domingo, 8 de maio de 2011

Não!

Caros Colegas,

NÃO à doação, é a resposta da AAPPREVI à FAABB

À

Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas dos Funcionários do Banco do Brasil - FAABB.

Senhora Presidente,

RESPOSTA ao Ofício FAABB, de 07/05/2011 – Realinhamento do Plano

Reafirmando a posição adotada à véspera do encontro do dia 24/11/2010, em que a AAPPREVI alertou para que não houvesse concordância na aplicação da Resolução 026, lembramos a repercussão negativa do que ali ocorreu quando TODOS os envolvidos assinaram o Termo de Compromisso que deu ao Banco o entendimento de que estava livre, como erradamente age, para apropriar-se ilicitamente da metade do superávit da PREVI, postura esta agora difícil de reverter. Mas temos esperança, ainda, que isto seja possível de ocorrer, desde que a Federação reencontre sua verdadeira vocação e finalidade: representar e defender os interesses dos aposentados e pensionistas através das Associações filiadas, também imbuídas nesse propósito.

Como foi declarado pelas partes que nessa reunião o que estará em pauta será o Realinhamento do Plano, é sabido que isso independe de superávits para implantação das propostas consensuais apresentadas. E é isto que advogamos.

Assim sendo, insistimos em que há razões para não se cogitar da repetição do vergonhoso acordo de 24/11/2010, até porque reconhecemos a LC 109 em oposição à interpretação do Patrocinador com base na resolução 26, que não pode, de modo algum, se sobrepor à Lei.

Aproveitem, pois, os que estarão presentes em nosso nome com direito a voto na discussão que se inicia no dia 11/05, como prometido, para tentem se redimir da condenável concordância havida quando da assinatura do “acordo”. Para tanto, é necessário terminantemente que digam NÃO à resolução 26 e a todos os seus enquadramentos espúrios.

Neste ponto a AAPPREVI se mantém irredutível: NÃO concorda em discutir o suposto direito em que se arvora o Patrocinador para levar 50% do que pertence aos participantes do PB1, assim como considera oportuno que a FAABB registre esse repúdio no documento que vier a ser assinado, em nome da nossa Associação.

Por outro lado, reconhecemos como lídima a representatividade da FAABB à frente das suas afiliadas para comparecer ao anunciado encontro. E ninguém melhor do que a Presidente Isa Musa de Noronha para exercer essa prerrogativa, pois para isto foi eleita em processo de reconhecida autenticidade. Mas registramos a necessidade da exclusão nessa representação de todos os demais mantenedores de cargos na ANABB, assalariados ou não, com direito a voto nessa discussão. E a despeito de que a própria Presidente Isa Musa de Noronha esteja enquadrada entre os vinculados àquela Entidade, esperamos que ela se restrinja em atuar exclusivamente como nossa representante, esquecendo sua condição de Conselheira da ANABB, e não permitindo que outros atrelados a essa Entidade assinem por nós – seja a que título for. A Presidente tem o direito de escolher a quem servir e uma vez que lhe confiamos a defensoria dos participantes do PBI somente esperamos que faça jus a isto, uma vez que nela depositamos a mais alta confiança.

Também, declaramos nossa preocupação com o pouco caso que determinadas Afiliadas fazem do esforço da FAABB em bem representá-las. Ao que nos é dado conhecer, do pedido feito para apresentar propostas para o Realinhamento do Plano apenas cinco Associações se deram ao trabalho de atender ao que lhes foi posto. Passa da hora de a FAABB fazer valer sua posição e impor autoridade. Afinal, quantas associações trabalham reconhecidamente pelos seus associados? Até quando vamos ficar alheios as suas posições? Por que não se pronunciam quando mais se faz necessário? Este é o momento de sair do comodismo burocrático para assumir responsabilidades. Chega de participações convenientes depois de conhecidos os resultados. Assumam seus compromissos ou digam por que não o fazem. E esperamos que a FAABB cobre esse posicionamento.

A AAPPREVI espera que cada um cumpra o seu dever – sem dar margem a questionamentos.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

AAPPREVI – Associação dos Participantes, Assistidos e Pensionistas do Plano de Benefícios N° 1, da PREVI

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 08/05/2011.

94 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da AAPPREVI encaminhada aos seus dirigentes:

Prezados Colegas da Diretoria.

Devido à relevância do assunto, encareço seu URGENTE pronunciamento acerca do contido no OFÍCIO FAABB, de 07/05/2011, notadamente no que tange ao último tópico registrado:

"Agora, como a Resolução 26 sobrevive às inúmeras medidas judiciais e administrativas engendradas, a FAABB necessita ter, por parte de suas filiadas, uma posição clara e firme a respeito do tema: nossos representantes possuem delegação das filiadas para firmar o acordo que for possível ou, em caso da imposição da Resolução 26, deveremos nos eximir de firmar qualquer acordo ou novo termo de compromisso? Esta é a resposta urgente que necessitamos obter de nossas filíadas antes do próximo dia 11."
--------------------
Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (1):

Senhor Presidente,

Minha manifestação quanto ao Ofício Faabb 06/2011 é de ser totalmente contrário a negociar com a dita Resolução 26 como condicional. É preciso confrontar e mostrar o nosso lado contrário porque não podemos nem devemos ter duas caras.

Ari Zanella

(AAPPREVI - Ari Zanella - Vice Presidente Administrativo)


RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (2):

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Continuação – Parte II

Sr. Presidente.

Sou totalmente contrário a qualquer tipo de acordo que possibilite a doação de metade do superávit para o Banco. Caso o Banco condicione essa possibilidade para liberar qualquer outra proposta, os negociadores não devem aceitar de forma alguma. É ilegal e imoral.
Essa pergunta da Sra. Isa Musa deixa no ar um certo cheiro do coisa podre. Ela sabe que dentre as suas afiliadas a maioria tem vínculos diretos com a ANABB. O esquema de doação já está acertado e Ela, que também é favorável, está buscando um meio de fazer a tal doação sem que a responsabilidade caia diretamente sobre ela.


Gilvan Rebouças

Vice Presidente Financeiro - AAPPREVI
AAPPREVI – José Gilvan Pereira Rebouças – Vice Presidente Financeiro)
=================================
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (3):
Marcos, A minha posição é para que não haja, doravante, qualquer acordo, que considere a resolução 26.
Como o valor a distribuir é de pequena monta, a não aceitação das imposições do patrocinador, nos colocará em situação de força.
abraços e bom domingo
Ivan Rezende

(AAPPREVI – Ivan Rezende da Silva - Diretoria de Projetos Sociais e Esportivos)

===================================
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (4):

Sr. Presidente.
Prezado Presidente da AAPPREVI.

Senhor Marcos Cordeiro de Andrade.

Continua na Parte III

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte III - Final

Em resposta ao Ofício da Presidente da Faabb, ficou claro que querem jogar a suposta decisão as Filiadas, para que elas tomem a iniciativa de entregar mais recursos dos trabalhadores do Banco do Brasil S/A ,seus pensionistas e continuar o assalto que vem sendo praticado contra o nosso fundo de pensão.

Votei contra o acordo do superávit, que implantou o BET (Benefício Especial Temporário),e não aceito que a Faabb jogue esta responsabilidade em nossas costas,agora depois de doar 7.5 bilhões de reais ao Patrocinador.

Porque não fez a mesma consulta na doação do acordo fajuto de 2010, feito a grosso modo,que resultou em alterações no Ministério da Fazenda?.

Sou contra qualquer doação,aceitar mais esta sujeira é o mesmo que dizer que somos idiotas, sou totalmente contra continuar essas doações sem lutar para mudar esta situação e ai nda cobrar atitude das filiadas para concordar com qualquer coisa que será feita nesta reunião ou nas próximas a serem feitas para a REVISÃO DO PLANO DE BENEFÍCIOS DO PB-1 DA PREVI.

Meu voto é NÃO não concordo em dar carta branca aos representantes da mesa para fazer qualquer ACORDO.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Pensionista.
(AAPPREVI - Rosalina de Souza - Diretoria de Pensionistas)
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (5):
Acho que a atitude de nossos representantes deveria ser não só eximir de firmar qualquer acordo ou novo termo de compromisso, como também denunciar o acordo formalizado em dezembro.
Um abraço.

Ravacci.

(AAPPREVI - Antonio Américo Ravacci – Conselho Fiscal)

Anônimo disse...

REPITO A MINHA MENSAGEM ANTERIOR E ATESTO! Vocês queiram me perdoar. Tenho 88 anos e foi meu bisneto quem descobriu esse meio de contato com os colegas do banco. Não tenho tempo e nem paciência de esperar decisões da justiça. Quero qualquer coisa que aumente meu beneficio agora. E sou favorável a qualquer acordo mesmo que o banco leve a parte dele. Acho que vocês das associações são cheios de politicagem e querem fazer bonito para os outros e assim é fácil defender que o banco não tem direito. Quando tiverem a minha idade, vão querer benefícios agora e não daqui a alguns anos quando a justiça achar por bem nos contemplar. Então digam para a dona iza que pode assinar qualquer coisa que reverta em benefícios para nós já. Agora! O senhor me perdoe, compreenda e divulgue minha mensagem, pois é o que pensa a maioria dos muitos velhos.(Assino agora como anônimo porque meu bisneto me disse que não é bom botar nosso nome na internet)

Anônimo disse...

