sábado, 11 de junho de 2011

O Sindicalista

Caros Colegas.

No Banco do Brasil destaca-se um funcionário que é conhecido por todos nós, da “antiga”. Indivíduo simpático, loquaz, solícito, “amigo”. Aparentemente sem defeitos, mas tem aversão ao trabalho. Ele está presente em todos os momentos de nossa convivência enquanto na ativa e mesmo depois ainda é lembrado, por perturbar nossos direitos.

Ele é o Sindicalista.

Para o Banco é uma eterna dor de cabeça, pois pouco soma em termos de produtividade. Porém nada pode ser feito para discipliná-lo ao nível dos demais, pois é intocável, protegido na CLT por norma enquadrada de forma sub-reptícia.

Constitui figura de proa em época de campanha salarial e de movimentos grevistas, quando desempenha variadas funções designadas pelo peleguismo: organizar piquetes, distribuir panfletos, fazer discursos inflamados contra a “classe patronal”, colar cartazes. Enfim, trabalho duro, mas somente nessa época ele trabalha.

Ele é aquele que conhece todas as saídas para justificar ausências. E provocá-las. Está sempre à disposição de algum Órgão; MP, TRE, TJ, e ausenta-se regularmente atendendo convocação sindical. No meu tempo era ele quem elaborava as listas entregues aos juízes para convocação para os Tribunais - do Júri e da Justiça Eleitoral. Além do que dominava os meandros para usar abonos: assiduidade, casamento, natalidade, luto – alguns chegavam a “matar” parentes para justificar ausências, cumprindo sua máxima de que trabalho é função de otário.

Para se manter na rua, produzindo pouco, argumentos e atitudes não lhe faltavam: claustrofobia, incompatibilidade com o serviço burocrático, fazer corpo mole, cometer erros no cumprimento de tarefas simples. Daí era designado para serviços externos, a pedido, para lidar com Cartórios, distribuir correspondências aos órgãos públicos, cumprir notificações, etc. E para dar um pouco de sossego aos subgerentes da época. Hoje em dia não mudou muito. Também, é avesso a cargos comissionados: estes implicam em responsabilidade e jornada de trabalho obrigatória.

Na Dependência onde recebe seu salário com base no AP (de Apadrinhado Político, no seu caso), a despeito de tudo encontra tempo para ser o representante do sindicado, da ANABB, da Cooperforte, e da AAFBB, mantendo sob sua alçada a máquina publicitária destas entidades para divulgar “vantagens” e influenciar em votações.

Depois de tudo, aposenta-se somando ao benefício as benesses de cargos eletivos na administração dessas organizações, ou de outros conseguidos através delas. No momento fabricam meios de aumentar esses “AP” mensais para 81.000 reais nos altos postos do BB/PREVI para, depois de dois anos recebendo essa “merreca”, transferir a responsabilidade para a PREVI na aposentadoria, sem nunca ter contribuído para chegar a esse valor.

A ANABB e o Sindicato a serviço do PT manipulam esses elementos como marionetes sob seu comando, nomeando-os representantes locais ou delegados regionais. Dependendo do grau de subserviência a essas siglas, têm pela frente um futuro promissor com o concurso do voto de colegas ludibriados por sua lábia, dentro da escala de acesso:

Representante local;
Delegado estadual ou regional;
Dirigente de Associação ou sindicato;
Dirigente de Cooperativa de crédito;
Dirigente da Previ ou da Cassi, etc.

Com essa potencialidade a ANABB e os Sindicatos os usam, com o concurso de poderoso marketing e invejável aporte financeiro, para impor seus desígnios sobrepondo influência no âmbito dos funcionários do BB, ativos e inativos.

Com acesso ao cadastro dos participantes da PREVI/CASSI, pelo vinculo subserviente dos dirigentes que alçam aos cargos de comando, usam panfletagem por mala direta para indicar e eleger candidatos a postos chaves nessas duas Entidades diretamente vinculadas ao Banco e aos funcionários – carro chefe de sua influência. Além de elevá-los às direções de Associações com siglas terminadas em BB.

Os sindicalistas até depois de aposentados continuam com o vírus da esperteza fazendo festa em seu caminho. Somam o salário da aposentadoria a outro, de trabalho fácil, como “representante” da classe nas câmaras locais, estaduais ou federais. Eleitos que são com o uso da máquina panfletária ao seu dispor com o batido slogan, “colegas e companheiros votem em mim que vou defender seus direitos”. E são eleitos com expressivo número de votos para depois sumir. Alguém conhece uma lei que nos defenda com o seu patrocínio? Alguém sabe quanto eles ganham fora do BB/Previ com sua profissão de “sindicalista”? E são esses que se dizem nossos representantes. Mas, como quem nunca trabalhou pode representar quem conhece o trabalho?

Enquanto isso nós que sempre suamos pelo Banco, que sempre acatamos suas normas, que sempre desempenhamos nossas tarefas com obediência aos horários e com respeito aos superiores, somos condenados a sofrer a maligna influência desses elementos quando merecíamos estar livres deles.

Devemos ter em mente que não podemos nos sujeitar ao comando dos que nunca souberam o que são comportamentos nobres e que só visam seus próprios interesses. Quem usa de artifícios para se beneficiar do trabalho alheio em proveito próprio é tão desonesto quanto qualquer outro.

Cabe-nos a tarefa de provocar uma mudança nesta situação vexatória. Comecemos denunciando suas falcatruas até destituí-los do comando dos Órgãos que existem para nos proteger, como aposentados e pensionistas, e onde mais se instalem. Quem sabe assim retomam o caminho do trabalho honesto e digno - e nos deixam em paz.

Basta nunca mais votarmos neles.

Marcos Cordeiro de Andrade - Curitiba (PR) – 11/06/2011.

133 comentários:

Anônimo disse...

CARO MARCOS...

SOH LIH O PRIMEIRO PARÁGRAFO. ACHEI SUFICIENTE.CONCORDO COM VOSSA MERCÊ.

ENTRE O "PELEGO" E O SEM-TERRA....

SALVE RAINHA....

Anônimo disse...

Infelizmente voltamos a estaca zero.Vamos ter que entrar é na justiça mesmo, pois BB/PREVIC continuam com a mesma visão em relação a resolução 26 q favorece o patrocinador.Como ficará nossa situação a partir de agora? A FAABB ainda vai remarcar a última reunião q ficou adiada?
Pelo visto quem falou nesta reunião foi só a PREVIC, nossos representantes entraram mudos e sairam calados.A explicação da D.Isa, não acrescentou nada de novo.Acho que os outros representantes nossos deveriam fazer pelo menos algum comentário, pois temos direito de saber de tudo q se passou lá.A PREVI É NOSSA.

Anônimo disse...

Num certo lugar, numa certa agência, havia 4 dirigentes do sindicato regional. Onde havia menos de 30 funcionários, penso que esta densidade era demasiada. Mas fazer o quê? Quando cheguei lá eles já eram "imexíveis". Ratifico tudo quanto foi dito neste post pelo ilustre Marcos. De minha parte, hoje curto algumas safenas herdadas deste período funesto.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

EXCELENTE mensagem recebida da Colega Leopoldina Corrêa, que repasso com prazer:

Olá,

Acabo de atualizar meu site e achei que você gostaria de dar uma olhada. É só clicar no link abaixou ou cortar e colar os URLs no seu navegador.

TVCORUJA http://web.me.com/tvcoruja

O Sindicalista

Anônimo disse...

Acho que você tem razão quanto a maioria dos nossos "representantes", mas generalizou, como se não houvesse sindicalista honesto e trabalhador. Fui diretor de sindicato por 16 anos, mas jamais me afastei do Banco para prestar serviços onde quer que seja.
Então, posso falar, com conhecimento de causa, SIM, que existem sindicalistas honestos, que ajudam a fazer greve, etc., etc., que , no fim das contas, acaba beneficiando - a greve - aqueles que são omissos, "contra a greve", mas são os primeiros a correr para a calculadora, para mensurar os ganhos obtidos através da "maldita greve", da qual não participou.
Por outro lado, o pior período para os funcionários do Banco do Brasil foi justamente o do desgoverno anterior, antagonista do PT, o PSDB, quando - além da iminente quebra do BB, mesmo sem reajuste de salários por longo período - ainda havia o risco de deficit na PREVI.
Não concordo com o que está acontecendo na PREVI, nunca fui filiado à ANABB, me decepcionei com Sasseron, a quem conheci pessoalmente. Tudo bem.
Mas, hoje, podemos lutar para ter de volta nosso 50% do SUPERAVIT.
No tempo de FHC, a preocupação era de acontecer de não haver complementação da PREVI no dia 20.
Eu prefiro os tempos atuais. PSDB NUNCA MAIS !!!!

