sábado, 18 de setembro de 2010

O grito do palhaço

Caros Colegas.

Vocês querem marmelada?!

Esse bordão do genial Carequinha assenta como uma luva para o espetáculo que o circo armado em São Paulo programa encenar no próximo dia 20. Apenas com a diferença de que no picadeiro estarão outros artistas, e nas arquibancadas outra platéia não menos inocente e pura, contando com alguns penetras freqüentadores de todas as funções circenses.

O circo itinerante estará armado na Avenida São João, no centro de São Paulo, e o horário é próprio de uma matinê para o público da última idade – 14:30. Os pregoeiros já distribuíram os panfletos de propaganda, pela paga do ingresso que garante um lugar nos camarotes e nas frizas. Marcadas data e hora da encenação e conhecidos os membros da trupe, resta aguardar o grito de guerra do dono do circo:

Senhoras e Senhores vai começar o espetáculo!

Ficando a expectativa que marcará o “grand finale” – palmas ou vaias?

E depois?

Depois que o patrocinador do espetáculo conferir a féria, a lona será arriada. Os mastros serão retirados e as arquibancadas desmontadas. Em seguida a caravana recomeçará seu itinerário em direção a outra freguesia. De preferência uma localidade nova, que ainda não conheça os artistas recém contratados (comandados por um velho e experiente conhecido), mas todos oriundos da mesma escola circense dos anteriores, coitados, substituídos por velhice precoce e outros problemas de saúde: obesidade financeira, rachaduras profundas marcando as caras de pau, repertório de piadas surrado que já não mais agradavam ao público e, principalmente, lerdeza de movimentos, motivada pela inércia no desempenho das funções originais – antes de se tornarem palhaços.

Compareçam todos para conhecer as novas piadas. E depois sintam saudades dos verdadeiros palhaços dos circos da vida!

Se alguém resolver falar sério, peço que contem. Caso contrário, prefiro ignorar as palhaçadas.

Ah! Ia esquecendo, levem as carteirinhas e o lanchinho. O circo não paga nada – só arrecada!

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 18/09/2010.

136 comentários:

Anônimo disse...

É inacreditável que os eleitos da chapa 3 não se mobilizem para conseguir um aumento significativo no ES para os aposentados e pensionistas do plano1 da Previ, sabendo que muitos de nós já nem dorme na expectativa da liberação do novo valor do ES, esqueceram que o aumento do ES era uma das propostas da campanha para se elegerem, honrem esse compromisso.

Henrique Soares disse...

É triste perceber o prazer mórbido daqueles que banalizam os gritos de dor dos que anseiam por alguma coisa, qualquer coisa. Os donos do circo carregados de prepotência e arrogância impõe-nos castigos. E o pior de todos os catigos, talvez seja o castigo imposto da incerteza. Ficamos sem poder esconder, expondo as nossas faces diariamente, como num perguntar: O que eu faço agora? O tempo não para e eu preciso viver. A dúvida, a incerteza são nossas piores companhias. Elas de braços dados insistem por força do comando dos palhaços de agora, a nos perseguir. Será que o papel da transparência é tão dificil assim? Chego a pensar: É tão dificil dizer NÃO. O que é menos ruim, ter um conhecido falso ou ter um conhecido dissimulado? - PREVI não tenha medo da gente. Prometemos querer, requerer só o que é nosso, não vamos mexer no glacê da morbidez que confeita suas partes. Por outro lado tristemente lamento informar que não terei a capacidade de me compadecer à solidão futura de cada um de seus dirigentes, por um simples motivo: Eu não sei o que é isso. Até porque o barco em que navego não é um Iate a motor, é a remo e tem milhares remando comigo. Demora mais chega, e nosso porto será seguro.

Henrique Soares disse...

DESMASCARANDO A INSENSATEZ - O protagonista da pequena parábola do "rico insensato" é um proprietário como aqueles que Jesus conheceu na Galileia. Homens poderosos que exploravam sem piedade os camponeses, pensando apenas em aumentar o seu bem-estar. As pessoas temiam-nos e invejavam-nos: sem dúvida eram os mais afortunados. Para Jesus, são os mais insensatos.

Surpreendido por uma colheita que ultrapassa as suas expectativas, o rico proprietário vê-se obrigado a refletir: "Que farei?". Fala consigo mesmo. No seu horizonte não aparece ninguém mais. Não parece ter esposa, filhos, amigos nem vizinhos. Não pensa nos camponeses que trabalham as suas terras. Só o preocupa o seu próprio bem-estar e a sua riqueza: a minha colheita, os meus celeiros, os meus bens, a minha vida...

O rico não se dá conta de que vive encerrado em si mesmo, prisioneiro de uma lógica que o desumaniza esvaziando-o de toda a dignidade. Só vive para acumular, armazenar e aumentar o seu bem-estar material: "Construirei celeiros maiores, e armazenarei aí todo o grão e o resto da minha colheita. E então direi a mim mesmo: ‘Homem, tens bens acumulados para muitos anos; deita-te, come e entrega-te à boa vida’".

De repente, de forma inesperada, Jesus faz Deus intervir. O Seu grito interrompe os sonhos e ilusões do rico: "Tonto! Esta noite vão exigir-te a vida. O que acumulaste, de quem será?". Esta é a sentença de Deus: a vida deste rico é um fracasso e uma insensatez.

Aumenta os seus celeiros, mas não sabe engrandecer o horizonte da sua vida. Acrescenta a sua riqueza, mas reduz e empobrece a sua vida. Acumula bens, mas não conhece a amizade, o amor generoso, a alegria nem a solidariedade. Não sabe dar nem partilhar, só acumular. Que há de humano nesta vida?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega João Rossi Neto.

Para que não repute sob o mesmo entendimento, como repetivos seus comentários e críticas acerbas ao modo como conduzo o Blog, e que enchem minha caixa de correio com mensagens supostamente particulares tomando meu tempo que é destinado ao atendimento coletivo, peço-lhe doravante utilizar-se do Blog para registrar suas colaborações, pois, assim, me poupará o trabalho de refutar ou aplaudir suas participações - deixando essa tarefa aos frequentadores que, normalmente, demonstram maior capacidade de interpretação do que eu, como você mesmo avalia.
A partir deste momento suas mensagens, assim como esta resposta, deixam de ter cunho particular, uma vez que as estou publicando no Blog, pois em nenhuma delas existe algo de particular e o e-mail utilizado está, também, vinculado ao Blog.

Saudações,

Marcos Cordeiro de Andrade.
----- Original Message -----
From: João Rossi Neto
To: AAPPREVI
Sent: Saturday, September 18, 2010 12:42 PM
Subject: Assuntos repetitivos.


Colega Marcos,

Coisa aprócrifa, anônima, não é levada a sério porque a autenticidade é duvidosa. Observo que nesse blog, em que pese a boa intenção, 90% dos comentários e idéias são produzidos por anônimos e, por isso mesmo, não merecem o devido respeito e consideração. Outra coisa desinteressante são as conjecturas, que ficam no disse me disse, soando como fuxicos. É necessário que todos os assuntos sejam tratados com muita seriedade e espelhando a verdade dos fatos, de sorte a ganhar credibilidade. Torna-se cansativo ficar relendo somente lamúrias , pois, afinal de contas, o blog não foi criado para ser um muro de lamentações.

Inicialmente, houve uma participação efetiva da Isa Musa com notícias sobre assuntos de interesse dos aposentados, contudo, parece que ela já se cansou e desistiu. Não sei se ANABB, BB, PREVI, AAFBB, etc, tem alguém orientado para acompanhar diariamente os comentários desse blog, mas se tiver possivel já deve ter informado aos seus superiores que a tarefa não se justifica, porque as discussões são inócuas e irrelevantes para infernizar as suas vidas.

Desculpe a sinceridade, não quero ser pessimista, mas se não houver uma mudança radical na forma de agir, nada conseguiremos e vamos continuar a discutir o sexo dos anjos.

Anônimo disse...

Transcrevo, abaixo, decisão do TST favorável aos aposentados do BB.
Devemos apurar o fato.
Francisco Rodrigues

Publicado em 15 de Setembro de 2010 às 11h04

"Aposentados do Banco do Brasil conseguiram manter a parcela referente à participação nos lucros, instituída por regulamento interno do banco, mesmo após a convenção coletiva ter restringido esse benefício apenas para os empregados na ativa. A decisão favorável aos aposentados é da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (SDI-1), que rejeitou (não conheceu) recurso do Banco do Brasil e manteve, na prática, julgamento anterior da Oitava Turma do TST.

De acordo com os autos, quando os autores da ação foram admitidos no Banco do Brasil, o regimento da instituição garantia aos aposentados o direito ao recebimento da gratificação referente à participação no lucro líquido semestral do banco. Essa gratificação foi extinta em 1996, substituída por outra com o nome de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com critérios determinados por convenção coletiva.

Em 2004, foi firmada convenção coletiva que excluiu os aposentados da PLR. No entanto, ao analisar o caso, a Oitava Turma confirmou o julgamento anterior do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região (MG) e decidiu que a instituição da PLR não retirou o direito dos aposentados do benefício semestral. Isso porque as duas gratificações, a antiga e a nova, teriam a mesma origem: a participação nos lucros do banco.

Para os ministros da Turma, mesmo com a “expressa referência quanto à exclusão dos empregados aposentados” na convenção coletiva, a nova norma “não atinge os contratos de trabalho dos reclamantes, os quais são regidos por norma mais benéfica vigente ao tempo de suas admissões (Súmulas 51 e 288 do TST)”.

Inconformado com o resultado, o Banco do Brasil interpôs embargos à SDI-1. No entanto, a ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, relatora do processo, não conheceu o recurso por não apresentar decisões do TST divergentes com as da Oitava Turma, como determina a legislação (art. 894, II, CLT). Por isso, a SDI não analisou o mérito e manteve a decisão favorável aos aposentados. (RR—59200-38.2005.5.03.0006)

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho"

ADEMAR disse...

Embora seja um dos primeiros a me filial a AAPPREVI e reconhecer a grande importancia dessa entidade,tenho que reconhecer que o comentario do colega João Rossi Neto é muito oportuna e deve nos levar a refletir a nossas ações, até que ponto estão sendo efetivas.
Dou meu apoio incondicional a diretoria da AAPPREVI, mas só lamuriar e expor nosso descontentamento não resolve nossos problemas, mesmo porque estamos tendo provas contudentes, todos os dias, que nossos representantes não estão nem um pouco preocupados com o sentimos ou pensamos, nossos direitos são sempre totalmente ignorados.
Não quero ser critico, apenas somar em nossa luta , que além de ardua nossos inimigos são totalmente inescrupulosos, passando por cima de qualquer direito ou ética.

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Porque você não retira o link "Contato" do site, se ele existe, qualquer pessoa, seja aposentado ou não, pode utilizá-lo.
Realmente, não existe nada de confidencial no meu texto que não possa passar pelo crivo de quem quer que seja. Ademais, não fiz crítica severa e muito menos pedi qualquer tratamento especial.
Compreendo que a sua fácil irritabilidade é fruto do momento em que vivemos, onde os os nervos estão a flor da pele, por isso recebo com humildade o seu comportamento agressivo.
Afianço-lhe que não utilizarei o site e nem o blog para comunicação, ficando esta como a minha derradeira manifestação, por entender que tinha o direito de resposta. Faça a gentileza de publicar esta mensagem.

João Rossi Neto.

wilson luiz disse...