É isso aí caro Marcos.
O recado está dado para a Dna. Isa Musa, diga-se FAABB. Chega de entregar o nosso patrimônio ao patrocinador.
Segundo o Correio Braziliense de hoje (08), a Funcef está distribuindo seu superávit sem repassar nada à CEF, sua patrocinadora. É o que eu entendí. Assim também aconteceu na negociação da Petrus, conforme esse mesmo noticiário. Por que, então, a Previ tem que repassar ao Banco?

A verdade é que o Banco não é o dono desse superávit. Devemos entregá-lo de mão beijada, quando nossos proventos estão achatados?

No artigo do CB consta que o valor médio distribuído pela Previ a cada aposentado é de R$ 1.000,00. Ora, isso significa 3,5 vêzes o valor que eu recebo. Então?

Anônimo disse...

ouviram do Ipiranga às margens plácidas,
de um povo heróico o brado retumbante
e o sol, da liberdade em raios fúlgidos,
brilhou no céu da pátria neste instante...

bravos, bravos rapazes.
claudia do rio

Elias disse...

Caro Marcos,

Em diversos escritos da sra. Isa Musa consta que no "acordo firmado não se faz referência à doação ou apropriação pelo BB de 50% de Nosso Superávit". Para exemplificar transcrevo parte do último parágrafo do post Ofício da FAABB: "a FAABB foi muito criticada por firmar o Termo de Compromisso, mesmo na evidência de que aquele Termo não fazia referência ao contestado direito do BB".

Então pergunto, e a sra. Musa poderia responder: NA PRÁTICA, O QUE ESSA OMISSÃO IMPLICA? TEM ALGUM VALOR JURÍDICO?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (6):

Prezado amigo Marcos, sou totalmente contra doar novamente 50% do superavit para o BB, conforme já foi feito o ano passado. Mas também acho que o memorando fala em realinhamento do plano de benefícios, e na minha
maneira de ver independe de superavit. Abaixo a resolução 26. Abraços, Rogério Luiz Carvalho - Pelotas .RS.

(AAPPREVI - Rogério Luiz Pereira de Carvalho Diretoria de Apoio e Orientação ao Associado

RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (7):

Presidente Marcos,

Sou totalmente contra qualquer doação que se faça ao Banco do Brasil de recursos da Previ, ou seja pertencentes aos participantes da Previ. Independentemente da nomenclatura que se utilise, como Resolução 26, contabilização antecipada, ou qualquer outra, não aceito transferir recursos que nos pertence ao BB.

Vamos trabalhar pelo realinhamento do Plano.
E exigirmos a devolução do que já levaram ao arrepio da lei.

Lázara Rabelo de Araujo

Diretora de Coordenação Social da AAPPREVI
=============

Anônimo disse...

Ao prezado e respeitável anônimo de 88 anos de idade: quando você tinha minha idade, 65 anos, o Banco ainda não havia mudado a sua postura de explorar os seus funcionários e nem de longe imaginávamos que um dia a Caixa de Previdência dos FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL ia ter superávit para distribuir para seus aposentados e pensionistas.
Aliás, nem o Banco e o Governo imaginavam que isto pudesse ocorrer. Somente o Judiciário, atrav és da LC 109, previa que, se houvesse superávit, este seria distribuido a seus legitimos donos: não citava o Banco.
Em 2006, com a distribuição discriminatória do superávit, o Banco cresceu os olhos e em 2008 foi inventada a resolução 26, incluindo o Banco como beneficiário do 50% do superávit.
Entendo seu posicionamento, mas também entendo que se houver a reversão dos 7,5 bi abocanhados irregularmente pelo Banco, você poderá curtir os seus 90, 100 anos com o respeito que merece.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,

Rogo que repasse sua manifestação e a da AAPPREVI para todas as nossas filiadas de modo a provocar a reflexão das nossas co-irmãs.

Esteja certo de que a FAABB, como de ordem, tomará à mesa a postura que as Associações decidirem.

Em nosso ordenamento estatutário, temos a possibilidde de decidir em reuniões presenciais ou por meio de consulta epistolar, ambas são legítimas e a FAABB historicamente somente cumpre o que é aprovado.

A FAABB poderia fazer isso: remeter a posição da AAPPREVI as demais filiadas, mas consideramos que é mais digno e legítimo que vossa Associação assim proceda.

Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.

A todos os colegas da "ativa", "aposentados" e "pensionistas".

Não vale a pena pleitear agora alguns trocados em troca do que poderemos receber em futuro bem próximo. O nosso movimento como está neste momento era inimaginável ha bem poucos anos, e o volume acredito ainda não atingiu 50%. O nosso Presidente Marcos, descreve com a Batuta os movimentos certos e a nós, cabe somente, a seus gestos, a execução uníssona de todos os instrumentos à nossa disposição. E, boa sorte.

abraços a todos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Comunicado do Blog.

DESMASCARADO o anônimo que assinava comentários desqualificados como “cm” ou “cm - Carlos Mansur. Bahia”.

O verdadeiro CARLOS Mellem MANSUR é associado da AAPPREVI desde março de 2010, e não mora na Bahia. Os e-mails abaixo comprovam seu total alheamento ao assunto:

Em 05/05/2011 01:52, Contato - Previ Plano 1 < contato@previplano1.com.br > escreveu:

Prezado Colega
Carlos Mellem Mansur.

Peço confirmar a autoria desse comentário.

Grato,

Marcos Cordeiro de Andrade
--------------------------------

Em 08/05/2011 20:43, ........ escreveu:^

Prezado Marcos,

Não é de minha autoria, portanto, não confirmo. O meu nome é Carlos Mellem Mansur e não moro na Bahia. Me coloco a sua disposição para outros esclarecimentos que você julgar necessários.

Atenciosamente,
Carlos Mellem Mansur
________________________________________
Mensagem original
De: Carlos Mellem Mansur >
Para: Marcos Cordeiro
Assunto: Re: Fw: [Previ Plano 1] Novo comentário em Sociedade secreta.
Enviada: 08/05/2011 20:50

Em tempo:
Marcos é necessário investigar a relação com o meu nome. Mais uma vez informo que não tenho nada a ver com esse comentário e gostaria que você me retornasse, para minha tranquilidade.
------------------------------
Caro Carlos Mellem Mansur.

Amanhã providenciarei o seu desmentido no Blog.
Grato pela informação.

Abraços,

Marcos Cordeiro.
Curitiba(PR), 08/05/11

Anônimo disse...

Morro pobre. Deixo minha esposa pobre. Mas, quero seja respeitado no BRASIL o Estado de Direito. A Constituição e a LC 109 dizem que todo superávit da PREVI, se houver, porque nem deveria existir, já que é uma EFPC (deveria funcionar em equilíbrio, isto é, RECURSOS=BENEFÍCIOS,insisto, não pode produzir LUCRO para si e, portanto, muito menos para OUTREM) destina-se a pagar BENEFÍCIOS. Logo, a destinação de metade de eventual superávit para o BB é ILEGAL e INCONSTITUCIONAL. Na minha opinião, não deve haver entendimento algum incluindo o reconhecimento dessa "reversão de contribuições". Tanto mais que no Plano de Benefícios 1 não existem contribuições, existe PATRIMÔNIO DA PREVI PARA TRANSFORMAÇÃO EM BENEFÍCIOS DE APOSENTADORIA E PENSÃO NA ÉPOCA OPORTUNA E LEGAL.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvida..." QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER " - " é o mínimo que esperamos " -........... Aguardamos.......................... " A N S I O S A M E N T E ".

Ronaldo disse...

Caro Marcos,
Sua última mensagem já foi repassada por mim, por email, para cerca de 54 colegas aposentados. Parabéns, mais uma vez, por manter-se na defesa dos interesses de TODOS os associados do PB1.
Já quanto ao anônimo de 88 anos, penso que esteja pensando de forma individualista e imediadista. Não podemos esquecer da coletividade. O Realinhamento é para melhorar para TODOS.

Anônimo disse...

Colega Anônimo das 16,01 88 anos.

Meus respeitos e um alerta os 7.5 bilhões que o bancodobrasil quer levar é a sua aposentadoria.
O Senhor está trocando uma fortuna por uns trocados, hoje.
Creio que estes trocados não modificarão sua vida como o fariam os bilhões a que o Senhor tem DIREITO.
Peço que Deus o faça passar e muito bem pelos 100 anos,desfrutando do dinheiro que o banco do brasil/atual e não aquele que o Senhor trabalhou lhe tenta usurpar.
Saúde Amigo e alegrias com muitos valores e não merrecas que este governo que lhe dar.
Abração!
Eu aos 67 anos.

Anônimo disse...

Colega Marcos Cordeiro,


Acredito que o realinhamento do PLANO 1, não esteja diretamente relacionado com o Superávit. Se melhorarem os salários os superavits serão menores ou praticamente deixarão de existir.

Neste caso o BB tiraria suas mãos sujas da PREVI, pois não sobraria muito para dividir com ele.

Anônimo disse...

