domingo, 22 de julho de 2012

O silêncio dos culpados



Marcos Cordeiro de Andrade
Caros Colegas,

No último pleito para ocupação de cargos na PREVI fui tentado a concorrer. Entre os muitos argumentos que bondosos cabos eleitorais me apresentaram um soava irrefutável: o tilintar de moedas que encheriam minha burra mensalmente. Remuneração como a que auferem é verdadeira fortuna para quem recebe pouco mais de quatro mil reais do Fundo como benefício da aposentadoria. E este foi o último argumento que me jogaram na cara como a acreditar que cada homem tem seu preço. Só que erraram o meu, pois não me vendo por dinheiro, mas me dou por amor ao próximo.  Porém, nessa empreitada não me sentiria útil – nem por todo dinheiro do mundo.
  
No meu entendimento, ser conselheiro eleito da PREVI significa ter o rabo preso ao se tornar figura decorativa sob as ordens do patrocinador. E parece até que os que para isso se elegem procuram carimbar a assertiva, pois, depois das posses desaparecem do cenário em que badalavam promessas mil. Outra comprovação recente aponta os que lá estão (ou deveriam estar). Isto porque já se passaram quase dois meses da investidura nos cargos e sumiram da vista até mesmo dos seus crédulos e enganados eleitores. Submergiram sob a pompa dos gabinetes do Mourisco como submarinos atômicos que não precisam vir à tona nem para tomar ar. Escafederam-se.

Nem o choro das viúvas nem a grita dos endividados que clamam pelo ES, nem as indagações dos que temem a extinção do BET são capazes de tirá-los da modorra pós-bolsos cheios. Não se achegam sequer para dar o ar de sua graça com algum singelo comunicado que tranquilize corações aflitos. O que subentende o atestado de que esqueceram as promessas de campanha que incluíam esses assuntos, em que alguns podem ser resolvidos sob sua alçada e que já deveriam ter sido tratados e acordados nas reuniões havidas.

Por isso não levo fé no poder que esses cargos comportam. Não enquanto subsistir o voto de Minerva que faz do Patrocinador o todo poderoso que manda na PREVI como se seu dono fosse. E dos conselheiros seus empregados de luxo que não cumprem o elementar dever.

E também por isso recusei a candidatura estendida em bandeja de ouro que, ao fim, seria minha também se eleito fosse – o que duvido tivesse ocorrido. Pois gente como eu desempenha melhor papel continuando pobre, mas honrado, servindo aos seus iguais denunciando impropriedades.
   
Leia a Revista Direitos, da AAPPREVI - http://www.aapprevi.com.br/revista

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 22 de julho de 2012. www.previplano1.com.br

19 comentários:

Anônimo disse...

Sua fala confirma aquilo que era evidente. TODAS as chapas estavam de olho era mesmo no dinheiro, os ideais vinham depois, se é que havia algum. Cheguei a sugerir que os eleitos, como nos primórdios fazia o PT, dessem uma parte de seus vencimentos do cargo para alguma associação de aposentados e pensionistas.
Você acha que alguém respondeu?

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Excelente o seu texto.Faz-nos lembrar dos antigos eleitos da Previ que também eram muito presentes durante a campanha, quando faziam mil promessas, mas depois de empossados sumiam. Com os vitoriosos da chapa 6 a situação apenas se repete. E como você disse, o Mourisco é um submarino nuclear - esconderijo apropriado para os fracos - e ali estão totalmente protegidos politica e financeiramente, enquanto que os assistidos ficam deprotegidos e expostos ao tiroteio e também ao fogo cruzado dos inimigos, com agressões antes nunca vistas ao nosso fundo de pensão.

É lamentável que isso esteja acontecendo. Simplesmente indamissível!

pa/Gyn

Anônimo disse...

Pessoal,

Tomara que esses paumandados de luxo, recem eleitos da chapa 6, sindicalistas, ao lerem este artigo
"Silêncio dos culpados" se toquem e tomem alguma providência em socorro aos aposentados e pensionistas da Previ.

