADO DE NÓS ?

NO MOMENTO É ACHO A GRANDE PREOCUPAÇÃO DAQUELES QUE COMO EU ESTOU SEMPRE LENDO E ATENTO A TUDO. POR FAVOR ; EXPLIQUE EM PALAVRAS SIMPLES QUE SEJAM COMPREEENSÍVEIS .

HÁ POUCOS DIAS ALGUÉM TERIA MENCIONADO QUE SERIA ATÉ CONVENIENTE QUE O BB DEIXASSE DE SER O TAL DO PATROCINADOR.

EU ACHO QUE ISTO É UMA TREMENDA SACANAGEM; MAS NÃO TINHA ENTENDIDO CORRETAMENTE. PORQUE VINDO DESTA CAMARILHA; NÃO PODEMOS ESPERAR NADA DE BOM. JÁ NOS SACANEARAM QUANTO AO ACORDO DE 2010. NÃO SÃO CONFIÁVEIS.

AGUARDO QUALQUER INFORMAÇÃO MAIS DIRETA. NOSSO CONHECIMENTO É POUCO. EU AGRADEÇO TODO ESCLARECIMENTO MAIS SIMPLES .!

ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO SE FOR POSSÍVEL ; SEM QUERER ATRAPALHAR ESTAMOS TODOS RELATIVAMENTE APREENSIVOS. EU PELO MENOS .

HPN; MATRIC. 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO E NO AGUARDO DE ALGUMA OPINIÃO MAIS COMPREENSÍVEL.

DESCULPE A INSISTÊNCIA.

Anônimo disse...

E lógico que essa maldade vai passar e vai ser implementada.So quem vai querer ficar e quem já passou dos 73 ou esta bem próximo. Porque também há a opção de receber tal como na gm de uma vez só.

Anônimo disse...

Formulário para registrar a inconformidade:


Marcos, redija-nos uma resposta bem elaborada urgentemente! ! ! ! ! !

Temos que nos unir a outros fundos de pensão! ! ! ! ! ! !

Temos que solicitar ajuda a outros partidos de oposição ao PT! ! ! ! ! (primeiramente a Deus)

Divulguem ao máximo! ! ! ! !

Alan rj

Anônimo disse...

Quem vai ter coragem de levar esse torpedo cnpc,con.publ nr.01,de 28.5.2012,aos 70% dos velhinos que nao votam?será que eles falarao:nao estamos nem aí.edmílson de januária mg.

Anônimo disse...

O clima entre os aposentados da Previ ja deu para perceber que é de terror.

Como estão assimilando a notícia o pessoal da Petros e das outras entidades de previdencia privada.

Estão tranquilos?

É hora de interagir com elas!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Alan e demais Colegas,

Para preenchimento do formulário da Consulta não há necessidade de padronização do conteúdo. Cada um deve dar ênfase à preocupação que o incomoda.
São quatro os campos a serem preenchidos, sendo o “1” inerente a cada pessoa;

0 “2” refere-se ao item da Minuta que mereça destaque.
Ex. Sugiro que o item número tal ou qual seja excluído, ou modificado;

O “3” serve para justificar a sugestão.
Ex. Fere o Estatuto do Idoso, etc.

O “4” pede a fundamentação legal.
Ex. no caso do Estatuto do Idoso:
LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. - Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Observações. Esses exemplos não devem ser seguidos ao pé da letra, mas aproveitados com base em fundamentações legais. Uma boa ferramenta para enquadramento jurídico é o Google (www.google.com.br), onde basta digitar o que se procura para alcançar o objetivo.
No entanto, é necessário ler a MINUTA do Ministério para indicar as rejeições, liem por item.

Eis o formulário: http://www.aapprevi.com.br/formulario_cnpc.doc

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - CNPC
CONSULTA PÚBLICA N.º 01, DE 28.05.2012
cnpc.sppc@previdencia.gov.br


1 – Identificação do proponente:

Nome:
Endereço:
Endereço eletrônico:
Telefone: ( ) –


2 - Sugestão (deverão ser preenchidos individualmente tantos formulários quantas forem as sugestões, identificando o item que mereceu a sugestão – um formulário por sugestão/item)

3 - Motivação/Justificativa para a sugestão (informar a motivação/justificativa para cada uma das sugestões/item individualmente)

4 – Fundamentação Legal (informar a base legal que fundamenta a sugestão)

Anônimo disse...

O interesse no dinheiro da Previ é antigo e a forma de roubá-lo de seus verdadeiros donos vai se encaixando feito um quebra-cabeça. Criação do Previ Futuro, quem sabe, criação da Brasilprev que mesmo sendo em (des)governos de siglas diferentes seguem o mesmo manual. Talvez sejam os tais segredos que passam de um presidente para o sucessor. Uma coisa é certa, quando pensávamos que esperariam o último de nós bater as botas para se apossarem do fundo bilionário, nos enganamos. A fome de dinheiro dessa gente não tem cachoeira que sacie.

Anônimo disse...

Formulário para registrar a inconformidade:

Gostaria que mais colegas se manifestassem a respeito desse formulário o qual me parece, à primeira vista, ter sido "bolado" justamente para que desistíssemos de expressar nossa inconformidade. Se conseguir um voto dos acomodados, digo aposentados, é uma tarefa impossível, imaginem como será preencher tal documento. De minha parte confesso ser incapaz de enchergar nas entrelinhas onde estão escondidas as "maldades" bem como de propor sugestões e argumentação convicente. Penso que talvez fosse viável que a AAPPREVI, orientada pelo serviço jurídico, fornecesse minutas que poderiam ser preenchidas por todos. Gostaria de ver opiniões a respeito.

Ricardo Annoni Neto - Machado (MG)

Anônimo disse...

Ai todo mundo esqueceu reajuste, ES,Cooperforte.........

WILSON LUIZ disse...

Caro Marcos,
Chegou a hora da verdade. Se as entidades que dizem defender os interesses de seus associados não se unirem(ou pelo menos algumas delas) nesta luta, que transcende interesses mesquinhos ou vaidades pessoais, será um embate muito desigual, com associações isoladas cada uma remando para um lado, sem qualquer chance no confronto com o patrocinador, a PREVIC, o CNPC e o próprio Ministério da Previdência.
Acho até que o assunto é tão importante, que deveria ser tentada a união de participantes de todos os grandes fundos, como PREVI, PETROS, FUNCEF, CENTRUS, e qualquer um que queira se unir a esta “mãe de todas as batalhas”.

Anônimo disse...

Aos petistas,

Se transformaram em bandidos?

Aos Sindicalistas,

Se transformaram em monstros?

Ao Sr. Lula/Sra Presidenta,

Transformou-se em caça- aposentados, para matá-los de desgosto e traição?

Que infelicidade a minha tê-los como mandatários, caso se concretize tamanha barbaridade/Patrocinador.

Nem morte digna teremos?

Anônimo disse...

Senhor Marcos, poderia nos explicar com mais clareza o que significa toda essa estória? Não estamos entendendo nada. Por gentileza, seja mas claro e direto ao ponto.

A PREVI VAI ACABAR?

VAMOS FICAR SEM OS SALÁRIOS?

Se essas duas respostas, forem positivas, vai outra pergunta: isso será para quando?

VOU ENLOUQUECER!! JÁ PASSEI MAL SÓ EM PENSAR NISSO. A MINHA PRESSÃO FOI HÁ 22

João. Minas.

Anônimo disse...

Os que engendram essa Resolução são PREVIC, Min. Fazenda,Min. Planejamento,Min. Previd. e Casa Civil. De todos se sabe o interesse. Mas, sobra a Casa Civil que me parece onde temos chance de abortar prejuizos aos aposentados.Caberia aos nossos representantes, dado a representatividade, manifestar/resguardar nossos interesses.Sugestões para alterar a minuta via consulta pública é só para referendar algum "mal feito"

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Heleno,

Quero tranquilizá-lo quanto aos seus temores e pedir desculpas por tê-lo impressionado tanto. Reconheço que fui um pouco inconsequente e alarmista nas minhas colocações.

