terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A PREVI somos nós!

Caros colegas.

- Há uma campanha deliberada na Previ para nos afastar do foco do noticiário.

- Seus cuidados estão voltados para o crescimento do outro Plano, seja alardeando os benefícios da filiação, seja com chamamentos para adesão à Capec. No seu site nem parece que sabem da nossa existência. Virou balcão de negócios expondo mercadorias em promoção. Não há interesse em se ocupar de quem nada mais pode comprar do seu estoque. O que existe deste lado já está garantido para suprir rapinagens vindouras.

- Sou adepto do Previ Futuro e acho até que aqueles ainda não inscritos devem aderir o quanto antes, até porque não correm o risco de juntar-se a nós, eternos ludibriados – estão na mira de outro mercado. Só peço que se previnam e durmam com um olho aberto. Para mais tarde não nos imitar criando o www.previfuturo, por necessidade de defesa. Assim como nós.

- Mas convenhamos que o sustentáculo da Caixa seja o Plano 1, com toda sua história e monumental patrimônio. E nós somos a Previ, em última análise. Nós a formamos e acompanhamos impotentes toda a patifaria nela ocorrida ao longo de décadas. Nós contribuímos para abarrotar seus cofres, enriquecer dirigentes, permitir negociatas, sustentar parasitas e criar nababos. Há registros de desmandos até no Congresso Nacional, onde o sagrado nome do nosso fundo já foi enxovalhado no bojo de várias CPIs – da Previdência, dos Correios, do Dantas. E não por culpa nossa.

- Não é justo que nos virem as costas para assediar novos incautos. Que o façam, ainda não é problema nosso, mas não nos abandonem. Até o outro blog só se ocupa disto, agora com posts prolixos, de extensão cansativa, que nada somam ao mundo dos aposentados e pensionistas. Tudo feito deliberadamente para nos empurrar para o esquecimento. Simplesmente vergonhoso.

- Para a Previ somos cartas fora do baralho. Culpa dessa administração eleitoreira que já se ocupa de candidaturas futuras. Serviçais do Governo que não nos devotam o menor respeito. Que não se preocupam em responder nossos questionamentos. Que fazem vista grossa aos nossos anseios. Que maldosamente se apegam aos assuntos de importância duvidosa, deixando-nos na expectativa de algum acontecimento fortuito. Que nos deixam babando de desejo olhando o pote cheio de comida que não é para o nosso bico, por culpa deles. Mas o troco virá com as eleições.

- Lembremo-nos do CANAEL. Sempre!

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 08/12/2009.

19 comentários:

Anônimo disse...

Colega Marcos,
O que relato a seguir é fruto de minha imaginação. Mas, no momento em que nos encontramos, a razão foge às nossas expectativas. Não sou advogado. Sou apenas um funci-aposentado. Se for absurdo, faça como o filme com Brad Pitt – Queime depois de ler”, ou melhor , delete.

Nosso colaborador anônimo (considerações técnicas) destacou que o Banco argumenta que o artigo 1º da Lei 109/2001 estabelece que o regime de Previdência Complementar seja facultativo. Acrescento que por isso foi criado o PREVI FUTURO, a partir da vigência dessa Lei.
Até o advento desse normativo, nós estavamos sob a égide da Lei 6435 de 15 de Julho de 1977. O artigo 46 dessa Lei dizia que:”nas entidades fechadas o resultado do exercício, satisfeitas todas as exigências legais e regulamentares no que se refere aos benefícios será destinado: à constituição de uma reserva de contingência até o limite de 25% do valor da reserva matemática; e havendo sobra, ao reajustamento de benefícios acima dos valores estipulados nos §§ 1 e 2.....
Se o §1º do artigo 20, da Lei 109/2001, conforme destaca o colaborador anônimo, diz textualmente – “Constituída a reserva de contingência, com os valores excedentes será constituída Reserva Especial para revisão do Plano de Benefícios ( e não revisão dos benefícios), o Artigo 46 da Lei 6435 não deixava duvidas sobre reajustamento de benefícios.

