sábado, 19 de março de 2011

O circo voltou

Caros Colegas.

Vai começar o espetáculo, o Circo da PREVI está chegando. A primeira função está marcada para o dia 21, às 15 horas. E o local onde fincam os mastros e erguerão a lona não poderia ter sido mais bem escolhido para atrair grande público. O Rio de Janeiro foi lembrado como ponto de partida para as apresentações mambembes que terão o apoteótico significado de grandes eventos como Carnaval, Rock in Rio e Futebol, todos também de pouco custo aos espectadores, ávidos por pão e circo. Muito embora de elevado custo aos filantrópicos organizadores, esses gastos serão recuperados com larga margem de lucro à custa dos participantes do PB1.

É a apresentação de resultados da PREVI, rotineira e enfadonha seqüência anualmente encenada pela experiente trupe a seu serviço, composta por artistas consagrados no meio circense com dotes dignos de permitir figuração na equipe do Circo Garcia e até mesmo do Cirque Du Soleil.

Com promessas de novas atrações, muitos assistentes poderão matar as saudades de consagrados atores e conhecer debutantes na arte do esbulho e da enganação, pois há de tudo no conjunto de apresentadores: ilusionistas, malabaristas da palavra, cuspidores de fogo, acrobatas que pulam magistralmente de cargo em cargo, e palhaços, muitos palhaços. Uns conhecidos, outros nem tanto, mas sempre portadores de promessa de boas risadas - e até choro.

Todo esse aparato com significado de circo tem por finalidade apresentar o balanço da PREVI, nosso Fundo de Pensão que, diferentemente das grandes empresas, não confia na Imprensa nacional para divulgar seus resultados financeiros. Prefere gastar milhões patrocinando uma caravana da alegria integrada por seus mais caros Dirigentes. E os leva às Capitais do País a peso de ouro cobrindo despesas de passagens aéreas, hospedagem em bons hotéis, diárias e etc. e tal. Além de afastá-los das estafantes tarefas diárias nas funções que desempenham com inusitada competência e abnegada assiduidade, e cuja presença nos luxuosos gabinetes deve ser imprescindível para o bom andamento dos trabalhos sob sua “orientação”, supõe-se.

Agora pasmem caros Colegas, uma simples publicação do balanço em jornal de ampla circulação nacional evitaria esse desperdício. E anteciparia em meses o prazo para discussão do que fazer com os astronômicos lucros auferidos no último exercício.

A desculpa de que todo esse aparato se trata de um debate é descabida e mentirosa. Pois somente se discute o que os “artistas” querem, e as propostas para mudança do script não encontram ouvidos.

Mas, fazer o que, resta-nos engolir a afronta e sentar para ver. Tomem seus lugares e boa viagem nas asas da imaginação no vôo fretado pela PREVI. E se você não puder comparecer, relaxe, poderá dar boas risadas e bufar de raiva acompanhando tudo pela telinha do computador. Também prometem isto para que todos assistam à palhaçada.

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR) – 19/03/2011.

224 comentários:

1 – 200 de 224   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Parabéns Marcos, por nais um excelente texto.
Continuemos na discussão do "pão" então, pois o circo já não nos interessa mais, estamos velhos.
Poderia vc ou alguém me informar o número do jornal AÇÃO da ANABB, que apresentou as propostas da distribuiçao do SUPERAVIT em 2006(ou 2007).A 206 eu localizei.Obrigada, bom dia a todos.

luiz fernando disse...

MARCOS, acho que , para aqueles que(me incluo) não podiam manifestar ,no Rio de Janeiro sobre o superavit,sua insatisfação,creio, mesmo sem algum efeito, nos resta estar presente e fazer as perguntas, para ver como o está o jogo de cintura dos conselheiros. Serão várias capitais, acho que é um bom momento para estarmos presentes. Apesar do CIRCO, faremos ou não papéis de palhaço ou bobos da corte.

Hans Heringer - São Paulo disse...

Colega Marcos,
Essa crítica à Previ em função dela promover reuniões nas principais cidades para divulgar seu balanço é desnecessária. A PREVI não é sequer obrigada a publicar balanço em jornais e nem prestar qualquer satisfação dele a participantes e assistidos. Uma portaria, publicada em 11.02 no Diário Oficial da União (DOU), altera a forma de divulgação do balanço anual dos fundos de pensão. A Portaria nº 4, de 10 de fevereiro de 2003, revoga a Portaria nº 842, de 23 de março de 2003.
A partir de então, o conselho deliberativo de cada entidade fechada de previdência complementar decide se e como o balanço será divulgado. Antes, o fundo de pensão era obrigado a publicar o resultado no DOU ou em um jornal de grande circulação. Com a Portaria nº 4, a divulgação pode ser feita,caso assim decidam, por exemplo, pelo boletim interno da entidade, que é enviado aos participantes.
Como se sabe, não existe mais a Previ a figura do corpo social, ou seja, aposentados, pensionistas e colegas da ativa não precisam ser obrigatoriamente consultados para nada a não ser para eleger diretoria e conselho. Assim, ir às cidades serve, pelo menos, para que os colegas possam comparecer e até esculhambar os dirigentes frente a frente, se tiverem coragem, é claro. Sua matéria debochativa só serve para fazer sucesso com seus leitores e acirrar ainda mais os ânimos dos colegas contra nosso fundo de pensão. A instituição Previ é excelente, pioneira, bem sucedida e via de regra foi bem administrada ao longo dos anos, caso contrário não daria os resultados superavitários que apresenta. Vez por outra podemos questionar um ou outro dirigente, mas repito que historicamente a historia da Previ é uma história de sucesso. Procure saber de outros planos existentes por ai ligados a estatais e o colega verá que a Previ os supera em tudo, principalmente em resultados superavitários. Muito do que se lê na internet é amontoado de bobagens, sugestões descabidas. Acho que todos nós deveríamos obrigatoriamente ler o “Manual do Participante” que o próprio Ministério divulga em sua página. Lá estão todas as informações necessárias e até um glossário, para que saibamos o que estamos dizendo quando falamos em atuária, benefício mínimo, teto de benefícios, benefício definido, contribuição definida, tábua de mortalidade, contingenciamento, etc. Creio que o colega nem irá publicar isso. Não importa. Pelo menos ficará sabendo que nem todos aplaudem sua Jihad contra nossa Previ.

Anônimo disse...

De: Socorro Aragão(msasousa)
Para: Marcos e colegas

Sinceramente, não acredito que vá sair este ano e nos outros que virão, a CARAVANA DA ALEGRIA, pelo simples motivo que não há necessidade e principalmente porque existe um Compromisso de que teremos neste 1º semestre a continuação das negociações, que ínclusive estão já atrasadas em 3 meses. E os funcionários da PREVI,(inclusive direção) com certeza estarão empenhados em dar início nas reuniões. É O QUE ESPERO.
(Será que terão coragem, MESMO SABENDO que os aposentados sabem que tal apresentação pelo Brasil afora é somente enrolação, enganação, esbulho?)

wilson luiz disse...

Nós, que votamos "sim" na palhaçada do referendo, fomos agraciados com um cardume de impropérios: aproveitadores, entreguistas, hipócritas, urubus, mercadores da própria alma,e tendo esgotado os termos terrenos, foram buscar nas Sagradas Escrituras o criativo "vendilhões do templo". Foi um desperdício de energia, pois o tal referendo não tem qualquer valor legal, já que a consulta ao corpo social foi, sorrateiramente, retirada dos estatutos da PREVI. Aceitei todos estes comentários com bom humor, "vendilhões do templo" me divertiu muito, lembrei-me dos bons filmes com temas bíblicos que assisti na juventude.
Apenas sobre um comentário, gostaria de fazer algumas considerações: "graças a estes urubus que votaram sim, vou receber uma merreca do superávit, acho que vou devolver à PREVI em sinal de protesto". Aposentei com 30 anos de serviço, sendo 17 como administrador, e pelo fato de haver trabalhado em muitas agências, conheço centenas de aposentados. Posso dizer que a grande maioria dos que hoje recebem uma merreca de aposentadoria é de funcionários que, por variados motivos, não tiveram interesse em seguir uma carreira no Banco. Vejam bem, fazer carreira não é se aposentar como Caixa-Executivo no Rio de Janeiro, Santos ou Florianópolis. Fazer carreira é ter os filhos estudando a 270 km. de distância, é ficar uma semana isolado por causa de chuvas, é, como o Marcos, atravessar o rio a pé com a máquina de escrever acima da cabeça.
Vejo, agora, nas discussões sobre o realinhamento dos benefícios, muitos que recebem "merreca" com esperança que seja resolvido o problema com uma canetada, apostando na tal proposta 360/360. Recuso-me a levá-la a sério, até que alguem apresente um estudo criterioso de qual seria seu custo. Muitos acham que ela vai levar seus benefícios a um valor que teria caso 30 anos houvessem trabalhado, além de devolver as contribuições efetuadas além da de número 360. Não dá para imaginar quanto custaria tudo isto, já que a PREVI estimou em mais de R$ 7 bilhões o custo de implementar ó pequeno reajuste das pensões, de 60 para 80%.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Hans Heringer, de São Paulo.

Muito me apraz recebê-lo como elemento novo em nosso meio. É o que deduzimos por seu nome ser desconhecido por aqui, desde que não se trate de pseudônimo. E, também, agradeço seus esclarecimentos direcionados aos leigos em assuntos da PREVI entre os quais, infelizmente, não me incluo, ao menos no que me acusa, pois muito aprenderia com sua loquaz interferência primeira.

Mas apresso-me em dizer-lhe que não sou um Mujahid e não sei onde o Islamismo entra nesse seu arrazoado. Melhor seria traduzir seu mini tratado sobre publicação de balanços sem desnecessários passeios por caminhos insinuantemente tortuosos.

Todavia, tudo que diz, ou disse, serve para sustentar minha crônica. Não passa de palhaçada essa atitude da PREVI, até porque ao se dar razão aos seus argumentos a divulgação dos resultados pode ser feita através de comunicados internos, sem ônus para os participantes. E também porque debates não são permitidos em nenhuma das áreas aonde se vá.

Acrescento que sua participação será sempre bem vinda, desde que isenta de empáfia e insinuações de que fulano ou beltrano seja mal intencionado ou leigo o que, honestamente, não é o caso dos assíduos freqüentadores do Blog Previ Plano 1.

Por isso, mantenho tudo que está escrito no post “O circo voltou”, mesmo que isto o atinja e magoe, como atesta esta sua infeliz interferência onde confessa esse entendimento. Somente gostaria de saber a serviço de quem o ilustre comentarista se coloca.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.

Hans Heringer, São Paulo disse...

Colega Marcos - O colega parece ter sinais de paranóia ao supor que quem o contraria ou apenas pensa diferente sempre está a mando de alguém. Não. Sou tão aposentado quanto você e trabalhei em muitas agências pelo sul do Brasil. Não sou guiado por ninguém, nem tenho página na internet sempre a combater a Previ. Encerro aqui minha breve vinda à sua página. Basta-me a constatação de que apenas seu ponto de vista é que pode ser levado em consideração.

rosalina de souza disse...

Caros Colegas.

Até quando vai ser assim? Não adianta insistir... agora quem tá por trás disso são a Anabb,Contraf Cut etc...

Perder pro CAMILO que nem Direção tem? Vejo todos no campo... mas, tá difícil...

Escalar quem do nosso lado? O Paulo Assunção perde bola demais... O Sasseron tá morto...

Vamos perder essa chance de revisão justa e igualitária... ou vamos brigar pelo rebaixamento de novo... dos Aposentados e Pensionista do PB-1?.

Tudo por palhaçada... insistir no erro é burrice... chega !!!.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Pensionista

Lena, Lena, Lena, volta se não vai sair do campo faltando 15 minutos para o final da partida ou vai?.

Anônimo disse...

Pergunto:
Se o balanço da Previ fosse deficitário ou quase deficitário, quer dizer, não tão superavitário, será que haveria tanto "auê" para a divulgação na mídia? Será que os diretores da Previ viajariam por esse Brasil afora apresentando resultados?

elvira disse...

Bom dia, Marcos
Analisando o tempo exíguo entre o inf de 17.03, recebido pela previ, e a data do evento 21.03, e considerando que o site está em manutençao, eu conclui que nem mesmo o circo será para todos.
Mais uma vez vc foi brilhante com seu texto.

Anônimo disse...

Colegas,
está se tornando preocupante a demora da abertura das negociações sobre o realinhamento ( 2ª parte do acordo).
Vejam vocês que já se vão 03 meses e ainda nada.
Não vamos perder o foco; temos que cobrar insistentemente para que o acordo seja cumprido, com a apresentação das propostas concretas até 30-06-2011.

Luis Eustáquio de Castro - Araxá-MG

Anônimo disse...

Vendilhões SIM !!
Não está se falando de votação do Resultado da Previ que ocorre com a palhaçada "armada" há anos.
Vendilhões SIM, são aqueles que votaram SIM no ACORDO ARAPUCA, só pensando em si próprios e que agora comentam por aqui sua decepção, sua indignação etc...etc...
Agora é tarde. Vcs já deram ao BB o que ele queria e que usará contra nós, e vocês estão incluídos. No popular: Agora Inês é morta!! Se organizem e chorem juntos. Por fim, penso que a PREVI como Entidade é uma vencedora, o que complica são alguns dirigentes/colegas que lá passaram e lá ainda estão à serviço do patrocinador.

Anônimo disse...

Esse tal de Hans deve ser descendente de algum fugitivo do 3° Reich, que encontrou no Brasil o esconderijo perfeito.
Como diz a rapaziada de onde moro:
- Só fala fezes...

Anônimo disse...

Aqui ninguém é contra a instituição Previ, até porque é dela que vem os nossos salários.
Somos contra sim essa cambada que a está comandando neste momento. Já demonstraram incompetência de sobra, incapacidade de dirigir uma organização, falta de transparência em seus atos e decisões, esses sim somos contra.
Marcos, meus parabéns, você tem e sempre terá o nosso apoio, não é alguém que apareceu como um relâmpago aqui criticando seus comentários que vai mudar o nosso apoio a essa luta que vem de alguns anos.
Agora, cá entre nós, você dá um show no uso das palavras, você responde aqueles que te acusam com muita categoria e respeito,
Jorge Castro,

Anônimo disse...

São mencionadas reuniões que a PREVI faria nos estados para apresentação do balanço. Não li em lugar alguma que tais reuniões serão realizadas, este ano. Gostaria de saber se alguém conseguiu se cadastrar para ter acesso, via internet, à apresentação do balanço, na segunda-feira, às 15 horas.

Anônimo disse...

