quarta-feira, 19 de maio de 2010

Boatos

Caros Colegas.

Essa boataria de junção de Planos é descabida. Não tem o menor fundamento e ninguém precisa se preocupar com isto.

A Chapa 1 – Nova Previ, comprovadamente deu um tiro no pé.

No afã de arregimentar votos inventou esse absurdo sem medir as conseqüências. Agora paga pelo que não vai fazer, nem pode.

Isto somente interessa à situação, que tem o nome de ANABB, em conluio com a própria Previ. Sim, porque a PREVI é conivente com a propagação das informações levianas que dão suporte à outra Chapa.

Caberia a ela tranqüilizar seus participantes, independentemente de eleições ou transferência do poder. Afinal isto são terrorismo barato que prejudica o relacionamento entre o patrocinador, os participantes e o Fundo. É sua função primar pelo bem estar dos associados, os donos do patrimônio que representa.

Ao que entendo, não adianta vir aqui citando leis, estatutos, Constituição Federal, Congresso ou o que quer que seja. Infelizmente uma grande parcela do contingente dos inativos ainda acredita que a ANABB nos serve para alguma coisa e que sua propaganda danosa merece crédito.

Para nós, aposentados e pensionistas ela não presta para nada. Nunca prestou. Essas açõezinhas que alardeia como méritos seus é pura balela. Qualquer um que entre na justiça terá ganhado a causa, há jurisprudência firmada e nem mesmo é preciso ser sócio dela ou de qualquer outra associação para ingressar com essas ações. Basta pagar ao advogado, menos do que ela cobra. E ganhar. A AAPPREVI está patrocinando causas sem cobrar um centavo sequer dos seus participantes, sem alarde, provando que é possível assistência honesta sem segundas intenções, o que comprova que a ANABB pode e deve sair de nossas vidas, por motivos óbvios.

Também a PREVI precisa vir a público refutar com veemência essas falsas informações, sob pena de suspeição no resultado da presente votação.
A chapa da situação representa o continuísmo danoso. Portanto não nos serve.

Nossa esperança na promoção das mudanças está na Chapa 1 – Nova Previ, em que pese o desconforto que ela gerou com sua plataforma de campanha mal fundamentada.

Na pressa em cumprir prazos do regulamento das eleições não cuidou da revisão criteriosa das propostas colocadas na mesa, e seus organizadores “engoliram mosca” deixando passar essa promessa vã.

No entanto, com certeza tratarão de apaziguar a todos declarando firmemente o engano cometido. E antes do término da eleição publicarão sua retratação, dando como indevidas as promessas divulgadas.

Enquanto que nós, deste lado de cá, contamos com o voto esclarecido dos aposentados e pensionistas e do pessoal da ativa para superar o derrotismo.

Ninguém deve se deixar levar por essa estratégia mesquinha da ANABB e de todos que estão ao seu serviço, e que contam com a complacência da PREVI, hoje indiscutivelmente dirigida pela ANABB e a Contraf-CUT.

Votei e não me arrependo:

CHAPA 1 – Nova Previ.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 19/05/2010.

44 comentários:

Anônimo disse...

Caros colegas,
Quase que concomitantemente à veiculação deste novo aviso, recorri à Lei Complementar 109/2001
que corrobora a impossibilidade do cumprimento da "promessa" de migração dos participantes do Previ Futuro, para o Plano 1. Diz o paragrafo 3º, do artigo 16 da referida Lei:
Art. 16. Os planos de benefícios devem ser, obrigatoriamente, oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
...................................
§ 3o O disposto no caput deste artigo não se aplica aos planos em extinção, assim considerados aqueles aos quais o acesso de novos participantes esteja vedado.

Quanto às outras razôes (beneficio definido - Plano 1, e contribuição definida - Previ Futuro) já foram bem esclarecidas aqui, e acrescento, ainda, que o Patrocinador não acatará tal mudança, pois no Previ Futuro a paridade de contribuição é 1 por 1, e no Plano 1, é 1 por 2.

Trata-se de uma promessa, a meu ver, impossivel de ser cumprida.