Quem acha que os aposentados da caixa economica federal estão muito satisfeitos com a distribuição do superávit da FUNCEF deveria ler a carta que fizeram em http://www.anpafcef.org.br/aposentados.html
Verão que lá eles nem discutem que são apenas 50% do superávit, pois sabem que é só o que podem, mas tão achando pouco o que a FUNCEF concedeu.

Anônimo disse...

Que mania vcs tem de autotitularem "velhos" sempre menospresando a si mesmo. É assim que o BB,PREVI, AFAS E O DIABO A QUATRO, querem nos ver.
Tenho 93, que vou morrer? claro que vou!! mais não quero doar para esses lárapios a nossa metade.

Vamos rezar e muito,mais miiiiiiiiiiiito mesmo!! Algo está me dizendo que a reunião vai ser adiada
Realinhamento já e ajuste decente para as queridas pensionistas.

Abraços caro Marcos.

SÃO JOÃO DE MERITI. RIO.

Anônimo disse...

Cara Senhora Isa Noronha,


A Senhora Não Pode aceitar nem compactuar com uma ilegalidade que é a resolução 26. Caso aceite estará pondo em dúvida ou até mesmo passando para nós que a sua ação na justiça contra a res.26 foi somente uma encenação.
Por favor não aceite nada de res.26!
Não seja conivente com um crime contra os idosos aposentados da Previ.

Osvaldo José Borges disse...

Os violinos que irão tocar para fazer o fundo emocional e estratégico-econômico-financeiro não só na reunião do próximo dia 11 deste, mas também nas demais que se sucederão, terão arranjos musicais escolhidos pelos negociadores habituais. Esses instrumentos serão afinados pelo diapasão que determinarem, porque são eles que têm vozes ativas e assentos cativos à mesa, para entabular, definir e encaminhar os tópicos ao patrocinador com o escopo de ser autorizada uma revisão no Plano 1.
Desnecessário dizer que estou me aludindo as: CONTRAF-CUT, ANABB, AAFBB, AFABB e FAABB, etc. Queiramos ou não, são essas instituições que terão a responsabilidade de nos representar e conduzir, bem ou mal, as tratativas.
Do mesmo modo, queiramos ou não, a Resolução 26/2008 encontra-se em vigor e enquanto não houver uma sentença judicial que a cancele, seus efeitos nos atingirão, pois a própria PREVI que em tese tem a obrigação de nos defender, deliberou por obedecê-la em detrimento da LC 109/2001, deixando-nos órfãos de pai e mãe.
Algum colega poderia me orientar mesmo de forma simplista, qual o montante dos recursos que seria necessário para o Realinhamento do Plano 1? Fala-se que a Previ estimou em R$ 7 bilhões apenas para conceder dez por centro de reajuste nas pensões. Computando-se os demais itens negociáveis que pretendemos, acho que a cifra total rabiscaria a casa de R$ 15 a R$ 20 bilhões, ou até mais.
Se não for com arrimo no colchão de liquidez da nossa Caixa, ao qual o patrocinador não tem acesso, como abrigar uma pretensão com tal impacto financeiro? Poderíamos dar adeus às esperanças de equacionar ou minimizar as carências financeiras dos participantes, mirando somente nos escassos superávits (R$ 4.2 bilhões em 31/12/2010 – balanço da Previ). Modificação no panorama financeiro lá pelos lados da Bolsa de Valores, nós podemos esquecer porque o horizonte está completamente nublado.
O Realinhamento que queremos levar à mesa para exame do banco, não é nenhuma reinvenção da roda. O patrocinador sabe muito bem que isso vai ser uma sangria vultosa sobre os recursos que terá no futuro, de modo que iremos encontrar duríssima resistência e poderá ser um sumário não, ainda mais se for para homologar um ajuste onde nada lhe caberá.
Prevendo o certeiro impasse, foi com profundo desgosto que, para viabilizar a participação do BB no negócio, aventei a possibilidade de conceder-lhe 50% da Reserva Especial (R$4.2 bilhões), basicamente comprando o seu apoio, porque do contrário ficaremos a ver navios, já que no encerramento do plano o saldo remanescente passará compulsoriamente para a sua posse, por força do Regulamento. Então, dos males, o menor.
Na remota hipótese do Realinhamento lograr êxito, seremos contemplados com cerca de R$ 20 bilhões, recompondo parcialmente as nossas perdas passadas, enquanto que, provisoriamente, o BB levaria mais R$ 2.1 bilhões de adiantamento. Se houver, no futuro, uma decisão favorável à extinção da Resolução 26/2008, certamente os atos efetivados na sua vigência serão nulos e o patrocinador obrigado a devolver o que levou de forma ilegal. A rigor, portanto, a medida não teria caráter de doação.

Anônimo disse...

É CLARO que D. Isa não deveria assinar qualquer acôrdo em prejuizo do superavit ou realinhamento do nosso plano 1. Todavia é bem possível que as afiliadas da FAABB acabem concordando com favorecimentos absurdos e se forem maioria.....???
Nesse caso é bom que se esclareça quais são as ditas cujas.

Ricardo Annoni Neto - Machado (MG)

Anônimo disse...

Colegas,

Realinhamento dos Benefícios do Plano 1 da Previ, será feita utilizando-se reserva destinanda para sanar ou diminuir distorções dentro do mesmo Plano 1, o valor usado para isso não é superávit, portanto não tem que ser de maneira alguma dividido com o BB,amparada em res.26 nenhuma, o BB não recebe beneficio da Previ para ter direito a realinhamento.
O BB não pode chegar as raias do exagero de querer metade do que for usado para o realinhamento do Plano1, por considerar que com isso o superávit será menor ou talvez nenhum nesse exercício.
O BB tem que entender, que seus assistidos estão atentos e que eles não podem fazer o que querem, temos todos que nos juntar à SRA. ISA MUSA , para a FAABB ter força suficiente para se impor. Somos nós os 120 mil prejudicados que temos que fazer barulho e pressão ao BB.
A SRA ISA MUSA, á mesa de negociação leva a nossa voz portanto nós é que temos que gritar bem alto que o BB NÃO leva mais nada nosso, e ainda com nosso próprio alvará,como foi a distribuição do superávit, porque mesmo enganados a maioria de nós VOTOU SIM, quanto a distribuição do superávit ser dividido com o BB.
REALINHAMENTO JÁ!
DOAÇÃO PARA O BB, NUNCA!!!

Anônimo disse...

Colegas,

Realinhamento dos Benefícios do Plano 1 da Previ, será feita utilizando-se reserva destinanda para sanar ou diminuir distorções dentro do mesmo Plano 1, o valor usado para isso não é superávit, portanto não tem que ser de maneira alguma dividido com o BB,amparada em res.26 nenhuma, o BB não recebe beneficio da Previ para ter direito a realinhamento.
O BB não pode chegar as raias do exagero de querer metade do que for usado para o realinhamento do Plano1, por considerar que com isso o superávit será menor ou talvez nenhum nesse exercício.
O BB tem que entender, que seus assistidos estão atentos e que eles não podem fazer o que querem, temos todos que nos juntar à SRA. ISA MUSA , para a FAABB ter força suficiente para se impor. Somos nós os 120 mil prejudicados que temos que fazer barulho e pressão ao BB.
A SRA ISA MUSA, á mesa de negociação leva a nossa voz portanto nós é que temos que gritar bem alto que o BB NÃO leva mais nada nosso, e ainda com nosso próprio alvará,como foi a distribuição do superávit, porque mesmo enganados a maioria de nós VOTOU SIM, quanto a distribuição do superávit ser dividido com o BB.
REALINHAMENTO JÁ!
DOAÇÃO PARA O BB, NUNCA!!!

Lucas Mariano, Campinas, (SP) disse...

Se não for para aceitar a Resolução 26 acho bom dona Iza nem ir nessa reunião e já mandar dizer que a Federaçao não concorda. Vocês acham mesmo que sobra alguma coisa para nós sem que o Banco leve igual valor? Nasceram ontem? Acham que o BB abre negociação sem ter em vista ficar com 50%? Ora, a Resolução, queiramos ou não, está valendo. Existe. Não foi cassada, nem suspensa, nem mudada. O BB tem que obedecer ao que diz a Resolução e assim, se não queremos discutir somente como vamos receber 50% é melhor já mandar dizer para Dona Iza que ela nem precisa ir às reuniões. Mas não fará diferença nenhuma. Se dona Iza não for o resto assina qualquer acordo seja ele bom ou ruim pra nós.

Anônimo disse...

caro borges,
embora me agrade profundamente a sua maneira de se expressar, acho que todo o seu raciocínio, parte de uma premissa errada, a saber: que o bb tem que dar as cartas e a cara, numa negociação que a meu ver, deveria se ater às entidades que o senhor mencionou e a direção da previ.
previ, que a nosso ver, apenas gerencia fundos que pertencem aos associados dessas entidades.
mas se for eu, no caso que estiver errada, e o bb possa sim, se imiscuir numa previdencia fechada, ainda assim lhe digo que prefiro ir a qualquer reunião com ele, sem a sombra da famigerada resolução 26/2008.
talvez eu esteja sendo insensível às imediatas necessidades de muitos colegas.
talvez seja apenas que eu não queira me dobrar à violencia do " fait accompli" da resolução 26, da mesma maneira pela qual pinto os meus cabelos brancos, não me dobrando a inevitabilidade violenta dos tempos.
o balançar sem me dobrar, me faz mais feliz.

claudia do rio

Elias disse...