Espero ser publicado, mesmo perceb endo que críticas parecem não são bem vindas.

Generalizar todo e qualquer sindicalista como desonesto e vagabundo é de um desconhecimento de causa atroz.

Nascimento.

Anônimo disse...

Onde, às 12H42, disse "deste ...", digo: "desse" ou "daquele", que gramaticalmente fica mais correto.
Desculpem. Obrigado.

Anônimo disse...

Onde, às 12h42, disse "deste", retifico para "desse" ou "daquele", que fica melhor gramaticalmente. Desculpem e obrigado.

Anônimo disse...

Procurem saber quanto tempo de efetivo serviço o sr. José Pimentel Barroso teve no Banco do Brasil. Depois de um longo tempo como pelego no sindicato dos bancários ingressou na política. Por falar em política, qual foi o político eleito oriundo do BB que fez alguma coisa de boa para defender os ex-colegas?
O pior de tudo é que ainda tem gente que cai na lábia desses malandros.

Anônimo disse...

Também conhecemos os dirigentes das AABB locais e os distintos habitues de cursos patrocinados pelo BB : Eram gente finíssima ! Organizavam campeonatos (futebol, volei, canastra, o diabo a quatro, etc..) Nos cursos, organizavam passeios, jantares, festas, books de mulheres, etc. Todos eram simpáticos, grandes festeiros, iam de cidade em cidade, cursos após cursos... Eram gente festeiras esses sindicalistas...
Trabalhar ? ora direis trabalhar...

(odiavam cursos de matemática financeira e calculadora HP, pois haviam testes finais de avaliação...)

Luis-BH disse...

Concordo inteiramente com o Marcos. Trabalhei em SP e BH mais de 30 anos. Todos os sindicalistas que conheci trabalharam pouquíssimos anos no banco e partiram para a carreira sindical. Houve situações ilárias, quando alguns tinham que momentaneamente voltar a trabalhar, por final de mandato ou algo assim. Era vexatório. Mas durava pouco tempo... Arrumavam algum outro afastamento regulamentar e continuavam a carreira sindical e política. Sérgio Rosa e Gushiken são os exemplos mais visíveis, mas existem centenas ou milhares deles por aí...

Hipolito disse...

Olá D. Isa, não custa perguntar: a fumaça vulcanica e as tempestades atipicas que provocaram o caos aereo, tambem atingiram os meios de comunicação (INTERNET)? A senhora não me engana!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Convém não confundir críticas com ofensas pessoais e ataques despropositados. Os questionamentos são bem vindos, e publicados. Os demais casos, ofensivos, serão rechaçados tempestivamente com a veemência necessária.
O Blog não dá guarida à deselegância.

Anônimo disse...

O Anônimo "Nascimento" das 13;40 traz de volta ao blog tema/discussão partidária. Me poupe! Esta discussão não cabe aqui. O blog, penso eu, existe como última trincheira de defesa do nosso patrimônio na Previ.
Mas, aproveitando o tema levantado, sou obrigado a CONFIRMAR MINHA TOTAL DECEPÇÃO COM O PT e seus pseudo-defensores dos trabalhadores. Se antes, na triste era do PSDB, tínhamos ameaças, hoje no REINO DO PT temos a efetivação, a realização de fato de tudo de ruim que tínhamos medo.
Assumiram com o nosso sacrifício e ajuda e agora traem os seus eleitores fiéis que sempre estiveram dentro do BB. Mostram-se piores do que seus antecessores.
QUE TRISTEZA E DECEPÇÃO COM OS ATUAIS LADRÕES !
Roberto - RJ

Luis-BH disse...

Corrigindo meu comentário anterior: a situação era "hilária". A pressa é nossa inimiga.

Anônimo disse...

Ao anonimo Nascimento de 11 de junho de 2011 das 13:40.

Me engana que eu gosto.

Anônimo disse...

D O R A L V I N O

Anônimo disse...

MESMO SENDO EFÊMERO O PODER FORJA BANDIDOS.

Posição atualizada em maio/11, a Diretoria Executiva do BB é composta por: 1 Presidente, 9 Vice-Presidentes, 26 Diretores, 11 Unidades de apoio, 1 Secretaria Executiva e 1 Auditoria, totalizando 49 Altos Executivos.
Para essa corja de executivos meia-tigela, querem aposentadorias visionárias que extrapolam a casa dos R$ 81.000,00 mensais, tudo articulado numa rapidez e facilidade incríveis, como se esses Diretorzinhos fossem os donos do Fundo de Pensão. O cargo está tão banalizado, porque são selecionados por critérios políticos, que no futuro ainda vamos saber da existência de Diretor de Elevadores, Diretor de Subsolo, Diretor de Cafezinho e vai por aí.
Isto sem falar do Presidente e Vice-Presidentes, estes verdadeiros parasitas, nomeados exclusivamente por indicação de políticos, no loteamento dos cargos federais de terceiro escalão. São pára-quedistas incompetentes que mamam nas tetas do Governo e para se perpetuarem na boa vida, querem passar para as tetas da Previ. Todos são caras-de-pau sem escrúpulos que se aderem ao poder à moda das sanguessugas.
Não vamos aceitar que quadrilha de colarinho branco assalte os cofres da PREVI, debaixo das nossas barbas. Bastam às falcatruas que o patrocinador-BB faz em conivência com o CGPG/PREVIC sob o beneplácito do Ministério da Previdência Social. O DF realmente é um covil de delinqüentes elitizados, ternos bem cortados, cursos superiores, pós-graduados, mas em matéria de caráter, perdem para os malfeitores comuns das periferias.
Os Diretores que querem se locupletar às nossas custas são os mesmos que criam barreiras e empecilhos de toda natureza para impedir as melhorias nos nossos benefícios, no entanto, para as suas benesses particulares acham que vão dar ordens de cima para baixo e que serão atendidos. Preparem-se, senhores Diretores, para o embate sem fronteiras porque nós iremos às últimas consequências para barrar as suas maracutaias no que respeita ao patrimônio da nossa Caixa.
Se os operadores do direito (Magistrados) estão com os adversários, então que prevaleça a Lei de Talião: Olho por Olho, Dente por Dente. A guerra está declarada contra as aposentadorias milionárias e a Resolução CGPC 26/2008. Ao que tudo indica serão duas ações distintas: Uma ADIN para invalidar a Resolução e outra na Justiça comum para neutralizar decisões da PREVIC/PREVI, caso cometam à asneira de elevar o teto.
O enriquecimento sem causa, mercê desse golpe da aposentadoria é um ato criminoso que não vai prosperar. O BB se quiser pode, num gesto de gratidão aos seus Altos Executivos, bancar o valor que exceder o atual teto da Previ (R$ 27.000,00) e conceder à aposentadoria que lhe aprouver. Talvez o dinheiro nem saia do seu cofre se utilizar parte daqueles 50% dos superávits que nos lesou por força da Resolução 26/2008.

Anônimo disse...

CHACAL
SINDICALISTAS... DEUS ME LIVRE.
Eles são um tipo de virus malígno
que destroi qualquer sociedade sa-
dia.
Aguenta coração!

Anônimo disse...

Marcos, como voçê tem tanta capacidade de interpretar, analisar, compor e recompor, com tanta precisão e nitidez, a realidade.
Ler este novo Post "O sindicalista", assim como os demais, para mim e, porque não dizer para nós, é um colírio. A descrição feita por voçê é
perfeita.
Realmente, estes caras, não sei porque entram no banco.
Pois, detestam trabalhar.
No entanto, são estes que hoje estão a ocupar cargos elevados nas nossas caixas, tanto Cassi como Previ.
Aqui na minha cidade, tinha um que até dormia debruçado sobre a mesa,
na ausência do chefe, é claro.
Também, mexe e vira, pegava uma folga, quando ia doar sangue.

Anônimo disse...

