quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pedido de Adiamento



Curitiba (PR), 04 de julho de 2012.

À FAABB
CONVITE PARA REUNIÃO EM BRASÍLIA

Prezada Presidente,

Ao que consta, essa reunião foi organizada pela FAABB em conjunto com a ANABB e AAFBB, onde tudo foi esquematizado sem conhecimento prévio das pessoas e/ou Entidades convidadas. Usando suas próprias palavras: “Um encontro desse porte necessita de alguma estrutura, patrocínio, etc., de modo que não sacrifique os companheiros com despesas de viagem e hospedagem”.

Nesse entendimento, os responsáveis fixaram datas convenientes a se adaptar à sua disponibilidade, diferentemente das pessoas convidadas a quem foi dado o taxativo e exíguo prazo de sete dias para confirmar presença. Esqueceram tratar-se de idosos, em sua maioria, com compromissos inadiáveis agendados previamente, tais como: cirurgias, tratamentos de saúde com exames médicos marcados, bodas de filhos e netos, viagens com passagens pagas, etc.

Como a finalidade do encontro tem como foco principal dar conhecimento do resultado da reunião agendada com o Ministério da Previdência (sem consulta aos interessados), onde comparecerão os dirigentes das três Entidades citadas, não há necessidade de que os esclarecimentos pertinentes sejam dados logo a seguir, pelo que pode esperar para data mais oportuna, de modo que ninguém alegue a existência de compromissos preexistentes como motivo para desistência.

No meu caso pessoal, e conforme informado, o comparecimento depende do resultado de consulta feita à Diretoria da AAPPREVI, de quem aguardo autorização.

Todavia, consulta desse porte demanda tempo para se consumar pela necessidade de se prover as explicações necessárias aos arguidos. E as informações disponibilizadas nas suas mensagens são de fundo vago e pouco explicativo. Por isto não estou encontrando argumentos de convencimento porque são muitos os pedidos de esclarecimentos e alguns pontos questionados continuam sem resposta, como, por exemplo:

- Qual o critério de escolha dos convidados. A explicação primeira não encontra amparo quando alega a intenção de promover “um grande encontro de colegas ligados ou não a Associações, mas que têm em comum uma participação ativa nas discussões de Cassi e de Previ nos grupos e blogs da internet”. Há nomes que não se enquadram nessas justificativas, com há outros que deveriam constar na relação: Edgardo Amorim Rego é o exemplo maior.

- Porque nenhuma AFABB foi convidada enquanto que a UNAMIBB estará presente, embora ela represente os interesses dos acionistas minoritários do Banco do Brasil, Patrocinador da PREVI, não se enquadrando nos propósitos justificados.

- Porque e a título de que a ANABB foi convidada.

- Porque A AAFBB e a FAABB estarão representadas, também, pelo seu Advogado. Acaso espera-se algum embate jurídico na reunião para enquadrar algum dos presentes? Os demais participantes poderão levar seus advogados, às suas expensas?

- Porque somente foram convidas pela FAABB a AAFBB e a ANABB, quando a Federação congrega 32 associações e a ANABB não consta desse rol. Ademais, ao perguntar se eu estava sendo convidado como Presidente da AAPPREVI, sua resposta foi: “Se o prezado Presidente vai ao Encontro em nome da AAPPREVI ou como colega que habitualmente participa das reuniões, deixo a seu critério”.

Por tudo isto e reafirmando o propósito de comparecer, até mesmo sem representar oficialmente a AAPPREVI, solicito a deferência de respostas ao que aqui se contém, além de conceder dilação de prazos - tanto para a confirmação de presença (06/07), quanto para a reunião em si. Bem como seja informada a PAUTA do encontro, citando a duração e horários, os assuntos a serem discutidos, e por quem, e quais os oradores previamente determinados para defender propostas individuais e/ou das suas Entidades.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.
==============================
Leia a Revista da AAPPREVI: http://www.aapprevi.com.br/revista

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 04 de julho de 2012.

66 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Pronta resposta da FAABB. Lamentavelmente sem contemplar os mais importantes e elucidativos quesitos abordados:

Sr. Presidente,

A iniciativa desse encontro não foi da FAABB. Não se trata de Reunião Ordinária ou Extraordinária da FAABB. Fomos incitados por colegas que me procuraram, procuraram o Presidente da AAFBB sugerindo esse Encontro. Em entendimentos com a AAFBB, me foi sugerido que assumisse a organização e os convites, pois tenho maior disponibilidade e experiência em organização de eventos da espécie. Os nomes me foram sugeridos por associações e colegas e com toda a certeza estamos certos que muitos outros poderiam ser convidados, mas se atendêssemos a todas as solicitações o encontro torna-se-ia inviável pelos custos.
Ninguém da Unamibb foi convidado, pois eu não falo pela entidade. Não falo pela Unamibb, pois sou tão somente a vice-presidente. O Antonio Carlos que é da Unamibb, lá estaria pelo seu trabalho profícuo em jornal institucional de circulação nacional, já declinou do convite por compromissos anteriormente assumidos. Não se trata, repito, de Reunião da FAABB, assim, alguns nomes que são de associações foram convidados não em nome de suas entidades, mas pela participação nos grupos, redes, blogs, de discussão. O senhor, prezado colega, foi convidado não por presidir a AAPPREVI, mas por ter participação ativa na web.
O Presidente da AFABB DF foi convidado por evidentemente se tratar de entidade localizada no local do evento. A ANABB foi convidada por ter sido através dela que conseguimos audiência no Ministério que gentilmente nos incluiu entre os nomes que lá serão recebidos. O Ministério exige, de praxe, que a entidade que solicita audiência restrinja e nomeie quem irá comparecer. Ademais, a postura da ANABB nesta nova de gestão já mostra disposição de enfrentamento incomum em gestões passadas.
O convite ao advogado que presta serviço coincidentemente tanto a FAABB quanto a AAFBB (cuja presença ainda ele não pode confirmar, pois depende de desmarcar audiência em tribunal no Rio), seria para dirimir quaisquer dúvidas quanto aos caminhos que possam aventar para enfrentar a Resolução que se anuncia.
Quanto a data agendada - e vários já confirmaram presença, é a que nos parece a mais oportuna, próxima a audiência no Ministério, em dia da semana onde tanto passagens aéreas quanto vagas nos hotéis ficam mais em conta. Ademais, fossemos atender as necessidades individuais fatalmente encontraríamos sempre muitos que não poderiam comparecer por um motivo ou outro.
Quanto a Pauta, esta é simplesmente PREVI e, principalmente, o que depreendermos da audiência no Ministério. Apresentarei breve Power Point das principais mudanças havidas na Previ a partir de 1997, todos os desvios de patrimônio da Previ de 1997 a 2010, a posição das ações judiciais que correm contestando a paridade contributiva, a ação que pede a volta das prerrogativas do corpo social e a que contesta a Resolução 26. A partir da confirmação dos nomes (quantidade de presenças) definiremos o tempo de uso da palavra, de modo a tornar o encontro produtivo e célere. Trata-se de um Encontro, onde não se formalizará nenhum documento, nenhum compromisso que obrigue os convidados a cumprir, pois tal reunião não tem o poder deliberar nada, visto que todas as pessoas ali convidadas são independentes, certamente não falam por suas entidades de origem. Trata-se de um Encontro e não uma reunião ordinária ou extraordinária da FAABB.
Lamento não poder atendê-lo no adiamento e reforço que já recebi propostas de antecipação de datas, postergação para dia 19, para dia 2 e até para 15 de agosto, o que mostra que se atender a um, talvez comprometa a participação de outros.

Atenciosamente
Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

Brilhante!!! Parafraseando o filósofo Romário, Vc é o cara!!! Tinha certeza que não cairia numa arapuca dessas. Além de mal feita, confeccionada as pressas para a presa não poder raciocinar.

Para os que acham que o Marcos deve ir de qualquer jeito, alguém quer acompanhá-lo? Pimenta no olho dos outros é refresco...

Anônimo disse...

MISE-EN-SCENE.Dona Isa é vice na Unamibb.Faz tempo que está lá. A Anabb é para o Banco.Na lista, repito, raras excessões.Os demais estão a muito tempo "na estrada" e nos cargos e de reunião em reunião a coisa só tem piorado. Colega DUDA, NÃO CALE SUA BOCA, pois v.tem enxergado o panorama bem melhor que os alienados.Caro Marcos, sei da sua independência e sabedoria,mas, lhe digo, não creio nessa história pois me soa 2010.

Anônimo disse...

Pessoal estou indgnado com tudo isso que esta acontecendo. Vou sair um pouco do assunto: Aguém conseguiu renovar o BET?Terminei de pagar o mes passado e para mim aparece somente 300,00. O que é isso?

Anônimo disse...

PPROMESSAS, PROMESSAS E NENHUMA CUMPRIDA.
CADE A CHAPA 6?

Anônimo disse...

Marcos,

Na minha opinião, seria importante sua presença nesse encontro do DF, não obstante o ocorrido em Xereu, onde lhe receberam como se fosse um "lobo mau". Nem mesmo a ira dos que estavam presentes na ocasião - responsáveis pela posterior exclusão da AAPPREVI do rol de associados da FAABB - pôde atingir seu grande e admirável caráter. Hoje percebem o grande erro cometido na época. Mas o orgulho não os deixa admitir. Sabíamos que não tardaria para que lhe procurassem novamente. Agora já conhecem a importância do seu trabalho.
Sabemos, no entanto, que a Anabb estará presente, preocupando-se com nosso ex-patrão. E outros estarão representando mais de uma associação, pois possuem cargos e funções em outras entidades, concomitantemente.

Mas sua presença será importante para nós, associados da AAPPREVI, e para todos os aposentados e pensionistas, indistintamente.

pa/Gyn

Anônimo disse...