Caro Osvaldo Jose Borges,

Como "colaborador da patrocinadora" você é ótimo, sua argumentação é perfeita. Parabéns!

Mas, mesmo assim, há controvérsias. Vamos estabelecer o contraditório. 1) A afirmação de que para um reajuste de 10% só nas Pensões seriam necessários 7 (sete) bilhões é equivocada. Veja bem, para conceder 20% para TODOS os 120 mil Donos, por 5 anos, serão desembolsados 7,5 bilhões. Onde está a discrepância?

2) Concordar em doar 50% do que é dos outros, com base numa possível legalidade, e depois tentar reaver na "justiça" é o mesmo que comprar um "bilhete premiado". No mínimo é uma estupidez. Aliás lembre-se da Equiparação com BACEN e tire suas conclusões.

3) Cara, Você noção de quanto vale um bilhão de reais? Olhe, o BB já levou 7,5 bilhões, para ele, mais aproximadamente 1,2 bilhões para os da Ativa e Você ainda ousa propor que "adiantemos" mais 2,25 bilhões??? Coisa de louco!

4)Diga ao banco que o simples fato dele deixar de contribuir para a PREVI deve deixá-lo mais que satisfeito, pois está carreando muitos milhões de reais para seus cofres.

5) Tal como o colega Edegardo, prefiro morrer pobre a permitir ser roubado.

Anônimo disse...

Acho essa discussão muito tola. Se assinarem qualquer coisa que faça cair uns trocados na nossa conta todo mudo vai votar sim no plebiscito. Todo mundo não. Uns poucos que voam aqui pelos blogs vão votar contra. Gotas de água no oceano e assim vai passar qualquer merreca que nos queiram dar. Queira nossa dona iza ou não.

Ronaldo disse...

Colegas, o que está para ser tratado em 11.05.2011 é o REALINHAMENTO do Plano 1, de modo a minimizar/reduzir as enormes discrepâncias existentes.
NÃO TEM NADA A VER COM DISTRIBUIÇÃO DE SUPERAVIT.
A PREVI é dos funcionários do Banco do Brasil, tem tido superavits recorrentes pela simples razão de não estar "devolvendo" a seus donos os valores concernentes a seus pagamentos ao longo da vida.
O Superavit nem existiria, pois nossos investimentos na Bovespa continuam "derretendo".
Falar em Divisão com o BB é mais uma "sacanagem" de quem está querendo levar "um por fora" !
REALINHAMENTO JÁ!
DOAÇÃO PARA O BB, NUNCA!!!

Osvaldo José Borges disse...

Colega Cláudia,

Não cai uma folha nos jardins da Previ, sem a anuência do BANCO DO BRASIL S.A. É condição precípua para iniciar qualquer negociação, seja de centavos, que o BB dê a sua autorização, caso contrário a PREVIC sequer examina o assunto.
O BB é nosso inimigo cordial, nossas pretensões e objetivos são diametrais. Nós caminhamos para o Chuí e ele para o Oiapoque. Nunca falaremos a mesma linguagem. Quando aposentamos, nem muito obrigado recebemos, mas sim adeus e até nunca mais.
Fique sabendo que de graça o patrocinador nada fará por nós. É ilusão e ingenuidade imaginar que concordará com o Realinhamento pela cor de nossos olhos. Quando você diz que o meu raciocínio é todo eivado de falhas, você ofende a minha inteligência. Saiba que fui alto executivo do BB, fiz mais de 45 cursos, inclusive MBA na USP patrocinado por esse terrível empregador, de modo que devo ter experiência, pois gerenciei várias de suas grandes agências por mais de vinte anos e ele investiu pesado na minha formação profissional. Afirmei e ratifico que o BB não fará o Realinhamento sem levar alguma vantagem financeira, é só esperar para conferir.
Sopesados todos os aspectos que envolvem a questão, não me parece justo agirmos pela emoção, pelo ranço e pela idiotice de deixar para o patrocinador, ao termo do plano, uma robusta fatia dos recursos, quando esse dinheiro é nosso por direito e, de uma forma ou de outra, temos de utilizá-lo em vida.
Realmente temos que nos preocupar sempre com a saúde financeira do Fundo, garantindo recursos para pagar as nossas aposentadorias até o fim, mas encontrado o ponto de equilíbrio, temos a obrigação buscar a distribuição equânime para todos. De resto, os administradores do banco não estão babando nas gravatas, de sorte que não farão concessões graciosas, em hipótese alguma. Quem quer tudo, pode ficar sem nada e dar adeus ao Realinhamento. Eu prefiro entregar anéis do que os dedos, salvo melhor juízo.

Chico Silva disse...

O Banco do BRasil está reinvidicando uma parte do superávit que ele ajudou a criar, também. De certo ponto de vista, tal direito não parece injusto. O Plano não foi criado para dar lucro, mas se ele existe..... O que parece-me inadmissivel é o BB avançar sobre nosso patrimonio. Sem duvida, isso não está acontecendo. Mas não há duvidas, também que, enquanto não houver um realinhamento, os superavits se sucederão e continuaremos a viver de pequenas migalhas e de expectativas ilusórias. O certo é discutirmos focando o realinhamento do Plano e não táo-somente a distribuição do superavit. Temos que ir a mesa de negociação, pensando que existe interesse do Banco em negociar. Não é correto desconfiarmos nem lançarmos duvidas sobre o carater dos dirigentes da PREVI, ANABB, FAABB e outras instituiçoes. O nosso julgamento deverá ser feito após todas as tratativas, flexibilizando aonde for possivel em troca de um bom acordo para todos. É assim que penso.

wilson luiz disse...

Relativamente à reunião da próxima quarta-feira, se ocorrer, reitero o que sugeri anteriormente:
-não utilizar, neste momento, o superávit, que deve estar por volta de R$ 4 bilhões. O Banco permitiria que fosse utilizado em nosso benefício apenas a metade, se apropriando do restante. Distribuir R$ 2 bilhões entre os associados, inclusive os da ativa, representaria meia merreca para cada um. Devido às incertezas do mercado financeiro, melhor seria deixar como está, pois aí seriam R$ 4 bilhões a garantir a continuidade do pagamento do BET de 20%. Quanto ao realinhamento, acho que deve ser exigido o cumprimento do memorando de entendimentos, negociando-se os itens prioritários, mesmo que para implementação futura, dando-se prioridade total ao aumento das pensões.

Pensionista sem voz... disse...

Acho q a questão levantada pela D. Isa já foi respondida por ela mesma:

"A FAABB avalia e esse entendimento foi posto à mesa para análise das demais
forças e da patrocinadora, que neste momento não mais estamos falando de
“distribuição da Reserva Especial Para Revisão do Plano”, conforme bitolado em ferro
pela Resolução 26, mas em realinhamento do nosso plano de benefícios. As regras da
CGPC para distribuição do superávit dos fundos não podem ser confundidas com a
necessidade de realinhamento do plano de benefícios. O que a FAABB sugere é a
alteração do Regulamento do Plano de Benefício nº 1. Para tal, não se aplica a
Resolução 26 do CGPC, mas a Resolução nº 8 de 19.02.2004..."

Achei q já estava mais do q claro q a negociação agora era do realinhamento do plano e não uma nova distribuição do superavit, o q anula a aplicação da Resolução 26.

Vou repetir mais uma vez: o BB, ao prometer negociar o realinhamento do plano, automaticamente abriu mão do q supostamente teria direito (baseado na Resolução 26)se fosse feita uma nova distribuição do superavit. Na minha opinião, este foi o preço pra poder se apossar dos nossos 7,5 bilhões na negociação de 2010. Se não foi, deveria ter sido.

Anônimo disse...

Sugiro:
que havendo ou não reunião do dia 11/maio, reunamos todas, TODAS, as lideranças de associações e entidades de defesa da nossa caixa e convoquemos a direção da previ, ou seja, os que nós elegemos para nos representar , os nossos funcionários règiamente pagos, para uma grande conversa visando o realinhamento de rumos. Realinhamentos não precisam ser por força, apenas econômicos.
Compreendo:
que teremos que superar muitas dificuldades, mas são as penas oriundas da responsabilidade de sermos patrões, às quais não podemos mais nos furtar;
Espero:
que num país dito democrático possamos nos reunir sem quaiquer entraves por parte dos poderes constituídos, exercendo livremente o nosso direito de zelarmos pelo nosso patrimônio com a mesma simplicidade/argúcia com a qual um criador engorda a sua boiada.
Arrenego:
qualquer tentativa da parte dos nossos règiamente pagos funcionários, de discutir o nosso direito, como patrões que somos, de exigir suas presenças nesta reunião.


Duarte- Niterói.

Anônimo disse...

caro senhor borges,
infelizmente eu não concordo com o senhor. e acho que isto se deve ao fato de ter comprado o meu dicionário no paraguai. tenho certeza de que o seu tem uma definição mais apropriada para " previdencia privada".
um abraço
claudia do rio

Anônimo disse...

