segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reuniões infrutíferas

Caros Colegas.

A cada reunião que acontece mais os assuntos se voltam para direcionamentos temerários. Ora se prestam a amparar propostas injustas, ora afunilam o caminho para a aceitação de parâmetros absurdos como a defesa de aposentados e pensionistas pela CONTRAF-CUT.

De se notar que as reuniões havidas envolvem sempre as mesmas figuras de proa que não têm o poder decisório nas questões abordadas. Por um lado dirigentes de associações isoladas fazem convites a pessoas escolhidas para participar de espetáculos pirotécnicos para dar brilho a sua gestão. E os convidados são sempre as figurinhas carimbadas do álbum dos eleitos da PREVI, cuja postura já é conhecida e a verborréia gasta nessas ocasiões mais parece o som vindo de um disco de vinil arranhado, repetindo os mesmos sulcos gravados numa matriz sem sentimentos.

É sabido que os Eleitos nada resolvem e nada decidem. Em seu discurso repetitivo alegam que fazem parte de um colegiado - subordinado aos interesses do Banco do Brasil na qualidade de patrocinador, falta dizer. De mais a mais, nessas reuniões adotam postura incompatível com os anseios da arraia miúda, a começar pela posição assumida sobre um tablado elevado para olhar os interlocutores de cima para baixo - como a mostrar superioridade - numa demonstração de admiração subalterna exercida pelos anfitriões que lhes dão esse destaque imerecido, pelo pouco que podem fazer (ou querem).

Para corroborar a desnecessária organização desses eventos basta o conhecimento das narrativas que escaparam de algumas delas. As propostas são as mesmas com alternância de posições, chamadas prioridades. Tudo se baseia num simulacro de coisa séria acontecida sob o patrocínio da ANABB, dois anos atrás, e que resultou no desastre da Renda Certa. De lá para cá somente reeditam o prometido tendo a certeza de que nada que propalam acontecerá. Pelo menos como desejamos, pois sem o crivo do Poder Central tudo se dilui no campo especulativo.

É quase certo que o discurso já vem pronto para enganar aos desavisados que comparecem de boa fé, enfrentando sacrifícios ao embalo da esperança de ouvir coisa que preste. Mas que saem, sempre, carregando o fardo da desilusão pelo que feriram seus ouvidos. É desumano esse comportamento permitido. A falta de escrúpulos demonstrada pelos que proporcionam esse espetáculo deveria ser punida com açoites de penitentes. O pouco caso que fazem da miséria imposta, sentida pelos assistentes usurpados nos seus direitos, é passível de punições severas. Esses fogueteiros deveriam envergonhar-se do ridículo papel a que se prestam à frente da caravana em que desfilam, e demonstrar um pouco de dignidade ao lidar com os participantes, no duplo sentido.

Retirar a máscara de uma vez é o mínimo que podem fazer. E não deixá-la deslizar no rosto um pouco a cada reunião que freqüentam, mostrando a cara de pau que escondem por baixo. No último encontro vimos um pouco mais do que queriam mostrar – admitiram que a CONTRAF-CUT fosse sua convidada para dar palpite onde não deve. Onde já se viu dizer-se que essa Entidade tem procuração para representar aposentados e pensionistas? O resultado dessa promíscua relação já se antevê com a redução de aceitáveis índices de dois dígitos, defendidos pelas Associações, para escala infinitamente inferior, numa demonstração inequívoca da defesa que fazem do patrocinador do Plano, seu amo todo poderoso e senhor absoluto.

Essas encenações protelatórias são descabidas, ainda mais porque tudo já foi dito e discutido. As Associações já se pronunciaram e deram o seu recado. Muito bem dado, por sinal.

Portanto, desta farsa a AAPPREVI não participa. Mas fará questão de se impor para ter voz quando chegar a hora da verdade. Se a convocação for honesta, e quando a coisa for para valer, fiquem certos de que nós lá estaremos. Chega de hipocrisia no trato da miséria alheia. Precisamos de soluções, não de promessas repetidas com a incompetência rotineira.

Cuidem-se ilustríssimos farsantes, salvem seus mandatos enquanto há tempo.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 13/09/2010.

95 comentários:

Anônimo disse...

Soh para refrescar a memória:

No final dos anos 80, o TST condenou o banco a dar um aumento aos funcis na ordem de 152%, teve gente que acreditou que se isso ocorresse o bb quebraria , não quebrou.

Em 2003,a previ não queria cumprir o que estava escrito, ateh bicheiro cumpri, ou seja, reajuste de acordo com o IGP-DI (30%), O Sergio Rosa quis dar 18%, teve gente que acreditou que a previ quebraria, não quebrou e deu ateh superávit.
Agora que se aproxima a distribuição de alguma sobra, pelo menos eh o que diz o regulamento ( se bem que cumprir o regulamento não bem a praia da previ, vide IGP-DI) começam novamente alguns incautos a falar em quebra.

Anônimo disse...

Sócios,

Eles irão subtrair, mais uma vez, o dinheiro a que temos direito.
Meterão a mão no nosso caixa outra vez, sem dó nem piedade.
Gastarão nossas reservas com projetos megalomaníacos, para se projetar no cenário político e "ecoconômico" em seus belos montes de ... à bala sob os trilhos da irresponsabilidade com milhares de idosos.
As monstruosidades que se avizinham, elocubradas pelos diretores recentemente nomeados e os outros,(eleitos) sem palavra nem atitudes, pró aposentados, serão devastadoras.

Anônimo disse...

Pois e colega de 19:24,pena que so uma minoria enxerga o que esta acontecendo.A maioria se deixa enganar por tais reunioes e dao sempre mais um voto de confiança acreditando que saia algum das sobras para os pobres mortais aposentados e pensionistas.Eles,Previ/BB/Governo,
de reuniao em reuniao vao enrolando,iludindo,dando esperanças
a todos com a certeza de que as migalhas que cairao no chao serao "catadas" pelos caes famintos que nao serao saciados mas se contentarao por algum tempo,ate a "fome"lhes bater a porta novamente.
Publicar.

Anônimo disse...

Marcos, hoje em dia é modismo falar mau do FHC. Então é melhor estar na moda e falar mal do FHC.

Na época da privatização criticaram o governo por obrigar os fundos de pensões das estatais a adquirirem ações dessas empresas, dentre elas a PREVI. Fica a pergunta, quem perdeu? Os ideólogos socialistas dirão que o povo quem perdeu.
O quê que o povo perdeu? Bom pelo menos eu não perdi nada, pois, por exemplo, nunca recebi dividendos da Vale. Perder é deixar de receber o que vinha sendo recebido. Acho que ganhamos. Enquanto estatal a Vale nunca deu retorno suficiente para novos investimentos necessários ao seu crescimento, de acordo com as práticas adotadas pelas empresas, e que esses novos investimentos eram bancados pelo tesouro nacional. Saia dinheiro do povo para injetar numa empresa mau administrada, mero cabide de emprego e que era usado ao bel prazer dos políticos do momento. E isso também estendia para as Teles, as empresas de energia e outras mais.
Hoje os maiores retornos das aplicações da Previ vem dessas empresas, onde, inclusive, possui o direito de ter membros nos conselhos de administração das ditas cujas. A Vale é, hoje, uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Só os impostos que essas empresas pagam hoje superam em muito o lucro dessas empresas enquanto eram estatais, já com a devida conversão das moedas. E a nossa Previ vem lucrando muito bem com isso.

Vamos para outro cenário.

Que essas empresas não tivessem sido privatizadas e estivessem nas mãos do estado.
Sem recursos para investir nessas empresas o sr. LULA obrigasse os fundos de pensões a injetarem recursos bilionários nessas empresas estatais que seriam geridas por indicações do PMDB, pelo próprio PT, pelo PTB, etc.

Manchetes de jornais: "Sarney nomeia o Sarney Neto para presidente da Vale".
"Sarney Neto, nomeia membros familiares para os principais cargos da Vale".

"Renan Calheiros também quer a presidencia de uma estatal para o Renanzinho".

Será que nós participantes da PREVI estaríamos dormindo tranquilos nesse cenário vendo um sangria das nossas poupanças saindo pelo ralo. Saindo pelo ralo não tem perspectiva de retorno.

Só de falar que os fundos vão participar da Usina Belo Monte, do Trem Bala, já nos causa arrepio.

Nós precisamos de abandonar as questões ideólogicas para não criarmos nossas próprias armadilhas.
É preciso ter responsabilidade e sabermos julgar aquilo que é realmente bom para todos e não somente para "mim". O "eu" em primeiro lugar acontece com os dirigentes das associações ligados aos funcionários do BB como a ANABB, PREVI, CASSI, AAFBB, etc.
E os participantes como ficam? Dirão: que os participantes vão as favas.

Anônimo disse...

