segunda-feira, 23 de julho de 2012

Barulho providencial



Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

Um normativo nos afeta direta e negativamente há bastante tempo. Trata-se da Resolução 26/2008, com mais de três anos a nos torturar sem que nada de concreto e efetivo seja feito para frear seus efeitos prejudiciais. E não é por falta de instrumentos disponíveis para uso por quem de direito, pois sobram cabeças privilegiadas que se dedicam à questão.

Afora medidas esporádicas no âmbito judicial, propositalmente desprovidas de embasamentos técnicos e jurisprudenciais - seguidas de pirotecnia espocada pelos autores - somente contamos com abafados gritos transformados em escritos de renomados conhecedores do assunto, que tentam mostrar os caminhos que levem à defesa dos participantes e assistidos da PREVI, atingidos pela Resolução em prejuízo dos benefícios das aposentadorias e pensões.

Desde a criação da malfadada norma apenas algumas ações esparsas foram esboçadas, esquecidas todas. E até uma ADIN capenga foi intentada recentemente, natimorta como parece ter sido o propósito de quem dela cuidou e sendo essa a finalidade última, deduz-se. Nada sério a preocupar nossos algozes, funcionando como estocada de formiga em elefante.

Parece que o tema que envolve o sucateamento do nosso Fundo somente é lembrado quando interessa às duvidosas lideranças ressurgir das cinzas. Sempre que pedestais são abalados, fazendo tremer quem neles se postam, renascem das próprias fogueiras as Fênix ameaçadas defendendo cargos e posições interesseiras com posturas ultrapassadas, como salamandras oportunistas.

No momento em que mais uma séria ameaça paira sobre nossas cabeças dando vez à Retirada de Patrocínio, injustamente amparada pelo espúrio simulacro de Lei, aproveita-se a ocasião para polir vaidades e garantir votos futuros. Tudo à custa de honrados nomes que de boa fé se prestam a engrossar séquitos mal formados - embasados em propaganda detratora de tantos outros confiáveis expoentes da nossa defesa.

Eternamente carentes de legítimos defensores, seguimos a obscura senda que leva ao caos financeiro amargando estar entregues aos simuladores da adoção de medidas que nos ampare, mas que, se as adotam, e quando o fazem, é se postando sob a luz de potentes holofotes manobrados por eles mesmos. Ainda assim, lamentavelmente se escoram nos baluartes que abrilhantam sua presença forçada como organizadores de eventos oportunistas onde, ao final, deliberam “entregar às raposas a proteção do galinheiro”. Sem, também, deixar passar em branco a oportunidade de tentar diminuir a estatura dos que, acordando a tempo de prever propósitos negativos camuflados em convites suspeitos, abstêm-se de entrar no jogo de interesses confirmado e não se prestam a bater palmas em reuniões inócuas, convocadas com engodos condenáveis. Em consequência, são citados anonimamente nas ondas da internet como covardes desinteressados pelas “causas”, defendidas com barulho providencial. Pena que os poucos honoráveis presentes somente depois reconhecem o desperdício de tempo com sacrifícios imerecidos.

De lamentar, ao cabo, que um seminário sério encenado em seguida, num espaço cedido gratuitamente para abrigar participantes de vários Fundos de Pensão para tratar com pluralidade do intrigante assunto, ocorra sem merecer o menor destaque por parte dessas estrelas cadentes. Talvez obscurecido propositalmente para não empanar o brilho dos que cuidam somente da “defesa” dos dependentes da PREVI, auto credenciados como unos e indivisíveis e aos quais não interessa deixar que os 120.000 participantes saibam que há vida além daqui. Que há lideranças confiáveis nos outros Fundos em quem deveriam se espelhar.