Vai não Marcos. Daquele mato não sai coelho.

Anônimo disse...

É impressionante a predisposição de alguns colegas de se colocarem contra quaisquer iniciativas onde a Sra. Isa esteja coordenando ou participando diretamente. A Sra. Isa há anos luta pelos interesses de seus colegas, com honradez, probidade e extrema humildade, inclusive quando enfrentava delicados problemas de saúde.

Não sou advogado da Sra. Isa e sequer a conheço pessoalmente, apenas nutro por ela um profundo respeito e admiração.

Se ela hoje ocupa posição de destaque, é unicamente pelo seu talento e pela sua dedicação. A Sra. Isa está na luta há muito mais tempo do que alguns colegas que, parafraseando o jogador Romário, "chegaram agora no ônibus e já querem sentar-se à janela".

Genildo Cavalcante

Rio de Janeiro (RJ)

Anônimo disse...

Sr. Marcos, sua presença na reunião de Brasília é muito importante, se não puder ir mande um representante seu, devemos nos unir em pról do bem comum aos participantes do Plano1,corremos severos riscos de dias ainda piores,portanto deixemos de lado diferenças do passado, tudo muda, o convite feito pela Sra.Isa mostra que voce é um nome de peso nesse contexto, torço pela sua ida à reunião.

helio castelo de souza disse...

Caro Marcos, vc tem discernimento o suficiente, e capacidade para analisar com serenidade a situação e tomar a decisão que julgar mais salutar para defender os interesses da AAPREVI e de seus pares, que não possuem o teu conhecimento e voz, para defender os interesses dessa gama de aposentados tão fragilizados, e decidir ou não pela participação na referida reunião. No meu modesto entender acho que seria importante e salutar, a presença de alguém que realmente defenda os interesses da maioria dos "beneficiários" da PREVI, e não sermos acusados de OMISSÃO.

Mariano Branquinho disse...

Vai Marcos, não podemos nos acovardar. Não temas, DEUS estará conosco. Se um dos nossos baluartes que é o seu caso, nosso grande líder, naõ enfrentar as feras, como ficaremos? Segue em frente DEUS de proteja e conte conosco. Abraços Paraibano. Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Gente, nós só chegaremos a algum lugar dialogando. O Vaticano que vivia recolhido no seu palácio durante SECULOS liberou o Papa para ouvir o povo de todo o mundo. A Rússia que chegou a construir um muro para se separar dos demais povos acabou por compreender que o isolamento não é solução. Da China nem preciso falar já que suas muralhas viraram diversão para os turistas. O mundo é uma aldeia global: fugir para onde?Medo de que ? Que mal faz ouvir? Concordar é outra coisa ! Temos de ter em mente que o Marcos Cordeiro é um homem inteligente, experiente, tem o apoio e admiração de todos nós e se o desencorajarmos dá-se a impressão que ele não suporta pressão . Sabemos que Marcos é "Cobra Criada" como se diz no jargão futebolistico. Lembremos que o evento é discursivo e não tem poder de decisão.Bola pra frente ! Divany Silveira -Sete Lagoas-Mg

Anônimo disse...

A vovó e uma antônia já estão articulando para as eleições de 2014. Conseguem acreditar nisso?

Anônimo disse...

A minha opinião pessoal é que sempre devemos ter um dos nossos presentes, mesmo que não se faça absolutamente nada. Todo encontro é profícuo quando mais não seja para tomar a temperatura das opiniões expressas. Principalmente em se realizando em Brasilia, quando saberemos, ou intuiremos em que direção o governo se inclina. Com o pé atras estaremos sempre. Mas não será nos recusando a estar presentes que ficaremos a par do que se urde contra nós. Esta é a minha opinião sincera.

Claudia do Rio

Pensionista disse...

Vai sim , Marcos. Só temos voces da AAPREVI para nos defender.Essa chapa 6 esta querendo aprontar.Nem para aqueles que a elegerma não agardeceram.Eu confirmo, votei na 5.

Anônimo disse...

Prezado Marcos e demais colegas,
Fico impressionado com a falta de capacidade de interpretação do "momento" que estamos vivendo.Tudo o que aconteceu no passado foi ANTES da ameaça dessa nova resolução.No futuro, poderemos falar no ANTES e no DEPOIS dessa ameaça.Considerando que referida ameaça afeta a gregos e troianos, indiscriminadamente, é natural que forças que antes não se mexiam, estejam, agora, articulando encontros, discussoes, etc.A presença do Marcos, de moto proprio, representando apenas a si mesmo, não compromete, a meu ver, nem o Marcos nem a AAPPREVI. Seria até bom,porque ele poderia verificar se há real sinceridade e autêntica preocupação com os rumos do nosso Fundo de Pensao.A sua ida só teria a SOMAR e nao a DIMINUIR,pois o seu relato conferiria maior credibilidade ao resultado saido dos debates.Acredito, tambem, que a Sra. Isa Musa deixou bem claras as razoes do encontro e, com certa humildade, deu-se o trabalho de responder por 3 vezes as perguntas que você fez.

