sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Carta aos Senadores

Caros Colegas.

Eis a carta que estamos encaminhando aos Senadores da Republica, verdadeiramente imbuídos no nobre propósito de representar a população brasileira com honestidade e fidelidade ao sagrado cargo em que estão investidos.

Curitiba (PR), 13 de agosto de 2010.

Excelentíssimo Senhor Senador.

Na condição de um dos seus representados como cidadão brasileiro tomo a liberdade de inteirá-lo de fatos negativos envolvendo a PREVI, muito além daqueles que no momento engrossam o noticiário da mídia e já freqüentam o plenário do Senado Federal.

Lamentavelmente a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) tem sido usada politicamente ao longo do tempo, num incessante processo de desmantelamento estrutural e financeiro sem que algo seja feito para coibir os abusos perpetrados, nem mesmo por aqueles que foram investidos na função de bem gerir os seus destinos, mas que, inescrupulosamente, valeram-se dos cargos para permitir o uso indevido do patrimônio do Fundo e contribuir para a ocorrência de delitos de toda sorte.

Em ações judiciais, manifestos e interpelações, as 32 entidades que congregam os aposentados e pensionistas do Plano de Benefícios n° 1, da PREVi, têm sido incansáveis em denunciar os desmandos perpetrados sem que, no entanto, alguma voz se levante em defesa desses participantes, compostos de idosos em idade avançada quase que na totalidade.

Mas quis o destino que a nossa Câmara Alta desse ouvido ao clamor público provocado pelos seguidos escândalos envolvendo a PREVI, que no momento afloram com força ocupando a mídia e, sob o peso da dignidade e o senso de proteção ao povo a quem servem, os Senadores chamaram a si a prerrogativa de inquirir os envolvidos nas acusações, num alento de esperança a nos embalar.

Para fortalecer sua presença na Reunião do próximo dia 31 e municiá-lo com argumentos contundentes, comprovadamente acreditados, enumero a seguir os principais pontos negativos em que um dos convidados a depor tem participação direta, pela seqüência dos fatos condenáveis havidos, e permitidos em sua gestão de forma contumaz. Neste ponto ele é duplamente culpado: por não reparar os erros passados e por dar continuidade às irregularidades e desmandos perpetrados – imprimindo participação direta por oito anos seguidos.

Ele teve ingerência na distribuição criminosa de parte do superávit cujo rateio deveria contemplar os 120.000 participantes, mas onde uns poucos receberam somas altíssimas (inclusive dirigentes, seus pares) enquanto que a maioria nada auferiu, ainda que enquadrados na mesma lógica distributiva - nesse episódio houve quem recebesse R$ 1.700.000,00, num flagrante desrespeito às normas vigentes. Vale salientar que esse ato foi reconhecido publicamente pelo Senhor Sérgio Rosa como merecedor de reparo, por indevido, mas onde não fez valer sua autoridade de presidente para sanar as irregularidades (foram mais de 8.000 beneficiados nesse “pacote” vergonhoso). É bom dizer que os preteridos estão recorrendo à Justiça e que esta tem reconhecido, em primeira instância, o ferido direito de isonomia.

O presidente da PREVI, nomeado pelo patrocinador Banco do Brasil para defender ali os seus interesses, age descaradamente para beneficiar o patrão. Tanto é que, na gestão do Sr. Sérgio Rosa, o Banco usou de artifícios contábeis para lançar mão de cerca de nove bilhões de reais do patrimônio do Fundo para engordar seus balanços. Deste modo gerou lucros artificialmente com a finalidade de suplantar a concorrência no ranking dos mais lucrativos. A partir dessa ocorrência (que ele denominou de Fato Relevante) distribuiu dividendos aos acionistas, entre eles o Governo como maior beneficiário, e pagou PLR aos funcionários da ativa em cumprimento às determinações legais, mas com o dinheiro do Fundo, e não dele como seria óbvio.

O descumprimento da Lei Complementar n° 109, de 22/05/2001, notadamente no seu Artigo 20 (obrigatoriedade de distribuição do superávit acumulado em três exercícios seguidos), também se deve à gestão Sérgio Rosa. A PREVI, por interferência dos seus gestores, nega-se a fazer a distribuição normativa entre seus beneficiários para favorecer o Patrocinador, que reclama ter direito a 50% do montante, ao arrepio da Lei, além de permitir os saques virtuais à época dos balanços semestrais. De se notar que esse comportamento evidencia a interferência danosa do Governo, via Banco do Brasil, nos negócios da nossa Caixa de Previdência.

Aliás, essa postura é característica de governantes incompetentes que, Incapazes de gerar riquezas honestamente para alimentar seus programas megalômanos, assaltam o dinheiro público sem se importar com os estragos causados, principalmente aos menos favorecidos e indefesos. FHC investiu pesada e cruelmente na política neoliberal mal aplicada e sucateou o BB destruindo seu bem maior, o funcionalismo, para fazer caixa à sua custa. O Governo atual rouba descaradamente a poupança previdenciária de 121.000 idosos, amealhadas ao longo de 106 anos de sacrifícios com o pagamento ininterrupto de mensalidades por trinta anos ou mais de sua vida laboral.

O Governo Fernando Collor saqueou a poupança dos brasileiros e é bom lembrar que esses três governantes sempre perseguiram os aposentados e pensionistas originários dos quadros do Banco: Fernando Collor os taxou de marajás; Fernando Henrique, de vagabundos e o atual, Luís Inácio Lula da Silva diz que são velhinhos aloprados que choram de barriga cheia.

A gestão FHC criou dispositivos próprios para beneficiar o patrocinador, permitindo-lhe demitir mais de 50.000 servidores aos quais vedou o direito ao saque de suas reservas aportadas ao Fundo. Isto mediante alterações estatutárias na PREVI com a mesquinha visão de aumentar seus ganhos, onde forçou esse contingente a aderir aos Planos de Demissão Voluntária (PDV) instituídos, mediante condenáveis métodos de convencimento. Reconhecidamente pelos que vivenciaram o episódio, foi um período onde imperou o terror entre eles levando-os ao desespero e à insegurança. Com essas demissões o Banco enxugou sua folha de pagamentos visto que os excluídos eram os mais antigos da Casa e conseqüentemente os mais caros. Esses servidores, sem receber as indenizações reclamadas, são responsáveis pela formação de uma classe de injustiçados, párias remanescentes da degola efetivada e que trazem seqüelas até os dias de hoje. Como sobreviventes aos métodos terroristas de assédio moral e pressão de toda sorte exercida no ambiente de trabalho, estão à margem da sociedade e amargam a pobreza em que foram jogados, onde até suas moradias foram confiscadas pela PREVI, através da sua Carteira Imobiliária, por falta do pagamento das mensalidades que não puderam honrar. Mesmo assim tiveram melhor sorte do que os que são portadores de males psíquicos e, também, sem contar a quantidade dos que cometeram suicídio por não suportar a desonra de que foram vítimas.

Com o advento do governo dos trabalhadores esperava-se que essas injustiças fossem reparadas. Mas a gestão do Senhor Sérgio Rosa nada fez nesse sentido apesar dos insistentes reclamos das associações e grupos criados, e as seguidas interpelações e ações judiciais interpostas. De se notar que até projeto de Lei específico tramita avocando a readmissão desses servidores injustamente alijados do emprego. Calcula-se que a PREVI economizou cerca de R$ 22 bilhões ao não restituir as reservas desses participantes, tudo para engrossar o patrimônio face à cobiça do Patrocinador que se diz dono de 50% do montante acumulado. Tanto é que sorrateiramente vem sacando esses ativos na forma de aportes contábeis aos seus balanços semestrais, sem que os Órgãos fiscalizadores próprios exijam o cumprimento da Lei, mas isto se explica porque o Governo dá respaldo a esses desmandos, embora nada justifique esse comportamento.

Baseado nesses fatos seria de bom alvitre que o senhor Sérgio Rosa fosse submetido às seguintes perguntas:

1. Qual foi o seu envolvimento no acordo entre o BANCO DO BRASIL x PREVI realizado em 1997, que perdoou R$ 10,97 bilhões referentes à dívida previdenciária do BB com os funcionários pré-67?

2. O Banco do Brasil quitou seu passivo trabalhista com o dinheiro oriundo do fundo de pensão, onde metade desse montante pertencia aos funcionários. Como se explica essa situação incomum, onde um devedor quita seus débitos com o dinheiro do credor?

3. Qual foi o prejuízo para a PREVI no caso Opportunity/Daniel Dantas?

4. A diretoria da PREVI tem participação no conselho de administração de várias empresas. O que explica a total falta de percepção desses diretores da PREVI no caso Kroll? Conivência ou incompetência?

5. Quais os critérios utilizados pela PREVI na aquisição de alguns investimentos que antecipadamente o senso comum detecta que não trará retornos?

6. Historicamente a PREVI vem sendo obrigada a adquirir verdadeiros “micos” como Costa do Sauípe, Hopi Hari, Paranapanema e outros. Por que as sucessivas diretorias teimam em manter esses investimentos que só trazem prejuízos para os participantes do Fundo?

7. Existe algum processo administrativo ou mesmo judicial para responsabilizar cível e criminalmente essas diretorias envolvidas na aquisição dos investimentos pouco ortodoxos?

8. Por ser oriundo do movimento sindical, qual foi sua participação na aquisição de cotas do FDIC da BANCOOP?

9. As cotas do FDIC, apesar de não terem dado prejuízo, renderam apenas a metade do que estava previsto. Esse fato não prova a falta de competência da equipe encarregada de monitorar esses investimentos?

10. A finalidade de um fundo de pensão é manter-se equilibrado. A PREVI vem atuando como se fosse uma empresa privada, cuja única finalidade é obter lucro a qualquer custo. O que foi feito para a melhoria dos benefícios e pensões com a riqueza acumulada, hoje da ordem de R$ 144 bilhões?

11. Como justificar o pagamento de verdadeiras fortunas para um pequeno grupo de participantes na malfadada Renda Certa, que atualmente está sendo contestada na justiça ?

12. A justiça tem dado ganho de causa a inúmeros processos contra a PREVI. Na sua gestão a ordem era recorrer desses processos, mesmo com dinheiro de sobra. Isso não deixou explícito que sua gestão era a favor do patrocinador e do governo?

13. A confecção de dossiês, além de não serem objetivos de um fundo de pensão, deve ter envolvido um valor expressivo. Quanto custou cada dossiê aos cofres do Fundo?

14. O último dossiê apontando o tráfico de influência, envolvendo a filha do ministro da Fazenda com o Banco do Brasil, foi elaborado durante sua gestão na PREVI, ou foi feito depois de sua saída?