E ainda pregam a união de todos, presentes e ausentes aos seus caríssimos e elitistas encontros sob o patrocínio, até, de quem não tem o menor interesse em defender os dependentes da PREVI. Ao contrário, os instituidores pecuniários e organizadores são as mesmas Entidades que abrigam em seus quadros diretivos elementos acostumados a agir à sorrelfa, como ocorreu em Xerém quando me vitimaram, e são os que partilharam canetas com iguais em 24/11/2010 para assinar os dois condenáveis atos prejudiciais àqueles que dizem proteger: o acordo que redundou na doação dos 7,5 bilhões ao Patrocinador e o Termo de Compromisso não cumprido e esquecido no tempo, onde havia promessa de melhorias de benefícios sem cobranças de execução até hoje.

É lamentável que assim seja. E que execráveis figuras se aproveitem da ocasião, e de inocentes úteis, para ressurgir dos mortos apavorando os vivos com fantasmagóricos e não declarados propósitos, ao se infiltrar em Blogs honestos e tentar filiação em exemplar Associação que não lhes cabe, pelo passado reprovável que carregam às costas. Vade retro.

Leia a Revista Direitos, da AAPPREVI:

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 23 de julho de 2012. www.previplano1.com.br

36 comentários:

Anônimo disse...

Eta dor de cotovelo. Não foi chamado para a reunião aqui no Rio também? Claro que não.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

UNIDAS-006/2012 Rio de Janeiro (RJ), em 13 de julho de 2012.

À
A/C: Sr. Presidente Administrativo da AAPPREVI - Associação dos Aposentados e Pensionistas da PREVI,

Assunto: II FÓRUM DE PARTICIPANTES
– CONVITE (24/07/2012, terça-feira).

Prezado Dr. MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE,

A UNIDAS, em conjunto com outras Entidades, organizou o II FÓRUM DE PARTICIPANTES DOS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA COMPLEMENTAR FECHADOS, para discutir formas de ação para ampla proteção do Patrimônio (Reservas Financeiras) dos Planos, única garantia material para o contínuo e correto pagamento de nossas complementações e pensões.
Assim, a UNIDAS, acompanhada da AAPBB/PREVI, APA-FAPES/BNDES, APEL/ELETROS, APÓS-FURNAS/REAL GRANDEZA, APOSVALE/VALIA, ASASTEL/TELOS, vem convidar V.Sª, e demais colegas e dirigentes irmanados com sua atuação no segmento da Previdência Complementar, para vir colaborar com seus posicionamentos sobre Gestão Compartilhada dos Planos, Natureza da Propriedade do Patrimônio (Reservas) e a Legislação que regula essas matérias. Além disso, será examinada complementarmente a hipótese da RETIRADA DO PATROCÍNIO dos planos em questão.
Ao final, haverá a intervenção do Plenário, solidificando as medidas sugeridas para implementação, pelos Participantes e por suas Associações de defesa, nos âmbitos legislativo, administrativo, judiciário e de comunicação social ampla.
V.Sª pode confirmar, no “folder” anexo (nº 1), que os objetivos e o programa, embora apresentados por iniciativa dos Participantes, são de total interesse dos Patrocinadores, dos Dirigentes de Fundos de Pensão, de associações de classe e de funcionários de órgãos governamentais da área de Previdência.
Assim prevê-se o aprofundamento das questões, face a diversificada representação dos palestrantes, debatedores e mediadores, e demais presentes ao evento.
Finalizando, a UNIDAS, para maior sucesso do II FÓRUM, vem solicitar a V.Sª o obséquio de distribuir o Convite Individual (anexo nº 2) a associados, colegas e outros profissionais de seu relacionamento, para que também venham trazer suas propostas.
Face o prazo restrito (24/07/2012, terça-feira, às 9h, no Rio de Janeiro, AABB-LAGOA-RIO, Av. Borges de Medeiros, 829, Lagoa), sugerimos efetuar a extensão desse convite por meios diretos como e-mail, mensagens, fax, Central de Atendimento, telefonia, etc.
Certo de poder contar com seu apoio e presença, assim como de outros companheiros, solicito confirmar, por e-mail ou telefone, o comparecimento junto a qualquer dos contatos abaixo, subscrevo-me,
Atenciosamente,

Reinaldo Rocha

Anônimo disse...