Ivan Rezende disse...

E é exatamente sob este argumento ( a chapa 1 prega as união dos planos, que trará prejuízos a todos os aposentados e benefícios ao Banco) que a outra chapa enviou torpedos para celulares de, quem sabe, milhares de aposentados, inclusive o meu.Quem, a não ser a própria Previ ou Anabb poderia disponibilizar o número do celular?
Afinal, ao visitar o site da chapa, verifica-se que o Sasseron a apóia.
Não arrependo de ter votado na Chapa 1 mas ela já mostrou incompetência e falta de zelo ao ser infeliz nesta proposta de unificação, dando chance de crítica ao adversário.

Ari Zanella disse...

Às vezes somos bem esclarecidos aqui no blog. Que bom! É para este fim que também existimos. Fiquei um tanto chateado com uma resposta dada pelo colega Bruno Baumgarten, a quem muito prezo pelo seu alto grau de conhecimento, mas que, ao responder ao colega Rubem Tiné o fez de um modo deselegante. Não me refiro à exatidão da resposta, a meu ver super correta. Refiro-me ao MODO pela qual ela foi proferida.
Eu mesmo, na minha humilde insignificância, já abordei aqui no blog uma dúvida, ou melhor, um conceito de que a Previ devia "copiar" o Estatuto da Valia, da Cia Vale do Rio Doce. Fui interpelado por alguém mais esclarecido que tal fato era impossível de acontecer, posto que Cia Vale foi PRIVATIZADA e nada querem de seu fundo de pensão, senão que cresça e distribuam aos seus o que lhes é de direito. Ao contrário, a Previ pertence a uma empresa do governo, e o governo quer porque quer, o 50% que julga serem seus.
Então agradeço a quem me esclareceu, educadamente. Um provérbio mais ou menos semelhante está nas Sagradas Escrituras: "Uma palavra áspera acende o ódio; uma palavra branda o remove."

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 11:14 de hoje, 19/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 9.381
Ativos = 59.426

Anônimo disse...

Engraçado... Com todo respeito o Sr Ivan disse que votou na chapa 1 mas que ela " já mostrou incompetência e falta de zelo"... Como votar em quem não tem competência... Entregar os bilhões da PREVI nas mãos de quem não tem competência sequer para formular propostas de campanha... Queiram me desculpar, mas vou votar na chapa 3...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Vamos interpelar os responsáveis pela composição da Chapa 3 para que informem como conseguiram formar um cadastro de celulares dos aposentados e pensionistas da PREVI. Mensagens estão sendo endereçadas nos seguintes termos:
"Migração do Previ Futuro para o plano 1 fará os dois planos perderem dinheiro. Veja por que em www.unidadenaprevi.com.br e vote Chapa 3". Remetente: 2721. Mensagem de hoje, dia 18/05/20010.

Há suspeitas de que sejam duas as fontes: ANABB e PREVI. O mais provável é que o Sasseron (PREVI) esteja por trás da disponibilização, pois há casos de colegas que não são associados da ANABB e que tenham recebido o "torpedo".

Pedimos aos que recebam a importunação que anotem a hora e comuniquem à AAPPREVI, mediante identificação do nome (não precisa informar o celular).
Havendo confirmação a PREVI será interpelada judicialmente com base no princípio de invasão de privacidade e violação de dados cadastrais ao amparo, também, no que apregoa o seu site “a PREVI não pode divulgar dados cadastrais a terceiros sem a autorização do próprio participante.”

JOSE LUIZ disse...

Colega Marcos,

Eu recebi o torpedo através do nr. do celular cadastrado na PREVI, pois nem sou sócio da ANABB.

JOSE LUIZ DA SILVA
5.632.436-7

Anônimo disse...

Que me perdoem os colegas que votaram ou votarão na chapa 1, mas achar que essas nobres personalidades afiliados ao PSOL e outras excrescências do gênero, sairão em defesa de nossos interesses é mostrar, para falar o mínimo, total ingenuidade. Por essa e por outras votei nulo e também não me arrependo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A lista atualizada dos Conselheiros em Empresas Participadas PREVI está em "Notícias Relevantes"de hoje.