Direito adquirido:
“Constitui-se num dos recursos de que se vale a constituição para limitar a retroatividade da Lei. Com efeito, esta está em constante mutação; o Estado cumpre o seu papel exatamente na medida em que atualiza suas leis. No entanto, a utilização da lei em carater retroativo, em muitos casos, repugna porque fere situações jurídicas que já tinham por consolidadas no tempo, e esta é uma das fontes principais de segurança do homem na terra” Celso Bastos – dicionário de direito constitucional)

Anônimo disse...

Marcos,

Ler no blog da Sra. Cecília - Planejando sua aposentadoria -

Só o banco do brasil não leu o texto e contabilizou, para receber o superavit.
Vergonha Nacional!!!
Abç
Anônimo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo (03:32).

Lido e comentado aqui mesmo, neste post - "A PREVI somos nós!".

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Aposentado terá reajuste real de 2,5%

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Previdência, José Pimentel, afirmou nesta terça-feira que o governo concordou com a proposta das centrais sindicais e concederá em 2010 um reajuste real (acima da inflação) de 2,5 por cento aos pensionistas do INSS que recebem benefícios superior a um salário mínimo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O CANAEL está certo até nisto:

A solução principia pela escolha, em outubro do ano vindouro, por parte dos eleitores, de candidatos que não pertençam ao sistema corrompido que aí está, procurando nomes alternativos, capazes de defender os ideais de um país soberano, com justiça e paz social, e de lutar para eliminar a corrupção endêmica que agride a Nação, em todos os níveis de administração.

Correio eletrônico: mcoimbra@antares.com.br

Site: www.brasilsoberano.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Senador Raimundo Colombo (DEM-SC) acusou o recebimento da CARTA:

"Ilustríssimo Senhor
MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE
Prezado Senhor,

Registro o recebimento de seu expediente datado de 3 de novembro p.p., aduzindo que sua manifestação foi objeto de minha maior atenção.

Cordialmente,

Raimundo Colombo
Senador da República"

Fones: (61) 3303-4206/4207
e-mail: raimundocolombo@senador.gov.br

Anônimo disse...

Marcos,

Mais uma vez fostes preciso. Já estava reparando isto em relação à PREVI. O foco dela agora é somente o PREVI FUTURO. Nada contra dar atenção aos novos funcionários ne suas opções referentes a futuras aposentadorias CONTUDO porque esquecer de nós do plano 1! Qual é a intenção. Será que não é fazer igual e Vale com os participantes do plano inicial. Alerta sempre porque boa coisa não é o que estão pensando para nós.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Devidamente autorizado, repasso texto da mensagem recebida de um amigo do blog, colega José Monteiro. Pelo conteúdo altamente sugestivo, peço a todos um pouco da sua atenção para o assunto, ao tempo em que aguardo resposta ao que nos aflige: como chegar aos participantes se não temos seus endereços.

Caro Marcos, com o objeto de alcançarmos o maior numero de participantes do plano previ 1, ocorreu-me uma idéia, para que todos os colegas tomem conhecimento do que está ocorrendo com os problemas relacionados com a nossa PREVI, sugiro que sejam enviados folhetos,revistas, ou qualquer outro meio de comunicação que chegue ao alcance dos colegas que talves não tenham conhecimento do que está ocorrendo com a NOSSA PREVI. É um meio pelo qual esses colegas que não frequentam ou não sabem da existência desse seu blog, tomem conhecimento dos problemas que estão acontecendo. Servirá também como orientação para as próximas eleições. A divulgação do CANAEL, do seu blog, orientação em quem devem votar e muitas outras coisas de interesse do nosso grupo.Eu, até pouco tempo, quando não conhecia os candidatos, me servia da orientação da ANAAB. Votava nos candidatos por ela sugerido. Por falta de informação. Justo nela que estão concentrados todos os maus colegas que compõe a sua diretoria. Sei que tudo isso demanda gastos. Gastos esses que deverão ser rateados entre nós, frequentadores de seu blog. Veja o que voce pode aproveitar disso tudo que lhe falei. A propósito mandei um e.mail para a ouvidoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para nos orientar o que devemos fazedr para agilizar o processo da Resolução 26. Já confirmaram o recebimento do e.mail. Preciso da Vara e do numero do Processo para melhor esclarecer a ouvidoria. Abraço.