Marcos, há décadas dizem que quando não quer se resolver nada, faz-se reunião, cria-se GT, grupo de trabalho. As coisas continuam na mesma.
Quando a gente quer resolver algo a gente já vem com idéias pré definidas para apresentar e que serão discutidas para se chegar a um consenso para que sejam implementadas.
Essa de consulta para prioridades já vem pronta em pacote. Não se fala em contemplar primeiro nós que não recebemos nada de remuneração especial de benefício, como no meu caso que não recebo nada do superavit anterior.
Estão preocupados é com elevação de teto e outras coisas mais, sem buscar a isonomia, a única maneira justa e honesta para uma possível distribuição do superavit.
Me sinto marginalizado, apesar de ter contribuído durante décadas para a PREVI e ficar alijado daquilo que eu julgava ter direito tanto quanto os outros.
Me sinto como um bandido que tem que viver a margem dessa sociedade e desse meio que não posso fazer parte. E as pessoas responsáveis por isso estão na berlinda se julgando o dono de tudo e estão acima de qualquer suspeita. Deuses no Olimpo, assim devem pensar e nós simples mortais temos que nos sujeitar a esse tipo de imposição emanados dos deuses dos nossos destinos.
Infelizmente, estamos sozinhos, pois, nada de concreto foi realizado em nosso favor e apenas mostramos nossa revolta em blogs da vida.
Ao que parece é a única forma de protesto, mas não somos ouvidos e nem seremos, talvez por nossa própria culpa de termos sido crédulos demais e confiar nesses que nos chamavam de "colegas".
E agora, José?
José, e agora?

Anônimo disse...

colegas,

na noss vida fazemos de um tudo, acertos, erros, e outros mais.
um dia seremos julgados, aqui nesta terra ou em outro plano, mais uma certeza eu ja tenho a muito tempo, os Diretores Eleitos da Previ

MORTOS, NÃO SEVIRIAM NEM PARA ESTERCO ( ADUBO)

-ou se preferirem, trocados por aquele material, seria lucro.


sergioinocencio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

SUGIRO QUE OS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL, APOSENTADOS OU NÃO, CRIEM UM CANAL COMUM PARA AVALIAÇÃO DOS SEUS REPRESENTANTES NA PREVI, CASSI, ANABB, AABBs OU QUALQUER OUTRA ASSOCIAÇÃO INCLUSIVE SINDICATOS. NESSE AMBIENTE NOS OS BANCÁRIOS REGISTRARIÁMOS O NOSSO GRAU DE SATISFAÇÃO COM AQUELES QUE ELEGEMOS PARA NOS REPRESENTAR, COM 'méritos' E 'deméritos'. CASO O REPRESENTANTE RECEBA, POR EXEMPLO: 20 MIL DEMÉRITOS NOS TERÍAMOS O DIREITO DE EXIGIR O SEU AFASTAMENTO COM A ELEIÇÃO DE UM SUBSTITUTO. PODERÍAMOS UTILIZAR, INCLUSIVE, O JÁ EXISTENTE: "CANAEL" DA AAPPREVI.
A PARTIR DESSA INICIATIVA OS PRÓXIMOS REPRESENTANTES ENTENDERIAM QUE RECEBEM DE NÓS, NÃO UM CHEQUE EM BRANCO, E, SIM UM MANDATO QUE DEVE SER RESPEITADO.ATENCIOSAMENTE, PAULO MG

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce, Marcos.
Já vincularam esta discussão com; pós carnaval, pós Copa do mundo e agora pós eleições. Qual será o próximo "pós"? Será que ainda vai ser instituido?
Como acreditar em alguma solução, mesmo pequena?
Estão nos tratando como um mero e pequeno grupo de dissidentes, pois, ao que parece, não são todos que se encontram em situação dificil. Talvez, se existirem, são aqueles que a União rotulou como "um grupo de privilegiados" e que, caso a Resolução 26 não seja aplicada, podem ter seus beneficios ultravalorizados, submetendo a sociedade à essa inaceitavel condição, de ter que arcar com esses pagamentos. Mesmo assim, a sociedade nunca arcou com isso. A Previ é uma Entidade Fechada, não pública com argumenta a AGU. Trata-se de um conceito sem fundamento, sem embasamento, ferindo o principio da isonomia, consagrado na Constituição.
Assim, o BB de olho nos resultados da Previ, com direito ao escandaloso Voto de Qualidade, tudo fará para que, se houver alguma negociação, à luz dessa Resolução, que é ilegal, saia satisfeito e de "barriga cheia".

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

AOS COLEGAS LEITORES AINDA NÃO SÓCIOS DA AAPPREVI,
Estamos cada vez mais nos aproximando daquilo que esperamos desde 2008. As discussões com vistas à utilização do superávit da Previ serão retomadas entre os negociadores que serão escolhidos pelas entidades representativas e os diretores indicados pelo Banco do Brasil. Associe-se a Aapprevi e contribua para que possamos ter, pelo menos, um membro do corpo diretivo da nossa Associação presente na mesa de negociações. Além disso, nunca é demais lembrar, aqui na Aapprevi as ações judiciais correm todas sem quaisquer tipos de ônus para os associados. Estão em curso processos relativos a IR-1/3 PREVI, cesta alimentação, renda certa e revisão da renda mensal inicial. Ao tempo em que lembramos aos interessados que não há necessidade de uso do Sedex, esclarecemos que o endereço para remessa de documentação está abaixo indicado e o custo da mensalidade é de apenas DEZ REAIS:
AAPPREVI
Rua Professor Ulisses Vieira, 864
Vila Izabel – CEP: 80.320-090
CURITIBA (PR)
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas em www.aapprevi.com.br/.
Imaginem o que mais poderá ser feito, SEM QUAISQUER TIPOS DE ÔNUS, quando for alcançada a marca de cem mil associados?

Anônimo disse...

Marcos, correspondencia encaminhada nesta data para Anabb.

Vendo as manchetes e parte da nova edição da Revista da Anabb, me causou muita estranheza o tom festivo anunciado de tantos beneficios alcançados por essa associação para seus associados e uma matéria só para elogiar o Camilo. Sim, realmente, foram alcançados benefícios e a maioria através de ações judiciais.
Entretanto tem um assunto que ninguém toca e nem menciona que foi a falta de isonomia da distribuição do superavit anterior . Como no meu caso, existem milhares de colegas que não foram contemplados com a distribuição do superavit no tocante, principalmente com relação ao Beneficio Especial de Remuneração (Verba P-380), e não estão recebendo nem migalhas dessa famigerada distribuição. É impressionante a falta de sensibilidade desses dirigentes. Vou parar por aqui, pois, sinto que estarei clamando no "deserto", nunca serei ouvido, infelizmente.

R$ 500 para "Maioria" ou 8% para "Alguns"? disse...

Esta pretensa proposta de conceder reajuste nos benefícios da PREVI em 8%, COM PISO DE R$ 500,00, atingirá milhares de assistidos que ganham até R$ 6.250,00 em sua Verba P300, com apenas R$ 500,00 fixos mensais !

(8% de R$ 6.250,00 = R$ 500,00 )

1)Quantos ganharão 8% de reajuste em seus benefícios que são acima da média de R$ 6.250,00 ? Qual o montante a ser utilizada para esta "casta" ?

Anônimo disse...

Amigos

Estou na torcida para desta vez saia alguma coisa para nós aposentados e pensionista.

Vamos pensar positivo, pois grana há de sobra e conversinha que vai quebrar é só boato de quem não acredita em nada e não tem nenhuma esperança.

Vamos pensar positivo e aguardar os resultados das reuniões

Fiquem em paz.

Anônimo disse...

Todos reclamamos muito, apontamos erros, falhas, injustiças e aí, vamos é DAR SOLUÇõES, não soluções a serem implantadas, porque estas já sabemos na ponta da língua tudo que já foi exposto, discutido, sugerido durantes os últimos anos, eu falo de soluções de como obrigar, pressionar,cobrar que essas soluções sejam concretizadas e efetivadas pela Previ, se os eleitos não possuem poder de decisão, quem manda é o Banco do Brasil e o BB é do governo e o governo nem responde aos nossos apelo por carta ou emails, então estamos usando o caminho errado para atingirmos nosso objetivo maior que é a distribuição do superávit.Estão faltando idéias que realmente surtam efeito, temos que achar a estratégia certa.

Anônimo disse...

Concordo com a idéia de avaliação dos nossos eleitos com a possibilidade de serem substituídos caso a pontuação ficasse fora do aceitável,mais como fazer issso de forma oficial.

Anônimo disse...

Colega das 06;49, sinto-me como voce não fazendo parte de nada, nem um centavo recebi de coisa alguma,fico fora de todos os enquadramento,a sensação é a da mais profunda rejeição, não sei como nossos dirigentes da Previ podem ser tão insensiveis.

Anônimo disse...

Para acabar de vez com tantas diferenças na distribuição do superávit, caso ele venha a ser distribuido, a Previ poderia usar uma distribuição igual para todos usando-se um percentual de aumento em cima de um valor fixo ( a média dos vencimentos que eles dizem ser de 6 MIL) assim todos receberiam o mesmo valor.

João Rossi Neto disse...