Bravo Marcos!
Me orgulho de pertencer a uma ASSOCIAÇAO como a AAPPREVI.
Duda

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Peço a todos que costumam mandar recados para a Colega Isa Musa de Noronha através deste Blog que encaminhem suas mensagens diretamente:

isamusa@uol.com.br

ou

faabb@hotmail.com

Até por que ela costuma declarar que não frequenta Blogs e publicar esses recados somente ocupará nosso precioso espaço à toa.

Grato,
Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

A proposito,Sr.Marcos,lembrando a ADIN capenga colocada no escaninho errado,no blog do colega Prof. Ari Zanela há o post "VOCE SABE O QUE É A ANAPAR? È muito elucidativo.Estranha entidade.Estranha composição de dirigentes.Em defesa de participantes dos fundos de pensão?
Infelizmente, Sr. Marcos,existe muito desinteresse entre nós, o que nos torna alienados e inocentes úteis e demasiados crédulos em promessas dos que se penduram, ao mesmotempo, em várias dessas entidades que são muitas vezes, utilizadas em beneficio próprio, restando aos que as suportam as migalhas.Parabéns pelo blog e pela luta.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 09.26. QUal reunião no Rio. Sobre o que? Em que data?
Esclareça, por favor.Seria a reunião da UNIDAS?

Anônimo disse...

Senhor Marcos,
Parabéns pelo brilhante texto. Impressiona sua capacidade de escrever nossos pensamentos e de avaliar os cenários de maneira tão fiel à realidade.
Onde estão os críticos de sua não ida a Brasília? O inimigo é forte, mas extremamente previsível. Usa seus tentáculos travestidos de defensores com ações estrondosas e resultados fracos como de um pum. Isso mesmo, de um pum!
Nos tiram por completos imbecis. Qual interesse de uma Anabb em patrocinar um encontro? Sorte que ainda existem os que não se vergam aos falsos conclames de união. Mesmo com dificuldades financeiras não aceitam os lucros provenientes do engano aos incautos desesperados por soluções.
Já está impossível convencer que atitudes como a da adin tenham sido incompetência profissional. Mesmo com uma mão de cal passada as pressas a anabb continua com sua função de defender os interesses do patrocinador. Lideranças desgastadas e sem eficácia se seguram nos cargos a custa de falsas promessas e propagação do apocalipse.
Nos resta esperar que existam AAPPREVIs nos outros fundos de pensão e que se unam a nós, para que sejam tomadas providências efetivas em conjunto.

Anônimo disse...

Sr. Marcos, a sua sutileza e ética incomoda a muitos, parabens, e o Sr. sabe do que estou falando, nada como uma cabeça pensante e capaz. Tudo de bom aposentado de Cambé, no momento atento e muito interessado nas nossas noticias e de nosso interesse. Tudo de bom. saudações aapprevianas.

Anônimo disse...

Como ir a essa reunião assim em cima da hora? Essa gente tá pirada. Como vc sairá de Curitiba para ir ao Rio? Para amanhã não da.

Anônimo disse...

Eta vida de gado/Povo Marcado/Povo feliz.
E assim, vão conduzindo a manada em direção ao abismo.
São pioneiros em promover ADIN caprichosamente fadada ao fracasso.
Promovem eventos com pautas já definidas em prol dos interesses do governo e da manutenção das benesses para a cooptação dos pelegos traidores.
Vão minando as últimas gotas, até a vítima clamar por eutanásia.
Acabem logo com isso.

Anônimo disse...

Essa reunião congrega os fundos de pensões no que diz respeito a previdência complementar fechada. Essa reunião pode ser mais produtiva que a da FAABB por se tratar de algo mais amplo e não genérico. Espero que essas entidades não estejam contaminadas por sindicalistas e petistas. É uma oportunidade de observar "in loco" as ocorrências que ali serão produzidas. Marcos vá com Deus e boa sorte.

Anônimo disse...

O por que da existência da ANABB para os aposentados? Nenhuma perspectiva positiva. A ANABB é uma associação dos funcionários do BB. Nós somos ex-funcionários do BB ao qual não temos mais vínculo trabalhista. Qualquer melhoria para nós aposentados será do nosso vínculo com a Previ.