Anônimo Hans Heringer 19/03- 06h20min,

Você veio com uma fúria tresloucada, saindo das discussões do campo ideológico para à agressão pessoal.
O raciocínio nublado, a tal ponto que disse que a Portaria 4, de 10/02/2003 revogou a Portaria 842, de 23/03/2003. Poderia me explicar essa desvairada cronologia, onde um documento com data anterior (10/02/2003) pode cancelar outro com data posterior (23/03/2003).
A propósito, porque não citou o órgão emissor de tais portarias.
Por outro lado, há um grave erro nas suas assertivas ao afirmar que a PREVI não deve satisfações da sua vida administrativa e econômico-financeira aos participantes, assistidos e pensionistas, uma vez que a Lei Complementar 109/2001, no seu artigo 22, in verbis diz o seguinte: “Ao final de cada exercício, coincidente com o ano civil, as entidades fechadas deverão levantar as demonstrações contábeis e as avaliações atuariais de cada plano de benefícios, por pessoa jurídica ou profissional legalmente habilitado, devendo os resultados ser encaminhados ao órgão regulador e fiscalizador e divulgados aos participantes e aos assistidos”.
Compulse também o que diz o artigo 24 da mesma LC 109/2001: “A divulgação aos participantes, inclusive aos assistidos, das informações pertinentes aos planos de benefícios dar-se-á ao menos uma vez por ano, na forma, nos prazos e pelos meios estabelecidos pelo órgão regulador e fiscalizador (no caso a PREVIC, na forma da Lei 12.154, de 23/12/2009).
Parágrafo único. As informações requeridas formalmente pelo participante ou assistido, para a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal específico deverão ser atendidas pela entidade no prazo estabelecido pelo órgão regulador e fiscalizador.
Vale ressaltar que, pela hierarquia jurídica, uma Portaria no tem forças para derrubar uma Lei Federal ou mesmo para inserir modificação no seu texto original, de modo que a Lei Complementar é soberana para disciplinar a matéria.
Que o colega defenda a PREVI é um direito seu, mas venha com argumentação procedente e convincente, sendo mais polido, usando de trato cortez e com prudência, visto que a pressa é inimiga da perfeição. Sempre que entrar em qualquer polêmica, dê a outra parte o sagrado direito ao contraditório amplo previsto no artigo 5º, incisos V e LV, da Constituição Federal.
De resto, vale gizar que o colega divagou somente sobre os feitos positivos da PREVI, olvidando as mazelas e os diversos “micos” financeiros em que ela se meteu ao arrepio da Governança Corporativa, sem falar da montagem de dossiês, com réu confesso, fatos negativos de maculam o nome do nosso Fundo de Pensão.

Juarez Barbosa disse...

Ao Sr. Hans Hering,

A Previ tem de apresentar seus resultados aos participantes e assistidos, SIM!!!!!

O senhor cita artigos de 2003 de Decretos-lei. Já conferiu a Resolução CGPC 23 de 06/12/2006? O tempo passou desde 2003. Novas regulamentações surgiram, e antes de se pronunciar respeito dos assuntos de interesse de nossos companheiros que aqui frequentam, procure atualizar-se e não perder o "trem da história".

Atualize-se.

Russel Furtado dos Santos disse...

Ao Sr. Hans Hering,

Sei postar um texto polido, com relativa densidade intelectual e eufêmico em meu direcionamento gráfico. Porém, para o seu caso, só resta a ação:

-Heil Hitler, Hans!

PROPOSTA A TODO O POVO PB1:

Eu não acredito que haverá demonstração itinerante de resultados pela previ.Porém, caso venha, tenho uma proposta. Editemos o texto do Marcos, em quantas cópias bastante suficientes para o número de participantes, contratemos duas free-lancers e distribuimos à entrada da reunião. Ah! Não podemos esquecer a sacola de sapatos velhos.Vou ver o custo e postarei o resultado.

Russel Furtado dos Santos
Belo Horizonte

Roberto Varella - Curitiba PR disse...

Ao anonimo das 7:48 hs
Voce indaga se o resultadp fosse deficitário haveria tanto "aue" para a divulgação.
Em abril/2003 a diretoria da PREVI veio aqui em Curitiba no auditório do modesto hotel Caravelle para apresentar o resultado deficitário.
Sergio Rosa disse com todas as letras que a PREVI não podia garantir que teria condições de pagar as futuras aposentadorias. Foi muito triste ouvir esta declaração. Um colega da ativa indagou se não era mais vantagem sacar a reserva do que se aposentar e o Sergio respondeu que era uma possibilidade que deveria ser estudada por cada um.
Em 2010 teve apresentação dos resultado na sede da AABB acompanhado de um jantar, menos de 100 pessoas compareceram. O Sasserom respondeu a todos os questionamentos, é verdade que as vezes saia pela tangente.É sim uma excelente oportunidade de cobrar nossos dirigentes. O Marcos prometeu ir a aquela reunião e que faria barulho, mas não compareceu, posteriormente desculpou-se alegando que o Sasserom era do baixo clero, ou coisa equivalente.
Em tempo: em 2009 também houve apresentaçao de resultados - deficit recorde.

Anônimo disse...

Hans Heringer,


É claro que você deve descender de algum general alemão em cruzamento com estaca de campo de concentração. Caiu aqui de para-quedas e com muita falta de
educação. Vai-te embora, cara, que não faz falta nenhuma.

Paulo Motta disse...

Senhor Hans,

Sempre defendi a polidez e a serenidade, mesmo na resposta a uma grosseria. Em seu caso, no entanto, abro uma exceção: EXPERIMENTE N'ÁGUA.
TALVEZ FAÇA BORBOLHA...

Paulo Motta.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Roberto Varella.

Na Reunião de resultados havida aqui em Curitiba, no dia 08/04/2010, o Sasserom não respondeu a todos os questionamentos, pois o meu foi posto de lado quando entregue diretaente por um emissário, à mesa e sob identificação de que se tratava do presidente da AAPPREVI. Pois "O Marcos prometeu ir a aquela reunião e que faria barulho, mas não compareceu" (como você enfatiza),
conforme teve o cuidado de explicar no Blog, no dia seguinte à "boca livre" previamente anunciada e ocorrida na AABB, à qual somente compareceram uns poucos interessados - na apresentação, creio.

"Marcos Cordeiro (André) disse...
Caros Colegas.

Guardem as palavras cruzadas. Ainda não chegou a hora de precisar delas fora de minha casa.
Cientificado à última hora de que a mesa estaria composta somente pela "arraia miúda", achei por bem poupar minha família da agonia da espera e a mim de jogar palavras ao vento.
Também, encarar um frio de 12 graus para ouvir as baboseiras de sempre sem encontrar incentivo para buscar respostas, fiquei.
Não fui! E pelo que sei foi uma atitude sensata. Nada perdi. Nada perdemos.
Porque nada mudou, infelizmente."

9 de abril de 2010 11:56

Anônimo disse...

ALERTA, PERIGO, PERIGO, PERIGO

Estão dizendo por aí que Chucrute do Hans e sua multidão de seguidores vão lotar uma moto e fazer protesto em frente à AAPPREVI. Preparem o pregador de roupas porque a flatulência será enorme

elvira disse...

Senhor Hans,
QUEM PARECE TER SINAIS DE PARANÓIA?
Fique sabendo que muito ajuda quem não atrapalha!

Anônimo disse...

Hans,

Desculpe, não acredito que esse seja o seu nome real, então tomo a liberdade de responder, usando pseudônimo, também. Você disse: "A instituição Previ é excelente, pioneira, bem sucedida e via de regra foi bem administrada ao longo dos anos, caso contrário não daria os resultados superavitários que apresenta. Vez por outra podemos questionar um ou outro dirigente, mas repito que historicamente a historia da Previ é uma história de sucesso."

Pergunto: você já parou para pensar a que custo, ou às custas de quem a PREVI tem apresentado resultados superavitários? Superavits não são parte da história da Previ. Desde quando ela apresenta superavits? Há uma parcela de pensionistas que, segundo é divulgado, passam fome, outras precisam trabalhar, ainda que doentes. Quem se aposenta após-97 tem um redutor, a Parcela Previ, que massacrou nossos benefícios. É só ler as mensagens que colegas aposentados e pensionistas escrevem, que você terá uma idéia da realidade. Há colegas que recebem R$ 700,00 de benefícios, Hans. E você vem aqui, insensivelmente, sem lançar olhar algum sobre aqueles que pagam caro para haver super superávits, para fazer propaganda da diretoria da PREVI? Por favor, leia isso:

http://ceciliagarcez.blogspot.com/2010/12/mat%C3%A9ria-interessante-sobre-o-super%C3%A1vit.html

Entretanto, você escreve muito bem e é eloquente quando faz propaganda das diretorias da PREVI desses últimos anos. Certamente, Josef Goebbels sentiria inveja de você.

Rivka

Anônimo disse...

Hans Heringer, obviamente é um pseudônimo. Não deve ter formação na área jurídica, pois ao invés de discorrer ou interpretar os normativos, limitou-se apenas a citá-los. E se tivesse lido o texto do Sr. Marcos com isenção, desprovido de animosidade, compreenderia que a questão não está ligada a PREVI apresentar ou não seu balanço anual, mas a forma desnecessária e dispendiosa como o fará.
A Resolução 23, do Conselho Geral de Previdência Complementar, de 2008, define que a Entidade deve disponibilizar as informações anuais ao participante ou assistido, por meio eletrônico, ou encaminhará a ele mediante sua solicitação. Ou seja, estas viagens, como bem define o Sr. Marcos são desnecessárias e caras! Muito caras!

Neste blog, que por opção do seu idealizador segue uma linha democrática e um tanto liberal, somos brindados com comentários, às vezes, desnecessários, outros ofensivos e até interesses diversos aos da maioria dos associados.
Como este Senhor, também trabalhei 30 anos no Banco, aposentando-me na função de administrador em cidade do interior. Não concordo com sua colocação subjacente no texto, quando afirma que aposentar-se como Caixa-executivo em cidades litorâneas não seja fazer carreira no Banco. Uma ofensa desnecessária. Também não enxergo neste blog uma luta contra a nossa PREVI. Há aqui sim, uma grande decepção e desapontamento com relação a dirigentes da PREVI, que antes de serem eleitos comportavam-se como os políticos em tempo de eleição e hoje, à luz de normativos, portarias e resoluções por ele citados, negam-se a prestar informações e esclarecimentos.
Assim, a questão está relacionada aos nossos dirigentes e não a Entidade, a nossa PREVI. Por fim, há diversos blogs mantidos por ex-dirigentes de Associações cuja linha de diálogo está em conformidade com postura dos dirigentes da nossa PREVI e como dizia meu pai: para quem não está satisfeito, a porta da rua é a serventia da casa.
“todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (Co 6:12)

Paulo Celio disse...

O caro amigo Hans Heringer, muito obrigado por você se manifestar no nosso círculo de amigos, se você conhecesse melhor a nossa luta e a verdadeira situação de muitos aposentados da Previ, que um dia ainda voltará a ser nossa, com certeza você mudaria de opinião e nos ajudaria muito. Quanto ao Marcos, tenho a absoluta certeza que você se engana em suas críticas.
Paz em Deus a voce e a todos os seus familiares. Em tempo: muito obriga por não ter se mantido anônimo.

Anônimo disse...

Eu amo a PREVI e tenho orgulho de ter trabalhando no BB a vida toda e de ter aprendido muito lá. Não é isso que está em questão, ora!

Esse Hans é o campeão da deturpação de objetivos e leituras. Bem que mereceu essa sova que levou, embora eu seja, a princípio, contra isso, mas quando pessoa extrapola em todos os sentidos, aí... não há como evitar.

Bleinroth Toninho disse...

Caro Marcos,

Novamente nos destes de presente um excelente texto, aliás, em todos que divulgastes tens demonstrado sabedoria e alma guerreira. Há pouco estava lembrando de uma frase que ouvia muito em minha infância e não entendia direito: "Não respeito um homem apenas pelos seus cabelos brancos, pois até os velhacos envelhecem", mas agora já maduro percebo que uma frase tão pesada para os anos 60/70, seja infelizmente para meu conhecimento tão verdadeira, e que esteja justamente sendo usada por velhacos contra nós, estão nos moendo, corroendo, parecem que querem que morramos logo, pois somos empecilhos para certos planos.
Outra coisa, parece que estamos numa batalha onde nossos próprios amigos estão apontando a lança para nosso peito, pessoas que acusam, humilham, massacram colegas que estão na mesma luta, buscamos os mesmos sonhos e idéias. Qual a necessidade de apedrejar a Lena, você e outros que aqui tentam expor opniões?
SEM UNIÃO NÃO HÁ JUSTICA, E SEM JUSTIÇA COM CERTEZA PERECEREMOS.
Abraços a todos bravos guerreiros e guerreiras......

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Extraído do Blog Superavits Previ:

http://superavitsprevi.wordpress.com/2011/03/09/a-sindrome-dos-gigantes/#comments

Lena,
Esse seu sentimento de amor ao próximo é a maior qualidade que pode existir em um coração humano. Somente por isso, você se classifica bem. Se outras pessoas vêm identificando aspectos negativos em sua personalidade, isso é absolutamente normal. Somos todos humanos. Nenhum de nós é perfeito. Seus críticos, ainda que possam ter alguma razão, erram também na própria forma de expor seus comentários. Em cursos do Banco, sobre atendimento, aprendemos o sentido da palavra DESQUALIFICAR: negar antecipadamente boa qualidade a determinada idéia apresentada por outra pessoa. Ora, essa negação pode ser válida e pode até ser positiva para quem recebe a crítica, posto que funciona como um espelho que alguém coloca a nossa frente para ali nos mirarmos e descobrirmos nossa falha. O problema é que nem sempre a pessoa sabe segurar com delicadeza esse espelho. Isso deve ser feito com diplomacia, buscando atingir apenas a idéia, e não quem a emitiu. O amor próprio do ser humano é sempre sagrado. Se achamos que errou e nos julgamos capazes de corrigi-lo, o que é perigoso, porque podemos resvalar na arrogância, devemos agir com extremo cuidado, procurando sempre evidenciar o erro sem ferir o autor.
A desqualificação agressiva é injustificável não somente por esse motivo de que pode atingir o sentimento de dignidade alheio. Ela pode ser também um forte elemento inibidor da participação do outro e, consequentemente, prejudicial ao surgimento de novas idéias, justamente o que mais se precisa em um trabalho de busca de soluções. Por mais despropositada que uma sugestão nos pareça, ela pode conter um aspecto positivo que vai valer mais à frente. Daí, penso que você não deveria ser tratada dessa forma. Pegaram pesado com você.
Seja forte e hábil. Dê a volta por cima, com classe e tolerância. Seus críticos cometeram excessos, mas têm razão no mérito. Aceite seu equívoco, antes que eles. Assim, sairá na frente. O seu foi apenas sugerir o que não pode ser. No caso da Previ, realmente não há como perdoar empréstimos. Mas perguntar sobre isso não é nenhum absurdo. Normalmente, tal prática sempre ocorre, em outras situações. Quanto às lamúrias e reclamações, em qualquer atividade atuar com bom humor é sim sempre melhor. O problema é que não temos tido mesmo razões para alegrias e satisfações.
Não sou nenhum mestre em nada, Lena. Nesta vida, sei que sou e quero ser sempre um aprendiz. Estou apenas reproduzindo com minhas palavras o que aprendi com quem sabe muito mais que eu.
Um grande abraço nesse bom coração que sabemos que você possui, sempre lembrando que “Teu tesouro está onde está teu coração…”

Paulo Motta

Anônimo disse...

O que facilita o trabalho da banda podre da história é que pessoas de bem são facilmente alvejadas. Vide Lena, Rossi e outros mais. As pessoas que tem caráter, honra, tombam mais facilmente no front da batalha do que aquelas que tem no seu objetivo apenas dinheiro e poder.
Seria surpreendente assistir como se virariam essas mesmas pessoas com 700 reais de complemento de sua aposentadoria.
Fazem referência à Previ como se o seu patrimônio fosse fruto apenas de boa administração. Administração do que cara pálida?
Da poupança dos velhinhos que vocês querem ver pelas costas. Desses cabeças brancas que vocês ignoram e tentam tapear com uns slides de powerpoint e pronto. Tornaram a Previ uma caixa mais preta que aquela que guarda informações das aeronaves. Alto lá! Somos idosos e não idiotas! Falta de respeito anda derrubando governos que estavam a décadas no poder. RESPEITO CONOSCO BANDO DE PARASITAS. PARAQUEDISTAS. SUBSERVIENTES. CHEGA DE PENSAR EM VOCÊS, COISAS DESAGRADÁVEIS.