Colega Marcos,

Contra fatos e números não existem argumentos. Portanto, a ANABB com os seus mais de 100.000 associados, tem a maior representatividade e a sua palavra tem peso em qualquer assunto em que meta o bedelho.
A sua missão basilar é de representação, defesa na justiça dos direitos dos associados e defesa da empresa BB.
Como se estivéssemos na Palestina, onde eternamente brigam judeus e árabes, aqui o nosso adversário de sempre é o BB.
Profunda conhecedora de todos os detalhes que enfrentamos, das injustiças que a Previ vem perpetrando a mando do banco, caberia a ANABB, como advogada do diabo, conciliar as partes alvo da sua missão, efetivando o tradicional ganha x ganha.
No entanto, absteve de imiscuir-na disputa, mantendo-se alheia a realidade , sem quaisquer providências, atitude que seguramente beneficia exclusivamente o BB que, em posição confortável, vai continuar nos cozinhando em banho-maria e mantendo em curso as tais contabilizações dos superávits.
Como as publicações no blog não estão tendo uma caixa de ressonância para incomodar dirigentes irresponsáveis, acho que seria caso de abarrotar a ANABB de reclamações, demonstrando impaciência, indignação, raiva, etc, com a falta de providências.
Estas mensagens contundentes do colega Marcos e as dos demais colegas seriam todas diretas ou com cópias para aquela associação, atuando com sistemática pressão, numa tática de vencer pelo cansaço.
Nesta altura da batalha, cessaria o anonimato, com identificação para provar que o inconformismo é real. A idéia é fazer com que os dirigentes percam as estribeiras, movendo os seus traseiros atrás dos nossos objetivos.
Historicamente a ANABB sempre conseguiu algumas vitórias a favor dos associados, mesmo que parciais, tendo sempre a Faabb como coadjuvante.
Felizmente ou infelizmente o Presidente do Conselho Deliberativo ( Valmir) transita com muita desenvoltura em todas as esferas do poder. Ele é matreiro e conhece o caminho das pedras.
Enquanto não temos motor suficiente para essa empreitada, vamos colocar gazolina azul no carro chamado ANABB.

Anônimo disse...

Colegas,


Volto a insistir sobre ler o Regulamento/Lei, no que se refere à contribuições durante decadas.

Digo, novamente, que aumentos se dão com relação às contribuições, mas SUPERAVIT - que não é contribuição - tem que ser distribuído em partes iguais para todos os aposentados, pensionistas, dependentes, outros que não o patrocinador.

O patrocinador tem que ver com o ato de suspender as contribuições e nada tem que ver com excedentes/resultados positivos, de aplicações da Previ, ano após ano.

O superavit deve ser distribuido, em partes exatamente iguais, a todos os participantes.

Desta maneira se fará justiça.

O patrocinador é oportunista, sem ética, amoral.

Anônimo disse...

Eu já desanimei... Se um simples ES não foi aumentado nem em 12 meses o que dirá um superavit vultuoso que parece estar com outra destinação...Dia 20 eu vou ter que renovar.Não posso e nem quero esperar porque não dá para acreditar nem em estudos para realinhamento.Já tiveram um ano inteiro para realizar estudos.Todo mundo sabia que quem usa o ES iria renovar em massa agora em Setembro e infelizmente não quiseram alterá-lo.Qualquer coisa eu desvinculo o meu INSS e peço um Emprestimo consignado e eles que corram atrás de mim para receber o que faltar(vou receber com cartão magnético).Nem conta quero ter mais.Abraços a todos.

Anônimo disse...

Marcos, em termos de superavit por que a CONTRAF CUT participa das negociações e a CONTEC não?
Precisamos de uma resposta. Já questionei a CONTEC e ainda não obtive uma resposta.
Nos acordos coletivos de trabalho com o BB a CONTEC também faz parte das negociações e para validação do dito cuja ela tem que concordar e firmar o acordo coletivo.
Consulte o nosso causídico ou algum especialista ligado a área o por que dessa situação.
Quem sabe pode ser um novo caminho?
Grato.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A AAFBB respondeu minha consulta do dia 11/09/10, dois anos após ter feito idêntico pedido. Por que somente agora?

Prezado Sr. Marcos Cordeiro de Andrade,

Em resposta a sua consulta, informamos que o valor de R$ 130,28, debitados em sua fopag, refere-se a mensalidade social da AAFBB, no valor de R$ 18,00, e o restante R$ 112,28, ao plano de seguro, conforme relatamos abaixo. Solicitamos à Sul América, o envio dos seus certificados, contendo seus planos, capitais segurados, beneficiários e prêmio mensal. Em caso de dúvidas, favor nos contatar pela mesma via ou pelo telefone 3861-0767 dás 9:00 ás 18:00h.

--
Atenciosamente,
Julio Cezar.
Tel: 3861-0767
juliocezar@aafbb.org.br

SulAmérica Vida - Novo Segurado terça-feira, 14 de setembro de 2010
MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE - Matrícula 68083408

PLANOS/COBERTURAS CONTRATADAS
Planos: PLANO 93 - Apólice: 638750 (VG/AP)
Grupo: 2
Item: 74844
Capital
MORTE NATURAL: 65.652,00
MORTE ACIDENTAL: 65.652,00
INVALIDEZ TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE: 131.305,00
INVALIDEZ FUNCIONAL PERMANENTE POR DOENCA: 65.652,00
Prêmio Total: 111,63


BENEFICIÁRIOS
Nome Tipo Beneficiário Participação
2 MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE JUNIOR Filho(a) 50,00%
3 SONIA MARIA CANTUARIA MUNIZ Companheiro (a) 50,00%

----- Original Message ----- From: "Viseg"
To: "josemauro" ; "LORENI"
Sent: Monday, September 13, 2010 11:27 AM
Subject: Fw: Dúvida/Outros - Fale Conosco


----- Original Message ----- From:
To:
Sent: Saturday, September 11, 2010 5:27 AM
Subject: Dúvida/Outros - Fale Conosco

Nome: Marcos Cordeiro de Andrade
E-mail: marcosmca@yahoo.com.br
Mensagem: Correspondência encaminhada em 07/10/2008
AAFBB - Seguros
Peço mandar rever os dados constantes do Termo de Adesão (Carta GETVI
083484/2008, da SulAmérica), no que diz respeito aos elementos do Quadro
de Coberturas, Capitais e Prêmios, por estarem em desacordo com a apólice
original, conforme demonstrativo de sua correspondência anexa.
Depois desta enviei mais três e-mails pedindo:
a) Apólice do seguro contratado;
b) Posição na carteira de seguros contendo valores segurados e
beneficiários: e
c) Valor diferenciado da mensalidade cobrada (associação e seguro).

Até hoje aguardo respostas. Por que será que não respondem?

Mariano Branquinho disse...

Valeu Jorge Teixeira, continue firme e vamos ajudar nosso Marcos Cordeiro, nessa luta tão desigual.Peço aos colegas, aposentados e pensionistas da grande São Paulo, que compareçam a reunião do dia .20.09 pouco importa que seja mais uma, mas precisamos estarmos presentes e pedirmos o que é nosso.
Lutamos pelo realinhamento do ES e pela distribuição justa do nosso Superavit.Alguém da Diretoria da nossa AAPPREVI, poderia também comparecer a essa reunião? Nosso colega da AAPPREVI, tem argumentos sólidos e representatividade outorgada por nós que fazemos a AAPPREVI.Consultem os colegas associados, para que arcamos com as despesas de quem for lá, nos representar. ( passagem, hospedagem refeiçoes etc.)Acredito que a grande maioria estará disposta a assumir esse ônus.

Anônimo disse...

Jorge Teixeira,


Eu sei que o colega foi um dos associados de primeira hora da AAPPREVI, mas será que esses colegas que só sabem reclamar de tudo já se associaram e estão fazendo propaganda boca a boca junto aos seus compnaheiros aposentados?
Vamos parar de nos lamentar e nos unirmos para tornar a AAPPREVI mais forte. Ela é a única que não está contaminada por essas vaidades tão comuns às demais do gênero.
Se em tão pouco tempo e com tão poucos associados a AAPPREVI já fez muita coisa por todos, imaginem quando ela ganhar musculatura?
Nosso defeito é essa falta de união. Chega de picuinhas. Só unidos poderemos vencer esses gigantes que nos enrolaram a vida inteira.

Anônimo disse...

Só mesmo neste país uma figura exdrúxula que mais parece a mistura do Shaolim com cacareco, consegue desestabilizar o estado de direito. Num arroubo inusitado stalinista, essa besta depois de tomar duas garrafas de ypioca, apresentou a famigerada Resolução 26. Agora ficamos nós na dependência da boa vontade dessas antas vorazes pelo dinheiro alheio. Parabéns Pimentel você conseguiu embolar tudo! Seja feliz com as consequências...

wilson luiz disse...

Tenho para mim que o principal objetivo da proposta de aumentar o teto para 100% é para o Banco do Brasil empurrar para cima da PREVI os pagamentos que, atualmente, estão ao seu cargo, como as aposentadorias incentivadas para os altos salários dos funcionários pré/67, os complementos oriundos das ações 30/30, e outras coisas que o Banco faz segredo. Dentro do BB, estes casos são chamados de "PREVI informal".
Se isto realmente ocorrer, será mais um dos desmandos do patrocinador, pois não houve contribuições para cobrir estes dispêndios.

Anônimo disse...

anônimo disse:

A Previ já disponibilizou , no seu site na internet, a fopag do mes de setembro. Com isso, quem não pode esperar pelo realinhamento,meu caso, e já conta( em setº) com 6 prestações pagas, poderá acessar o saldo disponível do E.S. para renovação. Depois disso . só nos restará torcer para que, na hipótese de sair posteriormente o realinhamento tão esperado, eliminem a carência para quem estiver renovando no próximo dia 20.
Um abraço a todos os colegas

Anônimo disse...

Que susto!
Fui consultar o espelho do mês de setembro, e notei que tive um belo aumento. O saldo devedor do ES aumentou. Tive que me socorrer usando o curto prazo, esperando a definição da Previ.
Quando será que sairão que de cima do muro?
Pelo menos o Emprestimo simples, Sr. Sasseron.

Anônimo disse...