Tendo em vista a resposta da PREVI sobre minha solicitação de transmissão via internet da reunião em São Paulo no próximo dia 20, dizendo que nada sabiam sobre o evento, e pedindo mais detalhes, relacionei minuciosamente o que foi noticiado, como local, data, horário,participação dos diretores eleitos da própria PREVI, pauta, etc...Resposta: silêncio total.
Descobri que meu computador prevê o futuro. Em mensagem anterior sobre o assunto, a palavra-chave para transmissão foi "LOGRO". Parece que é isto que vai ser, a tal reunião.Estou achando que é uma iniciativa dos diretores eleitos, um "engana-trouxa" para tentar melhorar um pouco as suas imagens, e que isto não tem o aval da parte da diretoria que realmente manda.
Espero que alguma associação séria(talvez reste apenas a AAPPREVI) já esteja trabalhando na elaboração dos fundamentos de ação judicial, o que, infelizmente, parece que vai se constituir em nossa única saída.

Anônimo disse...

Colegas,
Vamos aproveitar a oportunidade e convidar dois personagens que certamente farão sucesso:
Tiririca e Batoré.
Ao menos aqueles que lá comparecerem não sairão tristes.
Eles fingem que falam a verdade e nos fingimos que acreditamos.
Parecem capítulos de Arquivo X. Terminam sem nenhuma solução.
Não dá para entender porque o Sr. Pimentel ( responsável direto) fez isto conosco?
Desobedeceu, descaradamente, a Constituição e Leis complementares, legislando através de ato regulamentar e, assim mesmo, o Governo luta nos Tribunais para validar essa excrescencia chamada Resolução 26.
Já não podemos acreditar nos três Poderes, mas, pela independencia destes, ainda nos restam dois.

Anônimo disse...

Colega João Rossi Neto,

Se preferes te identificar faça-o, mas penso que o fato de opinar sem identificar-se, não desmerece os comentários publicados.

Temos vários representantes bem identificados com os quais não podemos contar, então....

BRUNO BAUMGARTEN disse...

Caro Marcos,

Esses dois palhaços (João Rossi e Ademar) são associados da AAPPREVI? Se forem sócios estão adimplentes? Eu tenho notado uma porção de comentários semelhantes ao desses dois pândegos.
Se vocês dois não tem ocupação definida deixem os outros trabalharem. Não venham tumultuar e palpitar na seara alheia sem serem convidados.
O pessoal da AAPPREVI além de trabalharem de graça ainda tem que ficar lendo desaforos dessa gente sem qulificação.
Sugiro que os dois montem um blog e deixem de infernizar a vida alheia.

Pedro Paulo disse...

É isso aí Bruno. Quem diz o que quer escuta o que não quer.

Eu tenho uma sugestão para os dois: comprarem o blog da Cecília Garcez que está inoperante. O preço deve ser de ocasião, baratinho, baratinho.
Assim essas duas figuras massageiam o ego.

Anônimo disse...

Gostaria de postar meu comentário frisando duas questões que julgo importantes.
Primeira: Tem muita gente dando peruada na forma de condução do blog. Única solução que encontro para essa questão e que criem o seu próprio e arregimentem seguidores (não sei como). Acreditam-se possuidores da fórmula mágica e única, parabéns e sucesso. Registrem a patente que certamente ficarão milionários.
Segunda: Este último texto do Marcos me fez recordar Chico Buarque de Holanda e Francis Hime escrevendo aquele belo samba VAI PASSAR. Talvez seja a referência da música ao carnaval (festa de muitos palhaços), não sei exatamente. Acho que essa poesia foi escrita em 83, 84, fazendo menção à aprovação da emenda Dante de Oliveira que tratava das diretas já. Estávamos saindo de um período difícil onde o PATRULHAMENTO era constante sem nenhuma liberdade. Os tempos são outros, mas às vezes tenho a impressão que a liberdade de expressão pode ser tolhida a qualquer momento.
ASSINADO HOMÔNIMO DOS ANÔNIMOS aos quais tenho respeito
Não entrego meu nome nem no pau-de-arara

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezados Colegas.

Não tive a intenção de criar polêmica. Apenas quis fazer sentir ao Colega João Rossi Neto que seus comentários serão mais bem assimilados se publicados no Blog, pela constância de participações (três somente hoje) e extensão dos textos. E também porque os e-mails disponibilizados têm sua utilidade, por isso não posso acatar a sugestão de eliminar qualquer deles. Aliás, neste ponto, ele se equivocou ao citar o “contato”, pois não foi esse que usou.
Espero que o assunto se encerre por aqui e que o Colega João Rossi Neto não cumpra a ameaça de despedir-se de nós. Continue nos ajudando com suas críticas, mas não descuide de utilizar o canal propício e atenuar a mordacidade nos escritos. E tenha um pouco de paciência com os colegas anônimos – nem sempre é possível estampar a identificação, sem que isso configure covardia ou desrespeito.

ADEMAR disse...

Lamento que o colega Bruno Baumgarten não tenha entendido meus comentarios.
A minha proposta é que somemos e não dividirmos e agredirmos mutuamente, pois assim estaremos só favorecendo nossos inimigos,que convenhamos não são poucos.
Não é com rispidez que venceremos a grande batalha que temos pela frente.
Quero deixar bem claro que reconheço o grande papel da AAPPREVI.Como não sou a favor de baixaria, doravante não farei mais comentarios,embora continue a dar meu apoio irrestrito a essa entidade e seus diretores.

Anônimo disse...

cavalcante disse:
Deveras lamentável esse incidente com o Rossi e o Marcos. Só espero que superado esse momento , após uma boa reflexão , tudo se acalme.
Gostaria ,entretanto, de ousar lembrar um detalhe muito importante, não só ao Rossi e ao Ademar , bem como a todos que participam do blog :
Lembrem-se que o MARCOS é humano.Ele, assim como nós , passa também por inúmeros problemas e dificuldades . Não podemos agir como se o mesmo(Marcos) fosse um computador ou um rôbo, uma máquina insensível, que possa acumular/receber toda a carga de pedidos, cobranças, lamentações, críticas , grosserias , sem demonstrar reação. Algum de nós suportaria tamanha carga ? Acostumamo-nos a tudo que ocorre cobrar , notificar, pedir providencias ao Marcos. Tudo é canalizado para o mesmo : Marcos isso , Marcos aquilo, Marcos.........
Pessoal isso aqui é apenas um blog
que permite nos comunicarmo-nos. A AAPPREVI é outra história. É a associação que , graças ao trabalho de abnegados voluntários, sem qualquer remuneração, diga-se de passagem, se propõem à defesa de nossos direitos, oficialmente. O Blog , por outro lado, não tem competência jurídica para resolver nossas pendencias.
Finalizando, quero enfatizar a necessidade da união de todos, afinal estamos do mesmo lado.
Procuremos superar as divergências particulares em benefício do coletivo.
Caro Rossi , espero que volte atrás em sua decisão e continue partipando do blog. Seus comentários são muito importantes.
Quanto ao incansável Marcos,a quem muito admiro, quero registrar que não tenho procuração para defendê-lo, apenas me senti motivado a fazer essas colocações por questão de justiça.
Grande abraço a todos

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

AOS COLEGAS LEITORES AINDA NÃO SÓCIOS DA AAPPREVI,
Tenham absoluta certeza de que, associando-se a Aapprevi, todos desfrutarão de um tratamento cordial e respeitoso por parte do corpo diretivo da entidade. Os diálogos, às vezes exacerbados, se restringem exclusivamente às participações dos comentaristas em razão dos assuntos postados para discussão no blog Previ-Plano “1”. Como diriam os mais jovens todos nós aqui já estamos ficando “bolados” com o tratamento injusto imposto pelo nosso fundo de pensão e o respectivo patrocinador Banco do Brasil. Não é uma baita safadeza editar uma malfadada resolução e jogar por terra, da noite para o dia, todos os direitos que adquirimos e sonhamos durante toda a nossa vida laboral? Dêem um voto de confiança e associem-se a Aapprevi. Aqui Vocês jamais vão se sentir com cara de palhaço. Contribuam para que, no menor período de tempo possível, possamos mudar esse estado de coisas que hoje estamos vivenciando. Vocês não podem continuar dando mole pra esse povo feio pra encardir que está por aí. Além disso, nunca é demais lembrar, aqui na Aapprevi as ações judiciais correm todas sem quaisquer tipos de ônus para os associados. Estão em curso processos relativos a IR-1/3 PREVI, cesta alimentação, renda certa e revisão da renda mensal inicial. Informações mais detalhadas poderão ser obtidas em www.aapprevi.com.br/.
Imaginem o que mais poderá ser feito, SEM QUAISQUER TIPOS DE ÔNUS ADICIONAIS, quando for alcançada a marca de cem mil associados?

Anônimo disse...

Aproveitando o texto do Marcos, quero homenagear 3 PALHAÇO$ MUITO PARECIDO$: CACARECO, CAREQUINHA E PIMENTEL.

Anônimo disse...

Colegas,
Estamos com os nervos à flor da pele. Mas não podemos nos afastar dos nossos objetivos. A hora é de união. Nosso maior adversário não é o BB., e sim a Resolução. É o abismo que nos separa da Previ. Por outro lado, ela é o caminho mais curto para o BB apoderar-se, mesmo contabilmente por enquanto, dos recursos que esta lhe ofereceu, e ele julga que, mais cedo ou mas tarde, a justiça pacificará o litigio a seu favor.
Como nos não temos "contabilizações", seguimos com nossas contas no "vermelho", provavelmente nem todos.
Particularmente, acho impossivel que algum dia a Justiça não faça valer a Doutrina Constitucional, afastando, definitivamente a aplicação dessa norma, anulando a eficácia da mesma, por exceder os limites regulatórios e usurpar prerrogativa alheia, configurando-se como abuso de poder.
Confiemos no Guardião da Constituição.

Anônimo disse...

Sr. Bruno Baumgarten,

Eu nem deveria dar-me ao trabalho de responder-lhe, porque o seu linguajar chulo é próprio dos boçais, de pessas de índole desvairada, que apagam fogo com gasolina.
Pelo que se infere, você é um individuo sem nenhum verniz moral e ético. Quem é você para tecer comentários desairosos sobre pessoas que não conhece.
Desiquibrado mentalmente, você tem instintos beligerantes, entrando intempestivamente e sem ser chamado, em assuntos que não lhe dizem respeito. Você é um pára-raios do mal em busca de atritos.
Por certo não teve berço, porque educação vem dele e você é totalmente desprovido dessa qualidade.
Para fazer graça e aparecer, seu bobo da corte, você não precisa pisar em ombros alheios, é só pintar a sua cara-de-pau e entrar no picadeiro.
Fui mal entendido pelo colega Marcos, porque pelas cópias das várias correspondências que lhe enviei, dão mostras de que trabalho diariamente para defender os direitos dos aposentados. Aposentei-me como Gerente-Geral da Ag. Goiânia-Centro, após 1997 e sofri grande redução por conta dessas modificações de dez/97, sobretudo pelo teto de contribuições e da Parcela Previ. Sofro muito com as injustiças que nos afetam e daria tudo para resolvê-las.
João Rossi Neto.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

CAROS AMIGOS,,,,,,,,

1) CONSIDERO SALUTAR/PROVIDENCIAL A CRIAÇÃO DA AAPPREVI, ATÉ PORQUE É
DEMOCRÁTICO....

2) SEI QUE A ANABB É "CHAPA CINZA" DESDE O NASCEDOURO, POIS FOI
CRIADA legalmente ASSIM: " SE PROPÕE A DEFENDER O FUNCIONALISMO E O
PRÓPRIO BANCO DO BRASIL".

SÓ QUE AS INSTITUIÇÕES LIGADAS, -COM CERTAZA ANIMADAS PELO PATRIMÔNIO
BILIONÁRIO-, TAIS COMO: PREVI, SPC/PREVIC, GOVERNO//PAC/OUTROS,, QUE ESTAVAM NAS
"ENTRELINHAS", SE TORNARAM POLITICMENTE AO LONGO DO TEMPO MAIS IMPORTANTES... EM
DETRIMENTO DOS VERDADEIROS DONOS, SEUS ASSOCIADOS/FUNCIONALISMO.