Paulo Beno disse...

Se o Rossi e o Ruy Brito forem, Vá e leve o Edegardo junto.
Precisamos saber do que se trata tal reunião, pois a frequência será mínima...(Isa não tem tanto apoio quanto se acha...)

Agora, se o Rossi e o Brito não forem, NÃO VÁ SOZINHO, SEM PERNEIRA...

Anônimo disse...

Francamente! Essa dona Isa deve ser homem, pois é preciso ter saco para aturar você Marcos

Anônimo disse...

Não me recordo do passageiro do ônibus defendendo o Sr. Marcos na época de Xerém.
Salvo engano, até bateram na porta do quarto dele a noite ameaçando-o e a memória não alcança uma defesa tão entusiasmada quanto essa para sua musa.
Pq só a Dona Isa tem esse telefone vermelho que lhe informa que o patrocínio será retirado?
Anabb? Ex-Garef petista? Robson Rocha? Esse povo não come no mesmo prato que a AAPPREVI

Chico Alves disse...

Muitos colegas não têm a menor idéia dos tempos difíceis que nos esperam. Acabo de vir de uma audiência judicial da ação Cesta Alimentação, da qual perdemos fragorosamente, com o agravante de ser condenado pela PREVI - como castigo pela audácia de ter ousado impetra-la - ao pagamento das custas processuais no valor de aproximadamente R$ 2.000,00. Que não se enganem, a Previ, usando dos nossos próprios recursos financeiros , vai partir com gosto de sangue para cima dos aposentados e pensionistas. Vejo qui no blog comentários de que o Diretor fulano de tal afirmou que o BB não retirará o patrocínio da nossa Caixa de Previdência. Pobres coitados daqueles que pensam assim. Quem já foi administrador de agência e participou de reuniões com membros dos os altos escalões do Banco sabe perfeitamente que a empresa tem dois discursos: um para o público externo e outro para o público interno. Eu acho que o Marcos deve participar dessa reunião com a altivez que lhe é peculiar e com o apoio de todos nós. Faltar ao encontro não nos vai acrescentar qualquer benefício. Quanto às preocupações de alguns com a segurança do nosso estimado presidente, sugiro-lhe, por medida de segurança, fazer-se acompanhado do velho e eficiente porrete de aroeira, que por aqui é também conhecido como "amansa doido".

fernando disse...

MARCOS, faço menção a uma notícia do site da anabb, onde o BB é ainstituição mais forte do mundo, segundo uma agencia especializada. Será que eles sabem das contabilizações (superavit) da PREVI?

Anônimo disse...

Já soube que da lista dos convidados somente confirmaram presença os que são do time de dona Isa. Não vá não, caro Marcos

Anônimo disse...

Marcos, Boa Noite!

Es o cara, eu sabia, e ja esperava
sta atitude... mais amiude. Voce e
demais. Mas amigo, não deves esquecer o ocorrido em Xerem, mas es um Vencedor, vá sim prcisamos de ver de perto as ocorrencias. Deus o abencõe,
Marisa Moreira

Anônimo disse...

Atençao: baixou os juros da cooperforte!

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Custei a dar minha opiniao sobre se o senhor deve ou não deve ir. Faça o seguinte, se aquele lambe botas daquela associaçãozinha que pediu a exclusão da Aaapprevi da Faabbb for comparecer, não vá.
Não sem misture com essa gentalia!!!
Outra coisa: fará diferença em o senhor ir ou deixar de ir? Claro que não, portanto, fique em casa. Vamos combater ou aprovar o que lá for decidido.
Um abraço.

Anônimo disse...

Tem gente ai sugerindo que Marcos leve um porrete... Olhem lá, violência gera violência. Dona Isa dizem que tem porte de arma. coisas da Policia Federal

Anônimo disse...

Que vergonha vocês estão dando com esse bagaço todo.

aDEMAR disse...

Marcos,

Acho muito importante a sua participação nessa reunião. O tempo é de unirmos contra o grande inimigo. Não perca a oportunidade que lhe é dada.

Anônimo disse...

Pra piorar o time do sapo barbudo ganhou... O Dr. tem razão! É o fim dos tempos

Anônimo disse...

DIRETORIA ELEITA DA PREVI DEVOLVE DELEGADO SINDICAL

Delegado sindical, com 20 anos de serviços prestados à PREVI, foi devolvido para o Banco. As diretorias de planejamento e de administração não apresentaram uma justificativa concreta para a decisão. Para o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, houve uma desinteligência. Com avaliações positivas de desempenho e amparado pelas prerrogativas da sua condição de representação sindical, capituladas em Acordo Coletivo e na legislação específica, o funcionário não poderia ser dispensado.
Além da manifestação de repúdio ao ato arbitrário, no prédio da PREVI, o Sindicato já acionou a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Para garantir os direitos do bancário, um mandado de segurança será protocolado nesta quinta-feira, 05. A CUT e a CONTRAF já foram comunicadas do fato. Em reuniões, exigidas pela direção do Sindicato, os diretores e a presidência do fundo de pensão demonstraram-se irredutíveis da decisão.
CADE A CHAPA 6?POR QUE SE ESCONDEM?