Anônimo disse...

Caro Marcos.

Cheguei à triste conclusão que este país não muda ou muda tão devagar que as mudanças são quase imperceptíveis. Lembro-me que quando era criança havia os “janistas” e os “ademaristas” – não importava o que ocorresse, os “janistas” continuavam janistas e os “ademaristas” continuavam “ademaristas”; hoje os “lulistas” continuam “lulistas” não importa o que aconteça, os “henriquistas” continuam “henriquistas” não importa o que tenha havido. A imprensa reflete, de certa forma, o que acontece no “caldo cultural”. Além, é claro, da cultura do espetáculo, como você bem salienta, efeito colateral de um capitalismo acrítico e imediatista

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro,e o Colega José Monteiro

tem toda a razão. Por isso mesmo criou o projeto (www.previplano1.com.br) visando tratar as discussões de políticas para a PREVI E CASSI de maneira mais sistêmica. Assim que o novo site estiver ao alcance de todos os colegas (PB-1), abriremos a discussão para todo o universo das entidades ditas representativas,verão que de uma simples idéia com competência e honestidade se chega La.
Vamos a pratica da idéia levantando os custos,tenho certeza que todos contribuirão para esta causa.
Amadeu Tamandaré.

Anônimo disse...

Colega Marcos Cordeiro.

Vou acrescente mais um ingrediente ao seu suspeitômetro,(para calibrar a bússola do seu instrumento) SERGIO ROSA,Esse definitivamente contra PB-1. Eu sinceramente nunca vi um PRESIDENTE agir de maneira tão suspeita como esse Senhor. É um PRESIDENTE aplaudido por um lado e repudiado pelo outro. Em outras palavras, falta-lhe isenção.
Um governante busca em primeiro lugar saber as necessidades dos seus, ele faz o contrario acumula riquezas e perguntado sobre cifras milionárias do RENDA CERTA ,diz “eles decidiram”.
Querido já passou da hora de mudarmos esta realidade. Marcos elabore um POST,a cerca de custos e vamos correr atrás dos nossos direitos e ele começa com informação.
Sandra Rebeca – Salvador -BA

Anônimo disse...

Marcos

A pressa induz ao erro. É muito difícil passar a PREVI e seus GOVERNANTES a limpo em apenas alguns dias. Mas como a cada semana surge um novo escândalo e como os leitores do blog exigem conclusões imediatas, quem se preocupa com a correta apuração dos fatos acaba ficando pra trás. Isso não justifica as eventuais injustiças que acabam ocorrendo. Ficar na frente do rolo compressor dos colegas aposentados e das pensionistas deve ser uma experiência apavorante.
Tenho visto que muita gente sabe muito,mas fala pouco,em pouco tempo de criação desta ferramenta nova,fiquei sabendo de muita coisa.que em muitos anos de banco não sabia?.
Muitos colegas sabem estatutos,números,omissão dos dirigentes,falcatruas etc...
Acho que estamos no caminho certo os PODEROSOS já estão nos bastidores “TRAMANDO” !!!