15. Em sua opinião, qual a maior benesse que um diretor da PREVI recebe? Os salários pagos pelo fundo de pensão ou a participação no conselho de administração das empresas participadas?

16. Essa geração e retenção expressiva de superávit foi uma determinação do Banco do Brasil ou do governo para utilização nos projetos de infraestrutura de retorno duvidoso? Entre eles destacam-se a Usina de Belo Monte e financiamento das obras para a copa de 2014 e das despesas decorrentes das Olimpíadas.

Senhor Senador, uma vez satisfeitos esses questionamentos, não restarão dúvidas quanto ao envolvimento do ex-presidente Sérgio Rosa no esquema montado para desestabilizar a PREVI, pois sabemos que o nosso Fundo de Pensão é hoje um núcleo a serviço dos sindicalistas, do Partido dos Trabalhadores e do próprio Governo, de onde sugam o patrimônio dos participantes e assistidos, enquanto estes sobrevivem com enorme sacrifício percebendo minguados benefícios e à mercê de empréstimos disponibilizados pelo Patrocinador, pela PREVI, por financeiras e agiotas, e assistem impotentes à dilapidação da garantia de sua velhice.

Saudações,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente da AAPPREVI – Associação dos Aposentados e Pensionistas da PREVI.

www.aapprevi.com.br
www.previplano1.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 13/08/2010.

103 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Parabéns pelo brilhantismo de sua carta. F E N O M E N A L!!!!! Você é a voz dos esquecidos. Continue sempre assim.

Anônimo disse...

Marcos,

Estou muito preocupado, não com a carta que é esclarecedora, mas com a suspeita de que "senadores" possam estar envolvidos nos dossiês.
Que atitude tomariam?

Estou velho e tenho medo de ir parar embaixo da ponte, com a destruição da Previ.

Esses políticos só enxergam seus umbigos.

Povo para eles é massa de manobra, um grupo pequeno como o nosso- 181.000, pode ser exterminado.

Veja que eles gastam 4 bilhões por ano para movimentar 82 pessoas/elementos/senadores.

João Rossi disse...

Marcos,

Agora,sim,a coisa foi bem feita, endereçando o rosário de irregularidades para autoridades que podem tomar as providências cabíveis.
Acho que poderia ter abordado o caso da Resolução 26 que, em conluio comm o BB/Previ, foi encomendada para prejudicar os nossos interesses, inclusive a SPC usurpou a sua condição de regular o artigo 20 e 21 da LC 109/01, legislando de forma irregular ao introduzir modificações na lei, de autonomia exclusiva do Congresso Nacional. A SPC ao editar a Res. 26 criou um dispositivo vergonhoso que foi a possibilidade de devolver 50% dos superávits para o BB e exclusão de parte dos superávits sob pretexto de desenquadramento em aplicações de renda variável. Tudo que está contabilizado legalmente pertence ao fundo e dele não poderá ser separado.Seria ótimo mandar cópia desta carta para a CCJ do Senado.

MILITANTE PETISTA disse...

Vocês estão perdendo o resto do tempo que lhes restam. Nós aparelhamos todas as instituições do país. Seu fundo de pensão já foi cooptado faz muito tempo. Pensei que vocês fossem mais espertos e tivessem percebido há mais tempo. Essa carta de vocês é mais uma tentativa desesperada que não vai dar em nada. Dilma para presidente!

Rogério Luiz Carvalho disse...

Marcos,

Gostei da carta,excelente como sempre tens escrito, acho que agora a coisa vai começar a pegar fogo, no bom sentido, mas vai aparecer a real situação do nosso fundo e de seus assistidos. A nossa associação continua trilhando
o caminho certo, do trabalho ,da transparencia em favor dos assistidos do pb1/Previ. Parabens Marcos e a todos colégas colaboradores.

OBS.: Contracheque Previ 08/2010 encontra-se disponível no site.

Rogério Luiz Carvalho.

jasym vasconcellos disse...

Ao colega Marcos Cordeiro

Show....suas explanaçães e brilhantes,,,traz no seu bojo as nossas palavras e sem duvida a sua coragem de inviar este DOCUMENTO Deixando a Previ nua.
Este , no momento tem que ser ,a atitude ,saberem somos aposentados mas não IDIOTAS.
Deus o Conserve e de muita saude para continuar na luta

Jaym Vasconcellos
4673080-x

Anônimo disse...

Alô Marcos, vamos enviar copia dessa carta para CCJ da Câmara e do Senado. Essa carta poderia ser encaminhada também ao Ministério Público, CNJ, TCU, STJ, STF, Comitê do Serra e da ......

Anônimo disse...

Marcos, sua carta foi deveras contundente. Muito bem elaborada.
Você atingiu tanto a situação quanto a oposição. Ótimo.
Entretanto, tenho também o mesmo temor do colega que escreveu sobre isso nas notas atras (13 de agosto de 2010 as 09:32).
Político é político. A faca pode ser de dois gumes.
Voce bateu na situação e oposição. Quem vai ficar conosco? Quem vai desprezar R$ 140 bilhões que pode ser usado, mesmo que de forma ilegal, em benefícios dos próprios partidos. Para político quanto mais dinheiro melhor, a eles não interessam a origem, mas sua forma de utilização em proveito próprio.
Hoje estamos em plena campanha eleitoral. Os partidos fizeram coligações e como vai ficar essa situação de um dependendo de outro para eleger seus partidários.
Marcos, vejamos o exemplo que esta nos dando a Marina (ex-PT). Ela concorda que o criminoso comum italiano Battisti, condenado na Itália por assassinatos, não seja extraditado e que o Brasil lhe dê "asilo político". É demais não? Agora disse recentemente que não pode criticar o PT por uma questão de ética. Que ética é essa? Um partido que se envolveu nos maiores atos de corrupção jamais visto neste país não pode ser criticado por questão de ética. Ela sabia de tudo, como não poderia saber como ministra de um governo corrupto em todas as áreas. Se você não pode exercer o direito de criticar aquilo que acha errado e não o faz é por que também esta envolvida de uma forma ou de outra. Quem sabe se ela disser alguma coisa pode provocar o aparecimento de outros fatos por nós desconhecidos e em que ela pode ser uma dos personagens. O PT sempre proclamou a ética como uma de suas maiores virtudes. Então quem é ou era do PT para mim participaram de todas as tramóias. Os que talvez não locupletavam sairam quando foi divulgado o "mensalão" por não concorderem com esse tipo de ação.E os que ficaram mesmo sabendo de tudo isso?
Marcos qualque político tem duas facetas.
O Sr. Demostenes Torres foi eleito Senador graças ao ex-governador Marconi Perilo. Hoje conocorre novamente ao senado. Depois o sr. Torres, querendo ser governador de Goiás rompeu com o Marconi, que apoiava outro canditado por coligação. Por isso andou criticando o ex-companheiro afoitamente, cuspindo no próprio prato em que comeu. Agora esta de novo num boa com o senador Marconi que é candidato a governador. São todos da mesma laia, situação e oposição.
Então, por isso tenho os meus temores, pois nenhum político é confiável. Quem sabe nós podemos dar com os burros n'água. Espero que não, mas...
Quem sabe estamos despertando mais cobiças em torno do patrimônio Previ. Quem sabe...

Ravacci. disse...

Parabéns Marcos.
Admiro sua coragem.
(Agora só falta algum iludido querer que mande também para o Presidente Lulla...como já sugeriram para os comitês de campanha).

Anônimo disse...

Infelizmente sou obrigado a concordar com o anônimo de 13 de agosto - 10;45. A abordagem foi excelente, clara e objetiva, mas como diz o ditado, cão mordido por cobra, tem medo de linguiça...

Anônimo disse...

Marcos.

Excelente.Acho que tem muitos figurões que vão ficar preocupados com essa menságem. Em nome de todos os aposentados e pensionistas, gostaria que esse manifesto fosse enviado a todos os Senadores da República. Obrigado por sua honestidade e coragem.

Anônimo disse...

Nunca vi uma classe tão medrosa como essa de aposentados da PREVI. Quando alguém finalmente se dispõe a enfrentar as feras, aparecem os tímidos (pra não dizer outra coisa)desfilando um rosário de senões.
Quem não pode ajudar, por favor não atrapalhe. Estou contigo Marcos. Não se deixe intimidar com esses comentários molengas. É por isso que fazem o que querem com os aposentados. Ninguém tem coragem de botar a boca no trombone.

Raposildo e sua turma.

Anônimo disse...

Agora sim. Parece que o nosso movimento contra as ilegalidades praticadas pelos dirigentes da PREVI contra os nossos legítimos direitos vai prosperar. Sugiro que todos mandem suas menságens aos senadores de seus respectivos Estados. Vamos mostrar que ainda estamos de OLHOS ABERTOS.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas..

Peço-lhe que entendam que não cuidamos aqui de questões políticas, mas sim de consertar erros e reparar injustiças. Se para isso tivermos que descer ao nível dos que nos usurpam melhor será calar, o que em última análise direciona ao consentimento. Não devemos pensar em agradar ou desagradar candidatos a cargos públicos, nem aos seus partidos. Até porque a experiência nos diz que sempre mudam a postura após a investidura nos cargos. Cuidemos de nós e eles que cuidem de si, ao seu modo. Nossa função é apontar irregularidades e pedir providências para saná-las, e os caminhos que nos restam são poucos. Um deles é o da palavra usada com critério e coragem. Tivéssemos que incluir política como uma das prioridades deste espaço eu diria que o nosso candidato é a decência e o partido, a justiça. E ao que consta nenhum deles concorre nessas eleições.

Lourival disse...

Colega Marcos Cordeiro,

Foi uma bela e corajosa iniciativa a de enviar a carta aos senadores. Como sempre ocorre com suas explanações, foi muito bem redigida, retratando com apurado estilo, elegância e vigor, com riqueza de detalhes, os desmandos no governo/BB/Previ, capazes de pôr em risco nossa aposentadoria.

De posse do texto, esses parlamentares serão instados a tomarem uma atitude. Os que admitirem a verdade e decidirem fazer o interrogatório com isenção, certamente bons resultados chegarão para os assistidos. Ao contrário, os que não quiserem assumir compromisso para apurar as denúncias, terão seus nomes divulgados e merecerão a repulsa dos eleitores

Espero que o conteúdo da carta repercuta, na hora certa, na imprensa.

Lourival de Souza Cunha

Anônimo disse...

Colegas. Ao ver a minha fopag do mês Agosto, tive a insatisfação de notar que nem aquela merrequinha de aumento por conta do INSS, foi perdoada pela Previ. Foi descontada mês a mês na minha complementação. É de chorar!!!!.

antonia disse...