Ivan Rezende disse...

Caro colega anônimo 12.51 os bilhões a que você se refere não são da Previ e sim dos aposentados e pensionistas do Plano 1 e os que aí estão e os componentes da chapa que você pretende votar, que significa continuismo, não conseguem, ou não querem, cumprir com o regulamento em vigor que é o de proceder imediata melhoria nos benefícios, em razão dos superávits já acumulados. Se eu fosse você mudava de opinião pois, pelo visto você também está em dúvidas, pois está deixando para a última hora.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 17:14 de hoje, 19/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 10.940
Ativos = 61.532

Anônimo disse...

Marcos e pessoal,

Mai | PREVI tem 226 conselheiros em empresas
Desse total, 141 estão em conselhos de administração e outros 85, em conselhos fiscais.

***esta é a festa que eles querem participar a qualquer custo.\
salarios q varia de 8 a 15 mil para 5 ou 6 reuniões anuais, passagens e hospedagens. diárias.


sergioinocencio

Anônimo disse...

Colegas,


Votei na CHAPA 1, pois não aguenta mais ver a cara de certas pessoas que a anos dizem nos representar, e com razão pensam que somos idiotas. Digo com razão porque a omissão, a falta de informação, o desânimo fez com que entregassemos a PREVI nas mãos de pessoas como o Valmir, o Sasseron, a Cecília e tantos outros.
Quanto a burrice da chapa 1 falar em migração entre os planos, acho que foi desespero para conseguir votos junto aos novos funcionários. Penso que ainda é tempo de virem a público se explicarem, enfim ruim com eles pior com a ANABB.

Anônimo disse...

Colegas,


Alguém sabe o percentual de funcionários da ativa que pertencem ao plano 1.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Números da PREVI:

Plano de Benefícios 1 2007 2008 2009
Ativos 36.189
35.043 33.815
Aposentados 63.895
64.044 64.043
Ativos Externos 1.025
960 932
Aposentados Externos 3.275
3.395 3.456
Pensionistas 19.456
19.916 18.974
Total 123.840
123.358 121.220

Plano PREVI Futuro 2007 2008 2009
Ativos 42.332
48.721 51.977
Aposentados 35
51 72
Ativos Externos 3.359
3.663 4.671
Aposentados Externos 3
4 2
Pensionistas 147
198 220
Total 45.876
52.637 56.942

Total Geral 169.716
175.995 178.162

Anônimo disse...

Acabo de votar e foi na Chapa 3. Ruim por ruim, pelo menos a turma da chapa 3 não é de incompetentes que querem até misturar os do plano 2 com os do plano 1. Já não chega o Banco querer nosso superávit e ainda querem que dividamos com os do plano 2 que nunca contribuiram para ele? Eu hem!!!!! E tem mais: toda essa turma da chapa 2 é do partido vermelhinho o radical PSTU,

Rubem Tiné disse...

E agora Bruno, vais ficar indignado com Marcos Cordeiro também, por desmistificar os boatos? Vamos intensificar nossos contatos com colegas acomodados, para votar com a oposição, fazendo enfase a não junção dos planos 1 e futuro.

Anônimo disse...

Colegas,

Sobre email enviado pela chapa 3, também recebi e não duvido que a divulgação de nossos endereços eletrônicos tenha a mão dos nossos queridos colegas Sasseron, Valmir, Cecícia. Acho que cabe uma apuração, alguém deve ser responsabilizado por esta sacanagem.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 11:48 de hoje, 20/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 12.465
Ativos = 63.183

Ari Zanella disse...

A Previ divulgou o total de participantes do Plano 1 com base no dia 31.03.2010.
Graças ao bom Deus ainda continuamos na faixa dos 121.000 entre ativos, aposentados e pensionistas. Que bom saber que todos estão vivendo mais. Não sei se melhor.
Saudações aapprevianas.

Anônimo disse...