ES 180 x 180 já!!!

Rogério Luiz Carvalho disse...

Amigo Marcos, belo post, e tem gente que acha que os participantes do teu blog são meros concordinos com as tuas idéias, mas, penso diferente e continuas a merecer o meu pequenino apoio e minha amizade, e sabes porque? A caridade e o serviço ao próximo teu semelhante, e honestidade que sempre demonstraste te faz tu ser a pessoa que és. Obrigado amigo, por poder compartilhar contigo no blog e na nossa querida Aapprevi. Abraços, saúde e Paz. Rogério Luiz Carvalho. Pelotas.RS.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você amigo. E se lá estivesse não ficaria nem para ganhar o primeiro salário.
Quem nasce no berço da dignidade, da ombridade, do respeito, e integridade moral e que juntando todas essas qualidades
se resume em AMOR.

Em todos esses anos ELES se mantem no poder as nossas custas, somos NÓS que bancamos as mordomias dessa gente
podre. Anos e anos, cargos e mais cargos e nunca fizeram nada e não faram agora.
Os que se elegeram (CHAPA 6) não será diferente em nada. Lá só fica quem dança conforme a música.
e você, não sabe "dançar"
a orquestra que rege essa sinfonia do mal não vai acabar, pois os seus instrumentos sempre
estarão sendo afinados enquanto não aprendermos a votar.

Anônimo disse...

Voto Minerva:

Eu queria saber se é só na Previ que o tal do voto minerva pertence ao BB(patrocinador), ou se na maioria dos Fundos de Pensão isso também acontece...

Como pode mesmo sendo os legítimos donos de um Fundo de Pensão, não podermos decidir nossos atos/ações. Atos esses que, se contrariam o BB, esse não aprova...

A meu ver, eternamente seremos comandados pelo BB...

Somente com uma AÇÃO JUDICIAL bem embasada talvez lá adiante teremos alguma reversão dessa situação...

Abs.

João

Anônimo disse...

Falando em altos salários, como sócio da grande empresa PREVI, minha intenção é "propor em reunião de acionistas" a redução gradativa -para não impactar de vez o padrão de vida -dos altos salários de nossos empregados, que às vezes trabalham contra nós.
AH! Que bom se isto fosse possível! Quem sabe um dia próximo!

Anônimo disse...

ES 180 x 180 já!!!
Estou com o anonimo das 11;11

Anônimo disse...

Que destino! Enquanto uns vão à "caça de cetáceos", só posso caçar o ES 180/180.

Anônimo disse...

Pezados colegas,
Aontece no nosso meio, o mesmo que acontece com relação às eleiçoes de um modo geral.Elegemos o individuo e ele não nos dá satisfação de seus atos e ninguem cobra nada.Absolutamente nada.E, realmente, é inadmissivel que 120.000 associados não tenham vez nem voz nas decisoes que envolvem o seu fundo de pensao.Isso me cheira a algum viés de inconstitucionalidade.Três membros eleitos - e muito mal - pelos poucos que votam, tomam posse e não nos dao um mínimo de satisfação sobre o que está fazendo em nosso favor. E reparem ,que se eles fossem produtivos,AINDA teriamos pela frente a maldita figura do voto de minerva.Temos que achar uma forma de dar um basta a essa situação vergonhosa.

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Precisamos cobrar. urgentemente, noticias da FAABB e de quem mais tenha entrado com algum mandado de segurança contra a res. 026/08. Caso ela venha a ser derrubada, esvaziada ficará a nova resolução que nossos inimigos estão tramando.

Anônimo disse...