Anônimo disse...

Oi Marcos, boa noite...

Entro para agradecer a todos os colegas que me deram apoio. Para aqueles que acham ter me atingido com suas críticas, sinceramente...
não guardo mágoa nenhuma. Compreendo que alguns me criticaram por impulso, e eu também já agi dessa forma e me arrependi.
Muito obrigada aos colegas do blog do Sr Medeiros que me enviaram e-mails. Confesso estar sem tempo, mas vou responder a todos.
Fui criticada não só pelas minhas "bandeiras" levantadas aqui, em prol das colegas pensionistas, mas na minha pessoa. Isso não foi justo. Lamento mais darei um tempo. Vou cuidar da minha vida, mais vou torcer para que tudo de certo e os 100% saia o mais breve possível.
Muito carinho e abraços para as pensionistas e aposentados (as).
Obrigada querido Marcos.

mh.leal@ig.com.br
Beijos Paulo M.

Anônimo disse...

QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ! NO GOVERNO DO REVOLUCIONÁRIO PT O PRESIDENTE DOS EUA VEM BOMBARDEAR OUTRA NAÇÃO DIRETO DE BRASÍLIA.
ISSO SIM É QUE É REVOLUÇÃO O RESTO DEIXA PRO HUGO CHAVEZ

elvira disse...

Alô Lena
Cuidar de sua vida, significa não deixar de participar do blog, pois parte de sua vida está diretamente ligada nesta luta.
Pense nisso, volte logo e fique em paz.

Anônimo disse...

Alguém poderia me dizer, por favor, se conseguiu se cadastrar, no site da PREVI, para acompanhar, via internet, a reunião de apresentação do balanço/2010????????????

sergioinocencio disse...

Marcos,

ultimamente tenho dado boas gargalhadas com a leitura dos post de nossos colegas aposentados no blog,sério, tenho rido um bocado.
agora tentar eu tentei, desde o dia que recebi o tal email da Previ sobre a divulgação dos resultados, em momento algum abriu para colocar o nome e a condição e etc e tal, sempre travado, deduzo que ninguem conseguira assistir pela internet, ou, eles abram para todos no dia, pq hj e amanhã o site ta fora, ontem a inscrição tava travada, e na segunda, deve ser a mesma coisa.
e outra, os nossos atuais Dirigentes não perdem boquinha, e apresentar os resultados é um BOCÃO.
e para encerrar:

DA-LHE HANS

é duro ter opinião, mais duro ainda é pensar que contribuiu e levantou um tsunami, só que contra si mesmo. Boa sorte nos proximos.

Anônimo disse...

Ôôôô..." Hans Heringer "...descobri o seu verdadeiro nome...não foi difícil...não adianta querer enganar...o seu verdadeiro nome...ééééé...." MANÉ " e como diz a letra da música..." MANÉ é MANÉ "...

Anônimo disse...

o sr HANS(?) NÃO SERIA UM BENEFICIARIO DO RENDA CERTA? COM CERTEZA DEVE BATER PALMAS AOS DIRIGENTES.

wilson luiz disse...

Os provocadores de plantão estão em felicidade suprema. O bestialógico vomitado pelo sr. Hans Heringer teve 14 comentários, num total de 36. Nós merecemos. Francamente...

Anônimo disse...

Propostas para o realinhamento:

Recalcular os benefícios concedidos a partir de 24/12/1997
mediante readequação da Parcela Previ, conforme a média
de benefícios do INSS repassados pela Previ, e pagar a
diferença, apurada mês a mês, devidamente atualizada e
corrigida monetariamente.
» JUSTIFICATIVA
Antes de 1998, a Previ utilizava como base para calcular
o benefício do associado o teto do INSS. Assim, faziase
o cálculo do valor que o aposentado teria direito de
receber, subtraia-se o teto do INSS e chegava-se ao valor
do complemento da Previ. Mas, em 1998, a Previ, com o
intuito de desvincular seus benefícios do valor do INSS,
criou a Parcela Previ.
A PP é um valor de referência e, na época, foi estipulada
pelo mesmo valor do teto do INSS. No entanto, como a PP
era reajustada pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade
Interna (IGP-DI), seu valor aumentou muito mais do que era
pago aos participantes pelo INSS.
Assim, os participantes ficaram com suas aposentadorias
defasadas. Com o superávit de 2006, reduziu-se o valor
da PP e esta passou a não influenciar negativamente na
aposentadoria dos participantes. A presente proposta
sugere recalcular os benefícios de quem se aposentou
nesse período, levando-se em consideração a média dos
benefícios pagos pelo INSS.
» BENEFICIADOS
Aposentados a partir de 24/12/1997.

Anônimo disse...

Sr. Wilson,

O Sr. foi o 15°, com todo respeito a sua pessoa...

Anônimo disse...

Colegas,

Vamos esquecer de vez as propostas da ANABB, que tem como único objetivo enrolar seus inocentes associados.

A ANABB faz de conta que nos defende e os associados desinformados acreditam nisso.

Anônimo disse...

SEGURANÇA DE OBAMA REVISTA MINISTROS BRASILEIROS

Ele deve ter pensado assim: Quem é capaz de mandar a mão no dinheiro dos velhinhos da Previ é capaz de qualquer coisa. Detector de metais nessa cambada toda, principalmente Fazenda, Planejamento, Previdência e o Pimentel em especial.
Tentaram até "armar" uma Resolução 27 para escapar da revista, mas não colou...
É brincadeira um negócio desse? O cara se sentir mais seguro na Cidade de Deus do que no meio dos cumpanheiru?
Não foi a toa que chegou onde chegou. Negro, com nome de terrorista e chefe da maior potência mundial tem que saber onde pisa.

Anônimo disse...

Estou pendendo para a Cesta-Alimentação como prioridade número 1 de proposta, pois seria a garantia de que todos seriam beneficiados, mesmo não sendo, de todo, satisfatório.

Anônimo disse...

Se desde o inínio dos resultados superavitários, a reserva especial fosse igualmente distribuída, não haveria tantos problemas e divisões. Sou totalmente a favor da divisão igualitária do superavit. Vai destinar 7 bi? Dividi-se o valor entre todos igualmente e pronto.

Anônimo disse...

Muito sintomático. Basta um Hans, para o blog perder o rumo e ficar vociverando contra ele dispersando nossas verdadeiras preocupações. Quem é o esperto? Nós o ou inigmático Hans

Anônimo disse...

Não critico nenhum dirigente da Previ. A cada dois anos há eleição e a maioria de nós os elege. Sempre há uma chapa de oposição que é ignorada pelos colegas. Se hoje a Previ é dirigida por gente da CUT e da ANABB e AAFBB é porque os colegas assim decidiram. Lembro que em 2012 teremos eleições. Vão votar nos mesmos novamente? Se votar, então agüentem.
Somos uns tolos. Desde 1998 sempre há uma chapa excelente de oposição e a turma escolhe sempre os mesmos indicados pela CUT e pela ANABB. Azar nosso. No passado, já poderíamos ter eleito colegas como Ruy Brito, Tollendal, Isa Musa, Amaral, etc. Esses colegas lançaram chapa contra isso ai e perderam para Camilo, Sasseron, Cecília, William, Alexandre, etc. Fazer o que?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 20 de março de 2011 12:29.
Isto è verdade?
Ou voçê está de gozação ?
Não acredito!!!

Anônimo disse...

Tens toda razão colega anonimo 14:46.
Vamos pensar muito bem em quem vamos colocar em 2012 na PREVI.Essa chapa 3 JAMAIS!!!!!!!ANABB gosta de fazer propaganda enganosa.

Paulo Motta disse...

Anônimo das 14:45:

"Fazer o quê?" Assim você concluiu seu bom comentário. A verdade é que ainda não sabemos exatamente o que fazer para bater essas chapas da situação que acabaram dominando tudo, desde 1998. A desinformação da maior parte dos aposentados e pensionistas está na raiz dessa situação. Como chegar até esse imenso contingente de participantes que, uma vez inteirados do que vem ocorrendo certamente vazará para o lado dos conscientes e inconformados. Há muita gente fazendo de tudo para dar força à AAPREVI. No entanto, a grande idéia para chegar à consciência dos desavisados ainda não surgiu. Vamos em frente, que uma hora ela vem a nosso encontro.

Paulo Motta.
blog:
superavitsprevi.wordpress.com

Anônimo disse...

Ao anônimo de 20 de março de 2011 12:39.
Sim, era isto mesmo que deveria ter sido feito.
Dividir o valor superavitário entre todos os aposentados do PB1 em partes iguais e proporcionalmente ao que foi contribuído na ativa por cada um.
Mas teve um grande egoista que preferiu criar o Renda Certa entre poucos , o que causou esta grande defazagem nos complementos da Maioria.
Se tivessem esquecido seus egoismos, hoje não estaríamos aqui, ums contra os outros em debates sucessivos.
Quem ficou milionário com o Superávit, não quer nem saber dos demais colegas do BB.
Por isso defendem a Previ e sua direção com unhas e dentes. Pois o pires desses colegas está Cheio.
E os demais? Que também trabalharam? Suaram a camisa. Estes que se explodam!

Anônimo disse...

Se a distribuição do superavit fosse igualitária e linear beneficiando a todos desde início, com certeza, não haveria tantos blogs e sites pipocando por aí para protestar contra os dirigentes da Previ. Ou será que haveria vários blogs de Hansss (?) para protestar?

Paulo Motta disse...

Salve amigos interessados em saber tudo sobre a PREVI:

Acabo de ler no blog do Edgardo (blogdoedear.blogspot.com) seu interessante texto sobre a história da entidade. Vale a pena saber como a pobrezinha de 1896, chamada CAIXA MONTEPIO, veio a ser a potência de hoje. Encontramo-nos no centro de uma
luta sem precedência em nossa vida de funcionários ativos e aposentados. Quanto mais conhecimento acumularmos, melhor. O conhecimento fortalece o homem.

Paulo Motta
blog:
superavitsprevi.wordpress

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida, lastimando o falecimento de Colegas:

Ao Amigo Marcos,

Continue rechaçando veementemente , como vem fazendo, os ataques dos famosos “pau mandado” que só pretendem desqualificar o trabalho da AAPPREVI. , em especial o seu.Isso eles vão procurar fazer sempre Por outro lado nós, seus escudeiros e da nossa associação, continuaremos o apoiando e rebatendo todas as tentativas.

Vamos nos manter sempre unidos e determinados em nosso objetivos. Os colegas estão “partindo” para alegria do BB e PREVI, porém nós , que ainda estamos por aqui , vamos continuar na luta até o fim para corrigir as injustiças e, quando chegar nossa hora, possamos deixar nossas famílias com condições dignas de sobrevivência.

Com a minha admiração , amizade e orgulho de ser seu colega.

Heráclito(Cavalcante)

Anônimo disse...

Anônimo das 14:46:

Vc tem toda a razão. E já foram várias as chances de trocar os elementos que cuidam do nosso patrimônio. Mas não adianta. O pessoal tem memória curta e se deixa levar pela mídia exercida pela poderosa Anabb. São mais de 100 mil associados recebendo enxuradas de informativos dando apoio às chapas que ela apóia. E ainda colocam as opiniões de ex-presidentes (Calazans, Caliari, etc..) dando total apoio à chapa apresentada, os quais posteriormente são favorecidos de alguma forma com algum cargo.

Já as chapas opositoras enfrentam muitas dificuldade para competir de igual para igual. Então, deve-se mudar estratégias e esse blog pode auxiliar em muito, na minha opinião, através de sugestões.

Caso contrário, nada mudará por lá.

Anônimo disse...

Anônimo de 15:30,

Exato. Poderia haver uma parte igual para todos e uma parte proporcional, mas beneficiando a todos, sempre.

Anônimo disse...

Sobre a Dona Lena.

Escrevendo de forma desarmada, tranquila e sem mágoas, a Dona Lena, reconheceu, também, ter cometido equívocos. Equívocos faz parte da natureza humana, e que é intrínseco a nossa condição ser não perfeito

Essa atitude engrandece as pessoas, pois, reconhecer que também errou demonstra sua capacidade de superar o que é próprio da condição humana ao expor esse sentimento se desculpando por enganos praticados.

O seu mutismo é totalmente compreensível, pois, deve ter havido reflexões que a motivaram escrever essa mensagem pequena mas de grande conteúdo.

Não tenha pressa de voltar, fique a vontade, quando o momento propício chegar, ananhã ou depois, saiba que estaremos esperando por você.

Anônimo disse...

Parece que o acontece com a Previ neste momento é típico das táticas empregadas em eleições dirigidas em certas associações. Manipulam-se informações e o tempo, fora a contra informação. O resto vocês sabem...

Anônimo disse...

Preciso me ausentar do blog, por um bom tempo.

Podem escrever. No realinhamento, vão beneficiar uma ou no máximo do máximo duas "categorias" e deixar os demais de fora.

Até.

Paulo Motta disse...

Anônimo das 12:29h,

Detenho-me apenas no quesito "apresentação", para avaliar seu texto: Perfeito! Não entro é no mérito. Não sei se tenho medo do lobo mau ou, como seu "homônimo" das 15:12h, porque acho que isso só pode ser brincadeira. Fala sério!

Um abraço,

Paulo Motta
blog:
superavitsprevi.wordpress.com

Anônimo disse...

I love Tio Sam!
A grande maioria enaltece os EUA, de forma exarcebada.
Paga-se qualquer preço, para assistir a um show das celebridades americanas, com excêntricas exigências, como se fosse uma dádiva suas presenças por aqui.
Fazemos acampamento na fila dias antes do show.
Como não revistar os ministros de um país assim?

Anônimo disse...

Caro Paulo Mota,

Está no site do Cláudio Humberto:
19/03/2011 | 19:45
Cinco ministros se recusaram a revista
e foram embora em sinal de protesto
DILMA E OBAMA NÃO PERCEBERAM O INCIDENTE

Cinco ministros brasileiros se retiraram em sinal de protesto, no centro de convenções Brasil 21, em Brasília, quando chegavam para participar do encontro do presidente americano Barack Obama com empresários americanos e brasileiros, promovido pela Confederação Nacional da Indústria. Os agentes de segurança, presentes ao evento, condicionaram o acesso dos ministros à revista. Eles se recusaram e foram embora, em sinal de protesto. O incidente ocorreu com os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Paulo Bernardo (Planejamento), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Guido Mantega (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

elvira disse...

Que estranho, um evento desse porte e os ministros não sabiam, previamente, que seriam revistados.
Que saia justa para a Dilma, não?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Barrados no Baile

Caros Colegas.

Entre esses ministros estão aqueles que mais nos atemorizam:

Edson Lobão - Minas e Energia (Usina Belo Monte);
Paulo Bernardo - Planejamento (Termo de Compromisso);
Edson Pimentel - (Resolução 26);
Guido Mantega - Fazenda (Termo de Compromisso e IR sobre os benefícios do superávit).

Seria tranquilizador se pudéssemos contratar essa segurança do Presidente Barack Obama para vigiar os cofres da PREVI!

Anônimo disse...

Quase que o Obama dança na carteira...

Anônimo disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, AGORA JÀ SEI O MOTIVO PELO QUAL LULA NÂO FOI AO ALMOÇO, SE RECUSOU KKKKKK
IRIA SER REVISTADOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
DEVERIAM REVISTAR OS BOLSOS DO PESSOAL DA PREVI E DA ANABB!!!!!

