quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pirita

Caros Colegas.

Ao se sentir acuada a PREVI apela para expedientes protelatórios, com o nítido propósito de desviar a atenção daqueles verdadeiramente interessados em solucionar os problemas existentes em seu seio. E nisto se sai bem porque conta com importantes elementos ao seu serviço.

No momento a FAABB é o mais significativo elo entre os assistidos e o Plano 1. Por isso, enquanto associações, blogs e eminentes participantes se empenham em descerrar o negro véu que encobre as mazelas da PREVI, ela se vale de batida estratégia enganosa que já deu certo no passado: determinar a feitura do Planejamento Estratégico do Fundo. Isto é a repetição do que ocorreu no ano anterior quando, no auge das discussões sobre a distribuição do superávit, distribuiu a incumbência de se cuidar do Planejamento Estratégico 2010/2013 que de nada valeu. Ainda estamos em 2011 e o que nos acenam agora abrange 2012/2015, acrescentando mais dois anos na sua determinação de nos confundir, oferecemdo pirita enquanto deixa que levem o nosso ouro.

Descaradamente mexe com meio mundo abaixo da Federação direcionando tarefa que lhe cabe exclusivamente, de suma importância, lidando de um modo simplista com as determinantes da gestão de um patrimônio da ordem de 156 bilhões de reais. A evidência repousa no fato de que ordena, com linguagem de súplica, que se desempenhe a nobre missão através de uma nota apócrifa. Não sabemos da legitimidade do documento por falta de assinaturas e, se as há, por certo repousa na alçada de simples diretorias, quando deveria ter o jamegão do Presidente do Fundo. Pois tem foro de pênalti como no mundo esportivo que, devido a sua importância, deveria ser cobrado pelo presidente do Clube.

E lamentavelmente conta com o apoio da FAABB para destinar a tarefa às suas filiadas com pedido/ordem para que se desincumbam da “necessidade”. E sua Presidente, como sempre, lidando com os presidentes das afiliadas como a jogar xerém aos seus pintainhos, os deixa saciados para que, embevecidos com a deferência, desloquem suas melhores cabeças para pensar no assunto. E, num exaustivo trabalho, desviem suas forças intelectuais para servir à PREVI, como se isso fosse importante para ela. Como se a nossa Caixa de Previdência não mantivesse em seus quadros os mais caros analistas financeiros do País (e mais competentes, supõe-se). Tudo como se os trabalhos das associações merecessem crédito para ela, quando há suspeita de que nem lidos são.

Para reforçar a suspeita, basta notar o espaço de dois dias que a FAABB reserva para o recebimento das propostas, estudo, aglutinação e composição de texto único para, depois, remeter à PREVI dando como cumprida a "tarefa". Enquanto isso, as iludidas associações deixam de falar nos desmandos que assolam a PREVI, descuidando da verdadeira missão de proteger os aposentados e pensionistas que pagam por sua defesa.

Mas o trabalho, de pomposo nome, tem uma serventia magna. Com ele e por ele a Presidente Isa Musa de Noronha estará amparada para convocar sua bendita Reunião adiada por falta de assuntos. Agora ela os tem de sobra, no seu entendimento, creio. A convocação é questão de tempo, em cumprimento à velada determinação de se esquecer a podridão que grassa na PREVI.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 16/06/2011.

88 comentários:

Anônimo disse...

Colega Isa Musa,
A princípio,neste rumoroso caso,não confio em documento interno produzido por advogados da PREVI para terem eficácia junto aos participantes e assistidos. Depois que o ladrão rouba, não adianta fechar a porta. Essa apreciação da Resolução 26/2008, sob o aspecto legal, deveria ter sido feita por operadores do Direito antes que fosse colocada em prática. Agora a Inês é morta, os rombos foram feitos, os prejuízos materializados e as irregularidades sacramentadas.
A esta altura dos acontecimentos, busca-se um amparo moral com o jurídico para justificar o injustificável. Assim mesmo, por força da hierarquia, Conselheiros indicados/nomeados pelo BB devem estar pressionando a Consultoria Jurídica para criar, no seu parecer, justificativas técnicas que os isentem de estar cumprindo as determinações malversadas na Resolução 26/2008, em total menosprezo ao diploma legal inquestionável, que é a Lei Complementar 109/2001. Se o teor redacional caminhar para o escapismo, para maquiar e encobrir a negligente e irregular atuação desses Gestores, como presumo que seja, será uma peça intempestiva, inócua, cujo destino será o lixo.
É notória a falta de coerência dos Órgãos Reguladores e Fiscalizadores, em relação à Reserva Especial para revisão do Plano 1. Antes e depois de 2001, até o ano de 2008, as distribuições dos superávits foram feitas sob estrita observância da LC 109/2001, analisadas e autorizadas por eles, mantido o patrocinador no seu lugar de origem, de onde nunca deveria ter saído, e tudo transcorreu em plena normalidade. Foi só o patrimônio da PREVI suplantar a cifra dos R$ 100 bilhões, a ambição desmedida do Governo aumentou acentuadamente, e, como um lobo faminto, avançou sobre os recursos para implementar empreendimentos duvidosos do seu interesse, criando essa desonesta Resolução 26/2008, que passou a ser conhecida como Resolução do Lula, transferindo 50% dos nossos superávits para o BB.
Com o Conselho Deliberativo submerso na lama, falar-se em Processo Administrativo, no Código de Ética da PREVI, para punir malfeitos tão graves que extrapolam os limites da irresponsabilidade, significa dar remissão aos infratores. Cabe, sim, uma Ação Judicial exemplar para a recuperação dos recursos embolsados pelo patrocinador, sobrestar o cumprimento da Resolução em pauta e, além da parte pecuniária, distribuir as penalidades para os delitos civis concernentes: Desvio da Poupança dos idosos para outras finalidades, Desobediência frontal da LC 109/2001 e a Gestão Temerária propriamente dita.
A propósito, do Processo Administrativo e Disciplinar, gostaria de saber o seguinte, colega Isa: 1) Quem iria instaurar o processo para apurar responsabilidades e penalizar os culpados, já que o Conselho Deliberativo figura como o maior culpado dessa desorganização administrativa, financeira e fraudulenta? 2) Existe realmente o Código de Ética com rotinas e normas, pois se existe eu não o conheço? 3) Caberia a PREVIC, se fosse de confiança, fiscalizar a EFPC, apurar as irregularidades e aplicar as penalidades, o que, aliás, é a sua função estatutária (Lei 12.154, 23/12/2009), no entanto, ela nunca iria contra a Resolução, por fazer parte do complô maquiavélico que a criou, ainda quando era a ex-SPC. De resto, como medida preventiva para coibir futuras investidas contra os nossos direitos, tenho a absoluta convicção de que o Conselho Deliberativo da PREVI deve acertar as suas contas com a JUSTIÇA, sem mais procrastinações.

Anônimo disse...

Desculpe mas não entendi nada.
Pirita, não sabia o que era, mas pelo senso dá para entender.
E pelo maravilhoso Houaiss.
Mas o que aconteceu?
Houve um pedido? ordem/ que está sendo atendido por dona Isa?
Que pedido? que ordem?
Estamos no escuro.
Do que se trata neste post?

Anônimo disse...

Desculpe.
Eu sou o cara do post acima. Não tinha lido o de baixo. Voce não nos deu tempo.
Agora entendi.
Bom, nós temos a Anapar e a Contraf querendo briga não temos.Pra que esperar?
Vamos em frente.
Dona Isa e olhe que eu acho que ela trabalha pra burro, pode fazer o tal serviço. Vamos em frente com o nosso. Não caiamos mais nas armadilhas deles.
Nem nisso eles são criativos.
Sempre os mesmos métodos.
Vamos detonar essa turma, Marcos.
Voce disse que são competentes. Concordo. Para as negas deles. Não para nós.
Guerra total.
Dia D da PREVI.

Anônimo disse...

Estou auqi por inteiro para colaborar.
Respondendo às questões:
1) Devolução imeidata da grana pertencente aos participantes do plano PB1;
2) Cadeia imediata para todos os dirigentes e conselheiros da PREVI.
Curto e grosso.
CHEGA!!!!

Anônimo disse...

O pessoal da PREVI vai ficar uns 10 dias reunido em algum hotel de luxo para avaliar as propostas apresentadas pelas associações. Em seguida a papelada vai para a primeira gaveta da mesa, depois para a última e finalmente para o lixo.

E a farra continua....

Anônimo disse...

Marcos, o que falta para se por em prática toda esta estratégia discutida, aprimorada e aprovada como sendo um golpe certeiro nos representantes do BB e PREVI? Não entendo direito, será que dependemos realmente das vontades dessa Sra. das reuniões, Isa Musa?Estou impressionado com a força que essa mulher demonstra ter. O que esta acontecendo lembra o meu tempo da ativa, onde ninguém queria mas era imposto que a CONTEC nos representasse. Estou cansado de ver a raposa mandando no galinheiro sem anuência das penosas. O que nos falta é o elo que ligue o planejamento à ação. A passagem do planejamento a ação tem de ser rápida para que não tenham tempo de mais uma armação para desviar nossa atenção e ganharem tempo.

iraci berviria disse...