Convivi, infelizmente, por um periodo no Cesec Sao Paulo, com figuras como "Sasseron" e "Sergio Rosa", os quais merecem toda a qualificaçaõ apresentada no texto.
E estao aih para nossa infelicidade.
Tambem tem os personagens que fizeram carreira em associações voltadas para os funcionarios.
Caso do Vitor Paulo, tambem do Cesec Sao Paulo, um peso morto que setor algum merecia. Outro o Careli, por muito tempo presidente do SAtelite-SP, e que algumas vezes batia ponto na Super-SP. Administrava o clube como se fosse seu quintal. E hoje, continua pendurado em cargos como a Anabb.
E tem muitos outros.
Gostaria que fossem divulgadas as qualificaçoes desses "defensores dos interesses dos funcionarios e aposentados" por colegas do blog, como forma de nos defendermos desses parasitas. De lembrar tambem a Cecilia, que nao quer saber de voltar ao BB.

Anônimo disse...

Ao sr. Marcos,

peço informar como se faz para ler os comentários da colega Leopoldina (TV Coruja). Acesso o site pelo link fornecido mas não consigo localizar os anunciados comentários.

Ricardo Annoni Neto - Machado (MG)

Anônimo disse...

Prezada Isa Musa de Noronha,

Há bastante tempo ouço a mesma conversa. Uma entidade legítima vai propor a ADIN para extinguir a Resolução CGPC 26/2008 e a FAABB vai participar no processo na qualidade de "amicus curiae".
Acho que chegou a hora da onça beber água. Então, vamos colocar as cartas na mesa. Essa entidade é uma Confederação, um Partido Político, uma entidade de classe de âmbito nacional. Nós vamos satisfazer as exigências preceituadas no artigo 103 da Constituição Federal.
Se está tudo decidido, o que estamos esperando para impetrar, no STF, a ADIN. O volume de informações e subsídios expendidos por todos a respeito da ilegalidade da Resolução é tão grande, que o advogado bastaria fazer uma compilação de dados e preencher sem delongas a petição.
De um jeito ou de outro, o CGPC alvo da ação foi tomar conhecimento, mesmo porque será citado, então não justifica protelar o assunto. Aliás, como estamos em negociação de revisão do plano, este ajuizamento agora poderá forçar o patrocinador a mudar a sua intransigência e ser mais maleável. Manifeste-se, por favor, sobre o exposto.

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Você definiu muito bem a figura do sindicalista. Eles realmente são um zero à esquerda para os aposentados. Só pensam no poder, e quando lá chegam, trabalham para o patrão, a quem tanto combateram. Para os aposentados e pensionistas, são um flagelo.

Anônimo disse...

Eu acho que já é hora de se falar em situações pacificadas.
-A resolução 26 só pode ser revertida por meios judiciais

-A ANABB é uma coisa bizarra, sobrevive através da contribuição do seu afiliado, mas defende o seu antagonista, concorda em gênero, número e grau com o patronato, inclusive se manifestou favoravelmente a elevação do teto para os portentosos nababos.

-"sindicalistas" todos nós conhecemos, não consigo ter argumentos para defendê-los, por mais que eu queira. Vivemos na era da nanotecnologia, não precisamos de representantes, todos os participantes de uma categoria podem se manifestar através de um milagre chamado internet, eu acho que sindicalista é uma "profissão" em extinção, graças a Deus.

Anônimo disse...

A maioria dos que escrevem aqui deveriam dobrar a língua para falar dos colegas que militam nos sindicatos. Foram os sindicalistas que conduziram as greves memoráveis que chegaram a conquistar em 1988 150% de reajuste salarial no BB. E foram vários os anos em que os reajustes salariais só eram obtidos graças as muitas greves conduzidas pelos sindicalistas. Então todos os aposentados aqui só tem o beneficio que tem graças ao movimento sindical, pois naquele tempo o que aumentava para os ativos aumentava para aposentados. Foi graças ao sindicalista que os funcionários do banco conseguiram auxilio alimentação, incorporação das horas extras, habitualidade, intervalo de caiex. Quem não sabe o que significam esses termos é porque passou a vida toda furando greves e depois se beneficiando do sucesso delas.

Anônimo disse...

Colega 11/06 - 19:05
A FAABB não preenche os requisitos para ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade, haja vista que, em caso de sucesso, terá efeito vinculante, atingindo todos os Fundos. Apesar de tratar-se de Confederação, representa apenas um segmento atingido pela Resolução: os participantes da PREVI. No caso de Fundos de Previdencia Complementar apenas dois, salvo melhor juizo, podem propor: a ANAPAR ou a ABRAPREV.

A própria ANABB já foi considerada ilegitima em caso analogo:

Processo:
ADI 1161 DF
Relator(a):
Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Julgamento:
15/02/1995
Órgão Julgador:
TRIBUNAL PLENO
Publicação:
DJ 17-03-1995 PP-05791 EMENT VOL-01779-01 PP-00100
Parte(s):
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL ANABB
PRESIDENTE DA REPUBLICA E CONGRESSO NACIONAL.
Ementa
Ação direta de inconstitucionalidade: legitimação: entidade de classe de âmbito nacional: inteligencia. Para fins de legitimar-se a propositura da ação direta de inconstitucionalidade, não se reputa "entidade de classe de âmbito nacional" a associação de empregados de uma mesma e única empresa, de atividade econômica não monopolistica, malgrado abrangente de todo o Pais (precedentes: ADIn 34, Gallotti, RTJ 128/481; ADIn 987, Galvao)."

Quanto aos outros entes, que preenchem os requisitos, até o momento nenhuma manifestação de apoio.

Anônimo disse...

Pelo que se sabe, há meses a FAABB procura parceiros para a Ação Direta: OAB, CONTEC, PSOL, CONTRAF. Vamos ver de onde virá a tão esperada legitimidade.

Anônimo disse...

Se somente a ANAPAR ou a ABRAPREV podem entrar com a ADIN, então va-
mos cobrar esta atitude dessas en-
tidades. Se elas não nos atenderem,
estarão passando atestado de subservientes ao Governo/BB. Será que são também serviçais do Governo tambem?

Um abraço

Anônimo disse...

Interessante artigo publicado hoje (12.06) na Internet (página do "UOL"), blog do Frederico Vasconelos (Seção Blogs e Colunas)sob o título "STF saiu diminuido no epsódio Cesare Batisti", escrito pelo Desembargador Edison Vicentini Barroso, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Nem todos estão contaminados.

Ricardo Annoni Neto - Machado (MG)

Anônimo disse...

Anônimo 12/06 - 06:12,

Obviamente, sei que a FAABB não preenche os requisitos, tanto que citei que ela comparecerá no processo como coadjuvante, na qualidade de "amicus curiae". O cerne da questão é outro. Se já temos o autor da ação, que pode ser A,B ou C, então, vamos por o preto no branco e protocolizar a petição. Qual é o entrave Dona Isa? Nós precisamos colocar uma pedra no sapato do BB e tirá-lo dessa posição cômoda de esconder-se literalmente atrás das saias do Governo.

wilson luiz disse...

Alguns que aqui postam comentários só podem ser marcianos, devem viver em outro planeta. Uns escrevem, esperançosos "quando será a próxima reunião com o Banco?", outros, desesperados, sugerem "vamos distribuir o superávit".
Reunião com o Banco só servirá para que ele nos empurre o que é de seu interesse, como elevação do teto para 100% e elevação do valor deste mesmo teto para R$ 81.000,00.
Já distribuir o superávit implicará que o Banco se aproprie de mais R$ 2 bilhões, além de que distribuir o mesmo valor para mais de 120.000 associados somente beneficiará, novamente, os maiores benefícios, como aqueles que recebem o teto atual, de R$ 27.000,00, sobrando umas merrecas para os demais.
Acho que não se deve mexer, neste momento, no superávit de R$ 4 bilhões, ficando os mesmos como um colchão de liquidez, para garantia do pagamento do BET de 20%, pois com as oscilações da Bolsa de Valores, a PREVI, eventualmente, poderá apresentar déficit em seu balanço.

Anônimo disse...

Colega das 07:38h, se a OAB não se habilitar, estamos perdidos: CONTRAF-CUT não vai virar o prato onde come, CONTEC foi riscada do mapa e o PSOL por mais oposição que seja, é formado por políticos, ou seja, só fazem politicagem.

Anônimo disse...

Colega Wilson Luiz,

Você está certo, a cachorrada está faminta, é só negocia em causa própria. Quem está na diretoria do BB/PREVI já disse, só negocia o AUMENTO DO TETO PARA 100%. Todos sabem porque: distribui um monte de dinheiro para uma minoria que já ganha bem.

Anônimo disse...