Anônimo disse...

Uma pena que essa turma da divisão igualitária do superavit não tivesse aparecido na hora de fixar a contribuição para a Previ. Seria ótimo se todos tivéssemos contribuído com o mesmo valor.

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que vem bomba para os dirigentes da Previ e do BB.
Sera nossa vez de tripudiar.
Aguardem.
Quem ri por ultimo, ri melhor e mais alto.....

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.

Você não relacionou o Mercadante, aquele que no senado inventou o projeto de lei (acho que o nº é 177), que tira dos fundos de pensão a prerrogativa de elegerem participantes e assistidos para diretores e conselheiros.


abraços a todos

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.

Senador Mercadante é contra interesses de trabalhadores aposentados.
O Senador Aluisio Mercadante apresentou o Projeto de Lei nº 77, de 11.03.09, atualmente em tramitação no Senado Federal, introduzindo substanciais mudanças na LC n° 108/2001, através do qual pretende negar aos participantes dos Planos de Previdência Privada Fechada, o direito de ter assento nos órgãos diretivos e fiscalizadores do Fundo.

A discussão a ser enfrentada é polêmica. Trata-se de saber quais interesses moveram o Senador Petista a postular retirar daqueles que contribuíram durante toda à vida com suas contribuições para formação desses fundos, dentre os quais se destaca a PREVI, hoje o maior Fundo de Pensão da América Latina, o direito de fiscalizar as decisões que poderão afetar suas vidas no futuro.

É preciso registrar que essa proposta é lesiva aos interesses dos participantes aposentados e inconstitucional, porque fere as disposições insertas no Art. 202, § 6° da Constituição da República, que disciplina a inserção dos participantes nos colegiados e instâncias de decisão em que seus interesses sejam objeto de discussão.

Conclamamos, portanto, todos os aposentados, especialmente os do Banco do Brasil, a participarem desse debate. Conheça melhor esse tema, aprofunde a discussão, compartilhe essa informação com outros interessados e exerça o direito de levar ao conhecimento do Senador seu inconformismo com essa proposta esdrúxula, tendenciosa, imoral e ilegal.

Autor: Iomar Araújo Rodrigues é Advogado e participante da PREVI desde dezembro de 1973.

4 Responses to “ Senador Mercadante é contra interesses de trabalhadores aposentados. ”

Iomar Araújo Rodrigues on 28 de fevereiro de 2010 at 14:29
O Senador Gim Argello (PTB – DF), da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal,Relator do PL n° 77/2009, apresentou voto opinando por sua rejeição, com data de 16.09.2009.

Na fundamentação do seu voto, o Relator argumenta que “a proposição não agrega melhorias ao sistema de governança dos fundos de pensão adotado pela legislação atual (LC nº 108 e 109, de 2001)”. Esse posicionamento traz alento aos milhares de participantes de fundos de pensão, que assim poderão almejar continuar participando da gestão do patrimônio que, com muito sacrifício, ajudaram a construir.

Em 17.09.2009, o Senador Mercadante protocola pedido de reexame, até o momento sem pronunciamento. Portanto, foi vencido o primeiro “round” mas é preciso continuar vigilante, porque a luta ainda não terminou.

Abraços a todos

Anônimo disse...

Tens razão, Marcos. Talvez a equipe de segurança do Barack Obama tenha tomado conhecimento de que eles, Paulo Bernardo e Guido Mantega, principalmente, tenham atentado contra a poupança dos velhinhos (a PREVI), e, por medida de prevenção, não permitiram que eles se aproximassem dos bolsos do chefe maior dos States.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Peço desculpas por ter usado de um artifício para provocar discussões. O enador Mercadante foi deixado de lado propositalmente, como se fora por descuido.
Todavia, o mistério que o cerca, assim como o desenvlvimento de sua polêmica proposição merecem cuidado especial, ainda mais porque ainda está em nossas mãos direcionar o rumo para o desfecho. E deu resultado, pois já temos manifestações inteligentes e abalizadas a respeito.
Mesmo assim, não podemos subestimar a relevância dos assuntos envolvendo os outros Ministros/Ministérios.
Igualmente nos afetam e prejudicam potencialmente.

Anônimo disse...

Colega Mesquita Santana,
O Projeto do Mercadante foi arquivado ao final da legislatura, mas ainda pode ser ressuscitado.
Vamos ficar de olho.

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 77 de 2009 - Complementar Autor: SENADOR - Aloizio Mercadante
Ementa: Dispõe sobre requisitos para composição de diretoria-executiva, conselho deliberativo e fiscal de entidade fechada de previdência complementar patrocinada por autarquia, fundação, sociedade de economia mista, empresa pública e outras entidades públicas controladas direta ou indiretamente pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, e dá outras providências.
Data de apresentação: 11/03/2009

Situação atual: Local: 31/01/2011 - Secretaria de Arquivo

Situação: 10/01/2011 - ARQUIVADA AO FINAL DA LEGISLATURA
Matérias relacionadas: RQS - REQUERIMENTO 731 de 2010

O melhor caminho para essa aberração é o lixo.

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar se a Cooperforte vai abrir mesmo outra linha de credito?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Irmão de Lutas, Marcos,

"O circo voltou" é mais uma obra prima sua. Este "trottoir" das figurinhas carimbadas é mais um absurdo que temos de combater. Olha só o custo desta brincadeira de mau gosto. Isso tudo só para falarem bobagens e transmitir dados enganosos aos "velhinhos" trouxas.
Parabéns, novamente. Estou recompondo as peças da "metralhadora" e, em breve, voltaremos a cena.
Um grande abraço
Edison de Bem

Anônimo disse...

Lamentavelmente, o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Deputado Federal Gustavo Fruet ( PDC 2348/2009) que pedia a sustação de alguns artigos da Resolução 26 por exorbitação do poder regulatorio, também foi e encontra-se, até o momento, arquivado.
Mesmo que seja desarquivado, a tropa de choque não acatará os argumentos do projeto. É esperar pra ver.

Anônimo disse...

Deve ter sido hilário:

Todos aqueles ministros prepotentes com seus melhores ternos, encostados na parede com as mãos para cima e as pernas abertas sendo apalpados pelo Agente Especial Johnson (nome de agente de todo filme americano)KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Camilo, Sasseron, Cecília, William, Alexandre, etc.
NÃO AGUENTAMOS MAIS !!
LARGUEM O OSSO !!

Anônimo disse...

Pessoal, veja só quantas "tribos" a Previ criou:

a) funcionários com 360 meses de contribuição na ativa e
mais um tempo de contribuição como aposentado;
b) funcionários com menos de 360 meses de contribuição
na ativa e mais um tempo como aposentado;
c) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na
ativa e mais um tempo como aposentado;
d) funcionários com menos de 360 meses de contribuição
na ativa e nenhum tempo como aposentado; e
e) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na
ativa e nenhum tempo como aposentado.

Anônimo disse...

A Cooperforte me informou que abrirá uma linha de credito a partir de 04 de abril! Gente boa pessoal e ainda em abril irão distribuir os lucros, isto sim podemos chamar de HONESTIDADE!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 7:20 (21/3/2011),
Concordo plenamente com as suas palavras. Gente boa mesmo, esse pessoal da Cooperforte, sempre que precisei, nunca me negaram o apoio. Esses merecem o crédito,
Jorge Castro,

carlosdomini disse...

A Caravana Previ começa hoje.está no site da Previ com previsão que 15 viagens da diretoria executiva.

Anônimo disse...

Ao anônimo de: 21 de março de 2011 07:20

Eu gostaria de me associar à Cooperforte. Meu objetivo imediato é conseguir um Empréstimo Pessoal.
Não ficou claro, se tenho que depositar 20% do que pretendo em empréstimo, ou não) Se impacta ou é impactado na Margem Consignável da Previ, ou não? Se em vista de ter empréstimos em outros bancos, também é considerado na capacidade de pagamento e/ou aprovação do crédito, ou não?

Por favor, quem tem algum conhecimento para minha dúvida, me esclareça...

Abs.
João

Anônimo disse...

João é muito facil se associar a Cooperforte! Os tramites são rapidos!Liga para lá que eles te explicarão tudo direitinho e boa sorte!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A PREVI informa debochadamente: Tem início a "CARAVANA DA ALEGRIA" estacionando em 15 Cidades.O roteiro ainda não foi divulgado.

"Diretoria dá inicio à caravana de apresentações

A Diretoria Executiva da PREVI dá início nesta segunda-feira, 21/3, à tradicional caravana para divulgação dos resultados do ano. Realizadas desde 2003, as apresentações reforçam a transparência da gestão prezada pela Entidade.
A expectativa é de que sejam realizadas apresentações em 15 cidades, ao longo do mês de abril. Os primeiros eventos para funcionários, Entidades Representativas dos Funcionários do Banco do Brasil e imprensa serão realizados no Rio de Janeiro. Às 15h, a apresentação poderá ser acompanhada pela internet. Fonte Site PREVI".

Mais detalhes no Site PREVI.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Gabinete da Presidência
SAS Quadra 05, Lote 01, Bloco M, Ed. Sede Conselho Federal da OAB, CEP: 70070-939 - Brasília/DF
Tel: 61 2193-9608 / 2193-9653 / Fax: 61 2193-9755 / Email: presidencia@oab.org.br / www.oab.org.br
Ofício n. 522/2011-GPR
Brasília, 16 de março de 2011.
Ref.: Protocolo n. 2011.31.01815-02.
Ilmo. Sr.
Advogado José Benedito Monteiro
jbmonteiro.advogado@yahoo.com.br
Assunto: Solicitação. Ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Senhor Advogado.
Cumprimentando-o, cordialmente, acuso o recebimento de mensagem eletrônica na qual solicita ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Resolução n. 26-CGP, editada pelo Ministério da Previdência Social.
Em razão da natureza do assunto, informo que determinei a remessa do expediente à Comissão Nacional de Estudos Constitucionais desta Casa para análise e manifestação.
Aproveito a oportunidade para apresentar expressões de estima e consideração.
Atenciosamente,
Ophir Cavalcante Junior
Presidente

Sr. Advogado, bom dia.
Encaminho ofício do Presidente Ophir Cavalcante Junior em resposta à mensagem abaixo.
Atenciosamente.
Simone Souza dos Reis
Assistente Técnica - GPR
Conselho Federal da OAB
Fone: 61-2193-9608
Fax: 61-2193-9755


-----Mensagem original-----
De: José Monteiro [mailto:jbmonteiro.advogado@yahoo.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 11 de março de 2011 14:49
Para: CFOAB.Presidência
Assunto: Fundos de Pensão

A ESPECIAL ATENÇÃO DO SR. DR. OPHIR CAVALCANTE, PRESIDENTE DA OAB.
Sou advogado inscrito na OAB/SP sob nº 80.795 e também sou funcionário aposentado do Banco do Brasil. Fiquei comovido sr. Presidente com a atuação dessa OAB no caso das pensões dos governadores que em apenas um mandato eletivo (4 ou 5 anos), adquiriam o direito de receber pensão. E foi por essa razão que resolvi, pedir a V.Sa. promover uma ADIN contra os desmandos do nosso fundo de pensão e do patrocinador Banco do Brasil, que através de uma simples resolução ( nº 26 da CGPC- atual PREVIC), alterou a Lei complementar 109, dando ao patrocinador Banco do Brasil o direito de receber 50% do Superavit. Essa ADIN serviria para tornar sem efeito as alterações introduzidas pela Resolução nº 26 da CGPC, mudando importantes artigos e parágrafos da Lei Complementar 109, que é de competência exclusiva do Legislativo, repito, dando poderes ao patrocinador Banco do Brasil, inclusive contabilizando em seus balanços metade do SUPERAVIT que de acordo
com a Lei complementar 109 é dinheiro de 120.000 aposentados que contribuíram durante mais de 30 anos para ter uma aposentadoria digna e vem o Banco do Brasil em conivência com o fundo de pensão PREVI se apropriar indevidamente do dinheiro dos aposentados que contam hoje com 60, 70, 80 e 90 anos de idade. Se precisar de mais esclarecimentos é só pedir. Obrigado.

elvira disse...

A mensagem enviada à
OAB, não poderia ser assinada por um numero maior de aposentados conforme a petiçao publica de Luiz Dalton?
Se possivel,sob o aspecto legal,
fica a sugestão.

Anônimo disse...

-Quem me mandou aqui foi GANDOLA. Alô pessoal tá mais do que na hora de fazer voltar a honestidade na PREVI. Para isto vamos pedir a volta do Sr JOSÉ VALDIR RIBEIRO DOS REIS, atual Presidente da COOPERFORTE. Caba bom tá ali. Fui colega dele na agencia de Jacobina - na Ba. Volta José.

Anônimo disse...

Colegas,

O circo não voltou, ele sempre esteve no mesmo lugar, o que muda, mercê de eleições e da determinação do banco, são os protagonistas dos espetáculos. Os scripts são recorrentes, emanados da figura central que é o patrocinador.Tudo é feito com o escopo de aumentar seus lucros, apropriando-se dos recursos quem em tese seriam reservados para as nossas aposentadorias.
Encastelados nos seus gabinetes,com o poder decisório nas mãos dos seis mandatários (três da Diretoria Executiva e três do Conselho Deliberativo),os nomeados pelo banco cumprem rigorosamente as ordens do Patrão.
Não têm ética profissional, são declaradamente do capitalismo selvagem e sequer almas possuem, porque as venderam ao BB.
Em consequência, não ouvem críticas construtivas, ignoram as que reputam destrutivas e nem mesmo dão bolas para os elogios. Essencialmente, ajem com frieza e só enxergam as linhas mestras definidas pelo patrocinador, é como se fossem robôs. O único som diferente que ouvem, é o do vil metal, que embolsam ao final de cada mês. Nada os abala, inexistindo argumentos capazes de alterar as suas trajetórias malignas. Sabem que estão prejudicando os direitos de pessoas idosas, mas isto sequer vai tirar-lhes o sono, porquanto são desprovidos de consciências.
Podem até abolir as eleições e autorizar-nos a usar o mesmo esquema do BB, ou seja, que escolhamos os que quisermos para ocupar os cargos, porque já nascerão subalternos.
Então o problema da eleição é só para que os apadrinhados da ANABB, Contraf-Cut, etc, sejam escolhidos para encher os bolsos de dinheiro, porque mandar e decidir, sejam nossos ou das entidades representativas, nenhum deles vai resolver coisa alguma.
O único jeito, no sentido figurado, seria botar fogo no circo, acabando com o Voto de Minerva instituido pela Lei Complementar 108/2001, do FHC.
Fora disso, fazendo uma comparação apenas para ilustrar, significa o mesmo que tentarmos derrubar uma árvore frondosa, cavando em volta do seu robusto tronco, apenas com as mãos.
Em outras palavras, o BB nada mais é do que um ditador perverso, da época atual, que nos mata com à ação do tempo, sem o uso de armas, fazendo negociações na hora que quiser, da forma que lhe aprouver, respaldado por um instrumento jurídico que foi forjado por um Governo de oposição.Em resumo, qualquer partido que estiver no poder, independente da sua sigla, vai beneficiar o seu banco estatal e nós seremos eternos escravos desse carrasco implacável.
Do Poder Legislativo nada podemos esperar, porque qualquer Projeto-de-Lei para extinguir o Voto de Qualidade, não lograria êxito, visto que o Governo sempre tem maioria no Congresso Nacional, seja com parlamentares do próprio partido, da base aliada ou comprando-os, via dos Mensalões ou com a liberação de dinheiro para as emendas dos Deputados e Senadores (recursos para a suas bases eleitorais).
Sinto muito em falar a verdade, mas essa é a dura realidade, com a qual infelizmente temos que conviver a "sine die".