Noticias relevantes

A PREVI e a Resolução 26

Lendo esse comentario sempre me vem a lembrança de que governo atual foi eleito com a participação esmagadora dos funcionários do Banco. Tanta ingenuidade nos trouxe a situação em que vivemos hoje na Previ. Votaram nesse barbudo sem estudar o seu perfil histórico e relegaram ao segundo plano outros candidatos, dentre eles um que poderia privatizar o Banco do Brasil. O primeiro deles não conseguiu (FHC) privatizar o Banco e segundo (Alckmin) também não consiguiria privatizar o banco. Entretanto, hoje nós estamos privatizados de outra forma. Estamos perdendo nossos direitos paulatinamente. Ameaçaram acabar com a Cassi, caso a gente não votasse no estatuto apresentado pelo Banco. Na primeira o estatuto não foi aprovado e a Cassi seria extinta se não fosse uma segunda votação, feita de forma "quase" ilegal, pois, o mesmo estatuto não poderia ser votado duas vezes. Então mudaram algumas virgulas e colocaram o "novo estatuto" para ser votado. Engolimos em seco essa arbitrariedade. Agora estão usando a Previ para que o Banco tenha lucro, pois, se não fosse essa contabilização fajuta, com o aval irregular da CVM, cuja diretoria foi nomeada pelo governo LULA, a rentabilidade do maior banco do Brasil seria pífio e bem inferior aos bancos da inicitiva privada. Significa que o Banco esta sendo mal administrado. Os funcionários sofrem assedio moral, metas inatingiveis, stress acima do limite suportável, agêcnias com funcionários com números insuficientes, sobrecarga de trabalho. Os bancos privados já estão agindo de forma diferente do BB que hoje adota a política já em desuso na iniciativa privada. Isso nós podemos chamar de estatização e com salarios defasados e arrochados. O governo anterior foi péssimo para nós. Mas pelo menos eles respeitavam a lei, coisa que não é respeitada pelo atual, que atropela todos o normativos legais vigentes no país para conseguirem o que querem. Um deles podemos citar o caso da Resolução 26, sem amparo legal, que é fruto da inobservância de leis e normativos e por isso é questionada na justiça. Como a justiça é lenta, só Deus sabe quando o desfecho judicial sairá. Nós somos culpados pela situação em que nos encontramos. O judicário brasileiro não é confiavel. Hoje, os orgão ligados ao funcionalismo como a Anabb, Cassi, Previ são administrados por funcionários ligados ao PT e ao sindicalismo pelego, cujos mebros são filiados ao PT. Juntando tudo isso alguém ainda tem dúvida que esse estado de coisa tem perspectiva de melhoria? Como será a nova administração da Previ se as duas chapas são formado por sindicalistas e filiados ao PT, PSTU. O que nós estamos passando hoje é culpa exclusivamente nossa. Infelizmente. Confessemos os nossos pecados...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 17:51 de hoje, 20/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 13.692
Ativos = 64.483

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Seria bem vindo um pequeno trecho conclamando aposentados e pensionistas ao exercício do voto, sem mencionar chapas. Simplesmente sacudindo seus brios e mostrando que esse ato é uma declaração de participação ativa. E que o resultado final mostrará aos eleitos a responsabilidade de bem gerir o patrimônio do Plano 1 da PREVI, pois nele repousa o nosso sustento até o fim da vida.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

APELO de Isa Musa:

Consultando, na página da PREVI, o andamento da votação para as eleições, observamos que o comparecimento do aposentado ainda é muito devagar.

Gostaria de sugerir que cada um de nós telefone para um conhecido, um amigo, ex-colega, lembrando a ele das eleições e pedindo que vote.

É importante que o aposentado vote para mostrar sua força e poder de decisão.

Confiram os dados, por Estado, no site da Previ.

Vamos incentivar a votação!

Precisamos mostrar que estamos vivos!

Atenciosamente

Isa Musa de Noronha

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

DE 93.410 ASSISTIDOS, APENAS 13.692 VOTARAM ATÉ O MOMENTO (14,65%).
VAMOS INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DOS APOSENTADOS.
IVAN

Rogério Luiz Carvalho disse...