Tem uma turminha de colegas que se faz de leitão para poder mamar deitado. Quando é na hora de contribuir, devemos contribuir com parcelas de nosso salário, ou seja quanto maior o salário maior a contribuição. Quando é na hora do benefício, os que ganham mais e contribuiram com mais passam a ser uma casta e os benefícios devem ser iguais para todos. Quanta esperteza. Até parece que ter contribuido mais tempo, com mais valores e em percentuais igualmente maiores doi um crime!!! Ora vão chorar na cama que é lugar quente.

Anônimo disse...

Marcos,

Tudo que vai ser feito na vida, precisa de um planejamento estratégico ao nível diretivo, de curto, médio ou longo prazo.
Estabelecida a meta/objetivo almejado, elabora-se um plano de ação, dentro da premissa: por que fazer? como fazer? Quando fazer? Quem vai fazer?
Na fase de implementação dos trabalhos, exige-se coordenação, controle, acompanhamento dos resultados e avaliação para eventual correção de rumos.
Nós aqui no blog estamos parecendo cachorro que corre atrás de carro, quando o alcança não sabe o que fazer. As nossas ações não são articuladas, as idéias entram num ouvido e saem pelo outro. Enfim, estamos jogando palavras ao vento.
Do céu nada vai cair para nos beneficiar. Enquanto à AAPPREVI não tiver cacife para jogar alto, temos de colocar gasolina azul noutro carro poçante para correr com as nossas cores.
Pelos números incontestáveis que possui, de mais de 100.000 associados e historicamente ter conquistado vários benefícios para o corpo social, seja pela via amistosa ou judicial, acho que a ANABB seria essa nova força por ter influência, representatividade expressiva e ótimo trânsito nas esferas do poder.Se quiser pode auxiliar muito para pacificar os conflitos.
Por ter a função de advogada do diabo,uma vez que estaturiamente a sua missão é a de representar, defender na justiça o direito dos associados e a empresa Banco do Brasil,por isso mesmo, abstraiu-se e distanciou dos problemas que conhece perfeitamente, mantendo-se alheia a tudo.
Evidentemente, que a sua negligência beneficia exclusivamente o BB, que sem ninguém de peso a acossá-lo, cozinha-nos em banho-maria, deixando-nos a ver navios em termos de superávit.
Para este tipo de comportamento, é possível que os dirigentes, ai englobando principalmente o Presidente do Conselho Deliberativo, tenham sido regiamente convencidos, pelo vil metal, a fazerem ouvidos moucos as nossas súplicas.
O plano seria fazer uma pressão sistemática, dia-a-dia, enviando cerca de 5.000 e-mails à ANABB, com reclamações e pedindo providências. Uma vez abarrotada de torpedos por todos os lados, seria vencida pelo cansaço.
Como fazer: cada associado se responsabilizaria por enviar um e-mail todos os dias;
Qual o prazo: 30 dias;
Coordenação e controle: AAPPREVI;
Avaliação/controle: após os 30 dias pela AAPPREVI.

De resto, as reclamações obviamente seriam sobre a distribuição dos superávit e o realinhamento dos empréstimos simples. Redação livre. Espero que o Presidente Marcos estude com carinho a minha sugestão, de sorte que não caia na vala comum ou natimorta.

Anônimo disse...

Estamos carecendo de medidas mais contundentes para forçar a diretoria da PREVI a iniciar a distribuição do Superavit. Pelo visto, as correspondências enviados ao Senadores ainda não surtiram nenhum efeito. Vamos pensar em outras direções, Jornais, Revistas e outros meios de convencimento. Do contrário, o nosso Superávit terá outras destinações.

Anônimo disse...

Por falar em ANABB, Associação que foi inicialmente criada para lutar pelos direitos dos funcionários e aposentados, hoje com dezenas de milhares de sócios e uma expressiva arrecadação mensal, está virando uma grande incorporadora imobiliária.

Anônimo disse...

A incompetência dos executivos do BB e do governo petista é lamentável. Ao invés de ganharem mercado com ações pro-ativas que verifiquem quais são as necessidades dos clientes, segmentação, criação de novos produtos, etc; formulam maneiras de surrupiar o dinheiro do fundo de pensão de seus funcionários. É mais fácil encomendar uma Resolução 26 do que disputar o mercado sem roubar ninguém. E foi neste governo que os salários dos executivos atingiram cifras nunca antes vistas na história desse país. Diga-se de passagem sem nenhum mérito. Tudo produto de furto.

Anônimo disse...

Colega de 12:37,somente dia 20 poderemos renovar o ES,ate la o saldo devedor estara maior e o liquido a receber,bem menor.
Se ja mudou o saldo no site, por que nao podemos renovar hoje?
A maldade esta nos minimos detalhes.
Publique-se.

Anônimo disse...

Parece que o BB vai ter que contabilizar mais um pouquinho de superavit para o BB. Apenas R$ 2 bilhões. É o valor de uma ação que corre nos EUA e segundo os jornais a BB esta perdendo. Quem esta ganhando é a Mendes Junior.

Anônimo disse...

PAUTA DA ÚLTIMA REUNIÃO: Que tal fazermos uma reunião para discutirmos quando será a próxima reunião? Essa tem sido a filosofia dessa raça de incompetentes. Ninguém tem autonomia pra decidir nada e ficam fazendo reuniões atrás de reuniões. CHEGA! Já encheu o saco! Apesar de ser um povo FEIO PRA ENCARDIR, são meramente figuras decorativas.

Anônimo disse...

Numa das minhas passadas por São Paulo na década de 80, refleti bastante sobre a imensidão e as riquezas existentes naquela cidade. Eatávamos próximos das eleições e os sentimentos misturavam-se na minha mente. Em meio a tantas pessoas aparentando importância no aeroporto,indo e chegando do exterior para tratar de negócios eu pensei: UM TORNEIRO MECÂNICO JAMAIS CHEGARÁ A COMANDAR TUDO ISSO. Depois, quando o avião levantou vôo e a cidade insistia em nunca acabar tive a certeza que não permitiriam que um cidadão de origem humilde chegasse ao poder. As coisas modificaram muito. Não só o homem de origem humilde foi transformado pelo poder como seu partido também. As bandeiras de ética foram todas jogadas no lixo. Os aposentados que eram utilizados como exemplo do descaso pelo então governo. Sonhamos... Quando o avião pousou percebi a conversa de alguns motoristas de taxi que não eram "esclarecidos" dizendo que não votariam em "maconheiro safado". Concluí ali, definitivamente, que não haveria esperança para um governo do povo. Hoje percebo que eles erraram o tipo de droga (álccol), mas não as verdadeiras intençõs do candidato. E deu no que deu...

Anônimo disse...

Marcos,

Essa matéria anterior:" Um novo Valmir", pelo menos serviu de termômetro para saber se as outras associações estão acessando o blog.
Ao que tudo indica, a resposta é não, porque do contrário, pelo que foi dito, o Sr. Gilberto Matias Santiago, presidente da AAFBB e Diretor para Assuntos Previdenciários da FAABB, deveria vir cuspindo marimbondos, na sua resposta. Mas ele nada fez. Ou ele tem couro grosso, onde o ferrão da crítica não o afesta mais, ou é falta de vergonha na cara mesmo.
Talvez, no seu raio de ação, entre os seus puxa-sacos, tenha dito: Deixa, enquanto os cães ladram, a caravana passa.

Anônimo disse...

NÃO É FÁCIL, DEPOIS DE 20 ANOS VOTANDO NO PT, VOU TER QUE REVER A MINHA POSIÇÃO.

O PODER CORROMPE: A FRASE É ANTIGA, MAS CADA VEZ MAIS VERDADEDIRA.

Anônimo disse...

solicito aos colegas de SP, que compareçam a reunião do dia 20, e peçam pessoalmente o realinhamento do ES para 150mil em 150meses,gostaria de saber se tem algum associado em SP que pode ir a reunião levar nossos pedido, talvez pessoalmente acatem nossas solicitações.

Anônimo disse...

O colega anônimo tem razão. Se marca uma reunião para marcar a próxima reunião. E assim vai levando até o tempo se esgotar.

Anônimo disse...

Por que não estabelecer um calendário para discutir a utilização do superavit, se houver, para os próximos cinco anos, por exemplo ?

Isso evitaria um desgate desnecessário entre as partes envolvidas e possibilitaria que as pautas de reinvidicações fossem amplamente debatidas.

Anônimo disse...

Colegas,

Vocês que acham esses dirigentes incompetentes estão redondamente enganados. Eles são muito competentes sim, para não deixarem derrubar o voto de minerva, para a criação da rosolução 26, para ficarem mudos e não repassarem aos donos da PREVI, participantes do Plano 1, informações sobre o que se passa dentro da Previ e das empresas onde esta detém acento, para deixar que dentro da presidência da Previ vire uma fábrica de dossiês, para deixar o Banco do Brasil contabilizar valores significativos en seus balanços, e por último estão muito eficientes criando reuniões e reuniões para protelarem o que já deveriam ter feito.

Anônimo disse...