Caro Sr. Osvaldo,

A saúde do fundo está sendo atacada pelo Banco do Brasil e o Governo Brasileiro, ou não?
Muitos como o Sr. Fizeram cursos e mais cursos pagos pelo bb para benefício do próprio bb, ou não?
E assim por diante um cem número de situações, menos retirar o que de direito é dos aposentados.
Saúde caro Senhor!

João Rossi Neto disse...

Elias não sei das quantas,

Você leu e não entendeu nada. Quem afirma que são necessários R$ 7 bilhões para conceder dez por cento para as pensões é a Previ, segundo informações da colega Isa Musa. Se rebuscar no blog vai encontrar post nesse sentido, com essa assertiva. Agora, você não tem competência técnica para contestar nada, principalmente porque são cálculos complexos e que demandam experiência atuarial.
Duvido se já fez, pelo menos, algum curso de matemática financeira, se o fez me faça o favor de encaminhar uma cópia do certificado. Como “Osvaldo José Borges” é pseudônimo, o meu e-mail correto é: jrossineto1@uol.com.br (João Rossi Neto), verdadeiro autor destes textos e totalmente avesso ao patrocinador, crítico mordaz do banco, da Previc, Previ e até do diabo se for preciso para defender os meus direitos. A propósito, dei inúmeras provas disso, ao colocar a cabeça a prêmio vária vezes para defendê-los.
Fique o falastrão Ronaldo (09/05 – 10h08min) sabendo que não sou dado ao uso de expressões chulas: “sacanagem”. Trabalho sempre com lisura e nunca recebi nada por dentro ou por fora para favorecer ninguém, ainda mais se for para o meu inimigo mortal (BB). Se ele faz de juízo de valor de quem não conhece é porque não tem caráter, responsabilidade e nem freios morais.
Se insisto em concertar fórmula para equacionar os problemas é porque tenho vários contatos e sei que o banco não fará o Realinhamento de graça. Por outro lado, preocupo com o futuro dos participantes menos aquinhoados, porque esses enfrentam sérias dificuldades financeiras com os seus parcos benefícios.

João Rossi Neto.

Elias disse...

É Osvaldo Borges... realmente valeu cada centavo que o bb investiu no seu fiel escudeiro. Enquanto carregávamos o piano Você e outros tecnocratas sentavam em cima. E o mesmo terror que utilizavam, tipo "se você não fizer outro faz" ou "tem milhares querendo sua vaga", se repete de modo mais polido: "Fique sabendo que de graça o patrocinador nada fará por nós", "Afirmei e ratifico que o BB não fará o Realinhamento sem levar alguma vantagem financeira, é só esperar para conferir" (transcrevi suas palavras, Osvaldo).
Pensei que os princípios MORAIS, alicerçados na HONESTIDADE e na ÉTICA, eram o bem mais precioso que Eu havia adquirido ao longo de tantos anos de dedicação à empresa chamada Banco do Brasil S.A. Pelo jeito me equivoquei... triste conclusão!!! Não é mesmo Osvaldo?

sergioinocencio disse...

Marcos e colegas,

eu não assinei a carteira de trabalho do BB, como é que ele conseguiu se aposentar ?????????

Anônimo disse...

Esse colega Elias deveria estudar um pouquinho de atuária pra saber que aumentar pensões significa aumentar para o resto da vida das viúvas/viúvos e/ou dependentes habilitados e sobrepor sempre ainda os reajustes anuais. Hoje a Previ paga 15.434 pensões a um valor médio de R$ 4.801,29 (Site da Previ DRA de 31/03/2011), quantas pensões terá de pagar daqui a 40 anos? O atuário da Previ sabe calcular. Quem falou em 7, 8 bi não tá inventando não, são dados atuariais e não é coisa pra se acreditar ou duvidar, basta consultar um atuário. O que mais tem por ai é colega falando sem saber das coisas.

Anônimo disse...

Distribuição de superávit (e que distribuição...)

Na última quarta-feira, a Centrus depositou na conta de cada aposentado e pensionista, de uma só vez, cerca de R$ 176 mil, o equivalente a 16 parcelas. Até então a entidade estava impedida de fazer os pagamentos por força de uma liminar, obtida na Justiça por funcionários sem direito à distribuição do superavit. Imediatamente os pagamentos foram feitos, retroagindo à data em que deveriam ter começado. Faltam ainda 20 parcelas mensais, de R$ 11 mil em média.

Com um universo de 87 mil aposentados e pensionistas e mais 37 mil contribuintes ativos, a Previ optou por distribuir o pagamento do superavit em 60 parcelas. Metade dos R$ 15 bilhões pertencem ao BB e a outra metade aos participantes do plano de benefício definido, mais antigo, e que foi saldado. Isso significa que, nesse plano, não entra mais ninguém. Os novos funcionários do BB contribuem para a Previ, no plano novo, de contribuição definida, em que o valor da aposentadoria ou pensão resulta da poupança acumulada ao longo do tempo.

Na Previ também os pagamentos já começaram. Até março foram creditados R$ 1,4 bilhão. Cada aposentado e pensionista recebe em média, R$ 1 mil de extra mensal, o correspondente a 20% do benefício médio, que é de aproximadamente R$ 5 mil. Mesmo tratamento recebem os 37 mil participantes ativos do plano. A diferença é que o dinheiro, nesse caso, vai para uma conta individual aberta pela Previ cujo saque único está previsto para a data da aposentadoria.

José de Mirandópolis-SP.

Anônimo disse...

Porque então a PREVI pode pagar em 60 parcelas e não integral?

Anônimo disse...

Parabenizo o Sr joão Rossi Neto pela brilhante resposta!

Anônimo disse...

Outro falando sem saber, neste caso o jornal. O CENTRUS, do Banco Central tem nesse chamado PLANO BÁSICO DE BENEFÍCIOS apenas novecentos e cinco aposentados, 734 pensionistas e 113 ativos. Esse é o Plano antigo do Banco Central, da época da criação do Bacen. Se quando da criação do Banco Central nós tivéssemos ido pra lá (como foram vários colegas nossos do BB) hoje estaríamos ai nesse pequeno grupo recebendo UM superávit desse tamanho. To até arrependido, pois à época eu trabalhava no Rio e vi um monte de colegas dizendo adeus ao BB e passando para o Banco Central. Me lasquei. Quem procurar saber a verdade basta ir ao site do CENTRUS e ler tudo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber do colega Borges/Rossi, por que perde tanto tempo contestando.
Não seria mais simples tão somente dizer:

SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO ?

Pensionista sem voz... disse...

Acho q não devemos ser tão passivos nem tão radicais. Muito menos encarar como inimigos os q têm opinião diferente da nossa.

Muitos agora devem estar envergonhados com as ofensas dirigidas ao "Osvaldo José Borges”, q revelou ser, na verdade, o João Rossi, q a maioria admira e respeita e q já provou um dos mais atuantes na nossa defesa, pois não nos brinda apenas com seus textos brilhantes, mas vai à luta em nosso nome, entrando em contato com dirigentes da Previc, procuradores da república, altos dirigentes do BB e autoridades do governo.

Em se confirmando a verdadeira identidade de "Osvaldo José Borges” (ao q tudo indica trata-se mesmo do João Rossi, pois tem um estilo muito parecido) e mesmo q não se confirme, espero q o episódio sirva pra q façamos uma reflexão e deixemos de lado algumas idéias radicais e maniqueístas, ou correremos o risco de perder ótimos colaboradores, o q, tenho certeza, já deve ter acontecido, se levramos em conta o número de pessoas q deixaram de frequentar o blog por se sentirem ofendidas simplesmente por terem uma opinião divergente.

elvira disse...

Como se fosse possível acreditar, a consulta foi feita, para colocar sob a nossa responsabilidade o resultado da
reunião.
Não a res 26/2008, que precisamos derrubar na justiça.
Querem que passemos uma procuração de plenos direitos para,
mais uma vez colocar a mão em nosso patrimonio. Se o realinhamento
esta condicionado a aceitação da res 26, a resposta tem que ser não.

Anônimo disse...

Ao colega das 9;40, 9/05/,concordo com vc e tem mais, eu não entendo, a PREVI gasta 6,5 a 7 bi POR ANO COM OS ASSITIDOS, TODOS,/como pode dizer que 20% para as 20.000 viúvas vão gastar 7 bi.?.Eles q venham com valores reais, sejam transparente. Vamos fazer o realinhamento do PB1. Não é usar o superavit e sim reservas especiais.

Elias disse...

Caro Marcos,

Embora não conheça pessoalmente o senhor João Rossi Neto, aprendi a admirar seu posicionamento e respeitá-Lo pela integridade, coerência e inteligência demonstradas, razões pelas quais o tenho em alta conta.
Então custa-me crer que tenha escrito de forma tão agressiva e impensada, às 12h46min. Esse não é o Rossi que "conheço". Se o for, acalme teu coração! Paz! Estamos do mesmo lado (acredito).
Em tempo, a quem interessar, sou um humilde e ignorante ex-funcionário do BB e, por isso mesmo, dou alguns pitácos em assuntos nos quais não sou especialista. Mas vejam a informação do anônimo das 13H44min 15.000 pensões de 5.000,00/m x 10% = 7,5 milhões/m. Donde 7,5 bilhões pagam 1.000 meses (mais de 80 anos). Sem considerar os juros e os 1.800 Colegas que morrem anualmente, cujas pensões serão só 70% do benefício.