Anônimo disse...

Ao colega João (21/3/2011, 08:04),
É muito fácil associar-se a Cooperforte. Você pode acessar o site www.cooperforte.com.br, ou ligar para 0800.701.3766.
Boa sorte João,
Jorge Castro,

Anônimo disse...

21 de março de 2011 07:20 - João

Não se preocupe. Na Cooperforte você sendo aposentado da Previ, vão através de seu contracheque Previ + INSS abir um teto de empréstimo para você para pagar em 60 meses no máximo e ainda com base no BET(Previ) vão abrir uma linha especial para os aposentados Previ, agora 04/04/2011. Êste empréstimo não impacta a margem consigável Previ. Esqueça empréstimos em outros Bancos.O débito mensal é feito via fopag Previ. Um abraço. Boa sorte.

Anônimo disse...

RESULTADO 2010 PREVI

--------------------------------

Agora já são 15.16.00 e ainda não começou a função circense da PREVI.

O atraso (injustificável) já rotula a demonstração de , no mínimo, um grande fiasco .

Que falta de responsabilidade.

Já dizia meu sábio e imortal pai -
Conhece o gigante pelo dedo.

Aliás o que mais se pode esperar da
PREVI (int).

José Luiz Branquinho

Anônimo disse...

Aos que me responderam s/o Emprest.Cooperforte:

Fico muito agradecido pelas suas respostas...

Um grande abraço
João

Anônimo disse...

Tá coberto de razão o anônimo das 09:43. Ainda que, se possível eleger Madre Tereza de Calcutá, Ghandi e Nelson Mandela esses ilustres nossos representantes nada poderiam fazer, pois o que vale mesmo é o voto do patrocinador. Nem culpo nossos eleitos. Já ouvi deles que os indicados pelo Banco, colegas como qualquer um de nós, ficam até constrangidos em obedecer as ordens que chegam direto não do Presidente do Banco, mas dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Isso foi claro na proposta de aposentadoria para as mulheres aos 45 anos. Todo mundo aprovou, até os indicados pelo Banco e daí, na hora de implantar, veio o Ministério e disse não! Agora, corre pelos jornais que o Governo já planeja aumentar a idade mínima para aposentadoria. Evidentemente o Ministério não iria deixar o Banco e a Previ aprovar uma medida que eles tentam combater, ou seja, a aposentadoria precoce.

Anônimo disse...

Acabo de assistir pela internet a apresentação do resultado 2010 da Previ e achei muito boa, muito tranqüila e transparente. As coisas foram colocadas limpamente, sem subterfúgios e nem meias palavras. Surpreendeu-me positivamente.

Anônimo disse...

Colegas,

Fiz três perguntas, via internet, endereçadas ao Sr. Flores, as quais iriam derrubar a sua máscara, mas eles são muito espertos e não deixaram passar uma, sequer.
Aquilo parece programa de auditório, onde a galera ganha alguma coisa para aplaudir, elogiar e fazer perguntas idiotas.
Fiquei decepcionado coma timidez dos colegas, assaz comportados e humildes, que mais pareciam meninos da escola fundamental.
Simples e fácil assim, parece que tudo anda as mil maravilhas. As pessoas quando estão no anonimato metem a madeira, mas no face a face, viram cordeirinhos.
Ao que tudo indica, parece que existem apenas cerca de R$ 4 bilhões para revisão dos benefícios, considerando-se o balanço de 31/12/2010.
Agora, é hora de exigir da PREVI e da PREVIC, que tem que prevalecer, nessas tratativas que irão iniciar em 30/03/11,o valor dos superávits do dia do fechamento das negociações, conforme foi aplicado neste último acerto de 24/11/2010, estando fora de cogitações o balanço de dez/2010. A FAABB precisa ser alertada para este fato, pois tudo indica que teremos tempestades pela proa e um possível fechamento de negócio deverá ocorrer apenas durante o segundo semestre deste ano, período em que se espera uma melhora considerável nos superávits, especialmente em função de reação positiva nas Bolsas de Valores, com a valorização de ações e consequentemente, da elevação nas Rendas Variáveis.

Anônimo disse...

E aí? Deu Superávit de novo, ou não?

Anônimo disse...

Anônimo das 13:37, acho que não assistimos à mesma apresentação.

Confirmado agora às 16:35h pelo Sasseron, que a primeira reunião com o BB está marcada para o dia 30.03.11(mais um ponto para seus informantes).
FOI PATÉTICO !!
A PREVI "plantou" um "velhinho", com todo o respeito, para fazer a última pergunta.
Só elogios aos Conselhos, Diretores, agradecimentos e muita "emoção" em suas palavras e na resposta do Presidente Flores.
Ficou claro que estamos "fritos" com nossos dirigentes. Uns engraçados, para não dizer outra coisa que seja agressivo, ainda faziam "piadinhas". PATÉTICO !

Aurílio de Oliveira de São Paulo disse...

Devemos ter muito cuidado com acusações fortuitas. O “velhinho” que falou por último é o colega Geraldo Pedroso Magnanelli, de 78 anos, era do quadro de portaria na época do golpe militar. Foi preso, torturado, demitido do Banco (depois reintegrado graças a anistia política), foi terrivelmente prejudicado em toda a sua carreira. Trata-se de um bravo colega, respeitado por todos que o conhecem. Ainda hoje, lúcido e atuante é um dos mais combativos críticos do BB e da Previ. Não é “um velhinho” plantado lá pela Previ. Isso é falta de conhecimento da história do país, da história do BB e da Previ e profunda falta de respeito. Se continuarmos por esse caminho de ignorância e falta de respeito iremos muito mal.

Anônimo disse...

Sr. Aurílio,
Realmente foi um equívoco rotulá-lo de "velhinho".
Velhinho, cabeças-brancas e coisas do gênero são menções feitas por aqui sem a conotação pejorativa entendida por você.
Agora o que não se pode entender foram tantos elogios, agradecimentos, "rasgações de seda", etc... observados em sua intervenção. A tal ponto que fui obrigado a ouvir o Ricardo Flores dizer que estava "emocionado". É muita falsidade !!
Por fim, o Lula era também o defensor dos trabalhadores. E foi justamente no governo dele que estamos vendo o que estão fazendo com os "velhinhos" de uma maneira geral, sejam eles do BB ou não.
É lógico que existem aqueles que estão satisfeitos. O RENDA CERTA que o diga !!

Anônimo disse...

Aurílio,

O texto do anônimo de hoje,às 14:32,
não é meu, mas ali não houve falta de respeito e tampouco algo voltado para a maledicência, com o fito de denegrir alguém, eis que nem nome foi citado.
Você diz que ele é um feroz crítico do banco e da Previ, só se for na ausência, porque naquele auditório, exalando emoção por todos os poros,o Sr. Magnanelli fez rasgados elogios ao comando da Previ, sendo inclusive repreendido por um antigo amigo seu, do corpo diretivo da nossa Caixa, por ter esquecido de rasgar a sêda também para o Conselho Consultivo, do qual ele faz parte.
Do jeito que as coisas estão, com o BB e Previ sempre em conluio para nos prejudicar, você, em sã consciência, acha que ele teria motivos para ir tão longe? Veja que o Sr. Flores ficou muito sensibilizado e quase chorou copiosamente com as palavras carinhosas do Sr. Geraldo Pedroso Magnanelli.
Você afirmou que o dito colega foi preso, torturado e demitido, sem declinar o motivo,o que é louvável, mas o seu "amigo" do Conselho Consultivo da Previ -e que amigo-, ao relembrar a vida pregressa de ambos,fez questão de enfatizar, parece que até com certo orgulho, do tempo em que participaram do regime Comunista. Isto explica, sem meias tintas, os percalços sofridos pelo Sr. Magnanelli.
Eu sou contra a violência em qualquer circunstância e abomino a tortura, de modo que lamento o sofrimento do colega. Sei de outros casos, de funcionários do banco, que foram algemados em pleno expediente e levados presos pelo mesmo motivo.
Geralmente, quando estamos zangados, expressamos juizos e conceitos dos quais muito nos arrependemos, quando a calma sobrevém. Mas muitas vezes, esse arrependimento não é suficiente para remediarmos os danos causados nas outras pessoas. Reflita um pouco sobre isso, jovem Aurílio.

Anônimo disse...

O resultado da primeira reunião, anuncia o início das negociações para 30/03 e o valor disponível para o realinhamento dos benefícios é pouco mais de 2Bi. -conclusão - não vai dar para nada, a proposta dos 360/360 e as pensões que serião a prioridade, não cabem nesses 2Bi, muito desgaste, ansiedade,revolta, luta e a situação dos aposentados/pensionistas, continua péssima, os 20% já acabaram e ficamos novamente a espera de novos empréstimos para sobrevivermos, eu desisto dessa história de superávit, é pura ilusão, cansei...tô fora! chega!

Anônimo disse...

Caros colegas,

Vejam a PREVI na mídia:

http://dinheiro.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28079141

Anônimo disse...

CHACAL disse
Notícia em manchete de um grande jornal do país.
-A presidente DILMA oferece almoço ao ilustre visitante presidente dos EUA Sr.BARACK OBAMA. Foram convidados: Ministros de Estado,maiores autoridades do judiciário, grandes Empresários e
SINDICALISTAS.
Agora Eu sei porque todos foram revistados.
Murilo CHACAL Hallak
São João del Rei-MG

Anônimo disse...

A AAPREVI É UMA ENTIDADE BASTANTE SÉRIA E ATUANTE. CHEGO A COMPARÁ-LA A UM SINDICATO HONESTO. ASSIM, JÁ QUE NÃO TEMOS MAIS OS SINDICATOS DOS BANCARIOS DO NOSSO LADO, NÃO VEJO MOTIVOS PARA DEIXARMOS DE NOS FILIAR (SINDICALIZAR) A ELA.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se aquele Senador cearense, ex-ministro, aquele que assinou a Resol.26 foi também barrado pela segurança de Obama. Ele, como de ex-colega, deve ser coniderado traidor da classe.

jeanne disse...

Eu li no blog do Medeiros que o superavit foi de 4 Bi.É isso mesmo?Se dividir novamente com o BB não vai dar para implemntar nada , não é?Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

Caro Marcos e demais colegas,

Vejam como conseguem sugar um Fundo de Previdência Complementar:

Decisão do TST
cria marajás no governo do DF
Decisão do Tribunal Superior do Trabalho oficializou aumentos absurdos de 84 funcionários da empresa pública Terracap, do governo do DF, criando marajás com salários de até R$ 43.987,42 mensais –cerca de R$ 8 mil a mais que os vencimentos do próprio governador, que legalmente é o “teto” do funcionalismo. Não cabe recurso para a decisão do TST, que custará R$ 1.548.399,07 por mês à Terracap. Dos marajás criados pela decisão do TST, sete receberão acima do salário de governador, que é igual ao de deputado federal: R$ 26,7 mil.
Para ganhar a ação, os 84 marajás contaram com a omissão de ex-diretores e advogados, que fizeram corpo mole e até perderam prazos.
Os 84 marajás devem se aposentar com salários integrais pagos pelo Funterra, o fundo de “previdência privada” bancado pela Terracap.
Com o dinheiro que pagará aos marajás da Terracap, o governo do DF poderia construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por mês.
Fonte: Site do jornalista Cláudio Humberto

wilson luiz disse...

A notícia mais importante do dia não foi que as negociações sobre o realinhamento do Plano de Benefícios se iniciarão no próximo dia 30. O fato mais relevante foi a brilhante atuação do colega José Benedito Monteiro, que conseguiu que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil examinasse a viabilidade de propormos uma ADIN sobre a legalidade da Resolução 26 (ver post das 08:42 hs). É de interesse de todos, tanto para o Banco quanto para os associados, que este assunto seja resolvido o mais rápido possível.

Anônimo disse...

DEPOIS DO QUE OUVI HOJE...
ADEUS REAJUSTE PARA AS PENSIONISTAS, QUEM VIVER VERA!!!

NUBIA SOARES

Anônimo disse...

Aurílio,

O colega usou a palavra "velhinho" entre aspas e ainda acrescentou "com todo respeito". É muito comum o pessoal se referir a eles próprios como "velhinhos", "cabeça branca".
Não houve conotação pejorativa. Se você estivesse por aqui há mais tempo, saberia disso.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O mais novo trabalho do Colega Edgardo está em Notícias Relevantes:

21/03 - COMO E QUANDO A PREVI ENRIQUECEU, de Edgardo Amorim Rego.

Paulo Motta disse...

Havia uma informação de que o valor reservado para fazer face ao realinhamento do Plano 1 era de 7,5 bilhões. Hoje,mais cedo, alguém falou em 4 bilhões. O Anônimo das 17:14h disse algo em torno de 2 bilhões! O que está havendo, afinal?

Paulo Motta.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Paulo,

Na apresentação através de "slides" foi mencionada a cifra de 4,2 bi, de maneira muito rápida. Ninguém comentou ou questionou esse montante, talvez aguardando maiores explicações que, lamentavelmente, não ocorreram.

ernandez2008 disse...

Segura a Peteca Marcos. Deixa esses bobões conversarem besteira.

Quando essa turma vier aqui em Fortaleza eles não sabem o que o esperam. Vou juntar minha turma e vamos soltar os cachorros neles se vierem aqui conversar besteiras.

Não devo nada a nenhum e nem tampouco medo. Aqui o bicho vai pegar e é na superintendencia. O couro vai comer sem pena.

carlosdomini disse...

Marcos,
Quer me parecer que está existindo aqui uma falsa promessa que ainda teremos distribuição de superavit neste ano. Para mim se for de 4.bi a ser distribuidos somente em 20133 isto acontecerá, mesmo assim se 2011 e 2013 apresentarem superavit.Ou não? Acho o que a negociação se houver será para o futuro 012 ou 2013.

Anônimo disse...

Colegas, cheguei a seguinte conclusão: Nada para nós aposentados e pensionistas e tudo para eles. Ninguém teve coragem de perguntar como fica a situação das pensionistas.Que vergonha, aposentados e pensionistas da PREVI vivem através de emprestimos.Tem outra coisa como recebem 44.ooo,oo por mes e nós essa merreca ?Já pensaram como encheram os bolsos com esses 20%?

Anônimo disse...

Isso ai ernandez 2008,solte os cachorros mesmo. Fazer o pessoal passar vergonha.

Anônimo disse...

Bom Dia,


Caros amigos, o SITE DA PREVI ACABOU? por qual motivo ele funcionará a partir de 21/03 se hoje é 22/3 e está fora do ar.


aH! cuidado pessoal, o babaca de fortaleza só pode ameaçar a todos em seu território de matadores temos que ir até lá para que o babaca acerte contas!?!?
Caro amigo babaca, o Brasil é uma democracia, e se você tem o rabo preso o problema é totalmente seu.

abraços a todos da AAPPREVI

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Folha de S.Paulo (21/03/2011)

Doença grave tem aposentadoria isenta

http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=17182

Aurílio de Oliveira de São Paulo disse...

