terça-feira, 10 de maio de 2011

Correspondência Epistolar

Caros Colegas,

Esse era um dos primeiros capítulos da CIC Administração, a Bíblia do Banco, como eram chamados os volumes contendo as Instruções Circulares à época da minha posse, em 1962. Era ali que íamos buscar orientação para bem redigir memorandos internos e cartas mais afoitas, na forma de requerimentos para as Administrações – locais e da DG, notadamente ao FUNCI com pedidos de auxílios ou transferências. Naquele tratado de orientação interna tudo era previsto, contendo minutas e exemplos. Desde prestações de contas a pedidos de ressarcimentos de despesas e utilização de abonos, até afastamentos por gozo ou luto, ou seja: casamento e morte de parentes próximos. E o que mais chamava a atenção era o cuidado com o tratamento lhano que deveria ser imposto de forma sucinta, “escoimados os termos chulos”. Dessa maneira, ao entrar para o Banco iniciávamos uma parceria com a língua pátria, onde o respeito à forma e às tradições estava acima de tudo.

De muito nos serviu desasnar na escola primária ajudados pelas dissertações elementares, onde normalmente se começava relatando: “no primeiro plano vemos...” incentivados pela heróica paciência da professora que nunca se esquece.

Durante toda a carreira bancária tivemos presente o cuidado em dar atenção à escrita, atentando para a boa forma gráfica e colocação dos termos com a maior aproximação possível do modo correto. De lá para cá o português sofreu alterações e reformas. Acolheu neologismos e deixou cair em desuso alguns grafismos. Mas nunca se viu introdução de uma norma determinando a mutilação de palavras na nossa língua. No entanto isto existe e se alastra como praga daninha a contaminar o ambiente em que atua.

É o “internetiquês”. Linguagem cifrada e enigmática – quase taquigráfica - difícil de ser assimilada por aqueles que vieram do tempo dos cuidados com a gramática, com os acentos e com o “tratamento lhano” que já não se vê amiúde.

Transportem esse pormenor para o caso particular de quem administra um Blog, voltado quase que essencialmente para os daquele tempo, e terão em mãos um ser atormentado, quase desorientado. Pois é como me sinto. Mesmo sem dominar com eficiência a arte de bem escrever, tenho a tarefa de ler cerca de 80 mensagens de e-mails por dia, para autorizar a publicação, ou não. E o que poderia ser um prazer destinado a poucos, transforma-se num constante mal estar pelo que os olhos querem rejeitar, mas o compromisso insiste em aceitar. São as formas bizarras de agressão às palavras introduzidas pelos apressados, auto proclamados modernos, mas sem tempo ou vontade de tratar bem os textos que arriscam dar forma, num arremedo de comunicação escrita.

São tantas siglas em uso corrente que mereceriam um dicionário próprio, para o entendimento pelos amantes das palavras registradas na forma nata, por extenso. Não sei por que tantas abreviaturas como vc, pq, tb. Ainda mais que aqui no Blog não há pressa. Por mais tarefas que tenhamos, participar das discussões e debates é coisa para ser feita a vagar, com boa vontade e disposição para entender e manifestar-se. Não há porque atropelar as palavras. E não será engolindo letras que a fome do saber será saciada. Ao contrário, a ignorância se acentua e dá-se demonstração de descaso e desrespeito com a língua e, principalmente, com o interlocutor. Um Blog não é um brinquedinho eletrônico próprio para se mandar torpedos, mensagens rápidas e cifradas para comportar no pequeno espaço disponível, e que requeiram urgência no envio. Aqui temos bastante espaço para dar o recado. Cada mensagem pode conter até 4.096 caracteres, suficientes para registrar uma carta de bom tamanho. E a mensagem remetida não caduca, cabendo ao moderador examiná-la com calma para satisfazer a vontade do participante, publicando-a depois de se regalar com seu conteúdo, privilegiadamente em primeira mão - mas sem constrangimentos.

Os senhores “internautas”, compõem uma categoria em que os aposentados e pensionistas amantes de uma boa leitura não se enquadram, embora usem o computador como poucos.

E com a satisfação de quem ama a língua portuguesa, embora sem saber ainda como tratá-la de modo aceitável, eu lhes peço, senhores “internautas” apressados, não maltratem o nosso idioma – pelo menos aqui.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 10/05/2011.

94 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Repetição em busca de Paz

Caros Colegas,

Durante os quase quinze meses de vida o Blog Previ Plano 1 ganhou e perdeu excelentes colaboradores. Uns nasceram aqui, outros vieram de portos diferentes, já crescidos. Graças a todos hoje temos do que nos orgulhar: o Blog evoluiu, tem um índice de visitas considerável e já é quase adulto, faltando apenas encontrar o atrativo certo para oferecer aos seus participantes.

Lamentamos haver certo equilíbrio entre idas e vindas, parecendo que a estada de determinados deles não possa suportar convivência harmônica, muito embora busquem os mesmos objetivos. Enquanto uns vêm outros vão, como se a justificar o enunciado da física que não aceita dois corpos ocupando o mesmo lugar no espaço simultaneamente.

Todavia, no dia em que consigamos anular esse corolário para emprego no espaço virtual do Blog, teremos irmanados vultos de saber a serviço da defesa dos participantes do PB1, aqui entre nós, como se fora propriedade particular de todos os beneficiados. Mas, para que ocorra esse milagre é preciso fazê-los entender que não estão numa babel, nem usam ferramentas impróprias num desempenho voluntário. Todos falam a mesma língua e igualmente usam o mesmo instrumento de trabalho. Onde o nosso idioma prevalece e lidam magistralmente com a palavra escrita, para com ela divulgar conhecimentos registrados através de teclados a serviço da grande rede.

Com o pensamento voltado para a salutar convivência pacífica, fazemos votos de longa permanência aos que aqui estão. Que os novatos sejam bem vindos. E que os que voltam não mais se afastem.

Marcos Cordeiro de Andrade
Moderador do Blog Previ Plano 1
9 de maio de 2011 16:42

Anônimo disse...

Caro Marcos,
sua postagem de hoje vem bem a propósito. Nós, participantes do PB1, somos antecessores do movimento cibernético e tivemos -a maioria- a felicidade de receber boa formação no estudo da língua pátria. Alguns, que receberam noções do Latim, ainda que pequenas, mais afortunados são no desenvolvimento da escrita. No Banco, tive um Chefe de Serviço, o saudoso Ayres da Silva Gante, que costumava devolver aos 'precários' os modelos 01/01 com correções no histórico, de modo a melhor discriminar o que ali se contabilizava. Era um ensinamento e tanto! Também me escandalizo com o que vejo e leio na internet de hoje. Também não sou de abreviaturas. Nos meus 62 anos, apenas me espezinho com essas 'reformas' da Língua, que nos tiram tremas e hífens aos quais estávamos acostumados. Penso que sua observação veio em bom tempo; é um chamamento à sobrevivência do escrever limpo e escorreito.
Um abraço,
Amilton Miguez da Silva
Lagoa Santa-MG.

Anônimo disse...

Colegas,

Minha esposa é professora e trabalha com as séries iniciais (crianças na faixa dos 6 anos) em escola municipal. As condições de trabalho não são boas, pois falta estrutura à escola, desde salas de aulas adequadas até material de trabalho. Os professores são mal remunerados e as famílias estão desestruturadas (não conseguem acompanhar o dia a dia das crianças).

Meu filho está no último ano do ensino médio em escola particular e ao contrário do que se pensa os problemas na rede privada, também são preocupantes. Hoje o aluno não precisa estudar para passar de ano, os trabalhos são "copiados/colados" da internet, os livros não são lidos, pois os resumos estão lá para "facilitarem" suas vidas.

Então, Marcos Cordeiro, não querendo desanimá-lo, o futuro será muito pior ainda.

Anônimo disse...

DIGO:
O cérebro que acredita que pode seguir na luta sozinho, menosprezando seu corpo inteiro, corre o risco de se ver imobilizado por um figado, um intestino, a meio do caminho;
REPITO:
Dividir por castas, oferecer privilégios, exacerbar diferenças, promover discórdias, são a tática do inimigo. O corpo que se conhece, se preza, que se respeita, dá atenção, ausculta todos os seus órgãos, sempre conferindo-lhes o mesmo valor.
CONCLAMO:
Todos os funcionários vivos do BB, ativos e inativos, In memorian conclamo os mortos, para seguirem juntos, de contínuos a MBAs, como um só corpo, nesta contenda, que envolve não apenas valores econômicos, mas tambem, eu diria principalmente, valores morais e éticos.
AFIRMO:
Este país, não resistirá ao assédio da mediocridade complacente, encastelada em seus poderes e que avilta nossas mais caras instituições, se não nos interpusermos entre eles, como um muro de elite inexpugnável, que lhes dará a medida exata do colosso com o qual terão que se confrontar.
RESUMO:
Abaixo a resolução 26/2008

M.Duarte- Nitérói

João Rossi Neto disse...