Sobre o acordo assinado para revisão do Plano 1, pelo que estou vendo agora, o BB deu uma de 171 em todos nós. Devem estar rindo, é mais ou menos como o golpe do pacote de dinheiro, notas boas por fora e papel higiênico dentro.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ANAPAR e a CONTRAFF optaram por ajuizar a ação neste momento, sem outros atores.

Prezado Marcos Cordeiro,

A ANAPAR tem recebido solicitação de diversas entidades para fazerem parte da Ação contra a CGPC 26. Conforme e-mail enviado para a Isa Mude, a ANAPAR e a CONTRAFF optaram por ajuizar a ação neste momento, sem outros atores.

Pretendemos dar ampla divulgação ao assunto, fazer uma grande movimentação em torno do tema. Avaliamos que com esta movimentação mais associações vão se interessar em participar da ação.

Cabe esclarecer que a ANAPAR não está sujeita a pressão política para desistir desta ação. Vamos até onde precisar.

Atenciosamente,

Claudia Ricaldoni
ANAPAR

----- Original Message -----
From: Marcos Cordeiro
To: claudia@anapar.com.br
Cc: Advocacia Sylvio Manhães
Sent: Wednesday, June 08, 2011 8:49 PM
Subject: Fw: Ação Direta de Inconstitucionalidade

Prezada Presidente da ANAPAR,
Cáudia Muinhos Ricaldoni.

Permita-me uma breve apresentação:
Sou Marcos Cordeiro de Andrade, presidente da AAPPREVI (www.aapprevi.com.br) e mantenedor do Blog Previ Plano 1 (www.previplano1.com.br).

Como é do seu conhecimento, a Dra. Vânia Barreto, titular do Escritório Sylvio Manhães Barreto que presta assessoria jurídica à nossa AAPPREVI, tem feito seguidos contatos com sua Presidência tentando nos incluir como amicus curiae, na ADIN que sua Entidade pretende ajuizar, intenção esta que não se constitui segredo uma vez que foi objeto de matéria publicada no Site da ANAPAR.
Sobre o assunto gostaria de contar com sua atenção para a troca de e-mals havida hoje com a Presidente da FAABB, Colega Isa Musa de Noronha, me corrigindo se estiver errado em minhas colocações.

No meu entendimento o assunto deve merecer ampla divulgação para proporcionar alivio aos participantes dos Fundos de Pensão, particularmente do PB1 da PREVI (maior prejudicado pela resolução 26/2008).

O conhecimento da parceria que está sendo costurada com sua imprescindível interferência certamente trará simpatizantes para aderir à causa e não oferecerá nenhum óbice à consecução do seu intento. Devo informar que não me move qualquer motivação pessoal, mas, como meus propósitos ainda não são do seu conhecimento, faz-se necessário lembrar este pormenor.

Peço-lhe, pois, estudar a possibilidade de a AAPPREVI ser mantida nos planos da ANAPAR, como nos tem informado a Dra. Vânia, pelo que me coloco à disposição, no que couber. Aproveito para pedir autorização para mandar divulgar este assunto no Blog Previ Plano 1, que administro particularmente.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI
www.aaprevi.com.br

wilson luiz disse...

Salvo engano meu, se o Banco tentar elevar o teto da PREVI para aposentadorias para R$ 81.000,00, o processo terá que ser aprovado pela PREVIC, pois é uma despesa que implicará no aumento da Reserva Matemática. Segundo a própria PREVIC, qualquer novo benefício terá que ser temporário, e que o mesmo será concretizado mediante utilização do superávit. Se tentarem utilizar o superávit para isto, será o cúmulo dos absurdos: o Banco enriquece seus altos executivos, e ainda se apropriará de igual valor para reforçar seu balanço.
Se isto entrar em pauta, no Conselho Deliberativo, quero ver a posição dos Diretores eleitos, que já se declararam contra o aumento. Vamos ver sua coragem, na "hora da onça beber água".

Anônimo disse...

Marcos, que notícia boa essa da Anapar e Contraff aceitarem propor a Ação de Inconstitucionalidade da Resolução 26. Os aposentados e as pensionistas podem se sentir mais aliviados, agora. Seu empenho é imensurável. Graças a Deus você, e nós, fomos ouvidos. Agora tenho esperança de que as negociações se restabeleçam. Você é nosso grande escudo. Que o Pai do Céu sempre te proteja e te dê saúde e fôrça para enfrentar essa grande batalha contra os poderosos.

Pedro/Goiania

wilson luiz disse...

Cara Dona Isa Musa, se a senhora resolver se submeter à humilhação de se sentar em uma mesa de negociação com o Banco do Brasil, abrindo mão do que ainda lhe resta de dignidade, sua obrigação será de não discutir qualquer assunto antes que alguma coisa seja feita para aliviar a situação de nossos sofridas pensionistas. A maioria acha que a perda delas é de 40%, já que o benefício corresponde a 60% do que recebia o companheiro. Vocês sabiam que, quando falece associado que tinha isenção de Imposto de Renda, a pensionista passará a pagar, normalmente, o imposto, a menos que ela, também, seja isenta? Isto representa,em alguns casos, queda de mais de 50% da renda familiar.

Anônimo disse...

Colega Isa Musa,

Faça o seu trabalho de acordo com a sua consciência. O nosso plano de previdência é uma tábua de pirulitos, tem furos em todas as direções. Não existe fórmula mágica e pronta para resolver os problemas. Querer corrigir um caso isolado é cometer mais uma injustiça. Se tiver que distribuir essa migalha de superávits, sugiro, repito, sugiro que ajude a promover melhoria para todos, independente de valor. Parece que alguém com o pé na cova quer fazer uso dos seus últimos momentos, advogando em causa própria, ou, por outro lado, fazer cortesia com o chapéu alheio.

Anônimo disse...

Existem três linhas mestras a serem seguidas, sem desvirtuamento:

1- Impetrar ADIN urgente;

2- Vetar qualquer iniciativa de aprovar aposentadorias milionárias;

3- Negociar para recuperar o nosso valor aquisitivo.

Quem alimentar assuntos alheios a essas prioridades, neste momento, estará prestando um desserviço aos aposentados. Sugestões para materializar esses objetivos serão valorosas, porque, afinal de contas, o que interessa é defender o patrimônio da Previ e a melhoria dos nossos benefícios. O resto é o resto.

Anônimo disse...

Já vi que esse blog é mesmo igualzinho o Governo e outras mazelas. Só pública o que lhe interessa, Cade a minha mensagem onde falo que muito do que conquistamos foi graças ao movimento sindical? As greves do passado que deram até 150% de reajuste? Afinal, o Sr, é muito suspeito mesmo. Usa esse blog para se promover. Tudo bem. Logo veremos o Sr ou candidato a previ ou tentando promover alguns dos seus É só esperar para ver. Que coisa...

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

“Ainda sobre a PREVI”

é o título que abriga no Site do Jornalista Eliakim Araújo dois excelentes artigos dos Colegas Edgardo Amorim Rego e João Rossi Neto, que tão bem conhecemos.

http://www.diretodaredacao.com/

Participem e comentem.

Grato,
Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

Parabéns JOÃO ROSSI NETO pela matéria publicada no Direto da Redação.

Marcos Cordeiro sugiro que publiques aqui no BLOG esta matéria.


Abraços e obrigado pela luta desigual que travas com estes seres despresíveis, que estão a frente do BB/PREVI.

Anônimo disse...

Alguém viu a ANABB, os Eleitos da PREVI, a CONTRAF-CUT se manifestarem após a reunião de sexta feira?

Com os bolsos cheios de dinheiro, não sobra tempo para divulgar uma nota para seus associados.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 12 de junho de 2011 das 13:52.

Você realmente tem razão quanto ao aumento de 150%. Vamos rememorar os fatos. Durante o governo do FHC ficamos pelo menos 6 anos sem reajuste. Isto quer dizer que os sindicatos nesse período FHC foram inoperantes para não dizer outras coisas.
Antes do plano real a inflação galopava a 90% ao mês. Quer dizer um aumento de 150% no ano não era nada. O salário na época era corrigido semestralmente devido a inflação.
Você precisa ter mais conhecimento, usar sua inteligência de forma mais adequada. jà estamos cansados de pelegos. Vá defender sua turma em outra freguesia que ainda estão sendo enganados por vocês.
Você já deu seu recado, nos deixe em paz. Você nem merece uma resposta do Marcos. Perder tempo para quê? Temos coisas mais importantes a fazer. Adeus.

Anônimo disse...

ao anônimo de 12 de junho de 2011 das 03:40.