3) DIGO-LHES:
CABE A "AAPPREVI" ,-QUE NASCEU COM PROPÓSITOS DIFERENTES-, CRIAR AÇÕES CONCRETAS
E CONVINCENTES PARA REPARAR AS INJUSTIÇAS/PREJUÍZOS CAUSADOS AOS
ASSOCIADOS/CREDORES DA PREVI E DO BB, EM ESPECIAL QUANTO AA DISTRIBUIÇÃO DO
O BILIONÁRIO SUPERAVIT.
SE AS AÇÕES, POR VENTURA IMPETRADAS, FOREM CONVINCENTES, JUSTAS E CORAJOSAS
TEREMOS UMA LEGIÃO IMBATÍVEL.

4) FINALMENTE, MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA O MOMENTO:
COMO NÃO CREIO NA REPARAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO....
a) - Fazer uma manifestação pacífica e ordeira em frente a sede da PREVI, com
cartazes, faixas, denunciando o desmando administrativo/judicial ( ex: res: 26
da SPC-exorbitação do poder executivo...) que vem ocorrendo ao longo do tempo,
alem de outras relevantes...
b) - Marcar um dia "x" para remessa de e-mail (não padronizados) em MASSA para o
Congresso Nacional, para o Supremo Tribunal de Justiça, MÍDIA...etc...

ABRAÇO A TODOS.........

LUIZ CARLOS DOS SANTOS - FUNCI BB - APOSENTADO
E-MAIL: luiluilui14@yahoo.com.br
ARACAJU/SE

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Colega Luiz Carlos.

Suas propostas traduzem preocupação e vontade participativa. São exeqüíveis, porém inviáveis, em alguns pontos. Peço que leia no PREVI Plano 1 (www.previplano1.com.br) os posts “Enquete encerrada” e “Leviandade”, datados de 28 e 30/07/10, respectivamente, e verá se tenho razão.
Todas as tentativas de agregar esforços em torno de uma ação conjunta para manifestação pacífica em frente à PREVI foram baldadas. Esbarraram na discussão inócua alimentada por vaidades e egoísmos supostamente pautados em propósitos construtivos.
Levar denúncias a candidatos também foi fruto de projeto executado. Além das cartas endereçadas aos Senadores, amplamente divulgadas em nossos sites, dirigimos denúncias aos comitês de campanha dos três oponentes ao nome representativo da situação. De se notar que ao presidenciável José Serra foi entregue correspondência específica por nosso Vice Presidente Administrativo (Ary Zanella) quando da visita do candidato a Joinville (SC), no início do mês. Depois disso, resta-nos esperar que algum deles se lembre de abordar o assunto a tempo de surtir algum efeito.
Ao tempo em que agradeço, em nome da AAPPREVI, sua disposição em juntar esforços, adianto-lhe que já temos delineados planos para pisar caminhos mais firmes e, passado esse insustentável instante de expectativas, teremos que agir.
No momento tudo empaca no compasso de espera por conta de eventos próximos, mas indefinidos. Falo sobre o realinhamento do Empréstimo Simples, a distribuição do Superávit e as eleições presidenciais.
O início de outubro será o marco divisório entre a espera e a ação. Aguardemos, pois.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.

Anônimo disse...

Marcos, Rossi eBruno, pelo amor de DEUS, a que ponto estamos chegando. Nós que precisamos de união.

Anônimo disse...

Colegas,

No último dia 15 os aposentados do BB ganharam na justiça o direito de receber o PLR. Vejam a decisão no link abaixo:

http://www.trt19.gov.br/siteTRT19/ApresentaBoletimAtual?bolCod=5369

Um abraço

Anônimo disse...

Colegas e Marcos,

a Anabb foi criada para defender o BB e o funcionalismo, agora só defende o BB e a si mesmo , os funcis e aposentados que se danem.
estive pensando rapidamente, critimos e muito e Wilian, pois neste momento, se a proposta dele for aprovada na segunda ou na terça, ele vira heroi, ou seja, tinha o bode, nós e que não o vimos.




sergioinocencio

Anônimo disse...

Caros "desesperados" colegas, assim como eu :
No atual momento já que a PREVI, não se digna a negociar, vamos analisar a possibilidade de levar todos os componentes da CHAPA 3, à justiça por propaganda enganosa. FALSA PROPAGANDA.Vamos anexar material de campanha e apresentá-los À justiça e solicitar aos mesmos - TODOS -, porque tudo o que foi proposto em capanha nada tenha sido cumprido. Absolutamente NADA.
Vamos través da AAPREVI,levá-los à justiça.

Anônimo disse...

Caros colegas,
Muito se critica a Cecília. Mas ela dá a cara a tapa.
E o ROMILDO, que mama e mama muito, pois vive passeando.
MAMA da COOPERFORTE, MAMA DA ANABB, MAMA DA PREVI e outras mais que de tanta raiva não lembro.
ISSO sim é que é "caboco mamador".
ROMILDO, esse é o nome do cara.

GILVAN REBOUÇAS disse...

COMUNICADO DA TESOURARIA.

Os colegas que ainda não receberam o formulário de autorização de débito em conta, podem solicitá-los diretamente à tesouraria pelo e mail tesouraria@aapprevi.com.br
Enviamos o formulário para todos os associados, mas alguns e mails informados pelos associados apresentaram problemas.
A mensalidade do mês de setembro/2010 poderá ser quitada mediante transferência para a conta 19.319-4 da agência 3.849-0.
Pedimos encarecidamente aos colegas que se utilizam da prática de depósitos pelo envelope passem um email informando o número do respectivo envelope para que possamos dar baixa na mensalidade.
Lembramos aos colegas que aderiram anteriormente à sistemática da poupança programada que nenhuma alteração será implantada até o final do vencimento do agendamento, mesmo para aqueles que já entregaram suas autorizações de débito nas agências.
Para prestarmos um atendimento mais ágil aos colegas, pedimos que qualquer solicitação feita à tesouraria nos informe matrícula ou conta para débito.

Atenciosamente,
Gilvan Rebouças
Vice Presidente Financeiro - AAPPREVI

Anônimo disse...

Será que há possibilidade de apurar os locais, associações, sei lá mais o que, que o Sr. Romildo "trabalha".

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao anônimo das 05:36.

Informações colhidas hoje no Blog do Romildo. Eventual falta de atualização corre por conta do próprio Romildo.


ROMILDO GOUVEIA PINTO

Atualmente exerço os seguintes cargos (em ordem alfabética das instituições):

- Conselheiro Deliberativo da Anabb – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, conselho do qual já fui presidente;

- Conselheiro Deliberativo da AnabbPrev – Fundo de Pensão da Anabb;

- Delegado da Coop-Anabb – Cooperativa de Crédito Habitacional da Anabb;

- Conselheiro de Administração da Cooperforte – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais;

- Presidente do Conselho Fiscal da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil;

Anônimo disse...

Colegas, no pagamento da mensalidade não é necessário o depósito em envelope. Fazendo transferência, no terminal, conta-corrente para conta-corrente, no extrato da AAPPREVI aparecerá o nome e a matrícula do remetente, facilitando o controle.

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Pesquisei essa notícia do colega Anônimo das 17:10 - Aposentados do BB ganham participação nos lucros mesmo excluídos por convenção coletiva - e verifiquei que no site do TRT diz "Banco do Brasil" e no site do TST diz "Banco Santander (Brasi)". Alguém sabe qual a notícia correta?

Anônimo disse...

Também concordo que os contituintes da CHAPA 3 devem ser levados a justiça.Já que prometeram muitas coisas e não cumpriram nenhuma delas.Cabe ajuizar ação por estelionato eleitoral e também por tantas mentiras para se elegerem.Eu só gostaria de saber se a aaprevi topa ajuizar tal ação.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao anônimo das 07:42, e a todos os participantes do Blog.

Recomendamos ler o comentário do dia 18/09 (15:41), acima.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Com toda certeza afirmo: as pessoas que querem intencionalmente nos prejudicar estão bem longe do blog Previ-Plano-“1”. Absolutamente não é o caso daqueles que aqui frequentam estarem “dormindo com o inimigo”. Os nossos principais objetivos são comuns para todos. Distribuição imediata e justa da reserva especial para revisão do plano de benefícios e realinhamento digno do produto ES-Previ que atenda aos interesses dos aposentados e das pensionistas. Temos potencial e conhecimento mais do que suficientes, adquiridos ao longo de vinte, trinta ou até mais anos de serviços prestados honestamente a Casa, para nos manifestarmos exclusivamente em defesa dos nossos interesses. Este espaço se tornou super importante e funciona como uma caixa de ressonância dos anseios, necessidades, expectativas e angústias de todos os associados do “PB-1”. Por definição de competência foi dito que aqui, sem individualismos ou disputas pessoais, poderemos trocar ideais e conhecimentos em busca de melhorias, primando pela defesa dos direitos adquiridos. Finalizando, gostaria de deixar registrado que o único propósito do autor deste texto é o de que carreemos todas as nossas energias para combater o “inimigo” comum, que tem dado mostras mais do que suficientes de que quer vencer esta batalha c.q.c..

JVasconcellos disse...

CARO COLEGAS

Voces nâo estão percebendo,ou ainda a fixa não caiu?
Esta brigas e falações contra a nossa AAPREVI, esta Clarissimo, vem com o endereço certo....NOS ESTAMOS INCOMODANDO MUITA GENTE .QUE ESTÃO SENDO DESMASCARADAS....POIS o NOSSO BLOG....MUITISSIMO BEM DIRECIONADO e LEALMENTE, COLOCA TODOS OS COLEGAS CIENTES DOS FATOS E DAS TRAMOIAS... BRAVO MARCOS.....SO nÃO PODEMOS ACEITAR AS PROVOCAÇÕES É ISSO QUE ELES QUEREM...A NOSSA UNIÃO ,LEALDADE,HONRADES ...estão deixando loucos os ¨SALVADORES ¨
AVANTE ....MARCOS
JVasconcellos

wilson luiz disse...

Complementando o colega das 06:37 hs., é imprescindível que, na transferência conta-corrente para conta-corrente, para pagamento da mensalidade, seja utilizada a conta onde recebemos os benefícios da PREVI, cujo número é a matrícula funcional.

Anônimo disse...

Concordo plenamente em levar para a justiça os componentes da Chapa3 da Previ a qual nos prometeram tanto e nada fizeram!!!!
Gostaria se alguem soubesse, que divulgasse os vencimentos dos grandões, pois nem do ES eles estão precisando!!!!
Estão nadando de braçadas as nossas custas!!!!!
Justiça seja feita!!!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Recebi um e-mail muito simpático do também colega Ari Zanella comunicando a criação do seu blog em http://altogether.criarumblog.com. Ari é professor de inglês mas, tenho certeza, o espaço criado não foi somente “para inglês ver”. Brincadeiras à parte, temos a partir de agora mais um recanto onde será possível atualização e manifestação sobre os assuntos inerentes ao nosso “PB-1”.

Henrique Augusto disse...

Renovando o ES neste dia 20, pago contas atrasadas, abasteço a geladeira e começo tudo novamente. Esperando o improvável realinhamento que caso aconteça, poderia respirar mais aliviado por um bom tempo. Com receio de estar tratando de algo particular e este talvez não seja o canal, peço desculpas, mas bem que eu gostaria que algum colega me desse uma luz. O que fazer? Abraço indistintamente a todos.

Joaquim Luiz disse...