Vamos entrar na justiça urgentemente!
Precisamos botar estes "conselheiros" na cadeia. Pode ser que tenham as costas quentes como o Daniel Dantas que ri,pois o supremo é SEU.Mas o povo, está começando acordar do berço esplendido.
Contem comigo

Ze Luiz-Teteu disse...

Colega Marcos,

O Rei está nú. (ou melhor a Rainha:
PREVI). E a Boba da Corte (Dona Isa
Musa) não tem mais como esconder esta verdade.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida no dia 16/06/11 às 23h23min.

Prezado Marcos

A consulta da Previ sobre Planej. Estrat sempre foi neste mês em todos anos. Naturalmente trata-se de convite e participa quem se interessar. Quanto a reunião FAABB estou agendando junto a AAFBB, o Diretor da Previ, o Diretor do BB e anunciarei em tempo, provavelmente para a segunda semana de julho.
Atenciosamente
Isa Musa de Noronha
Presidente
===========================


Prezada Presidente Isa Musa de Noronha,

Peço licença para fazer dois reparos às suas afirmativas:
Está equivocada a colocação:

“A consulta da Previ sobre Planej. Estrat SEMPRE foi neste mês em todos anos.”

Primeiro erro: No ano passado a consulta foi feita no mês de AGOSTO.
Segundo erro: Foi feita pela PRIMEIRA vez. (Os grifos são meus).

Essas correções são feitas pelo que contém o Ofício FAABB de 05 de agosto de 2010, abaixo transcrito parcialmente, também com destaque que impus:

Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil
FAABB

Belo Horizonte, 5 de agosto de 2010.

À

Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI

Equipe de Planejamento Estratégico

Prezados Senhores,


Esta Federação recebeu vossa correspondência pedindo sugestões para a formulação do Planejamento Estratégico Previ 2010/2013. Ouvimos nossas filiadas e estamos condensando as respostas que recebemos que, esperamos, possam ser aproveitadas.

Inicialmente é nosso dever ressaltar nossa satisfação pela PREVI nos ter concedido tal abertura, inédita nas relações entre participantes, assistidos e nosso Fundo de Pensão. Fazemos votos que tal iniciativa seja a primeira de muitas outras oportunidades para que aposentados e pensionistas possam ter um canal de comunicação com a PREVI. (seguem mais alguns parágrafos).

================

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Curitiba (PR), 16/06/11

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

A greve dos bancários vem aí! O colega certamente deve está perguntando, e daí? Só espero que sua indagação não se complete com "O que temos a ver com isso?" Pois bem, se alguém conhece alguma forma mais direta e eficaz para exigir direitos do que o instrumento da greve, diga-me. E se me convencer, pedirei desculpas de joelhos e me calarei.

Sugiro, portanto, que passemos a pressionar os sindicatos no sentido de incluir em suas reivindicações algo em nosso favor. Se eles não nos atenderem, passaremos então a nos manifestar contra o que eles reivindicarão. Isto é, ou o sindicato
nos defende em seus movimentos de paralisações, ou os colocaremos contra a sociedade.

Um abraço.

Anônimo disse...

O QUE TENHO A DIZER È O SEGUINTE:
CADEIA NESSES SALAFRARIOS !

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Pela sinceridade de propósitos que encerra, permito-me publicar mensagem particular recebida do Colega Milton Bertoco, com a certeza de que estarei contribuindo para consertar estragos e quebrar a generalização desmedida que o meu artigo possa ter subentendido.

Caríssimo Marcos

Com a mesma isenção que, nesta data, estou repassando seu oportuno artigo "Pirita", sinto-me na obrigação de manifestar-me pelo repúdio à generalização cometida no seu artigo "O Sindicalista" - isenção de quem jamais foi, sequer, delegado sindical.

Embora o estereótipo citado seja, realmente, aplicável a muitos deles, termos colegas aos quais a genereralização certamente não fará justiça. Esses "Tipos Inesquecíveis" são interessantes e até divertidos, mas podem ser aplicados a qualquer categoria, de blogueiros (não tenho intenção de ironia e não me refiro a você) a agricultores (lembra-se que o BB na sua divulgação achava que andavam todos de camisa xadrez e botinas?) às quais, com certeza, não fazem justiça.

O expurgo dos pelegos que tomaram conta do sindicalismo e a discussão de quem deve representar os aposentados é medida necessária e urgente - e deve ser feita pela efetiva participação de todos - mas o sindicalismo, especialmente em relação ao pessoal da ativa é força e organização que não deve ser desprezada, especialmente com base, apenas, em momento histórico desfavorável.

Quero que compreenda a sinceridade dos meus propósitos - não sou, não fui e não tenho amigos ou parentes sindicalistas - mas, vou lhe ser tão sincero quanto a honestidade das nossas lutas me permitem - o ataque indiscriminado pode, a alguns, cheirar como discurso em causa própria. Sinceridade de quem foi esculachado nos grupos por lhe dar crédito.

A sua grandeza saberá entender a sinceridade da minha intenção.

Cordialmente

Milton

Anônimo disse...

É impressão minha, ou a Sra. Isa serve de para raio para a PREVI?
Se em 2010 foi feita a primeira consulta, isto significa que já a cooptavam para o que viria a seguir.
E agora de novo?
Vamos em frente que atras vem gente.
a fila não para.
Marcos, a hora é esta.
Cade a Anapar? Cade a justiça?

FERNANDO disse...

ILHA DA FANTASIA - OS CONSELHEIROS ESTÀO NA COSTA DO SAUÍPE. A DIÁRIA SERÁ LIVRE OU O QUE USAR DO FRIGOBAR TERÃO Q PAGAR? ESTARÃO LÁ PREOCUPADOS COM O NOSSO FUTURO. CHEGA DAR PENA A ESSES ABNEGADOS. OLHA ,PENSEI SER UM SERIADO DE TV ILUSÓRIO, MAS A ILHA DA FANTASIA EXISTE E AS NOSSAS EXPENSAS O QUE É PIOR.

Anônimo disse...

Semelhança:

"Para o ministro Ayres Britto, o Estado-legislador é detentor de duas caracterizadas vontades-normativas: uma primária, e outra, derivada. A primária é assim designada por buscar o seu fundamento de validade diretamente no Texto Constitucional, sem interposta espécie legislativa outra, logo, podendo inovar no ordenamento jurídico como força primária que é. Já a vontade secundária é assim chamada pelo fato de buscar o seu fundamento de validade em norma intercalar infraconstitucional, ou seja, em outra espécie legislativa já editada, por isso chamada de instrumento secundário que não pode inovar no ordenamento jurídico pátrio."
Fonte: Jus Navigandi - ADCnº 12 no STF

A Resolução 26 afronta ma Consttuiçao.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagens recebidas:

Na escola onde vocês aprenderam, na próxima encarnação quero estudar.
Nesta, não dá mais tempo! (risos)
Vai "matar a pau" assim, longe!!!
Parabéns a ambos!
Abraços,
Joel
===============



Em 17 de junho de 2011 09:27, Milton Bertoco escreveu:


Caro Marcos

Não porque a mensagem é minha, mas esse espírito democrático e a grandeza dessa atitude é que lhe faz respeitado. Nada impede que discorde do meu pensamento, mas ouvir o contraditório demonstra desprendimento.

Publique o meu agradecimento pela seu comportamento, por favor.

Milton

Anônimo disse...

Me engana que eu gosto.
Planejamento estratégico é atribuiçao de quem ocupa os cargos de direção da Previ.
Não é e nunca foi atribuição de nenhuma associação de aposentado.
Esta de enviar convite para associações dando sujestôes de como deve ser o Planejamento estratégico é uma forma desses diretores irresponsáveis de querer nos envolver, isto é nos enganar, dando nos a entender que participamos da tal de governança corporativa,que concordamos com seu desmandos, quando na verdade o que está acontecendo com nossa Caixa de Previdência é muito mais grave: doação sem fundamento de Superávit que não pertence aos mesmos. Superávit que deveria estar sendo distribuido aos seus donos. Não vamos cair no conto dessa sereia, colegas. Não nos deixemos enganar por estas raposas.
Espero que um dia estes diretores respondam por tudo isto nos tribunais. Não devemos participar desta Gestão Temerária.

Anônimo disse...

Estamos perdendo muito dinheiro com esta Resolução 26, na parte que concede metade à Patrocinadora BB.
Devemos ingressar na Justiça, contra esta Resolução e a favor da Lei Complementar 109.