Caro Marcos,

Temos à nossa mercê dois diplomas legais que foram desrespeitados flagrantemente. O primeiro é a Lei Complementar 109/2001, artigo 20 e o segundo é a Lei 10.741/1986, artigo 102. Tanto os gestores da Previ, como o Superintendente da Previc são os agentes executores das tarefas irregulares que acabaram por dilapidar o patrimônio do nosso Fundo de Pensão, na robusta cifra de R$ 7.5 bilhões.
A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da nossa Caixa são os fiéis depositários dos nossos Ativos e têm a responsabilidade e a obrigação estatutária de zelar e proteger os Ativos que lhes confiamos, colocando a LC 109/2001 acima de tudo e de não ajoelhar, em hipótese alguma, diante das determinações de uma resolução administrativa sabidamente ilegal e que se encontra sub judice.
Consciente dos seus atos ilegais caberia ao Corpo Diretivo da Caixa, desfazer os malfeitos, colocar-se ao nosso lado e tomar providências eficazes para reaver o patrimônio desviado para fins estranhos aos nossos interesses, cobrando do banco, pela via amistosa, ou na justiça, a devolução dos recursos em jogo.
Mas o que a Previ fez nesse sentido? Nada. Permanece impassível. Nunca respondeu aos vários questionamentos que fizemos no sentido de esclarecer as razões técnicas que a levaram a desobedecer a LC 109/2001 e dar preferência à arbitrária resolução.
O patrocinador poderia ser incluído no rol dos criminosos, como receptador, eis que foi beneficiado com os recursos desviados da Previ, os quais tinham a destinação específica de custear as nossas aposentadorias. Então, efetivamente, configurou-se um assalto oficializado.
Ao receber o expressivo volume de dinheiro, o BB sabia da sua origem duvidosa, bem como tinha ciência da fragilidade da Resolução 26/2008, das medidas judiciais em curso para a sua extinção e mesmo assim, cometendo atos de Gestão Temerária, aportou em seus cofres a fortuna oriunda da espúria resolução.
Muitas vezes para se chegar ao objetivo final que é a extinção da Resolução 26/2008, temos que começar movimentando pedras de menor importância, como os subalternos. Dentro deste contexto, sugiro que o Serviço Jurídico da AAPPREVI examinasse a possibilidade de processarmos o triângulo criminoso, composto pelos administradores da Previ, o Superintendente da Previc e o Presidente do BB, a começar pela tipificação de crimes contra os idosos (Lei 10.741/1986), desobediência acintosa da Lei (LC 109/2001), Receptação e Gestão Temerária.
Se isso ocorrer, os próprios culpados vão acionar a Resolução 26/2008 em suas defesas, oferecendo-nos excelente oportunidade para, com mais argumentos e todas as provas que dispomos refutarmos a sua validade. Hoje a situação financeira é inversa, a crise financeira de 2008 não existe mais e o Fundo é superavitário, fato que por si só esvaziaria os argumentos da Previc de que a Resolução foi feita para nos proteger.
Que tipo de proteção é este, onde o pretenso órgão regulador, metendo os pés pelas as mãos, olvida e extrapola na sua verdadeira função, avança sem piedade sobre os recursos dos ditos protegidos (aposentados), distribuindo-os ao seu co-irmão e patrocinador (BB), por serem ambos das hostes governamentais. Protetor desse jaez é preferível o pior carrasco, porque esse não vai ser falso e nem desviar do seu papel.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Jornal Valor On Line, de 10/05/2011

Banco do Brasil tem lucro 24,7% maior no 1º trimestre, de R$ 2,93 bi

http://hili.in/Tu

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Fonte – Site Contraf-CUT

Contraf-CUT retoma nesta quarta 11 negociações sobre Plano 1 da Previ

A Contraf-CUT, os dirigentes eleitos da Previ e outras entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil retomam nesta quarta-feira 11 com a direção do BB as negociações para a revisão do regulamento do Plano 1 e do estatuto do fundo de pensão dos funcionários da instituição financeira federal.

A direção da empresa dará resposta na reunião às reivindicações apresentadas no dia 4 de abril pela Contraf-CUT, Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Anabb, AAFBB, AFABB São Paulo e FAABB (Federação das Associações de Aposentados do Banco do Brasil), os três diretores eleitos da Previ - Paulo Assunção, Vitor Paulo e José Ricardo Sasseron - e os conselheiros deliberativos eleitos Mirian Fochi, William Bento e Waldenor Borges.

A negociação é decorrente do Termo de Compromisso assinado pelo banco, pelas entidades representativas e representantes do governo em novembro de 2010, quando foi fechado o acordo do superávit. Todos assumiram então o compromisso de iniciar, em 2011, processo de negociação para revisar do regulamento do Plano 1.

"Esperamos que o Banco do Brasil atenda nossas reivindicações. O fim do voto de minerva e o retorno das eleições para a diretoria de participação são algumas das propostas mais aguardadas pelos participantes do fundo de pensão", afirma Mirian Fochi, conselheira deliberativa eleita da Previ e diretora da Contraf-CUT.

A pauta de reivindicações apresentada pelos representantes dos trabalhadores ao BB é a seguinte:

> Fim do voto de minerva, restabelecimento dos direitos do Corpo Social em aprovar alterações no estatuto e regulamento da Previ, eleição do Diretor de Participações

> Aumento no valor das pensões

> Revisão do benefício mínimo

> Nova redução da Parcela Previ

> Benefício 360/360 para todos

> Aumento do teto de benefícios para 100%

> Abono anual para aposentados

> Antecipada para as mulheres aos 45 anos

> Resgate das contribuições patronais pelos pedevistas

> Antecipação do reajuste dos aposentados para janeiro.

Os representantes do Banco do Brasil não apresentaram propostas para as demandas dos associados e assumiram o compromisso de estudá-las antes de apresentar seu posicionamento.

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Escrever à luz das regras gramaticais é tarefa muito difícil. Nunca se sabe tudo. Precisamos ter humildade. Em seu post NÃO!, de 08/05/2011, o nosso colaborador João Rossi Neto, comentário das 19:31h do dia 09.05.2011, critica a colega "Claudia do Rio(RJ)" por não saber escrever. "Quando a senhora sair da moita, escrever como gente grande, respeitando as regras elementares da gramática, apor o seu nome civil, etc; etc."

Lamentavelmente, Rossi em seu comentário do dia 09/05/2011, às 10:13h, do referido post, escreve: "Eu prefiro entregar anéis do que os dedos, salvo melhor juízo"

Regência do verbo PREFERIR:
O verbo "Preferir" é um verbo BITRANSITIVO,ou seja:Transitivo Direto e Indireto, sempre exigindo a preposição "a" (Prefiro alguma coisa a outra). Ex: Eu prefiro entregar aneis aos dedos.

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Parabens pelo belo texto "Correspondência epistolar". Sua leitura me recoduziu aos bons tempos de Banco do Brasil. Um pouco de nostalgia com os pés fincados na realidade não faz mal a ninguem.
Por falar em realidade, gostaria de pedir ao distinto amigo e demais aposentados que defendem a extinção/revogção da Resol. 26, para refletirem melhor sobre esse posicionaento. Isso pode representar um obstáculo para as nossas reivindicações imediatas. Outra coisa: não vejo também com bons olhos a idéia de recorrer às vias judiciais para fazer valer direitos. Igulmente, se a justiça leva décadas para julgar, o que leva alguém, que pertence à geração pé-na-cova, a optar por esse caminho? Para quem ainda não percebeu que o BB / Governo já começou a nos enrolar, atente para o adiamento inexplicável da primeira reunião marcada para o dia 04.05.11. Isso pode ser um sinal, alertando que somente em 04.05.2030 o Gverno/BB talvez, concederá alguns benefícios aos aposentados, sem abrir mão da doação!

Um braço.

João Rossi Neto disse...

Digníssima Sra.Cláudia,

Sem embargo da pura perda de tempo, manifesto-me pela última vez e dou este prosaico assunto por encerrado. Já que falou em guerra, lembre-se de que os guerreiros nas lutas mediáveis iam para a planície, em campos abertos e digladiavam no corpo a corpo. Como o seu habitat natural é a escuridão, a moita, o anonimato, de que forma faria o bom combate. Imagino que deve ser à moda das serpentes, mordendo e escondendo. Naquela época aqueles que ficavam na retaguarda, fingiam-se de mortos para se furtar das contendas, do enfrentamento com o inimigo, eram considerados covardes. Na conjuntura hodierna, por analogia, à atual moita é uma válvula de escape para quem quer fugir das responsabilidades. Eu gosto de jogo democrático, do contraditório, do direito a ampla defesa, da autenticidade, da verdade cristalina (axioma), da discussão no campo das ideias, sem levar para o terreno pessoal. Detesto o jogo rasteiro de impingir vaidade e outros defeitos as pessoas que sequer conhece. Isto caracteriza um falso juízo de valor, portanto, atitude irresponsável. Quem não tem gratidão, não tem caráter. Há bastante tempo luto para defender os interesses dos aposentados, englobando a senhora, no entanto por motivos torpes e fúteis, arvora-se de meu algoz. Se não gosta do que escrevo ou das minhas sugestões, simplesmente ignore os meus textos.
Um abraço.

Anônimo disse...

Reapresentação com correção do útimo ítem.




Nesse realinhamento não vai ser discutido superavit.

As discussões econômicas só podem ser implementadas de forma isonômicas.

No caso do 360/360 não terá nenhuma condição de ser discutida e nem tampouco a elevação do teto para 100%.

É mais fácil ser discutido a elevação de 60% para 80% dos benefícios dos pensionistas, pois, acredito que esse é realmente um realinhamento necessário.

Esses casos de querer "corrigir injustiças" não estão atinente ao caso. Essas "injustiças" como muitos querem denominar não foi mais do que o cumprimento dos normativos além de não atingir a maioria dos assistidos, como foi o caso da renda certa.

Então temos que pensar em:

1) alteração do índice que reajusta o nosso benefício ou utilizar uma metodologia que nos dê ganho real. Acho primordial esse ítem.