Anônimo disse...

Marcos, passe a bola para os que acham que voce deve comparecer a tal farsa.Como em 2010, ja esta tudo acertado e mais uma vez a tal isa ou vai concordar ou quem sabe assinar o que ja foi decidido pelo (des)governo/bb/previ.Como ja estamos "carecas"de saber, a reuniao e so para humilhar quem lhes incomoda.
Pense na sua familia pois estamos lidando com bandidos, canalhas que so pensam nos proprios bolsos.
Duda

Anônimo disse...

Marcos, passe a bola para os que acham que voce deve comparecer a tal farsa.Como em 2010, ja esta tudo acertado e mais uma vez a tal isa ou vai concordar ou quem sabe assinar o que ja foi decidido pelo (des)governo/bb/previ.Como ja estamos "carecas"de saber, a reuniao e so para humilhar quem lhes incomoda.
Pense na sua familia pois estamos lidando com bandidos, canalhas que so pensam nos proprios bolsos.
Duda

Luis-BH disse...

Vai não, Marcos! Só armam o circo para dar suposta credibilidade nas discussões.

Anônimo disse...

Disse tudo Duda!!!!

renato campos baptista disse...

Caro Marcos,

Para fazer face à exclusão do cré-
dito da Cesta Alimentação nos con-
tracheques dos assistidos e pensio-
nistas e, somada às despesas com os
honorários de sucumbência, sugiro
que faça chegar aos dirigentes da
Previ a necessidade de adequar o ES
ao propalado 180X180. Não é hora de
retaliação por parte da entidade.
Creio que, diante dos acontecimen-
tos recentes, tal decisão soaria
como um sinal de paz entre as par-
tes, além de trazer grande alívio
aos bolsos de todos.

Renato.

Anônimo disse...

Ela não convidou o jmj porque??!!

Anônimo disse...

Noticia OTIMA,que ele seja o primeiro de muitos.
Ponham essa raça para trabalhar devolvendo-os para o banco.
No final todos querem virar deputados.....nao e Ciro Garcia?

Anônimo disse...

Vai nada amigo Marcos. Nada de bom sai desse grupo convidado espertamente

Anônimo disse...

A senhora Isa Musa, não convidou o Juarez, por educação e respeito aos
dois colegas.
Isso se chama "etiqueta social.

Vá sim Marcos, não tenha receio de nada. Esse povo
está ficando com paranoia de tudo, como se você devesse
algo. Ela querendo ou não, você estará representando a AAPPREVI.

Paulo disse...

Caros Colegas! Caros Amigos!

Já que não nos restam muitas esperanças em relação à Ação da Cesta Alimentação, deveriamos empreender esforços junto à PREVI e BB para que o valor do BET fosse incorporado de vez em nossos benefícios, até mesmo porque a Previ ja nos paga esse BET e não custará nada a mais continuarem nos pagando por mais uns anos.

Deveriamos aproveitas essa reunião de Brasília, com o Marco ou com o Ari,de preferencia com os dois a nos representar.

Caro Marcos, gostei muito das suas ponderações sobre esse encontro, mas mesmo assim gostaria de vê-los voce e o Ari, ainda que fosse em carater pessoal.

Deus lhes pague todo o bem que tem prestado à nós os aposentados da
PREVI.

Anônimo disse...

Gente desavisada a PREVI é no Rio e a tal reunião do mal é em Brasília....

Anônimo disse...

Graças a Deus ainda temos a COOPERFORTE!

Anônimo disse...

Se o Prof° Ari já confirmou sua ida não vejo necessidade da presença do Marcos.

Ouvi quando pequeno uma história que me marcou bastante: Durante uma batalha onde a neve castigava os soldados com muito rigor, ao acordar, Napoleão percebeu que dois de seus soldados estavam mortos pois colocaram suas capas para proteger seu líder.

Que nos sirva de exemplo...

Anônimo disse...

O BET o BB não renova mais. Fui na agencia e eles disseram que já era. Aliás, os funcionários estão muitos nervosos com essa retirada de patrocínio.

Sendo assim, é sinal que vão acabar tirando mesmo esse beneficio.

A PREVI também está amarrando tudo como exemplo, o ES.

Cesta alimentação? Nem pensar!!

TEMOS QUE IR PARA A JUSTIÇA, E A DONA Isa PODERIA nos AJUDAR.

O desespero é total, tem gente que já infartou com essa de que o BET VAI ACABAR.

Ângela.

Anônimo disse...

Nem o emprestimo do Bet não esta saindo mais. O que esta acontecendo? Alguem poderia me explicar?