Marcos,
Pela primeira vez vi um ato de coragem e imparcialidade diante dos desmandos cometidos contra nÓs (associados).
Voce realmente foi de uma sabedoria impar colocando o dedo na cara de todos os responsaveis pelas injustiças praticadas.
AGORA VALE A PENA TODOS SE ASSOCIAREM DA AAPPREVI, POIS TEMOS ALGUEM QUE NÃO FICA SO NO DISCURSO.
PARABENS MARCOS, CONTINUE SEMPRE ASSIM.
MESMO QUE NÃO SURTA O EFEITO DESEJADO, MAS PELO MENOS VOCE TENTOU.

Paulo Beno disse...

Muito bom, Marcos.
Vamos ver para que serve o Senado, que o Mão Santa divulgue esta carta aos seus pares, pois tudo ali relatado é a verdade!
Poderia informar que a influência de votos do pessoal da Previ deve atingir 1 milhão de votos! Olhinhos brilharão !
Parabéns.

Lázara Rabelo disse...

Caro Marcos,
Você é realmente uma pessoa abençoada para lidar com as palavras, na verdada um dom que Deus lhe deu, e neste momento tão difícil que estamos pasando, está usando com sabedoria e ajudando a todo o grupo de aposentados e pensionistas do PB1. A carta está perfeita! Vamos torná-la um importante instrumento de conscientização dos nossos colegas afastados e das autoridades competentes.
Mudando de assunto, e o ES? Nenhuma notícia? Esses diretores...
Agosto já está indo embora.

Anônimo disse...

O Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é o senador Demostenes Torres. Foi dessa comissão que partiu o convite para o sr. Sergio Rosa explicar o ocorrido em relação aos dossiês fabricados na Previ.
Encaminhar aos senadores parte das perguntas foi uma excelente idéia, pois tais perguntas foram embasadas no histórico dos fatos, relatados na carta, do que aconteceu na Previ na administração dos sr. Rosa.
Entetanto, tais informações não são suficientes para os senadores tomarem conhecimento dos fatos em sua magnitude e, devido a isso, as respostas do ex-presidente da Previ poderão se perder no vazio. Como entender aquilo que não se conhece. Par causa disso a tropa de choque do governo pode simplesmente passar por cima e se darem melhor neste primeiro momento, pois, acredito que haverá um segundo momento, considerando que os participantes da CCJ estarem em plena campanha política, pode não apresentarem aquele interesse que nós estamos esperando. Infelizmente o momento não é propício, mas todas as tentativas são válidas e eu apoio todas elas. Quem sabe no segundo momento as coisas mudem de figura. O primeiro passo foi dado, o desdobramento da situação aparecerá, muitos dos que estão no Congresso talvez não retornem o ano que vem e muita coisa pode mudar. Infelizmente, ainda não temos um lobby em Brasília para trabalhar junto aos parlamentares. A ANABB tem, mas infelizmente esta contaminada e trabalha para atender os interesses do Banco e não dos associados. Sem lobby não é nada fácil, os políticos só se movimentam impulsionados por interesses próprios ou daquilo que podem tirar vantagem de um jeito ou de outro. A luta esta apenas começando e deve ser longa. Mas com persitência podemos chegar onde queremos. É preciso conhecer os bastidores da política para não nos parecermos ingênuos. O Congresso esta cheio de denúncias que não deram em nada. Quem se lembra da Comissão de Ética do Congresso. É, é isso mesmo, foi essa que livrou os Renans Calheiros e outros da perda do mandato parlamentar. Sou o mesmo anônimo de 13/08/2010 das 10:45.

Anônimo disse...

APRENDE ANABB!!! É ASSIM QUE FAZ!!! NÃO PENSEM QUE SORTEAR CARRO RESOLVERÁ O PROBLEMA DE VOCÊS E O NOSSO!!! IMPRESTÁVEIS!!!

Carlos Mariano disse...

Deviam mandar cópia da carta para jornais internacionais tipo The Time, Le Monde, etc.

Eliana Maria disse...

Marcos,
PARABÉNS. Você realmente é uma pessoa iluminada por Deus que apareceu em nossas vidas.Que Deus continue te abençoando e iluminando para nos defender com tanta garra, com tanta ênfase, com tanta sabedoria...
Fiquei muito emocionada ao ler sua carta, ela esta perfeita, acho que é tudo aquilo que todos nós gostaríamos de dizer, de botar para fora. Até isso, você consegue, pelo menos a mim, dar alívio em tudo aquilo que esta engasgado. Obrigado por tudo. Estou com você e acredito que tudo será muito bem encaminhado.
Fraternal abraço,
Eliana Maria

Anônimo disse...

Marcos,

Excelente, voce fez tudo que realmente poderia ser feito, para expor nossa situação de lesados pela Previ e BB e conscientizar a todos que têem poder para mudar esse quadro fazendo justiça.

Voce deu esmiuçadas todas as aberrações praticadas pela Previ seus dirigentes e BB, o político que tiver um mínimo de consciência e sabedoria, abraçará a causa e ganhará nossos votos.

Lamento a conotação negativa de muitos colegas que acham sempre qua tudo não vai dar em nada, vamos ser mais otimistas, vamos esperar vitória, porque estamos corretos pedimos o que é verdadeiro e justo e também nunca tivemos uma AAPPREVI que vem se dedicando exaustivamente em benefício de todos do PB1 de maneira corajosa intelegente e honesta.

Parabéns! Marcos e a todos os integrantes da AAPPREVI.

Anônimo disse...

Marcos,

Veja o que este aposentado do Aerus/Varig, escreveu sobre a situação de seu Fundo de Pensão, no site do Cláudio Humberto:
13/08/2010 | 16:39
Aerus/Varig

Hoje dia 12/08 estive na Sede do Aerus na Praia do Flamengo 66 (B) 19º andar; para falar com uma atendente, estando sentado na sala de espera com outras pessoas, eu comentei com um deles por que tanta gente com crachá do Aerus saindo e entrando no elevador; uma pessoa comentou que o Aerus contrata pessoas de outro estado para gerenciar com tudo pago; passagens hotel; para completar também tem estagiários de outros estados com tudo pago, com esta equipe toda o Aerus ainda tem dois interventores também de outros estados com tudo pago com as nossas poupanças, o mais engraçado era que os dois interventores estava ausentes; para os aposentados dizem que não tem dinheiro até parece piada, aonde está a SPC (Secretaria da Previdência Complementar); que não está nem aí para esta farra; toda a nossa poupança o vento está soprando para outro lado; Para que dois Interventores com tanta gente contratada (Gerência e Estagiários).
Edson Cardin
Rio de Janeiro - RJ

Se facilitarmos, ficaremos em idêntica situação.

PAULO ROBERTO disse...

Marcos Cordeiro,

Parabens!

Como sendo um dos primeiros a associar à AAPPREVI e acreditar na comprometimento de seus idealizadores, sinto-me um tanto quanto protegido e satisfeito com as investiduras dessa associaçao que surgiu há poucos meses e já nos representam com vontade e sem medo de dizer a verdade na defesa dos beneficiarios do Plano 1, ao contrario da ANNABB que ao longo de muitos e muitos anos nunca foi capaz de pronunciar qualquer argumento aos desmandos( apesar de ter ciência e conhecimento de causa ) praticados pelas sucessivas Diretorias da Previ.

Obrigado por a AAPPREVI existir!

Paulo Roberto

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
A Aapprevi não vem medindo esforços e tem sido pródiga quando se trata de cumprir a missão para a qual foi criada, qual seja, a de defender de maneira intransigente os interesses dos associados do “PB-1”. Num linguajar bem popular poderíamos dizer que Ela está se virando em diversas frentes de batalha para tentar proporcionar dias melhores até o final de 2010 para todos. Enquanto isso, como muito bem lembrou um colega mais acima, a “Poderosa” está envidando “todos os esforços possíveis” para aumentar o seu quadro associativo, imaginando que ao promover o sorteio de automóveis resolverá os problemas deles e os nossos. Foi classificada como imprestável. A propósito, gostaria de me reportar mais uma vez a notícia de que no dia 05.08.2010 o presidente do Conselho Deliberativo da ANABB, Valmir Camilo, participou de reunião com o Sr. Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para discussão sobre a utilização do superávit da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Em se tratando de uma entidade chapa branca, não seria nenhum absurdo inferir-se, no que concerne à distribuição da reserva especial para revisão do plano de benefícios, que as tratativas havidas com o Sr. Ministro foram no sentido de proporcionar maiores facilidades ao patrocinador para se apoderar de vez dos recursos que abocanhou contabilmente dos aposentados, das pensionistas e dos colegas da ativa do “PB-1” da Previ.

Anônimo disse...

E a notícia oficiosa do ES 100 mil e aumento de 22%. A fonte quentissíma, poderia informar pra quando?

Anônimo disse...

Ao anônimo das 03.30 - 14/08/10.
Por favor, seja mais explícito.
A gente anseia muito por notícias
boas e mesmo ainda oficiosa, passe mais detalhes -

Com certeza Marcos André já esteja pesquisando.

Quem sabe não venha um pacote de bondades ??????????

Anônimo esperançoso.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 13 de agosto de 2010 das 16:30.

Eu não vi a mesma conotação negativa de colegas que você conseguiu ver. Eu vi apenas um tipo de alerta, visto que se tratando de políticos temos que tomar nossas precauções. Como disse o colega que não temos lobby em Brasília. É uma realidade que nós não podemos negar. Nós sabemos que para se conseguir as coisas em Brasília há de se ter lobistas. Veja a luta da COBAP Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionista, que mesmo para conseguir resultados positivos, mesmos que parciais, no reajuste para aposentados acima do salário mínimo não foi fácil. Veja a magnitude desse trabalho que envolveu mais de 8.000.000 de beneficiados. Chegaram a dormir no Congresso, fizeram vigília, bateram na porta de todos os gabinetes dos políticos para conseguir pelo menos o mesmo reajuste do salário. Ficou aquém do pretendido, mas foi uma grande vitória. Para um universo desse somos apenas 181.000 participantes, sem a estrutura que tem a COBAP, sem apoio das outras entidades congeneres, visto que elas estão contaminadas. Veja que nossa situação ainda não é muito confortável. Mas se Deus quiser nós vamos chegar lá sob o comando do abnegado Marcos. Todos nós sabemos que foi dado o pontapé inicial. O que o Marcos fez foi excelente, e na esteira desse caminho sabemos que outras atitudes virão em defesa do associado, pois é nosso dever fortalecer a AAPPREVI, aumentar o contigente de associados, quem sabe, também, aumentar nossa contribuição em todos os aspectos, inclusive, monetário. Vamos traçar um plano para o aumento de associados, pois, somente através
de um planejamento em busca do aumento do nosso efetivo poderemos alcançar uma meta definida. Qual a forma e como? Agradeço a contribuição de todos para isso. Boa sorte.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Marcos, tudo bem?