Evidencia-se que a PREVI esta desviando nossa poupança de idosos, para outras finalidades (Doação ao BB);
Há clara desobediência da Lei Complementar 109/2001, que diz que o superavit pertence exclusivamente aos participantes do Plano 1 e nada tem a pagar à Patrocinadora BB ; e,
Espanta-nos a gestão temerária do Conselho Deliberativo da PREVI,e da Diretoria do BB em aceitar, ao usar uma ridícula resolução 26 em contrário a maiúscula legislação da Lei Complementar !

JUSTIÇA NELLES !!! VAMOS CHAMÁ-LOS AOS TRIBUNAIS, PARA QUE RESPONDAM PELOS SEUS ATOS FRAUDULENTOS.

Alo Previc !!!Alo Anapar!! Alo Contraf-Cut !!! onde estão voces ?

ricardo o.c.de albuquerque disse...

Colegas.
Meditei muito sobre se valia a pena escrever sobre certas coisas que aqui vi. Mas a hora não é de colcar o rabo entre as pernas:
1) nunca fui sindicalista mas não podemos negar que ali não há só aproveitadores. Por exemplo, se ainda existe alguma esperança sobre os famosos 40% BACEN é graças a uma ação patrocinada pelo sindicato do Rio;
2) não é hora de ainda cultivarmos mais inimigos, pois já os temos muitos. A hora é da política.Hoje pela primeira vez vi colega que pensa exatamente como eu e mostra uma´idéia que alguns dias medito. Vamos estreitar relações, os dirigentes de associações primeiramente e tentar colocar na pauta de negociação alguima coisa sobre o plano 1. Eles tem que ser chamados a atuar conosco, pois vão ser atingidos dentro de poucos anos. Nós não podemos mais fazer greve, mas eles podem.
3) se é opinião geral que só recuperaremos os 50% dados como esmola, e que esmola, ao patrocinador na justiça, embora eu não veja ninguém eu disse ninguém se mexer, para acioná-la, vamos apanhar os outros 2bilhões.
para que deixar-los parados na previ? Desculpem alguma coista e bom fim de semana. ricardo---escrito sem revisão

Anônimo disse...

O site dos eleitos da PREVI está em manutenção ad eternum.
Pelo site da Previ não recebemos nenhuma informação que nos interesse.
E agora os Eleitos querem dialogar.
Saber o que pensamos.
Eu se fosse eles ficaria longe.
É verdadeiramente obsceno o que penso deles.
Não quero mais falar sobre o assunto.
JUSTIÇA!!!!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da Colega Leopoldina Corrêa:

Olá,

Acabo de atualizar meu site e achei que você gostaria de dar uma olhada. É só clicar nos links abaixou ou cortar e colar os URLs no seu navegador.

TVCORUJA http://web.me.com/tvcoruja

A carapuça serviu?
Pirita

Dê uma olhada e me diga o que você achou!

http://web.me.com/tvcoruja/TVCORUJA/RADIO_UNAP-BB/RADIO_UNAP-BB.html

Marco Antonio (BH) disse...

Resposta da AAFBB sobre o não pagamento da cesta alimentação.


Marco Antonio,



O juiz determinou que se iniciasse o pagamento mensal do equivalente à Cesta Alimentação mas a PREVI, no direito que lhe cabe de acordo com a lei, recorreu da decisão e teremos que aguardar o julgamento, que deve ocorrer nos próximos dias. Haverá duas hipóteses: ou a liminar é suspensa ou se começa a fazer os pagamentos mensais. De qualquer forma, a ação continuará até o julgamento definitivo do mérito que, se for a nosso favor, dará direito ao recebimento de atrasados.

Quanto a não vir recebendo correspondência da AAFBB (acredito que nosso jornal esteja incluído), repassei o assunto à nossa vice-presidente de seguridade, que cuida do cadastro de nossos associados.



Um abraço,



Gilberto Santiago

Presidente

Anônimo disse...

Quem deve organizar e implantar um Planejamento Estratégico na Previ, são seus administradores, diretores, etc. Essa função não cabe aos aposentados e pensionistas. Nem mesmo é tarefa da Federação ou de associações de aposentados.

A Previ tá querendo redirecionar o foco da disputa pelo superávit. Quer mudar o rumo das discussões e ganhar tempo.

Por que o INSS não faz seu Planejamento Estratégico convocando seus beneficiários? É a mesma situação.

Olho neles. Querem mudar o foco das discussões!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida da AFABB-PR.

Prezada Sra. ISA MUSA DE NORONHA.

Atendendo sua solicitação, conforme e-mail de ontem (17.06.11),
passamos a externar a posição da AFABB/PR sobre a opinião do Sr.
Gilberto Santiago sobre a distribuição do superávit.

1. O posicionamento da AFABB/PR continua sendo exatamente o mesmo
já tantas vezes repetido em correspondências anteriores sobre este
mesmo assunto.

2. Recentemente foi feita a distribuição do superávit para os
participantes do Plano 1, cujos benefícios certamente proporcionaram e
estão ainda proporcionando uma melhoria financeira para todos,
demonstrando que a fórmula utilizada, se não foi excelente, foi a
melhor possível diante das circunstâncias.

3. Portanto acreditamos que, numa próxima distribuição, podemos
aceitar idêntico procedimento, não importando se o montante a ser
distribuído será da ordem de R$ 4 bilhões de reais ou outro valor
qualquer. O que importa é que os participantes do Plano 1 recebam
efetivamente os valores correspondentes a cada um. No caso de se
efetivar a distribuição de R$ 2 bilhões (parte incontroversa)
significará uma distribuição de mais de 5% sobre os valores dos
benefícios da Previ, que será significativo para proporcionar alívio à
angustiante situação dos associados.

4. ISSO NÃO SIGNIFICA, no entanto, que estejamos de acordo com a
pretensão do Banco do Brasil de aportar para os seus cofres qualquer
valor, porque entendemos que aquela instituição não tem qualquer
direito de pleitear nenhuma fração desses resultados superavitários
que foram ou ainda forem observados.

5. Por outro lado, sugerimos que devemos nos sentar à mesa de
negociação apresentando propostas viáveis para aceitação do Banco do
Brasil, como por exemplo:

Primeira: Que seja estendido o benefício do superávit sobre o valor
da verba P-220, para aqueles que, logicamente, recebem parte dos seus
proventos por essa rubrica, utilizando os recursos já aportados pela
Previ, à disposição do Banco do Brasil.

Segunda: Que sejam antecipadas as parcelas mensais que atualmente
estão sendo pagas, uma vez que esses valores já estão disponibilizados
para esse fim. Aliás, idêntico procedimento foi feito com o Renda
Certa, cujos valores foram pagos em menos de um ano.

Outras: Certamente poderemos apresentar ainda outras propostas,
preferencialmente aquelas que tragam benefícios concretos e imediatos
para todos. Não é o momento de levantarmos novas "bandeiras" ou de
elegermos procedimentos estranhos ou diferentes dos recentemente
adotados, que realmente trouxeram benefícios palpáveis. Aguardar
decisões da Justiça contra a Resolução n° 26, por exemplo, parece-nos
criar mais entraves, porque passaríamos a colaborar para a
procrastinação do assunto principal.

Finalmente, comparecer à mesa de negociação para discutir questões,
não significa --repetimos--, que estejamos concordando com a pretensão
do Banco do Brasil, sobre seu suposto direito à parte do superávit.

Era o que tínhamos a comentar.
Saudações,

NEREU JOÃO LAGOS
Presidente da AFABB-PR.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Marcos e Milton,

Apesar de o colega Marcos ter pintado uma obra quase perfeita sobre o “Moderno Sindicalista”, seu texto, ao generalizar, como bem apontado pelo Colega Milton, não deixa de cair em pecado venial.
Ofereço como solução equidistante, o termo que outro dia utilizei – ao tratar do mesmo tema -, para definir esse tipo de sindicalista retratado pelo colega Marcos: “O Piqueteiro”.
Para entender em que contexto foi usado, repasso abaixo as mensagens, à época, enviadas aos meus correspondentes:

Caro Colega 1
O BB tem, no mínimo – e eu gostaria que se alguém puder re/ratificar ou desmentir o que estou escrevendo aqui, que o faça -, quatro experiências anteriores sobre esse tema:
1. Os Diretores não funcionários recebiam normalmente os seus proventos e não contribuíam para a PREVI por serem temporários na empresa e não estarem vinculados ao Plano de Previdência Complementar;
2. Os Diretores funcionários optavam por receber, caso mais elevados, os proventos de Direção, mas continuavam contribuindo para PREVI com base nos seus proventos normais ou, sobre os atribuídos ao AP 01, se mais elevado do que os do posto originalmente ocupado;
3. Os Funcionários pré-67 – Estatutários como os recentemente nomeados – tinham todos os seus proventos pagos pelo BB e, as contribuições para a PREVI também. Tanto é assim que, quando o BB e a PREVI resolveram que a segunda assumiria os Pré-67, o BB teve que fazer os recolhimentos dos valores devidos (é verdade que só pagou com a mão esquerda quando já tinha tomado os recursos da PREVI com a mão direita, e com sobras);
4. Os Administradores no Exterior passam a recolher para a PREVI e CASSI com base em uma tabela de correspondências que em nada tem a ver com os proventos percebidos lá fora. Só isso daria uma longa estória.
Portanto, que o BB use esses exemplos para sanar as suas dificuldades em efetuar as poupanças previdenciárias de seus Dirigentes Estatutários – não celetistas, portanto – sem meter a mão no nosso patrimônio sob administração da PREVI no PB1.
Mormente num período em que o plano já se encontra fechado e os sucessivos superávits apresentados apontam para a não mais contribuição, tanto da patrocinadora como dos associados e assistidos.
Imagine que, com um ano de não-contribuição o cumpanhero apeado do cargo de Diretor, pode optar por continuar não-contribuindo com base no teto de R$ 81.000,00 e, 24 meses depois, sem nunca ter contribuído, aposentar-se com essa bolada a ser paga mensalmente pela minha, pela sua, pelas nossas contribuições de 30, 35, 40 anos de PREVI.
E isso, numa bem administrada política de rodízio da cumpanherada pode colocar a patota toda de piqueteros numa vida mansa para sempre, a custa dos otários aqui.