Creio que para diminuir os anonimos, seria necessario uma explicação melhor como colocar o nome real do remetente em vez de anônimos.
Após essa explicação, seria melhor nao postar comentários anonimos

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS,

Principalmente MARCOS CORDEIRO. Vamos através da AAPREVI e com o custo financeiro que for, ajuizar ação contra PROPAGANDA ENGANOSA e como disse um colega das 07:42 - ESTELIONATO ELEITORAL -. Vamos imediatamente adotar esta postura.
Por favor, após ajuizamento, conversar com os mesmos só em JUÍZO.
Solicitar também para que os mesmos respondam pelo não cumprimento de campanha,
afastados do cargo sem PROVENTOS.

Anônimo disse...

Amigo Henrique!Sinta-se em casa para falar de sua situação.Aqui não é outro lugar senão um canal onde amigos do Plano 1 desabafam e contam suas realidades.Penso que a sua realidade não é muito diferente da minha.Onde amnhã vou ás compras com o pouco que me sobra da renovação do empréstimo simples do mesmo valor.Vou quitar a escola atrasada das crianças.Vou pagar o aluguel e pagar a farmácia, luz água e telefone.No mais eu tb não sei o que fazer.Acho que a saída era o realinhamento, mas já perdi as esperanças e como muitos tem falado para esse ano é talvez impossível, tamanha desfaçatez se apoderou desta CHAPA 3 e seus comparsas.Mais uma vez eu vou fazer o possível, o impossível eu deixo pra Deus!

Abçs Paulo Segundo.

Anônimo disse...

Henrique,eu fiz uma pergunta ontem sobre o mesmo assunto e nao vi publicada.Tenho dividas que aguardam o pagamento da sexta prestaçao do ES(dia 20)para serem quitadas.Solicitei ajuda do Marcos e dos colegas sobre se devo aguardar a TAL reuniao de amanha ou se devo renovar logo o ES.E puro desespero pois nao tenho margem,se eu renovar amanha sera somente a diferença das seis prestaçoes pagas e nao da para quitar tudo que devo.
Por que estamos passando por isso meu Deus?Por que tanta maldade,se temos nosso dinheiro aplicado na Previ?
Alguem sabe alguma coisa?
Com certeza,se eu renovar amanha e depois resolverem alterar,so daqui ha seis meses poderei renovar pelo novo prazo.
Publicar por favor.

Anônimo disse...

Colegas,

Se o ROMILDO GOUVEIA PINTO tem tantos cargos dentro da ANABB, tenho certeza que bom sujeito não é. Vejam outros exemplos e me digam se tenho razão ou não: CECÍLIA, VALMIR, ....

luiz carlos disse...

Marco Aurelio e demais colegas,

também constatei que aquele processo no TST refere-se ao Banco Santander (Brasil)S.A. tem inclusive o acórdão publicado, porém, não custa nada examinarmos a aplicaçao no BB; pedi a dois colegas, atuantes advogados trabalhistas, que nos posicionasse a respeito. Havendo retorno passo a informaçao.
Abraços.

mary disse...

Caro Marcos e colegas do Blog, há muitos dias ja passados que houve muitas lamentações, lamentos, irritações e porque não dizer lagrimas rolando ma faces daqueles que estão passando por momentos de muita necessidade e as vezes surgem expectativa de alguma porta irá se abrir e se depara com mais desilusão, o mes de setembro chegou e as esperanças assim como os dias desse mes estao estão passando, deixando a desilusão penetrar, porem colegas apesar de tantas reuniões que não resultaram em nada amanha teremos mais uma reunião. Seria muito bom e excelente se todos nois elevassemos aos céus as nossas súplicas ao criador a fim de que ele com o seu eterno poder penetre nos corações daqueles que de alguma maneira podem a partir desse mes em curso editar o aumento do teto e Prazo do ES, assim como dar inicio aos beneficios ref. o Superavit. Vamos Crer, que a porta irá abrir e que o Senhor abençõe a todos nois. Abraços e paz.

Anônimo disse...

Caros Colegas,
JUSTIÇA NELES. Após Notificação Judicial, quero ver se eles não sentarão à mesa para negociar.
Justiça Já, para os estelionatáros eleitos.
Já vamos para quase 120 dias da posse. E eles não nos chamaram à negociação.JUSTIÇA NELES JÀ.
Coma palavra a AAPREVI

Anônimo disse...

anônimo disse:
"conselho só se dá a quem pede", sendo assim:
estamos todos aflitos porém, penso que devemos aguardar alguma noticia sobre o realinhamento do ES, após a reunião prevista para às 14/30hs, do dia 20/09 , na Ag.Centro SP`. Do que se decidir (se houver decisão) poderemos então tomar a atitude mais sensata uma vez que, se renovarmos de imediato , poderemos ter que esperar mais 6 meses para fazer outra renovação.Melhor aguardar mais 24 horas. É o que penso e estou a fazer. SMJ

Anônimo disse...

Colegas e Marcos,

este mes esta me lembrando uma campanha salarial dos tempos antigos intitulada:

SETEMBRO NEGR0


sergioinocencio

Henrique Augusto disse...

Colega das 15:53, penso que devemos ser prudentes, e sei também o quanto isso nos angustia e nos maltrata. Mas acho que a nossa dose de suportação também tem o direito de estabelecer prazo (Pelo ao menos isso). Em assim sendo, acredito que não nos custa muito esperarmos até o fim da tarde deste dia 20 afim de que tenhamos alguma novidade boa. Se acaso isso não acontecer, não tenho escolha. Renovo na terça (21), e vejo que mágica faço com a diferênça das seis parcelas que paguei. Não esperarei mais, e se caso eu tomar a medida errada terei a quem culpar que sou eu mesmo. Assim é mais fácil de resolver. Porque perdoar um auto erro é fácil. Agora perdoar a maldade deliberadamente premeditada é outra coisa.

Anônimo disse...

Mary,

Ler as suas palavras me fez tão bem. Por um momento pude crer num mundo mais digno, honesto e acolhedor. Pude acreditar na bondade das pessoas e que ainda existe esperança. Estamos juntos nessa prece. Belas palavras!

Anônimo disse...

Temos fé em DEUS que hoje será anunciado o realinhamento do ES valor e prazo, para que todos renovem SEM CARENCIA.

E ainda será anunciado o início das negociações para distribuição do superavit.
Vamos todos orar e fazer uma corrente de fé, que o Senhor não nos abandonará.

jeanne disse...

Eu não acredito que na reunião de hoje haverá alguma mudança porque segundo o que informaram as propostas de alteração(se tiver)serão apresentadas na reunião do fim do mês. Eu já renovei o meu hoje dia 20 porque não posso esperar e paguei mais ou menos 250,00 de taxas para a renovação.Isto é uma mina de ouro.Eu acho que se houver alteração é lógico que a previ vai abrir de novo.Só de taxas,ela vai arrecadar uma fortuna e ninguem vai reclamar de pagar duas vezes pela mesma coisa.Jeanne

Anônimo disse...

Obrigado Henrique pela sua resposta e obrigado tambem a colega Mary pelas palavras de esperança e fe,me fizeram muito bem pois passei uma noite horrivel,estou depressivo,angustiado e ja sem forças.Ja estou agarrado ao computador na esperança de ler alguma mensagem.Sao 6:34 e agora estou melhor,quem sabe os valores e prazos do ES ja estarao alterados no sistema da Previ.Meu Deus como seria bom!
Favor publicar.

Mariano Branquinho disse...

Colega Luis Carlos, também encontrei o Acordão sobre o Santander. Quanto ao BB nada localizei.Sugiro que o assunto seja examinado pelo Serviço Jurídico que assiste a AAPPREVI.

Anônimo disse...

Colegas, também estou esperando pelo ES!!!!Quanta angustia, meu Deus!!!!Vamos ser pacientes até amanhã! O meu caso é pior ainda: preciso dividir com minha filha que já não poderá mais renovar pelo motivo de dezembro perder a pensão!!!Não tenho margem também, apenas a renovação de 6 meses!!!! O pior é que ela termina agora em outubro mas não terei direito a parte dela e sim somente em dezembro!!Com fé em Deus iremos conseguir!!! Abraços !!!

Anônimo disse...

Colegas,
Apenas a titulo de esclarecimento.

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho
15/09/2010
Aposentados do Santander ganham participação nos lucros mesmo excluídos por convenção coletiva


Aposentados do Banco Santander (Brasil) S.A. conseguiram manter a parcela referente à participação nos lucros, instituída por regulamento interno do banco, mesmo após a convenção coletiva ter restringido esse benefício apenas para os empregados na ativa. A decisão favorável aos aposentados é da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (SDI-1), que rejeitou (não conheceu) recurso do Banco Santander e manteve, na prática, julgamento anterior da Oitava Turma do TST.

De acordo com os autos, quando os autores da ação foram admitidos no Banco Santander, o regimento da instituição garantia aos aposentados o direito ao recebimento da gratificação referente à participação no lucro líquido semestral do banco. Essa gratificação foi extinta em 1996, substituída por outra com o nome de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com critérios determinados por convenção coletiva.

Em 2004, foi firmada convenção coletiva que excluiu os aposentados da PLR. No entanto, ao analisar o caso, a Oitava Turma confirmou o julgamento anterior do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região (MG) e decidiu que a instituição da PLR não retirou o direito dos aposentados do benefício semestral. Isso porque as duas gratificações, a antiga e a nova, teriam a mesma origem: a participação nos lucros do banco.

Para os ministros da Turma, mesmo com a “expressa referência quanto à exclusão dos empregados aposentados” na convenção coletiva, a nova norma “não atinge os contratos de trabalho dos reclamantes, os quais são regidos por norma mais benéfica vigente ao tempo de suas admissões (Súmulas 51 e 288 do TST)”.

Inconformado com o resultado, o Banco Santander interpôs embargos à SDI-1. No entanto, a ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, relatora do processo, não conheceu o recurso por não apresentar decisões do TST divergentes com as da Oitava Turma, como determina a legislação (art. 894, II, CLT). Por isso, a SDI não analisou o mérito e manteve a decisão favorável aos aposentados. (RR—59200-38.2005.5.03.0006)

(Augusto Fontenele)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4404

jeanne disse...

Pelo que eu li na Contraf cut o BB, na reunião de sexta(17) adiou a apresentação de propostas do dissidio para dia 23.Tá enrolando o pessoal e a ordem por lá é se mobilizar...Já pensou a Previ hoje então...É pouco provável ela liberar dinheiro do ES nas mãos dos funcionarios da ativa sem o dissídio estar assinado.Abraços, Jeanne

Ari Zanella disse...

Sim, cara Jeanne, a Previ não vai liberar nada antes de uma certeza de acordo com o pessoal da ativa. Uma coisa se liga diretamente à outra. Estrategicamente, a reunião do Conselho Deliberativo da Previ se reunirá até o final do mês (setembro). Finalizado o Acórdão entre Contraf-Cut X BB, será a vez do ES. Uma boa semana a todos(as)!

JulitaGaspar disse...

Marcos, bom dia!!!
Hoje farei a transferencia para a AAPREVI da mensalidade.Por favor me mande o numero da conta corrente, agencia !!! Abraços!

Anônimo disse...

Pegando carona no "tema palhaçada", alguém saberia qual o motivo da AJURE ter que autorizar a entrega de cópia dos espelhos após 1991? Isso só pode ser coisa de um verdadeiro palhaço...

Anônimo disse...

Colegas,
Para quem gosta de noticias, algumas interessantes, outras assustadoras, acessem o link abaixo:
http://colunas.epoca.globo.com/guilhermefiuza/

Carlos Norberto Kasper disse...