Colegas,sem querer ser pessimista,mas todos sabemos e precisamos enchergar aquilo que já está claro, embora muitos não querem ver:Não existe acordo entre Lobo e cordeiro. O banco é o lobo. Nós somos o cordeiro.
Qualquer negociação existiria se a iniciativa partisse da Previ ou do banco. Não adianta esta ou aquela associação fazer reuniões com os eleitos, temos visto que não surtem nenhum efeito.Já fomos traídos , não sabemos por quem.Alguém aí pode dizer? a traição foi praticada por quem teve a idéia de dividir o superávit com o patrocinador e então editaram a resolução 26 que é INCONSTITUCIONAL. Se as próprias autoridades não respeitam a constituição, o mau exemplo já vem de cima.Isto é coisa da ditadura.
Quem não respeita a lei, só tem um nome:BANDIDO.

Anônimo disse...

Marcos,

Vejo colegas pedindo a defesa, na reúnião do dia 20,de um limite de R$ 150 mil e prazo de 150 meses. Ocorre que o Conselheiro eleito, agente um zero à esquerda, Sr. Willian, já fez a besteira de apresentar, ao Conselho, uma proposta de R$100 mil de limite e 100 meses de prazo.
Todo negociador hábil cria suas próprias margens, pede bem acima, exatamente para a outra parte fazer reduções e cair no limite realmente pretendido, artíficio conhecido por soltar balões de ensaio, ou colocar o bode na sala.
Agora, com muita sorte, talvez saia que o foi proposto. Vai ter humildade assim lá na China. Pedir pouco, neste caso, não é sinônimo de zêlo, mas sim de burrice mesmo.

wilson luiz disse...

Devido ao grande interesse despertado, sugeri à PREVI que disponibilizasse aos associados, pela internet e ao vivo, a transmissão da reunião do próximo dia 20, em São Paulo. Quem tiver interesse em reforçar o pedido, é só acessar o site www.previ.com.br e clicar no campo "fale conosco". Mesmo que não nos atendam, pelo menos vamos "enchouriçar" um pouco o comodismo deles.
Aliás, acho que deveríamos entupir a PREVI de e-mails cobrando a solução de assuntos de nosso interesse, como aumento do ES , distribuição do superavit e outros mais. Pelo menos, eles teriam o incômodo de ter que responder.
Vejam que ironia, acabo de ver que a palavra-chave para remessa deste comentário é "LOGRO".

Anônimo disse...

SE MARCA UMA REUNIÃO PARA MARCAR UMA PRÓXIMA REUNIÃO!O Colega disse puramente a verdade.Enquanto isso eles ganham tempo, pois estamos próximos ao final de setembro e teóricamente as coisas no Brasil só andam até novembro, pois em dezembro todos os dirigentes da PREVi estarão em algum lugar turísico como Costa do Sauipe, Ilhas Samoa, HAVAI, Ibiza e por ai vai com o nosso dineiro e ano que vem tem CARNAVAL ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA E NÓS ÓÓÓÓÓ!!!NADA DE SUPERÁVIT!NEM EMPRÉSTIMO SIMPLES!!!Nâo adiante me chamar de PESSIMISTA!SE quiser energia POSITIVA VÁ PARA UM CENTRO ESPÍRITA!

Marco Aurelio Damiano disse...

Nas 2 eleições presidenciais passadas, iludido como grande parte dos colegas, ajudei a eleger o sapo barbudo pra presidente. Nas eleições municipais, consegui 20 votos mais o meu para o candidato do PT. Porém, diante dessa verdadeira tragédia que está sendo a administração da nossa PREVI para os aposentados e pensionistas, não havendo nenhuma decisão importante nessa reunião do dia 20 a nosso favor, vou sair visitando todos os conhecidos e pedindo "pelo amor de Deus" para que votem contra. E sugiro que todos os colegas façam o mesmo.

Anônimo disse...

Antigamente, antes de ser presidente, existia na assessoria do sindicalista uma pessoa encarregada de vigiar o "HOMI" nos hotéis e demais recintos para ficar longe das garrafas, porque bebia TUDO que via pela frente. Parece que essa pessoa fracassou na sua missão lá em Santa Catarina. Quebrou umas quatro dose e falou aquilo tudo...

Anônimo disse...

Colega,precisa nao sair alguma coisa para nos dia 20 para voce votar contra o PT?Nem que me dessem 1 milhao eu votaria neles.
Fora bandidagem!
Sasseron, te aguardo.
Publicar.

Anônimo disse...

Colega Marcos,

As estatísticas e os números das pesquisas tem as suas pequenas oscilações, mas quando a tendência para um lado é firme, só um desastre catastrófico pode reverter um resultado previsível.
Deste modo, podemos considerar que a Dilma já está eleita e tudo indica que vai ser no primeiro turno.
Vocês acham que os Presidentes de associações, dos Conselhos Deliberativos, principalmente da ANBB, FAABB, AAFBB, etc, arvorando-se de donos de mais de 1.000.000 de votos deixariam essa oportunidade passar em branco, sem tirar vantagens disso no futuro próximo.
È quase certo que negociaram com essa valiosa moeda em troca de vantagens pessoais, tanto assim que se alguns deles aparecerem em cargos de 1º, 2° ou 3º escalões da Presidenta, podem acreditar que isso foi às custas de hipoteca dos nossos votos.
Por que dentre os dirigentes, nenhum deles cogitou sequer a idéia de fazer qualquer negociação política, com a virtual vencedora, oferecendo essa robusta força eleitoral em troca dos superávits.
Não houve movimento algum, especialmente da ANABB, no sentido de demonstrar que havia trabalho em andamento para nos auxiliar. Parece que há no ar um pacto de silêncio, mantendo-se uma tênue chama de esperança acesa, com o fito de nos acalmar, mercê de reuniões e promessas de Conselheiros eleitos que sabemos que vão do nada para lugar nenhum.
Vamos ficar vigilantes, pois acredito que logo no início do ano teremos novidades. Pode ser que não, mas acho que existe alguma coisa podre no reino dos nossos representantes. A minha maior suspeita recai sobre à ANABB que ficou inerte o tempo todo como se fosse uma estátua. Nós julgam ingênuos e se deixarmos fazem a nossa barba e cabelo, ou seja, não sai superávit e nem mudanças nos empréstimos.

BRUNO BAUMGARTEN disse...

Ao colega anônimo14:46


Nobre colega seu comentário tem lógica. Não duvido que as grandes associações foram cooptadas em troca de cargos num possível governo da Dilma. A reunião do Valmir Camilo com o ministro Paulo Bernardo deve ter sido uma manobra política do PT. Essas reuniões sucessivas foram idealizadas para ir levando em banho maria os aposentados e pensionistas. Por um milhão de votos esse povo vende até a alma ao diabo. Antes das eleições acho improvável a assinatura de qualquer acordo entre o BB e a PREVI.
O pior de tudo é que ainda tem colegas que acreditam nessas reuniões.
O dia D está chegando. Não votem nesse governo cegonha que passou o tempo todo a nos levar no bico.
Pensem bem: 1 milhão de votos pode forçar o PT ir para um segundo turno. É tudo o que eles não querem. Vamos fazer valer a nossa força.

Anônimo disse...

ESSA HISTÓRIA DE REUNIÃO DIA 20 LEMBRA UM SAMBA QUE DIZIA: "Fila para entrar na fila..."
Adaptando, fica: REUNIÃO PRA MARCAR REUNIÃO...

Complementação de Beneficios disse...

Correção do teto de benefícios pagos pelo INSS, vai diminuir os benefícios complementados pela PREVI, na mesma proporção.

Logo, Não quero corrigir meu beneficio pelo INSS. A PREVI que continue me pagando a maior !

(Porque trocaria 6 por meia-dúzia ?)

Anônimo disse...

A Anabb perdeu totalmente o seu propósito. Agora virou construtora, tipo Encol. Aquilo lá deve ser uma confusão só. Um monte de comunistas arrependidos que decidiram entrar firme no capitalismo. E haja capital para saciar a sede de dinheiro dessa gente. Só ex-presidentes de sindicatos são dois. Um ex todo poderoso presidente, uma ex-diretora de fundo de pensão, uma ex-gerente de agência que facilitava empréstimos e agora atua na cassi e por aí vai... Sem falar nos vampiros coadjuvantes que ficam à espreita de sangue de aposentados. Haja dinheiro!

Anônimo disse...

A divulgação de alguma notícia real e favorável no sentido de haver distribuição do superávit, não beneficiaria somente aos aposentados, mais também ao PT e sua candidata Dilma, que não tem a eleição tão garantida como mostram as pesquisas, considerando que 40%da intenção de votos é colhida em cidades pequenas do norte e nordeste do país movidos unicamente pelas bolsas miséria, enquanto que no sul e sudeste o montante apurado na pesquisa não chega a 15% no número total de participantes, assim é fácil se chegar ao quadro que está sendo divulgado, portanto mais do que nunca o PT precisa dos nossos votos.
Outra questão é o beneficio que uma distribuição do superávit aos aposentados do Plano 1 da Previ traria as associações como Anabb e Aafbbs que teriam parte dos valores que os aposentados recebessem voltados para o uso e aquisição de seus produtos, nisso entram também as AABBs e as colônias como o Satélite que já tiveram número muito maior de associados consumindo e participando mais de seus eventos, uma vez que 90% dos frequentadores são os aposentados, que levam seus filhos e netos, ou melhor levavam porque cada dia que passa mais aposentados estão deixando esse convívio por falta de recursos, todos agregados nascidos a partir dos antigos funcionários do Banco do Brasil se beneficiariam diretamente com a distribuição do superávit.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Apenas para servir de alerta, é bom lembrar alguns detalhes indicativos de que tudo conspira contra nós, Participantes do PB1:

- Os Senadores não deram a mínima para nossas cartas e e-mails, pois apenas duas insípidas respostas nos chegaram;
- A denúncia da Veja caiu no vazio e a CCJ do Senado não efetivou a convocação do Sérgio Rosa, nem deu satisfações à sociedade;
- O encontro entre Valmir Camilo e o Ministro Paulo Bernardo se afigura como manobra suspeita;
- As “grandes” associações não fizeram nada de concreto, ao contrário: a ANABB não se pronuncia há muito tempo e a AAFBB fez encenação com a reunião do dia 09/09, que até hoje gera polêmica;
- A CONTRAF-CUT se imiscuiu nessa tal reunião como convidada (ou pau mandado) ao que tudo indica, para tumultuar o processo;
- As propostas para realinhamento do ES não têm sido citadas nessas reuniões;
- As 32 filiadas à FAABB foram convidadas PELA PREVI para declarar seu posicionamento oficial a respeito dessas duas questões (ES e Superávit) quando da contribuição para o Planejamento Estratégico 2010/2013. Quem não atendeu ao chamado perdeu o bonde da história, tornando descabidas essas reuniões sucessivas;
- Nenhum dos que participam desses encontros isolados tem poder decisório em qualquer nível: Anfitriões, convidados e participantes.