O perigo de fato existe e o risco é iminente, porém as consequências não tão drásticas assim. Até porque muita água ainda vai rolar por sob a ponte. Apenas quis dar um grito de alerta para denunciar a trama que se desenrola sob o manto da autoridade governamental. E fazer com que o maior número possível de pessoas se manifeste para reconhecer e mostrar que os atingidos pelo que possa vir estão desamparados.

Até o momento somente a FAABB se pronunciou publicamente a respeito, enquanto que existem mais 32 associações de aposentados e pensionistas que precisam ser chamadas à razão, pois o prazo que se tem para procurar sensibilizar o Ministério da Previdência é curto, somente mais seis dias. De se notar que findo esse tempo a “Minuta” simplesmente será aprovada. Isto porque foi apresentada já com a formatação final de RESOLUÇÃO. Quando um plebiscito somente comporta uma de duas respostas: SIM ou NÃO. E esta consulta impõe aprovação por parte dos que se manifestarem, uma vez que se destina a acolher SUGESTÕES para mexer com itens já dados como favas contadas.

Respeitosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

O Dr. José Tadeu de Almeida Brito, um dos advogados da AAPPREVI, está prestes a concluir seus estudos para elaboração do parecer solicitado. Nesta madrugada encaminhou um relato prévio do seu trabalho de pesquisas onde recomenda a leitura de artigo contendo o seguinte parecer jurídico:

“A retirada do patrocínio tem relevante repercussão geral sob os aspectos sociais, econômicos e jurídicos, causando traumas e danos irreparáveis aos trabalhadores e às suas famílias, uma vez que expectativas de direitos são frustradas pelo empregador e direitos adquiridos podem ser deixados de lado.”

“Com efeito, nenhum direito adquirido pode ser desrespeitado, devendo a empresa patrocinadora retirante cumprir até o fim as obrigações assumidas com os participantes assistidos (aposentados, pensionistas e seus dependentes), devendo estes integrar sua folha de pagamento em caso de liquidação forçada do fundo de previdência.”

“Um dos princípios básicos do capital é o de que o contrato é lei entre as partes e deve ser cumprido, sob pena de violar a segurança jurídica e a lealdade que deve ser mantida entre as partes. Da mesma forma e em maior extensão, um direito adquirido e integralizado ao patrimônio do indivíduo (participantes assistidos do fundo de pensão) deve ser respeitado e cumprido.”

“A retirada do patrocínio pela empresa deixa os trabalhadores assistidos entregues à própria sorte, à semelhança do pai ou mãe que abandona o filho menor, hipótese que não encontra proteção nas regras básicas do direito.”

Nesse link encontra-se a íntegra do citado artigo.

http://www.conjur.com.br/2010-nov-06/retirada-patrocinio-entidade-previdenciaria-inconstitucional

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Resposta indignada.

Caro Colega,

Lamento mas não posso atender seu pedido para manter sua indagação como confidencial.

Todavia, somente depois de contar com o parecer do corpo jurídico da AAPPREVI, que trabalha sem descanso, estarei apto a fazer considerações de cunho oficial em nome da Associação. Por enquanto sigo alimentando o assunto no Blog, ora em meu nome ora com inserções de Notas da Associação.

O caso é grave e, no meu entendimento, já sacramentado.

A consulta se constitui mera formalidade para dar satisfação à sociedade futuramente, sob a alegação de que foi aprovada acatando as modificações propostas pelos consultados. Pura armadilha. Mais ainda se ninguém se pronunciar – quem cala, consente. A não participação dos consultados dará respaldo ao Ministério da Previdência para “aprovar” a Resolução que foi apresentada pronta e acabada - a formatação do texto não deixa dúvidas, é fato consumado.

Há necessidade de comparecimento em grande número de insatisfeitos, com suas alegações, para embasar futuras ações judiciais invalidando mais essa RESOLUÇÃO.

Por último, entendo que a FAABB, que se arvora representar 32 associações, deveria ser instada a fazer um pronunciamento em nome dessa liderança, até com o cunho de orientar os associados das Entidades que diz liderar.

De igual modo os formadores de opinião devem cobrar posicionamento direto da AAFBB, AAPBB, ANABB e UNAMIBB.

Não entendo porque somente a AAPPREVI se apresenta e também somente a ela fazem cobranças como se estivesse errada no modo de agir e contra os participantes e assistidos da PREVI.

Também não entendo onde está a confidencialidade exigida para condução desta matéria, que é pública e, além do mais, pertencente a um contingente sempre tratado com descaso pela falta de informações que lhes são disponibilizadas. Não é justificável o indigno tratamento que é dado aos aposentados e pensionistas, manobrados sempre por uns poucos medalhões como se fora um bando de imbecis sem poder de discernimento para lidar com as coisas que lhes dizem respeito.

Lamento mais este não é um assunto político, e, sim, uma questão de sobrevivência. E como tal deve ser conduzido.

Da minha parte nada do que digo e que faço no momento é confidencial, se não quiserem que divulgue não me repassem.

Respeitosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

Nessa hora acho que pensar muito, medir palavras não é o caso. Por isso, peço permissão para dizer o que sinto.Não acredito nesta tal consulta que para mim é só para referendar o mal feito.Não acredito em "comunicaçoes com Previ., Min. Fazenda, Previd. Social e etc", como estão fazendo. Resta entupir a Casa Civil com nossa grita, pois ela também participa das reuniões temáticas para formatar a Resolução. Agora se o Patrocinador quiser se retirar, levando seus indicados, levando o Previ Futuro para a Brasilprev,levando suas mãos gordas, mas, SEM LEVAR UM TOSTÃO SEQUER, pois já teve no inicio os incentivos, já repassou o peso de suas contribuições, que se vá. Então o corpo social, os participantes passarão a administrar o PB1, sem pagar salários milionários, sem penduricalhos,sem "dança de cadeiras". Sem superávits fabricados, sem bancar PLRs, sem Renda Certa, sem isenção de contribuições para quem não contribuiu o que outros contribuiram.Desculpem-me,mas não creio em votações, em tratativas "civilizadas" como ocorrido em 2008 antes da Res.26.

José Roberto Eiras Henriques disse...

Marcos,

A AAPPrevi, o blog previplano1 ou os leitores e comentaristas tem condição de obter integralmente Parecer Juridico nº 139 – Minuta Res Retirada Patroc 1.pdf, visto que o postado no blog dos Bancarios consta apenas até a pagina 19?

Anônimo disse...

Bom dia senhor MARCOS.

Responda-me

Volto a perguntar: a PREVI VAI ACABAR?
VAMOS FICAR SEM OS NOSSOS SALÁRIOS?

POR FAVOR, SIM OU NÃO. SÓ ISSO QUE
QUERO SABER.


João. Minas.


Obrigado.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Colega João, de Minas (11:20).

A PREVI não vai acabar e não vamos ficar sem os nossos salários.

Apenas o Governo está aprontando mais uma armadilha que nos perturba. O máximo que pode ocorrer é termos que recorrer à justiça para preservar o sistema como hoje se encontra, mantendo o BB como patrocinador, sem permitir que essa responsabilidade seja repassada a outrem. Mesmo isto ocorrendo, nosssos benefícios de aposentadoria e pensões continuarão sendo pagos, amparados na Lei.

QUE SACANAS ! disse...

AO PLANO 1 DA PREVI VAI RESTAR SOMENTE
O MÍNIMO NECESSÁRIO EM RESERVAS
PARA PAGAR O MÍNIMO POSSÍVEL DE BENEFÍCIOS AO
MENOR NÚMERO DE PARTICIPANTES.