Anônimo disse...

Estou de acordo com o que sugere o Duarte - Niterói (11:45),

Por que não unir todas as forças (aposentados, ativos, pensionistas ) do PB1, e também as Associações filiadas à FAABB, e "obrigar" a diretoria da PREVI a marcar um encontro para discutirmos nossos anseios e direitos? Afinal, os eleitos da Previ não foram escolhidos por nós? A quem eles devem dar ouvidos? Será que é somente em época de campanha que lembram e dão ouvidos à nós?
Diz o ditado: " o porco come, depois vira o côcho". Os eleitos da Previ encheram a barriga com o cargo, agora viraram o côcho.

Anônimo disse...

José, a previ nos deu esmola. Merreca, como diz a Lena.

Vale me Deus!!

ALO LENA, ENTRA AÍ!!!

Anônimo disse...

Osvaldo é o Rossi.

Anônimo disse...

Deixa eu ver se eu entendi direito:
o PB1 é fechado. Seus componentes tem uma certa idade, assim como suas futuras viuvas ou vice versa. Os mais jovens vão para o Previ Futuro.
Como pode ser que daqui há quarenta anos vamos ter um pipocar de pensionistas ? vai haver o milagre da multiplacação delas?
Desculpem a minha ignorância, eu não sou da área matemática. Eu fiz história.

( Não, não sr. Rossi, eu não vou enviar o meu diploma por e-mail. Não insista.)

Anônimo disse...

Acho que o Sr Rossi perde tempo em responder as sandices lidas aqui. Tem gente que não entende quando ele explica e fica pensando que ele está defendendo isso ou aquilo. Parece que nossos colegas perderam a capacidade de compreender o que é um fato e o que são nossos desejos: FATO: A resolução existe, está valendo e vai ser aplicada sempre que houver superávit a distribuir. NOSSOS DESEJOS: Ficar com os 100%. Fato e desejo são incompatíveis e então temos outra saída: Não negociar nada e ficar sem receber um tostão. Vamos morrendo e quando o último de nós morrer o BB fica com a bolada toda. É só uma questão de escolha.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Durante os quase quinze meses de vida o Blog Previ Plano 1 ganhou e perdeu excelentes colaboradores. Uns nasceram aqui, outros vieram de portos diferentes, já crescidos. Graças a todos hoje temos do que nos orgulhar: o Blog evoluiu, tem um índice de visitas considerável e já é quase adulto, faltando apenas encontrar o atrativo certo para oferecer aos seus participantes.

Lamentamos haver certo equilíbrio entre idas e vindas, parecendo que a estada de determinados deles não possa suportar convivência harmônica, muito embora busquem os mesmos objetivos. Enquanto uns vêm outros vão, como se a justificar o enunciado da física que não aceita dois corpos ocupando o mesmo lugar no espaço simultaneamente.

Todavia, no dia em que consigamos anular esse corolário para emprego no espaço virtual do Blog, teremos irmanados vultos de saber a serviço da defesa dos participantes do PB1, aqui entre nós, como se fora propriedade particular de todos os beneficiados. Mas, para que ocorra esse milagre é preciso fazê-los entender que não estão numa babel, nem usam ferramentas impróprias num desempenho voluntário. Todos falam a mesma língua e igualmente usam o mesmo instrumento de trabalho. Onde o nosso idioma prevalece e lidam magistralmente com a palavra escrita, para com ela divulgar conhecimentos registrados através de teclados a serviço da grande rede.

Com o pensamento voltado para a salutar convivência pacífica, fazemos votos de longa permanência aos que aqui estão. Que os novatos sejam bem vindos. E que os que voltam não mais se afastem.

Marcos Cordeiro de Andrade
Moderador do Blog Previ Plano 1

Anônimo disse...

Caro Marcos e demais colegas,



CASSI - Relatório Anual é aprovado com 67,4% dos votos válidos

O Relatório Anual 2010 da CASSI foi aprovado, em consulta ao Corpo Social encerrada na última sexta-feira, 29, com 67,4% dos votos válidos – descontados os votos brancos, conforme prevê o Estatuto da Instituição.

Veja abaixo os números da votação:

Total de votos válidos (desconsiderados os em branco)

Aprovaram: 44.463 (67,4%)
Não aprovaram: 9.173 (13,9%)
Nulos: 12.359 (18,7%)

Números de votos e percentuais considerando todos os que votaram

Funcionários do BB
Aprovaram: 40.788 (54,6%)
Não aprovaram: 8.709 (11,7%)
Brancos: 12.871 (17,2%)
Nulos: 12.296 (16,5%)

Aposentados do BB
Aprovaram: 3.675 (84,8%)
Não aprovaram: 464 (10,7%)
Brancos: 134 (3,1%)
Nulos: 63 (1,4%)

Fonte: www.cassi.com.br

Como podem ver, o(a)s oposentado(a)s continuam longe dos processos de votação, do interesse de todos nós!!!

Anônimo disse...

Ao colega anônimo das 15:35, solicito o obséquio de informar-me onde, no balanço da PREVI, estão contabilizadas as tais "reservas especiais" para o realinhamento do PB1 sem utilização de superávit.

Anônimo disse...

ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU, E BASTA O ROSSI. ÊTA HOMEM PORRETA!!

SINCERO, INTELIGÊNTE, SÓ TEM UMA CARA. NÃO SE ESCONDE COMO ANÔNIMO. TEM TODOS OS DIREITOS.

SOU ANÔNIMA PORQUE ESTOU NA ATIVA.

ABRAÇO, GRANDE MARCOS.

Anônimo disse...

ao anônimo das 16:30
meu caro amigo, eu acho que a questão não é essa.
FATO: por vários caminhos cheguei a este blog. li a carta do João rossi e impressionada senti que queria participar desta luta;
DESEJO: enterrar o mais profundamente possivel a resolução 26/2008.
saber agora, que o autor daquele arrazoado fantástico, sob o nome de osvaldo borges, admite que podemos conviver com ela, em nome dos nossos pequenos interesses, me chocou.
eu vim lutar o bom combate.
não defender pequenos interesses.

claudia do rio

Anônimo disse...

Recado para a PENSIONISTA SEM VOZ( que nome...) está desconfiada de quem? da um tempo!

Anônimo disse...

Caro colega Marcos,

Sugiro a criação de mais um canal de comunicação, a exemplo daquele que você abriu para atender àqueles de mentes doentias que frequentavam o blog, anônimos de caráter dúbio, procurando desnorteá-lo de sua fiel finalidade para o qual foi cosntituído (prestar assistência aos participantes do PB1)

Desta feita, o canal seria aberto aos doutores, aos sábios, aos técnicos em atuária, aos ex alto executivo do estuprador BB. Espaço dígno para se digladiarem em voltas às suas vaidades e histerias. Neste, só entra quem sabe.

Este ficaria para a grande maioria. Seria a caixa de ressonância, das inditosas pensionistas e os miseráveis assistidos do PB1, para explicitarem seus desencantos e as frustrações com o BB e a PREVI. ESTES NÃO SABEM MUITO, apenas sofrem, agarrando-se a qualquer um,inclusive a desalmados, que possam minorar as injustiças perpretadas, por àquelas ENTIDADES, que na prática foram cosntituídas para protegê-los.

Cada canal atenderia aos insastisfeitos ao seu modo e ao seu estilo. Para o moderador, que como poucos, entende todas as falas, racionaria os debates e as discussões que viessem a construir um mundo melhor para todos os participantes do Plano de Benefício Nº1, da Previ.

Parece-me que esse é seu lema.

O respeito e a dignidade seriam mantidos.

Anônimo disse...

Eu já postei 3 comentários, não saiu um!

Anônimo disse...

Eis a grande pergunta?
Em 1997 no governo neoliberal, os dirigentes do governo/BB, ao fecharem o Plano 1 da Previ, tinham qual intenção ?
Responda-nos quem souber !
Se fecharam o Pano 1, então que nos pague o que nos é devido.
Parem de nos fazer de trouxas, afinal suamos a camisa do banco.
Dê nos a nossa parte.
Quem fez o BB grande que é hoje, foram todos nós que nele trabalharam, nos anos que antecederam aquele ano.
Deixe nos dormir em paz.
Nossos rendimentos estão defazados.
Nos deêm a nossa parte, então não mais clamaremos.
REALINHAMENTO JÁ.
Basta de covardia!
Chega de reuniões !
Devolva-nos a nossa PAZ!

Anônimo disse...

Moro em frente o prédio da Previ,e hoje teve festa. Vi o Medeiros, acho que esse senhor deve estar aprontando... Isso aqui é uma zorra total.

Rio.

REALINHAMENTO URGÊNTE.

Anônimo disse...

Moro em frente o prédio da Previ,e hoje teve festa. Vi o Medeiros, acho que esse senhor deve estar aprontando... Isso aqui é uma zorra total.

Rio.

REALINHAMENTO URGÊNTE.

Anônimo disse...

Nesse realinhamento não vai ser discutido superavit.