Enviei o Post sobre os escândalos na PREVI, para meus contatos, em torno de 1000 emails. Elaborei uma lista de senadores e deputados federais, e hoje enviei para eles também. São estes:

dep.brizolaneto@camara.gov.br,

dep.chicoalencar@camara.gov.br,
dep.gustavofruet@camara.gov.br,
dep.ivanvalente@camara.gov.br,
dep.janetecapiberibe@camara.gov.br,
dep.marinamaggessi@camara.gov.br,

dep.ritacamata@camara.gov.br,
dep.ronaldocaiado@camara.gov.br,
dep.ibsenpinheiro@camara.gov.br,
dep.pompeodemattos@camara.gov.br,
osmardias@senador.gov.br,

magnomalta@senador.gov.br,
cristovam@senador.gov.br,
geraldo.mesquita@senador.gov.br,

jarbas.vasconcelos@senador.gov.br,
jayme.campos@senador.gov.br,
joaodurval@senador.gov.br,
jefferson.praia@senador.gov.br,
joaoribeiro@senador.gov.br,
josenery@senador.gov.br,
katia.abreu@senadora.gov.br,
leomar@senador.gov.br,
crivella@senador.gov.br,
dep.carlossampaio@camara.gov.br,
dep.luizaerundina@camara.gov.br,
dep.fernandocoruja@camara.gov.br,
dep.augustocarvalho@camara.gov.br,
dep.vanessagrazziotin@camara.gov.br,
dep.paulobornhausen@camara.gov.br,
dep.onyxlorenzoni@camara.gov.br,
dep.alceniguerra@camara.gov.br,
dep.albertofraga@camara.gov.br,
dep.pedrochaves@camara.gov.br,
dep.moisesavelino@camara.gov.br,
dep.marcelomelo@camara.gov.br,
dep.luizbittencourt@camara.gov.br,
dep.leandrovilela@camara.gov.br,
dep.irisdearaujo@camara.gov.br,
dep.euniciooliveira@camara.gov.br,
dep.jaimemartins@camara.gov.br,
dep.joaocarlosbacelar@camara.gov.br,
dep.joaomaia@camara.gov.br,
dep.jofranfrejat@camara.gov.br,
dep.joserocha@camara.gov.br,
dep.josesantanadevasconcellos@camara.gov.br,
dep.leoalcantara@camara.gov.br,
dep.lincolnportela@camara.gov.br,
dep.lucenirapimentel@camara.gov.br,
dep.lucianocosta@camara.gov.br,
dep.mauricioquintellalessa@camara.gov.br,
dep.marceloteixeira@camara.gov.br,
dep.miltonmonti@camara.gov.br,
dep.neiltonmulim@camara.gov.br,
dep.nelsongoetten@camara.gov.br,
dep.nilmarruiz@camara.gov.br,
dep.pastormanoelferreira@camara.gov.br,
dep.suely@camara.gov.br,
dep.tonhamagalhaes@camara.gov.br,
dep.valdemarcostaneto@camara.gov.br,
dep.vicentearruda@camara.gov.br,
dep.wellingtonroberto@camara.gov.br,
dep.zevieira@camara.gov.br,
cesarborges@senador.gov.br,
adelmir.santana@senador.gov.br,
ecafeteira@senador.gov.br,
fecury@senador.gov.br,
acir@senador.gov.br,
alvarodias@senador.gov.br,
efraim.morais@senador.gov.br

Vamos esperar que algum deles tome uma atitude!!!


Abraços,

Lázara

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo 05:33.

Lamento informar que não há nada a respeito do realinhamento do ES vindo de fonte segura. Apenas especulações passeiam pelos caminhos costumeiros.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Vídeo com a entrevista de Gerardo Santiago à Revista Veja:

http://www.romildo.com/blog/

Anônimo disse...

E atras do Alibaba sergio rosa,serao desmascarados os outros 40 ou mais ladroes.
Aguardem.
Publique-se.

antonia disse...

Gente eu me associei hoje, é muito simples:
É SÓ ENTRAR NO SITE www.aapprevi.com.br e clicar em associe-se, preencher o formulario e enviar. O valor da contribuição é muito pequeno diante do trabalho que o Marcos e sua equipe estão fazendo em prol dos aposentados da PREVI.
Chamo a atenção PORQUE não temos ninguem que nos defenda atulmente, pois a Anabb só pensa em previdencia, a Aafbb em seguro e não estão fazendo nada por nós , nem nos informando sobre os acontecimentos relevantes.
ENTÃO VAMOS FAZER CAMPANHA PARA AMPLIAR O NUMERO DE SOCIOS DA aapprevi, PARA QUE POSSAMOS FAZER MUITO MAIS.

Anônimo disse...

Colega Marcos
Todos nós podemos fazer alguma coisa ,a iniciativa do colega LAZARA em 14/08/2010, enviando ,para os e-mails particulares dos Deputados,é prova de que querendo e unidos seremos imbatíveis.
Avante,colegas chegaremos ao nosso objetivo.
EU ACREDITO ..
Jaym Vasconcellos
4673080-x

Anônimo disse...

Com respeito aos quarenta ladrões, uma das testemunhas no caso do mensalão não foi encontrada. Nos 3 endereços constante do processo a dita cuja tstemhunha não foi encontrada. Nada mais nada menos do que o Pizzolatto (não sei se grafia esta certa). Alguém conhece? Alguém sabe do seu paradeiro. Depois que foi pego ao receber mais de R$ 400.000,00 do mensalão ele desapareceu da mídia.
Acho que nos EUA ainda se usa cartazes de procurado "wanted" como no velho oeste. Essa nedida deveria ser adotada no Brasil.

Anônimo disse...

Na entrevista do ex-braço direito do Sérgio Rosa, ele deixa claro que o conjunto da máquina na Previ trabalhava em prol de interesses. Por isso quando a ex-diretora fala que não sabia de nada é digno de suspeição. A Anabb foi uma entidade que teve interesses privilegiados uma vez que seu papel é defender o patrocinador. Se houvesse seriedade deveria ser afastada a diretoria atual e apurar os procedimentos da anterior. Como não há, vai virar pizza...

Anônimo disse...

Esse anônimo que se diz Militante Petista está certo. O PT já tomou tudo de assalto. A Dilma vai ser eleita presidente ainda no primeiro turno. Essa investigação no Senado não irá para frente. O BB vai ficar com o superávit inteiro e o próximo presidente da PREVI será Valmir Camilo. É o fim.

Anônimo disse...

Oi, alguém ai pode me ajudar.

Preciso saber por que recebo tantas mensagens pelo meu e-mail de pessoas e firmas que desconheço e nunca tive nenhum tipo relacionamento de amizade ou comercial. Como elas tiveram acesso ao meu correio eletrônico.

Precisamos percorrer algum caminho para descobrir e-mails de nossos colegas aposentados para mandarmos mensagens convidando-os a se filiarem a AAPPREVI.

Fico agradecido por qualquer informação a respeito.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Transplante de córnea gratuito, sem fila de espera.

http://www.scribd.com/doc/5030405/HOSPITAL-MACONICO

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Você editou uma mensagem com os e-mails de vários políticos e infelizmente não sabemos o partidos de todos eles, somente os dos mais divulgados pela mídia no dia-a-dia.
Como sou de Goiás vou dar um exemplo. A deputada Federal Iris de Araújo é do PMDB, é candidata a reeleição, cujo marido Iris Rezende (PMDB) é candidato a governador de Goiás. Eles são coligados do LULA (PT) de quem esperam apoio na eleição e apoiam Dilma. O sr. Iris Rezende é para Goiás assim como o Paulo Maluf é para São Paulo, Sarney é para o Maranhão, Collor é para Alagoas, Renan Calheiros (AL), como ACM (Antonio Carlos Magalhães) foi para a Bahia. São da mesma estirpe. Fazem de tudo e qualquer coisa para se manter no poder. Não merecem crédito nenhum. Então acho que é necessário o envio da mensagem, mas o envio tem que ser de qualidade. Temos que fazer uma triagem e os colegas nos comunicarem para os quais devemos mandar ou para quem não mandar.
Essa tropa pode entrar no abafa, como já vimos em várias outras ocasiões.
Em Goiás temos ainda o Luiz Bitencourt e Leandro Vilela que são do PMDB, fazem o que o sr. Iris Rezende manda, pois o Iris é o manda-chuva, o cacique do PMDB em Goiás. O Leandro Vilela, salvo engano, é filho do sr. Maguito Vilela, que é cria do sr. Iris Rezende, e que também foi governador de Goiás.
Aguardo manifestação dos colegas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Na Veja de hoje, o segundo vídeo com denúncias de Gerardo Santiago, contra a PREVI:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/advogado-relata-como-trabalhava-o-grupo-da-previ

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo 13:07.

Como bem lembrado, os e-mails publicados constam do corpo da mensagem da colega Lázara.

De nossa parte não tem por finalidade recomendar nomes para remessa da "Carta". Até porque não nos cabe influuenciar as preferências políticas dos participantes.

A AAPPREVI já fez uma seleção criteriosa dos nomes contemplados com a remessa.

Todavia, pelo mesmo motivo acima citado deixamos de enumerá-los antecipadamente, mas no devido tempo todos serão conhecidos.

De todo modo, somos gratos pelas sensatas observações contidas no seu comentário.

Anônimo disse...

Mensagem encaminhada a ANABB e a devida resposta.

As respostas da Anabb são sempre as mesmas. Não passam do atendimento ao associado.

Onde se lê nossa Presidência leia-se "nossa Lixeira".

-----------------------------------


Resposta da pergunta enviada para o site da ANABB
De:ANABB


Sua resposta foi postada para o seu tema de intere Pergunta:

Acredito que é de bom alvitre a ANABB solicitar a destituição do sr. Sergio Rosa do Conselho de Administração da Vale e de qualquer outro cargo de representavidade da PREVI, em face das graves acusações que pesam sobre o citado senhor durante sua gestão a frente da Previ, e que pode vir a denegrir a imagem de uma instituição secular como o nosso fundo de pensão. Não existe outra alternativa. A destituição tem que ser feita agora, sob pena de omissão, caso não ocorra tal procedimento.