Boa noite Marcos e colégas do blog, hoje fui a cidade e consegui votar, sem dificuldades, claro que na chapa 1. Mas o importante que encontrei vários colégas aposentados e me perguntaram em quem votar, e, não deu outra, chapa 1. Pessoal vamos em frente que um dia chegartemos lá. Rogério Carvalho.

rosalina de souza disse...

COLEGAS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA NOSSA CAIXA DE PREVIDÊNCIA ( PREVI ).
É vergonhosa a nossa participação nas eleições,já temos tantos problemas,questões como o renda certa,cesta alimentação,bons advogados que representa a nossa previ, onde o presidente publicamente diz recorrer até as últimas instâncias para não nós pagar o que é devido.
As PENSIONISTAS:
Não devem reclamar da vida que estão levando, pois nada fazem para mudar esta triste realidade que vive hoje, com diversos tipos de empréstimos, levando o líquido dos seus proventos.
Vamos acordar pra realidade, somos quase 20 mil pensionistas, juntas mudamos os rumos da nossa caixa de previdência, mais o que fazemos? Não votamos, ficamos em cima do muro sem saber que rumo tomar, qual providência seria melhor.
Esta seria a melhor hora para começarmos uma vida nova, projetos novos, consciência, mais todos vêem as eleições como mais uma turma que entra, não olham como as pessoas que irão dar destino ao nosso futuro, cuidar do legado que nossos maridos tanto sacrificaram durante a vida laboral.
Vamos queridas colegas atentarem para esta triste realidade, vamos votar, não importa se na chapa 1 ou chapa 3 ou nulo,mais o façam,pois se desejamos mudanças ela tem que vir de nós assistidos desse plano 1 da previ, bilionário,fruto dos vários saques indevido pró patrocinador,roubo dos pedevistas, direfença de 40% das nossas pensões.
Bilhão muito bem lembrado pela colega ISA MUSA DE NORONHA que no futuro terá somente um gordo pensionista, O NOSSO PATROCINADOR BANCO DO BRASIL.
CONCLAMO OS COLEGAS APOSENTADOS E PRINCIPALMENTE AS COLEGAS PENSIONISTAS A VOTAREM. ESTA É NOSSA ARMA, NOSSA VOZ, NOSSO ESPíRITO COMBATIVO,VAMOS DEFENDER O QUE É NOSSO.
VAMOR VOTAR.

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Colegas Aposentados e Pensionistas que ainda não votaram nas eleições para a PREVI,

Representamos cerca de 52,39% do contingente eleitoral. Apesar disso,até a última apuranção de ontem (17,30 horas), apenas cerca de l4,65% tinham votado enquanto do pessoal da ativa cerca de 75,96%já tinham votado.

Que vergonha gente! Votar é preciso. Mostrar interesse pelos destinos da administradora de nosso plano de benefícios.
A apatia, o comodismo e o desânimo fortalecem interesses outros que não os nossos.

Reflitam! Votem! Mostrem nossa força! Votem em qualquer das chapas inscritas, votem em branco, mas votem! Por favor!

Carlos Valentim Filho, 82 anos.
Posse no Banco em março/1949. Aposentado desde outubro/1980.

Jane Torres de Melo disse...

Caros Colegas,

Façamos, junto ao nosso grupo de BBzianos (nele incluídas as nossas queridas pensionistas), aquela velha propaganda mas que é a mais eficiente: O BOCA A BOCA.
Vamos telefonar, passar e-mails, mensagens no celular :

ELEIÇÕES PREVI - até 27.05 (quinta-feira) -- VOCE JÁ VOTOU?

EXERÇA O SEU DIREITO !!!!

DEFENDA O QUE É SEU !!!!

Conto com voces.
Jane

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 11:12 de hoje, 21/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 14.808
Ativos = 65.522

Anônimo disse...

Colegas,

Vamos votar, vamos votar, vamos votar!

Somos, todos, pessoas equilibradas, inteligentes, conscientes de nossas capacidades.

Votemos!

abç
Anônimo

Ari Zanella disse...