Sr Anônimo das 17:13,
Seu ranço preconceituoso está expresso na sua afirmativa, cheia de ignorância também “participaram do regime Comunista. Isto explica, sem meias tintas, os percalços sofridos pelo Sr. Magnanelli”. Sr Anônimo, Magnanelli não fazia parte do “regime comunista”, mesmo porque esse “regime” jamais existiu no Brasil. Aquele colega era filiado ao Partido Comunista, chamado em 1964 de Partidão, e os “percalços” diga corretamente: prisão, tortura, demissão do BB, foi na explosão do Governo Militar, na Revolução de 1964. Procure ler sobre os muitos colegas do Banco que sofreram perseguições pelos governos militares antes de chamar de “percalços”, as práticas odiosas daqueles anos de chumbo. Em tempo, a expressão “velhinho” não é o que ofende, mas a insinuação de que esse fora “plantado”, como se ali estive a soldo de alguém. Isso é uma ignomia!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Como aqui não tem pobreza...

21/03/2011 | 16:15

Brasil doará US$ 500 mil ao Japão

O governo brasileiro irá doar US$ 500 mil ao Japão para ajudar nas atividades humanitárias de atendimento emergencial às pessoas atingidas pelo terremoto e tsunami, de 11 de março, anunciou o Itamaraty nesta segunda (21). Os recursos serão destinados à Cruz Vermelha japonesa, para a aquisição de suprimentos de primeira necessidade, como alimentos, água, medicamentos, artigos de vestuário e abrigos provisórios. O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) conversou neste domingo (20) por telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takeaki Matsumoto, comunicou a doação e prestou solidariedade pelas perdas humanas. "O Chanceler japonês agradeceu o apoio e, principalmente, a serenidade com que o governo brasileiro e a comunidade brasileira no Japão vêm enfrentando este momento difícil", informou o Itamaraty.
Fonte: Site do Cláudio Humbero.

Roberto - Curitiba PR disse...

SUPERAVIT 2010
O superavit anunciado de 2010, já não mais existe, foi uma foto tirada em 31.12.10. Vejamos o que mudou:
Ambev - citada como uma das responsaveis pelo bom desempenho das rendas variaveis em 2010, em 2011 já perdeu-10,40%(fechamento de ontem 21/03/11)
Banco do Brasil = -8,19%
Itau (ITUB4) - 8,06%
Petr4 - + 4,44 (ufa!!!)
Essas são empresas em que a PREVI tem participação importante, mas não participa do controle, suas avaliações são a preço de mercado. Nas minhas contas não existe mais superavit.
Devemos sim iniciar as tratativas para o realinhamento do plano, porém sem muitas esperanças.
Roberto Varella

Anônimo disse...

Qual será razão que impede a Previ de publicar, no site, o balanço que já está sendo apresentado?
Isso é transparencia?
Quanto ao realinhamento do Plano, só não sai se o Patrocinador não quiser.
Trata-se de beneficio perene. Os beneficios serão realinhados para sempre. Não dependerão de futuros superavits. Uma vez implantados provavelmente trarao equilibrio ao Plano; os superavits( se houverem) serão menores.
Será que o Patrocinador terá interesse ?

Anônimo disse...

Previ: Patrimônio atinge R$ 152 bilhões

A Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) fechou 2010 com um patrimônio de R$ 152 bilhões e um superávit acumulado de R$ 26 bilhões. O resultado aponta para uma rentabilidade média de 12,31%, acima da meta atuarial de 12,23% prevista para o período.

Como a fundação tem quase 65% do patrimônio alocado em renda variável e a Bolsa de Valores de São Paulo "andou de lado" no período, o resultado foi considerado positivo pelo presidente da Previ, Ricardo Flores.

Segundo Flores, o que beneficiou a Previ foi o resultado positivo das aplicações em imóveis e em participações acionárias relevantes, como na Vale, que tem seu peso corrigido anualmente pelo valor econômico. A fatia na mineradora foi contabilizada no balanço por R$ 35,646 bilhões, acima dos R$ 31 bilhões apurados no ano anterior.

O melhor resultado foi obtido no Plano 1, que administra R$ 150 bilhões, e fechou 2010 com uma rentabilidade 12,37%, cifra que superou a meta atuarial. Já o Plano Previ futuro, que tem patrimônio de R$ 2 bilhões, não superou a meta, com rentabilidade de 9,3%. (Mônica Ciarelli)

Fonte;Agencia Estado
origem: site da ANAPAR

Anônimo disse...

Já tô de saco cheio dessas histórias de que apanhou na ditadura. Apanharam, bateram, mataram, morreram...
Foi nessa onda que tem um monte de gente anistiada recebendo verdadeiras fortunas e mostrando subserviência aos descumprimentos das leis.
Não consigo encontrar mérito nenhum em ter sido torturado e agora torturar pessoas idosas lhes roubando sua aposentadoria. Vamos com calma que os "santos" são todos de barro...

Anônimo disse...

Uma grande verdade quem diz que nós pensionistas atualmente vivemos de emprestimos. É uma vergonha, mas o que fazer, temos nossas familias a zelar, na maioria das vezes o emprestimo é a unica alternativa que tempos para nao deixar nada faltar para os nossos filhos.
Gostaria de acreditar que a Previ vai melhorar a nossa situacao delicada, mas confesso ter poucas esperanças.
Agradeço por este espaço na internet e pelos que aqui estao e fazem realmente a diferença, muito obrigada de coraçao.

Albertina Vieira

Carlos Mariano disse...

A BOA??? ADMINISTRAÇÃO DA PREVI - Baseado em informações que li neste blog podemos deduzir que na verdade a administração da PREVI deixa muito a desejar. Vejamos o PB1 que da dividendos para o BB, deu lucro????. Já o o PBFuturo, que NÃO da dividendos para o BB deu prejuizo??? (não cumpriu a meta atuarial é sinonimo de prejuizo).
Realmente só quem não quer ver dá parabens ou aceita a atual situação da PREVI.
Precisamo reformular os estatutos - voltar ao que era antes da intervenção de 1997, pelo menos.
Tirar toda essa regalia do BB em cima das nossas economias.

Anônimo disse...

Colega Carlos Mariano,

Concordo 100% com você. Se todos os aposentados e pensionistas estivessem recebendo benebícios de acordo com o que foi recolhido à Previ, por cada um de nós, como estaria o patrimônio da Previ, atualmente?

Anônimo disse...

"O superávit acumulado em 31 de dezembro de 2010 era de 26,8 bilhões de reais. Por conta disso, a Previ decidiu no ano passado suspender as contribuições de funcionários e do BB pelo período de três anos."
O Estado de São Paulo
blog do romildo
Levando-se em conta que o superavit em 31.12.2010 era de R$ 26,8 bilhões e foram utilizados, neste exercicio, R$ 15 bilhões, matematicamente sobram R$ 11,8 bilhões.
Seria esta a cifra a ser utilizada?
Ou esse Superavit está sem dedução da Reserva de contingência?
Só verificando o Balanço.

Anônimo disse...

O Brasil doar US$500 mil dólares para as vítimas do Japão não é nada, o Lula no seu governo doou cerca de US$ 600 milhões de dólares perdoando dívidas que MOÇAMBIQUE, GABÃO, NICARAGUA,CABO VERDE,BOLÍVIA,CUBA...tinham com o BRASIL E OS COLEGAS CAIRAM MATANDO CONTRA A SRA.LENA POR SUGERIR QUE A PREVI PERDOASSE OS EMPRÉSTIMOS SIMPLES, coisa que por sinal já aconteceu em remotos tempos passados em que a Previ e BB corretos conosco.

Anônimo disse...

Foi o que eu quis dizer amiga, o que ganhamos não esta dando para vivermos,vamos lutar pelos nossos 100%
Essa pensão de 60% somente a PREVI quem paga e sendo rica como é! Pasmem

Anônimo disse...

Ahhh, A Lena voltou......
Seja bem vinda.......

Anônimo disse...

Lena
anonima? Não, não

Anônimo disse...

Marcos,
Ajude-nos:

MAIS UMA DA PREVI.....

O cálculo da margem consignável de 70% é feito assim: Proventos Brutos Permanentes x 70% - consignações
( Empréstimo simples + Capec + Imposto de Renda).
O BET não sensibiliza a margem consignável de 30% nem a de 70%, mas no cálculo desta última, o valor do imposto de renda calculado sobre o BET sensibiliza-a para menos.
Ora, se o BET não se pode somar aos proventos para sensibilizar a margem consignável para mais, o valor do Imposto de Renda calculado sobre o Benefício Temporário ,também não poderia somar-se às consignações, pois está reduzindo a margem consignável para menos.
Impressionante esta Diretoria da Previ. Vou candidatar-me para fazer um curso de Matemática na nossa querida Caixa.
Tudo que aprendi de Matemática, como regra de três, acho que não vigora mais, a Previ reinventou esta matéria.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Anônimo disse...

A matematica deles é sempre para menos!
Essa chapa 3, nunca mais!
FORAAAAAAAAAAAAAA CHAPA 3!!!!!

Anônimo disse...

Acho que seria interessante uma análise da colega Isa Musa, sobre o resultado da Previ em 2010.

Poderia, por exemplo, nos informar, com base no resultado, o que poderá ser discutido no próximo dia 30.

Antonio Gomes

Anônimo disse...

Acho muito engraçado essa história de “Fora Chapa 3” insistentemente repetida. Engraçado porque remete aos brados dos sindicalistas do passado que gritavam pelas ruas Fora Sarney, Fora FHC. Sindicalistas não mudam mesmo, é sempre o Fora isso e Fora aquilo, mas ganhar uma eleição e mudar a PREVI ou a Cassi não conseguem mesmo e a razão é simples. Só sabem gritar “Fora”, mas não apresentam nenhuma solução, nenhuma proposta consistente que os faça vencer.

Anônimo disse...

Aos colegas do blog que tem a ação do IR Quilometragem:
Já consegui receber o meu crédito. Quem faz parte desta ação(movida pela Anabb) deve se dirigir a uma agência da CEF com documentos pessoais e comprovante de residência, abrir uma poupança e então solicitar a transferência do valor que está na poupança que foi aberta em Brasilia em seu nome. A transferência demora 1 semana.
Abraços
Claudio

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A AFABB - Tupã (SP) numa deferência toda especial publica em seu site, com lisonjeiro destaque, o post "O assédio do mal", com direito a acolher comentários.
Ao Roberto Abdian os nossos agradecimentos.

http://afabbtup.blog.terra.com.br/

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colocações de Isa Musa atendendo pedido de manifestação a respeito da 1ª Apresentação de Resultados:

Prezado Colega Marcos,

Apresentado como foi, em lâminas projetadas em tela, é muito difícil fazer qualquer avaliação do resultado Previ.

Sabe-se que resta, na conta Reserva Para Revisão do Plano, pouco mais de 4 bilhões.

Isso significa muito pouco para nossas pretensões.

Por exemplo: para se aumentar em 10% nas pensões, se não me engano, são necessários, aproximadamente, 7 bilhões. Segundo a Diretoria da Previ o calculo atuarial leva em consideração variáveis demográficas que consideram uma maior longevidade dos associados e possíveis novos casamentos e ate mesmo novos dependentes.

A princípio, parece que as conversações vão ser reiniciadas em 30 de março. Vou a esse primeiro encontro para ter bem claro o que podemos fazer lá, o que será discutido na prática, qual a margem de negociação e consultarei as associações até para saber se vale a pena voltar à mesa, caso o Patrocinador queira, desses parcos quatro bilhões, a metade.

Atenciosamente

Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

ALGUEM AINDA TEM ESPERANÇA DE MELHORIAS PARA AS PENSIONISTAS?
COM ESTA ULTIMA APRESENTAÇAO PENSO QUE QUALQUER MELHORIA REAL E IMEDIATA FOI PELO RALO ABAIXO....
POBRES DAS PENSIONISTAS, QUEM SABE DAQUI HA ALGUNS ANOS...(SE NÓS ESTIVERMOS AINDA VIVAS E NAO MORRERMOS DE DESGOSTO COM ESTA PREVI)

RAQUEL FAGUNDES

Anônimo disse...

COMERAM TUDO?
BANDO DE LARÁPIOS!

Anônimo disse...

Dona Isa, por favor lute por nós pensionistas.A senhora não acha muito pouco 60%?Se um diretor da Previ recebe 44.000,oo se ele vier a falecer a viuva dele receberá 26.400,oo , para eles esta tudo bem, não é mesmo? E nós, como ficamos com essa merreca que recebemos?

Anônimo disse...

Pegam a o que está com bb. Não roubaram todos nós? quem precisa somos nós aposentados!

Anônimo disse...

Até 30 de março provavelmente os 4 serão 3 ou 2. Poderiam reformar seus gabinetes.

Anônimo disse...

Senhores, a seguir transcrevo parte do texto da Sra. Isa, a saber: "Vou a esse primeiro encontro para ter bem claro o que podemos fazer lá, o que será discutido na prática, qual a margem de negociação e consultarei as associações até para saber se vale a pena voltar à mesa, caso o Patrocinador queira, desses parcos quatro bilhões, a metade."
Sinceramente!! É lógico que o BB vai querer 50%. Não foi isso que vocês, que se dizem nossos representantes, defenderam? O voto SIM no Acordo Arapuca, que foi defendido por vcs, autorizou justamente isso. Esqueceram?
Agora, Inês é morta !! Estão vendo a besteira, para não dizer irresponsabilidade que foi o voto SIM?

Associação das Viúvas da Previ disse...

Já vi que não vai sair nada mesmo. Inacreditáveis quatro bilhões sequer dão para aumentar em 10% nossas pensões. Fazer o que? Quem sabe em uma próxima negociação? Vamos esquecer, pois somente se pode aumentar nossa pensão se tiver recursos nessa conta de superávit e, pelo visto, 4 bilhões são poucos. Ninguém roubou nada, só o Banco e não há dona Isa que faça o banco devolver, afinal ela só é cheia de boas intenções mas não manda nada.

Anônimo disse...

Olha sem querer defender as nossas pensionis e esquecer igualmente a nossa situaçao apertada que passamos com estes proventos sem um reajuste que contraste realmente a situacao economica, mas justiça tem que ser feita com as pensionistas e URGENTEMENTE é uma VERGONHA o que na cara de pau pagam, é muita malvadeza e menosprezo com as familias dos ex-funcionarios do Banco.
Que aumentem pelo menos 10% por cento, porque 20% é certo que vao negar, que vao alegar mil coisas, mas que pelo menos se importem em melhorar alguma coisa nesta VERGONHA.
Na atual situaçao que ja presenciei com algumas pensionistas, é necessario dignidade humana, sem exagero.

Claudio Veloso

Anônimo disse...

E MUITO BLA BLA BLA E POUCA AÇAO.ESTAMOS LIDANDO COM LADROES DE PIOR ESPECIE.SO FICAR DISCUTINDO NOS BLOGS NAO VAI NOS LEVAR A LUGAR NENHUM.E DISCARADO!
ALEM DO ROUBO MAIOR(50% DO BB),NOS ROUBARAM NA VOTAÇAO,NOS CALCULOS,NOS DESCONTOS,NA MARGEM CONSIGNAVEL,NO TEMPO(INICIO DA NEGOCIAÇAO,JA ESTAMOS NO FINAL DE MARÇO)...VAMOS ESPERAR MAIS O QUE?????
E DESESPERADOR VER COLEGAS QUE AINDA CONTAM QUE O BANCO VAI MESMO DAR INICIO A ALGUMA CONVERSA NO TAL DIA 30.

Anônimo disse...