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro

Gostaria de parabenizá-lo não só por este post, mas pela materialidade deste seu blog, que considero um espaço paradisíaco, um raro oásis de sobriedade e agudeza no meio deste oceano umbroso (e tendencioso) em que tem se tornado a mídia há alg; um tempo sobre a PREVI, notadamente agora. Infelizmente só tive notícia deste seu blog a cerca de 10 dias,pela Colega Rosalina, inobstante, o tenho freqüentado e indicado a amigos e interessados por problemas dos participantes do plano 1, desde então. Um abraço. Tenho certeza que o raciocínio por você aqui exposto se provará a si mesmo: seu blog, "colocando-se acima das paixões, recuperando a técnica de falar sem atacar com mentiras e procurando a verdade e se comportando como magistrado, duro, inflexível, porém justo, colocando a preocupação com o colegas acima das conveniências de mo mente", só tende a crescer. Parabéns mais uma vez.
Aroldo- Luziânia – GO.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo (17:03).

- Diria mais: Tramando e Tremendo.
- Esses dirigentes profissionais nunca imaginaram que um dia poderiam ser ameaçados em seu “direito” de candidatar-se indefinidamente. O advento do CANAEL está abalando seus alicerces e à medida que se aproximam as eleições a coisa esquenta. A AAFBB saiu na frente pegando carona na potência do nosso Cadastro de Eleitos. A convocação da AGE para mudança do Estatuto é sintomática, pois aponta um item significativo: autorização para criar chapa própria com o fim exclusivo de eleger dirigentes para a PREVI e CASSI. Eles sabem que com o CANAEL terão mais chances, basta lançar candidatos não inscritos ali.
- Quanto às informações que aqui assimilamos digo-lhe que iremos muito mais longe, basta superarmos o problema de acesso a um maior número de colegas. Quanto melhor informados mais estaremos blindados contra esses aproveitadores.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega Sandra Rebeca.

- Oportuna sua defnição do "nosso" presidente. Está sempre em cima do muro querendo agradar os dois lados. Simplesmente político.
- Quanto aos custos que você menciona acho que ainda não é hora de tratarmos disto. Primeiramente precisamos encontrar meios de atingir o maior número possível de colegas para trazê-los ao convívio do Previ Plano 1. No devido tempo trataremos de inundar isto aqui com informações orientadoras.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega Aroldo.

- Você é mais um dos bons frutos que a Rosalina põe no nosso cesto. Bem vindo ao clubinho e obrigado pelos elogios imerecidos. Gostei da comparação do espaço com o Jardim do Éden, só não sei qual minha posição: se Adão ou serpente. Eva com certeza não sou, mas bem que apreciaria ter a sabedoria e a paciência da Mulher.
- Tenho certeza que você veio para somar, ou melhor, multiplicar como já está fazendo com a divulgação do nosso blog. Fique à vontade que a casa também é sua - e dos seus amigos.

Sérgio Figueiredo disse...

Caro Marcos e colegas,


Muito boa a sugestão do colega José Monteiro sobre a confecção de folhetos ou revistas com informações sobre a Previ, Canael e endereço deste blog. Comprometo-me a distribuir com todos os colegas aposentados da minha cidade, para que possam, também, tomar conhecimento de todas as ações em curso. O nosso maior problema, realmente, é a falta de informação da grande maioria dos colegas. Já tive oportunidade de conversar com alguns, mas, infelizmente, ainda existem aqueles que não demonstram nenhum interesse pelo assunto. Eventuais custos de confecção dos informativos, deverão ser rateados entre os participantes do blog. Um grande abraço a todos...

Sérgio Figueiredo disse...

Outra sugestão: algum colega que tenha experiência em trabalhos de diagramação poderá fazer o modelo do folheto ou revista e enviá-lo para o blog. O blog poderia fazer a análise e, posteriormente, disponibilizá-lo para os participantes. Os interessados poderão fazer o download do arquivo e, assim, confeccionar da forma que preferir para divulgação entre os demais colegas. Pode ser uma solução...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

- Fim da hibernação. Ainda não é verão, mas a Isa Musa saiu da letargia. Visitem-na aqui do lado no Blog da Cecília – está muito loquaz. Logo acordarão Valmir Camilo, William Bento, etc.

- Nada alarmante, apenas para nos lembrar que as eleições estão se aproximando. E que o CANAEL existe!