O BB(Bendine),Banco CentraL(Tombini), Ministérios da Fazenda(Mantega), Previdência(Garibaldi"coitado"Alves), a Casa Civil(Gleisi-mulher do Bernardo do BB-) e o Governo PT (lulismo+sindicalismo) querem "enxugar" o excesso em reais de nossas reservas e "irrigar" seus planos mirambolantes de (des)governo.

DEPENDE SÓ DE NÓS (NOSSA SORTE ESTÁ LANÇADA!)
até segunda-feira,11 de junho de 2012

Bom feriadão de quinta, dia 7, sexta, sábado e domingo...

Paulo disse...

Cade os eleitos da chapa 6?

Com a palavra os dirigentes eleitos pelos aposentados, assistidos ou sei lá o que acham que nos somos?

Será que acham que nos somos alguns "manés"?

Apesar de dez mil não terem votado neles, as regras desse maldito regulamento dizem que eles também nos representam.

Vamos exigir que divulguem o que realmente quer o BB.

Anônimo disse...

Obrigado senhor Marcos.

Estou aliviado.

João. Minas.

Anônimo disse...

OS ELEITOS DA CHAPA 6 JÁ TOMARAM POSSE. MAS AINDA ESTÃO COMEMORANDO. E HAJA PACIÊNCIA!

DEZEMBRO ESTÁ CHEGANDO BEM QUE "ELES PODERIAM LIBERAR O ES, QUE NUNCA FOI REFORÇADO.

ACORDA PREVI!!! SEUS VELHINHOS ESTÃO MORRENDO!!

Anônimo disse...

Sr. Marcos


Gostaria que me respondesse uma coisa?


Coso essa palhaçada seja implantada e acho que vai ser, como ficA O eMPRÉSTIMO SIMPLES QUE CONTRATAMOS?

Vai contnaur sendo debitado ou perdoado? Poderemos continuar fazendo o emrprestimo, renovando etc ou ele será cortado?


Ass: elisa barroso - Camboriu-SC

Anônimo disse...

Sr.Marcos, queria saber se o banco quiser ir embora pode ir?Nos podemos deixar desde que ele não leva nada, que va com a roupa do corpo porque ja desfrutou muito.Para ajudar o Ricardo Flor que vai para Brasilperv atingir meta pode levar o Previ Futuro também. Nos meu 66 anos desde 2007 nunca vi tanta encrenca tanta coiseira como nesse governo e na Previ. Aposentei depois de contribuir para ter sossego e nao estamos tendo.Só tem a associação que o sr.preside que faz alguma coisa e as outras só conversa.Já foram na conversa comaa revolução 26 e parece que vão de novo, se não sairem na frente dos espertos.

Anônimo disse...

Sr. Marcos, com licença. Há um comentário postado hoje às 13:13 hs. no seu post "AÇOES COM FÈ.Achei interessante. O sr. poderia reproduzi-lo aqui? Se possivel.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ações com fé"
- 13:13:

MATÉRIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PARTICIPANTES DA PETROS - APAPE:
O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada; Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar QUALQUER ATO QUE VIOLE A GARANTIA DO BENEFÍCIO CONTRATADO É INCONSTITUCIONAL! O QUE DIZ A LEI COMPLEMENTAR 109/2001 Art. 68. As contribuições do empregador, os benefícios e as condições contratuais previstos nos estatutos, regulamentos e planos de benefícios das entidades de previdência complementar não integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, à exceção dos benefícios concedidos, não integram a remuneração dos participantes. § 1o Os benefícios serão considerados direito adquirido do participante quando implementadas todas as condições estabelecidas para elegibilidade consignadas no regulamento do respectivo plano. PORTANTO, NENHUM ATO, NEM MESMO A RETIRADA DE PATROCÍNIO PODE FERIR O DIREITO PERCEPÇÃO VITALÍCIA DO BENEFÍCIO PARA QUEM JÁ VEM RECEBENDO, SOB PENA DE INCONSTITUCIONALIDADE!!! A QUESTÃO DEVE SER RESOLVIDA PELO APORTE DE RECURSOS NECESSÁRIOS AO PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS VITALÍCIOS COMO CONDIÇÃO DE VALIDADE DO DIREITO DE RETIRADA.

Anônimo disse...

VAMOS ENTRAR EM AÇÃO CHAPA 6???????
JÁ ESTA NA HORA, NÃO ACHAM???????

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Acho q tem muita gente se apavorando à toa. Não há nada q permita ao banco retirar dois terços ou mesmo a metade do patrimônio. Há sim, o q não deveria haver e acho ser o maior motivo de preocupação, a possibilidade de retirar metade das sobras, o q já vem acontecendo durante as distribuições de superavits. Pelo q entendi, não deveria haver tal possibilidade, já q a Resolução 26 está sendo contestada na justiça. Além disso, tbm entendi q o patrocinador só poderá se retirar caso reserve o valor necessário pra pagar os benefícios de todos. Posso estar falando uma grande bobagem, pois não entendo muito bem de coisas complexas como cálculos atuariais, mas de maneira bem simplista e bastante conservadora, considerando q o PLANO 1 seria extinto em, no máximo, 20 anos e considerando q o valor médio de bnefício é o divulgado pela PREVI de R$ 5.000,00, o valor necessário pra garantir os benefícios de 193.000 pessoas seria de pelo menos R$ 250.900.000.000,00 (quase 251 BILHÕES de Reais), quase 100 BI a mais q o patrimônio da PREVI. Se o BB se retirasse HOJE, teria q garantir pelo menos uns 83 BI e não haveria sobra alguma pra distribuir entre o banco e assistidos. Espero ter interpretado corretamente e se tiver falado uma grande besteira, por favor, me corrijam. É claro q isso é algo q merece toda a atenção, mas nada q vá fazer com q percamos nossos benefícios, deixando apreensiva e apavorada tanta gente.

Anônimo disse...

Meu caro amigo das 15:36, detesto afirmar que, neste país, VERGONHOSAMENTE, não se respeita nem Deus, que dirá a Constituição. Esta Lei, que se diz Carta Magna do Brasil, há tempos que vem sendo rasgada. No nosso caso, para que exemplo maior do que a RES. 26?
Portanto, essa história de direito adquirido, respeito a Constiuição tudo não passa de balela. LAMENTAVELMENTE.

O REGIME DITATORIAL FOI IRREMEDIAVELMENTE REIMPLANTADO NO BRASIL DESDE O GOVERNO DO FHC!!!

E O LULA COM O SEU PT & CIA VEM DANDO PROSSEGUIMENTO!!!

ESSE GOVERNO COVARDE MEXE SÓ COM CATEGORIAS FRACAS E INDEFESAS.
DUVIDO QUE IRÁ MEXER DE NOVO COM O SALÁRIO DOS POLICIAIS MILITARES.

LEMBRA DAS CONSEQÊNIAS?

Pois é.

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Só complementando, talvez a ideia do banco e do governo seja uma maneira de praticar terrorismo e nos chantagear com algo do tipo "ou vcs engolem a Res. 26 ou o BB retira o patrocínio".

QUEM É QUEM NO CNPC disse...

Presidente do CNPC...Garibaldi Alves (Ministo da Previd.Social)
Substituto do Presid...Carlos Gabas(Secr.Execut.da Previd.Social)

8 TITULARES:
José Maria Rabelo (Repres.PREVIC)
Jaime Mariz de Faria Jr(Repres.Secr.de Politicas da Previd.Complementar)
Luiz Alberto dos Santos(Repres.da Casa Civil)
Dyogo Henrique de Oliveira (Repres.do Minist.Fazenda)
Murilo Francisco Barella(Repres.Minist.Planejamento)
Reginaldo Jose Camilo(Repres.EFPC)
Gema de Jesus Ribeiro Martins(Repres.Patrocinadores EFPC)
JOSE RICARDO SASSERON (Nosso Repres. dos participantes e assistidos de EFPC)

Lembrem-se desses nomes, pois seu futuro está com elles....