Caro Colega 2
Importante esclarecer que, quando eu uso o termo "piqueteiro", não estou me referindo a todos os sindicalistas, mas apenas àqueles – lamentavelmente, uma maioria sufocante, pelo que se observa hoje - que fizeram dos sindicatos o seu empregador e se profissionalizaram como tal, em nada se preocupando pela legítima e necessária luta classista.
O mesmo vale para "cumpanhero", em relação ao partido político empregador e à política como modo de vida.
Assim, temos “cumpanheros” de muitos matizes - da extrema esquerda a extrema direita -, tudo de mentirinha, pois nem capacidade para entender o que isso realmente significa eles possuem.
São todos “gersons”, garotinhos expertos, com tempo e talento de ratos e hienas para aproveitar as “oportunidades” que os corruptores lhes oferecerem!
Sem o menor respeito pelos colegas e, muito menos, por si mesmos.

Fica, portanto, a sugestão: “Piqueteiro”.


JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES

Anônimo disse...

Colegas,

A sugestão de pagar antecipadamente o BET, em parcela única, é excelente e perfeitamente viável, uma vez que o dinheiro já existe em caixa.
Gostaria de sugerir, também, que fosse suspensa a cobrança do ES temporariamente. Como o colega
pode notar, são pretensões modestas. Não tenho a petulância de querer que a PREVI me pague centenas de milhares de reais igualmente a que pagou a uma minoria de aposentados. Isso, creio que jamais ocorrerá.

Um Abraço.

Anônimo disse...

Mais um Gozador e Trapalhão na praça: NEREU JOÃO LAGOS
Presidente da AFABB-PR.

O que que é isso, cumpanheiro ????

Roberto - RJ

ricardo o.c. de albuquerque disse...

Colega Marcos,
Gostaria de confirmar recebimento de minha menssagem de hoje, 17.06, e ainda não publicada. Saudações.
Ricardo

José Roberto Eiras Henriques disse...

Sou favorável à ação judicial contra os integrantes do conselho deliberativo da Previ por gestão temerária ao acatar a resolução 26/2008, relegando a segundo plano a LC 109.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,

De fato me enganei quanto a oportunidade da consulta a propósito do Planejamento Estratégico, mas em 2009 e 2008 a Previ organizou workshop para definir as ações estratégicas a serem implementadas. Em 2010 o fez em forma de consulta às entidades.


Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

ACHO INTERRESANTE ALGUEM FALAR QUE O SUPERAVIT DEU ALIVIO PRA ALGUEM,PQ PRA OS APOSENTADOS POR INVALIDEZ, ELE CRIARAM O MAIOR ENGODO. INVENTARAM DE COLOCAR OS 20% EM CONJUNTO COM O BENEFINICIO MINIMO, E AGORA TEVE AUMENTO DO cOMPLEMENTO DE APOSENTADORIA E O VALOR DO BET, SIMPLESMENTE DIMINUIU. iSSO SEM FALAR NAS DIVERGENCIAS QUE FICARAM, PORQUE PRA ELES NAO IMPORTA QUANTOS ANOS VOCE CONTRIBUIU PRA RECEBER POR TODOS ESSES 5 ANOS, APENAS O VALOR DE 1.377,64. PORQUE SE CADA VEZ QUE O SEU BENEFICIO TEM AUMENTO O VALOR DO BET DIMINUI. PELO MENOS ESTA ASSIM NO MEU CONTRACHEQUE. SE CONTINUAR DESSA FORMA VOU PROCURAR A JUSTICA, PORQUE NAO E JUSTO TODOS RECEBEREM SEU QUINHAO E QUANDO TEM REAJUSTE DE SALARIO OS SEUS BENEFICOS AUMENTAM, ENQUANTO AQUELES QUE RECEBEM MENOS DE 1.377,64, continuam sem reajuste nenhum, aqueles que recebiam na faixa de 800,00 vao ainda ficar achando que conseguiram algo, porem que ganha acima de 1.000,00 logo logo, esses 20% IRAO DESAPARECER, VAMOS AGUARDAR ALGUM TEMPO E VCS VERAO A INJUSTICA QUE FIZERAM CONOSCO.ESSA PREVI E UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

Em suma Sr. Nereu Lagos:
Fica tudo como dantes no quartel de Abranches.
Não é hora de levantar bandeiras?
E que hora é essa no seu relógio Sr Nereu?
Fomos roubados, continuaremos sendo roubados e o Sr. quer decidir qual é a hora?
Quer se sentar para conversar?
Provavelmente vai perguntar ao Banco qual a melhor hora de enfrentá-lo.
Se o senhor não quer lutar, ponha o pijama e saia desta cadeira. Precisamos de combatentes aqui.
E ainda tem acara de pau de concordar em que receberemos 2 bilhões e tá tudo muito bom.
Só faltou dizer: TÁ TUDO MUITO BOM PRA QUEM É.
Saia já daí !
O senhor nos envergonha.

Anônimo disse...

Acho que o blog não deveria publicar uma mensagem ofensiva contra o Sr Nereu, colega nosso e que é presidente de uma associaçao irma da AAPPREVI. É falta de decoro, ele a associação dele tem direito a opinião. "Gozador e trapalhão" não são adjetivos a serem usados por gente de respeito. Podem pensar que o dono do blog concorda com tais agressões gratuitas.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma pergunta aos colegas participantes:
Aqueles milionários que receberam o RENDA CERTA estão recebendo o BET, ou não?????

Anônimo disse...

Caros colegas, eu continuo sem entender o nosso propósito nesses blogs criados para achar soluções que , pelo menos, blindem a nossa PREVI. É somente achar a fórmula? Pois se assim for, acho que de nada adiantará. Isso é igual a remédio, se o tivermos e não o aplicarmos na ferida, de nada adiantará. Se alguma dessas medidas não forem colocadas em prática, aos poucos vai minando nossas esperanças, corroendo ainda mais nossa dignidade a ponto de boas notícias, para nós, serem o aumento do teto do empréstimo simples ou Cooperforte. Enquanto isso a Sra. Isa Musa cumpre direitinho o seu dever de casa junto a PREVI e ao BB, acenando com novas reuniões para marcar outras novas e assim ganhando mais tempo para os "patrões". Acho que, no fundo, somos todos iguais, na verdade não temos coragem ou competência, ou ambos, para realmente nos defender e assim vamos morrendo aos poucos pensando que estamos lutando bravamente.

Anônimo disse...

CHACAL
Como já disse algumas vezes: Nós deveriamos questionar o SR.Valmir
sobre o destino que era dado a uma
arrecadação mensal de aproximadamen
te R$ 2.600.000,00. Pois Bem.Agora
vem aí uma baita BOMBA sobre a ANABB. Notícia publicada no BLOG do
Dr. MEDEIROS.
Aguardemos.
Murilo CHACAL Hallak
veriamos questionar o Sr. Valmir
onde ELE direcionava uma arrecada-
ção mensal quase R$ 2.600.000,00.
expressivo de

Jefferson disse...

É NEREU...

Parabéns por tão bem "nos representar" e demonstrar ser um excelente "negociador", afinal o banco tinha extrema e urgente necessidade de tornar legal as contabilizações temerárias. Por isso mesmo ele, banco, aceitou apenas 50% do "bolo" e mais uns 25%da nossa fatia (que destinou aos Ativos) e Você juntamente com outros experientes e expertes "negociadores", felizes e sem vacilar, aceitaram o que foi possível para o momento.
Agora, sem termos mais nada para dar em troca, Você inteligentemente propõe que, novamente, aceitemos dar mais 50% (ou melhor 62,5%) do que é nosso. E depois ir à justiça!? Isso me leva a pensar que o "seu BET" é, por baixo, umas 30 vezes o Meu. Isso explicaria esse posicionamento. Mas por outro lado, só pra lembrar, os Meritíssimos ficarão comovido com o mais simplório argumento: "o banco vai quebrar se tiver que devolver essa montanha de dinheiro". E quem ganhará a Ãção?

sergioinocencio disse...