Dr. Marcos e Caríssimos Colegas,

Independentemente do que vier a acontecer na reunião de hoje em São Paulo, penso que a decisão do Conselho Deliberativo do fundo da Vale do Rio Doce - VALIA - é sinal de que podemos alimentar esperanças de que algo de positivo tambem haverá de ocorrer com o destino do Superávit da PREVI. Veja no site da VALIA, que decidiram submeter à homologação da PREVIC, um abono anual de 3 benefícios a cada aposentado e a manutenção de um adicional de 25% s/os benefícios mensais, enquanto houverem disponibilidades na conta da reserva especial - deles.
Transportando algo semelhante ou igual para a nossa realidade, arredondando valores e ponderando informações contidas no Relatório Anual da Previ, teríamos os seguintes impactos nos custos anuais da PREVI:
a) como o montante dos custos anuais com o pagamento de benefícios vem se mantendo em torno de 6,0 bilhões, 3 benefícios custariam l,5 bilhões
b) 25% de abono mensal, também impactariam o custo em 1,5 bilhões/ano. TOTAL de 3,0 bilhões.
c) vejam que este montante ainda é muito pequeno ante os valores contabilizados pelo BB - 12,0 bilhões - a título de seus supostos direitos de 50% do Superávit.
Mas penso que o fato de haver uma decisão de distribuição de Superávits, mesmo sendo da VALIA, é muito importante para as nossas pretensões, pois sendo homologada pela PREVIC, abrirá um precedente que inibirá que orgão fiscalizador venha a tomar decisões diferentes em relação aos outros fundos de pensão.
De outra parte, caso a PREVIC, futuramente viesse a criar obstáculos, a exemplo da Res.26, totalmente articulada à PREVI, nós teríamos forte poder de argumentação junto ao Judiciário, visto tratamento desigual para situações iguais.
Ainda relativamente ao adicional mensal de 25% - caso algo neste sentido viesse a acontecer - ele deveria ter um piso/um mínimo de 1.500,00 por aposentadoria, com a seguinte justificativa: como o benefício médio é de 6.000,00 x 25% = 1.500,00, valor que penso seria muito significativo para muitos que por razões várias ficaram com benefícios muito baixos.
Sei que o texto já vai longe mas me permitam elucidar uma situação real e interessante. O ex-presidente Sérgio Rosa, em sua "leitura de dados do Relatório Anual" feita em P.Alegre, em abril próximo passado, analisando a situação do Plano Futuro, plano dos colegas, pós/97, hoje em atividade no BB, ponderou, com correção, que o melhor investimento de mercado hoje existente são os valores investidos pelos nossos colegas no Plano Previ Futuro, eis que, imediantamente, são corrigidos em 100%(que é a parcela do patrocinador). Relato o fato pelo seguinte: como no Previ Futuro, nunca haverá Superávit ou Déficit, o BB nunca terá forma, jeito, argumento, ou qualquer coisa que se equivalha, para um dia buscar seus ditos direitos. Então porque só o PB1, tem que pagar a mula roubada ?
Carlos Norberto Kasper
Arroio do Meio(RS)

wilson luiz disse...

Gente, não vamos perder tempo com ilusões. Processar os diretores eleitos seria inócuo, pois promessa não cumprida não é crime, neste país. Se não cumprir promessas de campanha fosse crime, iria faltar cadeia para nossos bravos políticos.
Vamos manter o foco, e fazer sugestões sobre ação a se ingressar contra a PREVI e a Resolução 26, caso se torne necessário. Agradeceríamos a colaboração dos advogados do Banco, tanto os aposentados como os da ativa.

Joaquim Luiz disse...

Sim.... o Carlos Norberto Kasper está absolutamente correto em seu raciocinio principalmente quando diz que o plano Previ Futuro, nunca acontecerá isso, ainda bem, pois Fundos de Previdência não foram feitos para dar lucros e se deram lucros ou déficit, não entrando no mérito de má gestões, é porque algo, que independe de gestões aconteceu, que fez que a aberração acontecesse.
O pessoal da PREVI não é burro e sabe que teria inúmeros meios de conter isso e só não o fazem porque não querem ou porque não deixam fazer.
Creio o principal motivo desse superávit, entre outros, foi porque durante 2 anos, o indice de reajuste foi ZERO. Talvez se fossem dados reajustes corretos e devidos, hoje isso não estaria acontecendo, pelo menos nesse montante.
O raciocínio do Norberto está correto, mas acho que teria um mais simples, que seria este:

Quanto temos de ter a nossa verba de benefícios reajustada, para que as despesas com a folha tendam a +/- ZERO ? 8 %, 10 %, 20 % 25 %, 30 %. Um simples cálculo daria o total de reajuste e para não impactar muito a economia, poderia ser dado em três parcelas, para que ao final de 20ll... o superávit não existisse mais.

jvASCONCELLOS disse...

Colegas

Estamos ,como sempre sem noticias da TAL REUNIÃO EM S.PAULO.

O Colega que obtiver noticias , coloque aqui no Blog para tomarmos conhecimento ..do que HOUVE se é que aconteceu alguma coisa.
Muito Grato

jVASCONCELLOS
4673080-X

Anônimo disse...

colegas,

Vejam quem está como Ministro da Casa Civil, substituindo Erenice Guerra!!!

http://www.romildo.com/blog/?p=10391

Anônimo disse...

Ao colega Jvasconcelos!Não espere por nada, foi mais uma reunião para marcar outra reunião.É apenas uma cortinade fumaça, pois os eleitos tem que aparecer para alguma coisa, mesmo que signifique não fazer nada!Fomos entregues a PIOR CHAPA QUE ESTEVE NA PREVI EM TODOS OS TEMPOS!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Dá para rir e se enfurecer... Palavras do Sasseron:

O participante quer segurança e confiança

“O participante é o dono do fundo de pensão. Tem que haver transparência e clareza na comunicação com ele, só assim podemos ter uma relação de confiança entre o participante e a instituição”. Assim o diretor de Seguridade, José Ricardo Sasseron, ressaltou a importância de uma interação maior com o participante para consolidar o relacionamento dele com o fundo de pensão. Sasseron participou da mesa redonda “Comunicação e Relacionamento: Estratégias de Gestão”, do Encontro de Comunicação e Relacionamento, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Abrapp, no dia 17/10.
Fonte: Site PREVI.

Anônimo disse...

Vamos aguardar o capitulo final. Provavelmente as luzes da ribalta ainda não se apagaram.
Será que vão acontecer novas temporadas?

Eliana Maria disse...

Boa noite colegas!
Alguém sabe alguma notícia da reunião de hoje em São Paulo. Se é que houve mesmo, porque tá difícil acreditar que possa ter acontecido essa reunião. Não pensem que sou pesimista, muito pelo contrário, se eu pudesse estaria lá.
Abraços, quando souberem alguma coisa, não deixem de colocar no blog.
Abraços,
Eliana Maria

Anônimo disse...

SASSERON, Sasseron, sasseron....
vamos te aniquilar...brincadeira tem hora! Brinca-se com amigos.. Voce não é nosso amigo. Queremos acabar contigo, nojento

Anônimo disse...

Colegas,comprem primeiro,se der,um banquinho para sentar e aguardar,pois se aconteceu a reuniao,vao fazer o embromation de sempre para divulgar.
Publicar.

Anônimo disse...

Colegas,

Algum tempo atrás eu ficaria perplexo se algum idoso desesperado quebrasse alguns ossos do sr. sasseron.

Hoje, após ler a frase do sr. diretor de seguridade da Previ, em encontro sobre comunciação plano/associado, já não me impactaria se alguém lhe aplicasse uma tremenda surra quebra-ossos.

Este sr., suspeito, está se transformando em LIXO NÃO RECICLÁVEL.

A vontade que me dá, é de escrever, para esse diretor de seguridade, os insultos mais horrendos já pronunciados por um humano, mas a educação que rege minha vida, não o permite.

Já o sr. quatrolho sasseron, pode mentir aos quatro ventos e ser aplaudido pelos outros ascarídeos pseudo-diretores.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O que fazem esses Diretores se a PREVI não reconhece as reuniões de que participam? Não comunicam aos patrões suas andanças em pleno horário de trabalho? E a PREVI, não tem controle sobre eles? Virou a casa da mãe Joana?


Mensagem original
De: atend@previ.com.br
Para: jmsbranquinho@bol.com.br
Assunto: ATENDIMENTO PREVI
Enviada: 20/09/2010 15:45


Senhor João,

Informamos que não é possível atender seu pedido, pois trata-se de uma reunião organizada pela AFABB - SP (Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil) e a PREVI não possui ingerência sobre o evento.

Colocamo-nos à disposição para outras consultas.

ROBERTO PEREIRA GONCALVES
Gerência de Atendimento
PREVI

----------------------------------------------------------------------------------------------

Data: 16/09/2010 07:32:03
Assunto: Cadastro (Dados Pessoais)
Tipo: Solicitação

Mensagem:
Solicito que na reunião do proximo dia 20.09 em São Paulo, seja divulgado o realinhamento do ES (valor e prazo).

Informem também a data para inicio das negociações sobre a distribuição do Superavit.

Desde já agradeço a atenção dispensada

Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Olá

Amigos alguém tem notícias da reunião que aconteceu hoje na AFABB SP com os representantes da previ e associações com a finalidade de discutir propostas de distribuição do superávit...........

http://www.afabbsp.com.br/index_resolucao.php?w=1280

Anônimo disse...

A impressão que se tem, é que essa caravana está fazendo essa "romaria" para medir a "febre" dos aposentados do PB1.
Uma certeza eles já devem ter: já deve estar passando dos 40º.
Está na hora de distribuir anti-termicos.
Tudo isso poderia ser evitado. Essa Resolução, que para nós nasceu do nada, certamente já era do conhecimento de alguem da Previ. Tudo foi engendrado, embora abusivamente, para favorecer o BB.
O correto seria um Projeto de Lei Complementar, mas demoraria anos para tramitar em todas as comissões, das duas Casas ( Camara e Senado). Correria, ainda, o risco
de não lograr aprovação. Assim, editaram uma Resolução autoritária, contestada judicialmente, cujo processo se arrasta nas instancias inferiores. Muitos de nós não virão o desfecho, com certeza.
Mas acredito, ainda, na soberania da Justiça. Ninguem está acima da Lei, Senhor Pimentel. ( inciso II do Artigo 5º da Constituição Federal )

JVasconcellos disse...

Caro colega das 15.42 em 20/09/2010
Agradeço sua resposta, mas ...temos que acreditar ..nos estamos ,atraves deste meio de informaçães em que nosso Colega Marcos ,coloca a nossa disposição, MONTRAMOS AOs ELEITOS DA PREVI....QUE VAMOS LUTAR COM AS ARMAS QUE TEMOS E ELES < NÂO MAIS IRÃO ILIDIR MAIS NINGUEM
Grato colega

Anônimo disse...

O amanha sera um novo dia.........