Fonte:site do Minist.Previdência
in Decr.nº7.123, de 03/03/2010
fone(61)2021-5703 c/ Ana Maria A.dos Santos
atualizado p/
Portaria nº 218 de 25/05/2012 DOU de 28/05/2012
cnpc.sppc@previdencia.gov.br

Anônimo disse...

Não podemos conjecturar. Está posta na mesa uma minuta de resolução que parece só não interessar aos sempre prejudicados.Está certo que a Constituição garante direitos adquiridos mas,não se pode baixar a guarda.Tentaram abortar a res.26 porém, ante negativas a consultas feitas à PREVIC, ao M.P. desistiram pois a resolução "não havia sido assinada".Embora considerada ilegal, afronta a uma lei,está aí desde 2008.A Casa Civil também participa da alquimia.Ideenticas ao SIM das conhecidas votações na Previ, acho qua a consulta pu´blica é mero referendo.Acho que só resta gritar nas ruas V E T A D I L M A !!!

Anônimo disse...

Nossa!Parabens colega pensionista(COM VOZ) de 16:44, voce acertou na mosca!
Foi depois das noticias do Senador (sobre a Resoluçao 26),aquele tititi todo e ai vem a bomba sobre retirada de patrocinio.
E sobre o reajuste de nossos beneficios ninguem fala mais nada tambem?
Eles mudam o assunto e da certo.
Amanha vai cair a ficha de todos.....

Anônimo disse...

Cara(o) pensionista: sua conta não está superestimada? 193.000 no PB1?O previ futuro não conta pois pertencem a outro plano, não é mesmo?

Anônimo disse...

Pezasdo Marcos,
Quero parabenizá-lo por ter levantado uma bandeira tao importante para nos aposentados.Vê-se que finalmente aqueles que estavam dormindo estao começando a acordar O assunto é realmente grave e não podemos pensar "eles não terao a petulancia de fazer passar uma resolução espúria como esta". Foi assim que passou a resolução 026. Continue se debruçando sobre o assunto e eu tambem tenho me movimentado, escrevendo e-mails para deputados e senadores, dando conta do que está sendo tramado pelos nossos adversarios.

Anônimo disse...

Na minha opinião há motivo para preocupação sim, porque o. Beneficio seria garantido somente até os 73 anos/ a media de vida do brasileiro.Assim, praticamente não haveriam altos salários dos velhinhos.E o objetivo e transferir para outra previdência pagar(brasilprev por exemplo)e para quem não quiser aí sim o pagamento até os 73 anos que e a previsão de pagamento/media de vida do brasileiro. No site da previ fala que existem 17.000 aproximadamente recebendo aposentadoria ou pensão acima de 70 anos.Voce acha que se transferido para outro plano eles vão pagar para sempre?E lógico que não...

Anônimo disse...

Colega Marcos, aqui aposentado de Cambé-pr, associado da Apprevi, e venho solicitar que, atravez do departamento juridico, por favor nos orientasse, com modelo preestabelecido, para respondermos a petiçao pois o tempo é bastante curto (11 de junho nao é?), para que possamos responder corretamente e negativamente a saida do patrocinio do BB para a Previ. Sera que consegui explicar? Pois muitos colegas aposentados, inclusive eu, estamos sem tempo para bolarmos as respostas que o termo/minuta pede. obrigado.

WILSON LUIZ disse...

Cara pensionista sem voz... 5 de junho, 16:37 hs.
Números da PREVI em 31.12.2011
-87.830 aposentados e pensionistas
-31.499 ativos, total 119.329
Veja você, em 31.12.2006, o total era 126.109 aposentados, pensionistas e ativos. A previsão para extinção total do PB 1 varia entre 50 e 70 anos.

WILSON LUIZ disse...

Mantenho minha opinião, se o Banco aportar recursos ao fundo para integralizar suas obrigações(pode ser a prestações) e quiser se retirar, pelo que me diz respeito, já vai tarde...
O que ele fez nos últimos anos, a não ser o roubo de R$ 7.5 bilhões?

Anônimo disse...

Colegas, estou acessando frequentemente Sites de Associações de outros Fundos de Estatais, com vistas à colher subsídios para os questionamentos à retirada do Patrocínio engendrada nos moldes maquiavélicos da RS-06. Paticularmente a APAPE-Associação Nacional dos Participantes da Petros, há uma carta, subscrita pelo Presidente daquela entidada, encaminhada à PREVIC, com teor muito bem fundamentado,salvo melhor entendimento, eis que sou leigo. (WWW.APAPE.GOV.BR). Sem a pretensão de subestimar a nosssa Associação, bem como os trabalhos dos advogados supramencionados, vale a pena dar uma olhada.

Anônimo disse...

E leve junto os indicados, o presidente e o Previ Futuro para o Brasilprev.Se achar pouco, leve as centrais sindicais.

Anônimo disse...

Um aviso: a Cooperforte liberou a renovação para quem completou as parcelas.

Anônimo disse...

Segundo informes da vovó arrumaram uma bocada no CNPC para o Sasseron e para a Gema (mulher do sérgio rosa). O Rabelo tbem continua no serviço de marionete. Senta gente que o leão é manso...

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Anônimo de 5/6/2012 às 20:30,

Realmente, muito bem fundamentada a carta enviada à PREVIC e ao Ministro da Previdência pela APAPE (e a nossa PREVI faz de conta q nada tá acontecendo). No site tem tbm sugestões de alterações na Resolução. Copiei algumas abaixo. A carta e as sugestões podem ser baixadas em PDF em http://www.apape.org.br/index.php/noticias/ultimas-noticias/411-varios-artigos-sobre-previdencia-complementar

______

(...) processo de retirada de patrocínio, fixada pelo Órgão competente da EFPC, com a prévia e formal concordância do patrocinador ou instituidor, E DOS REPRESENTANTES ELEITOS DOS MANTENEDORES-BENEFICIÁRIOS,


(...) concessão e pagamento de benefícios e institutos, bem como o aporte de contribuições pelos participantes, assistidos e patrocinador que se retira, RESPEITADO O DIREITO ADQUIRIDO DOS PARTICIPANTES NA FORMA DO ART. 68, PARÁGRAFO 1º DA LEI COMPLEMENTAR 109/2001,

A retirada de patrocinador ou de instituidor gera a cessação de toda qualquer responsabilidade destes para com a Entidade, os participantes e assistidos abrangidos no processo, DESDE QUE RESPEITADO O DIREITO ADQUIRIDO DOS PARTICIPANTES NA FORMA DO ART. 68, PARÁGRAFO 1º DA LEI COMPLEMENTAR 109/2001

PARÁGRAFO ÚNICO – EM QUALQUER DAS HIPÓTESES ACIMA AVENTADAS, O PATROCINADOR OU INSTITUIDOR RETIRANTE DEVERÁ GARANTIR, MEDIANTE APORTE DOS RECURSOS NECESSÁRIOS, O DIREITO ADQUIRIDO AO BENEFÍCIO VITALÍCIO CONTRATADO NA MODALIDADE DE PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO, EM RESPEITO AO DISPOSTO NO ART. 68 PARÁGRAFO PRIMEIRO DA LEI COMPLEMENTAR 109 COMBINADO COM O DISPOSTO NO ART. 202 DA CFRB/88.

ALÍNEA A – EM QUALQUER DAS HIPÓTESES, O PATROCINADOR OU INSTITUIDOR RETIRANTE DEVERÁ GARANTIR, MEDIANTE APORTE DOS RECURSOS NECESSÁRIOS, O DIREITO ADQUIRIDO AO BENEFÍCIO VITALÍCIO CONTRATADO NA MODALIDADE DE
PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO, EM RESPEITO AO DISPOSTO NO ART. 68 PARÁGRAFO PRIMEIRO DA LEI COMPLEMENTAR 109 COMBINADO COM O DISPOSTO NO ART. 202 DA CFRB/88.
§

PARÁGRAFO ÚNICO- A PREVIC NÃO PODERÁ HOMOLOGAR OS PEDIDOS DE RETIRADA DE PATROCÍNIO SEM QUE SEJAM RESPEITADOS OS PROCEDIMENTOS ESTABELECIDOS NA PRESENTE RESOLUÇÃO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO ASSEGURAMENTO DO DIREITO ADQUIRIDO DOS PARTICIPANTES, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE PESSOAL DO AGENTE PÚBLICO RESPONSÁVEL POR EVENTUAIS DANOS A TERCEIROS.