2) implantação da cesta alimentação, considerando que até o STJ já se pronunciou favorável a questão, conforme já divulgado por colegas neste blog.

3) alteração de 60 para pelo menos 80% no caso das pensionistas.

4) Exclusão da cobrança da contribuição dos inativos.

5) Suspensão da não cobrança dos ativos e do patrocinador para preservar do plano em sua plenitude. Essa suspensão da cobrança dos ativos eu considero imoral, pois, essa vantagem faz com que os ativos já usufruam de benefícios antes de se aposentarem.

9 de maio de 2011 18:08

Anônimo disse...

Lendo blogs, analisando os comentários, chega-se à seguinte conclusão: se cair a res. 26 será editada outra semelhante. Os demais fundos de pensão não reclaramaram, e tal....então o correto é "costurar" uma proposta de realinhamento do PB 1, não só para um ano, mas para que os itens sejam cumpridos passo a passo, dure o tempo que durar, de maneira que não sôbre superavit e nem dê deficit.
Justiça neste país é manga de regata...
O que o BB levou, adeus. Não caiamos noutra.

Elias disse...

Excelentíssimo Colega Marcos, mui digno Moderador do Blog PREVIPLANO1 e demais colegas Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, pensei mil vezes antes de tentar expressar minha humilde e insignificante opinião acerca de mais um texto escrito com mestria, cujo valor é inestimável para defesa e valorização de nossa língua pátria, a meu ver.
Peço a mais alta vênia para elogiar o comentário do(a) ilustre anônimo(a)M. Duarte - Niterói. O conteúdo, o estilo e a clareza são impressionantes. Parabéns!
Solicito, também, licença para enaltecer o texto, mais que um comentário, do consagrado e reconhecido João Rossi Neto, postado às 08:08, notadamente pelo fecho que se dá com mais uma brilhante sugestão. Esse é o Rossi que "conhecemos", admiramos e respeitamos.
Muitíssimo obrigado a Todos(as) pela atenção e paciência para com este insignificante, mas assíduo, participante do Blog.
Shalom!

raul avellar disse...

Presidente Marcos

Agora sim, nesta brilhante intervenção das 08:08 de hoje, eu estou reconhecendo o meu admirado amigo João Rossi Neto; não aquele
de ontem, que mais parecia um Dom
Quixote investindo contra moinhos
de vento. Que ele continue nesta
linha de ação pois precisamos dele
e muito!
Raul Avellar

Anônimo disse...

Colegas e Colegas,

Dá nojo ler contraf-cut e os nomes que se dizem negociadores, de nossos direitos. Negociadores?
Não desejo o mal de alguem, mas que a justiça os alcançará, isto eu tenho absoluta certeza.
Saúde !

Anônimo disse...

Infelizmente este blog perdeu a razão de ser.

Não por causa do seu proprietário e moderador.

Mas por causa de alguns frequentadores.

Esse blog, penso eu, foi criado para troca de idéias, assuntos relevantes e de nossos interesses, mas devido a interferência de alguns, do qual desconhecemos suas origens, suas ideologias, que para mim não deveriam ter suas mensagens publicadas neste blog.

Entretanto como fechar um blog por causa de poucos. Como fazer para não ser contaminado com tamanha virulência.

Serão os "infiltrados" que querem trazer a discórdia ao nosso meio?

Se são realmente "os infiltrados" é fácil compreender, eles estão a serviços de outras associações que não aceitam a nossa presença e fazem de tudo para criar um ambiente hostil em nosso próprio meio. E se for isso que realmente esta acontecendo parece que eles estão conseguindo, estão tentando desestabilizar este blog e descaracterizá-lo e nós só temos a perder, pois, é um dos únicos canais que temos para colocar nossas idéias, nossos anseios e até nossas revoltas.

Acho a situação do Marcos muito desconfortável na posição de moderador.

Não é fácil separar o joio do trigo devido a dificuldade de interpretar algumas mensagens, analisar seu conteúdo e chegar a conclusão da sua efetiva intenção.

Uns são anônimos, outros se identificam como João Pedro, mas entretanto não é João e nem Pedro.

Como administrar essa situação.

A única certeza que tenho é de que nós temos que nos controlarmos para superar esses inconvenientes.

Não entrar no jogo deles, não incentivá-los com tréplicas, pois, algumas réplicas nem merecem comentários. Deixe-os falar sozinhos, não podemos dar eco ao que dizem, eles se cansarão.

Dizem que muitas vezes vencemos pelo cansaço.

Então, não vamos deixar esse blog perder a sua razão de ser como foi dito no título dessa matéria e isso cabe a nós.

Boa sorte a todos.

Paulo Celio disse...

Alô! Alô!
CARO AMIGO SR JOÃO ROSSI!
por favor lembre-se sempre! somente recebem pedradas as árvores que dão frutos!E nós, os aposentados, temos recolhido à mãos cheias de sua sabedoria generosa.
Muito obrigado por tantas elucidações, que o sr continue lutando conosco! sempre!

Anônimo disse...

São textos brilhantes e verdadeiros.
Parabéns ao Marcos e Rossi !
Dá gosto ler e reler. Sempre com colocações precisas e contundentes!

Já o anônimo do verbo bitransitivo que exige a preposição é um chato, prolixo, pois usou tres parágrafos para dizer que faltou a preposição "a" no texto brilhante do João Rossi Neto.
Assim fica difícil!!! Corrijam as idéias propostas, se tiverem capacidade, como o Marcos, Rossi e tantos outros que ilustram este blog !

Anônimo disse...

Senhor Marcos, mudou o poste e não postou o meu comentário a respeito do senhor Rossi.
O senhor então, acha que ele está correto? pois entrou novamente atacando a senhora Cláudia. Se fosse um nós, ia querer retratamento como o fez no caso MANOEL, ou já esqueceu?
nem precisa postar, mas o senhor precisa,(se é que tem concideração) chamar esse débil mental as falas. Sabe porque o senhor vai postar esse comentário? respondo: para ele atacar de novo. Repito: Débil mental,aloprado,maluco.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

--- Original Message -----
From:
To: "AAPPREVI"
Sent: Tuesday, May 10, 2011 11:28 AM
Subject: Re: Realinhamento do Plano


Muito boa a matéria.
Ampla cobertura e análise dos mais variados aspectos.
Entretanto, exceto nas entrelinhas, não vislumbrei uma posição mais
firme à respeito da majoração da PENSÃO POR MORTE DO ASSOCIADO.
Apenas mencionar a extensão do reajuste aos benefícios dos assistidos,
garante os já existentes, porém, não deixa claro como se dará a
concessão dos futuros benefícios.
Temos a legítima preocupação com a situação financeira de nossas
futuras viúvas.
Na esmagadora maioria, o planejamento e controle financeiro domiciliar
fica à cargo do marido.
Com o seu falecimento, além de ter que passar a tratar de assunto do
qual estavam alheias, as viúvas se deparam com uma brutal redução da
renda familiar.
Reduzir para 60% a renda familiar é um golpe muito duro; porque não
dizer, um verdadeiro disparate.
Até o INSS já reconheceu tal fato e passou as pensões por morte para
100% !
Espero que essa e demais afiliadas cobrem posicionamento mais concreto
e firme.
Parabéns por sua luta!

Atenciosamente.
José Machado da Costa Filho

Anônimo disse...

Nunca vi tanta abobrinha junta. Como perdem tempo discutindo futilidades, brigando entre si, enfim, um amontoado de bobagem. O pior é que o blog é público e o mundo inteiro pode ver como são tolos os aposentados do BB. Me disseram que era um blog sério e vim conferir. Uma droga. Cheio de fofocas, agressões e inutilidades.

Pensionista sem voz... disse...

comentário no post anterior:

"PARA A SEM VOZ.

No seu comentário do dia 9:05, as 15:08,ONTEM. Vc diz que Borge é o Rossi. E isso não é desconfiança? SUA DOIDA? Só faltou ser clara. CUIDADO VOVÓ COM O CORAÇÃO."

(Anônimo em 10 de maio de 2011, às 06:22, no post "Não!")

Quem disse "que Borge é o Rossi" não fui eu, foi o próprio. Leia mais acima e tente entender (se não for tarefa muito complicada). No mais, meu comentário pedia apenas que refletíssemos e deixássemos de ofender as pessoas que divergem das nossas opiniões. Parece que nem isso você entendeu, pois se revela cada vez mais agressivo, sem o menor motivo. Talvez tenha entendido que era uma crítica a pessoas como você e por isso despejou sua ira. Na verdade nem era uma crítica direcionada a alguém, mas um pedido de reflexão a TODOS e acabou "ferindo" pessoas que, como você, costumam ofender os outros com uma agressividade injustificada. Por fazer parte de seu caráter tal agressividade, tratou logo de usar o único artifício que você conhece pra "debater" ao responder a quem lhe ajudou a vestir a carapuça.

Dada a sua agressividade, vejo-me no direito de lhe pedir emprestado seu próprio estilo. Não posso dizer que vou lhe responder à altura, pois ainda não cheguei tão baixo, mas encarnando agora seu espírito agressivo, digo que você é a prova viva de que o analfabetismo funcional é a maior praga da Internet no país. Pra minha surpresa, a praga parece ter atingido até mesmo funcionários do Banco do Brasil. Felizmente devem ser poucos. Infelizmente você está entre eles.