Resposta:
Prezado associado, acusamos recebimento de sua manifestação e encaminhamos para conhecimento de nossa Presidência. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,

Marcus Assis
Atendimento ao Associado
ANABB/VIREF

Anônimo disse...

Hei pessoal! Se eu entendi bem o Pizzorato tá foragido? Existe algum ex-Garef que valha uma cibalena? Eu pensava antigamente que nós funcis do BB éramos as melhores cabeças. Hoje eu tenho certeza que somos cabeças-de-bagre! Não sabemos votar e servimos apenas de trampulim para colocar bandidos no poder. Onde está a competência dos executivos do BB que só conseguem contabilizar lucro roubando a Previ? Se Bradesco e Itaú tivessem uma Previ pra enfiar a mão jamais seriam alcançados. Dentre outras coisas fica claro que a nomeação dos executivos do BB é muito mal feita. Com seus ternos bem cortados, carros importados, salários nunca visto antes na história desse país, vários cursos e incopetência pura. Mesmo com toda pompa não conseguem camuflar a evidente incompetência de gerar lucro através de trabalho. Talvez a privatização fosse positiva neste aspecto, pois as nomeações apadrinhadas cessariam. A iniciativa privada exige competência em primeiro lugar. O que fala alto é o resultado. Se o BB fosse passado a limpo 90% dos altos cargos teriam suas cadeiras substituídas.

Anônimo disse...

Daqui a pouco mais de 4 meses, estaremos encarando mais um Governo, e ao que parece, a novela será a mesma.
O plano para se perpetuarem no poder está funcionando. Não acredito mais na tal "alternancia do poder".
Infelizmente o grau de politização que predomina, está vinculado aos programas assistencialistas. Toma lá, da cá.
De nada adianta a imprensa veicular escandalos. A maioria dos eleitores não lê jornais ou revistas, tampouco vem televisão.
A classe politica está toda voltada para eleição ou reeleição. Não sobra tempo para nos apoiar.
O unico caminho que nos resta é a justiça. Algo tem que ser feito, ou nos veremos nosso "bunker' aumentar mais a sua capacidade bélica.
Quando dizemos que a justiça é morosa, devemos incluir,também, a morosidade do Poder Legislativo. O PDC 2348/2009, do deputado Gustavo Fruet está estagnado, juntamente com a Denuncia REP 048/2010 do colega Francisco de Assis, ao TCU.
Com a possibilidade do descumprimento das leis continuarem, corremos o risco, ainda, de alguma outra Resolução ou Ato normativo, mesmo autoritário, nos excluir da utilização da Reserva Especial para Revisão do Plano, e nada será feito para corrigir o abuso.
Tudo será em vão, pois dizem que a "obrigação da Previ é pagar os beneficios em dia".(palavras do Sergio Rosa )
Realmente, não vejo nenhuma luz no "fim do tunel".

Anônimo disse...

Complementando o colega das 13:07:
A lista de sugestões traz nomes para os quais não deve ser remetido nada.
Chico Alencar já foi dito no blog que é contra nós; Valdemar da Costa Neto é do mensalão; Osmar Dias é candidato ao governo do Paraná, está coligado com Dilma/Lula e nada fará.
Acredito mais no senador PAULO PAIM que apesar de ser do PT está sempre do nosso lado:"paulopaim@senador.gov.br;".
Se bem que nesta época de campanha todos estão no campo de batalha.
Outra coisa: Será que basta dizer que são "aloprados" e estão perdoados? É assim que está agindo o PT.

Anônimo disse...

Marcos, não há intenção de influenciar.

Antes de tudo, digo que sou apolítico de carteirinha. Nos meus quase 63 anos de vida já vi muita sujeira dessa classe e então por isso eles não tem crédito comigo.

Infelizmente, até hoje eu não voto satisfeito.

Por que não voto atisfeito? Pois, sou obrigado a votar no menos pior, visto não ser fácil, dentre eles, ter um candidato ideal que mereça meu voto.

Normalmente a pesquisa de intenção de votos sempre indica apenas dois possíveis candidatos com possibilidades de serem eleitos.
Vou tentar exemplificar.
No caso de 3 candidatos: X, Y e Z.
Nas pesquisas de intenção de voto o candidato X esta na frente, Y esta em segundo e o Z em terceiro com a mínima possibilidade de ganhar.
Qual será a minha opção de voto? Então, no meu raciocínio, penso: se eu votar no candidato Z, que considero até certo ponto o melhor do três, mas que não tem a mínima chance de ganhar, acredito que estarei beneficiando o pior.
No caso, o menos pior é o canditado Y e o pior é o canditado X que lidera a intenção de votos.
Então o meu voto, no caso, seria para o menos pior dentre os dois, que seria o candidato Y.
Para evitar que o pior não ganhe, não posso anular o meu voto ou votar em branco, pois, assim estarei beneficiando o pior deles, reduzindo a chance do menos pior. Então, se ainda tiver um menos pior
o voto não deve ser anulado, pois, a gente ainda tem uma chance de elegê-lo e o pior ficará fora.
Agora se todos se enquadrarem como sendo péssimos, anular o voto é imperativo.

Então não tenho nenhuma pretensão de influenciar as preferências políticas dos participantes.

1) Como posso influênciar se todos nós temos mais de 50 anos. Se nós, por acaso, não tivermos senso crítico, nessa época da vida, e não saber avaliar um candidato, estaremos então completamente alheados.
2) Como influenciar alguém que se identifica com o estilo do PT de fazer política. Ou do PSDB, ou do PMDB, ou do DEM ou dos demais partidos.

Marcos, é muito difícil um político condenar um dos seus corregilionários, principalmente aqueles que vem prestando relevantes serviços ao partido, através de postos chaves dentro um segmento da sociedade organizada.
A minha intenção foi apenas solicitar a divulgação dos partidos dos congressistas na lista relacionados, apenas a título de orientação, pois, nota-se que não foram mencionados Sarney, Renan, Jader, que são figurinhas conhecidas nacionalmente.
E os dessa espécie cujas atuações somente são conhecidas apenas a nível estadual, talvez quem sabe a gente ainda pode peneirar.


Marcos, não há como influenciar, pois, acredito na capacidade de cada um em escolher seu candidato, no seu discernimento, pois, não somos iniciante nesse processo.

Faço votos para que todos votem com a certeza de que votou certo, pois, neste momento estamos assinando um cheque em branco para o virtual canditado eleito.
Boa sorte.

Lázara Rabelo disse...

Ao colega anônimo de l4.08, às 13:07 hs,

Encaminhei o Post "Escândalos na Previ", aos legisladores constantes da relação aqui publicada. Fiz isto considerando ser importante os políticos saberem o que podem ganhar ou perder, de acordo com seus posicionamentos em relação os 181.000 paraticipantes do PB1. Não sou filiada a nenhum partido político, e até o momento, eu e meus familiares ainda não decidimos se ficamos no espeto ou caimos na brasa. Estou propensa a enviar tal mensagem para todos os deputados federais e senadores. É inadmissível, depois das graves denúncias divulgadas na mídia contra a administração da Previ, nada acontecer.
Vamos continuar brigando pelo que é nosso.

Anônimo disse...

Ao Anônimo da 18:10

Quanta engendração, hein, amigo, para explanar como votar...
Votando encerra a questão.

Anônimo disse...

Estou querendo me associar, mas não consegui no site. Por favor, expliquem-me como se faz, acho que o acesso para quem quer se associar deveria ser colocado em destaque, para que salte às vistas logo que se abre o site, pois a maioria de nós é de avançada idade, com os neurônios também já aposentados.

Anônimo disse...

Marcos,

Quanto tempo a AAPPREVI, vai esperar por alguma manifestação por parte da Previ,BB e Governo antes de entrar na justiça, no que se trata da distribuição do superávit, entendendo que em 31/12/2010, terminam os 3 anos de superávit sem distribuição para os associados e até outubro os políticos estão preocupados com as campanhas eleitorais. Sua intenção
é esperar até depois das eleições?
Eu só gostaria de saber qual é a estrátegia que a AAPPREVI vai seguir.
Se todos nós mandassemos também emails para a mesma lista da Lazara, teríamos uma pressão maior, um email é caáz de deletarem sem ler mais 100 emails dissendo a mesma coisa vai chamar mais atenção para nossa causa, eu já copiei a lista e estou mandando, colegas façam o mesmo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo (06:17).

Para associar-se acesse o site www.aapprevi.com.br e clique no botão "ASSOCIE-SE" no alto da página inicial, à direita. Ou, se referir, copie o link abaixo para ir direto ao formulário.

http://www.aapprevi.com.br/formulario_adesao.html

Agradecemos por sua filiação e pela preocupação demonstrada com o destaque a ser dado ao assunto.

Anônimo disse...

A colega LAZARA RABELO,

Infelizmente, num universo de 190.000.000 apenas 181.000 não representa nada. Eles sabem que tem pouco a perder em relação ao universo de pessoas aptas a votar.
De todos os escândalos divulgados nenhum deles tiveram prosseguimento, foram absolvidos na Comissão de Ética, e nem sequer chegaram ao judiciário e se chegaram os processos não caminham. Olha o caso do Maluf. Todos os processos movidos contra ele estão se prescrevendo. Procrastinar, esse é o procedimento adotados pelos advogados de defesa. Vai poder ser candidato outra vez.
Veja bem, a PREVI é um fundo fechado de previdência complementar e aos políticos não interessa se o fundo vai bem ou não.
Entretanto por se tratar de um fundo cujo patrocinador é o Banco do Brasil as coisas mudam de figura e passam a ter somente interesse de explorá-lo devido ao valor patrimonial. Talvez você se lembre o caso da Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas Centrais Elétrica S.A., em quem o PMDB queria nomear o seu presidente. Quase conseguiu. Então aos políticos só interessa o patrimônio e a forma de usá-lo. Em outras palavras, os participantes que se danem.
Lázara, com relação a dúvida de votar eu postei uma mensagem em 14 de agosto de 2010 às 18:10, sobre o meu raciocínio para votar. Realmente os candidatos deixam muito a desejar. Então optei em votar no menos pior. Cada indivíduo tem sua visão crítica sobre determinado tema, inclusive a questão de como e em quem votar.
Para definição do menos pior optei pelo que me pareceu apresentar ter maior credibilidade e para chegar a essa conclusão tomei como fulcro o perfil histórico dos candadatos. Lázara, boa sorte.

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 15 de agosto de 2010 das 05:59.

"Votando encerra a questão".