Anônimo disse...

Caro Marcos, aqui estou eu para dar meu palpite neste imbróglio que atormenta a turma do merecido ócio. De início, acho que deveriámos avisar o Ministro Joaquim Barbosa do STF pra não tirar licença, pois vamos precisar dele, do Ayres e de quem mais for humano. Mas, visando acalmar um pouco os colegas, quero avisá-los de que a Cecília Garcez, publicou em 07 05 12 matéria muito interessante sobre este assunto, com comentário do Rossi. Também no blog do prof. Ari há um post, hoje , de D. Isa Musa sobre este tema. As matérias citadas mais o trabalho do titular deste blog vão ajudar os colegas fazer um juizo do que está por vir.Não costumo ser pessimista, mas nem sempre o que vem do alto costuma ser bom. Aliás, dizem que na região serrana do Rio quando o céu escurece todo mundo acende uma vela para São Judas Tadeu porque ele protege os fracos. Fé em Deus, gente! Um abraço, Divany Silveira -Sete Lagoas-Mg

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
Seria interessante que, com a ajuda de um advogado, voce fizesse um modelo contemplando alguns artigos a serem alterados e a respectiva justificativa e tudo de maneira bem didatica. É que muitos nao têm muita intimidade com a internet e quanto mais facilitar, melhor.

Anônimo disse...

Marcos,
Gostaria de fazer uma sugestao: você, que mora em Curitiba, poderia fazer chegar às mãos do senador Alvaro Dias, minuta da resolução espuria que está sendo gestada no CNPC. Esta é uma hora em que devemos deixar de lado os nossos pruridos e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, enquanto ainda é tempo.
Alguem de Santa Catarina poderia contatar a senadora (deputada?) Carmen Zanotto, que inclusive, pedoiu audiencia publica para debater o assunto...

Anônimo disse...

Colegas,
Li, na Folha de antes de ontem ,que o governo iria editar projeto de lei proibindo as emissoras de televisao de alugar horarios a terceiros, acho que visando especificamente os programas evangelicos. A gritaria foi grande, por parte da bancada evangelica e de outras entidades e fez com que o min. Paulo Bernardo recuasse sobre o assunto. Da mesma maneira, temos que defender os nossos interesses e todos temos que fazer parte dessa luta.Temos de jogar pesado.
Agora, veja que interessante: nos sites da PREVI e da ANABB, você não encontra uma linha a respeito do assunto. Será que a ANABB acha que se tudo vier abaixo ela ainda ostentará um quadro de 100.000 associados???

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Anônimo das 18: 07 (06/05/12),

Perdão pela mancada nos números. Realmente acabei superestimando-os, incluindo no nosso plano os participantes do Previ Futuro. Como informado pelo atencioso Wilson Luiz, sempre disposto a esclarecer nossas dúvidas e a quem mais uma vez agradeço (como tbm a vc por apontar o meu erro), somos pouco mais de 119 mil. Se meu raciocínio estiver correto (se não, por favor me corrijam), mesmo não sendo 193 mil, mas 119 mil no Plano 1, não compensaria HOJE o Banco retirar o patrocínio, já q, conforme aqueles mesmos cálculos conservadores e simplistas, levando-se em conta q o plano se extinguiria em apenas 20 anos e q a média dos nossos benefícios é de somente 5 mil reais, o Banco precisaria reservar pelo menos 50 bilhões de um total de 150 bilhões de Reais. As sobras seriam de pouco mais de 4 bilhões, levando-se em conta o ativo líquido do Plano 1.

Q fique bem claro q não estou querendo dizer q a nova resolução não nos dá nenhum motivo pra nos preocuparmos, mas apenas tranquilizar quem se viu desesperado com a notícia, temendo de uma hora pra outra perder o benefício ou entendendo q o Banco já tem em mente retirar o patrocínio da Previ e surrupiar, de cara, metade ou mais do nosso patrimônio.

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Caro WILSON LUIZ (18:54 e 19:00),

Agradeço mais uma vez pela atenção. Com base nos números q vc nos passou, qtos Bilhões vc acha q o Banco deveria aportar caso resolvesse retirar o patrocínio?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

E ainda há quem estranhe o silêncio da ANABB sobre este escabroso assunto.

Esquecem que ela tem a ANABBPrev.

Isto lhes diz alguma coisa?

WILSON LUIZ disse...

Cara pensionista sem voz... 15 de junho, 23:51 hs.
O valor que o Banco teria que aportar para saldar suas obrigações contratuais junto à PREVI está escondido no cantinho mais escuro da "caixa-preta" da contabilidade de nosso fundo de pensão, acho que mesmo quem está lá dentro não sabe o valor correto.A única maneira de conhecê-lo seria a contratação de uma auditoria atuarial independente, a ser realizada por empresa acima de qualquer suspeita.
Para você ver como a coisa é "enrolada", parece que o Banco ainda não teve coragem de retirar, do caixa da PREVI, um centavo sequer do roubo de R$ 7.5 bilhões, dizem que o valor continua lá, para garantir obrigações futuras. Alguém que saiba mais sobre este assunto, poderia comentar para nós.
Menina, você está muito "malvada", querendo extinguir o PB1 em apenas 20 anos, os cálculos sobre o assunto falam em mais de 50 anos.

Anônimo disse...

Maquiavel dizia que os problemas políticos, em seu início, são difíceis de ser percebidos e fáceis de resolver, ao passo que, quando se torna fácil percebê-los, já então é difícil resolvê-los. O dito se aplica ao problema previdenciário no Brasil.
Fernando Henrique Cardoso, certa vez fez esta interessante análise sobre o sistema previdenciário no Brasil.
Cláudio Augusto Falco

Anônimo disse...

Marcos e colegas,

No sítio do jornalista Cláudio Humberto:
Pequeno detalhe...Com o dinheiro alheio

O banqueiro André Esteves agora quer comprar a fatia da família Ermírio de Moraes no Banco Votorantim, e com apoio do Banco do Brasil, dono da outra metade. O problema é saber de onde sairão os R$ 3 bilhões que o Votorantim precisa para se manter saudável.

André Esteves – que até já tomou cartão vermelho dos acionistas do Fundo Garantidor de Crédito, os grandes bancos privados – tem fama no mercado de comprar sem gastar dinheiro, ou usando o dinheiro dos outros, como no caso do Banco Panamericano, de Silvio Santos.

Anônimo disse...

Chapa 6 já que a bolsa está em baixa, libera o ES 180/180, garantia para nós aposentados e pensionistas e para a Previ que é uma aplicação segura e sem variações. Aguardamos com urgência.

Anônimo disse...

SE ACONTECER .....RETIRAREMOS NOSSOS PROVENTOS DO BANCO DO BRASIL PESSOAL.SAIREMOS EM MASSA. QUEM CONCORDA?

Anônimo disse...

Uma resolução assim novinha, saída do forno, foi feita para validar uma outra, que está sendo questionada. É A MINHA OPINIÃO.oU ME DÃO 50% DO LUCRO OU EU LEVO METADE DE TUDO EMBORA.Será?

Anônimo disse...

Marcos,sera que alguem teria coragem de se acontecer do bb retirar o patrocinio, colocar o seu dimdim na anabprev?
SO LOUCO!
Ja ficaram sem o seguro e ainda dariam(?!....) sua aposentadoria para eles?
Duda

Anônimo disse...

Marcos,incp de maio 0,43. 4,88+43-58 = mais ou menos 4,66%.O cálculo não é extamente assim .estou pressa.edmilson de januaria mg.