Valendo-me agora do mesmo "direito" q lhe fez supor que eu seria uma "velha DOIDA prestes a enfartar", lhe pergunto: será q o "vovô" está ficando "gagá"? Se for isso, menos mau, mas não lhe dá o direito de ser tão agressivo chamando pessoas que não conhece de DOIDAS e insinuando que, devido à idade, podem sofrer um enfarte, quando o único que mostou descontrole aqui foi você.

**** Desculpe, Marcos, pela mensagem um tanto desaforada. Não é de meu costume e você sabe disso. Sempre procuro respeitar a todos e nunca me envolvi em discussões tão pequenas e sem sentido. Mas o tal anônimo me ofendeu gravemente e foi agressivo como nunca alguém havia sido antes comigo aqui no blog. Não poderia deixar passar em branco.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Procuro entender as razões de todos ao postar comentários. Pois bem sei que ninguém entra no Blog com o simples propósito de desagregar com ataques pessoais a quem quer que seja. Isto em se tratando de pessoas normais. No entanto, casos há em que o texto publicado suscita contestações, controvérsias e embates verbais. Mas, mesmo assim, nada justifica enveredar pelo caminho particular, isto porque o que está em discussão são as idéias e argumentos defendidos. Discutirem-se pontos de vista sempre leva a esclarecimentos benéficos a todos.
Não importando os nomes envolvidos, o que mais conta é o conteúdo dos comentários e a relevância que estes imprimem ao assunto questionado. O Blog não faz distinção entre seus colaboradores relativamente à repercussão que o seu saber imprima. E é sabido que damos voz a todos igualmente, identificados ou anônimos. De igual modo o direito de resposta é reconhecido aos que se sintam ofendidos.
Todavia, para evitar réplicas e tréplicas portando destempero verbal, faremos valer a determinação de não publicar ataques pessoais, seja de que origem for. Assim serão evitadas contendas inúteis que em nada acrescentam ao nosso trabalho. Também, deste modo o moderador terá mais tranquilidade para continuar sua tarefa, livrando-se até dos “adivinhos”, que vez por outra usam do manjado artifício de querer impor sua vontade com chantagens emocionais como: “Sabe por que o senhor vai postar esse comentário? respondo: para ele atacar de novo. Repito: Débil mental, aloprado, maluco.”
Desde o início da tarde estou segurando comentários sem liberar a publicação. Alguns deles trazem pesada carga de indignação, e outros, acusações que somente farão arder a fogueira da discórdia. Até este momento aguardei a coisa acalmar para tomar uma decisão.
Portanto, neste exato momento foram liberados TODOS os comentários recebidos até as 17 horas, registrados acima. E a partir daqui não mais serão acatados textos portadores de ofensas pessoais, sejam a que título for e a quem quer que sejam destinados. Mesmo em se tratando de abordagens em cima do que foi publicado.
Com meu pedido de desculpas por expor a todos sob o véu de baixaria que paira sobre as postagens anteriores, prometo-lhes doravante zelar com mais empenho para que ninguém seja atingido gratuitamente apenas por externar opiniões sinceras e pertinentes.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Curitiba (PR), 17h 25m do dia 10/05/2011.

Anônimo disse...

É Marcos, essa turma não sabe que já existe lei que coordena a internet e uma pessoa pode ser processada com base naquilo que escreve contra os outros. Dá cadeia, dá indenização por danos morais, processos por injúria, calúnia e difamação. Deixa quieto. Qualquer hora um metido a macho vai ser entregue às autoridades.

Anônimo disse...

Uma nova experiência constatei mas uma vez que os animais estão a milhares de distância de nós humanos no que se refere à respeito,lealdade,carinho,percepção.
Eles,com muito latidos e sem grandes discursos,simplesmente são exatamente como são. Não precisam usar máscaras,não disfarçam,não fingem que gostam de alguma coisa,não mentem e sobretudo,estão com seus donos para o que der e vier.
Não importa para eles,se num determinado dia ,por algum motivo,você não tenha conseguido comprar a ração favorita deles. Aprovam uma outra e, são capazes de até fazer festa pela descoberta do novo sabor. Um humano na casa,normalmente faria cara feia,se por ventura você não conseguisse comprar a comida que ele gosta.
Independente de qualquer coisa,os animais estão sempre dispostos a passear. Se for de carro será melho, mas se você estiver andando a pé ,provavelmente eles vão curtir mais ainda. Poderam curtir o matinho,fazer suas necessidades(que serão recolhidas pelo dono consciente), ver um ou outo cachorrinho,se animarem a correr atrás de um gatinho e por aí a fora.
Todas aquelas coisinhas simples que são pequenos atos para nós,são grandes o bastante para eles,que não querem muita coisa,ficam alegres com sua companhia. Agora, nós HUMANOS... nem sempre.


Refletem.

Anônimo disse...

Caros colegas, vamos parar com as desavenças. Quem ganha com isso é somente o BB. Temos que aceitar que na vida alguns são mais "dotados" que outros, seja intelectualmente, financeiramente etc.. Porém todos nós somos seres humanos. Devemos aceitar as diferenças com alegria!. Com certeza todos nós somos bons em pelo menos alguma coisa.Pode parecer um pensamento simplista, mas prá mim, o que faz a vida ser maravilhosa é sua simplicidade. Ainda estou na ativa, sou CAIEX, com 29 anos de BB e, sou muito feliz com meu cargo e com meu salário. Muitos me criticam por não ter feito carreira no BB, mas não me interessa. O que me importa são os elogios que recebo de minha familia, para quem realmente sempre me dediquei. Desculpem o "desabafo", mas o que vejo aqui no blog é uma luta de "egos", que a meu ver, senão for contida destruirá esse espaço tão importante para nós.
Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Caro Marcos
Existiu um grande filósofo moderno, Karl Popper, neozelandês, professor em Londres, que estabeleceu o seguinte critério de validade para as CIÊNCIAS: uma teoria é certa até que surja um fenômeno que ela não explica. Por que estou trazendo isto à baila? Para, na minha condição de leitor compulsivo dos grandes mestres, lembrar, APENAS LEMBRAR, pois sei que TODOS aqui neste espaço democrático o SABEM, a VERDADE É PROFUNDAMENTE RELATIVA. Outra coisa, e acho isso muito importante para o PAPEL QUE VOCÊ GENEROSAMENTE DESEMPANHA EM NOSSO BENEFÍCIO CULTURAL,ele afirmava que ESSA VERDADE TRANSITÓRIA E SUBJETIVA SÓ EXISTE QUANDO ELA É RESULTADO DO CONFRONTO DO TRABALHO DE MUITOS. Karl Popper é um dos ícones da cultura mundial do século XX.
Edgardo Amorim Rego

Ari Zanella disse...

Caros amigos,

A Bolsa de Valores de São Paulo está andando de lado há um bom tempo. Alguns dizem que derretendo o nosso pequeno superávit restante. Mas a boa notícia é que analistas de mercado continuam afirmando que as perspectivas são excelente para o médio e longo prazo. Qual é o horizonte temporal do médio prazo? A meu ver um ano, talvez um pouco menos ou mais. Significa dizer que teremos superávit em 2011, 2012, 2013...
Se continuarmos dividindo com o BB, embora isso deva ser combatido sempre e com mais veemência, ainda assim, seremos agraciados com novas distribuições nos próximos anos. Até assumir um governo que saiba distribuir renda ou, ainda, um legislativo com oposição forte e vigilante, ou, um judiciário mais ágil e apolítico.

Anônimo disse...

" NEM TANTO AO CÉU...NEM TANTO A TERRA "...Apenas para descontrair -( foi verdade ... verdadeira ) - Lá numa " AGÊNCIA " do interior desse " MUNDÃO DE DEUS "..." EU " que não era da terra...SOLICITEI ao Chefe da Carteira Agrìcola...(aos saudosistas " CREAI ").....um " DE ACORDO " para despacho de um Laudo de Vistoria...e para surpresa ... recebi a seguinte pérola como resposta..." NADA A OPOR AO DESIDERATO DO PETICIONÁRIO "...meu camarada até hoje tenho dúvidas se o cabra concordou ou não com o tal laudo de vistoria..." IT`S NOT MOLE NOT - Não é mole não "...

Anônimo disse...

Piorei com o comentário do anônimo (a) das 13: 51.
Ser comparado com o totó foi demais.

TÔ ACHANDO QUE ESSE PESSOAL É DA PURINA OU BONZO.

Anônimo disse...

Olhe Sr Edgardo. Posso lhe dizer que não entendi nada do que o nobre colega escreveu às 16:46, mas conhecendo sua competência, acho que o senhor deve ter razão. Isso significa que o Marcos deve mandar essa turma de encrenqueiros ir catar coquinhos? Ah bom. Então estamos falando a mesma lingua

Ari Zanella disse...

Para aqueles que acham que têm pouco crédito, aí vai um consolo:

Financiamento Imobiliario
Matrícula 1194650
Nome ARI ZANELLA
Classificação 74387 de 108331
Valor Máx Financiamento R$ 3.703,00
Valor Máx da Prestação R$ 33,66
em 01/04/2011
Prazo Máximo-Meses 240

Juarez Barbosa disse...

Prezado Marcos,
Peço divulgar no seu Blog o e-mail abaixo, que remeti para o Dep.Federal Saraiva Felipe, Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Exmo. Senhor Deputado Federal
José Saraiva Felipe
MD Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família

Nós que integramos o Movimento de Defesa do Patrimônio dos Participantes e Assistidos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar solicitamos à Vossa Excelência que, na medida do possível, tente imprimir maior celeridade, na apreciação do PDC 9/2011 de autoria do Exmo. Senhor Deputado Federal Eduardo Sciarra, que se encontra nesta Comissão do qual Vossa Excelência preside, inclusive já tendo sido designado Relator o Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Chico D’Angelo.