Elias disse...

Caríssimo Marcos,

Comparecer ou não?
A decisão é Tua. Somente Tua.
Tens e terás sempre meu irrestrito apoio. Para o que der e vier.
Se fores, leves o Edgardo Amorim do Rego à tiracolo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

João Rossi Neto intercede pelo EMPRÉSTIMO SIMPLES.

Marcos,

Essa proposta foi enviada, nesta data, a PREVI para exame.

À ESPECIAL ATENÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E CD.
OPERAÇÕES COM PARTICIPANTES - EMPRÉSTIMO SIMPLES

A revisão no Empréstimo Simples, no ano passado, foi um desastre, insignificativa e enganosa, eis que elevou superficialmente o limite de crédito de R$100 para R$110 mil e congelou o prazo nos atuais 96 (noventa e seis) meses para reposição.
De fato foi algo revoltante, absurdo e inócuo, caracterizando uma decisão óbvia para iludir o Corpo Social, uma vez que não houve a preocupação de equacionar o cerne da questão que, sem dúvida, são as dívidas antigas que sofrem o efeito “bola de neve” pela ação multiplicadora dos juros exorbitantes pagos.
O ponto crucial, inequivocamente, seria a elevação do prazo para ensejar a redução das prestações e essa providência sequer foi cogitada, permanecendo o sufoco financeiro. Enfim, os 180 (cento e oitenta) meses pleiteados para reposição dos empréstimos é fundamental para a nossa sobrevivência.
Não vamos, novamente, perder tempo em recitar as regras da linha de crédito, do risco desprezível nos negócios da espécie, da liquidez assegurada por seguro e de outros argumentos técnicos e operacionais favoráveis, exaustivamente conhecidos e expostos em todas as reivindicações.
O que interessa ponderar é que essa Caixa opera os empréstimos com os nossos próprios recursos e nada mais justo que, nas funções de executores dos serviços, coloquem à nossa disposição, condições palatáveis, com encargos financeiros baixíssimos e prazos consentâneos com a nossa capacidade de pagamento, os legítimos proprietários do Fundo de Pensão.
Neste contexto, o ideal é que os Empréstimos Simples pactuados com os participantes e assistidos sejam atualizados apenas pelo INPC, como, aliás, ocorre com os nossos benefícios que são reajustados, em junho de cada ano, pelo INPC limpo, sem qualquer ganho acima da maquiada inflação.
Constatamos pelo balanço contábil dessa PREVI, de 31/12/2011, que o saldo devedor capitalizado de Empréstimos Simples atingiu a cifra de R$3.355 bilhões, estando muito aquém da meta de alocação, de modo que esse montante é irrisório perto do Ativo Total superior a R$152 bilhões e esses negócios não ameaçam o robusto patrimônio dessa Caixa.
Entendemos e exigimos que mantenham política austera na gestão dos capitais aplicados e que cumpram as metas atuariais de rentabilidade, pois, são esses rendimentos que garantem as quitações das aposentadorias vitalícias e, por isso mesmo, defendemos com intransigência a saúde financeira do plano e a perenidade dos pagamentos dos benefícios.
Agora, não precisamos cortar fundo na própria carne, sacrificando os associados, com encargos extorsivos e prazos inadequados, forçando-nos a pagar prestações elevadas que não cabem nos nossos bolsos, exaurindo os minguados benefícios e estrangulando a nossa vida financeira. Tudo tem limite e existem outros meios para atingir os objetivos colimados.