Anônimo disse...

Saiu o INPC de maio ficou em 0,55%e se meus cálculos estiverem corretos o "reajuste" dos proventos ficará em enormes 4,76% para junho.É para chorr não?Não cobre nem a inflação!

Anônimo disse...

Nosso reajuste sera de 4.86%.

Anônimo disse...

Reajuste da Previ: 4,84

Anônimo disse...

Reajuste para as aposentadorias PREVI em 06/2012: 4,8632%, pois o índice do INPC divulgado pelo IBGE para 05/2012 foi de 0,55% - fonte: http://www.ibge.gov.br/home/

UMA VERGONHA NOSSO REAJUSTE, SEM PROVIDENCIAS POR PARTE DA PREVI. UMA VERGONHA!!!!!

Celso Bernardes
FORMIGA/MG

Anônimo disse...

Marcos,desculpe-me.A informação que enviei sobre inpc está totalmente errada.grato .edmílson de januária mg

Anônimo disse...

Anônimos,

Vocês precisam fazer os cálculos com a máquina HP-12C, de alta precisão. O reajuste correto é de 4,85%.

WASHINGTON LOPES disse...

Resolução Retirada de Patrocínio:

Válido ler a exposição de motivos que precede a minuta:http://xa.yimg.com/kq/groups/11063221/1302958970/name/Exposi%C3%A7%C3%A3o+de+Motivos+-+Retirada+(CNPC)+13+04+12.pdf

Sobretudo, § 20: Em se tratando de extinção de planos, as reservas devem ser destinadas à quitação de todos os
compromissos previstos em regulamento. A partir desse momento, não se pode falar em futuras revisões dos
benefícios, muito menos em diminuição das contribuições, o que dependeria de alteração regulamentar.
Destarte, cabe ao CNPC definir o critério a ser observado na destinação dos eventuais valores remanescentes
após o pagamento dos benefícios previstos em regulamento.

Posição PREVI em 30 de março: Provisões matemáticas= $ 98,9 bi Provisões matemáticas a constituir= $ 13,1 bi. E ativo líquido de $ 136 bi, portanto mais do que suficiente para cumprir, segundo os atuários, os compromissos do plano naquela data.
Sei que é uma exposição simplória, mas que dá uma certa dimensão da situação. O importante é que desta forma, pretende-se eliminar a reserva de contingência, isto é, num plano com altíssimo grau de exposição a riscos, com mais de 60% em renda variável, ficaremos sem margem de segurança; afora o fato de que as previsões atuariais podem não se confirmar, de que mais adiante no plano, os ativos terão de ser "realizados", etc.
Nesse caso, com a retirada do patrocinador, a responsabilidade de suprir deficits será somente nossa.
Isso sem contar a questão do pessoal da ativa: estes não tem direito adquirido a um benefício e acredito que terão de capitalizar sozinhos suas reservas. Não faltarão "incentivos" para carregarem sua parte para um outro plano/sistema.

Anônimo disse...

Gente , resolve o reajuste.IPCA 4,990%.E o INPC?

Anônimo disse...

Gente, que proventos vamos tirar do BB, do jeito que vai não temos nada prá tirar pois já nos terão tirado.
Que pais é esse? Que raça é essa que está no governo? e que gente mole somos nós? Nos enfiam goela abaixo absurdos, isso não pode ser verdade, é muita coragem armar isso contra nós, assim, na cara dura.
Estou me corroendo de ódio, e não sei o que fazer. E esses vagabundos se valem disso, da nossa ignorância e desatenção.

Anônimo disse...

Aprendam como economizar no site da Previ.
Ahahahahah!!!!!

Anônimo disse...

Pinçando num comentário aqui e noutro ali, cada vez mais fortaleço minha opinião.Não adianta tratativas, conversas com Previc, Min.Previd.,BB., Min.Fazenda. O que se tem a fazer é a grita geral,como os interessados no aluguel de tempo e espaço na TV,como os partidários do V E T A DILMA,é apelar para a justiça (li Joaquim Barbosa!?!). Mas, o principal: AUDITORIA independente(não aquela) já! São poucos colegas que pensam e batalham com altivez, aguerridos e exigentes. Precisamos deixar de suplicar a "empregados" ou cooptados.Vamos começar a EXIGIR. Como? Não sei. Como estou, só penso, sonho e sugiro.Quisera poder agir.

Anônimo disse...

NOSSA, NEM SEI O QUE FAÇO COM
R$130,00 DE REAJUSTE. UMA POUPANÇA QUEM SABE EM UM ANO COMPRO UM TV.
RIDÍCULOS DIRETORES. QUANTO TEMPO DEVEM TER FICADO DISCUTINDO ISSO. CULPA MINHA, QUEM MANDOU APLICAR DINHEIRO NESSA PREVI BAGACEIRA.

Anônimo disse...

Mais um ano de fome, de picos de pressao.Meu remedio da pressao custa R$126,00 com 28 comprimidos, e para eu tomar dois por dia mas so tomo um para economizar.Hoje ela deve bater a casa dos 20/9.
E so um desabafo.Quem se interessa por isso?

Anônimo disse...

VERGONHOSO AUMENTO. VAMOS FAZER UM PANELAÇO NA FRENTE DA PREVI, PESSOAL?

Anônimo disse...

Em pé de umbu só dá umbu, em pé de sapoti só da sapoti. Agora na Previ dá biscateiro, panfleteiro, CUTeiro e outros... É por isto que nosso aumento será um honroso, digo hororoso 4,8678945645524522333848932569875632498753247888%
Aqui no Piuai dá pra comprar um queijo cabaça e um cuité de piriba.

Anônimo disse...

Em pé de umbu só dá umbu, em pé de sapoti só da sapoti. Agora na Previ dá biscateiro, panfleteiro, CUTeiro e outros... É por isto que nosso aumento será um honroso, digo hororoso 4,8678945645524522333848932569875632498753247888%
Aqui no Piuai dá pra comprar um queijo cabaça e um cuité de piriba.

Anônimo disse...

Gente,
Esta hora é hora de botarmos o bloco na rua, gritar como os da bancada evangelica, procurar atrair atenção para nossa situação e nosso plano etc. Comecem escrevendo para seus representantes, deputados e senadores, escrevam para jornalistas...Eles só param diante de grita geral... Não deixem acontecer para depois dizer "se tivessemos feito isso ou aquilo"...A hora é agora. Eu nem estou pensamdo no tal do reajuste, porque um valor"mais alto sxe alevanta": a luta pela integridade de nossas reservas.

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Hahahaha... não é maldade minha não, Wilson Luiz, mas como nos acostumamos com as maldades do Banco e quis fazer uma conta simples, fiz questão de utilizar nos cálculos os dados mais pessimistas possíveis. Se fosse calcular com base na sua informação, de q a previsão de extinção do Plano 1 iria variar entre 50 e 70 anos, os valores seriam muito maiores e acho q ficariam muito fora da realidade. Tbm deveríamos ter os números exatos de cada faixa etária pra fazer algo mais realista. Como não temos, "matei" o plano em 20 anos, o q deve ser o sonho do Banco e do Governo e, mesmo assim, os números foram gigantescos, 150 BILHÕES de Reais.

De qualquer maneira, pelas informações do WASHINGTON LOPES, entendi q a Previ projeta em 113 Bilhões o valor necessário pra pagar todos os benefícios até a extinção do Plano. Entendi corretamente? Na Demonstração Atuarial q a Previ mandou à PREVIC no final de 2011 os números são bem parecidos (o PDF pode ser baixado em http://www.previ.com.br/pls/portal/docs/PAGE/PREVI_DESENV/INVESTIMENTOS/DEMONSTRATIVOS/IFRAME_DEMONSTRATIVOS/DA_PB1_2011_TRANSMITIDA.PDF ).

Pensionista sem voz fora da AAPPREVI disse...