As discussões econômicas só podem ser implementadas de forma isonômicas.

No caso do 360/360 não terá nenhuma condição de ser discutida e nem tampouco a elevação do teto para 100%.

É mais fácil ser discutido a elevação de 60% para 80% dos benefícios dos pensionistas, pois, acredito que esse é realmente um realinhamento necessário.

Esses casos de querer "corrigir injustiças" não estão atinente ao caso. Essas "injustiças" como muitos querem denominar não foi mais do que o cumprimento dos normativos além de não atingir a maioria dos assistidos, como foi o caso da renda certa.

Então temos que pensar em:

1) alteração do índice que reajusta o nosso benefício ou utilizar uma metodologia que nos dê ganho real. Acho primordial esse ítem.

2) implantação da cesta alimentação, considerando que até o STJ já se pronunciou favorável a questão, conforme já divulgado por colegas neste blog.

3) alteração de 60 para pelo menos 80% no caso das pensionistas.

4) Exclusão da cobrança da contribuição dos inativos.

5) Suspensão da não cobrança dos ativos e do patrocinador para preservar do plano em sua plenitude. Essa suspensão da cobrança dos inativos eu considero imoral, pois, essa vantagem faz com que os inativos já usufruam de benefícios antes de se aposentarem.

Anônimo disse...

Infelizmente, sou obrigado a dizer que muitos que frequentam esse blog, quando na ativa, estavam totalmente alienados.

Não procuraram se informar o que se passava fora do Banco.

Vejo alguns discutirem ou perguntarem coisas por causa da simples falta de informação. E falo de informação que nos afetavam e não as milhares de assuntos diversos que nós temos na mídia.

Eu faço uma pergunta?

Por que a maioria dos colegas votou no Lula?

Simplesmente por falta de informação sobre o Lula.

Por que a maioria votou em Sasserons da vida e outros tantos sindicalistas como o Sérgio Rosa (como diretor da Previ). Por falta de informação, simplesmente.

Todos eles eram sindicalistas.

Alguém em sua sã consciência confia em sindicalistas? Quem?

Quantos sindicalistas vocês viram trabalhar um dia na vida.

Aqui em Goiânia tem um tal de Bonfin que é presidente do sindicato dos bancários há mais de 30 anos. Os que trabalharam em Goiás podem confirmar o que eu digo.

O que nós estamos passando hoje nada é mais que fruto de nossos próprios erros. Por falta de informação acreditávamos em tudo que nos diziam. Eram sempre os mesmos.

Temos que a coragem de fazer a nossa mea culpa.

Esses que hoje mandam no governo poderiam ter sidos eleitos como o foram mas não com votos nossos.

E esses sindicalistas que dominaram nossas associações é nossa culpa total.

Não podemos nos queixar agora, apenas lamentar e não cometer o mesmo erro.

Meu pai, apesar de nem ter terminado o primário, sentia sede de informação. Me lembro que, eu ainda quase um menino, meu pai ouvia o radiojornal Grande Matutino Tupi, cujo responsável era o Coripheu de Azevedo Marques, que no início do programa dizia a seguinte frase: o homem bem informado tem maiores possibilidades na vida.

Graças a Deus, segui os passos do meu pai.

"Nunca é tarde para aprender"

Como disse o poeta: "somos eternos aprendizes".

Resolvi escrever esses fatos porque estou vendo colegas com um cabedal de conhecimentos sendo criticados por suas posições escritas neste blog.

Posso até compreender, mas não posso aceitar.

Analisem primeiro, verifiquem as informações, não escrevam por impulso.

Precisamos e aceitamos críticas desde que bem elaboradas e inteligentes por quem detém conhecimentos sobre a matéria em discussão.

Boa noite a todos.

Anônimo disse...

Provavelmente, no dia 11 o BB dirá que vai examinar as propostas apresentadas por nossos representantes e no mes de junho marcará uma nova reunião para discutir o assunto. Como é de praxe, essa reunião a ser realizada no mês de junho será adiada para o mês de julho... e que por sinal ... é um mês de férias. Bem! Acho bom esperarmos pelo mês de agosto ... se ...!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

João Rossi Neto escreveu:

Realmente os participantes da Centrus receberam 16 parcelas de R$ 11.000,00 cada, totalizando R$176.000,00, ficando 20 para serem pagas, isto considerando que o prazo da distribuição foi estipulado em 36 meses. O valor Reserva Especial foi de R$1.2 bilhão, sendo metade para o Bacen, dentro dos ditames da Resolução 26/2008 e R$ 600 milhões para os 16.000 mil aposentados. A exemplo da Previ, os benefícios são temporários.
O nosso BET mensal poderia ser praticamente o dobro do que estamos recebendo, caso o horizonte temporal fosse de 36 meses. De estranho e diferente em tudo isso, pelo que temos percebido, é que os outros Fundos de Pensão assimilaram a Resolução 26/2008 sem maiores polêmicas. Não houve sequer uma ação na justiça para reivindicar direitos.
Acho que essa aceitação mais pacífica filia-se ao fato de os demais fundos lidarem com superávits infinitamente inferiores aos da Previ, única razão que encontramos para esse clima de paz, tranquilidade e satisfação, sem refutar as vantagens para o patrocinador. Segue abaixo, a íntegra do artigo publicado pelo Correio Brasiliense, nesta data.
João Rossi Neto

Observações do Blog:
Devido à extensão da matéria, o texto publicado no jornal está disponível em Notícias Relevantes de hoje, com acesso através de link.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leiam em Notícias Relevantes

09/05 - Colaboração de João Rossi Neto:

TRÊS FUNDOS DISTRIBUEM SUPERÁVIT -Materia do jornal Correio Braziliense. Íntegra do artigo com acesso através de link.

Anônimo disse...

Desculpe senhor Marcos, acabei postando 2 vezes o mesmo comentário. Sou o anônimo das 18: horas.

REALINHAMENTO, ÚNICA SOLUÇÃO.

João Rossi Neto disse...

Anônima Cláudia do Rio de Janeiro-RJ,

Quando a senhora sair da moita, escrever como gente grande, respeitando as regras elementares da gramática, apor o seu nome civil nos seus trabalhos, brindar-nos com assuntos relevantes e do interesse comum, prometo que vou acreditar que gosta do bom combate.Por enquanto, desculpe-me pela franqueza, porque eu sou de falar as verdades com frases abertas.

Anônimo disse...

ANÔNIMO 18:47.

VAI DORMIR!

SENHOR MARCOS, O SENHOR TERÁ QUE ABRIR UM MONTÃO DE CANAIS. EX: CANAL PARA OS BURROS, OS INTELIGENTES, OS POETICOS,OS ROMANTICOS, OS INSASTIFEITOS, OS BRABOS, OS TUDOS.

MAIS AUMENTA A MENSALIDADE DA AAPPREVI. ESSA TURMA ESTÁ PAGANDO MAIS OU QUASE 20 NA ANAB, COOPERFORTE, E OUTRAS.

DE GRAÇA, TODOS TOMAM INJEÇÃO NA VEIA.

DA UM DURO DO CÃO E AINDA TEM QUE ATURAR??

Anônimo disse...

ESSA PREVI E BB ESTÁ NOS MATANDO.
DEVOLVAM SEUS LADRÕES O QUE É NOSSO. DEPOIS DE TER DADO 30 ANOS DA MINHA VIDA PRÁ ESSE BANDO DE M. ANDANDO, VIAJANDO DE TREM "MARIA FUMAÇA" COMENDO MARMITA REQUENTADA DORMINDO EM ESTAÇÃO,POIS ÀS 8 HORAS PARAVA TUDO, AINDA TENHO QUE SUPORTAR ESSA HUMILHAÇÃO E DESCASO. SINTO MUITO DIZER: NÃO TENHO ORGULHO NENHUM DE TER SIDO UM DIA, MESMO QUE ANTIGAMENTE, QUE BB ERA BB. SINTO É NOJO DE TUDO. HOJE, ATÉ PARA ENTRAR NA MINHA AG AS VEZES SOU BARRADO POR UNS M QUE NÃO FAZEM NADA E NÃO ENTENDE NADA.

NA MINHA ÉPOCA SEU MARCOS, NÃO TINHA ESSA TAL DE INTERNET. ERA MÁQUINA OLIVET. A MINHA PALAVRA VALIA POR TUDO. BONS TEMPOS MEU CARO MARCOS, MAIS EU SÓ TINHA 20 ANOS. CONCORDO QUE MUITOS TRABALHARAM 5 ANOS A MAIS, E NÃO ME APOSENTEI TÃO VELHO. MAS DO QUE VALEU ? RESPONDO: UMA FEBRE AMARELA, UMA TUBERCULOSE, POR CONTA DA AG QUE ERA NUM MATO. NEM BANHEIRO NÓS TINHA-MOS.

HOJE ME FALTA UM PULMÃO E O QUE GANHO TENHO VERGONHA DE ESCREVER.

ADMIRO O SEU TRABALHO E ÈS MUITO CAPAZ E CORRETO, COISAS QUE NÃO TEMOS MAIS.

SÓ QUERO MORRER EM PAZ. ESPERO MAIS NADA, NÃO HÁ TEMPO PARA MIM.