Ao colega que quer saber o que é pirita:

o importane é o carvão, a pirita é o rejeito e no meio dela tem algumas que possuem brilho ( brilham ao sol como se fossem de ouro).
ouro dos tolos.

Anônimo disse...

Colega das 12:47 hs.,

Se alguém quiser saber como é o modus operandi do CAPETALISMO SELVAGEM, é só verificar o que fazem com quem menos ganha, olhando para os contracheques da PREVI. Não haveria superavits desse montantes não fosse às nossas custas. Além de nos roubarem 50% da fortuna, quem ganha menos, RECEBE MENOS do BET A CADA REAJUSTE DE BENEFÍCIO. Que nome daremos à tamanha perversidade? O governo FHC oprimiu nossos bolsos e o funcionalismo do modo mais rasteiro possível; e agora? O páreo está difícil porque é impossível saber qual governo foi e é pior. O governo do maledeto FHC ou esse que até reduz nosso BET?

Anônimo disse...

NÃO CONCORDO COM O COLEGA "EXTERMINADOR DO FUTURO" ACIMA...:

-RECEBER O BET EM UMA SÓ PARCELA, SERIA A "MELHOR" MANEIRA DE LIQUIDA-LO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
-VAMOS CONSOLIDA-LO.
-VAMOS FAZER O "BETinho" CRESCER...

ARRE ÉGUA....

/lui.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Copiado do Blog do Medeiros (http://medeirosrs.blogspot.com/)

VULCÃO ENTRA EM ERUPÇÃO EM BRASÍLIA

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novo vulcão em erupção. Desta vez é em Brasília, não no Chile. Cinzas começam a se espalhar por toda a parte provocando sombras .

Aguarda-se para todo momento uma nota da ANABB a respeito das notícias que começam a inundar a internet.

Denuncia-se que a diretora da ANABB Elaine Michel foi destituída do cargo de Diretora pelo Conselho Deliberativo da ANABB, mas Isa Musa, Calliari e Douglas votaram contra a demissão.

Comenta-se também que a saida de Valmir Camilo foi devido a denúncias de um corretor de seguros que opera com a ANABB, cuja correspondência foi publicada na rede.

A erupção promete aumentar na semana que entra.

Vai saltar faisca.

A lava incandescente cresce de importância porque daqui a dois meses tem eleições na ANABB.

Vamos aguardar a versão oficial da ANABB para opinar. As denúncias são graves. Há quem diga que é uma revanche contra a nota da ANABB sobre os benefícios de oitenta e um mil dos diretores do BB. Será ?

DELENDA CARTHAGO - VULCÃO FURIOSO ENTRA EM ERUPÇÃO EM BRASILIA - OS BOMBEIROS VÃO ENTRAR EM AÇÃO

Anônimo disse...

Curioso. O Valmir pediu pra deixar o comando da Anabb, justamente quando a coisa começou a ferver, devido a injusta distribuição do superávit. Não acham estranho? Duvido que seja para dedicar mais tempo aos filhos, como declarou em sua saída.

O tempo o condenará. Pois certamente irá ocupar outro cargo importante por aí. Então veremos que sua justificativa foi uma farsa.

mariano disse...

Caros colegas, necessito dar uma lida nessa correspondencia sobre Seguros/Valmir/Anabb. Quem puder me ajudar, informe onde encontrar.
Desde já agradeço a atenção.

Mariano

Anônimo disse...

Tirado do Blog do Medeiros!!!

Resposta da AAFBB sobre o não pagamento da cesta alimentação.


Marco Antonio,



O juiz determinou que se iniciasse o pagamento mensal do equivalente à Cesta Alimentação mas a PREVI, no direito que lhe cabe de acordo com a lei, recorreu da decisão e teremos que aguardar o julgamento, que deve ocorrer nos próximos dias. Haverá duas hipóteses: ou a liminar é suspensa ou se começa a fazer os pagamentos mensais. De qualquer forma, a ação continuará até o julgamento definitivo do mérito que, se for a nosso favor, dará direito ao recebimento de atrasados.

Quanto a não vir recebendo correspondência da AAFBB (acredito que nosso jornal esteja incluído), repassei o assunto à nossa vice-presidente de seguridade, que cuida do cadastro de nossos associados.



Um abraço,



Gilberto Santiago

Presidente

17 de junho de 2011 10:29

17 de junho de 2011 17:32

Anônimo disse...

Cont/

Mas já existem varios aposentados e pensionistas recebendo Cesta Alimentação porque haveriam de negar agora para nós?
Justiça para todos, já!!!!!

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar sobre a Cesta Alimentação?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem do Diretor ANABB para o Estado do Maranhão, Solonel Campos Drumond Júnior:

Colegas,



Que saudade dos "CARAS PINTADAS". Eles sim aprenderam a lição que Vandré deixou ainda nos idos de 60 e tantos. Ousaram e souberam “fazer a hora sem esperar acontecer”.



Aquele "bando" de jovens, inexperientes, corajosos e audaciosos enfrentou um presidente e sua gangue e os derrubaram, em uma prova inequívoca de que não queriam aquela situação perdurando.



Na verdade, mais que saudade, que inveja. Quando observo hoje, um exército de homens experientes, honestos, trabalhadores, até pouco tempo atrás elite dentre os trabalhadores deste país, demonstrar sua insatisfação com os fatos apenas se retirando da sala e deixando para os “errados” a liberdade de continuar fazendo e acontecendo conforme seus interesses, sem a cobrança de uma prestação de contas mais que devida, me bate uma tristeza danada.



A desfiliação da ANABB como soberbamente sugerida nos grupos serve apenas aos que dela realmente deveriam sair. E com certeza não somos nós, simples associados, sem poder de gestão embora responsáveis por eleger quem os detém.



Espero poder manter a promessa ora feita de que esta é a última vez que me manifesto a respeito. Afinal sou eleito em meu estado e isso pode transparecer apego a poder que meu cargo não detém.



A única atitude realmente interessante para a ANABB é uma profunda investigação sobre os acontecimentos de que temos conhecimento. As denúncias têm que ser apuradas por órgãos externos.



Uma Associação Civil, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, não pode dar lucro pra ninguém, seja dirigente ou não. E está regida pelo mesmo conjunto de leis que as demais pessoas jurídicas.



O que devemos fazer, em conjunto, é não o abandono dos milhões que espero ainda existam em seu patrimônio, mais um esforço conjunto para que o ministério público se interesse por este caso e afastem, tanto do PT quanto de outros grupos, quais sejam as cores de suas bandeiras, as chaves dos cofres e o poder de mando atual.



Existe gente séria envolvida com a ANABB. E gente muito séria. Interessada em levar avante o mesmo espírito que norteou sua criação, lá nos idos de 1986. Com honestidade, com princípios e com altruísmo. Servir por prazer.



Portanto, ao invés de desfiliação, de ausência, de afastamento, sugiro que nós, os interessados em uma ANABB fortalecida, lutadora, capaz de mudar os rumos, nos façamos presentes, atuantes, exigentes. Mudemos o que preciso for mudar para o nosso bem. Afinal, é pra isso que a ANABB existe.


SolonelJr

Publicação autorizada

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

-------Mensagem original-------

De: Presidência - AAPPREVI
Data: 18/06/2011 00:29:49
Para: Presidência - AAPPREVI; vicepresidencia@aapprevi.com.br; TESOURARIA; Luiz Portilho - CONFI; Rogério Luiz Pereira de Carvalho Carvalho; JOSÉ LUIZ DA SILVA TETEU; Antonio Americo Ravacci; Comunicação - AAPPREVI; Jane Torres - AAPPREVI; Lázara Rabelo - AAPPREVI; Ivan Rezende - CONFI; vhspassini@uol.com.br
Assunto: Planejamento Estratégico 2012/2015

Caros Colegas da Diretoria,
Peço opinar se devemos nos engajar nessa campanha da FAABB, e atender sua recomendação para trabalhar no desenvolvimento de proposta direcionada ao Planejamento Estratégico 2012/2015, da PREVI.
Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo

===================
Primeira resposta:

Sr. Presidente.


Isso tudo é uma farsa. Mesmo que os outros diretores da AAPPREVI aprovem a ideia eu não perderei o meu tempo elaborando material para ser jogado no lixo.

Atenciosamente.

Gilvan Rebouças

Vice Presidente Financeiro - AAPPREVI.

Anônimo disse...