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final

Com efeito, irrefutavelmente, por envolver valores vultosos, isto pode e deve ser feito via mercado financeiro, nas aplicações com terceiros, em Renda Fixa, Renda Variável, em Imóveis, Ouro e outros ativos definidos na política de investimentos do planejamento estratégico dessa EFPC.
Logicamente, serão observados os rigorosos princípios da Governança Corporativa, em termos de cautela e prudência com liquidez, risco e rentabilidade igual ou superior a 5% a.a., mais o INPC para satisfazer a premissa compulsória traçada pela PREVIC.
Como não existem empecilhos de natureza técnica suficientes para sustentar a decisão denegatória dessa Caixa, sempre se esquivando de fazer o realinhamento por nós pretendido de R$180 mil de limite e prazo para reposição de 180 meses, o motivo alegado para postergar a solução é o recorrente e falso elevado nível de endividamento.
Convém lembrar que o Empréstimo Simples não é uma operação automática, cabendo ao tomador satisfazer as exigências regulamentares para merecer deferimento, em especial à comprovação de margem consignável para suportar a parcela mensal, de modo que isto, por si só, já constitui um freio para balizar o valor do empréstimo e o grau de endividamento.
À vista do que aqui comentamos, e sem outras razões plausíveis para justificar as negativas dessa PREVI, estamos no pressuposto de que a ordem para vetar o realinhamento do Empréstimo Simples para equacionar as nossas agudas dificuldades financeiras (Limite: R$180 mil e prazo: 180 meses) vem do patrocinador BB.
Assim, considerando que por força da Lei Complementar 108/2001, Voto de Qualidade, etc., e tal..., o poder de decisão pertence ao patrocinador BB que o exerce através dos seus prepostos travestidos de Conselheiros Deliberativos indicados, poder-se-ia propor ao banco o seguinte:
a)-Essa PREVI venderia o estoque (R$3.355 bilhões – 31/12/2011) das operações “em ser” de Empréstimos Simples ao BB, condicionado à formalização de um contrato com as nossas entidades representativas, prazo indeterminado, no qual ficaria acertado que os encargos financeiros máximos seriam de 5% a.a., mais INPC e IOF, sem outras taxas a qualquer título, com o limite de até R$180 mil e prazo de até 180 meses;
b)-Como o BB possui um saldo de R$13.188 bilhões em Contribuições Amortizantes Antecipadas (Conta Capa), conforme consta da nota explicativa 2.4, do Relatório Anual de 2011, os Recebíveis vincendos de R$3.355 poderiam ser pagos pelo BB com parte da sua Reserva a Amortizar;
c)-A utilização de parte da Conta Capa não acarretaria prejuízo a PREVI, posto que, consoante cláusula décima do Acordo de 24/12/1997, a duração do referido contrato tem prazo vinculado à quitação do último compromisso referente ao complemento de aposentadoria dos participantes do Grupo 67 (Nota 2.4.4 do Relatório anual de 2011).
Não é novidade que é péssima a situação financeira dos associados e as perspectivas de reversão do quadro catastrófico, a médio e talvez a longo prazo são remotas, já que não existe Reserva Especial para uma nova destinação. O BET é paliativo e tem prazo de validade para esgotar-se e com ele não podemos contar.
Ao que tudo indica, a proposta encaminhada pelo Conselheiro Willian para modificar a fórmula do reajuste anual, com ganho acima do INPC, deve ter sido engavetada, o que sepulta o assunto.
Resta, portanto, o realinhamento do Empréstimo Simples a ser feito por essa PREVI ou encaminhar o pleito ao BB na forma alvitrada, de sorte a propiciar maior limite e prazo (R$ 180 mil e 180 meses) para quitar empréstimos antigos com taxas elevadas e reduzir o valor das prestações, dando um alívio nas nossas combalidas finanças.
De uma maneira ou de outra, contamos com a compreensão e a sensibilidade dessa Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo para auxiliarem na solução dos nossos problemas, uma vez que queiram ou não, somos a razão da existência dessa EFPC.

Atenciosamente.
João Rossi Neto.

Anônimo disse...

Olha, Dr. Marcos, apos ter lido muitos comentarios, todos por sinal, com muita sabedoria, sobre a sua ida ou não a reunião. Como sugestao do aposentado aqui de Cambé-PR, eu alegaria um motivo, me desculparia e nao iria. Chega de exclusoes, continuamos amigos das outras associaçoes, e vamos aguardar o rolar dos acontecimentos Obs- competencia voce e sua equipe tem de sobra, o que voces nao devem ter é sangue de barata. Fica aqui a minha modesta opiniao, e boa sorte a todos, rgp de Cambé-PR, tudo de bom a todos.

Anônimo disse...

"Além da ANABB, outras entidades estão se manifestando sobre o assunto. A Associação de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (Faabb) esteve também reunida com a ANABB na Previc para debater o assunto. No encontro compareceu a presidente da Faabb e conselheira da ANABB Isa Musa. A Faabb questiona a legalidade e ressalta que se é necessário consultar a Advocacia Geral da União sobre a juridicidade e a Constitucionalidade desse projeto em sua forma atual".

Fica muito difícil compreender quem defende o quê. Se defender o BB é princípio fundamental da Anabb, e os interesses do banco são contrários aos nossos, de que lado eles estão?

Quem souber responda...

Lena, pensionista 100% disse...

Parabéns Rossi! E por favor, não saia mais desse blog, você faz muita falta!

Obrigada por tudo e continue nos ajudando, você é genial!

Um grande abraço.

Pensionista disse...

Muito obrigada, João Rossi Neto , por essa luta constante pelos associados da AAPREVI.
Que Deus o abenõe>

Anônimo disse...

QUERIDA,ANGELA, O QUE A PREVI DESEJA É QUE TODOS ENFARTEM , VOCE NÃO SABIA?ESSA CHAPA 6 ACHO QUE FOI UMA DAS PIORES QUE A NOSSA PREVI JÁ TEVE. ACHO QUE O CERTO SERIAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA PELOS NOSSOS DIREITOS
ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Acreditar na justiça é o mesmo que crer em Papainoel. Principalmente
em relação ao nossos direitos.

E por falar em nossos direitos, cadê a chapa 6 que não se manifesta?

Não se escondam, seus covardes!!!

ES 180 X 180 Já!!!

LUIZ CARLOS disse...