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REUNIÃO de São Paulo – PARTE I

Marcos,

Informações sobre a reunião de São Paulo , com relato da unapbb.
Heráclito
________________________________________
De: unapbbcolaboradores@yahoogrupos.com.br [mailto:unapbbcolaboradores@yahoogrupos.com.br] Em nome de Raposo
Enviada em: terça-feira, 21 de setembro de 2010 00:09
Para: ! NIM; Unap Yahoo; unap-cols
Assunto: [unapbbcolaboradores] Reunião - AFABB-SP 20 SET 2010 (INFORMAÇÕES)

Ao NIM, Unap-colaboradores e Unap-apoiadores:

Informações sobre a Reunião com diretores eleitos da Previ – São Paulo – AFABB-SP – 20/09/2010
Mesa: Valdenor (AFABB-SP), Paulo Assunção, Sasseron e Vitor Paulo (Previ, Diretores eleitos), Marcel (Contraf) e Rogério Falleiros (BB)
Mais 173 associados presentes.
==================================
Sasseron (exposição):
Final de 2009: Previ patrimônio = 142 bi (62% aplicado em Renda Variável; 32% em Títulos Públicos Federais; Previ voltou a investir em imóveis;
- dos funcionários ativos, há 33.000 no PL1 e 56.000 no Plano 2.
Superávit era de 44 bi. Grosso modo, temos o seguinte:
a) Deve ser feita Reserva de Contingência de 25% da Reserva Matemática do Plano 1 (1/4 de 73 bi) = 18 bi; 44 – 18 sobram 26 bi, ao final de 2009;
b) Deve-se reduzir a taxa de juros do plano, de 5.5% para 5%, o que aumenta a Reserva Matemática em 5 bi; 26 – 5, ainda sobram 21 bi; com isso a Reserva de Contingência sobe para 19,5 bi (em vez dos 18 bi acima);
c) A Res. 26 manda tirar os valores desenquadrados: +/- 5 bi = sobram 16 bi para serem destinados.
Reunião recente no Rio: com diversas entidades presentes; ANABB foi convidada mas não esteve presente; saiu proposta para pedir ao BB que abra negociações; e as propostas já divulgadas (aumento real para todos, com um patamar mínimo etc...); outros pontos a serem pedidos: fim do voto de Minerva no CD, qualquer alteração estatutária ou de regulamento, só por votação dos associados; Diretor de Participações ser eleito pelos associados; (todos direitos tirados pelo interventor em 2002);Porque a Previ não resolve a questão sozinha?


Por que a relação não é Previ x BB; a questão do superávit deve envolver Associados x BB; pela importância das questões envolvidas, elas não podem ser decididas só pela Diretoria da Previ; quem deve negociar são as entidades que representam os associados; qualquer acordo, só com aprovação dos associados; a Previ deve seguir o que uma consulta aos associados decidir;
Res. 26: devolver valores para o BB é um aspecto ilegal; devemos reivindicar todo o superávit para os associados; o justo é que seja só nosso; mas a chance de o Banco não ficar com alguma parte é zero;

Empréstimo simples: até o final deste mês, saem os novos valores e prazos; é o mais barato que existe no mercado;

Carim: só 3 Fundos “têm”; Previ, Petros (com $ da CEF) e a Funcef tinha mas acabou.
- - - - - - - - -

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REUNIÃO de São Paulo – PARTE 2

Paulo Assunção (exposição):
Devemos lutar pelo poder na Previ; se não temos voto, temos que nos mobilizar; voto e lei nunca foram a melhor defesa; o voto do Diretor eleito vale pouco; sobra a mobilização; devemos trocar a parcelo que o BB levar, por parcela de poder, por democracia;
Belo Monte: investimentos de 25 bi, com risco e longo prazo; contrário aos interesses do Plano 1; havia poucas informações; governo viu que Diretores/Conselheiros não votariam a favor e retirou da pauta; para fugir disso, desviou o investimento para Neoenergia (onde a Previ já era acionista); Paulo Assunção era conselheiro da Neoenergia e votou contra no CD de lá, as informações eram precárias; contrariou orientação da Previ; sua situação está pendente; é passível de destituição de lá, por isso; esse investimento tem grande pressões do governo e do mercado;
Não podemos ficar reféns desse processo de decisões; os aposentados precisam participar/votar mais;
O momento é complicado para negociações, por ser ano eleitoral; a vitória da chapa na Previ mostrou a força das entidades (AAFBB, AFABB-SP/RS/PR; ANABB, AABBs e Satélites); grande demonstração de unidade;
O BB não vai dar nada de graça; o quanto vamos conseguir depende da nossa força nas negociações;
- - - - - - - - - - - -
Marcel (Contraf):
- A Contraf já solicitou a reabertura das negociações; BB sinalizou positivamente, mas sem data marcada; aquele rol de propostas publicado é um ponto de partida; é importante a nossa unidade para garantir força de representação junto ao BB;
- - - - - - - - - - -
Aberta a seção de perguntas
1. Faraco: O Benefício Especial de Renda Certa deixou muita gente de fora, alijados do recebimento. Vai se aproveitar o superávit para corrigir isso e se evitar a entrada de muitas ações judiciais?
Resp. Sasseron: o PL1 é um Plano de benefício Definido, não faz reserva individual e sim reserva coletiva; o benefício não é de acordo com as contribuições da vida; é sobre os 36 últimos (antes eram os 12 últimos) salários;
O PL2 – Previ Futuro – tem reserva individual; todos os salários da vida acabam valendo;
No PL1 quando suspende a contribuição é de todos; o valor sai do superávit; o plano é solidário; para uma nova destinação do superávit ele defende dar reajuste para todo mundo igual, com um teto mínimo (ativa, aposentados e pensionistas);
Com o congelamento dos salários do BB por FHC (8 anos, de 95 a 2001) os da ativa ficaram sem reajuste e os aposentados tiveram 100% de 97 em diante;
Aposentados até 23/12/1997 = ganha em média R$ 8.000 exceto INSS; aposentado de 24/12/97 em diante, ganha média de R$ 3.800,00.
Foi justo reduzir a parcelo previ para beneficiar os pós 97? Foi justo aumentar o teto de 75% pata 90% para beneficiar os pós 97? Sim, também.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REUNIÃO de São Paulo – PARTE 3

A causa das distorções foi o congelamento do BB – e não a mudança do regulamento ou do estatuto;
Não adianta jogar um contra o outro – o que foi feito, foi feito; agora é dar reajuste real e igual para todo mundo; se for procurar distorções/injustiças, há um monte delas; nunca vai se contentar todo mundo e nos divide;
Aparte do Faraco: é falso que o aumento dos aposentados foi bancado pelas contribuições dos pós-97 – não se justificam os benefícios díspares – tanto pela LC 109 e pela Res 26 teria que ser para todos e proporcionalmente às contribuições;
Sasseron: no Pl1 a contribuição era para a vida toda; não só na ativa; foi definido assim na atuária de 67; a contribuição é para o bolo todo e não individual; todo mundo bancou tudo e não só os após;
No Benefício Especial de Renda Certa = 95% as (?) não são favoráveis aos associados;

Aparte – Valdenor: lembrar que a lei trouxe idade mínima para se aposentar e isso postergou os pagamentos mais além ainda;
Aparte – Gonçalves: estatuto de 97 diminuiu tempo de contribuição mínima para aposentar pela Previ; eram 21 anos e passou para 15 anos; muitos da ativa, hoje, já têm os 15 anos e poderiam se aposentar

2 Deli: o BB tem contabilizado parte do superávit, aumenta o seu lucro e distribui dividendos; Qual a base legal para ele fazer isso? Qual o interesse do BB em negociar se já pegou o dinheiro?
Resp Sasseron: o Banco ainda não levou um tostão da Previ; mas o BB já contabilizou 14 bi (até jun/2010) como “ganhos atuariais futuros”; usou a Res .26 e a Res.600 da CVM (colocou no passivo o que tem a pagar para a Cassi e no ativo o que tem a receber (?) da Previ; isso interferiu nos resultados do Banco (dividendos, PLR); se a Res. 26 cair, ele tem que estornar, baixar provisões e vai dar prejuízos; já houve acordos passados envolvendo superávits também mas o BB nunca tirou $ da Previ; foi utilizado para reduzir compromissos com a Previ;
Os 14 bi que o BB contabilizou não estão cobertos pela Res.26; ele pegou além da conta; poderia ser no máximo 8 bi; o Banco Morgan Stanley apontou que o balanço do BB está inflado por essa contabilização;
Esse é o interesse do banco para discutir: ele está exposto.
3 Pinho: tem havido desigualdade nas destinações anteriores; sem corrigir os erros anteriores, não adianta; há divergência entre as associações; as associações devem fazer consultas.

Outras perguntas/intervenções:

Giongo: Alguma vez o BB usou o voto de minerva na Previ?
Resp Paulo Assunção: uma vez no final do governo FHC, numa decisão sobre recolhimento de IR; depois disso, não houve divergências grandes;
As ações sobre a Res 26 não impedem a negociação?
P. Assunção: não; vão continuar na justiça mesmo com negociações;
Míriam – (Conselheira CD, foi do Sindicato de Brasília): era contrária à negociação, mas o clamor do aposentados e o fato de não termos mobilização, a fizeram mudar de idéia;
Mauro Passavais: o justo não seria que o benefício seguisse o regulamento da época de entrada do associado?
Sasseron: há teses divergentes mas a lei diz que é pelo regulamento vigente no ato da aposentadoria; quem recorre à justiça deve ter cuidado pois há pontos favoráveis e outros não; deve estudar bem;
Eliana: o Banco já pegou 14 bi e nunca vai devolver nada.
Resp - Paulo Assunção: o Banco não pegou 1 tostão da Previ ainda; ele contabilizou como ganhos futuros; como ele vai resolver esse problema contábil não é problema nosso;

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REUNIÃO de São Paulo – PARTE 4 - Final


Distorções do Renda Certa : ele seguiu o Regulamento da época; houve grande valores para quem contribuiu acima dos 360 meses; quem ficou 40 anos na ativa (p.ex), tem 10 a mais de contribuição e vai receber 10 anos a menos da Previ; foram 13.400 beneficiados;
Raposo: vocês disseram que devemos nos mobilizar e resistir à Res.26 etc..., mas a negociação não vai enfraquecer a nossa resistência?
Sasseron: no final de 2010, com o 3º ano seguido com superávit, a lei obriga a revisão no plano; se a gente não negociar, há o risco de a Previc, p.ex., mandar a Previ aplicar a Res. 26, p.ex.;
= = = = = = = = = = = = = = = =
Esses relatos, truncados, é claro que não espelham a Reunião mas podem dar uma idéia do que pensam algumas pessoas e do que está em andamento.
===============================
Opiniões pessoais (Giongo e Raposo):
- está claro que o Banco, que sempre ficou na moita, está ansioso por uma negociação;
- não estão claros os motivos dessa mudança de postura;
- os diretores eleitos, as associações e a Contraf estão falando a mesma língua, todos a favor das negociações; todos a serviço dessa negociação urgente;
- todos eles admitem que o Banco não vai dar nada/deixar nada, sem algo em troca; dizem que o quanto vamos ceder depende da nossa unidade;
- dizem que essa postura por negociações urgentes atende ao clamor dos aposentados e pensionistas que preferem algum $ agora, do que ficar esperando sabe-se lá quanto tempo ainda;
- essa movimentação dos diretores da Previ, das associações e da Contraf não deve ser unilateral; devem ter recebido alguma sinalização do Banco.
=====================================
Presentes, do Movimento: Giongo, Raposo e Vanderlino (que veio de Ribeirão Preto !, 310 km de São Paulo)- Deve ter havido outros, presentes, mas não houve contato conosco.
Algum outro colega que esteve presente pode corrigir ou completar as informações acima.
================================
O Movimento entregou uma carta com uma pergunta para os 3 Diretores Eleitos, solicitando-lhes uma reposta escrita, para posterior divulgação. A pergunta foi:
“o que o prezado colega já fez, está fazendo e pretende fazer em relação à restauração do Corpo Social e de seus poderes?”
=================================
__._,_.___

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

EMPRÉSTIMO SIMPLES:

“Até o final deste mês, saem os novos valores e prazos”.

Declarou o Diretor Sasseron ontem, 20/09/10, na reunião da AFABB-SP.

Anônimo disse...

Marcos, dessa vez será que poderemos confiar no Sasseron. Vamos pedir também para que não tenha carência, pois alguns renovaram antes, porque não tinham outras alternativas. Os credores batiam às suas portas diariamente.

Anônimo disse...