Saudações,
Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

Marcos, se tudo conspira contra os pobres aposentados do plano 1 da Previ, vamos nós conspirarmos contra eles, vamos fazer campanha contra a eleição da Sra.Dilma e entrar na justiça contra nossos dirigentes eleitos por promessas enganosas para se elegerem e má administração do nosso fundo de pensão, não podemos ficar parados, toda ação tem uma reação na mesma proporção, voce que tem grandes idéias, qual é a sugestão agora.

Anônimo disse...

Colegas adorei a idéia de desvincular o INSS da PREVI!!!! Assim teremos oEmprestimo Consignado !
Que tal todos aposentados e pensionistas tomassem essa atitude?
Vamos acatar essa idéia do nosso colega, caso A Previ não aumente o nosso ES?

Anônimo disse...

Que tal aposentados e pensionistas pintarmos de palhaços nossas caras e irmos nessa reunião do dia 20? Para eles da PREVI não passamos de palhaços!!!
Logico que não precisam do ES, pois estão metendo a mão nos nosso dinheiro!!!
Cambada de SAFADOSSSSSSSSSSSS!!!!!!

Anônimo disse...

So trouxa vota no PT nas proximas eleiçoes.So trouxa ou cego e ignorante.Nem a alteraçao do Es eles nos deram como opçao para nossas dividas.A tal pesquisa de que a guerrilheira esta na frente e tudo balela.
Parem e pensem.
Publicar.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

No andar atual da carruagem não vamos mesmo ter os nossos direitos atendidos a não ser pela via judicial. Nunca fui muito chegado a isto, mas só vejo esta solução e creio que devemos incentivar a todos os colegas a fim de que encaminhem documentação própria para as ações. Se não recebermos nós pelo menos ficamos com a esperança de que talvez os nossos netos consigam ver a cor do nosso dinheirinho. Chorar só não adianta. Justiça nos "cumpanheiro".

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Para seu conhecimento.
----- Original Message -----
From: ANABB
To: João Rossi Neto
Sent: Wednesday, September 15, 2010 9:48 PM
Subject: Resposta da pergunta enviada para o site da ANABB


Sua resposta foi postada para o seu tema de interesse no Sistema de duvidas do site ANABB.

Pergunta:
Os dirigentes e conselheiros nomeados pelo BB para a Previ são da sua absoluta confiança, reportando-lhe com relação aos negócios mais relevantes e vantagens de seu interesse, podendo-se afirmar que são verdadeiros espiões dentro do nosso fundo de pensão. Pode se imaginar que exista até algum relatório confidencial periódico de prestação de contas, de sorte que o BB tenha uma visão panorâmica de tudo que acontece na Previ. O que essa ANABB sabe sobre à atuação dos diretores e conselheiros que a seu pedido elegemos? Nós associados nada sabemos, sequer possuimos os seus e-mails para eventual contato. Falta transparência na Previ como um todo. È uma verdadeira caixa-preta. Nossas solicitações, sobre qualquer assunto, caem numa vala comum denominada Atendimento/Previ, sendo respondidas por subalternos, cujas respostas são chapas batidas. Estamos pleiteando alterações nas regras dos empréstimos simples, e somos descartados com explicações sem sentido e a cunha para travar o desfecho é sempre a mesma: Estamos estudando. Os dirigentes precisam colocar na cabeça que eles são empregados dos associados. Os seus salários são pagos pela Previ, portanto, com o nosso dinheiro. Decidir se eleva limite e prazo não é assunto complexo e nem demanda meses para resolver. Os capachos do banco precisam também entender que eles nos devem satisfações. O capital a ser emprestado não é de terceiros e sim dos associados. Fartamente já foi demonstrado que não existe risco em tais negócios. Por fim, também não estamos entendendo a passividade desta ANABB que a tudo assiste e move uma palha.

Resposta:
Prezado João, pedimos desculpas pela demora em responder-lhe. Diante da grande demanda de mensagens recebidas, não pudemos atender sua solicitação com a rapidez que gostaríamos e que você merece. Acusamos o recebime nto de sua manifestação e encaminhamos para conhecimento da Diretoria Executiva. No entanto, salientamos que o pedido de revisão do limite e prazo do Empréstimo Simples foi feito e reiterado pelo Conselheiro Deliberativo da PREVI e Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da ANABB, William Jose Alves Bento, como forma de atender ao anseio de inúmeros associados e participantes da PREVI. A ANABB está acompanhando a análise da proposta pela Diretoria da PREVI e espera que os estudos realizados sejam favoráveis à alteração proposta, com a maior brevidade possível. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,

Fabiano Campos
Atendimento ao Associado
ANABB/VIREF

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Publicação autorizada pelo Colega Leonam, autor da mensagem.

----- Original Message -----
From: leonam
To: previ@previ.com.br
Cc: presidencia@aapprevi.com.br ; info@anabb.org.br
Sent: Wednesday, September 15, 2010 5:31 PM
Subject: EMPRÉSTIMO SIMPLES

Eu estava observando uma resposta da Previ através do Sr. José Ronaldo Guimarães Chicarino relativamente ao ES e alguns pontos por ele apontados me pareceu desprezível. Não vou citá-los porque decerto ele lembra com precisão. A previ tem alguma dificuldade em transformar quaisquer de seus ativos em dinheiro? Com os atuais ativos líquidos, essa Previ se sente ameaçada ao emprestar algumas “merrecas” aos aposentados? Qual o índice de inadimplência provocada pelos aposentados em relação aos seus empréstimos seja simples ou imobiliário? O Sr. José Ronaldo mais parece o Abade da previ.

Fazendo uma equação simples, logicamente a afirmação e nem o raciocínio de que duas ou mais coisas são consideradas iguais, é aplicada aqui: Para nós, os aposentados, a previ empresta dinheiro tendo sua correção com base no INPC+5,5% a.a que, mesmo sendo a menor taxa entre os Fundos de Pensão, como diz o Sr José Ronaldo, e levando-se em conta que a Previ não visa lucro, tais rendimentos mais o montante sobreposto ao mercado a rendimentos que desconheço, não se poderia dizer se não que, gera uma alta soma.Isto relativo aos aposentados e da ativa cujo retorno é certo. Por tanto, não vejo porque se preocupar com liquidez. Quanto ao mercado externo, aí sim, são outros quinhentos. Mas não vou falar nisso, pois se a Previ se preocupa tanto com os devedores da própria casa, acredito que esse cuidado é redobrado com os tomadores de fora. Acredito mais ainda que seja Administrado e Assessorado por pessoas de Alto e Inquestionável Nível de Sensatez, responsabilidade, Confiança e conhecimento no assunto.

Por fim, não poderia passar despercebido, principalmente aos olhos de quem tanto precisa que o assunto empréstimo simples- realinhamento, saiu de pauta. Digo isto porque nenhuma Entidade que diz representar aposentados e ativos tocou mais nesse assunto que surgiu com tanta ênfase. O que aconteceu? Os velhinhos não precisam mais dessa modalidade? Ou é preciso que cada um se dirija individualmente à Previ para pedir, implorar o que de momento se faz tão necessário? Era só fogo de palha, ou a Previ já informou a todos o projeto formulado de realinhamento, onde todas as Entidades já sabem, também estão jogando e, menos nós, os aposentados, e os da ativa o sabemos? O Sr. José Ronaldo apontou, ainda, a existência do ES em curto prazo. Salvo engano o mesmo requer margem consignável, e isto é um “bicho” que só os mais favorecidos o tem. A maioria está com a corda no pescoço. Por isso o realinhamento se faz necessário Urgentemente. O sistema atual é muito “grosso”, não pelo valor, mas pela quantidade de parcelas. No meu caso: “Disponível R$ 66.000,00, margem consignável zero”. O mercado já tem, digamos assim, uma DLL de mais de 120 prestações. Quem está com a corda no pescoço vai querer saber que, contraindo uma dívida de R$ 10.000,00 irá para lá para 100 mil ou mais? Vírgula, depois é que ele pensa quando então já estará na “merla” mesmo, e muitas vezes para muitos, pensam eles, a solução é o suicídio. Existe algum interesse em manter o caso abafado? Isso não é leviandade e menos ainda, sigiloso. Ora essa! Infelizmente não consegui emails de outras entidades para mandar cópia, exceto da Anabb e AAPPREVI. Todos se mantêm dentro de seus respectivos cascos como se cágados fossem. Obrigado.