Aguardamos há vários anos a apreciação desta colenda Casa Legislativa quanto ao conteúdo do citado PDC, que foi apresentado anteriormente pelo Exmo. Senhor Deputado Federal Gustavo Fruet na legislatura passada e que ora está sendo reapresentado.

Outrossim, pedimos encarecidamente que Vossa Excelência se cientifique dos documentos públicos e hospedados na internet produzidos por nosso Movimento, que logo abaixo referenciamos:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EFPP2011
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8712
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N6352
http://www.aapprevi.com.br/documentos/pdf/despacho.pdf

Tratam-se de argumentações produzidas para reforçar as já contidas no citado PDC, e que em nosso entendimento merece a sua aprovação pelas diversas Comissões por onde ele tramitará.

Estamos providenciando também que tais documentos cheguem às mãos dos demais membros desta e das demais Comissões por onde ele tramitará.

Temos a convicção que Vossa Excelência, com sua indubitável notoriedade, conduzirá com justiça os trabalhos desta Comissão da qual preside, no tocante aos nossos anseios.

Pedimos também se possível que Vossa Excelência acuse o recebimento deste e-mail.

Atenciosamente,

Juarez Barbosa
Coordenador do Movimento

elvira disse...

Colegas

Sem o blog seríamos como folhas ao vento sem paradeiro. De que maneira estaríamos tentando fazer algo em nossa defesa?
Como seria possível compartilharmos nossas dúvidas e certezas?
Sou grata pela oportunidade do aprendizado, por dividir um espaço com pessoas brilhantes e com pessoas que brigam por seus direitos.
O blog é o único espaço que temos
para defender nossos interesses, e quem nos defende não merece perder
tempo com ataques pessoais. Merece
nossa consideração, com atitudes mais fraternas e cordiais.
Quem de nós, poderá lutar sozinho, para reverter a situação que nos esta sendo imposta?
Muita paz para todos!

elvira disse...

Colegas

Sem o blog seríamos como folhas ao vento sem paradeiro. De que maneira estaríamos tentando fazer algo em nossa defesa?
Como seria possível compartilharmos nossas dúvidas e certezas?
Sou grata pela oportunidade do aprendizado, por dividir um espaço com pessoas brilhantes e com pessoas que brigam por seus direitos.
O blog é o único espaço que temos
para defender nossos interesses, e quem nos defende não merece perder
tempo com ataques pessoais. Merece
nossa consideração, com atitudes mais fraternas e cordiais.
Quem de nós, poderá lutar sozinho, para reverter a situação que nos esta sendo imposta?
Muita paz para todos!

wilson luiz disse...

Nos últimos 5 anos, o fundo de pensão da Caixa Econômica Federal, o FUNCEF, concedeu reajuste real de 30% a seus assistidos, por conta de superávits. O Presidente do fundo, Guilherme Lacerda, acaba de ser exonerado. Alguém acredita em coincidência?
fonte: www.anapar.com.br

sergioinocencio disse...

Marcos,

alguem ja postou aqui a tempos atrás que o pessoal precisava cuidar melhor de suas finanças, e deu um bololo danado.
todo o drama causado pelas diversas postagens e opiniões se deve a um triste fato, o pessoal anda com pouca grana no bolso, e sobram contas a serem pagas.
o que não podemos é continuar a nos atacando da maneira que esta acontecendo, e a continuar assim no ritmo atual teremos um esvaziamento deste importante meio de comunicação e debate que esta ao alcance de todos.
VAMOS TOMAR UM CHA DE CAMOMILA e tentar uma boa noite de sono e no dia seguinte com as idéias em dia
tocar a vida decentemente, de preferencia com muita urbanidade.

Anônimo disse...

Ari estamos muito mal e pensei que era só eu. Essa PREVI...

Anônimo disse...

Muito bom anônimo 13:51.
Adorei de paixão o que vc falou, é a mais pura verdade. Prefiro os riacionais. Parabéns!!

Márcia.

São Paulo.

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Brilhante o texto 'Correspondência Epistolar'.

Ontem,o BB era Pai, Mãe, Professor e Banco.

Hoje, morreram o Pai, a Mãe e o Professor. Sobreviveu o Padastro.

E, assim, caminha a nossa história.

Estamos às vésperas de uma nova Reunião entre Banco/ PREVI/ Beneficiários. Os temas estão postos à mesa. O dono do 'Circo' já anunciou os trapezistas e malabaristas. E os palhaços onde estão?

Circo que é Circo tem palhaço na platéia e picadeiro.

Historicamente os palhaços da platéia só batem palmas. Como a platéia pode bater palmas para o picadeiro se entre eles não houve diálogo para a encenação da Peça Teatral?

A pletéia é heterogênea, desunida, irrequieta. Às vésperas da 'Encenação Teatral da Paixão pelo Tesouro' a discórdia campeia no palco virtual do mundo moderno.

Fazemos O 'Teatro' mas o lucro é do 'dono do Circo'. Pensemos nisso! Pensemos juntos!

Um abraço de james.

Anônimo disse...

AO SENHOR SEU MARCOS E DEMAIS BLOGUEIROS: NÃO PODEM RECLAMAR DAQUELES QUE POSTAM ABREVIADOS. VEJA BEM O CASO. É MUITO DIFÍCIL INTERPLETAR CERTAS PALAVRAS QUE VOCÊS USAM, SÃO PALAVRAS QUE NÃO SE USAM MAIS. ASSIM COMO É CHATÉRRIMO PARA O SENHOR, É PARA ESSES TAMBÉM, E ME INCLUO.

FOI UMA BARRA ESCREVER TUDO ISSO SEM ABREVEATURA

É PRECISO SE ATUALIZAREM, POIS NEM TODOS SÃO TÃO IDOSOS E TEMPO TAMBÉM NÃO SOBRA.

ABRAÇO:

antonia disse...

Concordo com o Sergio Inocencio. Esse blog era uma fonte de informações riquíssima, coisa que nunca tínhamos tido antes.Agora está muito diferente. As mensagens são sempre ou de elogios ao Marcos, (fato que todos nós já conhecemos a sua capacidade), ou críticas aos erros de Portugues dos participantes (fato que acaba inibindo aqueles que gostariam de se expressar), ou o bate-boca desnecessário, que não leva a nada (tipo bateu levou). Perde-se um tempo muito grande com esses probleminhas e esquecem o foco principal que é informar, esclarecer as nossas dúvidas e apresentar propostas viáveis de mudanças.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:48
O colega não é bobo, não. Sabe o que diz e entende o que lê. É isso mesmo. Estamos falando a mesma língua. Você não imagina como me esbaldei de rir diante do computador ao ler a sua tirada. Um abração. E vamos em frente que atrás vem gente... e como vem.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Não esperem grande coisa dessa reunião de hoje. A experiência anterior já mostrou que não sai nada na primeira, segunda, reunião. Isso é coisa que vai se esticar até meados de setembro, outubro. No ano passado essa história começou em julho e só foram assinar acordo em novembro.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Sobre a CAPEC – Troca de mensagens entre sócio da AAPPREVI e dois dos seus Diretores, Lázara Rabelo e Ivan Rezende:

Caro colega Antonio Americano,

Como você, também estou preocupada com esses reajustes da CAPEC acima dos índices de inflação e dos reajustes de nossos benefícios. A Previ nos passa a impressão de que está sem um parâmetro para calcular e usa índices aleatoriamente, e como justificativa alega o fato da CAPEC ser um pecúlio de custos inferiores aos de mercado, o que considero ridículo, pois a CAPEC não visa lucro.
Não esqueçamos também a transferência realizada para o BB em 1996/97, conforme consta no site da FAABB:

"2 - Pelo que apuramos, o Fundo da CAPEC, em 12/90, montava em aproximadamente US 1.054.088,00 e em 31/12/96, era de apenas R$ 156.815,57, tendo sido totalmente exaurido no início de 1997."
"13.6 Como a receita da CAPEC é constituída exclusivamente por contribuições de associados, não poderia, como não pode, constituir ou integrar eventuais superávits técnicos da PREVI e, portanto, não poderia ser considerada, nem mesmo para eventual hipótese de redução das contribuições, muito menos para devolução ao BANCO, pois se trata de uma receita para a qual o BANCO nunca aportou."

Estarei enviando este para o Marcos, pedindo verificar junto ao jurídico da AAPPREVI, a possibilidade de entrarmos com uma ação na justiça, tentando reparar mais esta anomalia.