Aumento de 150% em 1988 foi uma mixaria.

O INPC mensal, em 1988, a começar de janeiro foi de 18,97% e foi crescendo progressivamente atingindo em dezembro o percentual de 28,43.

E você acha que um aumento de 150% foi o máximo. Pobre coitado.

Outras conquistas, em sua maioria, foi devido as mudanças e avanços que se sucederam foram em consequências dos tempos, a alteração no comportamento das atividades nas relações capital/trabalho. Ninguém nega que os sindicatos fizeram algumas conquistas. Conquistas essas baseadas na oposição que faziam aos governos da época, faziam greves e assim por diante. Desde que o PT assumiu o governo os sindicatos ficaram subservientes ao governo petista. O "interesse" de defender os trabalhadores acabou, as "conquistas" sucumbiram, a corrupção alastrou de forma alarmante. Vá fazer propaganda desse sindicalismo em outra freguesia.

Anônimo disse...

Um colega perguntou como se chegou ao índice do INPC que reajusta o nosso salário em 6,44%.

Muito simples, você deduz inicialmente os 3 (tres) índices negativos do cálculo (junho-0,11, julho-0,07 e agosto-0,07), visto que eles começaram exatamente no nosso período que vai de junho/2010a maio/2011, e depois acrescenta os índices positivos.

100,00 x -0,11% = 99,89
99,89 x -0,07% = 99,8201
99,82 x -0,07% = 99,7502
99,75 x 0,54% = 100,2889
100,2889 x 0,92% = 101,2115
101,2115 x 1,03% = 102,2540
102,2540 x 0,60 = 102,8675
102,8675 x 0,94 = 103,8345
103,8345 x 0,54 = 104,3952
104,3952 x 0,66 = 105,0842
105,0842 x 0,72 = 105,8408
105,8408 x 0,57 = 106,4441

Então o índice que reajuste o nosso benefício foi de 6,44%.

Caso não fosse incluido no cálculo a inflação negativa chegaríamos a 6,71%.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:52.

Claro que você(s) sindicalista(s) conseguiu(guiram) 150% de aumento com a ajuda dos funcionários que pararam e fecharam as agências. Só que você tá esquecendo que naquele tempo a inflação beirava os 60% ao MÊS.

No entanto, o que rendeu mais, não foi o aumento concedido aos funcionários, inclusive para você que nem trabalhava no Banco, por estar licenciado para trabalhar o sindicato, mas sim os votos dados aos sindicalistas, que sempre participam de disputa eleitoral.

Anônimo disse...

Já li alguns argumentos, eventualmente ditos, porque não aparece ninguém para nos ensinar o que queremos aprender, justificando a esquisita Resolução CGPC 26: enriquecimento ilícito, justiça na distribuição do superávit entre participantes e Patrocinador e antecipação da entrega ao Patrocinador das sobras que inevitavelmente aparecerão no encerramento do Plano 1 de Benefícios. Enriquecimento ilícito não existe, porque a destinação total aos Participantes é de Lei, o plano deve ser equilibrado, e há muito o que aumentar de benefícios para que seja honrado o direito adquirido. O argumento de Justiça não vale, porque a pessoa jurídica em Previdência só pode contribuir, não pode auferir renda (não adoece, não passa por invalizer ou morte), e tal destino não é previsto na Constituição nem nas Leis Complementares. Sobra de recursos no encerramento do Plano é ilegal, porque a Lei manda manter sempre o equilíbrio entre as RESERVAS MATEMÁTICAS e os Benefícios a pagar. Logo daqui a 70, quando se encerrar o Plano 1 de Benefícios, eu, hoje com 85 anos, ainda receberei como último representante dessa espécie inconformada, os recursos últimos dele através de minha benefeciaria.Mas, agora aparece esse argumento: o vácuo da Lei. Vácuo? A Constituição destina esses recursos ao pagamento de benefícios. As LC 108 e 109 dizem que contribuições são para formar reserva para benefícios. Elas dizem que as Reservas Matemáticas, de Contingência e Especial são para pagar benefícios. E dizem mais: a Especial, antes de pagar benefícios, deve suspender contribuições. Elas são tão pormenorizadas, que trataram dessa brilhante providência. Não se pode nutrir o que já está sobejamente abastecido. Onde está o vácuo? Elas repetem, repetem BENEFÍCIO. Não entendo. Os advogados sabem o que estou dizendo: um princípio básico de Direito, a saber, o Corpo do Direito é sistêmico, isto é, não pode contradizer-se. Reversão de contribuições? Onde dentro do Plano há contribuições? Lá só existem RESERVAS, esse é o único ente jurídico que nele existe.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

Permita-me parabenizar o Edgardo pelo seu excelente comentário postado acima.
Claro, sucinto e objetivo, a exemplo da maneira como a antiga INGER classificava os relatórios de seus Inspetores de vanguarda.
A luta continua, prezado colega. Persevere com suas explanações didáticas e sempree oportunas.

Grande abraço.
Carlos Valentim Filho - Joinville (SC )

Anônimo disse...

Parabéns Marcos, ADIN NELLES! ! ! !

Quanto a sindicalistas, precisamos pensar mais um pouco, pois tudo que voce falou é verdade, mas há algumas excessões, e qual é a alternativa para os sindicatos, que na verdade somos nós.

Vamos tomar os sindicatos nas próximas eleições, vamos comparecer em massa nas assembléias para que aprovemos nossos interesses.

No passado tivemos algumas conquistas pelos sindicatos, inclusive a equiparação com o BACEN, mas a injusta JUSTIÇA é que nos prejudicou.

Ou vamos acabar com os sindicatos e deixar que os banqueiros decidam tudo??????

FORA ANABB! ! ! ! !

Abraços a todos
Alan rj/rj

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da Colega Daisy aguardando resposta. Esperamos que, se for dada, que nos chegue ao conhecimento pleno. Também não temos ciência do teor do Memorando de Entendimentos depois de alterado. Será que é privilégio de uns poucos? E se for, por quê?

Prezada Isa Musa,

Aproveitando o belo trabalho do Chirivino, quero completar agradecendo a você por, finalmente, esclarecer a alteração que foi feita no memorando de entendimentos.

Eu também gostaria de dizer que tal alteração, não pode ser analisada por mim anteriormente porque, pelo menos eu, não tive acesso ao memorando alterado. Se foi feita a divulgação dele, desculpo-me, mas eu não li, portanto não tive como fazer a comparação sugerida por você.

Aproveito para comentar que, se tal alteração fosse tão sem importância como parece ser, não teria sido objeto de paralização do acordo em out/nov de 2010 e nem teria sido uma exigência do ministério. Portanto eu creio que a alteração é muito importante sim, e gostaria de uma análise mais aprofundada dos nossos estudiosos do assunto.

Peço também a Isa Musa que, por favor, faça a divulgação do MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ALTERADO para que possamos FINALMENTE LER, na íntegra, como foi assinado o tal acordo que agora o BB não quer cumprir.

Fico muito grata pelos esclarecimentos e aguardo a divulgação do memorando.

Abçs
Daisy

Anônimo disse...

ENRIQUECIMENTO ILICITO - A questão do enriquecimento ilicito existe no PB1, eis que o funcionário da ativa com 20 anos de contribuição está recebendo mais do superavit do que um senhor aposentado com 40 anos de contribuição.
Algum parametro deveria ser estabelecido pela PREVIC quando da suspensão da contribuição (como não interessa ao BB a existencia de parametros neste caso, tal não foi regulamentado) eis que não existe igualdade no tratamento dos diferentes, qual seja, o caso acima mencionado, pois se os dois tiverem o mesmo patamar de renda, o que tem 20 anos de contribuição estará recebendo exatamente o dobro do aposentado que tem 40 anos de contribuição. Se isto não for enriquecimento ilicito expliquem-me então o que é.

Anônimo disse...

Ao sindicalista frustrado das 13:52,

Você só tá aqui reclamando pelo simples fato de ter ficado de fora das benesses que os "companheiro" estão desfrutando. É tão inoperante que nem conseguiu encontrar a sua mensagem que foi publicada anteriormente. Assim fica difícil encontrar um local para colocá-lo como ASPONE. Melhor continuar no sindicato entregando panfleto...

Anônimo disse...

Ao sindicalista frustrado das 13:52,

Você só tá aqui reclamando pelo simples fato de ter ficado de fora das benesses que os "companheiro" estão desfrutando. É tão inoperante que nem conseguiu encontrar a sua mensagem que foi publicada anteriormente. Assim fica difícil encontrar um local para colocá-lo como ASPONE. Melhor continuar no sindicato entregando panfleto...