Caro WASHINGTON LOPES, (6 de junho de 2012 09:55),

Acho q agora começo a entender melhor a preocupação de muitos. Como a PREVI tem um ativo líquido de 136 Bilhões, no caso da EXTINÇÃO do Plano 1, após o pagamento de todos os benefícios, ainda sobrariam 23 Bilhões pra serem divididos e quem definiria como seria feita a distribuição seria a CNPC. Se tal entendimento estiver correto, é um absurdo, pois além do Banco não precisar aportar mais nenhum recurso pra garantia dos benefícios, ainda poderia se retirar levando, no mínimo, mais 11,5 BI da reserva de contingência, q existe justamente pra nos proteger dos riscos q um Plano com mais de 60% de seus investimentos em renda variável oferece.

Pelo q entendi, o Banco poderia mexer na Reserva de Contingência somente no caso da extinção do Plano e não apenas da retirada de patrocínio. Na "Exposicão de Motivos" entende-se q a Reserva de Contigência existe para "fazer frente a eventos futuros e incertos que porventura possam vir a comprometer o pagamento dos benefícios contratados
e previstos em regulamento " . Como o Plano deixaria de existir,
não seria mais "possível falar em ocorrência de eventos futuros e incertos, da mesma forma que não haverá mais revisão do plano". Sendo a extinção do Plano 1 algo praticamente descartado,
devido até aos efeitos devastadores na Bolsa de Valores,
acho q não correríamos tal risco. Entendo q mesmo q o Banco deixe de patrocinar o Plano, caso o plano continue existindo (q é o mais provável) nossa Reserva de Contingência permaneceria intocada. Sobraria então ao Banco, pelo menos, metade da Reserva Especial, q hoje, me parece, tem pouco mais de 300 milhões.

Sendo assim, acredito q não seria nada vantajoso hoje pro Banco retirar o patrocínio. A menos q caia a Resolução 26, é muito mais "negócio" continuar nos patrocinando e embolsando metade dos superávits do q retirar o patrocínio e retirar metade da Reserva Especial "apenas" uma vez e ainda ser obrigado a pagar as dívidas. Apenas a extinção do Plano poderia ser vantajosa, mesmo assim, embolsaria hoje "muito pouco" pras pretensões do Governo e do BB.

Continuo achando q, por trás da nova Resolução, existe muito mais uma tentativa por parte do Banco e do Governo de fazer terrorismo e nos chantagear com algo do tipo "ou vcs engolem a Res. 26 ou o BB retira o patrocínio".

**** Não tô querendo dizer com isso q o tema não é importante, apenas tentar tranquilizar um pouco quem se viu desesperado com a notícia, temendo de uma hora pra outra perder o benefício ou entendendo q o Banco já tem em mente retirar o patrocínio da Previ e surrupiar, de cara, metade ou mais do nosso patrimônio.

Anônimo disse...

Acho que o Medeiros surtou.Nao e possivel, diante de tantos problemas, o homem so quer se gabar da viagem.
Alias, o negocio dele sempre foi esse, contar vantagens.
Sei que tem muito aposentado ALIENADO, mas ele e o Rei da Alienaçao.

Anônimo disse...

Todo mundo chia, porque o BB manda e desmanda na Previ. Agora o Banco quer sair da Previ e todo mundo chia, não entendo. Vamos vê como é que ele BB quer sair. A metade do PB1 já é dele( já que faz retiradas anualmente) Temos que verificar como e que BB quer fazer este jogo.

Anônimo disse...

Endereço oficial para se ver o nosso aumento:

www.yahii.com.br/INPC_Historico.html

É só colar e clicar para ver o histórico do INPC de vários anos.

Anônimo disse...

SEJA COM IGP DI OU INPC ESTAMOS FERRADOS POIS O IGP DI DEU ASSIM: O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta para 0,91 por cento em maio, ante elevação de 1,02 por cento em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. Em 12 meses, o índice acumula alta de 4,80 por cento,

luiz fernando disse...

agora estou entendendo as dicas do site da previ - "é importante manter seu INSS EM DIA."Especiais Previdencia Oficial - Parte,I,II,III,IV,V -" . Muita coincidência, não?

Anônimo disse...

R$ 48,00, esse é o aumento que vou ter. Dá prá com prar o que?

Anônimo disse...

Quem pensava que o plano 1 fosse acabar daqui uns 70 anos, se enganou.
Com essa resolução, "embora não querendo acreditar", o fim do plano 1 é eminente.
Gostaria de saber, e se alguem souber, poderia nos explicar, por favor, qual será o critério que usarão para escolherem quem são os elegíveis?
A exemplo do PDV, fizeram duas listas: escedentes e elegíveis.
Entendo que os não elegíveis não serão atingidos, pois devem ser os amigos do rei.
E ainda fica a pergunta:
quem vai depositar sua parte nas mãos do sérgio Rosa da BrasilPrev? Ou nas mão do Camilo, da Anabbprev?
Se o fundo Previ com essa resolução deixará de existir, alguém perguntou se vai ter ES? Lógico que também não mais terá.
Só para lembrar, na época do PDV, houve mais ou menos uns 30 suicídios e agora? Deus queira que não haja nenhum.
Por esta retaliação ninguém esperava, parece que estou sonhando.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REPASSANDO... Carta contendo explicações de José Ricardo Sasseron divulgada na Internet.
Enviada: 06/06/2012 14:51

RETIRADA DE PATROCINIO

O que está em discussão, no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), é a revisão da norma que regulamenta as retiradas de patrocínio. A norma em vigor é de 1988 (CPC 06) e regulamentou a Lei 6435, de 1977, e está ultrapassada, porque a 6435 foi revogada em 2001 pelo Congresso Nacional, que votou e aprovou as Leis Complementares 108 e 109. Estas estão em vigor e definem todo o arcabouço legal dos fundos de pensão brasileiros.
Desde 2001, algumas dezenas de resoluções do CPNC (antigo CGPC) foram editadas para regulamentar aspectos daquelas duas leis. O CNPC tem delegação constitucional para editar normas. Basta verificar isto na Lei 109.
O que está em discussão no CNPC, repito, é a revisão da norma. Não se discute nenhuma questão específica envolvendo Banco do Brasil e Previ, Petrobras e Petros, Caixa Federal e Funcef ou qualquer patrocinadora específica e seu respectivo fundo de pensão. Nestes três casos, assim como em muitos outros, é remotíssima a chance de haver retirada de patrocínio.
Retirada de patrocínio é a faculdade, prevista em lei, de uma empresa deixar de patrocinar um plano de previdência, ou seja, deixar de contribuir para este plano. Para fazer isto, precisa de autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). O processo precisa ser aprovado inicialmente pela Diretoria e depois pelo Conselho Deliberativo do fundo de pensão. Na Previ, como elegemos metade da diretoria e do Conselho Deliberativo, uma eventual proposta de retirada não seria aprovada nem pela Diretoria, onde aliás não há voto de minerva.
Analisando fatos recentes, qualquer cidadão brasileiro poderá observar que o Governo Dilma fez um tremendo esforço para aprovar, no Congresso Nacional, a lei que autoriza criar o fundo de pensão dos funcionários públicos federais - o Funpresp. E será criado. Não faria o menor sentido o mesmo governo que toma esta medida dizer para as três principais empresas estatais controladas pelo Governo Federal e dezenas de outras menores retirarem o patrocínio de seus fundos de pensão, você não acha?
Retiradas de patrocínio existem no Brasil desde a década de 1980. Neste período, centenas de retiradas foram feitas, e, até onde tenho conhecimento, praticamente a totalidade delas envolveu empresas privadas, e não empresas públicas ou de economia mista, como o BB. Nossos colegas do BB nunca notaram isto porque o assunto não os envolvia.
Participo da Anapar - sou vice-presidente da entidade - e acompanho de maneira permanente este debate, inclusive como membro do CNPC. O que está em debate são divergências fortes entre nós, representantes dos participantes, e os representantes das empresas patrocinadoras (o BB não participa do CNPC). Os representantes do Governo no CNPC não têm consenso a respeito desta questão. Alguns concordam com algumas teses da Anapar e outros discordam. Ainda não sei qual será o resultado final deste debate.
Quem tornou este debate público e chamou os associados dos fundos de pensão a participar foi a Anapar. Nosso objetivo é esclarecer os trabalhadores e suas entidades de classe (sindicatos e associações de aposentados) e chamá-los a entrar no debate, para interferir conjunturalmente nesta questão de maneira mais favorável à comunidade de participantes de fundos de pensão.
O debate está em aberto, mas vejo que há pessoas e entidades do BB fazendo terrorismo. Este tema foi usado por alguns na recente eleição da Previ. Alguns que adotaram a velha tática de semear o pânico para tentar com isto colher votos.