Parabens Marcos. Ainda bem que contamos com esse canal de informações.
Vamos torcer, agora, para que essas negociações aconteçam rapidamente já que, segundo afirmação do Diretor Paulo Assunção, as ações judiciais continuarão seu tramite até decisão final.
Significa o que todos nós sabemos: a Revisão do Plano é incontroversa, pois é determinada pela Lei Complementar 109/2001. O que a justiça decidirá é a validade questionada, da Resolução 26.

Anônimo disse...

Sim, no final de setembro saem os novos valores do empréstimo simples.
Qualquer centavo no aumento do valor é considerado reajuste. Mais uma vez o Sasseron saiu pela tangente.
E quanto aos que nada receberam na distribuição do superavit. Foram bastante claras algumas opiniões de que não vão mexer em distorções e injustiças. Esses são nossos "colegas". Podem cometer injustiças mas não podem nem amenizá-las. Seria muito simples. Não precisaria de idéias mirabolantes. Basta achar uma fórmula comum em matémática. Quem teve menos de R$ 100,00 na Benef´ciio Especial de remuneração, fosse agora contemplado com pelo menos uns R$ 300,00 (olhe que estou jogando por baixo) antes da nova distribuição. Fácil, fácil.

Hoje na GLOBO.

Colegas, é impressionante a defesa que a Dilma fez da Erenice hoje no Bom Dia Brasil.
Essa defesa só nos deixa a certeza que tem algo de podre entre as duas. Ela (Erenice) é de irrestrita confiança de longa data da Dilma.
Todos nós sabemos que todos o políticos ou que ocupam cargos públicos tem seus testas de ferro para fazer as tramóias. De que tem medo Dilma? Ah se a Erenice resolver abrir o bico? Esse temor é bem visível. Te cuida Dilma.

Anônimo disse...

Colegas,

Depois da leitura dos temas discutidos na reunião de 20092010, estou bastante confuso.

Não entendo: mesmo com a negociação a res. 26 pode ser derrubada futuramente, mas se nada se decidir até o final do ano a Previc poderá adotar a res.26?

Se a Previc tem um tal de Ricardo Pena alinhado com um tal de pimentel, que poderemos esperar, derrota na Previc!

Talvez eu esteja equivocado no meu pensamento, como disse acima estou confuso.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

MARIANO BRANQUINHO solicita:

Prezadas Pensionistas e aposentadas,

Ana Lucia Brito dos Santos - Crato -CE

Leonilde Vieira Pinto - Juiz de Fora - MG

Anna Adelaide Lima Vianna - Botucatu - SP

Dalva Aparecida Zacarelli Falcão Garça - SP

Venho por meio deste pedir a vocês que enviem correspondencias para a Desembargadora Federal Maria do Carmo , solicitando-lhe que dê andamento ao nosso processo 2007.01.00.025856-6 Ex- 2003.34.00.011696-2; o qual já tem 7 anos de tramitação. Segundo noticias esse 1/3 Previ-IR já é assunto ganho.

Desde já agradeço a atenção dispensada e aguardo contatos.

Mariano Branquinho

Marco Antônio disse...

O objetivo maior de qualquer associação é satisfazer os anseios de seus associados.
Era notória nossa sede de informações acerca da reunião do dia 20 p.p.
Parabéns ao presidente Marcos e a sua atuante diretoria pela presteza na divulgação das notícias.
Agora vai!

Anônimo disse...

Se a Dilma ganhar, não sei não.
A ninguém desse governo interessa se a PREVI um dia vai quebrar ou não, a eles interessa somente fazer uso dos bilhões do seu patrimônio. Em falcatruas ou obras de interesse duvidoso.
Realmente, depois da defesa da Dilma no bom dia Brasil, não resta nenhuma dúvida do que será o futuro do Brasil se essa mulher ganhar. O pr´prio Zé Dirceu já disse: "essa é minha comnpanheira de armas". Vai ser muito diferente do LULA, ela vai ser petista mesmo. Vai ser como os radicais do PT gostam. O poder a qualquer custo. Temo pelo nosso futuro. Discordem quem quiser. Quem vê uma saída diferente que a diga. O PT não aceita dálogo, somente faz uso da imposição, e cuide-se de quem duvidar das intenções dessa camarilha.

Anônimo disse...

Por favor, quando derem número de processo para a gente consultar, informe também se esta no STF, STJ, TST, TRF+região ou outros tribunais.

Anônimo disse...

É fato que os novos valores e prazos para o emréstimo simples devem sair ao final de setembro.Juntamente com o banco o Sasseron espera as negociações salariais e o fechamento do acordo.Se não houver acordo, podemos esperar até mais!!!!

Anônimo disse...

Colega das 06;25

Se não houver negociação até 31/12/2010, a principio, a Lei não foi aplicada. Neste caso, a Previc, como conciliadora de conflitos entre patrocinadores e fundos, interviria para solucionar o impasse. Assim, ela (Previc) seria obrigada pelo "democrático e respeitável" Decreto 7123, de 03 de março de 2010, a aplicar a Resolução 26, conforme artigo 23:

Art.23. É vedado aos membros do CNPC e da CRPC afastar a aplicação, por inconstitucionalidade ou ilegalidade, de tratado ou acordo internacional, lei, decreto ou RESOLUÇÃO, ressalvados os casos em que:

I - houver súmula vinculante publicada a respeito;

II - já tenha sido declarada a inconstitucionalidade da norma pelo Supremo Tribunal Federal, em controle concentrado, após a publicação da decisão, ou pela via incidental, após a publicação da resolução do Senado Federal que suspender a execução do ato normativo; ou

III - houver parecer do Advogado-Geral da União aprovado pelo Presidente da República, na forma do art. 40 da Lei Complementar no 73, de 10 de fevereiro de 1993.

Se a decisão for da Previc, nao haverá negociação. Será uma conciliação à luz da Resolução.

Anônimo disse...

E quem renovou ontem o ES para credito amanha,como ficam?
Por que tanta enrolaçao com as noticias e o sasseron agora diz que ainda neste mes havera alteraçao?
Por que tanta maldade?
Sera meu DEus que a Previ nao vai liberar para quem ja renovou ontem?
Algum colega saberia me responder?
Publique-se.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Parabens! Gostei do relato das ocorrências havidas na reunião patrocinada pela AFABB-SP,a maior do Brasil, que julgo,s.m.j., assaz produtiva e esclarecedora sobre os assuntos que nos dizem respeito, especialmente quanto ao E.S. e à utilização da Reserva Especial para melhoria do plano de benefícios, conforme determina a LC 109/2001.
Esperanças se renovam.
Aguardemos, pois, pelo desdobramento das providências alencadas pelos Diretores Sasseron e Paulo Asssunção.
Claro está que tudo dependerá do beneplácito do Banco.
A presença do Vandelino, responsável pela criação da AFABB-Ribeirão Preto, e que ocupou alevados cargos no Banco, inclusive Gerências de agências importantes e até em superintendência, que conheço pessoalmente e que admiro por sua inteligência, conduz-me à suposição de que a reunião há de ter servido para esclarecer dúvidas e definir prioridades e metas a serem seguidas.

Valentim - Joinville

Anônimo disse...

Branquinho, seu processo está no STJ, Trânsito em Julgado, movimentou em 01.09.10, a a desembargadora não é a Maria do Carmo que, se não me engano, se aposentou.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Conheçam a sugestão do Colega HOLBEIN MENEZES para enfrentarmos o Banco do Brasil, retirando a folha de pagamentos dos participantes do PB1 do seu controle, usando a portabilidade lídima.
A matéria está disponível em Notícias Relevantes, de hoje.

Anônimo disse...

Marcos, agradeço as informações da reunião da AFABB-SP,espero que o Sr.Sasseron libere um ES no valor e prazo que tanto estamos esperando, rogemos à Deus que ele tenha um surto de humanidade e faça alguma coisa positiva pelos aposentados, não há muito que discutir nem enrolar o superávit está aí e nos precisamos de melhoria nos benfícios.
Acredito que poderemos ter esperança que iniciarão as negociações com o BB para a distribuição do superávit.

Anônimo disse...

Tiro minha conta do BB para recebimento dos vencimentos da Previ imediatamente, o Banco do Brasil não merece a menor consideração de nossa parte, poderiamos fazer uma enquete para saber a adesão a sugestão do Sr. Holbein Menezes.

Anônimo disse...

E vamos esperar mais o que depois da sugestao do colega Holbein.Maos a obra pessoal.Certissimo colega,aplaudo voce pela ideia genial,so nao podemos ficar parados.Ja notaram que temos mania de achar otima uma ideia ou varias e nao a colocamos em pratica?Ja falamos tantas vezes aqui.....
Publicar.

Anônimo disse...

Marcos, não consegui ainda visualizar esta noticia!!!

Anônimo disse...

Marcos,

Estou tendo dificuldades em remeter mensagens, no Blog.

Após escrever textos, não muito longos, aparece mensagem de erro, quando do envio.

Se existe alguma solução, favor informar.

Anônimo disse...

Apesar da brilhante idéia do sábio colega Holbein Menezes, acho muito difícial concretizá-la. O grande entrave é que milhares de colegas tem muitas dívidas com o BB, onde os juros são bastante acessíveis e muito abaixo dos bancos particulares. Entretanto, um movimento nesse sentido poderá causar algum efeito perante a opinião pública.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Não há problemas com a caixa de comentários do Blog. Estamos rastreando todas as entradas e aparenta regularidade.
Aconselhamos encaminhar comentários rejeitados, sem motivo aparente, por e-mail (aapprevi@aapprevi.com.br)que serão colados na janela dos comentários.
Enquanto isso, pedimos relatar qualquer problema detectado.

Grato,

Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

Colega anônimo 21 de setembro de 2010 02:16,

Sobre a sua pergunta se podemos confiar no SASSERON, se eu fosse você não confiaria. Logo que as coisas se acalmarem, ele volta a defender as idéias do grupinho que o mantem no poder, e ai já sabemos: aumento do teto para 100%, os aposentados não podem se endividar, então não adianta nada aumentar o empréstimo simples, etc.... Aquelas sacanagens que o SASSERON faz como ninguém.

Anônimo disse...

Colegas, Marcos, Caríssimo Holbein Menezes,

Várias v ezes escrevi, neste Blog e no da sra ex-diretora, para a atitude que recomendas fosse tomada.

Fui rechaçado, até mesmo com insinuações, de que deveria procuar mais conhecimento e ser menos ignorante.

Aproveito para propor que não somente nossas contas sejam retiradas do bb, mas também os ativos alí aplicados em prazo fixo, pela Previ.

Que ao novo banco recipiendário do resultado de nossas folhas de pagamento, seja negociado a compra de ações, pois assim é que a Previ faz comprando Bilhões de ações do bb.

Com todas as mordomias que o bb recebe, nos trata, como "velhotes imprestáveis", nos achaca, maltrata, humilha, ilegalmente retira nosso dinheiro e ainda decide se temos ou não que receber, o que por justiça é nosso.

Mostremos a esses todo-poderosos diretores do bb que temos como agir.

Fiquem eles, do bb, sabendo que temos neurônios e muitos.

Temos familiares que tem conta no bb. Façamos, caso não nos rspeitem, com que eles também transfiram suas contas, seus depósitos para o NOVO BANCO.

Transformaremos em bilhões as retiradas.

Abraço Holbein.

Por resguardo, continuo anônimo, pois se me identificar, com certeza receberei pesadas represálias.
Anônimo

Anônimo disse...