Anônimo disse...

Pessoal,

O Sr. Marcos tem toda razão. E digo mais: durante as negociações do superavit, não vi uma palavrinha sequer procedente dos sindicatos em nosso favor. Só depois que se chegou ao acordo,eles estamparam em seus jornais a seguinte notícia: "Graças aos nossos(sindicatos) esforços, aposentados recebem superavit da Previ"

Mentirosos!

As Campanhas salariais da categoria bancaria vêm aí! Será que esses sindicalistas pelegos vão ter a coragem de denunciar o BB por estar se apoderando do superavit da Previ? Duvido!

Um abraço.

Anônimo disse...

Pessoal,

O Sr. Marcos tem toda razão. E digo mais: durante as negociações do superavit, não vi uma palavrinha sequer procedente dos sindicatos em nosso favor. Só depois que se chegou ao acordo,eles estamparam em seus jornais a seguinte notícia: "Graças aos nossos(sindicatos) esforços, aposentados recebem superavit da Previ"

Mentirosos!

As Campanhas salariais da categoria bancaria vêm aí! Será que esses sindicalistas pelegos vão ter a coragem de denunciar o BB por estar se apoderando do superavit da Previ? Duvido!

Um abraço.

Anônimo disse...

Marcos Cordeiros,

Concordo em muito com seu texto O Sindicalista, apenas faça um reparo, houve também colegas que se queimaram nas Agências para nos defender e tiveram suas carreiras detonadas por alguns administradores.

A grande maioria se enquadra no seu texto, mas como em tudo na vida, há excessões.

Um abraço e parabéns pela luta.

Rubem Tiné disse...

Também sou da opinião que no caso sindicalistas, não se pode generalizar. Como em toda atividade há os bons e os maus. Não se pode condenar os sindicatos, boa parte de nossas vantagens foram conseguidas por colegas que chegaram em algumas ocasiões a serem martíres, foram perseguidos e até injustamente demitidos, enquanto puxa-sacos subiam e recebiam os benefícios das lutas destes heróis. Há também os aproveitadores que usam as prerrogativas do cargo, para fazer corpe mole e se promover, porém, generalizar não é o correto.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem do Colega José Sérgio Silva de Figueiredo:

Caros Colegas,

Foi publicado ontem (12.06) no blog Direto da Redação, do conceituado Jornalista Eliakim Araújo, novo post sobre os sombrios caminhos que a Previ tem trilhado nos últimos tempos. A matéria, que tem o título de "AINDA SOBRE BB X PREVI", traz textos dos colegas Edgardo Rego, Marcos Cordeiro e João Rossi Neto, profundos conhecedores e defensores dos nossos direitos. Segue, abaixo, endereço da matéria:

http://www.diretodaredacao.com/noticia/ainda-sobre-bb-x-previ


Cabe-nos, agora, tentar mudar a atual situação com mais participação e atuação, cobrando das nossas Associações posicionamentos firmes contra a Resolução 26. Sabemos que muitas dessas entidades defendem, EXCLUSIVAMENTE, os interesses do BB, deixando de lado o direito de milhares de aposentados e pensionistas, beneficiários do Plano 1.

Portanto, colegas, a sitação é bastante preocupante. Se não forem tomadas medidas urgentes agora, corremos o risco de assistir a dilapidação do nosso patrimônio em pouco tempo.

Um forte abraço.

Serginho

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem do Colega José Sérgio Silva de Figueiredo:

Caros Colegas,

Foi publicado ontem (12.06) no blog Direto da Redação, do conceituado Jornalista Eliakim Araújo, novo post sobre os sombrios caminhos que a Previ tem trilhado nos últimos tempos. A matéria, que tem o título de "AINDA SOBRE BB X PREVI", traz textos dos colegas Edgardo Rego, Marcos Cordeiro e João Rossi Neto, profundos conhecedores e defensores dos nossos direitos. Segue, abaixo, endereço da matéria:

http://www.diretodaredacao.com/noticia/ainda-sobre-bb-x-previ


Cabe-nos, agora, tentar mudar a atual situação com mais participação e atuação, cobrando das nossas Associações posicionamentos firmes contra a Resolução 26. Sabemos que muitas dessas entidades defendem, EXCLUSIVAMENTE, os interesses do BB, deixando de lado o direito de milhares de aposentados e pensionistas, beneficiários do Plano 1.

Portanto, colegas, a sitação é bastante preocupante. Se não forem tomadas medidas urgentes agora, corremos o risco de assistir a dilapidação do nosso patrimônio em pouco tempo.

Um forte abraço.

Serginho

Anônimo disse...

Li no Blog do Medeiros e copie a opinião de um anônimo sobre o namoro do BB com a PREVIC. Só para não perdermos o bom humor:


" Isso não é namoro, é depravação. Um "véio" bicentenário, travestido de bebê, assediando uma "recém nascida" é pedofilia.Esse "véio" deve ir pra cadeia e lá podrecer, ou no mínimo ir para o sanatório, por sua insanidade mental."

Anônimo disse...

Em 15/05/11 a FAABB editou a mensagem "Sombras de Maio". Nós queremos é trovoadas, tempestades e raios, em junho/11. Mas para que isso aconteça compete a Federação cumprir a velha promessa de impetrar a ADIN. Quando? Já.
O patrocinador precisa ser molestado, espezinhado. Na hora em que à água alcançar o assento das cadeiras os Administradores do BB serão obrigados a levantar-se para negociar de forma mais decente, justa e respeitando os direitos dos assistidos da PREVI. Nós ajudamos a escrever as páginas da história gloriosa desse banco, talvez colaborando mais do que os atuais gestores.

Anônimo disse...

Esta no site da CONTRAF-CUT nota sobre a reunião de sexta-feira.


** 13/06/2011
Contraf-CUT e eleitos da Previ discutem revisão do Plano 1 com a Previc **


Será que eles vão entrar com uma ADIN ? Duvido a cumpanheirada está bem empregada.

Anônimo disse...

Prezados colegas em especial aos PDVistas participantes deste blog.

Minha esposa é aposentada autopatrocinadora do PLANO 1 PREVI, e, tenho acompanhado o dilema em torno do superávit que o plano tem apresentado.

Sou advogado e diante as atrocidades cometidas pelo BB com a omissão de algumas entidades representativas e pela diretoria da PREVI, tenho com cautela estudado o caso.

Entendo ser totalmente legal e porque não dizer moral que os recursos superavitários do plano sejam usados para melhoria dos benefícios dos participantes.

No entanto, diante a incerteza e principalmente da omissão de alguns representantes de nossas entidades, resolvi ingressar na justiça como patrocinador da causa de minha esposa para requerer ovalor do superávit referente á contribuição que ela recolhe ao plano desde o seu desligamento do BB no ano de 1995.

Importante e oportuno lembrar que, desde o desligamento do BB no ano de 1995 até no ano de 2001, a contribuição de quem "aderiu" o PDV era de 2/1. OU seja, a cada R$ 100 de contribuição pessoal teria que recolher mais R$ 200. A partir deste ano até no ano de 2007 passou a ser 1/1.

Daí, entendo que não é lícito ao BB locupletar os 50% do valor do superávit, e, tão pouco ainda, o montante do superávit da contribuição patronal que foi recolhida pelos que desligaram do BB. Isto nada mais é do que enriquecimento sem causa do BB, algo repugnante em qualquer sociedade civilizada.

Insta ressaltar ainda que, conforme a SÚMULA 321 do STJ, a relação jurídica entre PREVI e os PARTICIPANTES é perfeitamente aplicável o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Texto "in verbis":

"SÚMULA 321 . O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR É APLICÁVEL Á RELAÇÃO JURÍDICA ENTRE A ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA E SEUS PARTICIPANTES".

ASSIM, estarei nesta semana distribuindo uma AÇÃO DE LOCUPLETAMENTO ILÍCITO DE BENEFÍCIO TEMPORÁRIO c/c COBRANÇA DE SUPERÁVIT e RESPONSABILIADE DE DANO MORAL com pedido de ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARCIAL contr a PREVI e o BANCO O BRASIL S/A.

CASO algum colega nesta condição tenha interesse no assunto, coloco-me a disposição par melhor esclarecimento através do e-mail: iltonadvog@hotmail.com ou pelo telefone: (33) 32254476.