Não colega, não encerra a questão, encerra apenas o processo eleitoral.
Independentemente de quem vai ganhar nós continuaremos sujeitos ao humor de quem assumir.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Denúncias na VEJA:

Os vídeos:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/advogado-relata-como-trabalhava-o-grupo-da-previ

Os esquemas:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro e demais colegas, é estarrecedor termos de ouvir isto de um cidadão petista, tal qual o mesmo escreveu neste blog, acima.
Eu sinto um frio na espinha com tão grande atrevimento deste sr. ao dizer que aparelharam as instituições do nosso Brasil, incluído também toda nossa poupança feita ao longo da nossa vida laborial. Gostaria que alguem comentasse tal disparate. Clamo a Deus! Onde fomos parar! "Vocês estão perdendo o resto do tempo que lhes restam. Nós aparelhamos todas as instituições do país. Seu fundo de pensão já foi cooptado faz muito tempo".Penso em nossos filhos e em nossas famílias.

Anônimo disse...

Mais um sindicalista descontente com o PT resolve botar a "boca no trombone":
Quanta sujeira!!!!


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-poroes-do-pt-%e2%80%94-sindicalista-conta-tudo-grupo-fez-trabalho-sujo-para-lula-e-conseguiu-culpar-serra/

Sintam o que nos aguarda.

Anônimo disse...

Marcos, não seria o caso de mandar também uma cópia dessa carta endereçada aos Senadores, para publicação na Revista Veja?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

"A CARTA" foi encaminhada à Revista Veja, também.

Jane Torres de Melo disse...

Banco do Brasil anuncia resultado do 1º semestre de 2010

O Banco do Brasil divulga nesta segunda-feira, 16, os resultados relativos ao primeiro semestre de 2010. A entrevista coletiva será com o presidente Aldemir Bendine, às 10h30, na sede do BB, em São Paulo.


Local: Sede do Banco do Brasil em São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2163 (esquina com a R. Augusta) – 17° andar – Auditório
Data: 16/08/2010 (segunda-feira)
Horário: 10h30

Siga o BB no Twitter: http://twitter.com/bancodobrasil

Fonte: Assessoria de Imprensa
61 3310.3557 / 5467

Aguardemos.

Jane

Anônimo disse...

O noticiário do "UOL" já divulgou (data de hoje, 07,21 hs.) o resultado do semestre no Banco do Brasil: lucro de R$ 5,1 bilhões.
Só não informou quanto desse lucro foi "contabilizado" com base no superavit da Previ.Esperemos pra ver..

Ricardo Annoni Neto

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De: PREVIC - OUVIDORIA < previc.ouvidoria@previdencia.gov.br >
Para: vhspassini@uol.com.br
Assunto: RES: SUPERAVIT DA PREVI.
Enviada: 12/08/2010 09:50

Prezada senhora Rosalina de Souza,

Em resposta a sua manifestação, encaminho o despacho da área consultada da PREVIC:

...”o assunto se reveste de implicações complexas e está sendo tratado tanto pela PREVIC como por outras esferas do Governo Federal, a exemplo do Ministério do Planejamento onde já houve tratativas sobre essa questão. Os questionamentos feitos não podem ser respondidos simplesmente com sim ou não, pois repercutem de modo significativo nos diversos atores envolvidos (participantes, assistidos, patrocinador), razão pela qual seu encaminhamento e solução, no âmbito da PREVIC, está sendo conduzido de acordo com a sua complexidade.” (DIFIS/PREVIC).

Sem mais para o momento.

Atenciosamente,

Suzana da Silveira
OUVIDORA - PREVIC

De: vhspassini@uol.com.br [mailto:vhspassini@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 5 de agosto de 2010 18:11
Para: PREVIC - OUVIDORIA
Assunto: SUPERAVIT DA PREVI.

Prezado Senhor Ouvidor

Sou pensionista da previ( fundo de pensão do Banco do Brasil ) Matrícula 18.161.320-4, me chamo Rosalina de Souza,e tenho uma dúvida que não é só minha e sim de mais de 19 mil pensionistas que compõe o plano numero um de benefícios da previ.
A lei 109/2001 preve que a cada três exercícios superavitários,tenhamos a revisão do plano de benefícios.
A Resolução CGPC26 diz que observadas todas as premissas do plano ainda tendo superavit esse tem que ser usado para a revisão do plano de benefícios,pois bem a minha pergunta é:

Estamos no terceiro ano consecutivo de superavit,já estamos no mês de agosto de 2010 e até agora nem o fundo de pensão nem o patrocinador e nem os representantes eleitos por nós definiu nada sobre o que fazer com o superavit.
O BANCO DO BRASIL por sua vez contabilizou mesmo que virtualmente os recurso que acha ser seu por direito,somados mais de 8 bilhões de reais, e o terceiro exercício acaba em 31 de dezembro de 2010.
Como fica a questão se nada for feito até lá e houver a prescrição dos prazos para esta revisão, o nosso fundo de pensão pode alegar que não houve interresse por parte dos nossos representates associações e sindicatos.
Poderemos entrar na justiça cobrando dos DIRETORES E DO CONSELHO DELIBERATIVO sobre esta situação.
Nossa situação é desesperadora porque ninguém resolve nada e sempre a resposta da previ é a mesma não haventando nenhuma possibilidade de mudar o que esta acontecendo, a não se pelas vias judiciais.
A FAABB ( FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS ) diz ter questionado a PREVIC sobre este caso, e que até agora não houve manifestação sobre o tema abordado aos senhores, a previ também alega que a Previc antiga (SPC) secretaria de previdencia complementar também não respondeu as perguntas por eles formuladas.
Como a PREVIC arrecada através da T AFIC milhões de reais de todos os fundos de pensão e é apontada como conciliadora dos conflitos existentes peço aos senhores que respondam sobre esta situação.
Ou se não por aqui a competencia do assunto sugerido que me informe de que maneira devo proceder para ajuizar uma ação individual para que se possa ser cumprido o que diz a lei 109/2001 principalmente nos seus artifos 20 e 21 que diz que este ano teremos que ter a revisão do plano de benefícios. temos hoje mais de 17 bilhões apartados para esta reserva e nós pensionistas ainda não tivemos acrecidos em nossas fopags um centavo relativo a SUPERAVIT.
Agradeço a manifestação e fico no aguardo de breve colocações de como devo resolver isso, ou se o caminho é mesmo o judiciario.

Atenciosamente
Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Muito bem, D Rosalina! Jogou duro.Porrete nessa cambada.

Anônimo disse...

A resposta da OUVIDORIA da PREVIC ao questionamento de nossa companheira Rosalina de Souza, com certeza foi assinada por uma "asspone" - Suzana Silveira.

Enrolou, enrolou e não disse nada.

Não faria a menor diferença se em vez de Suzana a resposta tivesse sido assinada pelo saudoso Rolando Lero.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Segunda-feira, 16/08/2010 - 08h39m
Lucro do BB cresce 16% no 2º trimestre e soma R$ 2,7 bilhões


No segundo trimestre de 2010 o Banco do Brasil apresentou lucro líquido de R$ 2,725 bilhões, um crescimento de 16,1% sobre o mesmo período de 2009. O banco encerrou junho de 2010 com patrimônio líquido de R$ 39,332 bilhões, 21,5% maior que em junho de 2009, quando era R$ 32,360 bilhões.

O retorno sobre patrimônio líquido do trimestre foi de 31,5%, menor que o de 33,2% do segundo trimestre de 2009, porém maior que o do primeiro trimestre de 2010, de 28%. No primeiro semestre, o lucro líquido é de R$ 5,1 bilhões, alta de 26,5% em relação ao mesmo período de 2009, com retorno anualizado sobre o patrimônio líquido de 28,7%. Site ANABB.

Anônimo disse...

Colegas,
É cada vez mais procupantre as "investidas virtuais" do Patrocinador no caixa da Previ. Segundo dados do balanço do 1º semestre, os valores já atingem mais de R$ 14 bilhões.
E continuam alegando que a resolução 26 esta plenamente revestida de legalidade(aos olhos da coruja, seus filhos são lindos) e que os Tribunais, mais cedo ou mais tarde, pacificarão a matéria.
Vejam o que diz nas Nots Explicativas 28:
"Foram impetradas, por entidades de classe e associações, ações judiciais que questionam a legalidade da Resolução CGPC n.º 26/2008. A Administração do Banco, baseada na opinião de seus assessores legais,entende que a Resolução CGPC n.º 26/2008 está revestida de legitimidade e que o judiciário pacificará o
entendimento em relação ao direito e forma de divisão do superávit como definido na referida Resolução."
´
É só acessar o link abaixo e verificar o Balanço e Notas explicativas:

http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/2T10kKDemoCont.pdf

Ou recorremos ao Supremo, ou perderemos tudo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Movimento UNAP-BB voltou a publicar notícias divulgadas no site da AAPPREVI, pelo que agradecemos.
Isto é uma prova inconteste de que divergências entre dirigentes não podem prejudicar os participantes de Entidades e Grupos que propugnam as mesmas diretrizes. Oxalá sirva de exmplo a todas as afiliadas da FAABB e demais grupos de discussões que visam melhorias e a defesa dos aposentados, pensionistas e todos os que compõem o universo dos oriundos do BB.
Visitem e prestigiem o UNAP-BB:
www.unap-bb.org/

Anônimo disse...

Talvez o link não tenha saido completo. Assim. é só acessar a página principal do BB, e no rodapé clicar em Relação com investidores . Ao abrir a página, à esquerda "Destaques 2010 - Demonstrativos contábeis.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Gentileza de um anônimo:


NOVO GOLPE NO CARTÃO DE DÉBITO

Os 'caras' são no mínimo muito criativos! Há muito tempo não uso cheque e quase não levo dinheiro vivo, só gasto no Electron. De tanto usar, a gente perde um pouco do cuidado e é aí que sofre com a falta de atenção!
No meu caso, me dei conta na hora, mas foi por sorte,
pois, normalmente, não daria tanta atenção na hora de colocar a senha
do cartão.

Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a 'gentileza'de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor.

Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte:
Por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: 'tá faltando um número'.

Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o v visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos!!!
Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.

Lá veio o esclarecimento do novo golpe:

O atendente faz uma 'gentileza' e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.
Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.

PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.
Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta!!!
O frentista confessou que 'nem conhece quem são as pessoas por trás disso' um motoqueiro passou no posto,
ofereceu R$ 600,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara.

Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos,danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc.

Se puderem, repassem.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Recebi a carta.
Vou encaminhar para minha assessoria
Um abraço
Senadora Serys

Site: www.serys.com.br - Twitter: www.twitter.com/serys

Anônimo disse...

Post no blog de Paulo Renato Souza, "ASSALTO AOS FUNDOS DE PENSÃO".