Alguem pode explicar o que faz um DELEGADO SINDICAL na PREVI?

Anônimo disse...

Prezados colegas,
A Chapa 6 foi eleita pelo total alheamento dos colegas com relação às realidades do nosso fundo de pensao. O acordo firmado em 2010 e ao qual o BB e a PREVI não deram a menor bola aconteceu em virtude do alheamento da maioria dos aposentados e assistidos. A res. 026/88 aconteceu pelo mesmo motivo e a nova poderá acontecer pela mesma razao. Ninguem respeita aqueles que não conhecem os seus direitos. Somos os donos do patrimônio da PREVI e agimos como se fossemos meros pedintes. Temos que agir, daqui pra frente, como os donos que somos desse patrimônio. Temos que nos impor.Temos que nos mexer.Temos que comparecer a qualquer reuniao que signifique ação contra aqueles que ameaçam nossos beneficios.Por isso, acho que o Marcos, deve participar, sim, da reuniao com a da. Isa. Afinal, ouvir, se for esse o caso, não fará mal a ninguem.

Anônimo disse...

AINDA TEM GENTE PERGUNTANDO PELO BET. ACABOU GENTE!

O BANCO NÃO VAI RENOVAR UMA COISA QUE JÁ ACABOU.
O NOME JÁ DIZ: É TEMPORÁRIO; QUER DIZER: POR POUCO TEMPO.
JÁ FOI, JÁ ERA, NUNCA MAIS, ADEUS, FUI, ETC....ENTENDERAM??

ALO LENA! VC É MIL!! VAI SER BONITA ASSIM, LÁ NO PARAÍSO.

GENIVALDO.

Anônimo disse...

É que nossa AAPPREVI é óleo puro e não precisa se misturar ao pior vinagre que estará lá em Brasília. Marcos não vá a Brasilia. Não vá e não permita que nossa AAPPREVI SE MISTURE

Anônimo disse...

Fica conosco, nosso amado e bom Jesus...
Fica conosco pelo seu imenso amor...

Não conseguimos sozinhos carregar essa cruz...

Fica conosco nosso amado e bom Jesus.

Anônimo disse...

O desligado sindical dançou! Pior que com a defasagem de 20 anos sem trabalhar ele tá no sal. Não tem carimbo pra bater, fichinha pra arquivar, tá ferrado! Seria bom fazer uma reciclagem numa feira livre pra aprender como são vendidos os produtinhos. Agora tem meta a ser cumprida companheiro!!!

Anônimo disse...

Quem sabe os nomes desse caras pálidas da chapa 6?

Bando de covardes!! Pilantras!!

É sempre assim, foi só ganhar as eleição que deu nisso. Todos sumiram do mapa.
Se candidatarão tão somente por causa dos salários gordos que nós,
os velhinhos trambiqueiros pagamos a eles.

Anônimo disse...

Colegas, os dirigentes da Chapa 6 estão precisando de FONAUDIOLOGOS com urgencia pois estão sem voz. Coitadinhos não podem falar.
Quem poderia ajuda los??????

Anônimo disse...

PESSOAL, QUE TAL MANDARMOS EMAILS PARA A PREVI PEDINDO QUE A CHAPA 6 APAREÇA?

Anônimo disse...

PESSOAL,

CADÊ O NOVO DIRETOR DE SEGURIDADE DA PREVI QUE PROMETEU, SE ELEITO, IRIA NOS DEFENDER E NOS AJUDAR A
REOLVER NOSSAS DÍVIDAS?

CADÊ TU, COVARDÃO?!!!

Anônimo disse...

Vamoscontinuarferrados pelo unico motivo e o mesmo motivo de sempre:alienação e ingenuidade.Elegem os "homens", acreditam nas promessas,não aceitam outras opiniões,acreditam sabeer tudo e depois e só reclamar.Parem de clamar pela chapa 6. Não desconfiaram que seria assim? Já existe PARECER da Cojur do Min. da Previdencia, dando como legal a resolução que trata da Retirada do patrocinio. Como em 2008 antes da edição da Res. 26, já se sabia o que iria acontecer- A propria Faabb já admitiu -nãp foi tomada nenhuma medida para abortá-la pois aconselhada pelos " órgãos de controle", já que a 26 "ainda não existia no mundo jurídico",desistiu a Faabb de qualquer medida cautelar e preventiva. Deu no que deu.Para que essa reunião? Vão fazer algo preventivo contra a Res. Retirada? Ou vão seguir os conselhos dos orgãos de controle + Min Previd.? Considerando-se as ações passadas e os personagens, acho que trata-se de "tirar fotografia".

Anônimo disse...

Da muita revolta ler comentarios de colegas cobrando da chapa 6, cobrando que eles deem as caras,Es 180/180.....
Por que nao votaram na chapa 5?Por que eu e outros tantos colegas ja sabiamos que a chapa 6 nao nos serviria?
Votam errado e depois a choradeira e a mesma de sempre.
Que saco!
Duda