Ressalto e enfatizo a excelente frase de efeito que mais parece um belo slogan, dita pela Isa Musa:
"Precisamos mostrar que estamos vivos!" Se votarmos em grande número seremos visto com outros olhos pela Previ e pelo BB. Não esqueçam: o voto tem o poder de uma arma nuclear!
Votem! Todos são mais importantes do que imaginam ser.
Obrigado!

Lázara Rabelo disse...

Colegas,

Pelo que notamos nestas últimas votações, Cassi e PREVI, precisamos sensibilizar/atingir mais participantes do PB1 que talves nem saibam deste importante momento.Nesta semana enviei 2 mensagens para minha lista de contatos pedindo para votar e acredito que outros blogueiros tomaram atitude semelhante. Smj, pecisamos telefonar ou visitar os conhecidos que possam se juntar a nós, aproveitando que ainda temos quase uma semana de votação. Existe casos de aposentados que estão doentes, depedendo de enfermeiros, como falar de eleição numa situação assim? Nosso trabalho é de formiguinha, não podemos desanimar.

Abraços,
Lázara Rabelo

Anônimo disse...

Colega Ari,


Concordo plenamente com as colocações sobre a frase "precisamos mostrar que estamos vivos!". O Banco e a PREVI não levam em conta os anseios de aposentados e pensionistas. Somos mais de 90.000 pessoas e temos que mostrar nossa força e o único caminho é o voto.

Anônimo disse...

18.55hs do dia 21.05.2010

acabei de abrir email da ANABB pedindo para os aposentados votarem, jah que o indice é muito baixo, claro que na chapa deles, mais o total nào chegou a 20%, acho que estão com medo do quorum.


sergioinocencio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ELEIÇÃO PREVI:

Resultado parcial até as 17:07 de hoje, 21/05:

Quantidade de votantes:
Assistidos = 93.410
Ativos = 84.890

Votaram:
Assistidos = 15.845
Ativos = 66.432

luiz augusto disse...

Simplesmente LÚCIDO (desculpe, mas estremamente consciente e digno de uma discussão mais aprofundada) o comentário da ISA MUSA DE NORONHA nas Notícias Relevantes sobre a matéria Plano Odontológico do Banco (20/5).
O mesmo digo sobre os comentários de Jane Torres e Carlos Valentim sobre A PREVI e a Resoluçao nº 26.
LEIAM e meditem, por favor, caros associados da AAPPREVI.
Meus agradecimmentos a eles.
Luiz Augusto

Jane T orres de Melo disse...

Prezado Luiz Augusto,

O texto Previ e Resolução 26 é de autoria do nosso colega Edgardo Amorim do Rego.
Concordo, plenamente, com voce no que diz respeito à sua leitura.

Jane.

Lázara Rabelo disse...

Colegas,

Aproveitando a sugestão da frase da Jane, mandei publicar nos classificados de "O Popular", daqui de Goiânia, do dia 23.05, o seguinte texto:

PREVI- Aposentados e Pensionistas- Eleição 2010 até 27/05-vc já votou? Defenda ao que é seu!!!

Abraços,

Lázara Rabelo

Anônimo disse...

Colega Marcos,
Por se tratar de assunto de interesse de vários colegas, se voce achar que há interferencia nos assuntos da Associação, não publique. Trata-se de documentos enviados antes da criação da AAPPREVI.

"A titulo de colaboração, para aqueles que já haviam encaminhado a documentação para ingresso da ação Cesta Alimentação, ao Dr. Robinson Romancini, já consta no site do TJRJ o protocolo da mesma.
Acessem - 1ª instancia - Capital - e Civel. Digitem o nome da parte e, se confirmado, anote o número.
Demorou tanto que eu já havia ligado por duas vezes, para pedir a documentação de volta.

Anônimo disse...

Com referencia à utilização do Superavit da Previ nas obras para a Copa de 2014 e Olimpiadas 2016 não acredito que isso vá acontecer, por uma simples razão:a contabilização do BB sobre ganhos atuariais futuros, pode não se concretizar conforme normas da CVM. Aí se transformará em "perdas atuariais" e impactará negativamente seu balanço, pois, SE NÃO HÁ SUPERAVIT PARA NÓS, NÃO HAVERÁ PARA O BANCO.
Ai vem a famosa expressão, quando alguem assume um compromisso às custas de terceiros; " Quem pariu Mateus, que balance".
Lula e sua trupe que se virem. Trouxeram a Copa e as Olimpiadas e agora...

