sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sombras de Maio

Isa Musa de Noronha

Prezados Colegas,

Com o relato agora repassado a propósito da Reunião de ontem com o BB, os senhores podem avaliar o grau de pressão que o Patrocinador tenta exercer sobre a PREVI. Devem ter percebido que assuntos que habitualmente transitam apenas na diretoria e no deliberativo foram trazidos para conhecimento de todos para buscar apoio das Associações contra as intenções do Banco do Brasil.

A questão do teto de benefícios é especialmente grave. Todos nós nos aposentamos dentro das regras vigentes em cada época. A maioria de nós ao chegar ao tempo de serviço para aposentadoria estava na última ou penúltima letra do quadro de carreira, o que assegurava certa uniformidade em nossas aposentadorias.

Em 2008, em um relâmpago de bom senso, os próprios representantes do BB sugeriram limitar, criar um teto, já que o BB alterava o critério de remuneração dos altos executivos do Banco do Brasil. Assim, a diretoria e o conselho deliberativo da Previ aprovaram, por solicitação do próprio banco, a instituição de um teto de contribuição e benefícios à Previ, correspondente à remuneração paga aos detentores do cargo NRF especial, o maior salário do quadro de carreira do banco, naquela época era cerca de vinte e sete mil reais. Eis que antes mesmo desse teto ser submetido à Secretaria de Previdência Complementar o próprio Banco recuou, determinou à PREVI que se abstivesse de observar o teto e protocolou sugestão de um novo teto no valor de três vezes o NFR Especial.

Vale lembrar que os altos executivos do BB há muito reclamam que os salários do Banco estão aquém dos praticados pelo mercado e assim, ao apresentar na diretoria e deliberativo da Previ a proposta para que o teto seja três vezes o valor do NFR, ou seja cerca de oitenta e um mil reais, podemos antever o que pode vir mais adiante. Quem fixa a remuneração da presidência, vices e diretoria é o Conselho de Administração do BB. A pergunta que se faz é se é justo que a PREVI tenha a obrigação de pagar aposentadorias sobre o teto desejado pelo BB. Considerem que, para chegar a Vice-Presidente basta a indicação política, de sorte que qualquer funcionário do BB, bem relacionado, pode sair de uma Comissão de nível médio e ser nomeado Vice-Presidente. Assim, de uma hora para outra pode saltar sua remuneração para patamares próximos a esses 81 mil. Basta ficar três anos nesse cargo e se aposentar tendo a Previ que calcular seu benefício tomando por base esse teto. Consideramos justo que o BB remunere bem seus executivos de alto escalão até para não perdê-los para o mercado. No entanto, consideramos que a Previ é nosso fundo de pensão responsável pela cobertura da velhice de milhares de colegas e não pode ter desníveis de tal ordem. Então, que se fixe um teto justo e que o Banco complemente o que considerar devido para as aposentadorias de seus executivos.

Outra questão até agora tratada apenas pelos órgãos da Previ é o compromisso do BB com o BET do grupo 67. À mesa de negociação em novembro de 2010, o BB se comprometeu com pagamento de 53% do valor do BET relativo aos cerca de 21 mil aposentados do grupo 67, seguindo o custeio estabelecido quando foi firmado o acordo de 1997. Inacreditavelmente o BB desautorizou que o valor fosse lançado a seu débito. Esses estão contabilizados em conta transitória do Plano 1, aguardando para ser lançada a débito do banco que agora alega estar analisando os aspectos jurídicos da questão.

Tais fatos são relevantes para que possamos refletir em que clima estão ocorrendo as atuais conversações compromissadas pelo BB com a anuência do Governo em 2010. O Banco se nega a cumprir seus compromissos/responsabilidades e deseja manipular nosso fundo de pensão de acordo com seus interesses com sérios riscos à saúde do nosso Plano.

Paralelamente à discussão das alterações em nosso Plano de Benefícios nº 1 a FAABB continuará pautando tais temas em todas as instâncias da Previ, do BB e governamentais em defesa do patrimônio da PREVI.

Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha

8 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O post "Fiasco" foi excluido pelo provedor (Google) durante a operação de manutenção. Estamos tentando recuperar os comentários para reedição.

Anônimo disse...

O que a Presidente Isa Musa escreveu é o que realmente percebi que o banco faz com a previ e com todos nós para conseguir o que lhe convém. Ele aje exatamente como em negociações em tempos de greve quando estávamos na ativa. No começo diz que faz tudo, depois que consegue o que quer, daí já não é mais assim, não prometi nada, não sei de nada, é um verdadeiro caloteiro do mercado financeiro, e aí estamos nós, sem pai e nem padrinho.
Jorge Castro,

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Eis o que conseguimos apurar com relação à manutenção do Blog, pelo Google:

http://www.ferramentasblog.com/2011/05/o-blogger-esta-fora-do-ar-e-indisponivel-sem-explicacao-consistente.html

ou

http://hili.in/Ty

Anônimo disse...

Colegas, todos!


Os atuais dirigentes do Banco do Brasil estão tentando regulamentar a Previ exclusivamente para benefício próprio, Estariam "legislando em benefício próprio", uma tremenda ilegalidade. Estão, suspeito, se ressarcindo às custas dos aposentados da Previ de seus cambalachos com aautoridades envolvidas na res. 26.
É tudo o que e enxerga no momento. Urge que sejam tomadas ações judiciais contra os dirigents do Banco do Brasil, acorbertados pelo Governo Federal, é o que se suspeita.
É comparável a crime hediondo, caso de prisão perpétua ou pena de morte, pois estão a prejudicar milhares de aposentados de avançada idade.
JUSTIÇA!

Anônimo disse...

Parem. Previ e BB, vocês já nos massacraram demais. E agora querem pagar altos salarios aos bajuladores, com nosso dinheiro ( velhinos aposentados e pensionistas
) Amigos não vamos ficar de braços cruzados. Vamos acionar a Justiça, quem sabe um dia ela fará JUS¨TIÇA.
Por favor M.Público, OAB, Ministros com M maiusculo. Tomem alguma providência. Vejam quanta
falta de respeito com o que é nosso
e não de meia dúzia PETISTAS, que se locupletam cada vez mais. Será que não temos aqui na terra quem veja isso. Mas garanto a vocês eleitos da Previ, o HOMEM DA BARBONA, está vendo.Deixem de serem tão subservientes e egoístas
DEUS tarda mas não Falha.

Anônimo disse...

Colegas,

Me perdoeis pela preocupação, que hoje já não parece absurda, de que alguém irá cometer um desatino tirando a vida de um desses dirigents ou de mais de um.
Quando são comparados os números que se propõe para a aposentadoria desses celerados, o que desconfiamos, com os números da média dos aposentados é de ter realmente inquietação que isto venha a transformar-se, da parte de alguns menos aquinhoados, em imensa raiva.
O futuro dirá se o que me deixa apreensivo hoje se realizará, para o desastre da instituição Banco do Brasil em manchetes internacionais.
Deus salve este Brasil, como Nação, porque seus dirigentes estão doentes.

Anônimo disse...

Abandonem as negociações porque o bb está mal intencionado. O bb não, aqueles se beneficiam disto tudo. Melhor deixar como está e se o banco insistir em calotear o acordado relativo aos grupo 67, botem este estelionatário na justiça.

elvira disse...

Colegas
Apesar de TUDO, somente 639 indignados assinaram
a petição pública ref res 26.
Abraços