Nós somos fantásticos!
Até hoje não sei a resposta da receita federal a respeito da cobrança de imposto sobre o nosso superavit recebido.
Mandei uma cartinha perguntando?
Não.
É por isso que não me dão resposta nunca a nada que eu pergunto.
O interesse é só o de perguntar. Na verdade não quero saber.
Êta gentinha chata que só pergunta.
Vamos de férias para Sauípe. Lá somos amigos do rei.
E voce Marcos ainda pergunta à diretoria se quer fazer planejamento?
Vamos à justiça rapaz.
Vamos engatar essa.
Contate Anapar.
Vambora.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Os entendimentos para impetrar a ADIN estão avançando. No dia 16/06 ocorreu a reunião envolvendo a ANAPAR e a CONTRAF com a presença da AAPPREVI representada por dois dos seus advogados do Escritório do Rio. O Presidente Marcos Cordeiro de Andrade foi convidado para participar do novo encontro em Brasília – e se fará presente.
A despeito do que disse o Colega Ricardo “embora eu não veja ninguém eu disse ninguém se mexer”.
É bom lembrar que fazer alguma coisa ou simplesmente “se mexer” não implica em carregar pedra nem fazer comentários com acusações aleatórias. Denunciar que “ninguém” faz nada é uma abrangência negativa muito ampla. Todos que aqui comparecem estão fazendo alguma coisa. Até mesmo aqueles que acham estar trabalhando sozinhos por esquentar a mufa redigindo comentários desqualificando o esforço alheio.
A fila está andando, a despeito da opinião dos céticos.
Também, vale lembrar que o João de Barro não canta quando está fazendo o seu ninho.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

Marcos e colegas,

Está ocorrendo irregularidades com o seguro complementar da anabb? Este mês, recebi um Certificado individual que diz que sou participante do seguro de vida em grupo da Icatu. Nos dados da apólice, consta como estipulante e subestipulante, a ANABB. Alguém sabe de algo, se existe irregularidades? Agradeço caso possam esclarecer.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Planejamento Estratégico.
Segunda Opinião:

Meu caro amigo Presidente Marcos, faço minhas as colocações do amigo Gilvan, acho que o que a Previ esta
fazendo conosco é uma verdadeira palhaçada. Se não estou enganado o planejamento estratégico de 2010 era
até 2013, porque não aproveitam e coloquem em prática o que foi encaminhado pelas associações . Abraços,
Rogério Luiz Carvalho. Pelotas .RS.

Marco Antonio (BH) disse...

Publicado no site da AFFBB

AÇÃO CESTA ALIMENTAÇÃO: REVOGAÇÃO DA LIMINAR
Vale ressaltar que não houve julgamento do mérito, seguindo a ação o seu caminho normal.
Publicação: 17/6/2011

Informamos que, em 17/06, houve a revogação da liminar que determinava o pagamento imediato do "auxílio cesta alimentação" aos associados da AAFBB. Em sua decisão a magistrada argumentou que:
"Tendo em vista que a decisão de fls. 495 gerou um obrigação de impossível cumprimento imediato, e levando-se em consideração a quantidade de associados aliado ao fato de não haver perigo na demora sendo a questão meramente patrimonial, revogo a decisão."

Vale ressaltar que não houve julgamento do mérito, seguindo a ação o seu caminho normal. A AAFBB envidará todos os esforços para garantir a procedência da tese defendida.

Anônimo disse...

Acho que essas notícias que começam a veicular sobre a ANABB é o principio do fim da entidade; de DNA suspeito, pois nasceu dos funcionários (associados) com o fim de defendê-los, mas defende exclusivamente o patrão;
Se meteu com SegurosANABB, OdontoANABB, CoopANABB, etc. quando esses seguimentos já existiam e tinham seus gestores (CAPEC, CASSI, PREVI). A meu ver, acho que a ANABB deveria ser mais um fiscalizador/incentivador, etc.
Aguardemos! Pois chefe da quadrilha (Camilo)já tirou o time dele de campo. Bomba prestes a estourar.E quem vai desmanchar o imbróglio?

wilson luiz disse...

Colegas aí de cima, quem ganhou o renda certa também está recebendo o BET de 20%, e com valores expressivos devido a seus altos benefícios; conheço um que recebeu R$ 30.000,00 do renda certa, e recebe, mensalmente, R$ 2.770,do BET, e ainda está esperando receber mais R$ 770,00 da verba P-220.
Quanto a receber, de uma única vez, o saldo do BET, a Resolução 26 não permite, pois é exigido, para o pagamento, prazo mínimo de 36 meses. O que poderia se fazer seria aumentar o valor e reduzir o prazo do que nós recebemos.

Anônimo disse...

AÇÃO JUDICIAL EM DESFAVOR DOS CONSELHEIROS DELIBERATIVOS DA PREVI.

Vamos refletir. É um fato inconteste que se a EFPC-PREVI continuasse a cumprir a Lei Complementar 109/2001, a exemplo do que vinha acontecendo até 2008, a Resolução CGPC 26/2008 não teria sido implementada e esse entendimento ninguém refuta, pois é ponto pacífico.
Ocorre que os Conselheiros Deliberativos do BB, conhecendo as deficiências técnicas e ilegais, o caráter duvidoso e desonesto da Resolução, apelaram por usar a prerrogativa do Voto de Qualidade que a Lei Complementar 108/2001 lhes confere e impuseram a sua aplicação. Só pela força, na marra, o golpe seria coroado de êxito, corroborando a apologia de que o crime compensa. Tudo funcionou dentro do esperado e foi concretizado consoante o maquiavélico planejamento.
Em conclusão, os Conselheiros Deliberativos do patrocinador, na PREVI, foram os responsáveis diretos pela eficácia conferida à resolução e, em consequência, pelos prejuízos financeiros oriundos desse ato ilegal.
O Conselho de Gestão da Previdência Complementar, sem o apoio dos Gestores oficiais, não teria emplacado de forma tão tranquila a Resolução da sua lavra, de modo que foi uma manobra astuciosa, trabalho de equipe, onde ficou evidenciada a formação de quadrilha de alto nível para praticar o roubo na PREVI.
Por se tratar de medida polêmica e inaceitável, foram impetradas várias ações judiciais contra a validade da Resolução, o que nos leva a supor que o Conselho Deliberativo, pelo estardalhaço causado, tenha, pelo menos, submetido à matéria a votação. Como não temos notícias de empate nessa votação, concluiu-se que os Conselheiros Deliberativos que elegemos fizeram coro com os seus pares.
Portanto, embargar o “modus operandi” dos Conselheiros, na esfera judicial, é uma questão de honra para nós, participantes e assistidos. Sugiro que essa ação judicial para derrubar a Resolução 26/2008 fosse da nossa própria iniciativa, necessitando apenas de uma coordenação para selecionar os interessados, por exemplo, 200, 300 ou mais, de modo que rateando as despesas judiciais, não fique pesada a cota de cada. Sempre se fala que as ideias se perdem e esta tem tudo para ser efetivada, porquanto não dependeremos de terceiros. Acho que a AAPPREVI poderia encabeçar o processo e, sobretudo contratar os advogados.

Anônimo disse...

Uma entidade que cobra mensalidade de valor superior às demais, deveria, no mínimo, defender o interesse de seus associados, frente ao "patrão". E isso não acontece com a Anabb. Sou aposentado, e por mim ela nada faz.
Então, FORAAAAAAAAA!!!!! Anabb.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 09:32:

Muito importante a sua colocação. Devemos agir conforme voce sugeriu. A diretoria e conselheiros da Anabb foram coniventes no caso da Resolução 26, o que nos prejudicou de forma drástica.

PERGUNTAR OFENDE? disse...

Caro(a) Anonimo(a)18/06 das 09:32,

1) Existem ATAS das reuniões dos Conselheiros da PREVI? Se positivo, as ATAS são ou deveriam ser PUBLICADAS?

2) E o Conselho FISCAL, está FISCALIZANDO?

3) O "voto de qualidade" é a nova arma do Crime Organizado?


PS: Pergunto a Você, haja vista sua ótima exposição, com esperança de que se manifestem os diretamente atingidos (envolvidos).

Anônimo disse...

anonimo das 9:32

Se entendi bem, para ser uma ação só nossa, sem parceiros, teria que ser apenas contra os conselheiros da PREVI, pois já sabemos que contra a resolução precisaremos de parceiros.
É isso?
Então atuariamos em duas frentes:
Contra a resolução 26 e contra os conselheiros.
Eu topo todas. E se tiver que arcar com alguma coisa arcarei.
O que não posso é deixar passar batido tudo isso.

wilson luiz disse...

Complementando meu comentário das 09:03 hs., vejam vocês mais absurdos do renda certa. O colega que recebeu R$ 30.000,00 trabalhou 3 meses, além dos 30 anos; outro recebeu R$ 2.700,00 por ter trabalhado 7 dias(eu disse DIAS) a mais.Com estes "critérios", não é de admirar que haja quem recebeu mais de R$ 1 milhão.

Anônimo disse...