Anônimo disse...

Colega Anônimo l5/9 - às 15:53

Gostaria de dizer-lhe que pode ficar tranquilo quanto ao seu Complemento Previ, porque o mesmo não sofrerá qualquer alteração, caso você tenha aumento por conta da revisão da sua aposentadoria junto ao INSS, mudança feita pelo STF,através da decisão de 08/09/10.
Fiz consulta a nossa Caixa que repassou-me essa orientação. Caso persista a sua dúvida, pode consultar a Previ que ela confirmará a minha assertiva.
Se você for um dos felizardos que tem esse direito, é só aguardar aviso que o INSS lhe fará sobre a mudança do teto. Segundo foi divulgado, somente daqui a dois ou três meses é que será feita a publicação da Decisão do STF.
Depois disso, a AGU fará recomendações ao INSS para cumprir, administrativamente, o que foi decidido pelo Corte Suprema.

Anônimo disse...

Colega Leonam,

Acho que não seria interessante, especialmente neste momento, misturar as estações e comparar linhas de crédito, cujas finalidades são totalmente diferentes.
O empréstimo simples é um capital de giro sem utilização específica, enquanto que o imobiliário, de valor bem mais elevado, é destinado a compra da casa própria, com juros, prazos, garantias, tudo seguindo o rito de uma operação de investimento, de formalização mais complexa e demorada.
Possivelmente, o índice de inadimplencia, neste caso, pode ser alto em face de dívidas de pedevistas,de demitidos, etc,não honradas.
Confesso que achei confusa a exposição dos fatos e não logrei entender qual foi a serventia do Sr. José Ronaldo neste episódio.

Ary Taunay Filho disse...

Prezado Marcos,

Na visão de um pobre pedevista que acompanha os acontecimentos mais por teimosia e mania de acompanhar as coisas do BB e da Previ, creio que tenho uma visão um pouco diferente, talvez até por estar assistindo de fora o que se passa.
Creio que tudo está ligado as consequências da Resolução 26 da SPC e o duro embate travado para anular seus efeitos, que sabemos extremamente nocivos aos interesses dos participantes do Plano 1.
A luta do BB, inclusive contabilizando de forma irregular aquilo que foi supostamente autorizado pela Resolução 26, trouxe ao Banco uma série de problemas, principalmente com o judiciário, com reflexos possíveis na CVM, que já se estendem por tempo demais, motivo pelo qual pode ter sido determinado ao novo Presidente Flores, que procure uma forma de "entendimento" com os verdadeiros donos do dinheiro.
Acredito que a coisa pode ser simplificada para melhor entendimento: É ordem do BB. Se berram tanto porque estamos metendo a mão no dinheiro deles e talvez consigam criar mais problemas do que já criaram, então vamos deixar que peguem um pouco, assim nos deixam em paz para pegar a nossa parte, afinal dinheiro tem para todos.
É assim que vejo a situação e as negociações só vão avançar se os representantes dos aposentados permitirem que o banco pegue o dele, senão nada vai dar em nada. Como sempre.

Anônimo disse...

Aposentados e pensionistas da grande São Paulo, compareçam a reunião do dia 20.09.
Lutem pelo realinhamento do ES com urgência.
Lutem para que as negociações sobre a distribuição do Superavit se iniciem logo.
Estamos necessitando demais.

Mariano Branquinho disse...

Prezado Wilson Luiz, seguindo seu exemplo e por mais uma vez, dirigí e-mail a Previ sobre o assunto alí tratado.

Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Aposentados e Pensionistas, faço o mesmo pedido do colega, voces que moram em São Paulo compareçam a reunião do dia 20.09!!!!!
Se eu morasse ai ou tivesse meios para ir jamais deixaria de comparecer a essa reunião!
Precisamos lutar pelo realinhamento do ES e pela distribuição do superávit e pelo aumento das pensionistas!!!!
Estamos todos no mesmo barco!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia, colegas!!!
Liguei para a PREVI e pedi informações sobre o ES. A resposta foi a seguinte: Somente no dia 20!
Perguntei: Vai ser alterado o limite? A resposta foi: Não temos informações sobre nenhum aumento do teto do Es!!!!
Para minha surpresa poderei tirar migalhas!!!!!
Que arrependimento de ter perdido o meu tempo votando na Chapa 3!!!
A Previ jamais verá o meu voto!
E tem outra coisa vou sair da ANABB, AfaBB!! São todos da farinha do mesmo saco!! Ninguém esta nem ai para os aposentados e pensionistas!!!!
Pediram para avaliar o atendimento!
Avaliar o que? Minha reação foi desligar o telefone !!!
Quero que todos eles vão para o inferno!!! Canalhas!!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo 15/09-20:34

Vc me parece muito bem informado sobre este assunto da revisão das aposentadorias do INSS. Gostaria que, se possível, esclarecesse se no caso de alguem que se aposentou, antes de 2003 (2001), proporcional (30 anos de INSS) mas sempre contribuiu sobre o teto,tambem estas aposentadorias serão recalculadas?

Anônimo disse...

Presidente do BB compra imóvel com dinheiro vivo. Interessante, não?
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/09/16/presidente-do-bb-compra-imovel-com-dinheiro-vivo-324842.asp

Anônimo disse...

Marcos,

Quantas pessoas lêem este Blog?

Qual o alcance das mensagens aqui postadas?

As entidades e seus diretores tem acessado o que aqui se escreve?

O Ministério Público, por acaso, está informado sobre este Blog?

Me ocorre fazer estas perguntas, tendo em vista que pelo "modus faciendi" me parece que poucos ou os mesmos estão dando o "tom", com raras exceções.

Já podemos aquilatar a repercussão das mensagens?

Prezo e muito o teu trabalho, caro Marcos.

Fraterno Abraço

Anônimo disse...

Colegas,

Li na internet que quem estiver entre aqueles que tem direito ao aumento no teto do INSS deve entrar na justiça. O advogado disse que todas as vezes que fizeram acordos o INSS fez o cálculo a menor. Então vale refletir sobre esta questão...

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Seria possível AAPPREVI prorrogar por mais um mês a possibilidade de entrar com a ação RMI? Estou com dificuldades de conseguir os espelhos no BB. E os futuros associados como poderão entrar com a ação?

Grato por sua atenção e compreensão

Carlão/Joinville disse...

Prezados, para conhecimento, acabei de enviar a seguinte mensagem ao Presidente da ANABB:

Prezado Senhor,
Tenho observado com muita preocupação o silencio dessa associação da qual sou um dos primeiros associados a respeito da distribuição do superavit da Previ.
Diferentemente de anos anteriores, onde pelos menos nos era passado inforamções acerca do assunto, atualmente o tema tem sido evitado de forma preocupante, colocando em duvida qual o verdadeiro papel que essa associação que grandes serviços já nos prestou está representando nesse momento.
Dessa forma, na qualidade de associado, gostaria que me fosse respondido os seguintes questionamentos:
- O que a ANABB tem feito a FAVOR DOS ASSOCIADOS para que a LC que trata da distribuição do superavit seja cumprida (veja que so queremos que a lei seja cumprida, o que, num estado democratico de direito soa como algo surreal);
- a ANABB questionou judicialmente a malfadada resolução 26, que tantos prejuizos nos causou! Se não, por que foi encomendado um parecer, divulgado no site, que demonstrou a ilegalidade de tal Resolução!
- É do conhecimento dessa associação, que caso a Resolução seja declarada ilegal pelo Poder Judiciario, coloca em risco a saude financeira do BB, na medida em que os valores já pagos a titulo de dividendos, PLR, impostos e outros terão de ser arcados pelo BB!
- É do conhecimento da ANABB, que todos estão ganhando com o superavit da nossa (sic) Previ (acionistas, funcionarios da ativa, governo, etc, etc, etc), menos aqueles que, por lei, deveriam ser os beneficiados em razçao do superavit realizado, ou seja, nós os bobos da corte!
Esses, senhor presidente, são alguns dos questionamentos que faço em meu nome, mas que certamente são corroborados por milhares de associados que não estão entendendo o preocupante silencio da ANABB.
A proposito, só mais um questionamento: estaria essa gloriosa associação desviando-se do seu foco principal, que, salvo engano, é o de defender TODOS seus associados, da ativa e aposentados!
Com a palavra Vossa Senhoria.
Att.
Carlos Magna

Anônimo disse...

ESSE ANÔNIMO DAS 05:21 PARECE ESTAR PATRULHANDO O BLOG. Ô CARA PÁLIDA, MANDA O MINISTÉRIO PÚBLICO LÁ NA PREVI/BB, PARA OS FAZEREM CUMPRIR A LEI.

Anônimo disse...

A imprensa divulgou que o filho da substituta da bruxa guerrilheira, cobrou de uma empresa uma comissão de 5% num empréstimo de 9 bilhões no BNDS. Será que é aumentar o Belo Monte?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo ()6:15).

A AAPPREVI estuda a possibilidade/viabilidade de prorrogar o prazo para ingresso na ação RMI.

Anônimo disse...