João, 22/7, às 13:38 hs,

O Voto de Qualidade ou leigamente chamado de "Voto de Minerva" foi instituído pela Lei Complementar 108/2001 e, em consequência, ele se aplica aos Conselhos Deliberativos de todas as EFPCs.
Isto posto, como os patrocinadores indicam três Conselheiros Deliberativos, dentre os quais um é escolhido Presidente do Conselho, o qual além do voto próprio tem direito ao Voto de Qualidade e, logicamente, os patrocinadores, em última análise, acabam sendo os donos do poder decisório e de fato dão as cartas nos Fundos de Pensão.
Deste modo, ficou patente que a gestão paritária é de fachada, conversa fiada e para inglês ver. O processo de eleitoral na PREVI é pura perda de tempo e os eleitos são fantoches e com autonomia “zero”, ou seja, são office-boys de luxo.
O sumiço da Chapa 6, que acabou de ser eleita, é um exemplo concreto disso e nada vai realizar na defesa dos participantes e assistidos. Neste caso nem se cogita o adágio: "Quem viver verá", porque a coisa já está escancarada.
Enquanto persistir as perrogativas exaradas na LC 108/2001, em especial no que respeita ao “Voto de Qualidade”, eleger quaisquer representantes tem o escopo exclusivo de encher os seus bolsos com os polpudos salários.

Anônimo disse...

ALÔ, ALÔ MARCEL CÊ TÁ VIVO?
ACORDA CHARÁ! O POVO QUE TE ELEGEU TÁ PRECISANDO DE ES 180/180 JÁ! SE NÃO DÁ CONTA PEDE O PINICO E SAI FORA

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro, Boa Noite!

Acabo de postar no meu Facebook, esta
materia, que dispensa comentarios por
tamanha excelencia e propriedade com
a qual determinas.
Obrigada por mais uma vez ver que
primeiro aceitar depois entender isto
tem o nome de afinidade.
E mais uma vez peço desculpas pelos
minutos de estresse, posição rarissima em meu comportamento.

Com carinho

Marisa Moreira

Anônimo disse...

Gostei bastante da fala do anonimo dás 12:50. Meus parabéns!

Anônimo disse...

No caso do Banco do Brasil, outro ativo que deve ter um impacto relevante em seu balanço é o fundo de pensão dos seus funcionários, a Previ. Por isso a instituição será uma das mais afetadas por Basileia 3. Pelas novas regras, a instituição precisará retirar do capital o superávit que a fundação gera para o banco pelos planos de benefício definido, cifra de R$ 13,4 bilhões. A autoridade permitiu, porém, que fossem deduzidos os impostos que o BB deverá pagar sobre esse ganho, o que deve reduzir o abatimento a R$ 8 bilhões.

Fonte: Carolina Mandl e Fernando Torres, Valor Economico

Anônimo disse...

Resposta ao anônimo de 22 de julho de 2012 19:56...

Verdade...isso mesmo!
Então teríamos que lutar para que essa Lei Complementar 108/2001 fosse alterada.

Uma sugestão para amenizar tal desequilíbrio quanto ao Voto de Minerva seria alterar essa Lei, para que houvesse, digamos, a ALTERNÂNCIA do Presidente do Conselho a cada ano. Ora dos indicados pelo Patrocinador, ora dos eleitos pelos associados...

João

Anônimo disse...

Acorda Previ, libera o ES-180/180 já, para agosto.

Anônimo disse...

Sábia decisão Marcos de não se alinhar aos desalinhados. A Previ de hoje em dia é apenas um reduto Petralha e um clubinho de paus mandados da ANABB e de outras Entidades "sinistras do contra" o Ex e Atual Funcionalismo BB.

Para nós, ex-funcionários BB, é melhor tê-lo como um feroz combatente na nossa trincheira nas imensas lutas contra os bandidos BB/PREVI/ETC, entitades que defendemos suas bandeiras por longos anos e que, ao final, roubaram nossos benefícios sociais e nos deram um chute no traseiro. Fique do nosso lado, assim como está o pessoal da UPD e outras instituições que pegaram em armas na nossa defesa.

Um grande agraço,

José Carlos Arruda de Sousa
Demissionário BB desde 2003
zecarruda@yahoo.com.br
www.zecarruda.com.br
(49) 3222 3344 - 9991 1956
Lages SC