Caro Solonel Jr
Você deve acreditar em saci pererê e outras extravagâncias. Mas sei que não! Então, nos poupe, por favor, desta subserviência e defesa da bastarda anabb. Você, a exemplo de outros regionais, perde boa oportunidade de fazer algo digno. Deveriam RENUNCIAR, em massa, a seus cargos. Aí sim, vocês iniciariam uma ação capaz de trazer algum benefício. Mais isso não farão nunca porque, embora digam o contrário, são grudados no poder. Certamente, este poder lhe rende também o Renda Certa. Que coisa mesquinha!!! Chega de postergação. Veja no blog do Ilustre Dr Medeiros mais uma "arte" da sua querida anabb. Vocês, ocupantes de cargos, precisam aprender o significado correto do que é DEFENDER os associados e parar de uma vez com esse comportamento dúbio.

Em tempo:
- PARABÉNS ao anônimo de 17.06 às 13:28.
- Sinais dos tempos: a gigante anabb está implodindo.

Anônimo disse...

Queiram ou não queiram, a Resolução 26 existe e está valendo. Se entrarmos na Justiça condenando os conselheiros da Previ porque obedeceram a 26, perdemos na saída, pois o Juiz vai dizer exatamente isso: a despeito de existirem ações judiciais contra a Resolução 26, enquanto não houver sentença de mérito ela prevalece.

Anônimo disse...

O COLEGA DAS 08:24, DE 18/06/11 LIGOU O "ALERTA VERMELHO":

A ANABB COM O PASSAR DO TEMPO FOI FICANDO GRANDE/FORTE.., CORRUPTA... E PERIGOSA.
MUDOU O SEU DNA.
TENTA TER "VIDA" PRÓPRIA.
VEJAMOS:
-Sob o pretexto espúrio de mais uma opção vem, de encontro ao SEU proprio ESTATUTO, recriando:

-ANABBPREVI;
-SEGUROANABB;
-ODONTOANABB;
-COOPANABB...etc..

DESASSOCIAÇÃO JAAAHHH.

VAMOS MATAR O HACKER DO SITE DA PREVI.....

ARRE ÉGUA....

"VAMOS CAIR PRA FORA"

/lui.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Planejamento Estratégico - Diretoria da AAPPREVI.
Terceira Opinião.



Creio que o Gilvan esteja certo.


Ravacci.

Anônimo disse...

A ANABB deixou de existir, quando se calou por ocasião da Resolução 26. Quem se manteve filiada a esta M.... após este episódio ou esta mal informado ou concorda com tudo que está acontecendo dentro da PREVI.

Anônimo disse...

Todos nós conhecemos os esquemas concebidos na previdencia oficial para se locupletarem.
Mortos qu ainda estão vivos, procurações etc...
Como figura em nossas finanças o associado falecido sem familia?
Fazem-se auditorias na PREVI?
O legado dele passa a afazer parte de um todo?
Por que este grupo não larga o osso ?
Será que tem mais coisa por baixo disso tudo?

Anônimo disse...

Marcos,
não fique danado com os colegas que cobram pressa.
Sabemos do hercúleo trabalho que voces todos aí realizam.
É a indignação falando mais alto.
Até eu que sou um cara calmo, estou indignado.
Mas leve o seu tempo.
O trabalho é bom.
Somos homens do trabalho.
Isso é o que conta.
Isso é o que nos fará vencedores.
Um abraço.

Anônimo disse...

A propósito, antes que me esqueça: quando vamos saber realmente quem recebeu ou não a tal RENDA CERTA?
Eu quero nomes.
Ou isto tambem será sigilo eterno?
Mais, eu espero, que NENHUM conselheiro fiscal ou deliberativo esteja nesta lista.
Por uma questão de princípios ,é claro.
Se é que ainda valem.
E é claro, que quando escrevo aqui é na suposição de que somos bem lidos ali.
Conselheiros tremei!

Anônimo disse...

Colega Wilson Luiz, seu comentário das 12:02,

esse pessoal da PREVI, que cuidou do famigerado RENDA CERTA, não estudou matemática. Talvez magia!
A PREVI jamais se dignou a apresentar os cálculos elaborados (se é que elaborou) para pagamento desse benefício(?). Mesmo para aqueles que o receberam. Por vergonha talvez, diante dos descalabros havidos nos pagamentos. A PREVI tinha ciência dos erros cometidos mas nada fez para consertar o mal feito. Dizia que aqueles que estavam recebendo o renda certa tinham assumido compromissos com compra de imóveis/carros etc e que por isso não podia bloquear os pagamentos. Esse assunto renda certa ainda vai dar o que falar. Esperamos que em algum momento os mágicos calculistas sejam punidos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Planejamento Estratégico.
Quarta opinião:

Demais Diretoria,

Minha resposta e pura e simples: Não!

Ari Zanella - Vice-Presidente

Anônimo disse...

Renda certa colegas.
Lembrem se sempre disto.
É por aí que vamos pegar todos eles.
E não dá pra maquiar. Tá tudo nos contracheques. Tá tudo dominado, como eles dizem. Só que agora contra.
Foi a maior distribuição entre amigos que este país já viu.
Quer dizer guardadas as proporções do nosso congresso.
RENDA CERTA.
Nós vamos chegar lá.
Voce4s estão lendo não estão?
Se cuidem.
Justiça já!.

Anônimo disse...

Bom.
A mim me parece que esta claro que essa diretoria em uníssono, afinadíssima, sabe o que tem que fazer.
Mas pelo amor de Deus, por mais apressados que estejam por resultados os nossos blogueiros, façam tudo em surdina.
Nada de avisar por aqui.
Acalmem se todos !.
O que tivermos que fazer, faremos.
A AAPREVI, tem os e-mails de todos os seus sócios. Todos serão notificados.
Mas não entreguem o ouro aos bandidos.
Essa turma não é mole.
Estão em Sauípe.
Mas os notebooks nos seguem.
Calma!

Anônimo disse...

O desrepeito feito a todos nós do BB vem da Previ, BB, Previc e ANABB. A Previ deve responder pela sua decisão ou não? Eu particularmente acredito que sim. Só a Justiça dirá. Gosto do posicionamento do Sr. Marcos Cordeiro, sempre atento e alerta. Nós, funcionários da ATIVA, funcionários antigos, aguerridos, que temos que conviver com esse funcionalismo totalmente diferente da época passada, quando havia respeito, estamos entregues à sorte. Todos nós nos desfiliamos do Sindicato e ficamos mais enfraquecidos no momento do voto. Fomos levados a isto por má intenção do sindicato. Os novos são ludibriados pela equiparação aos antigos e votam nos pelegos. Marcos, gostaria, com sua sensibilidade, que analisasse a idéia de uma Associação dos Antigos Funcionários da Ativa do Banco do Brasil. Somos 1/3 do corpo funcional e tenho certeza que lotaria de adesões a essa associação, num curto espaço de tempo, pois também fazemos parte da ANABB e são muitos os insatisfeitos. Como não possuo o know how para a criação de uma associação, posso contar com minha disposição à luta na concretização deste ideal, de forma que possamos atingir o máximo de adesão dos funcionários da ativa, de maneira a, consequentemente, esvaziarmos o poder diretivo da ANABB. Marcos, com respeito ao seu saber, falando sinceramente , gostaria de seu parecer para fazermos, se for uma boa estratégia, tal empreendimento. Outra dúvida que tenho é a seguinte: O Banco poderia nos mandar embora, como, por exemplo, aqueles cinqüentões que já poderiam sair com a aposentadoria antecipada? Marcos, ao mesmo tempo em que o elogiei, agradeço a espiritualidade também por esta intuição. A multidão faz a força, mas precisamos garantir nossos empregos. E se tudo for a favor, pelo menos em parte, acredito que em 1(um) ano a PREVI estará em boas mãos, administrando a nossa CAIXA dignamente, com mudanças de pessoas, criando nova oxigenação, sendo-lhes obrigados a ouvir os seus participantes, acabando com o voto de minerva, enfim recuperando a PREVI que é nossa. Aí sim faremos nossa parte justa e digna de um homem como você.. Por favor, sem orgulho, com total humildade me dê seu parecer, faça essa vontade a um homem que vive num Banco no qual eu não entrei. E diante disso, estaremos defendendo aposentados , pensionistas, pessoal da ATIVA ANTIGO (desamparado), mulheres de aposentados e mais a nossa dignidade de deixarmos um país mais justo onde todos plantem suas "árvores" e possamos colher nossos frutos no que for de nosso direito.

Atenciosamente,

UM ANÔNIMO POR ENQUANTO.

Anônimo disse...

Os representantes sérios do PT, devem botar as barbas de molho e intimar os safados que estão a frente do BB e PREVI a prestarem conta dos atos suspeitos que estão praticando.

Assim evitarão futuras derrotas nas urnas.

Anônimo disse...