Colegas, o presidente do BB comprou um imóvel e pagou com dinheiro vivo, mais foram apenas R$150.000,00 para quem tem o salário que ele recebe por mes, esse valor é café pequeno.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Blog Previ Plano 1 - Informações extraídas do Google Analytics, nesta data:

146 mil visitas desde a criação, em setembro de 2009.
19 mil visitas entre 16/08/10 - 16/09/10 (um mês)

Visto em 27 países desde a fundação.
No Brasil, visto em 263 cidades desde a fundação.

1081 acessos vindos de dentro do Banco do Brasil, usando
a rede interna exclusiva do Banco.

62% dos visitantes visitaram o blog mais de 15 vezes.

Departamento de Comunicação da AAPPREVI

Décio Machado disse...

Marcos, que tal contratarmos o filho da ministra da casa civil para desenrolar a distribuição do superavit e o aumento do empréstimo simples? Com módicos 5 por cento de comissão, com certeza ele consegue na hora.

Anônimo disse...

Anônimo de 16/9 -04:52

É simples o aposentado identificar se tem direito à revisão.Com a Carta de Concessão de Aposentadoria basta verificar se a média dos salários-de-contribuição foi superior ao teto, ou seja, se houve limitação da média já no primeiro pagamento.
A decisão do STF atinge principalmente os aposentados: a) com benefícios iniciados entre julho de 1988 e dezembro de 2003; b) Que sempre contribuiram com o teto da Previdência Social; c) No primeiro pagamento, a média dos salários-de-contribuição foi limitada ao teto da época, o que pode ser identificado no cálculo constante da Carta de Concessão de Aposentadoria.
No seu caso, como à aposentadoria foi proporcial, o INSS aplicou o seguinte redutor: O valor da média os últimos 36 salários-de-contribuição x 70%, encontrando a renda inicial.
Trocando em miúdos: se, por exemplo, o teto da época fosse R$ 2.350,00 e a sua renda inicial fosse R$ 2.395,00, haveria perda de R$45,00, pois ficaria configurada a limitação ao teto.
Com a mudança feita pelo STF, o novo teto, a partir de dezembro de 1998, seria R$2.400,00, então você faria jús a uma diferença de R$ 50,00, com direito a atrasados e atualização no valor do benefício.
Em face do redutor aplicado, acho dificil, casos de aposentadorias proporcionais beneficiarem da regalia. Infelizmente também aposentei-me com 30 anos e 15 dias e estou na mesma situação sua.

Anônimo disse...

Colegas,
Embora eu esteja cético quanto a uma negociação, se acontecer devemos fazer algumas considerações.
A Resolução 26, estabelece que, para destinação da Reserva Especial, deverá ser observada a PROPORÇÃO CONTRIBUTIVA:
Art. 15. Para a destinação da reserva especial, deverão ser identificados quais os montantes
atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado, e ao patrocinador, de outro, observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua constituição, a partir das contribuições normais vertidas
nesse período.
§ 1º Na hipótese de não ter havido contribuições no período em que foi constituída a reserva
especial, deverá ser considerada a proporção contributiva adotada, pelo menos, nos três exercícios que
antecederam a redução integral, a suspensão ou a supressão de contribuições, observada como limite temporal a data de 29 de maio de 2001. ( Lei Complementar)

A 1ª Revisão do Plano, pela nova Lei, foi realizada em 2007, utilizando a Reserva Especial acumulada nos exercicios de 2004/2005/2006, e consequentemente, englobou 2003/2002/2001 ( data limite). Pela lógica, esse período não pode ser mais referencia para apuração, pois a sua Reserva, gerada pelos balanços, já está sendo utilizada desde 2007, com a alteração do Regulamento, aprovado em todas as instancias às quais a Previ está subordinada. Trata-se, então, de um ATO JURIDICO PERFEITO(aRT. 5º, INCISO XXXVI), dispositivo constitucional que constitui clausula petrea.(imutável).
Regulamento de 19/12/2007
Art. 82 – A utilização total ou parcial de recursos apurados em razão da existência de resultado superavitário no Plano de Benefícios em montante suficiente para a formação de Reserva Especial será regida pelas regras estabelecidas neste capítulo.

Parágrafo único - A utilização dos recursos descritos no caput será feita com base em:

I – Nota Técnica Atuarial específica;
II – o que dispõe o artigo 20 da Lei Complementar 109, de 29.05.2001;
Quanto ao triênio 2007/2008/2009, não há como falar em proporção contributiva. As contribuições estão suspensas, sendo custeadas por Fundo Previdenciário criado para esse fim.
O "fabricante" da Resolução 26 até tenta algo novo, outorgando à SPC alguma forma de "forçar" a apuração conforme Proporção Contributiva: -
Art. 33. A SPC fica autorizada a aprovar a adoção de proporção contributiva referente a período
de verificação diverso do estabelecido nos arts. 15 e 29 nos casos de superávit ou déficit apurados até a data de publicação desta Resolução.

Embora as leis nos favoreçam, será que conseguiremos algo? Lembrem-se que somos considerados "um grupo de privilegiados, com beneficios complementares ultravalorizados, gerados com recursos públicos..."

Anônimo disse...

Colega Carlão,

A sua mensagem á ANABB ficou ótima. Todos os questionamentos são procedentes e muito bem colocados. Gostaria de tomar conhecimento da resposta, pelo que peço a gentileza de retransmiti-lá.
Agora, será que não há erro no seu sobrenome. No cabeçalho apareceu "Carlão" e depois o sobrenome "Magna".

Anônimo disse...

A outra bruxa,a ex diretora, ameaçou acabar com o blog dela se fazendo de vitima mas continua destilando veneno com promessas aos desavisados.
Em resposta ao colega Jorge Teixeira, ela da a entender de NESTE mes saira mudança no ES e mais,fala do superavit como se soubesse algo.
E, a campanha dela para 2012 continua....
Publicar.

Anônimo disse...

Prezados colegas e blogueiros,

A descoberta deste blog foi muito importante para mim. Apesar da minha insatisfação com as várias negativas que recebi dos questionamentos feitos à ANABB, não sabia onde recorrer. Percebia que havia algo de podre nos porões daquela entidade, mas fazer o quê? Foi aí que encontrei um lugar onde as pessoas realmente querem ajudar as outras sem extorsão. Você Marcos e você Gilvan, juntamente com os demais colegas estão de parabéns. Continuem assim por favor. Não façam como a maioria dessas associações de aposentados que só nos enganam. MUITO OBRIGADO A AAPPREVI!!!

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Em casa de ferreiro o espeto é de pau. Veja que belo exemplo o senhor Presidente do BB está dando à Nação.
Alegou que guardava R$200.000,00 em casa (debaixo do colchão), abrindo mãos dos rendimentos de aplicações financeiras, em troca de que?
Outra dúvida: Disse que comprou um apartamento por R$150.000,00, pagando em moeda corrente,enquanto que o apartamento ao lado, do vizinho está à venda pelo preço de R$ 300.000,00.
Será que esse negócio de carregar dinheiro em mala nunca vai acabar. Quem faz este tipo de coisa, sem dúvida alguma, não dá conta de explicar a origem dos recursos.
Nessa hora, vem aquela história: Não tenho nada a declarar, o famoso artigo 5º, inciso LXIII da Constituição Federal.
De pronto, o Lula deveria afastar do cargo este cidadão, isto compromete seriamente a imagem do banco.

Anônimo disse...

Imaginem!!! O poderoso presidente do BB não ter confiança em deixar sua grana depositada no Banco. AÍ TEM COISA!!!!

Anônimo disse...

Colegas,


Vai aqui uma humilde sugestão, esqueçam a ANABB, porque depois que uma estrutura apodrece, para servir os interesses de quem a comanda, não há mais volta.

Abraços!!

Anônimo disse...

Se fosse verdade.....
Quer dizer que nem ele aplicava o dinheiro no BB?
Belo exemplo para nos.
Publique-se.

Anônimo disse...

Caro Colega das 6h33m,



Não escrevo tão bem como o Colega, então fui mal interprestado.

O que eu quiz dizer é que seja dado conhecimento, das mensagens escritas neste Blogo, ao Ministério Público.

Não tive, não tenho e nunca terei a pretensão de patrulhar quem quer que seja.

Tenho plena consciência da responsabilidade do Marcos em dirigir este Blog.

Espero que o Colega fique mais tranquilo com estas explicações e não me tome por algoz.

Meu desejo é que as coisas melhorem e para aqueles que hoje nos massacram, a punição seja exemplar.

Cordiais Saudações

Anônimo disse...

Colegas, a podridão na ANABB não vem de hoje... Olhem matéria "Prodígio legal" da revista Veja, de 23/12/98, página 45 (demora um pouco para carregar, para dar zoom é só clicar na página).
link:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?cod=JOJQFRIMD8

Anônimo disse...

Colegas, desculpem-me, mas parece que o link mudou para:

http://veja.com.br/acervodigital/home.aspx?cod=JOJQFRIMD8

Anônimo disse...

Anônimo 16 de setembro 05:21,gostaria que explicasse, pois não entendi o porque da pergunta se o Ministério Público está informado sobre o blog? Por acaso teremos que redigir nossas comunicações atravéz de carta e postá-las nos correios?
Voçê deveria identificar-se, não acha?
A AAPPrevi é a única associação que realmente interage com seus associados. E isso é bom para todos nós que dela participamos.
Lhe pergunto: por que as outras não possuem blog?
Estamos na era das COMUNICAÇÕES!
Avance no tempo rapaz!