Link: http://www.paulorenatosouza.blogspot.com/

BB "garfando"o Plano 1, disse...

Verificando-se a Nota Explicativa nº 28 do Balancete encerrado em 30 de junho de 2010, notamos o voraz crescimento que abocanha o BB sobre o superavit do nosso Plano 1 da PREVI, a saber:
em 30/06/2009 era de R$ 8,4 bilhões
em 31/12/2009 era de R$ 12,6 BI$$$
em 30/06/2010 foi de R$ 14,5 BI$$$.
(ALEGAM SER VALORES RECONHECIDOS E REGISTRADOS COMO ATIVOS ATUARIAIS LÍQUIDOS Á PATROCINADORA (bb) POR UM SUPERAVIT DE R$ 40,9 BILHÕES DO PLANO 1)
e aos donos do Plano 1 ? quando ganharemos uma bocada ?

Lázara Rabelo disse...

Caro Marcos, Bom Dia!

Assisti aos vídeos com o Dr. Gerardo. Fica muito claro, como tudo funcionava ou funciona? na Previ.Como diria o Boris: "Isto é uma Vergonha!"
Gostaria de lançar aqui um desafio, vamos montar um lobby no Congresso Nacional. Alguém já comentou aqui o fato de ainda não termos lobby. Ao ler o livro Encol-O Sequestro, nota-se que os colegas da Ag. Sia-Brasilia, só conseguiram reverter a situação, de demitidos por justa causa e processados injustamente no caso da falência da Encol, porque se mexeram, sairam para fora do ambiente BB e foram ao Congresso, MPF, TCU e Conselho Fiscal do BB. Quando perceberam a armadilha, pediram licença do trabalho, alugaram um apartamento, contrataram digitadores, tudo para se defenderem.
Os frequentadores deste espaço conhecem algum destes colegas da Ag.Sia? Vamos convidá-los a se juntarem a nós. A idéia seria formarmos um grupo de colegas aposentados e voluntários que residam em Brasília, para fazerem pressão junto aos orgãos competentes, os de outros estados viriam para fortalecer o grupo quando fosse necessário.
Não podemos desanimar!

Anônimo disse...

Alguem sabe da Isa?Ela e da Anabb?ELa nao tem noticias sobre o que foi resolvido em relaçao ao ES na ultima reuniao?
Incrivel!!!!!
Publique-se

Anônimo disse...

ABRIRAM A TAMPA DO ESGOTO CHAMADO PT. OS QUE NÃO ENTRARAM NA DIVISÃO DO PRODUTO DO ROUBO ESTÃO SE REBELANDO. SEGURA O TSUNAMI DE M...

Anônimo disse...

Colega de 09:07, da Isa acho que nimguem sabe mas sobre o resultado da reuniao sobre o ES, leia no blog da Cecilia.
Quando a noticia e ruim para os participantes, ela sabe tudo......
Publicar.

Anônimo disse...

Colegas,
Pensando bem, acho que já descobri onde foi editada essa Resolução 26. Recordemo-nos que a implementação do Superavit de 2007estava em pleno andamento, já em fase de negociação com o Patrocinador.
Eis que, em setembro de 2008, uma Resolução, da noite para o dia, suspendeu tudo.
Essa resolução foi, sem sombra de dúvidas, montada no Bunker Petista ( ou seja, na Previ),assinada por José Pimentel, não contestada por Sérgio Rosa( ambos sindicalistas). Um normativo abusivo, autoritário, ilegal, imoral, ilegitimo, ditatorial, contestável e excessivo.
Vamos à justiça solicitar a sua arguição de descumprimento de preceito fundamental.
De acordo com o artigo 87, § unico, inciso II - o Ministro de Estado é competente para expedir instruções( não alterações) para execução de leis, decretos e regulamentos. A ilegitimidade de seu ato foi tão absurda que modificou uma lei, que é de competencia exclusiva do Congresso Nacional, restringindo direitos dos participantes dos fundos de pensão e criando obrigações.
Trata-se de execução de "legislação primária" ou seja, invasão de competencia, quando os atos normativos ou reguladores são definidos como "legislação secundaria".
Há uma outra possibilidade, alem daquela providenciada pelo Deputado Gustavo Fruet, que é de competencia do Congresso Nacional, constante do inciso X, do artigo 49 da Constituição Federal que é:
X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;
Tal fiscalização pode ser feita tanto pela Câmara, quando pelo Senado Federal. Existem bons Senadores para o mister.

Anônimo disse...

Colegas do blog,

Revoltante, indecente, criminoso o que fazem com o PB1,tiram o nosso dinheiro debaixo do nosso nariz e os quem teem poder para barrar essa aberração fazem parte dos ladrões, até quando vamos assistir perplexos a tamanho desacerto com o que está na Lei e deve ser cumprido, a nossa parte quando vai ser creditada nas nossas contas, estou indignado, o BB merece mais que nós que trabalhamos e contribuímos por décadas e só ele recebe o superávit, como pode estar acontencendo tamanha monstruosidade com pessoas de idade, indefesas e nenhum político se manifesta a nosso favor.

Anônimo disse...

Marcos, não consigo comunicar tão bem como você e as vezes encontro dificuldades em me fazem entender, mas como é apenas um relato/desabafo, mas vamos lá.

Acredito que a maioria de nós não prestou atenção nas mudanças que vem ocorrendo ao longo dos anos, não só no Brasil, mas no mundo todo. A globalização é uma delas.
Nós, devido a natureza humana, somos avesso a mudanças. Acho que quando nos demos conta dessas transformações já era tarde demais.
Nós somos contemporâneos de uma época em que as mudanças ocorriam tão devagar que a gente nem se preocupava tanto com elas. E por isso nos acomodamos, estavamos em berço esplêndido. Emprego estável, remuneração superior ao mercado de trabalho, assistência médica e aposentadoria complementar. Encontravamos livre de preocupações. Ninguém competia conosco. Na minha cidade natal, cuja atividade era exclusivamente agropecuária, acho que na década de 60, quando o Banco liberava os custeios agrícolas o gerente solicitava ao cliente que transferisse o dinheiro para um banco particular para que não desse trabalho para a agência, como se o Banco não precisasse do cliente. Tempos idos. Quando fui ingressar no Banco meu pai me indagou: você vai trabalhar no BB? Eu respondi que sim, pois era um bom emprego. Ele retrucou em seguida: bom até quando? Isso foi em 1979. Assim que tomei posse uns colegas veteranos já diziam que o BB já fora bom. Sinal que as coisas já estavam mudando e já não tão devagar. As transformações que eram lentas tinham dado lugar a modificações mais rápidas e profundas e já nos incomodavam, pois, não estavamos preparados para absorver essa mudanças e transformações que o mundo e a sociedade exigia. Nossa economia passou por um longo período de conturbações, inflação alta e galopante. Nem o Banco estava preparado. Por imposição do mercado, pois ninguém competia conosco, perdemos a Conta Movimento e passamos a participar de um mercado altamente competitivo. No início o Tesouro Nacional teve que suprir as nossas necessidades e alterações profundos começaram a ocorrer. Na pressa de adaptação fomos agraciados com planos mirabolantes e de resultados duvidosas com relação a política de recursos humanos. Disso não há necessidade comentar. Independentemente dos governos que passaram, essas mudanças teriam que ocorrer, entretanto, em muitos casos ocorreram de formas desastrosas, tanto que o maior patrimonio que se dizia que o Banco tinha que era seu quadro funcional já não contava mais.
A carreira funcional que era um objetivo geral, a dedicação dos funcionários, hoje deu lugar a falta de interesse do funcionalismo em permanecer no Banco, cujo emprego é considerado como bico até coisas melhores aparecerem. Tudo isso devido a política de recursos humanos, hoje, conhecido com gestão de pessoas. E nós fomos sofrendo essa transformação na pele.
Quanto a competição com o mercado o funcionalismo do BB respondeu a altura e passamos competir em todos os segmentos do mercado, seguro, poupança, cdc, captação, ourocap, etc. Entretanto, as alterações não foram conduzidas adequadamente, pois, com a meta voltada para o lucro a todo custo, o funcionalismo foi por demais sacrificado, as metas instituídas eram inalcançáveis. Planos de aposentadorias antecipadas, demissões voluntárias, provocaram a redução de milhares de funcionários sem a devida recomposição do quadro. Mesmo com redução do corpo funcional as metas eram as mesmas ou mais, a cobrança, o stress e toda a sorte de pressão foi (é) exercida em cima desses colegas ainda. Mudanças são necessárias mas não a um custo tão elevado. Entretanto colegas nós somos a história e, por isso, fizemos a história do Banco do Brasil e não podemos deixar isso acabar. Quem sabe um dia ainda sejamos reconhecidos e nos contemplem com um direito nosso, o superavit. Caso contrário, judicialmente.
Até quaquer dias desses.

Anônimo disse...

A Lazara Rabelo de 16 de agosto de 2010 das 09:06.

Lazara eu fiz esse comentário de lobby e concordo com sua sugestão. Sugiro contatar a COBAP em Brasilia para adquirirmos know how para saber como procedermos nesses casos. Acredito que o Warley não nos negará apoio, e nos repassar dicas importantes. Site da COBAP
http://cobap.maquinaweb.com.br/capa/pagina.asp?ID=14.

Anônimo disse...

Colegas,

Vamos fazer uma força e conversar com outros colegas aposentados e quem sabe tenhamos esta feliz notícia até o final do ano: "ANABB PERDE ASSOCIADOS E CHEGA AO FINAL DE 2010 COM SOMENTE 20 MIL VITIMAS"

Tem muitos colegas que precisam ser alertados e com certeza se desfiliarão dessa tranqueira.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O serviço de rastreamento do Correio informa que a carta do Valentim ao Sasserron "saiu para entrega". Talvez amanhã possamos publicar o teor da correspondência.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Lamentavelmente o meu tempo útil a serviço da AAPPREVI está sendo desperdiçado. Colegas interessados nas ações judiciais gratuitas insistem em encaminhar documentos acondicionados de forma irreguar.
Por isso peço que antes de processar a remessa atentem para as orientações pertinentes. A recepção, triagem e conformidade dos documentos está a meu cargo e
tenho perdido tempo em refazer envelopes, reconstituir cópias em folhas individuais, uniformizar padrões, trocar texturas, retirar grampos, clips, etc. Em que pese a boa vontade dos demais dirigentes, a distância que me separa do mais próximo que pode ajudar é de 100 km,uma vez que o Gilvan - que reside a 30 km - já está assoberbado com as tarefas da Tesouraria.
A persistirem as irregularidades serei forçado a devolver esses papeis para os acertos devidos, mesmo que tenha que pagar do meu bolso o valor do porte pela devolução.