Abraço,

José Ricardo Sasseron

Anônimo disse...

Encaminhei hoje, o preenchimento da minuta especifica, ao Cnpc, cfe. entendimentos e mencionei a necessidade de se cumprir o Estatudo do Idoso. A resposta veio, do Cnpc, no mesmo dia de hoje (06/05/2012), agora, vou ver como vou encaminhar estes dados (do email), para a Apprevi. aposentado de Cambé-PR. Em tempo, mencionei também a vontade da nao retirada do patrocinio do BB para a Previ.

Anônimo disse...

É o sujeito ser muito cínico... Aliás o sasseron e o pimentel parecem oriundos de outro planeta. Além de ruins são fei pra incardi

Anônimo disse...

O INPC de Junho, sera bem maior.
Aguardem.

Anônimo disse...

O Medeiros ainda nao voltou para a Colônia. Oh!,Raios!

Anônimo disse...

Pessoal da chapa 6 adiantem logo o aumento do ES 180/180, mantes que aconteça essa catastrofe.

Anônimo disse...

Com este "GRANDE" reajuste que vou receber posso finalmente fazer um churrasquinho no fim de semana, puxa que coisa boa, depois de 11 meses comendo arroz e feijao, fazar um assado, obrigado previ pelo "maravilhoso" reajuste (como sempre)

Que saudades do tempo que eu achava a Picanha barata pessoal.
Mas nao se preocupem, ano que vem sai um reajuste melhor, quem sabe dá para comprar um filezinho.

Viana

Anônimo disse...

ENTREM NO SITE DA PREVI.MUITO CURIOSA A NOTICIA.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega e amigo

Estou colocando agora no meu blog o texto que lhe envio abaixo.
Um abraço do
Edgardo

A LC 109/2001, ELENCO DE OBVIEDADES – Edgardo Rego.

http://blogdoedear.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

BB X PREVI X PRIVATIZAÇÃO BB - Desde de 1986 ouço falar da privatização do BB, muita gente pensa que já é carta fora do baralho tal vontade. Ledo engano, o Governo Federal vem fortalecendo a CEF porque pretende privatizar o BB. A questão é que para privatizar o BB, o GF precisa limpa-lo dos penduricalhos que o desvalorizam (um dos grandes é a responsabilidade pela aposentadoria de seus funcionários - os novos funcionários - pós 98 - já não são responsabilidade do BB).
Como resolver a questão - uma ação foi as mudanças de 1997 - alguns chiaram mas não repercutiu na nação.
Recentemente veio a resolução 26 - alguns chiaram mas não repercutiu na nação.
Agora vem essa proposta - alguns estão chiando, mas, provavelmente, como as outras não repercutirão na nação.
Porque não repercute - ora a ANABB que representa mais 100.000 associados, não se pronuncia. A FAABB fala algumas coisas nos blogs da vida, escreve para muita gente importante, mas não coordena nenhuma ação de maior relevância (repara que um funcionário conseguiu um pronunciamento de um senador - a FAABB náo conseguiu nada).
As AFA's, a AAFBBRJ que também tem grande representação - nada fazem. Ou seja as associações de velhinhos é para jogar cartas, fazer bailes para a terceira idade e falar que tudo está sob controle.
Nossos representantes na PREVI deveriam ter renunciado em massa quando a resolução 26 e feito ações de responsabilidade administrativa contra os demais diretores frente a clara ofensa da res. 26 à lei. Mas preferem ficar se locupletando dos altos ganhos ali proporcionados e os representados que paguem a conta.
Na recente eleição está demonstrada a alienação do nosso povo para com a governabilidade (quer do país, quer do seu próprio patrimônio).
A europa os gregos e espanhóis e até os franceses estão pegando fogo frente a crise - enquanto a alemanha tenta impor um regime de austeridade - se está certo ou errado, não importa - o povo está mostrando sua insatisfação perante a situação a que seus lideres os levaram.
E nós?????

WASHINGTON LOPES disse...

Cara Pensionista sem voz,

Na avaliação que consta na Exposição de motivos, § 32: A dificuldade na manutenção de planos na modalidade de benefício definido e contribuição
variável sem a presença de patrocinador ou instituidor está no fato de que essas modalidades pressupõem a
existência de um grupo solidário e envolvem um risco elevado que é partilhado com o patrocinador. O risco
a ser suportado pelos remanescentes não justificaria, s.m.j., a manutenção do plano.

Portanto, a própria Previdência avalia como inviável a manutenção do Plano sem o Banco, dando como certa sua extinção.

Confirmando, § 34: Ante o exposto, com o entendimento de que, a princípio, não seria possível a manutenção de
plano de benefícios ou entidades fechadas de previdência complementar sem a presença de pelo menos um
patrocinador ou instituidor, a minuta proposta avança no sentido de permitir a continuidade do plano em
casos de retiradas de patrocínio, desde que haja sua adequação à regulamentação de planos instituídos.

Daí, complementa, § 35 e 36:35. Desse modo, se os participantes e assistidos optarem pela manutenção do plano de benefícios,
isso seria possível somente para planos da modalidade contribuição definida, ou que obrigatoriamente
migrassem para essa modalidade, com a substituição do patrocinador ou instituidor que se retira por um
novo instituidor, com o objetivo de mitigar o risco e garantir o pagamento do benefício futuro.
36. Neste caso, o plano funcionaria nos moldes disciplinados pela Resolução CGPC nº 12, de 17 de
setembro de 2002, com: funcionamento da EFPC com um mínimo de 500 participantes (podendo,
excepcionalmente, funcionar com menos desde que atestada a viabilidade econômico-financeira da EFPC
por ocasião da análise do requerimento encaminhado à Previc); plano de benefícios estruturado na
modalidade de contribuição definida; plano custeado apenas pelo participante, podendo, também, receber
aportes de terceiros; o benefício de renda programada, obrigatoriamente, deve ser por prazo determinado ou
ser equivalente a um percentual do saldo de conta e não pode oferecer garantia mínima de rentabilidade;
dentre outras.

Acredito sim, que o Banco,uma vez que o ativo líquido SUPERFATURADO, garante a liquidação das obrigações, vá fazer uso dessa ameaça nas negociações envolvendo a PREVI: OU DÁ OU VOU EMBORA!

Anônimo disse...

Cade os ganhadores da Chapa 6? Voces não acham que estão quietos demais...

Anônimo disse...

vamos fazer o seguinte, pedir nossa reserva matematica..o Banco não quer o dele?? garanto que estou a perder ois recebo por invalidez contribui como todos e recebo mil e oitocentos reais da Previ com 28 anos de BB

Anônimo disse...

O que podemos fazer? Pegar em armas e sair matando os inimigos, ou ficar em casa assistindo o mundo acabar pela televisão? Pelo que entendi estão nos levando tudo, tá todo mundo apavorado e não temos a quem recorrer? Há algum recurso jurídico? Alguem ou alguma entidade que nos representa já tomou alguma providência ou vão esperar que a pressão alta acabe por matar metade dos velhinhos???