Abraços,

Lázara Rabelo de Araujo
------------------------
Em 6 de maio de 2011 10:30, Antônio Americano escreveu:
Caro Ivan, Lázara,
Com a divulgação dos novos valores o pecúlio CAPEC, já em vigor desde o dia primeiro deste mês, informo o valor de minhas contribuições desde 2006:
CONTRIBUIÇÕES PAGAS À CAPEC/PREVI
ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES
MATRICULA: 0.833.860-4
- 01/2006 a 03/2007 = R$ 95,79
- 04/2007 a 08/2007 = R$ 99,58

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - Final
- 09/2007 a 04/2009 = R$ 105,91

- 05/2009 a 05/2010 = R$ 115,54
- 06/2010 a 04/2011 = R$ 138,65 ( 20% de reajuste)
A PARTIR DE 05/2011 = R$ 166,37 ( 20% de reajuste)
DE MAIO/2009 A MAIO/2011 – REAJUSTES DE R$ 115,54 PARA R$ 166,37 = 43,993%
Embora conste no site da PREVI, no item perguntas e respostas sobre a CAPEC, de que “OS VALORES DE CONTRIBUIÇÕES SERÃO FIXADOS COM BASE NOS ESTUDOS TÉCNICO-ATUARIAL QUE APONTARAÇÃO O REAJUSTE CABÍVEL”.
Infelizmente a CAPEC adotou os índices de 10%, 15% e 20% para os acima de 56 anos e sem mais nenhum estudo atuarial passou a praticar esses índices.
Embora já tenha alertado a AAPPREVI, infelizmente parece que ninguém se interessou pelo assunto. Breve a maioria de nossos colegas aposentados vão ter que desistir do pecúlio, ou após anos de contribuições pelo maior valor, ter que alterar para um valor inferior.
De minha parte estou propenso a ingressar na justiça.
Abraços
Americano
P S. a contribuição de minha esposa também vem sendo raajustada pela “tabela” da CAPEC que penaliza os mais idosos.

Observações do Blog:

O questionamento do Colega Antonio Americano, a que alude no último tópico da correspondência acima, foi encaminhado à Assessoria Jurídica da AAPPREVI que está debruçada em estudos sobre o assunto. De igual modo esta postagem merecerá a atenção esperada.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida por cópia, fora do Blog.

Querida Cláudia,

Tenho acompanhado seus comentários no Blog. Apesar de um pouco recentes, chamou minha atenção por serem inteligentes e oportunos. Ao tomar conhecimento que você, além de pensionista da Previ é professora de história e escritora, só posso dizer que não podemos simplesmente aceitar o seu afastamento do Blog. De modo algum. Sua presença é muito importante.
Hoje, o Blog Previ Plano 1 tornou-se o ponto de encontro dos participantes do PB1 da Previ. Não temos outro lugar para nos manter informados, nem nas agências do BB ou Previ, que só dá resposta padrão, quando dá. Outros Blogs nem chegam perto do Previ Plano 1, uma tribuna livre.
Sabemos também que existe o monitoramento e que devem vibrar com os atritos, muitos deles provocados por infiltrados, servindo a outros interesses, ou mesmo por colegas que andam com nervos a flor da pele, provocados pelo descaso da dupla infernal BB/Previ.
Sou aposentada, sei que as pensionistas tem um olhar diferente do(a)s aposentando(a)s sobre as questões do Banco/Previ. Nós vivemos naquele ambiente por muitos e muitos anos, provocando sentimentos confusos de amor e ódio, principalmente aos constatar que hoje o Banco está querendo é se livrar de todos nós. As pensionistas não estavam ali dentro, eram parte, expectadoras, o que explica a diferença de sentimentos.
Cláudia, por favor não nos deixe! Precisamos de você e de mais pensionistas para enriquecer o Blog Previ Plano 1.

Abraços,

Lázara Rabelo de Araujo
Diretora de Coodenação Social da AAPPREVI

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Três vezes “C” – Copie, cole e clique.

DICA de saúde – sempre atual:

http://hili.in/Tv

Anônimo disse...

Previ
No primeiro trimestre de 2011 foram contabilizados R$ 624 milhões referentes ao reconhecimento de
ganhos atuariais do plano de benefícios definidos da Previ (plano 1). Esse valor é determinado pela
atualização esperada dos ativos e passivos do plano e é calculado com base na aplicação de taxa de
desconto dos ativos atuariais sobre os ativos e passivos (proporcionais à participação do BB de 50%)
deduzido o custo do serviço corrente.
Ao final de cada semestre ocorre a reavaliação periódica dos ativos e passivos da Previ, fato que gerou
contabilização adicional de R$ 1.369 milhões no 4T10. Explicações adicionais podem ser obtidas em
Nota Explicativa sobre Benefícios a Empregados e no capítulo 6 do relatório Análise do Desempenho.

Fonte: bb.com.br (sumario) - Relaçao com investidores

elvira disse...

Sr Edgardo,

Que elegância literária para mandar os encrenqueiros catar co-
quinhos.
Grande abraço.

João Rossi Neto disse...

Colegas,

Quando uma coisa não começa bem, a tendência é acabar mal. Na vida nós colhemos o que plantamos. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Nem pense em colher laranja no pé de maçã que plantou. Dentro dessa premissa, quem semeou ventos vai colher tempestades, este é o resultado natural da lei de causa e efeito. Portanto, tem hora certa para plantar e colher, nascer e morrer, cair e levantar, para entrar e para sair. A cada nascimento do sol é um novo dia e a pessoa pode recomeçar, porque o criador é misericordioso e sempre da nova oportunidade para o arrependimento e correção dos rumos. Nós precisamos viver em harmonia, fugirmos das áreas de atritos e procurar locais onde sintamos melhor e a vontade. O importante é a felicidade. Neste momento estou me sentindo um estranho no ninho, mas o tempo é um santo remédio e tudo voltará ao normal. O blog abriu um canal de comunicação excelente e que deve ser valorizado. Se não fosse aqui, onde iríamos registrar os protestos contra as mazelas perpetradas pelas aves de rapina (Governo/BB/Previc/Previ). As depurações serão sempre necessárias. É como disse o Edgardo Amorim Rego, "esbaldando-se de alegria", segundo suas próprias palavras, desocupe quem estiver incomodando, porque atrás vem gente. Aos que ofendi, peço-lhes sinceras desculpas. Agora, nunca vi ninguém ajoelhado rezando, merecer nenhum tipo de reprimenda.
Um grande e fraterno abraço para esse valoroso companheiro Marcos, batalhador incansável e intimorato, que não se verga às ordens dos poderosos.

Anônimo disse...

Grande João Rossi Neto
Um abraço.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

FGV: IGP-M tem alta de 10,6% nos últimos 12 meses!!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Triplo “C” – Copiar, colar e clicar (2° do dia 11/05):

INSS: Mais de 500 mil beneficiários terão que passar por perícia

http://hili.in/Tw

Anônimo disse...

De: Socorro Aragão (msasousa-Belém PA
Para: Sr. Marcos.
Diariamente estou pelo blog, lendo, me atualizando,sofrendo, vibrando com o que voces postam,torcendo para que tenhamos exito em nossas demandas.
Bom.Pela quarta vez,ao copiar colar, não tive êxito, quando cliquei nos link que o Sr. está usando ultimamente ( hili.in/ + ou - assim). Uso o Avast como antivirus. Ao tentar entrar, aparece o avast, diz que encontrou site mal intencionado, cai a internet, será que é só eu que estou com esta dificuldade? Como gosto de ler tudo, estou achando horrível. So quero saber se é so eu que estou com o problema ou se outros colegas estão acessando normalmente. Ficarei grata se responder.Não precisa publicar.
Um bom dia a todos.
Socorro.

Ari Zanella disse...

Rossi,

Seu comentário das 06:06 está irretocável. Parabéns!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Dia Online (11/05/2011)

11,11% para os aposentados
Se Congresso derrubar veto de 2006, quem recebe acima do piso no INSS terá reajuste
Hoje, o Congresso Nacional se reúne para votar, ao menos, total de 1 mil projetos de leis que foram vetados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, revertem o resultado final. Entre essas propostas, há dois vetos de especial interesse para trabalhadores, aposentados e pensionistas do INSS: o fim do fator previdenciário e o que eleva o índice de correção das aposentadorias do instituto no ano de 2006.

A derrubada do veto do segundo ponto poderá representar reajuste de 11,11% nos vencimentos de segurados que ganham benefícios acima do salário mínimo (confira simulação na tabela ao lado). Isso porque, naquele ano, o reajuste para quem ganhava o piso previdenciário foi de 16,67%. Mas os demais segurados do INSS, que ganham acima do mínimo, só receberam 5%. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou emenda que previa a equiparação, mas Lula vetou e impediu a aplicação da lei como foi votada.

A mudança poderá elevar o teto, hoje, de R$ 3.698,66, para R$ 4.110,82. Se isso acontecer, governo e Previdência correm risco de enfrentar nova enxurrada de ações judiciais para revisar benefícios concedidos pelo teto, uma vez que os limites previdenciários poderão ser alterados desde 2006.

“Fizemos mobilização prévia, com apoio de todas as federações de aposentados do País, para pedir aos 513 deputados federias e aos 81 senadores para que nos ajudem a derrubar o veto”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonçalles. É a segunda vez que o projeto entra como potencial na pauta de votações. Em 2008, os segurados não tiveram êxito.

Reunião com aposentados foi cancelada
Warley Gonçalles e presidentes de sindicatos de segurados vinculados a centrais sindicais tinham encontro marcado hoje com os ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência) e Gilberto Car valho (Secretaria-Geral da Presidência). A reunião foi cancelada, sem uma nova data para ser realizada.

Segundo a Previdência, a agenda de Garibaldi prevê cerimônia aberta no Palácio do Planalto. A Secretaria-Geral de Dilma informou que as reuniões vão debater o fim do fator e haverá outras até o dia 2, quando o assunto será resolvido. (LUCIENE BRAGA)
Fonte: site ANAPAR

Anônimo disse...

SOS!! quero ir para a CENTROS.

Parabéns Rossi !! não deixa ninguém trepudia-lo.

Leia Salmos 91.

Letícia. Rio.

Anônimo disse...