Anônimo disse...

Colega das 10:36 de 16.08, qual a noticia que tens sobre o ES.Não consigo acessar o blog citado.

Anônimo disse...

Bicho eu vou falar uma coisa na boa morô? Se esse tal de PIMENTEL se eleger Senador vou embora pro Paraguai...

Anônimo disse...

A noticia esta no blog da Cecilia.
E e uma noticia pessima!
Publicar.

Anônimo disse...

Colegas,

Eles/bb/Previ, há alguns anos, vem preparando o golpe de retirar os valores da Previ e então depois retirar-se do PB1.

As alegações serão as mais sórdidas, imundas, abjetas que um humano já ouviu falar.

Preparem-se para a próxima REVOLUÇÃO, que não está longe.

Anônimo disse...

O PT está tão desmoralizado que até o Jarbas Passarinho está dando lição de moral no Lula e nos seus aloprados, num programa da TV Senado. Onde chegamos!!!

Anônimo disse...

A Anabb esta desesperada.Ja esta tirando do fundo do bau, certas açoes(me engana que eu gosto) e por entre linhas ja diz que e so para os associados.Sera que eles(a tropa)pensam que ainda nos enganam?
Leiam no site.
Publicar.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eis a "notícia" extraída mdo Blog da Cecília:

Cecília Garcez :: disse...
Oi Antonia,

Eu estive sexta-feira passada em reunião do CD da Anabb tanto com o pessoal da Anabb como com o Diretor recém eleito, Vitor Paulo, que informou que não há nada discutido sobre superávit nem sobre ES, apenas a proposta apresentada pelo Conselheiro Willian, que foi encaminhada para a área de Seguridade, mas nada foi apresentado à Diretoria da Previ. Resumindo, não há nada previsto pelo menos nos proximos meses.

16 de agosto de 2010 10:00

Obs. do Blog Previ Plano 1.

Pelo visto sabem menos do que nós. OU, como sempre acontece, escondem informações para serem divulgadas "por quem de direito", dentro do eterno processo de alimentar vaidades de dirigentes.
Aguardemos "palavras oficiais".

Anônimo disse...

Colega Rosalina,
Se a sua solicitação não for atendida administrativamente, nada impede que o Conselho Deliberativo da Previ seja instado, pelas vias judiciais, a cumprir a Lei 109/2001 porque a Constituição em seu artigo 5º, inciso XXXV diz que " a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".
É nosso direito que está sendo ameaçado; a revisão do Plano é obrigatória.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A carta do Colega Valentim endereçada ao Diretor Sasseron foi entregue hoje. Amanhã publicaremos o seu teor, como prometido.

RJ378716145BR - Histórico do Objeto

Data Local Situação
16/08/2010 18:14 CDD BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO/RJ Entregue
16/08/2010 11:25 CDD BOTAFOGO - RIO DE JANEIRO/RJ Saiu para entrega
10/08/2010 10:10 ACF JOINVILLE NORTE - JOINVILLE/SC Postado

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A carta que o Colega Holbein Menezes endereçou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Notícias Relevantes, de hoje, 16/08.

Carlão/Joinville disse...

Me perdoem, mas tenho que ser repetitivo: OU NOS MOBILIZAMOS E SAIMOS EM PASSEATA EM BRASILIA COBRANDO NOSSOS DIREITOS OU NADA ACONTECERÁ. A HISTORIA RECENTE NOS MOSTRA QUE SOMENTE AS CLASSES MOBILIZADAS, QUE INVADEM AS RUAS DE BRASILIA PLEITEANDO SEUS DIREITOS CONSEGUEM SER OUVIDAS.
VAMOS SAIR DO CASULO. AINDA HÁ TEMPO. A IMPRENSA E A OPOSIÇÃO ESTÃO ÁVIDAS POR MATERIAS SOBRE A PREVI, E NÓS A TEMOS EM PROFUSÃO.
FRASES DE EFEITO NADA RESOLVEM.

Carlos/Joinville

Anônimo disse...

Excelente a carta enviada ao Lula pelo colega Holbein,porem acho que ele( o Lula) vai precisar de interprete.Esta muito acima do nivel cultural(?) dele.
Publique-se.

Anônimo disse...

Marcos,

A Carta do Colega HOLBEIN MENEZES ao Presidente Lula, era exatamente o que ainda faltava ser feito, espero que a mesma chegue a tempo às mãos do Sr.Lula.

Muito bem obeservado pelo Colega Holbein a influência que temos sobre cerca de DOIS MILHÕES de VOTOS, com certeza o social sempre ditou as normas, portanto as informações boca a boca vão se tornando um padrão a seguir, isso em escala PG atinge um lêque de proporções inimagináveis.

Deveria preocupar o governo que quer eleger a Dilma a qualquer custo, portanto jogar fora esse montante de votos (aposentados/pensionistas + familiares + amigos, etc...)é no mínimo muita burrice.

O governo sabiamente ganharia essa montanha de votos sanando as violencias sofridas por nós, pela falta se sensibilidade, ética e honestidade com que os dirigentes da Previ nos tratam, errôneamente estes consideraram que ficaríamos calados e quietos, mais não, somos 121 MIL bocas expelindo o ódio que sentimos pelas injustiças, descasos, desmandos do governo/BB/Previ em relação a nós assistidos do maior e mais cruel fundo de pensão.

Quanto a ambição desmedida por porder do Sr. Sergio Rosa, para mim ficou claro que é um caso patologicamente grave, deveria ser encaminhado para uma equipe de psiquiátras, porque um só não da conta de tanta loucura.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem enviada hoje, 17/08, às 10h20min:

Prezada Isa Musa.

Agradeceria se me fornecesse a relação de todas as 32 AFABBs (e outras afiliadas) com respectivos endereços, nomes dos seus presidentes e números que comportam (associados, tempo de existência e abrangência territorial).

Pretendo fazer uma conclamação para que nos unamos em torno da FAABB, incondicionalmente. O objetivo é cuidar dos interesses comuns abolindo o separatismo hoje existente com vistas ao implemento de ação conjunta, sob a coordenação da Federação. Precisamos urgentemente anular vaidades e disputas por influências, destaques e primazias porventura existentes.

O Plano de Benefícios N° 1, da PREVI, corre sério risco de sofrer perdas irreparáveis e sabemos que nenhuma associação agindo isoladamente teria o peso do conjunto em qualquer pleito ou incursão na área jurídica.

Peço, ainda, informar quais as associações que atuam no âmbito nacional, afiliadas da FAABB.

Cumpro o dever de informar que antes de publicar o que pretendo levarei à sua apreciação, para que opine na condição de Presidente da Federação.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente da AAPPREVI
(41) 3045-0370
presidencia@aapprevi.com.br

Anônimo disse...

Sobre as contbilizações do PATROCINADOR: Deliberação CVM 371 bde 13/12/2000
49 A contabilização, pela Entidade patrocinadora, de um plano de benefício definido, requer os seguintes procedimentos, os quais devem ser cumpridos em conjunto com um atuário:

g. Se o valor resultante do cálculo previsto na letra “f” for um ativo, este somente será contabilizado na patrocinadora se for claramente evidenciado que aquele ativo poderá reduzir efetivamente as contribuições da patrocinadora ou que será reembolsável no futuro;
A NOVIDADE É ESTA (ABAIXO) que se encontra dentro do quadro de exemplos da Deliberação, e que é parte integrante do Normativo:
"Conforme definido no parágrafo g. acima, o ativo somente poderá ser reconhecido pela patrocinadora caso os ESTATUTOS DO PLANO, por exemplo, permitam que haja uma redução nas contribuições futuras ou que possa ser reembolsado à patrocinadora"
Se nada existe a respeito no Estatuto da PREVI as CONTABILIZAÇÕES SÃO IRREGULARES.
O Patrocinador já está sendo beneficiado com a SUSPENSÃO ( vejam bem, suspensão) de contribuições, e não há nada no Estatuto que indique devoluções de contribuições, ou Proporção Contributiva, inventada pela demoniaca Resolução 26.

A própria Deliberação estabelece:

Ativos do plano
16 São os ativos mantidos pelo fundo de pensão que satisfaçam às seguintes condições:

a. O fundo de pensão é legalmente SEPARADO DA ENTIDADE PATROCINADORA;

b. Os ativos do fundo devem ser usados exclusivamente para reduzir as obrigações de benefícios aos empregados, não são disponíveis aos credores da patrocinadora e NÃO PODEM SER DEVOLVIDOS A PATROCINADORA, exceto os ativos remanescentes no fundo no caso de sua liquidação;

Não é possivel tanta displicencia. Só utilizam, na Deliberação 371, o que lhes convem.
O ativo atuarial liquido é de R$ 14.509 milhões.

Anônimo disse...

Caros Colegas,

O jornalista inglês ANDREW JENNINGS faz severas críticas de corrupção à FIFA e ao COI. Segundo ele é uma afronta dizer que nossos estádios não têm condições de receber os jogos. Pensando bem, por qual motivo nós brasileiros podemos frequentar os estádios atuais e os estrangeiros não? Bilhões de dólares gastos em coisas que não são prioritárias para encher os cofres de entidades determinadas. Enquanto a saúde, educação, segurança pública estão caóticos. Pior, o dinheiro terá que aparecer de algum lugar, como por exemplo, a PREVI. Imaginem o cenário da bruxa megalomaníaca eleita utilizando-se do bunker petista para suas obras faraônicas. É O FIM DA PICADA!

Anônimo disse...

É assim que se "engorda balanço":
Bal. semestral do BB - N.Expl. 28

Previ Plano 1 -30.06.2010 - milhões
Vr. justo dos ativos r$ 130.163
Vr. presente obrigaç. r$-(83.005)
Superavit ( 1+2)......r$ 47.158
Ganhos atuariais......r$ 9.069
(*)Vrl.ñ reconhecido..r$ 23.579
-------------------------------
At. atuarial liquido..r$ 14.509

(*) Refere-se à metade do Superavit(bruto-sem dedução dos 25% de Reserva de contingencia, obrigatorios, pela Lei 109/2001) que o Patrocinador, pela proporção contributiva, julga(ou pré-julga) serem seus.
Durma com um barulho desses!
Gestão temerária? Coragem demasiada? Ou já estamos derrotados e não sabemos?

Anônimo disse...

O Colega Carlão/Joinville, tem toda razão, deveremos fazer uma passeata em Brasília para reivindicar nossos direitos usurpados. Um excelente dia seria o dia 31 de agosto, por ser a data do depoimento do sr.Sério Rosa na CCJ do Senado.