Então como a ANABB não é uma associação que congrega aposentados a sua existência não nos diz mais respeito. Então temos que fortalecer as associações de aposentados para que tenhamos representatividades legais e não apenas de fachado. Precisamos procurar e fortalecer uma associação que não esteja vinculada a ANABB, sindicatos e partidos políticos. E que sua diretoria seja realmente composta por funcionários que efetivamente trabalharam no Banco com dedicação integral e que em seu estatuto contenha essa exigência para se postular a algum cargo eletivo. Essa associação existe e devemos fortalecê-la ainda mais com funcionários que realmente ajudaram a construir uma casa bancária onde construímos também a nossa vida.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

À
UNIDAS – União Nacional das Associações de
Participantes das Entidades Fechadas de Previdência Privada

Senhor Presidente
Reinaldo Rocha.

II FÓRUM DE PARTICIPANTES DOS PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA COMPLEMENTAR FECHADOS

Honrados com a gentileza do convite para participar desse importante evento, sem precedentes no nosso meio, com justa satisfação confirmo que a AAPPREVI estará presente, se fazendo representar pelo Diretor Adjunto para Assuntos Jurídicos, Colega Raul Lima de Avellar
e Almeida.

Almejando que o Fórum seja coroado de êxito, como prenuncia o rol de honoráveis convidados, reafirmo o propósito de a AAPPREVI permanecer à disposição enquanto possa contribuir para o desenvolvimento de trabalhos dessa ordem, descompromissada e desinteressadamente.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI.
www.aapprevi.com.br

Anônimo disse...

GOLAÇO DA AAPPREVI!!!!!!! SHOW DE BOLA!!!!! É NÓIS NA FITA!!!!!

VAMOS BUSCAR ALIADOS QUE SEJAM HONESTOS NOS OUTROS FUNDOS DE PENSÃO.

CHEGA DE ANABB, FAABB, AFAS E OUTRAS CAÇADORAS DE NÍQUEIS. FORAM TODAS COOPTADAS PELO PATROCINADOR

Anônimo disse...

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

Anônimo disse...

Hoje realmente e um dia de GRANDES EMOÇOES.Logo cedo ter o privilegio de ler um texto assinado por um colega de alto nivel e agora a confirmaçao da presença da AAPPREVI na reuniao da UNIDAS muito bem representada pelo colega Raul Avellar.
Duda

Ademar disse...

Colegas,

Esta na hora de dirigirmos uma chuva de e-mail ao diretor de seguridade eleito e cobrarmos providencias concretas sobre o aumento do teto e prazo do emprestimo simples e outras providencias.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
Dê um pulo no blog do Ari Zanella e veja a composição da diretoria da ANAPAR.É de morrer de rir achar que aquela associação possa cuidar de nossos interesses.O ex-presidente da ANABB,em 2008, encomendou trabalho sobre a res. 026/2008 a um competente escritorio de advocacia.O resultado? Eles disseram que tal resolução carecia de LEGALIDADE.ANTES da consulta ele andava dizendo,atraves da revista da ANABB,que o caminho seria a justiça. Armado com o parecer favoravel à ação, o ex da anabb nada fez e depois ficou dizendo que a questao era politica e não juridica, comportamento que até hoje me intriga...
Temos que deixar de ser massa de manobra de oportunistas e ficar de olhos e ouvidos abertos para o que dizem e fazem os adeversários do nosso Plano. Qualquer medida que tiver que ser tomada deverá ser feita sem delongas, no "day after", como o resultado da famigerada resolução que está por vir.Espero que a AAPPREVI já esteja com os petardos armados para a futura batalha.E no mais ´é confiar no nosso bom Pai.

Anônimo disse...

Ao apressado anonimo das 9.26: Pagou mico,hein tio(a)!!! Ou a reunião de que v.fala é a recepção ao SEEDORF.

Anônimo disse...

Nessa reunião de amanhã boto fé. Não penetra do outro lado.