Devíamos solicitar judicialmente que a Previ apresentasse a relação dos beneficiados pelo Renda Certa, e quanto cada um recebeu. Afinal, esse é um direito de todos os participantes da Previ. Todos são donos dessa fortuna. Não apenas eles. Se nada temem, não há motivo para esconder.

Na relação, com certeza, haverão presidentes, ex-presidentes, diretores, ex-diretores, sindicalistas, ex-sindicalistas, etc. Já, nós, os coitados, ficamos a ver navios, enquanto eles viajam em luxuosos transatlânticos.

PERGUNTAR OFENDE? 2 disse...

Já perguntei demais. Então sugiro que perguntem COMO FOI FEITO OS CÁLCULOS DO RENDA CERTA ao ilustre colega NEREU JOÃO LAGOS,
Presidente da AFABB-PR. Pois a Justiça determinou que a PREVI exibisse ESSES DOCUMENTOS PARA A AFABB-PR, há algum tempo atrás.

Ação da AMEST? disse...

Marcos, sabe em que pé está a Ação sobre o Superávit movida pela AMEST?

Anônimo disse...

COM A PALAVRA
NEREU JOÃO LAGOS.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:48 hs, de 18/06,

Desculpe a sinceridade, mas achar alguém do PT honesto? onde? Você ainda tem dúvidas de que esta postura do BB/Previ/PREVIC é em obediência ao que determina o Governo de plantão? Os petistas que sairam deste trilho? veja a expulsão de Heloisa Helena, Luciana Genro, caso Celso Daniel,etc.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo das 17:20.

A Associação que você idealiza já existe. É a nossa AAPPREVI, cuja sigla significa: Associação dos Participantes, Assistidos e Pensionistas do Plano de Benefícios Nº Um, da PREVI – conforme registro no CNPJ n° 11.632.592/0001-80.

Como vê, ela não congrega, apenas, os aposentados e pensionistas do BB, mas, também, todos os funcionários ainda na ativa pertencentes ao Plano Um (PB1), no qual suponho que você está inserido e que será bem vindo ao nosso convívio.

A propósito, é grande o número de colegas da ativa que são sócios da AAPPREVI. Se quiser maiores detalhes acesse o site www.aapprevi.com.br e conheça os nossos propósitos, Estatuto, diretoria, contratos, ações judiciais, etc. Também, a presidência está à disposição de todos para fornecer esclarecimentos através do e-mail presidência@aapprevi.com.br

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
da AAPPREVI

www.aapprevi.com.br

contato@aapprevi.com.br
pergunte@aapprevi.com.br
cadastro@aapprevi.com.br
aapprevi@aapprevi.com.br
tesouraria@aapprevi.com.br
comunicação@aapprevi.com.br
presidência@aapprevi.com.br

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Planejamento Estratégico – Diretoria.

Quinta opinião:

Marcos, sou de opinião que não devemos participar deste planejamento.
Ivan

(Ivan Rezende – Diretoria de Projetos Sociais e Esportivos)

HELENO PINTO NOBRE disse...

19.06.2011 . HORA 00:50 . LENDO A DECLARAÇÃO DE UM COLEGA DA ATIVA QUE SE DENOMINA :
UM ANÔNIMO POR ENQUANTO; DIA 18.06.2011 ; HORA 17:20.
GOSTEI MUITO DE SUAS DECLARAÇÕES E PASSO A ACREDITAR QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.

ESPERO QUE VENHA SE REUNIR A AAPPREVI; POIS ACREDITO QUE MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE É ALGUÉM ALTRUISTA; VERDADEIRO SER HUMANO COM PROPÓSITOS E QUE NÃO VAI DESISTIR DE CONTINUAR LUTANDO POR QUEM ESPERA UM DIA VER RESTAURADA A VERDADE.

VAMOS LÁ "UM ANÔNIMO POR ENQUANTO" DAS 17:20.
ESPERO QUE UM DIA POSSAS TE IDENTIFICAR; ENTENDO TUA SITUAÇÃO ; POIS DEVES SER DA ATIVA NO MOMENTO E NÃO QUERES QUEIMAR O TEU FILME.
ESPERAMOS DE TUA PARTE QUE CONTINUES BATALHANDO EM PROL DA AAPPREVI ; POIS É O ÚNICO FIO DE ESPERANÇA QUE NOS RESTA. E PROSSIGA EM SEU INTENTO; QUE AINDA EXISTEM MUITOS QUE DEVEM SE DESFILIAR DE ANABBs. AFABBs. FAABBs; E OUTROS QUE NÃO AJUDAM EM NADA E SOMENTE SUGAM O NOSSO SANGUE.
QUE POSSAMOS RESISTIR A ESTE BANDO DE BANDIDOS QUE ESTÃO AINDA QUERENDO NOS DINAMITAR E DILAPIDAR O QUE NOS ESFORÇAMOS TANTO PARA CONSTRUIR.
ELES COM CERTEZA NÃO PREVALECERÃO SE NÃO DESISTIRMOS EM CONTINUAR LUTANDO.
TE AGUARDAMOS " UM ANÔNIMO POR ENQUANTO ".

AQUI ; HELENO PINTO NOBRE; MATRICULA 3984740-3. JAMAIS ANÔNIMO E JÁ APOSENTADO DESDE 31.03.2004; REVOLTADO . E CONTINUEMOS A NOS UNIR E FORTALECENDO A AAPPREVI; PARA AINDA TERMOS UMA ESPERANÇA DE QUE POSSAMOS VIR A NOS ORGULHAR FUTURAMENTE ; APESAR DOS BANDIDOS.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao anônimo das 09:32

Não foi possível publicar seu comentário cujo início está registrado abaixo, porque chegou "quebrado", sem fecho:

"Desculpem-me, cabe um reparo e um esclarecimento adicional no meu comentário".

Anônimo disse...

Eu sou a favor que haja interferência Judicial na PREVI, e que venha à tona todas a IRREGULARIDADES, a fim de que se encaminhe para uma LIQUIDAÇÃO JUDICIAL da Previ...
Que se divide todo seu Patrimônio líquido ao associados, de forma proporcional...
Acho que o que caberia a cada um de nós, poderíamos viver até o final da vida(inclusive após, com proveito de nossos dependentes). É só aplicar em algum Banco(Previdencia Privada Aberta), e obter rendimentos mensais..

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Planejamento Estratégico

Diretoria da AAPPREVI

Sexta opinião

Caro Marcos, Boa Noite!

Nos últimos 14/15 anos, as medidas tomadas pelos dirigentes do BB/Previ/SPC/Previc, de um modo geral, foram para nos prejudicar, direta ou indiretamente, demonstrando falta de sensibilidade e senso de justiça. Inclusive no desgastante processo de negociações de utilização do Superávit, em 2010, não levaram a sério a maioria de nossas reinvidicações. Aprovaram o que eles queriam e da forma que queriam. Relembrando, não atenderam ao pedido de melhoria das pensões, da cesta alimentação, e outros mais. O prazo do BET, poderia ter sido de até 36 meses, fixaram em 60, e não consideraram a verba do INSS e nem a P-220. Retenção de IR sobre o total, descumprindo norma do própria Receita, querendo serem mais realistas do que os reis. Cobrança sobre o BET para a Cassi e não inclusão do BET no cálculo da margem consignável.
Vários colegas reclamam sobre a elevação do saldo devedor do ES, não dão a mínima. Outros pedem suspensão temporária das cobranças das parcelas e fazem ouvidos moucos. Todos sabem que a Previ está com aplicações demais em renda variável, necessitando aumentar as aplicações em imóveis, e não acenam com nenhuma melhoria para financiar imóveis, por exemplo flexibilizando mais, mesmo para quem já possui imóvel, com limite/prazo/taxas razoáveis para o(a)s colegas que estiverem interessados.
Não acredito em milagres. Por qual motivo mudariam tanto e passariam a nos ouvir?
Porém devemos pensar e agir com sabedoria e lucidez. O planejamento é de médio prazo e só mesmo Deus para saber o que virá amanhã ou depois de amanhã. E se contribuirmos com sugestões e estas virem a ser executadas por pessoas comprometidas com os participantes do PB1? Temos de nos manter vigilantes. Então, sou a favor da participação da AAPPREVI no Planejamento.
Acho que serei voto vencido, não tem problema, estou expondo o meu ponto de vista!

Abraços,

Lázara Rabelo
(Lázara Rabelo de Araújo – Diretoria de Coordenação Social)

Anônimo disse...

REVOGAR, SIGNIFICA ANULAR, então anularam a TUTELA ANTECIPADA da cesta alimentação? Não entendi, podem me explicar?Será que esses juizes tbem foram comprados?????

Anônimo disse...

Ja comentei aqui algumas vezes: AAFBB = ANABB.A tal açao cesta alimentaçao esta sendo usada para segurar os socios, que como esta acontecendo na Anabb,tambem estao saindo da AAFBB.Vao empurrar cada vez mais para frente,vide "a açao continua o seu curso normal"....
Duda