Meu caro Marcos Cordeiro

Mensagem original:
Atend@previ.com.br
Assunto:Atendimento Previ
Enviado em 20/09/2010 em 15.45hr

Gerente de Atendimento da Previ:
Roberto Pereira Gonçalves
(parte da resposta)
.......trata-se de uma reunião organizada pela AFBB-S.Paulo
A Previ não possui ingerência sobre o evento.......
Santo Deus...temos que interpelar o PRESIDENTE DA PREVI..
COmo um funcionario Gerente de atendimento, da Maior Fundo de Pensões da America .....responde desta maneira
Podemos CONFIAR NESTE GRUPO QUE ESTa GERENCIANDO O NOSSO PATRImôNIO ???????????????????
Meu Caro colega Marcos, temos que pedir explicações AO PRESIDENTE...A INFORMAÇÃO FOI POSTADA PELA PREVI????então tem que ser responsavel por uma informação LEVIANA. .
atenciosamente
jVasconcellos

Anônimo disse...

Vamos nessa colegas!!! Aposentados e pensionistas, acataremos essa brilhante idéia!!!! Vamos ver o BB se afundar!!!!!
Agora chegou a nossa vez!!!!!!!
Acorda Banco do Brasil!
Acorda Previ!!!!!

Anônimo disse...

Colegas,

No BB tudo e inacreditável. Fui renovar o seguro do carro da minha esposa orçaram em R$ 1.580,00, com desconto de 40% para funcionários ou aposentados, reclamei, pois um ano atrás paguei R$ 1.200,00, ou seja reajustaram em 30% de um ano para outro.

Procurei outra seguradora que me cobrou R$970,00 dividido em 4 parcelas.

Este é só um exemplo do tratamento VIP que o BB oferece a quem dedicou a vida a Empresa

mary disse...

marcos quase não conseguimos ler o que está escrito no blog, as letras estão saindo tão miudas que se alguem tiver problemas de visão não vão conseguir ler, não sei o que está acontecendo, creio que á alguma configuração errada no sistema, se puder sanar será muito bom pra todos.Quero comunicar que fiquei satisfeita com a noticia que sairá o novo ES no final do mes, e creio que em breve devera tambem sair a noticia sobre a abertura das negociações do SUPERAVIT. Vamos ter paciencia e esperar que no inicio do mes poderemos sentir um pouco de alivio, Deus permita que seja um valor que possa sastisfazer mesmo em parte os anseos dos colegas que estão passando por momentos dificieis. Abraços a todos.

BRUNO BAUMGARTEN disse...

Parabéns Colega Holbein.

Caso se confirme essa negociação serei um dos primeiros a fazer a tal portabilidade.
Chega de sermos tratados como cidadãos de terceira categoria pela empresa que ajudamos a constuir com sangue, suor e lágrima.
Essa é a única forma dessa corja repensar suas maldades. Nada como uma solução a la Maquiavel.

Anônimo disse...

É isso aí Vasconcellos, onde estamos?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Heráclito.

Renovo os agradecimentos pela sua fundamental colaboração. Graças a você todos nós (aposentados e pensionistas) obtivemos as informações disponibilizadas através do nosso Blog Previ Plano 1. Nenhum outro canal de comunicação se prestou a tal feito. Em nenhum nicho da internet se encontra alusão, por pequena que seja, a reunião havida em S.Paulo.
Agora, cumprida nossa parte, preparemo-nos para aturar os "papagaios de pirata". Os medalhões estão à solta preparando seus comentários, sugestões, etc. ávidos por demonstrar "conhecimentos" - agora é tarde e Inês é morta. Nada que acrescente absolutamente nada ao que você nos distinguiu.
De minha parte somente darei publicidade ao que vier com pedido expresso, da parte deles. Mesmo assim se a matéria acrescentar algo de novo. Fujo das mesmices e reconheço quando tentam aparecer à nossa custa.
Você tem sido de uma importância sem par para a colocação de informações atualizadas e importantes aos nossos frequentadores. Resta-nos agora o trabalho de policiamento para não sermos envolvidos pelas vaidades dos "expoentes" de momento. Unamo-nos nesse hercúleo trabalho.

Mais uma vez grato,

Marcos Cordeiro de Andrade.

Anônimo disse...

Parabens ao nosso colega Holbein,

Também quero aderir de imediato. Ha´muito somos maltratados pelo banco. Faço questao de nao ir a uma agencia ha muito tempo. Já tive problemas e nao fui bem tratado.
Na mesma linha de raciocínio, caso pudessemos transferir as ações judiciais em andamento junto à anabb e, no meu caso e de outros, tambem poder transferir o seguro de vida, desvinculando da anabb sem, no entanto, ter que incorrer em premios mais elevados em razao da faixa etaria,
poderiamos tambem esvaziar aquela associação.
Registro o assunto para alguem com conhecimentos que tambem possa viabilizar um esquema semelhante ao do colega Holbein.
abraço a todos/Luiz

Anônimo disse...

Aplausos para o colega Holbein!!!!
Brilhantissima idéia!!

Anônimo disse...

Colega de 9:44, a proposta e que o banco que ficara com nossa folha da aposentadoria,assumira nossas dividas com os mesmos juros.E muito interessante para eles,um negocio e tanto,imagina......
Publicar.

Anônimo disse...

Marcos e colegas, alguem renovou o ES ontem?Sera que quem renovou deveria cancelar e aguardar a alteraçao prometida pelo sasseron?
Por favor,alguem responde.
Publicar.

Anônimo disse...

Seguro de carro BB.

Tenho uma sobrinha que fazia o seguro pelo BB, mas este ano ela não conseguiu, encontrou outra seguradora (Mapfre) que fez o mesmo tipo de seguro bem mais barato.

Esse custo que os segurados tem que pagar e para atenuar o valor presente que o BB deu ao grupo Votorantin ao comprar 49% da BV Financeira, ficando sem direito a voto, e pagando muito além do que valia.
A Nossa Caixa, com 400 agências e todos os seus portólios custou a metade do BV. Eta negócio dos bãos feito pelo companheiro LULA.

Meu seguro vence em novembro. Vamos ver.

Anônimo disse...

Felicito o colega Holbein pela lucidez da proposta!

Nosso único fator de barganha é o $$$ financeiro.

Ainda mais depois do Escandalo do Presidente do BB admitir que guardava em casa R$ 200 mil em espécie (não aplicava no BB pq?) Pq nós deveríamos manter nossos míseros $ por lá?

antonia disse...

Marcos,
Voce é que tem sido de uma importancia sem par para todos nós, aposentados, pensionista e da ativa.
Existe uma diferença entre o antes de voce e agora.
Muito obrigado por tudo que voce tem feito.

Anônimo disse...

Ao colega qu reclamou do tamanho das letras do blog:

acesse exibir, e ali o colega coloca o tamanha que quiser nas letras do blog.
o exibir esta logo abaixo de onde o colega coloca o endereço do blog para acessar.


sergioinocencio

Mariano Branquinho disse...

Colegas, que conhecem as aposentadas/pensionistas que gentilmente o nosso Presidente Marcos Cordeiro divulgou os nomes,no comentario de 21.09 às 06:32,,solicitem que elas entrem em contato comigo.

e-mail: jmsbranquinhobol.com.br

Desde já agradeço a atenção Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Heráclito disse:
Caro Marcos , agradeço-lhe pelas gentis palavras porém, quero lembrar , que se não tivéssemos a felicidade de contar com esse importante e precioso canal de comunicação, que é o seu Blog , jamais poderíamos conseguir a interação que se verifica unindo-nos para enfrentarmos a grande luta que vivenciamos. Estamos todos no mesmo barco , com confiança irrestrita no timoneiro e grande líder que nos conduz, que se chama Marcos Cordeiro.
Continuemos a nossa luta- que está só começando - com disposi -ção , participação , solidariedade e integração para que alcancemos nosso objetivo.
Como você bem observou, devemos ficar atentos aos "papagaios de piratas" e acrescento, também aos "franco atiradores" que semeiam a discórdia.
Junto-me ao demais colegas para afirmar que , graças a Deus, encontramo-o em nosso caminho e juntos caminharemos até a última batalha.
Grande Abraço e vamos em frente !
Heráclito

Anônimo disse...

Todos estão felizes e esperançosos.Mas quantos confiam na palavra do Sasseron?Vcs confiam na palavra deste homem?Ele venderia o fígado de cada um de nós se pudesse!!!Então vcs acreditam que vai haver renovação do empréstimo simples?Para mim é mais uma cortina de fumaça, e um jogo de cena para ganhar mais tempo.Aliás a tática agora é enrolar e enrolar.

Anônimo disse...

Sou aposentado do BB, não faço mais seguro de carro atrav´s do BB, dois motivos simples:

Quando da renovação, sem ter utilizado o seguro, o valor é maior do que outras seguradoras.

E no caso de necessidade de atendimento não tem corretor.

E o Gerente que lhe impôs o seguro
não vai lhe atender.

Anônimo disse...

Valeu colega Heraclito, muito grato pelo apoio que está dando a nossa AAPPREVI. Vamos em frente UNIDOS venceremos.

Anônimo disse...

Colegas de 21.09às 09:59 e das :14:25., por favor vamos acreditar. Deixem de tanto pessimismo. Vejam que estamos esperançosos. Por favor se não acreditam não procurem desanimar os outros que estão com os nervos a flor da pele.

Anônimo disse...

heráclito disse:
Caro Marcos ,
Agradeço-lhe a atenção, porém nós todos é que devemos agradecer a DEUS por tê-lo colocado em nosso caminho. Sem você nada poderíamos ter feito. Continuemos a luta, que óbviamente será longa, mas , juntos, remando no mesmo barco cujo timoneiro e líder nato é você, com certeza , chegaremos a um porto seguro.
Grande Abraço

Anônimo disse...

Enquanto existirem um Marcos Cordeiro. Gilvan Rebouças, Holbein,Jorge Texeira, Ari Zanela, Cavalcanti, Jane, Lazara, Rosalina,
Heraclito, Antonia, Bruno, Mary, James, Isa Musa. JVasconcelos. Bruno,
Wilson Luiz , Valentim, nós estaremos vivos. Desculpem os colegas que não citei, acredito pelo esquecimento dos nomes, mas contamos com vocês também. Estaremos ainda vivos e lutando pela causa justa dos aposentados e pensionistas até o ultimo suspiro .Extrema-Unção.

Anônimo disse...

Ao colega de 21 de setembro de 2010 das 15:10.

Santa ingenuidade. Não é pessimismo. Você parece ignorar as facetas das pessoas que comandam as associações ligadas ao funcionalismo, como CASSI, PREVI, Sindicatos, e outras mais. São elementos que apenas tomaram posse e nunca trabalharam no Banco. Para o seu caso nós chamamos isso de falta de informação.
Se você negocia com pessoas confiáveis tudo bem, mas com elementos ligados ao PT e aos sindicatos...

ADEMAR disse...

Já esta no site da PREVI, noticias sobre o novo valor/prazo do emprestimo simples.

Anônimo disse...

Mais uma vez ao colega das 16:49, deixe de tanto pessimismo e tenha mais fé. Anunciaram o realinhamento.
Abraços do colega das 15:10.

Jvasconcellos disse...

Aos Colega


É hora de colocar as propostas na mesa ,e partir para a ação, varias são as ideias, vamos,com calma,sabedoria examinar a melhor, e torná-la em NOSSA BANDEIA, CADA COLEGA FAZENDO A SUA PARTE>>>A VITORIA ESTA ASSEGURADA<>>MAS A HISTORIA NÃO FALA DOS COVARDES,,
Agradeço ao colega Anônimo em 21.09.2010 as 15.23, pela reverencia. Dentro das minhas possibilidades ,e o que terá que ser feito em favos e BENEFICIOS pra TODOS NOS ..ESTAREI PRESENTE.
grato

JVasconcellos

JVasconcellos disse...

AOS COLEGA
A T E Ç Ã O

Liguei pra a PREVI as l3.l5hrs,solicitei se havia data certa para A LIBERAÇÃO DO EMPRESTIMO SIMPLES: RESPOSTA
- sera implantado na PRIMEIRA QUINZENA de outubro.
PODEMOS ACREDITAR ????? Não sei.