Anônimo disse...

O doutor foi procurar baleias mas periga encontrar tubarão da previ no jurerê

A U D I T O R I A J Á N A

P R E V I

<><><><><><><><><><><><><><><><><><>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^"""""""""""""""""""""""""""""""""""

Anônimo disse...

Marcos, eu lhe desejo uma boa viagem.

Abraços.

Lena.

Anônimo disse...

SE PROMETEU, TEM QUE CUMPRIR!

Será que tem como disponibilizar o vídeo do debate para relembrar e cobrar as promessas feitas pela chapa 6?

Vamos cobrar, pois o tempo passa muito rápido e tudo cairá no esquecimento.

Anônimo disse...

Caro Marcos e D+,

Vejam alguns vídeos no youtube, sobre a chapa 6:

http://www.youtube.com/watch?v=AAQD2YLetUo
http://www.youtube.com/watch?v=4szQKYoZhnk
http://www.youtube.com/watch?v=OKvEyrurrGs&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=WEugYewLpXw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_Q_JBby3XlI&feature=relmfu

Anônimo disse...

Uma pergunta que não quer calar:

Se já sabiam antes que iria haver a retirada do patrocínio, por que a aquela briga toda entre os concorrentes pela disputa da Diretoria de Seguridade da Previ nas ultimas eleiçoes?

ALõ chapa sindicalista vencedora, cadê o ES 180 x 180 prometido?

SEUS T R A T A N T E S!!!

Anônimo disse...

Ademar, nos informe o e-mail do Diretor de Seguridade e do Conselho Deliberativo, para enviarmos pedidos de alinhamento do ES-180/180 pra já (agosto).

Anônimo disse...

ASSISTI A TODOS OS VIDEOS> pROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS.Vejam alguns vídeos no youtube, sobre a chapa 6:

http://www.youtube.com/watch?v=AAQD2YLetUo
http://www.youtube.com/watch?v=4szQKYoZhnk
http://www.youtube.com/watch?v=OKvEyrurrGs&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=WEugYewLpXw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_Q_JBby3XlI&feature=relmfu

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Blog Previ Plano 1 testou todos os links recomendados pelo anônimo das 09:06.
Podem acessar sem medo - estão isentos de vírus.

Anônimo disse...

Marcos, com relação a matéria 2080 OS ÚLTIMOS MOICANOS, publicada na REVISTA PREVI, de junho 2012, nr. 165, página 18, parágrafo 4º, que abaixo transcrevo e que me leva a ter diversas conclusões a respeito:
"O patrimônio será usado no pagamento de benefício, e os eventuais superávits obtidos serão distribuídos entre os participantes a cada três anos conforme estabelece a lei".

I) O termo participante para a Previ engloba o patrocinador? A lei é bem clara, participantes somos nós e patrocinador é o Banco.
II) Por que a matéria excluiu o patrocinador da distribuição do superavit se a Resolução 26, segundo a própria Previ é legal e esta em vigor e a distribuição do superavit deve embasar no que determina essa resolução.
III) Qual a intenção e o que esta por trás dessa omissão?
IV) Será falta de conhecimento do autor da matéria e incompetência do editor da revista ou será que eles sabem mais do que nós e que alguma coisa pode impedir que a resolução 26 seja cumprida no que determina a distribuição para o patrocinador.
V) Será o efeito do acordo Basiléia que não permite a contabilização de superávits dos fundos de pensões por parte do patrocinador e a Previ esta ciente do acordo sabendo que não poderá contabilizá-la em seu balanço como transferência para o patrocinador.
VI) Como efetuar essa tranferência contabilmente? Acredito ser impossível, a não ser que se crie novos mecanismos ou metodologia para esse fim, mas de dificil execução.
VII) Talvez a maneira encontrada foi exatamente a retirada do patrocinador. Estornar do balanço do banco 13 bilhões não vai ser fácil. Contabilmente sim, mas o impacto que isso vai causar e como explicar aos acionistas e a sociedade? Como contornar a situação? Com aporte ao banco com recursos do tesouro nacional? Em tempo de crise como justificar um aporte desse valor ao banco? Como reverter essa situação? Quem sabe a solução será a retirada do patrocinador e dos recursos vertidos para a Previ. Marcos, refletir é preciso.