Colega Isa Musa de Noronha,

Não resta dúvida que consta, do balanço, de 31/12/2010, da PREVI, apenas R$4 bilhões de Reserva Especial para revisão do PB1,
obviamente, que desse montante caberia R$2 bilhões ao patrocinador.
A princípio, fica patente que esse superávit noticiado não é suficiente para albergar nenhuma melhoria nos benefícios, por menor que ela seja.
À vista disso, poderá surgir, na próxima reunião (30/03/11), por parte do banco, uma proposta para sobrestar a negociação prevista no Termo de Compromisso de 24/11/10, até que a Reserva Especial seja recomposta e comporte nova distribuição.
Este fato pontual e passageiro poderia descortinar uma saida técnica, que talvez venha a ser usada pelo BB para desobriga-lo de cumprir o acordo pactuado,saindo-se do episódio sem quaisquer arranhões na sua imagem de honrabilidade.
Inobstante qualquer tipo de defesa que o patrocinador arguir, entendo que são improcedentes e como o mês de dezembro de 2010 ficou no passado, com certeza o superávit de R$ 4 bilhões não é útil aos nossos propósitos e tampouco pode ser utilizado pelo BB para postergar novos acordos, sendo um mero balizador de que o resultado da PREVI foi positivo. Temos como forte argumento de convencimento, sobretudo ao BB, para dar sequência no processo de negociação,as reiteradas orientações traçadas pela PREVIC que, nas diversas oportunidades em que se manifestou, deixou bem claro que os superávits que servirão de base para a melhoria dos benefícios são aqueles do mês de fechamento do que for negociado. De modo que, a par disso, temos razões plausíveis para forçar o patrocinador a cumprir a obrigação em pleno vigor, exigindo o estarte das primeiras reuniões para debater as propostas, uma vez que a perspectiva de fechamento dessas tratativas, seguramente se dará no final do ano em curso.
Neste interregno,segundo as opiniões dos especialistas do mercado em Bolsas de Valores, são alvissareiras as possibilidades de evolução significativa nos negócios, permitindo-nos antever uma elevação substancial nos superávits da Previ, aspecto financeiro positivo que garantirá outra distribuição aos participantes.
Não podemos e não devemos aceitar imposições do patrocinador que, porventura, venham tentar, de alguma forma, sepultar as nossas pretensões.
Se possível, manifestar.

Anônimo disse...

Que triste a nossa situação. É uma vergonha a PREVI ou seja lá quem for não ter[!] como nos aumentar? parem de fazer gastos e de o aumento.Concordo plenamente com o anônimo das 15:34. Devolvam o que nos pertence. 10% é brincadeira!! E agora seu Marcos,Isa musa, Rossi ANABB? Vão trabalhar! queremos o nosso. Sueli. S.C.

Anônimo disse...

Aurílio 22/03 - 04:38,

Já que você saiu dos trilhos, perdeu as estribeiras e os freios morais, vá descarrilar em algum banco de praça e curtir a sua preguiça.
Se não tem nada para fazer, poupe-nos acerca deste assunto, visto que o comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo.
Limite-se as suas lembranças coloridas de vermelho e não venha tirar o nosso foco, porque aqui é trabalho duro em defesa dos aposentados. Desocupados de plantão só atrapalham.

Anônimo disse...

Os 2 BI devem ser distribuidos de maneira justa de modo que beneficie a todos, cesta alimentação ou 14 salário para todos.

Anônimo disse...

LENAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lena, entra pelo amor de Deus,estamos precisando de você.
Eu te conheço amiga, e sei o quanto você é nescesária aqui em todos os momentos. Sr. Marcos ajude a nós pensionistas a faze-la voltar,POR FAVOR.
Indianara.

sergioinocencio disse...

Marcos,

agora no jornal das 10 do Globo News, o comentarista Sademberger, disse o seguinte : a Vale é dos acionistas e dos fundos de pensão, principalmente da Previ, o governo quer mandar e nomear, mais não devia, interessa aos acionistas que ela seja eficiente e gere lucros para custear as aposentadorias e pensões.
Bateu e bateu bonito no governo, e no BB por tabela.

carlosdomini disse...

Já que nada pode, por que não se estuda a possibilidade de um reajuste anual ou semestral que pelo menos não seja tão perverso como este tal de INPC, pois êle nada corrige.
Aí todos seriam beneficiados.

elvira disse...

Que seja colocado na mesa de negociação a situaçao das pensionistas, que me parece ser a urgência maior.

Anônimo disse...

Colegas pensionistas, sinto ter que informa-lhes que a nossa querida Lena foi internada hoje ás 16:30, vítima de um derrame. O estado dela é gravíssimo. A família não quis informar o hospital.

Deus te broteja,Lena. Vc é Guerreira e dura na queda.

Entrei como anônimo.

Anônimo disse...

cavalcante disse:
Me parece exagerada a estimativa da necessidade de 7 bilhões para se conceder um aumento de 10% a pouco mais de 18 mil pensionistas, que recebem parcas pensões. Se analisarmos que 7,5 bilhões permitiram um reajuste de 20% , ainda que por cinco anos, sobre beneficios , milhares de altíssmos valores, mais provisão para futuros aposentados(pessoal da ativa), ai incluidos colegas que recebem R$ 44mil/mes , além da supensão das contribuições para nós e o patrocinador por três anos... é preciso conferir essa informação, pode ser um chute apenas.
Convenhamos que 7 bilhões para 10% às pensionistas é uma estimativa
absulamente exagerada. Quando da reunião prevista para dia 30 , acredito que D.Isa deverá, no primeiro momento , solicitar à Previ uma estudo/simulação para cada proposta que venhamos a reivindicar - me parece que ,no momento, restam apenas duas - a 360/360 ou 30/30 como queriam chamar e a do rejusta para penionistas , de modo que se possa concluir , após a análise de competentes técnicos atuariais externos, com base no balanço da Previ.
Com relação à retenção do IR, quando foi aplicada a Tabela Normal sobre o valor do BET , a Previ , como sempre cuidadosa com a parte do Governo em detrimento da dos aposentados, como ocorreu há anos atrás com referencia a incidencia do IR sobre 1/3 Previ, cuidou para efetuar o desconto em nossa Fopag. Muito embora a Justiça já tenha decidido a nosso favor, há muitos anos, desde 1999 me parece, até o momento continuamos esperando para receber o que nos é devido. Agora no caso do IR sobre o BET está aontecendo a mesma coisa. Primeiro retém o IR para depois fazer consulta à Receita. Se essa providencia, da consulta, tivesse sido feita antes do crédito, logo que a Receita divulgou a Resolução já teria sido resolvido esse problema evitando ansiedade , dúvidas , e mais sofrimento emocional principalmente para os sexagenários que são a maioria. Diariamente recebo telefonemas e e-mails de colegas para saber qual a minha espectativa com relação a esse assunto. Respondo-lhes apenas que no meu entender a Fazenda(Redeita Fderal) do Brasil, ou de qualquer país, não pode criar regras que beneficiem um grupo de contribuintes em detrimento dos demais. Penso que seria inconstitucional se mantida a discriminação entre grupos de contribuintes com deveres iguais e direitos distintos ,como fez a Receita quando da redação da Resolução.
Vamos aguardar a resposta da Receita à Previ para , caso seja mantida a redação como está, analisarmos a possibilidade de ajuizarmos ação judicial. É ai que começa tudo de novo, como no caso do IR 1/3 Previ, vamos buscar na Justiça nosso direito e esperaremos mais dez/quinze anos para receber o que nos é devido e asim corrigir o "excesso de cuidado" da Previ para preservar suposto direito da Receita Federal em detrimento dos seus associados.
Quem viver verá , pois a incidência de óbitos entre nós ,está alarmante. Quase que diariamente , tomo conhecimento através de informações em e-mails e sites da "partida" de colegas, muitos precocemente que chegam a chocar.
Um abraço a todos os colegas aposentados e estimadas pensionistas.
Cavalcante

Anônimo disse...

Rolou pelos blogs que a Dona Lena está internada, e que o estado dela é grave. Conferem? Se for verdade eu saio também. Se morrer a culpa foi de vocês,ou melhor do MARCOS que sem dó e nem piedade não a livrou dos MASACRES IMPIEDOSOS. Contra uma mulher pobre e injustiçada. Que só fazia a caridade.NÃO VI NENHUMA DEFESA SUA A FAVOR DELA. MARCOS CASTIGO MEU VELHO, VEM A CAVALO. VC TEM FILHOS? DEUS NÃO SE VINGA NO PAIS, MAS NOS FILHOS. PENSA ANTES DE IR POSTANDO ASNEIRAS PARA VINGANÇA PRÓPRIA OU TER MAS GENTE ENTRANDO. REPITO: DEUS SE VINGA NO FILHO QUE MAIS A GENTE AMA.

Unknown disse...

NAO VAI POSTAR SEU FDP!!! EU SABIA DA SUA CORVADIA COM AS MULHERES. MAS COM A DONA LENA FOI DEMAIS PORQUE O SENHOR QUIS. BOTA ESSA PORRA AÍ!!!! SE NAO POSTAR MELHOR VOCE SERA OBRIGADO A LERRRRRRRRRRRR.
COVARDES!!!!
SIDNEI.

Paulo Motta disse...

Cavalcante,

Muito bom seu comentário. A mim também me parecem um tanto exagerados os cálculos da Isa, sem desmerecer o fato de que vem procurando atuar ativamente na questão do realinhamento. O Juarez Barbosa também produziu uns cáculos, bem abaixo dos 7 bilhões. Esse debate está pegando no blog dele
(previpb1emfoco.blogspot.com)

Paulo Motta
blog:
superavitsprevi.wordpress.com

Paulo Motta disse...

Amigos,

Vejam o blog do Juarez (previpb1emfoco.blogspot.com), que fez alguns cálculos, cujos números estão bem abaixo desses 7 bilhões da Isa. Não sei quem tem razão, mas o debate está pegando.Algum expert em atuária pode ajudar.

Paulo Motta
blog:
superavitsprevi.wordpress.com

Pensionista sem voz... disse...

Cavalcante,

Acho q os cálculos da PREVI pro aumento das pensões levam em conta q o aumento será definitivo e não um benefício provisório, como é o caso do BET.

Ainda assim, acho um absurdo a PREVI gastar bilhões na compra de ações de estatais (só da Petrobrás, me parece q foram mais de 2 bi na tão comemorada capitalização), além de muitos outros bilhões em "investimentos" pra lá de duvidosos (como Belo Monte e trem-bala) ao mesmo tempo em q cria tantos obstáculos qdo se trata de melhorar os benefícios daqueles q são (ou deveriam ser) sua verdadeira razão de existir.

Afinal, a PREVI é um fundo de investimento q serve aos interesses do Governo e do BB ou é o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil?

Anônimo disse...

paulo, estamos sabendo que Lena está internada em estado crídico,é verdade?
seu Marcos não responde. Estou indo para seu blog,porque aqui é mais importante o aumento,e não a o ser humano.

Anônimo disse...

Estou indeciso se a Dona Isa esta do lado dos apsentados e pensionistas, mesmo.Depois que colocou esse depoimento!

Roberto - Curitiba PR disse...

Ao anonimo das 17:27
O colega em questão dirige seu comentário da D. Isa Musa. Preve que o Banco pode sugerir uma postergação das negociações tendo em vista os recursos ora disponível.
Apoio totalmente os argumentos do colega. AS negociações provavelmente se arrastarão ao longo do ano quando a situação financeira da PREVI tende a mudar para melhor.
Negociações já!
Roberto Varella

Anônimo disse...

Caro Marcos, a dona Lena faleceu mesmo?
poderia nos responder por gentileza,visto que o Medeiros colocou uma nota no blog. Seria bom que o caro colega avisa-se
aqui.
Um cordial abraço.

Guido Martins.

Anônimo disse...

Banco do Brasil já era. Muita gente reclamando e fechando contas. Que horror.Mau atendimento.

Ronaldo Moreira disse...

Senhores, a seguir transcrevo parte do texto da Sra. Isa, disponível no blog da Aapprevi, a saber: "Vou a esse primeiro encontro para ter bem claro o que podemos fazer lá, o que será discutido na prática, qual a margem de negociação e consultarei as associações até para saber se vale a pena voltar à mesa, caso o Patrocinador queira, desses parcos quatro bilhões, a metade."

Sinceramente!!
É lógico que o BB vai querer 50%. Não foi isso que vocês, que se dizem nossos representantes, defenderam? O voto SIM no Acordo Arapuca, que foi defendido e incentivado pelas Associações, com excessão da Aapprevi, autorizou justamente isso. Esqueceram?
Agora, Inês é morta !! Estão vendo a besteira, para não dizer IRRESPONSABILIDADE, que foi o voto no SIM?

Anônimo disse...

Bom dia, querido Marcos.
Quero informar que me encontro bem de saúde.Parece que está havendo uma pequena confução.Estão achando que estou internada,e que tive um AVC.
Nunca estive tão bem de saúde.
Agradeço a preocupação de todos.Um forte abraço da Lena
.

Colegas pensionistas,vamos continuar na luta. Beijos no coração de todas.

Anônimo disse...

A bruxa(do blog falido) foi quem falou dos 7 bilhoes para dar 10% para as pensionistas e a Isa assina embaixo.Concordo com a opiniao do colega de 03:27.

Anônimo disse...

Colega Sergio Inocencio,

O governo tem em seus quadros gente muito "competente" para ocupar cargos importantes dentro da Vale. Olha, eu só vou citar dois nomes VALMIR CAMILO E SASSERON, quer fantoches melhores que estes para serem manipulados pelo Governo.

Anônimo disse...

Porque só 4 bi, cadê os 7,5 bi, não foram aprovisionados para melhoria dos benefícios? Esses 4 não são para o próximo triênio? Me expliquem, por favor, já não estou entendendo mais nada.

elvira disse...

Fui ao blog citado e não vi nota a respeito e ao retornar vi que voce esta viva, graças a Deus.
Um abraço

Anônimo disse...

Colegas,

NÚMEROS DA PREVI - INVESTIMENTOS- O demonstrativo do Ativo líquido da nossa Caixa, relativo ao 4º trimestre de 2010 ainda não foi publicado no site.
Com tantos assuntos palpitantes, que mexem com o bolso dos aposentados, o Sr. Gilberto Santiago foi levantar a questão da transparência, que é falha. Por sinal foi prolixo, fazendo colocações de casos específicos, quando o correto seria abordar a situação macro, de interesse de todos.
O clima era de absoluta tranquilidade, resvalando para o lirismo, com rasgação de seda, onde o Flores prometeu que, dentro de três dias, teria uma solução para o eterno problema da "Caixa Preta" da Previ, coisa que acho impossível de ser cumprida.
Agora, que a poeira baixou, as emoções estão contidas e as lágrimas secaram, seria o caso do Sr. Gilberto cobrar a publicação do balanço de 31/12/10 no local de praxe, visto que as lâminas projetadas eram obscuras e distantes para quem acompanhava via internet e continuamos no escuro com os números da PREVI, do último trimestre/2010.
Ao ensejo, em linhas gerais, quero expor de forma breve as minhas três perguntas que enviei, por e-mail, para serem respondidas e que ficaram retidas na malha dos experts assessores:
1 - Qual a opinião do Sr.Flores sobre a ilegalidade da Resolução 26/2008, uma vez que até hoje ele não havia feito nada para contesta-la;
2 - Que o comando da Previ levasse ao BB, a sugestão de alternância no poder. O banco ficaria com o Voto e Minerva em 2011 e os assistidos em 2012 e assim sucessivamente;
3 - Modificar o artigo 24 da Resolução 26/2008, enquanto ela estiver em vigor, acabando com essa exigência absurda de benefícios temporários.

Anônimo disse...

Colegas, a Presidenta Dilma recebeu de aumento 136% enqto os aposentados e pensionistas do INSS recebemos 6%.
Vote mais no PT!

Anônimo disse...