DESCUPE POIS NÃO SOU LETRADO E NEM ESTUDEI MUITO. APRENDI COM A VIDA O POUCO QUE SEI DELA.

AGRADECIDO.

ANTÔNIO FERREIRA.

Anônimo disse...

Dizem os entendidos em Filosofia do Direito que os valores são função do meio social. Marx afirmava que o valor básico é o econômico. O GOVERNO CHINÊS DOS DIAS ATUAIS afirma que o valor básico é a FELICIDADE, revivendo teoria muito antiga. Eu estou com o velho John Austin, seja qual for o valor básico da humanidade atual, o que VALE MESMO É O DIREITO e O DIREITO É O LEGAL. Se os outros sempre brandem a LEI CONTRA MIM, POR QUE AGORA ACEITAREI QUE BRANDEM UMA RESOLUÇÃO CONTRA MIM? Querem até legitimá-la, ao que dizem, com o fato de que FUI EU QUE FIZ A DOAÇÃO DE METADE. Por que? Porque estão cientes de que a RESOLUÇÃO EXTRAPOLA A LEI E A CONSTITUIÇÃO? E eu não me sinto um desfibrado nessa doação forçada? Não me envergonho de ter sido coagido? Sinto-me feliz e honrado em ter sido despojado do que legalmente é meu? Prefiro ser esperto e realista? Prefiro ser Petain a ser de Gaule? Pode até que ser que a JUSTIÇA declare legal a Resolução. Neste caso, não tenho mais opção, o ESTADO, O ÚNICO INSTITUTO LEGALMENTE COATOR NO ESTADO DE DIREITO,DECIDIU CONTRA MIM EM NOME DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA E NA QUALIDADE LEGAL E CONSTITUCIONAL DE JUIZ SUPREMO. O mais provável é que nem mais existirei nesse dia, mas não me submeti a outro homem, só me submeti à LEI, SÓ ME SUBMETI AO INSTITUTO ESTADO, QUE É O COMPLEXO DAS LEIS QUE REGEM A SOCIEDADE BRASILEIRA. Isso, a meu ver, é o que vale.
Edgardo Amorim Rego

Pensionista sem voz... disse...

"Recado para a PENSIONISTA SEM VOZ( que nome...) está desconfiada de quem? da um tempo!"

(Anônimo em 9 de maio de 2011, às 17:32)

Não entendi o recado nem a pergunta, "anônimo de belo nome". Onde vc leu q estou desconfiando de alguém?

Parece q tem gente q faz questão de não entender o q lê pelo mero prazer de tentar plantar a discórdia. Talvez por isso tenha cada vez mais gente boa "dando um tempo" do blog. Felizmente, "dão um tempo" e depois voltam, como a nossa querida Lena, o Wilson Luiz e o João Rossi.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI (8)

Caro Marcos,

Que prevaleça o real e verdadeiro motivo da nossa luta - Realinhamento do Plano 1.

O Banco, conforme a LC 109, NÃO TEM DIREITO A NADA !!!!

Abraços,
Jane.

(AAPPREVI – Jane Torres de Melo - Diretoria de Eventos e Divulgação)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ainda sobre o superávit dos outros, e o nosso que passou:

http://hili.in/Tp

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Superávits - Íntegra da matéria do Jornal Braziliense:

http://hili.in/Tr

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colaboração de José Álvares

Bolsa brasileira entra na mira da SEC, Nyse e FBI.

http://hili.in/Ts

Anônimo disse...

BB registra lucro 24,7% maior no 1º trimestree ainda precisa dos 50% do superavit????????????
Acorda BB!
Acorda PREVI!!!!!!!!!!!!!!!!
Acorda Dona Isa!!!!!

Anônimo disse...

caro joão rossi neto,
onde está escrito que para lutar o bom combate tem se que usar o nome civil? na resistencia francesa da segunda guerra, quando os maquis se apresentavam com nomes falsos? na nossa luta contra a ditadura ? essa não é uma discussão profícua para a nossa luta atual, senhor. desculpe ter invadido as águas do oceano imenso de sua vaidade.
não acontecerá mais.
e minha maneira de escrever, é minha assinatura.

claudia do rio

Anônimo disse...

PARA A SEM VOZ.

No seu comentário do dia 9:05, as 15:08,ONTEM. Vc diz que Borge é o Rossi. E isso não é desconfiança? sua doida? Só faltou ser clara. Cuidado vovó com o coração.

Obrigado Marcos.

Rubem Tiné disse...

Olhando friamente, sem paixão, sem radicalismo, o Osvaldo José Borges tem razão em seus argumentos, entretanto, nada impede que entremos com recursos na justiça, para reaver a metade que o banco leva dos superávits e contando com a sorte do processo cair nas mãos de um juíz como o ínclito Faustos de Sanctis.

Anônimo disse...

Marcos, esse é o caminho certo. O da informação. É um trabalho profícuo o de "pescar" links e disponibilizá-los à nós, os frequentadores do blog. Espero que outros sigam seu exemplo. São informações, deveras, interessantes e esclarecedoras.
Uma grande ferramenta para nos informarmos melhor.

Sucesso.

Zé de Mirandópolis-SP.

Anônimo disse...

ENTÂO NÉ.....
Pelo andar da carruagem, logo, logo, num futuro não muito distante,a Previ e BB e Cias nos matando a todos de nervoso, sobrarão somente alguns mil funcis para dividirem os fabulosos Superavits a exemplo do BACEN, e serão muito mais do que os deles.
E estes felizardos serão os que estão hoje na ativa( que estão com tudo e não abrem)
Quem viver verá....
Um bom dia...(Se for possível)

Anônimo disse...

Eta blog bom sô!! inté.

Anônimo disse...

Atenção internautas.
CENTRUS tem só 1600 associados. ABRAÇOS

Anônimo disse...

BANDO DE PUXA SACOS!

Anônimo disse...

Aceitar doar os 50% de superávit da Previ é o mesmo que aceitar doar 50% do sado do FGTS para o empregador. Nos dois casos são leis que regulamentam.
Abrir mão de direitos é muito perigoso, pois o precedente pode pavimentar uma via sem fim.
Marcos estou contigo e não abro!
Cláudio-Piracicaba-SP

Anônimo disse...

Senhor Marcos, coloco seu e-mail para nós os malucos, em NOTÍCIAS RELEVANTES.

Ronaldo disse...

Confesso: NÃO ENTENDI NADA !!
O destempero, o desabafo, ou sei lá o quê, aconteceu com o Sr.João Rossi Neto, em seu comentário de
9 de maio de 2011, às 12:46h. Foi de uma infelicidade e injustiça tremendas suas colocações e acusações tais:
"Fique o falastrão Ronaldo (09/05 – 10h08min) sabendo que não sou dado ao uso de expressões chulas: “sacanagem”. Trabalho sempre com lisura e nunca recebi nada por dentro ou por fora para favorecer ninguém...Se ele faz de juízo de valor de quem não conhece é porque não tem caráter, responsabilidade e nem freios morais".
Que situação patética !! Sempre li seus textos, cheios de verdade e conteúdo, elogiá-va-os com os colegas(pelo menos uns 60) de minhas relações pessoais, divulgava todos pelo aprofundamento de nossa questões e observar sempre sua intenção na defesa dos nossos interesses.
Repito: NÃO ENTENDI NADA! Pode ser até dificuldade minha, pois confesso não tenho a competência, a facilidade de redação, o conhecimento etc... do Sr. Rossi, e JURO QUE NÃO QUERO ACREDITAR que meu comentário das 10;08h tenha sido uma CARAPUÇA. Em nenhum momento passou pela minha mente acusações desse nível à sua pessoa. Será que enganei-me com o Sr. João Rossi ?
Não importa! Reafirmo que vou continuar acreditando nos seus bons propósitos, e creditar toda a sua "bateria de acusações e xingamentos verbais" a mim, como uma situação de desencontro de opiniões.
O "endereço" dos que recebem por fora, ou por dentro, como o Sr. mesmo disse, nunca foi o do Senhor João Rossi Neto.

Anônimo disse...

Sr. Rossi ofendeu a todos de uma maneira geral. Foi por demais absurdo o ele falou para Elias, Cláudia, Ronaldo. Olhem a frase: ''Elias não sei das quantas''.

Não esperava nunca uma atitude dessa. O senhor parece, mais não é "senhor" Rossi.

Sr Marcos, vai ficar assim?

É preciso haver uma reparação, afinal somos nós que mantemos o blog com os nossas visitas.

Nunca mais entro, estou decepcionado.

Anônimo disse...

CARO JOÃO ROSSI, SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM O COLEGA DE NOME RONALDO EM MENSAGEM DAS 08;04 DE HOJE. NÃO VI NA MENSAGEM ORIGINAL DELE NENHUMA ACUSAÇÃO Á SUA PESSOA. NAO DEIXE QUE A SITUAÇÃO QUE VIVENCIAMOS FAÇA O SENHOR VER EM TODOS Á SUA FRENTE, INIMIGOS POTENCIAIS. CONTINUE SUA AJUDA A NÓS SEM MEDO E SEM VER COISAS ONDE NÃO EXISTA. ABRAÇOS

Dermeval de Floripa-SC