Anônimo disse...

Colega Marcos, com relação ao post acima ( 9,54 )oportuno e lógico, bem como em vista de outras maatérias que a mídia nos apresenta é que meu pessimismo aumenta a cada dia relativamente à retirada do Patrocinio pelo Banco do Brasil e o nosso Fundo de Previdência. O Banco vai ter de regularizar pendência no seu balanço, ação esta já cobrada por entidades internacionais, já que o BB é o garantidor maior de negócios internacionais da naçao brasileira. Tudo bem , mas de onde tirar os 13 BI, que deverão ser corrigidos ? Neste momento os cerebros da ANAPAR (tão bem lembrada pelo Mestre Ari) devem estar fazendo elocubrações (os grãnfinos usam termos sofisticas)??? Será que os velhinhos estão desconfiados que que vamos "usá-los" de novo? É claro que vão tentar ! Alguém pode dizer : mas colega , o judiciário está atuante ! A próposito, o Ministro Aires acabou de receber um " não" da Presidente Dilma sobre o aumento para a classe e a categoria come na "mão" da Dilminha. Diante deste quadro dantesco e da ausência de garantia de termos um processo de retirada do Patrocinador limpo, não vejo outra solução senão pedirmos a presença de delegados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para garantir a lisura do processo, mesmo porque o Brasil é signatário daquela entidade. No mais, colegas, é rezar para São Judas Tadeu que é o único que faz chover no Norte de Minas, mas este ano pareace que ele está ocupado. Um abraço a todos e fé em Deus. Divany Silveira - Sete Lagoas-Mg

Anônimo disse...

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

AUDITORIA EXTERNA DA PREVI JÁ!

Anônimo disse...

Lembram do tempo que alguém cometia uma irregularidade na agência e a INGER mandava os todos poderosos inspetores para passar o pente-fino? Coisa do passado. Parece que nem o banco nem a Previ trabalham mais com essa visão de apurar irregularidades. O BB é pego com as calças na mão por apropriações indevidas do dinheiro da Previ segundo o tal Basiléia 3 e ninguém do BB ou da Previ responde criminalmente por isso? Aliás, a diretoria do BB é uma comédia: tem duas duplas com mesmo sobrenome(irmãos?), tem diretor que era gerente de agência a pouquíssimo tempo (capacidade?) e aí a saída para achar o lucro é mandar o mãozão no dinheiro de idosos e idosas mesmo... Saudade do tempo que eu achava que as coisas eram sérias! OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS NO BB E NA PREVI JÁ!!!!! O grande problema é encontrar essas mãos. Será que existem?

Ademar disse...

A quem interessar o e-mail da Diretoria de seguridade é:
diseg@previ.com.br o e-mail pessoal do diretor ainda não consegui, se alguem souber por favor me informe.
Vamos cobrar as promessas de campanha da chapa 6, notadamente o aumento de valor/prazo do emprestimo simples. E que o novo diretor dê sinal de vida, afinal até a presente data nada ouvimos dele depois de sua posse.

Anônimo disse...

Dan Conrado, movimenta essa turma da Diretoria da Seguridade e libera logo o ES-180/180. Mostra serviço.

Anônimo disse...

24/07/2012
Governo corta salários de 493 por ganhos acima do teto

Folha de S.Paulo

João Barros disse...

Parabéns Marcos Cordeiro pela coragem de atacar os poderosos, na defesa de todos os participantes do Plano 1 da PREVI. Tenho orgulho de ser associado da AAPPREVI, única assocaação que se colocou do nosso lado, visando apenas a proteção dos nossos direitos, diferentemente das grandes associações (AAFBB, ANABB, Contraf/Cut e Sindicatos, que buscam apenas seus próprios interesses, em detrimento dos seus próprios associados.
João