Caro Marcos (08:40),

A derrubada do veto poderá representar aos aposentados do BB, um reajuste de 11,11% referente 2006. Porém, o verdadeiro beneficiado será a Previ que complementa a aposentadoria. Se aumenta o INSS, diminui proporcionalmente a complementação da Previ. Então, para nós pouco benefício trará. A não ser que a Previ nos beneficie indiretamente através do Superávit que indiscutivelemnte aumentará nessas circustâncias.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Triplo “C” – Copie, cole e clique (n° 3, de hoje)

Concurso do BB:

BANCO DO BRASIL S.A. –
Edital n° 1 – 2011/003 – 10 de maio de 2011

Carreira Administrativa – Cargo Escriturário – Seleção externa

http://hili.in/Tx

Anônimo disse...

CARO JOÃO ROSSI, SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM O COLEGA DE NOME RONALDO EM MENSAGEM DAS 08;04 DE 10.11.NO POST ANTERIOR. NÃO VI NA MENSAGEM ORIGINAL DELE NENHUMA ACUSAÇÃO Á SUA PESSOA. NAO DEIXE QUE A SITUAÇÃO QUE VIVENCIAMOS FAÇA O SENHOR VER EM TODOS Á SUA FRENTE, INIMIGOS POTENCIAIS. CONTINUE SUA AJUDA A NÓS SEM MEDO E SEM VER COISAS ONDE NÃO EXISTA. ABRAÇOS

Dermeval de Floripa-SC

Anônimo disse...

Ao colega anônimo de 11 de maio de 2011 das 08:53 (08:40)

Vamos a algumas observações:

1) quem se aposentou após a criação da parcela previ não sofrerá nenhuma redução do benefício Previ em caso de algum reajuste do benefício do INSS.

É o meu caso, o benefício Previ não será reduzido, mantendo-se o mesmo valor.

Por isso sou contra a extinção da parcela previ, sou favorável a sua redução.

2) realmente, quem se aposentou sem a utilização da parcela previ e seu cálculo foi vinculado ao valor do INSS, em caso do reajuste da previdência oficial terá o benefício Previ reduzido pelo mesmo valor.

Como a Previ esta sendo administrada de forma equivocada pelo PT e com o advento da Res. 26 o patrimonio da Previ pode estar em risco, então é melhor, hoje, ter um aumento do benefício do INSS
pois pelo menos esse estaria garantido e da Previ só Deus sabe o que eles podem fazer com nosso patrimônio e eles não estam nem ai conosco.

elvira disse...

Rossi,
sinta-se abraçado. Parabéns
Elvira

Anônimo disse...

Senhor Marcos, o quer dizer: C- copie,cole e clique?
Não estou entendendo. Temos que fazer ou assinar algo? Fui nos COMENTÁRIOS RELEVANTES, mas não encontrei nada a esse seu comentário será que não vi direito? Desculpa-me mas não estou entendendo. Não achei nada.
obrigada.


Letícia. Rio.

Pensionista disse...

Anonimo das 8:40 e as pensionistas como ficam nessa?

wilson luiz disse...

Caro anônimo 10 de maio, 14:11 hs.
Meus parabéns. Você admite que abriu mão de uma carreira sacrificada no Banco em prol do bem estar de seus familiares. Eu fiz exatamente o contrário, corri este Brasil comendo poeira; sinceramente, não sei qual de nós fez a melhor escolha. Admiro também sua coragem em dizer que está satisfeito com o que recebe, poucos fazem isto, neste blog. Sei que sua aposentadoria, que espero seja para breve, será sensivelmente menor que a minha, mas você não virá escrever que acha injusto o que recebe, que a culpa é do Banco, dos pré/97, etc.
Confesso que também o invejo, você deve ser alguém muito "de bem com a vida", e tem razão quando diz que as coisas simples são as que fazem a vida ser maravilhosa, como é.
Tudo de bom para você e sua feliz família.

Anônimo disse...

Sr. Rossi,

Magnífico, Espetacular, Fantástico.

Parabéns!

Anônimo disse...

Sr Marcos
Referente ao Triplo C das 9:45 também não consigo entrar, muito me interessa saber sobre concurso
do BB
Não existe uma dica mais fácil?
Por favor

Pensionista sem voz... disse...

Colega pensionista de 11/05, às 10:25,

As pensionistas devem receber também o aumento do INSS se o veto do Lula for derrubado.

Para as pensões dos pré 97 (que se aposentaram antes de 1997), não vai alterar em nada, já que o complmento da Previ é reduzido quando há aumento no benefício do INSS. Só que isso significa que o BET dos pré 97 também será reduzido.

No fim das contas, para os pré 97, o aumento no INSS não será nada vantajoso, já que o BET é calculado sobre o complemento da Previ. Como o complemento será reduzido, o BET também será. Com o aumento, os pré 97 acabarão recebendo um pouco menos do que recebem agora (somando-se INSS, Previ e BET), até que a própria Previ conceda novo aumento.

Pedro Borges disse...

CAIXA DE PECÚLIOS - Vi, pelo site da Previ, que o custo mensal dos seguros da CAPEC vai ter um aumento superior a 20%, sendo que o valor de 125 passa para R$ 130 mil, variação de 4%. A cada ano vamos perdendo poder aquisitivo. Envelher neste país continua sendo sinônimo de punição. ATÉ QUANDO?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Colega anônimo das 11:38.

O triplo “C” é uma forma prática de acessar noticias retiradas de outros endereços. Trata-se de copiar e colar um link.

Para se chegar à origem basta selecionar o mini link com o botão esquerdo do mouse, depois clicar com o botão direito e acessar a opção “copiar”. Feito isto vá ao seu navegador e, na barra de endereços, clique com o botão direito novamente e acesse a opção “colar”. Agora basta apertar a tecla “enter”.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leiam em

Notícias Relevantes

11/05 - Empréstimos da PREVI - Excelente abordagem do assunto pelo Colega Edison de Bem, com todas as tintas necessárias para dar cores ao quadro em preto e branco que nos é oferecido pelo nosso Fundo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Sobre a CAPEC – A propósito do comentário das 04:43, de hoje, a AAPPREVI informa:

Prezada Dra.Vânia,

Pedimos transmitir ao Dr. Rodrigo Leal de Paola os agradecimentos da AAPPREVI pela presteza no atendimento, onde constam seus abalizados entendimentos sobre o assunto em questão. A respeito da sua conclusão, vamos instar junto à Diretoria para aquilatar a possibilidade de arcarmos com os custos do levantamento contábil recomendado, para aproveitamento desses resultados com vistas ao enquadramento judicial, se for o caso.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade


----- Original Message -----
From: Advocacia Sylvio Manhães
To: 'Presidência - AAPPREVI'
Sent: Wednesday, May 11, 2011 4:15 PM
Subject: ENC: CAPEC - Ação Judicial


Prezado Senhor Marcos,

Estou encaminhando ao senhor parecer realizado por nosso escritório sobre a CAPEC.

Qualquer dúvida entre em contato,

Cordialmente,

Vânia Alencar
ESCRITÓRIO SYLVIO MANHÃES BARRETO
Rua da Quitanda, 19 salas 709/710
Centro - Rio de Janeiro / RJ - CEP 20.011-030
Tel.: +55 21 2224-7086 - Fax +55 21 2508-9087
E-mail: barreto@nextcon.com________________________________________
De: Rodrigo Leal De Paola [mailto:rodrigocp2@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 11 de maio de 2011 15:25
Para: Advocacia Sylvio Manhães
Assunto: Re: CAPEC - Ação Judicial

Prezado Sr. Marcos Cordeiro,

O dito pelo associado, quanto à confusão entre o patrimônio da CAPEC e o formulado pelos respectivos planos de benefícios da PREVI não pode prosperar no que tange o próprio regulamento dessa Carteira de Pecúlios. Em seu art. 4º, diz-se claramente:

Artigo 4º - As reservas dos planos de Pecúlios são próprias e não se confundem
com as do plano de aposentadorias e pensões.

Continua na PARTE II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PARTE II – Final

Dessarte, não há que se falar em utilização de tais pecúlios em prol do superávit da entidade em tela, se assim ocorreu é totalmente ilegal e deve ser impugnado por via de ação ordinária, fundada em afronta aos ditames do próprio Regulamento da PREVI respectivo.

No que tange o reajuste, o Regulamento diz:

Artigo 23 - O valor da contribuição mensal de cada tipo ou Plano de Pecúlios será
fixado pela Diretoria Executiva da PREVI, com base em parecer técnico-atuarial,
no lançamento, nas majorações previstas no artigo 22 e sempre que
o comportamento da sinistralidade recomendar.

Artigo 22 - Sempre que a Diretoria Executiva assim o determinar, proceder-se-á ao
aumento dos valores dos Pecúlios em vigor, observados os dispositivos legais,
reajustando-se as contribuições correspondentes ao ensejo da avaliação atuarial
de que trata do artigo 23.

Na Cartilha da CAPEC disponibilizada no próprio site da PREVI, aduz-se:

5. Há correção do valor de pagamento do pecúlio e das suas respectivas contribuições no decorrer dos anos?
Anualmente, os valores do pecúlio serão alterados em, no mínimo, a variação do INPC. As contribuições serão reajustadas com base no parecer técnico-atuarial, de acordo com o valor de pecúlio fixado.

Pode-se concluir que as contribuições conturbadas, que foram expostas pelo associado abaixo, devem seguir, a princípio, o parecer atuarial e a variação do INPC, uma vez que os pecúlios também baseiam a reavaliação das contribuições à CAPEC. Nessa esteira, se assim não se comportaram as elevações ditas, o que deve ser comprovado por parecer contábil, é caso de se ingressar com ação judicial com vistas a repetição de indébito sobre os valores pagos a mais e pedido de reajuste da contribuição com base no parecer e no INPC, nos moldes ditos pela própria PREVI.