Desde já, agrdeço ao Marco Cordeiro pela oportunidade de utilização dese espaço para que ainda que tardia, seja oportunizado aos seus ex-colegas de banco a realização da mais lídima causa de justiça.

Ilton Batista

Anônimo disse...

Pelo que entendi o blogo do Eliakim não mais irá publicar artigos referentes aos nossos direitos em face da Previ. Será que já calaram sua boca? Ou estou enganado!!!!

Anônimo disse...

Estamos sem ninguém que abrace nossa causa, vamos esperar que a ADIN surta algum efeito em nosso benefício, mas está deve demorar anos, o realinhamento do PB1, caiu em esquecimento, os 20% foram para o espaço o BET é irrisório, voltamos a precisar que o maldito Empréstimo Simples seja realinhado, será o Sr Sasseron tem consciencia de como os aposentados e pensionistas da Previ vivem,SOCORROOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Eliakin parou com essa história pq nem ele aguenta mais tanto xororo.

LUIZ FERNANDO disse...

sobre alguma negociação sobre melhora de beneficios,fala-se que teria cerca R$ 4 bilhoes, 2 para nos e 2 para o BANCO.Como para nós não representa nada, que tal, não negociarmos com o BB e quero ver o Banco dar prejuízo. SEria uma maneira de de escancarar a realidade dos lucros exorbitantes do BB nos ultimos anos , graças as fatias da PREVI.

Anônimo disse...

Quem matou Odete Roitmam? Quem matou Salomão Hayala? Quem patrocinará a ADIN?
Quantos capítulos terá esta novela?
Quais motivos impedem a imediata providência a este respeito?
As entididades esperarão chegar a quantos beneficiários do PB1 para tomarem as devidas providências?

Anônimo disse...

COMEÇO A ACREDITAR NAS PREVISOES DE 2012, NAO SOBRE O FIM DO MUNDO, MAS SOBRE O FINAL TRAGICO QUE A PREVI VAI TER SE TUDO CONTINUAR COMO ESTA, E, VAI NOS LEVAR JUNTO PARA O FIM DO POÇO TAMBEM.
ALGUNS ACHAM QUE JA ESTAMOS NO FIM DO POÇO, POIS NAO VIRAM NADA, ESTAMOS TODOS INDO LADEIRA ABAIXO COM ESTES "TUBARÖES ENGRAVATADOS" QUE ASSUMIRAM TODO SISTEMA, TANTO NA PREVI, BANCO E AGORA PREVIC.
NOVAMENTE VAI NOS RESTAR OQUE PARA ALIVIAR NOSSO FIM DE ANO?
REALINHAMENTO DO EMPRESTIMO SIMPLES?
DE 100 X VAI PARA 150 X DEPOIS 200 X DEPOIS VOU PARA O ALEM PAGANDO POIS VAI CHEGAR DIA QUE IRA PARA "1000 X"
DESCULPE O SARCASMO, MAS DIATE DOS FAYOS...

ALMIR VIEIRA

Anônimo disse...

De acordo com o Decreto 7.123, de 03/03/10, o RPC-Regime de Previdência Complementar passou a ter a seguinte estrutura:
CNPC-Conselho Nacional da Previdência Complementar (substituiu o antigo “CGPC”);
CRPC-Câmara de Recursos da Previdência Complementar (crpc.sppc@previdencia.gov.br) para examinar recursos contra atos da PREVIC;
SPPC-Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (sppc.gab@previdência.gov.br).

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Quem é você?
Por que não troca o pijama por uma roupa de trabalho e vai à luta?
Você sabe perfeitamente quem pode impetrar a ADIN, está no artigo 103 da Constituição Federal.
Por que não os questiona?
De nossa parte fazemos o possivel.
E ainda temos que aturar acomodados "cheios de razão".

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem do Colega Raposo:

Colegas

1. Vocês querem saber qual foi a alteração feita no acordo?
Simples! "quem leu o Regulamento anterior e o que restou aprovado vê claramente a alteração."

2. A alteração foi sem importância e "não muda a substância do problema". Apenas um detalhe tão sem importância que foi uma exigência do governo e que paralisou o andamento do processo.

Não são respostas dadas nem por humoristas e nem por alguém querendo nos enrolar. São explicações dadas por quem "nos representa" em negociações com o BB e o governo, e que assina acordos em nosso nome, SEM NOS CONSULTAR ANTES. Gente que, pelos cargos que ocupa (e acumula!), nos deveria explicações TEMPESTIVAS e esclarecedoras.

O que temos em 1, eu chamaria de "deboche tautológico": mudou o que não é mais como era antes.
Em 2, temos uma ofensa à nossa inteligência. É elementar que a alteração contábil dos Fundos tem implicações importantes. Que não nos foram nem nos são dadas por quem deveria, por quem está lá para isso. Pelo contrário...

São pérolas como essas duas que mostram que estamos entregues às traças e porque vamos nos ferrando cada vez mais.

Raposo

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da Colega Daisy:

Amigos,

Aí está a resposta da colega Isa Musa.

O memorando de entendimentos NÃO FOI ALTERADO. É só ler o regulamento anterior da PREVI e o novo, comparar e pronto, qualquer um de nós poderá saber qual foi a alteração que o ministério exigiu no acordo provisório de nov/2010.

O que "dizem os técnicos" e o que a colega Isa "ouviu dizer dos colegas que estão dentro da PREVI", ela comenta na mensagem abaixo.

Como estas contabilizações são assuntos muito técnicos seria interessante que nossos estudiosos do assunto fizessem suas análises e comentários. Afinal o Ministério não iria solicitar uma alteração se não tivesse importância nenhuma.

Abçs
Daisy
________________________________________
De: Isa Musa
Para: Daisy Sacc
Enviadas: Segunda-feira, 13 de Junho de 2011 15:33:48
Assunto: Re: ALTERAÇÃO DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS - FINALMENTE DIVULGADA
Prezada Daisy,

É importante deixar bem claro que não houve alteração do Memorando de Entendimentos, mas no Regulamento do Plano apresentado para exame do Ministério. Com base no que fora acordado, os técnicos da Previ prepararam o Regulamento com a inclusão dos artigos relativos aos Benefícios Especiais Temporários (BET) e a forma de custeio desses. O que dizem os técnicos é que o Ministério da Fazenda analisando os artigos incluídos fizeram questão de destacar a maneira como o Fundo Previdencial Patrocinador constasse do Regulamento. Destarte, no Regulamento o Ministério determinou que se fizesse constar no artigo 88 a maneira que seria constituído o Fundo Previdencial Patrocinador, a saber: “ §3º - Em contrapartida, mensalmente será transferido do Fundo de Destinação da Reserva Especial de Patrocinador para conta específica, denominada Conta de Utilização da Reserva Especial do Patrocinador, valor equivalente ao custo do Benefício Especial Temporário referido no caput deste artigo, podendo ser transferido ao patrocinador, a seu critério, observada a legislação aplicável.”

Se o Ministério exigiu a inclusão no Regulamento é por considerar necessário, pois o que diz a tal Legislação Aplicável (da CVM) em vigor é que os ativos atuarias do Plano à ordem do Patrocinador devem ser contabilizados de um lado em Outros Créditos e que sua realização ocorrerá obrigatoriamente até o final do plano. Entende-se por final do plano, a data em que será pago o último compromisso. A PREVI, a exemplo do que faz com o Fundo Paridade Parcela BB, pretendia lançar na conta CAPA.
No Memorando de Entendimentos não consta e nem constava nenhuma alusão ao Fundo Previdencial Patrocinador e a maneira que esse seria lançado na Previ e em contra partida no BB.
Isso ouvi dos colegas que estão dentro da PREVI, acredito que se você estiver duvidando deve escrever à Previ pedindo cópia do primeiro regulamento que foi apresentado ao Ministério e compara-lo como segundo, que foi aprovado em 16.02.
Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

Ao Ilton Batista,

Sou pdvista de 97, vou encaminhar sua mensagem para outros colegas na mesma situação, indignados como eu, do BB levar nossa parte do Superavit já que ele não mais está na condição de nosso patrocinador e sim, nós nos autopatrocinamos.
Somos mais de 3000 autopatrocinados na Previ.

Elisabeth

Anônimo disse...

ATENÇÃO COLEGAS DE SÃO PAULO!!!!

Segundo consta, a Contraf-CUT está apoiando a Chapa 1, nas Eleições do Sindicato dos Bancários de SP, que iniciaram hoje. Então façam a sua parte e votem na Chapa de oposição. Precisamos mudar esta situação!