Caro Ronaldo (05:34),

Parece que tem um caiex na PREVI esperando a sua devolução do valor recebido (15 parcelas) e estará disponível todo mês para receber as futuras que você irá devolver. Ser responsável, é também, não aceitar o que o acordo ofereceu. Coerência é coerência.

Ademir Peruzzolo disse...

A necessidade de recursos mais expressivos para aumento das pensões, óbviamente, é por conta de cálculos atuariais prevendo o futuro que ainda nos resta.
Considerando que cada um dos aposentados deixará alguém de beneficiário e tendo em conta que a previ dispõe dos dados de todos eles, os cálculos, com certeza serão com bastante aproximação.

Carlão/Joinville disse...

Leiam a materia que saiu no site da Anapar, acerca da responsabilização dos dirigentes dos fundos de pensão: "STF e os fundos de pensão".
Interressante e alvissareira.

ricardo o.c.de albuquerque disse...

Marcos. V. que que em bom acesso a colega Isa, poderia ser portador deuma pequena sugestão para ser levada, logo na primeira reunião, de acertos. Destacar-se-iam 2 itens, que me parecem mais conssensuais: 1) os 360/360 que também são do interesse do banco, tendo em vista algumas manifestações da justiça; 2) a questões daspensões. Após apuradosos valores, provavelmente faltará dinheiro. o deficit poderia sair dos 7,5 bilhões que, se é vero, o bb mantém aprovisionado na PREVI. A compensação seria feita em futuros superavits, evidendemente o banco quererá juros, mas seria crédito certo e o juro poderia ser baixo.escrito sem revisão. qbraços a todos ricardo

Anônimo disse...

Está demais! Comentários dizendo que "estão gastando" com a compra de ações (confusão entre despesas e investimentos), criticando os investimentos em trem bala e Belo Monte (questões que nem estão na pauta da Previ e outros absurdos que tais) só fazem confundir os menos informados e criar um clima de desinformação que não nos interessa. O que precisamos é saber, qual efetivamente é o superavit gerado e que toicará aos participantes, para que se definam quais as propostas que podem ser viáveis para a discussão com o Banco. Estou achando que tem pau-mandado infiltrado no site para tumultuar nossas discussões s´rias e desapaixonadas...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.
Somente agora publiquei a mensagem das 04:46, depois de falar com a Lena por telefone e constatar que tudo não passa de boato.
Para dar uma idéia da espinhosa missão de um moderador de Blog, publico abaixo parte da série de e-mails recebidos e que me obrigaram a passar a noite em claro, sem publicá-los, obviamente, enquanto não pudesse desmentir as notícias funestas. São cinco mensagens postadas com o único propósito de desestabilizar o Blog e ofender o moderador:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O circo voltou":

20:51 - QUERO FAZER O MEU PROTESTO. ESTOU INDIGNADO COM A ATITUDE DO MODERADOR DESSE BLOG DE MERDA. EU NAO TENHO COMO FICAR CALADO COM A AS ATITUDES DOS COLEGAS EM RELAÇAO A DONA LENA. COMO PODEM FAZER UMA COISA DESSA COM UMA PESSOA QUE AQUI SÓ DEU AUDIENCIA E NOS DEU ALEGRIA COM O SEU BOM HUMOR. A PERGUNTA QUE ELA FEZ TEM SENTIDO SIM, UMA VEZ QUE A PREVI NO PASSADO PERDOAVA OS EMPRÉSTIMOS. ENTREM NO BLOG DA CECILIA E VEZA OS COMENTARIOS. DONA LENA NÃO PERGUNTOU NADA DEMAIS. O SENHOR MODERADOR GOSTA DE PROVOCAR IRA NAS PESSOAS. DONA LENA VINHA COMTRIBUINDO E SEMPRE FOI FIEL AO BLOG E SEMPRE ELOGIAVA O MODERADOR. VELHO BABACA,INGRATO E SEM PIEDADE NENHUMA COM OS MAIS HUMILDES. VOCE SEU PALHAÇO NAO PASSA DE ENGANADOR. E TODOS ACREDITAM EM VOCE.EU NAO TENHO DUVIDAS QUE ESSA AAPPVI É MAIS UMA ENGANAÇÃO PARA OS TROUXAS. ESSAS MERDA VAI DESSE BLOG VAI ACABAR COM CERTEZA E ESPERO QUE SEJA MUI BREVE. O SENHOR É ARROGANTE,PREPOTENTE INBECIL E BURRO. ESTOU POR DEVERAS CHATEADO. O SENHOR É FALSO COM AS COITADAS DAS PENSIONISTAS. POR 10 REAIS ESSAS PESSOAS TEM QUE ATURAR UM CABRA MALUCO COMO O SENHOR. COMO TEM PUXA SACO NESSA MERDA!! BESTAS FERAS QUE SÓ PENSAM NO PRÓPRIO BOLSO E SEU MODERADOR NÃO FICA ATRÁS. QUERIDA DONA LENA ESTOU DIZENDO TUDO ISSO PORQUE ACHO [ACHO NAO, EU TENHO CERTEZA] QUE SEU CORAÇÃO É GRANDE DEMAIS. TENHO PELA JOVEM SENHORA, COM TODO O RESPEITO UMA GRANDE ADMIRAÇÃO. TODAS ESSAS PESSOAS QUE ZOMBARAM,ESCRAJARAM COM TUA VIDA E COM A TUA PESSOA NÃO VALEM UM PINGO DA TUA LÁGRIMA QUE POR CERTO DERAMASTE. A SUA DIGNIDADE FOI POSTO A PROVA DE GENTE RUIM, MALDOSA E INVEJOSA COM A SUA BELEZA E CANDURA. QUERIA EU TER UMA MULHER ASSIM.ESSAS OUTRAS E OUTROS QUE FALARAM DA SENHORA SÃO VELHAS E DEVEM SER TAO FEIAS COMO O CÃO. O SENHOR MODERADOR TAMBÉ NÃO DEVE FICAR DEVENDO VISTO QUE NEM A CARA COLOCA NA TELA. SEI QUE NÃO VAI ESCREVER O QUE DISSE, MAS VAI LER E ISSO BASTA. VELHO METIDO,QUE JA DEVE TA PISANDO NO SACO DE TAO GRANDE. SE POSTAR,JA DEIXO AQUI O MEU RECADO PARA OS QUE VAO PUXAR O TEU (censurado) COMO SEMPRE. VAO PARA O INFERNO!! .

SIDNEI ARAÚJO.

Postado por Anônimo no blog Previ Plano 1 em 22 de março de 2011 16:51

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O circo voltou":

23:11 - Colegas pensionistas, sinto ter que informa-lhes que a nossa querida Lena foi internada hoje ás 16:30, vítima de um derrame. O estado dela é gravíssimo. A família não quis informar o hospital.

Deus te broteja,Lena. Vc é Guerreira e dura na queda.

Entrei como anônimo.

Postado por Anônimo no blog Previ Plano 1 em 22 de março de 2011 19:11
00:48 - Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O circo voltou":

Rolou pelos blogs que a Dona Lena está internada, e que o estado dela é grave. Conferem? Se for verdade eu saio também. Se morrer a culpa foi de vocês,ou melhor do MARCOS que sem dó e nem piedade não a livrou dos MASACRES IMPIEDOSOS. Contra uma mulher pobre e injustiçada. Que só fazia a caridade.NÃO VI NENHUMA DEFESA SUA A FAVOR DELA. MARCOS CASTIGO MEU VELHO, VEM A CAVALO. VC TEM FILHOS? DEUS NÃO SE VINGA NO PAIS, MAS NOS FILHOS. PENSA ANTES DE IR POSTANDO ASNEIRAS PARA VINGANÇA PRÓPRIA OU TER MAS GENTE ENTRANDO. REPITO: DEUS SE VINGA NO FILHO QUE MAIS A GENTE AMA.

Postado por Anônimo no blog Previ Plano 1 em 22 de março de 2011 20:48
---------------------------------------------------------------------
Sérgio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O circo voltou":

01:03 - NAO VAI POSTAR SEU FDP!!! EU SABIA DA SUA CORVADIA COM AS MULHERES. MAS COM A DONA LENA FOI DEMAIS PORQUE O SENHOR QUIS. BOTA ESSA (censurado) AÍ!!!! SE NAO POSTAR MELHOR VOCE SERA OBRIGADO A LERRRRRRRRRRRR.
COVARDES!!!!
SIDNEI.

Postado por Sérgio no blog Previ Plano 1 em 22 de março de 2011 21:03
------------------------------------------------------
01:50 - paulo, estamos sabendo que Lena está internada em estado crídico,é verdade?
seu Marcos não responde. Estou indo para seu blog,porque aqui é mais importante o aumento,e não a o ser humano.
Postado por Anônimo no blog Previ Plano 1 em 22 de março de 2011 21:50

Continua na Parte III

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte III - Final

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O circo voltou":

08:46 - Caro Marcos, a dona Lena faleceu mesmo?
poderia nos responder por gentileza,visto que o Medeiros colocou uma nota no blog. Seria bom que o caro colega avisa-se
aqui.
Um cordial abraço.

Guido Martins.

Postado por Anônimo no blog Previ Plano 1 em 23 de março de 2011 04:46
-----------------------------------OBS do Moderador: Peço desculpas por ter sido obrigado a publicar tanta impropriedade, o que não é costume do Blog.
Aproveito a oportunidade para informar que a querida Colega Lena está bem de saúde e tudo não passou de boatos. Falamos ao telefone agora há pouco onde ela me tranquilizou com respeito à sua integridade e repudiou todas essas lamentáveis provocações.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
marcos@previplano1.com.br

Anônimo disse...

Bom dia, querido Marcos.
Quero informar que me encontro bem de saúde.Parece que está havendo uma pequena confução.Estão achando que estou internada,e que tive um AVC.
Nunca estive tão bem de saúde.
Agradeço a preocupação de todos.Um forte abraço da Lena
.

Colegas pensionistas,vamos continuar na luta. Beijos no coração de todas.

Anônimo disse...

Glória a Deus. A Lena está bem de saúde

Anônimo disse...

Em primeiro lugar peço mais rspeito para o SR Marcos , meus colegas pois se não fosse a AAPREVI que seria de nós? Outra coisa, se a PREVI não tem dinheiro para aumentar as pensionistas os diretores que se sugeitem a ganhar menos, que tenham vergonha na cara, recebendo um salario de 44.ooo,oo! Depois acham ruim de colocar no blog FORA ANABB!
FORA PREVI!!!!Essa Chapa 3 não esta nem ai para com os aposentados e pensionistas! Acordem!

Anônimo disse...

Colegas, a questão da margem consignável do ES da Previ voltou ao normal. Tão normal que o BET não tem nenhuma influência na margem.
Agora, é brincadeira como a Previ ganha de juros nos empréstimos simples, só para citar o meu caso, renovei meu ES a cinco meses atrás, portanto falta mais um mes para renová-lo novamente por 36.000,00, sendo debitado 571,00 por mes. Pois bem, já paguei 5 parcelas e o saldo devedor é de 36.530,00. Se continuar assim não posso renová-lo porque não alcança nem o valor que eu renovei anteriormente.
Será que eles acham que somos caloteiros e não podem ampliar a nossa margem?
Bom, bem feito prá mim né?, Porque que eu mergulhei nesses empréstimos e olha que ainda são os mais atraentes do mercado.
Jorge Castro,

Pensionista disse...

Marcos esse recado malcriado esta me cheirando mal! Deve ser algum anonimo despeitado, sem respeito, sem educação.Pensionista Horrorizada com a falta de respeito com o seu semelhante!

Anônimo disse...

Caro Marcos , esse cara sidnei araujo, é um grande babaca. Aposto que o seu verdadeiro nome não é esse.O mesmo está semeando joio no nosso blog com intenção de desestabilizá-lo, mas nunca irá conseguir porque estamos contigo meu amigo e não vai ser um palhaço qualquer, atrevido e retardado que conseguirá fazer isto.Esta coisa, está a mando de alguém e deve pertencer a essa corja de safados que estão sendo incomodados com a Grande AAPPrevi. Este cara é tão safado que usa o nome de outra pessoa, no caso Dona Lena para te atacar, não passa de um bandido mascarado. Aliás, dona Lena não contratou os serviços deste bandido para defendê-la.
Acho Marcos que voçê nem deveria publicar os comentários deste grande imbecil.

Anônimo disse...

Voltando ao realinhamento do plano 1, quando das negociações para distribuição do superávit, em nenhum momento se falou que este realinhamento cujas negociações começariam em janeiro, estivesse dependendo do resultado do balanço da Previ relativo ao ano de 2010. Se foi colocado no memorando de intenções é porque não dependia desses resultados.
A Previ não só pode como também deve fazer este realinhamento. Para isto ela tem dinheiro de sobra, tanto é que deixou o BB levar 7,5 Bi. Temos que cobrar pessoal. E quanto a dona Isa,tem que sair de cima do muro. Larga essa Anabb Dona Isa ! Já era para a senhora ter largado essa Anabb há muito tempo!

Anônimo disse...

NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSA!
Não aguento mais a novela "Dona Lena - A Pensionista".Amada e Odiada. Como tanta gente conhece a Dona Lena! Seja contra ou a favor já disseram o que queriam. Na minha opinião os ataques foram exagerados mas agora essa rasgação de seda está ridícula.Que volte D.Lena mas vamos fazer a fila andar minha gente!

Anônimo disse...

Sidnei Araújo,

É namoro ou amizade o que você sente pela Lena? Será que isso vai desaguar na marcha nupcial?
Tenho absoluta certeza que funcionário do banco, por concurso, o amigo não é, salvo a hipótese de ter entrado como contínuo,com todo o respeito que tenho pelos auxilares de portaria,haja vista que eles eram competentes nas suas funções.
Você seria um caso à parte, uma exceção à regra.
Dessume-se que não frequentou o extinto primário, que ia até o 4º ano. Tenho a impressão que você morava em uma caverna, e foi educado por algum chimpanzé.
Acho que nem tomando sopa de letras diariamente mitigaria o seu problema.
Uma pergunta me aguça a curiosidade: Como conseguiu encontrar este blog e usar a ferramenta chamada computador?
Nunca vi nada igual na minha vida, mirando o lado gramatical, mas é sensacional, se fosse um escript voltado para um programa cômico.Perto do que aqui foi feito, o Tiririca pode ser considerado PHD. Você assassinou o português; não confunda, pois o morto foi o idioma.A rigor o seu caso é perdido e não mereceria resposta.
Todavia, não podemos descartar também que o amigo pode estar fazendo tipo, semelhante ao cantor "Falcão" e zombando do moderador e nos fazendo de bobos.

Anônimo disse...

Verdade colega, o que fazem com o emprestimo da PREVI é pior que agiotas! Logico que Sasseron, Flores etc não precisam usar pois ganham uma fortuna> Agora os aposentados e pensionistas se ferram.

Anônimo disse...

Colegas, Caro Sr. Marcos,

O cidadão que ousou atacar os colegas e ao Sr., só Deus poderá salválo. Digo isto para que o mesmo procure um psiquiatra e assim possa atenuar o sofrimento que o espera até o encontro com o Senhor Deus.
Que Deus proteja os filhos dos justos!
Anônimo

Unknown disse...

E assim eles esgotam o tempo que se esvai, julho está chegando e importantes questões precisam ser discutidas(pensionistas, 360/360, etc)em benefício dos participantes. Eles estão viajando!

iraci berviria disse...

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3249773.xml

vejam, mais um bom serviço prestado pela divulgação de "coisas" que nos incomodam.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 224   Recentes› Mais recentes»