Aguardamos maiores dúvidas, já dispondo que seria ideal carrear o caso a um perito, nos moldes supraditos, para que ratifique a ocorrência do ilícito.

Att,

Rodrigo Leal De Paola.

Em 11 de maio de 2011 13:57, Advocacia Sylvio Manhães escreveu:
PARA A SUA ATENÇÃO
ESCRITÓRIO SYLVIO MANHÃES BARRETO
Rua da Quitanda, 19 salas 709/710
Centro - Rio de Janeiro / RJ - CEP 20.011-030
Tel.: +55 21 2224-7086 - Fax +55 21 2508-9087
E-mail: barreto@nextcon.com

Anônimo disse...

Anônimo das 11:38 ou alternativa ao triplo C:

Se o seu navegador for o Firefox você pode usar o seguintre atalho:
-seleciona o link com o arrasto do mouse ou clique no inicio do mesmo e aperte a tecla "shift" e a sete de navegar para a direita. Isso vai selecionar o link.
-com o link já selecionado pressione a tecla "ctrl" + C
-vá ao seu navegador e na barra de endereços pressione "ctrl" + V.

Terá o mesmo efeito que os 3 C.

Espero ter colaborado.

José de Mirandópolis (SP)

Anônimo disse...

MARCOS CONTINUO ENCUCADO, ABESTALHADO COM ESSA ANÔNIMA QUE NOS COMPAROU COM OS ANIMAIS 13:51- DO 10-05.
EU TENHO CACHORRO. SERÁ QUE OS CÃES DESSA SENHORA (O ) FIZERAM CONCURSO NO BB ?
PARECE COISA DO CÃO MESMO.

Anônimo disse...

Marcos, se você achar que é importante, publique, caso contrário não vou ficar chateado. Fica a seu critério.

O navegador de internet, FireFox, que conquista mais espaço a cada dia, se trona cada vez mais também, um dos melhores navegadores de internet, envolvendo segurança e qualidade, onde já tem passado o Internet Explorer para traz no ranking dos navegadores mais baixados.

Mas para quem desejar explorar o Mozilla FireFox, então confira uma lista com os melhores e importantes atalhos do navegador:

- Ir para a barra de endereços Ctrl + L
- Abrir página num novo separador Ctrl + T
-Abrir página num novo separador Alt + Enter Nota: que primeiro precisa pressionar Ctrl + L, para posicionar o foco na barra de endereços, escrever o endereço da página, e só então, pressionar os referidos comandos.
-Fechar separador Ctrl + W ou Ctrl + F4
- Mudar de separador Ctrl + 1 até 9
- Nova janela Ctrl + N
- Fechar janela Ctrl + Shift + W ou Alt + F4
- Adicionar página rapidamente aos favoritos Ctrl + D
- Adicionar separador aos favoritos Ctrl + Shift + D
- Favoritos Ctrl + B ou Ctrl + I
- Pesquisar na Web Ctrl + E ou Ctrl + K
- Retroceder uma página Alt + Seta à Esquerda
- Avançar uma página Alt + Seta à Direita
-Aumentar tamanho do texto Ctrl + (+)
- Ir para o próximo separador Ctrl + Tab ou Ctrl Page Down
- Ir para o separador anterior Ctrl + Shift + Tab ou Ctrl + Page Up
- Diminuir tamanho do texto Ctrl + (-)
- Tamanho normal Ctrl + (0)

José de Mirandópolis (SP).

Anônimo disse...

Prezado Wilson Luiz, obrigado!. Realmente sou de bem com a vida, pois acho que a felicidade é o "conjunto de suas obras diárias" e não, uma meta estabelecida. O que ganharei depois que me aposentar será o suficiente, pois tenho minha consciência tranquila de que fiz o que era certo durante minha vida produtiva. Forte abraço a voce e familia.

carlosdomini disse...

Marcos,
Enfim que notícias se tem da reunião hoje sobre realinhamento ou o que seja do planoprevi1?

Anônimo disse...

Sr.José de Mirandópolis

Agradeço de coração
Agradeço ao Sr.Marcos também, já consegui acessar pelo Triplo C
Ainda chego lá, se voces tiverem paciência claro.
Não sou loira, mas o texto do Sr.
está em grego para mim
Mas estou aprendendo, se Deus quiser um dia chego lá
Mas pode ter servido para alguém.
Muito obrigada.
Boa noite

Anônimo disse...

E aí Isa Musa, aconteceu a reunião?Informa pra nós velhinhos o que resolveram? E aí temos direito alguma coisa ou só os Sasserons da Previ? São 20,30hs. ainda estão reunidos?

Anônimo disse...

Marcos, tenho tentado os três C, mas não consigo abrir nenhuma página.
O que há de errado?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Às Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil




Sr. Presidente,



Antecipando a comunicação formal e detalhada que será distribuída amanhã pelo colega que foi indicado para fazer os apontamentos ao longo da reunião. De antemão os representantes do Banco reafirmaram que qualquer alteração que resulte em novos benefícios o Banco somente acatará o que estiver em conformidade com a Resolução 26. Também informamos que os representantes do Banco do Brasil foram contrários à maioria das propostas postuladas, vão submeter outras ao jurídico do Banco e propuseram ouvir a PREVIC no que se refere à questão das alterações no Regulamento sem considerar os recursos oriundos da conta Reserva Especial para Revisão do Plano. Isto porque as entidades presentes todas foram unânimes em reafirmar que o que está em discussão agora não são os recursos constantes da Reserva, mas o cumprimento do Termo de Compromisso onde o BB concordou em reabrir estudos para rever nosso Plano de Benefícios nº 1.



Tão logo tenhamos os relatos completos repassaremos às co-irmãs com nossos comentários.



Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

SR MARCOS, ESSE BLOG É MUITO BOM, MAS DA UM MEDO DANADO DE COMENTAR. ADMIRO OS QUE COLOCAM A CARA PRÁ BATER. MESMO SENDO VIRTUAL, ONDE NINGUÉM CONHECE NINGUÉM É HORRÍVEL! TEM MAIS DE UM MES QUE AMEAÇO ENTRAR, MAS NÃO CONSIGO CLICAR O PUBLICAR. ADMIRO OS QUE COLOCAM A CARA PARA BATER. HOJE, PORTANTO, ENTRO PARA DAR-LHE OS PARABÉNS E DIZER-LHE SAÚDE, PAZ E MUITO AMOR. QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E A TODOS QUE ESTÃO NA LUTA POR DIAS MELHORES. FORTE ABRAÇOS.

MANDACARÚ.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:14,

Obrigado pelos esclarecimentos. Eu não sabia exatamente como funciona essa tal Parcela Previ. Eu me aposentei em 96, portanto não serei beneficiados.

Anônimo das 08:53

Anônimo disse...

CHEGOU AÍ SENHOR MARCOS ?

MANDACARÚ. NEM SEI COMO CHEGA, MAS TUDO BEM. AGRADEÇO DE QUALQUER FORMA. DEUS OS ABENÇOE.

Anônimo disse...

Acho que todo mundo sabia que nesta reunião ainda não teria resultados nenhum. A coisa vai ser dificil e vai enrolar até o final do ano. E nossos colegas que nos representam estão certos de não concordarem em discutir agora o superávit porque não dá mesmo para nada.

Anônimo disse...

Lá vem enrolação. Êta turma do barulho!

Anônimo disse...

AQUI CHEGOU SENHOR MARCOS. OBRIGADO.
EU ESCREVI ERRADO. ME PERDOA, POIS É A PRIMEIRA VEZ NESSE TROÇO.

É UM TANTO COMPLICADO PARA MIM. E MINHA VISÃO ESTÁ RUIM. MANDACARÚ. É MINHA BISNETA QUE ESTÁ FALANDO AQUI>.

Anônimo disse...

`Pois é colegas. Isto já era esperado!
Maioria do BB contra as propostas, HEIM?
Consultar Jurídico do banco?
Consultar Previc?
Memorando de entendimentos?
Resolução 26 ?
7,5 BI?
Háaaa, Meu Deus! Tem piedade de nós!
Demoraram CINCO meses para nos dar esta notícia.

Anônimo disse...

Colega e estimado Marcos. Ainda tem muita gente boa. Chorei senhor Mandacarú,estou muito emocionado. Me perdoa se esse não é o seu nome,talvez seja a sua cidade. Obrigado por ainda existir pessoas como o senhor.

Tem certos dias que que eu penso em minha gente...

Gente humilde. Obrigado meu Deus!!

Anônimo disse...

Dessa vez com certeza vou infartar. Mais uma eu não aguento. Fala seu Marcos, pelo amor de deus!

Anônimo disse...

Esses malditos só se prendem à Resolução Papai Pimentel. Nunca se referem ao diploma que realmente disciplina a matéria. Não resta outra alternativa: ou sepultamos essa maldita Resolução ou nós seremos sepultados sem restaurar nossos direitos.
Quando seremos ouvidos pelos poderes constituidos?
Quando poderemos ser representados em mesa de negociação e ser respeitados pelo Patrocinador, que não cumpre nem um Termo de Compromisso ?

Anônimo disse...

Sai no PAA 2007 e o pessoal do BB me enrolou 06 meses no CCP e a justica nao reconheceu esse tempo no quinquenio. EEEEita cambada embrulhao!!!.