Isa Musa de Noronha disse...

Eu me lembro do SEFUN...

Você se lembra? “SEFUN” era a sigla que, nas agências do BB, significava o setor onde os colegas orientavam aposentados e pensionistas sobre suas questões com o BB, com a Cassi e com a Previ. Ali éramos tratados como “colegas aposentados”. Muito bem tratados! Chegávamos ao balcão e um colega solícito vinha nos atender e explicava tudinho: o que era aquela consignação em folha que não estávamos compreendendo, como pedir um auxilio pelo PAS odontológico, como renovar um Empréstimo Simples Previ, como aumentar o pecúlio CAPEC, em que posição estávamos na fila da CARIN, como sustar uma consignação em conta de um seguro, se era vantagem ou não parar de pagar esse seguro, etc. Quando falecíamos, nossa viúva (ou viúvo – mais raros, é verdade) se dirigia ao SEFUN de sua agência de relacionamento e o colega ensinava todos os passos: como proceder para receber o Auxilio Funeral da Cassi, da ANABB, da AAFBB, de outras Associações que concedem esse benefício, como e que documentos juntar para requerer o pecúlio CAPEC, como e que documentos juntar para se habilitar à pensão. E ali mesmo eram tiradas as cópias xerox necessárias, toda a documentação reunida e expedida pelos malotes internos do Banco. Em pouco tempo a viúva já estava com tudo em dia: pecúlios pagos, auxílios pagos, nova conta de pensionista, etc.

E mais: “funcionários aposentados” (como éramos chamados) tinham um setor somente para si. Alí, colegas estavam nos caixas à disposição orientando sobre as melhores aplicações, o Ourovida, os CDB, poupança, empréstimos, etc. Todo dia 20 esse setor de atendimento se transformava em uma pequena festa de reencontros e confraternização... Era dia 20... Todos íamos à agência.

Os anos se passaram... Vieram os Lafaiete Coutinho, os Berard, os Ximenes... O BB criou um tal de “novo rosto”. Fez projetos miraculosos como o “NMOA” e então... Aposentados deixaram de ser “colegas”... Pior: deixaram de ser “funcionários aposentados” e se transformaram em apenas “aposentados”. Ximenes disse um dia: “o Banco do Brasil não tem aposentados. Quem os tem é a Previdência Oficial e a Previ”.

Fomos relegados. Os de benefícios polpudos levados às agências “estilo”, agências classe A com direito a cadeiras, terminais exclusivos, atendimento preferencial, mas juntamente com qualquer outro cliente mais abastado. Os demais permanecem na vala comum dos clientes menores, aqueles quase obrigatórios dos quais o Banco não pode se livrar (funcionários públicos, por exemplo, que os governos estaduais, a contra gosto de seu pessoal, transferiram suas contas para o BB – sei de muitos que comandam “doc” mensais transferindo para o seu Banco de preferência, todo o seu pagamento creditado compulsoriamente no BB.)

Então, eu me lembro do SEFUN e sei que hoje, suas funções, tem sido prestadas por Associações de Aposentados em todo o país. Nossas viúvas e viúvos recorrem a essas associações quando precisam de algo e, graças aos devotados colegas das Associações, um pouco das agruras é minimizada.

Mas, “era uma vez um SEFUN”, “era uma vez um Banco do Brasil”...

Anônimo disse...

Gostaria de saber da Sra.Isa,quais sao HOJE,as associaçoes que prestam tais informçoes e minimizam as agruras dos aposentados.
Sandra

Anônimo disse...

Sandra, embora a sua pergunta tenha sido feita para a Isa, me atrevo a responder: nenhuma delas tem servido para muita coisa não, a não ser debitar todo mês sua mensalidade.
A única exceção, espero que seja a AAPPREVI.