Anônimo disse...

Sobre o sindicalista.

Concordo que deve ter sindicalista honesto mas são tão poucos que parecem não existir dentro do universo dos sindicalistas desonestos.

Sindicalista honesto é de pouca duração, logo saem do sindicato e voltam a trabalhar.
Se algum honesto ficou por lá é porque se tornou um dos desonestos.

Trocando em miúdos não existe mais sindicalista honesto, eles já acabaram há algum tempo, infelizmente.

Anônimo disse...

No acordo assinado, a data para o encerramento da segunda etapa das das negociações, seria dia 30 de junho. Daqui a 17 dias, portanto. Mas, infelizmente, até hoje nem a largada foi dada. Por isso, acredito que o tal "acordo" assinado não tem amparo legal. Caso contrário as negociações estariam mais adiantadas. Os negociadores do Banco estão na maior tranquilidade, bem despreocupados.

antonio americano do brasil borges disse...

Prezado Marcos,
A respeito da nota publicada na Revista VEJA ed. 2220, sobre a PREVI pelo jornalista Lauro Jardim, que gentilmente respondeu a email que lhe enviei, gostaria que essa Presidencia enviasse ao citado jornalista, informações precisas sobre a situação da PREVI/BB/aposentados. Quem sabe poderiamos sensibiliz-lo a publicar novas notas sobre o assunto?

O endereço do articulista é: ljardim@abril.com.br

Atenciosamente
ANTONIO AMERICANO
GOIANIA (GO)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Americano.

Isso já foi feito.

Anônimo disse...

Colegas, o contra cheque já saiu pela internet.Vergonhoso aumento!
Vamos a luta, pois salafrarios não podem ficar presidindo a nossa caixa de previdencia.
Ladrões!
FORA CHAPA 3!!!! FORAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

Contra-cheque de 06 disponivel.

Anônimo disse...

Colegas,

O contracheque de junho já está disponível.

Anônimo disse...

A FOPAG JUNHO JÁ ESTA DISPONIVEL

Anônimo disse...

Como mentiram para nós, não tiveram um pouquinho de consideração com os aposentados e pensionistas.Se vcs receberem 81.000,oo não vão tirar proveito algum, quem rouba será castigado. Não se esqueçam seus salafrarios.

Anônimo disse...

Sr. Marcos,

Eu sou o covarde de pijama das 12:32 que dirigiu a crítica às entidades que podem tomar providências sobre a ADIN. Anônimos como eu utilizam (utilizava no meu caso) este espaço para mandar recados para os que monitoram o blog.
Respeito sua coragem, seu trabalho e tenha certeza que não correrei mais o risco de deixá-lo incomodado. Em termos de associação de aposentados a AAPPREVI é das poucas que ainda nos resta confiança e esperança. Me perdoe se o Sr. entendeu a crítica a sua pessoa e ao seu trabalho. Perdi uma grande oportunidade de ficar em silêncio. Minhas sinceras desculpas.

Anônimo disse...

Sobre a cesta alimentação AAFBB.
O contra-cheque de junho já está disponível e não consta a referida cesta alimentação.
Alguém sabe alguma coisa?

ESTE É O CARA disse...

Anônimo de 14 de junho de 2011 06:30

- Gostei da sua atitude, de rever o que você disse, ainda que tenha sido interpretado errado, homem de caráter procede desta maneira.

Anônimo disse...

Caro anonimo 6:57 também gostaria de saber.Era tutela antecipada deveria ter vindo esse mes!

Anônimo disse...

CESTA ALIMENTAÇÃO AAFBB - Pelo que consta no processo o mandado só foi entregue (cumprido) em 09/06/2011. Nao sei qual o prazo para implementar. Talvez saia em folha suplementar ou o mes que vem.

Anônimo disse...

O aumento no meu oontra-cheque é uma piada de humor negro, pois a mordida do imposto de renda tambem aumentou consideravelmente.
Cada dia fico mais decepcionado com tratamento vergonhoso que däo a nossa classe de aposentados depois de anos trabalhando e colaborando para o Banco e a Previ.
E pensar que ja foi uma honra encher a boca e dizer "trabalho no Banco do Brasil"
Que triste ver em vida tudo isto!!

Viana

mesquitasantana disse...

Caro Marcos

Ao anônimo das 12:32, meu caro colega, raras vezes encontramos coragem nas pessoas com as quais lidamos diariamente e você é uma dessas pessoas, corajoso não é aquele que bate, mas aquele que pede perdão, porisso ao reconhecer sua estatura moral lhe parabenizo. Nas circunstancias em que tudo ocorreu, gostaria de lhe dirigir um pedido, tente ver através de seus olhos essa gigantesca muralha que se ergue diante do nosso amigo e presidente Marcos, nessa tarefa que repito é uma missão santa e não se afastede do nosso convívio como você escreveu em seu mais recente texto, mantenha sua participação ela é muito importante para todos nós e como já mencionei, estatura pra isso você tem. Desculpe-me a interferência, mas para as boas causas se justifica.


abraços a todos

Carlos Norberto Kasper disse...

Sr.Marcos,

Como é de nosso conhecimento a verba P-220, não está sendo contemplada com os 20% do BET. Embora o relato abaixo seja apenas a minha situação particular, muitos outros colegas poderão ter situações semelhantes e igualmente injustiçados.
Assim, permita relatar-lhe, suscintamente, meu caso, do qual peço parecer preliminar sobre a necessidade ou/não de iniciar ação judicial em busca dos direitos.
1) tomei posse no Banco em 27/04/66
2) aposentei-me em 04.01.94
3) de 02/94 a 06/95, a Previ honrou os valores de minha apos., integralmente, via verba P-300
4)em o7/95, sem qualquer iniciativa minha para tanto, a Previ resolveu fracionar meu benefício em verba P-300 e P-220, sem modificação para mais ou para menos, do até então pago na P-300.
5)como na época ainda havia a cobrança das contribuições mensais, os percentuais devidos foram cobrados s/o total das duas verbas.
6)ao longo dos anos na ativa, as contribuições mensais também foram cobrados s/o total dos proventos auferidos.
Assim, pelo exposto, s.m.j.,penso que o BET me é devido também s/a verba P-220.
Ainda permita dizer que são hilárias e utópicas as manifestações que daqui e dali chegam ao nosso conhecimento, de que os valores contemplados pela verba P-220, seriam para assegurar o direito a eventual pensão de viúvas do grupo pré-67, não contempladas pelo regulamento do PB1. Pergunto: e se ela tivesse faltado primeiro, suspenderiam a cobrança de mensalidades e deixariam de pagar o valor a mim ? Querem nos impingir o rótulo de idiotas a qualquer custo. Não dá para aceitar.
Carlos Norberto Kasper - Arroio do Meio-RS-

Anônimo disse...

SE O ACORDO ASSINADO VALEU PARA O BANCO METER A MÃO GRANDE NA NOSSA PREVI, ENTENDO QUE SE ATÉ 30 DE JUNHO ,NAO CHEGAR A NOVA REVISÃO OU NOVA NEGOCIAÇÃO.,, O ACORDO FOI QUEBRADO, ENTÃO ESTACA ZERO.

Anônimo disse...

Em maio de 2011 a PREVI comprou 1,8% (R$ 60 milhões) do capital da Magazine Luiza, misturando nossos R$ 50 milhões, com R$ 10 milhões do "Plano Futuro", em 604 lojas de varejo.

Agora em junho de 2011, Magazine Luiza, compra 121 lojas no Paraná e São Paulo (por R% 83 milhões)do "Baú da Felicidade", para amenizar o impacto da fraude contábil (rombo de R$ 4 bilhões!)do Banco Panamericano do $ilvio "$$"$antos et caterva.

Viram onde a PREVI (Plano 1 + Plano Futuro) estão se metendo ????

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro anônimo das 12:44

O pior de tudo é que não sabemos como foi costurado esse negócio (?). De se notar que as negociatas sempre ocorrem quando uma banda podre precisa de socorro financeiro.
É o caso de se pedir transparência à PREVI exigindo informações concisas. Afinal, quem decide comprar essas “coisas” e amparado em que estudos?
Na ordem de valores no chiqueiro dos dirigentes quem é priorizado, o ovo ou a galinha? Entenda-se que nesse caso a PREVI é a galinha dos ovos de ouro que troca os galados pelos goros - para deitar em ovos podres.

Que tal uma auditoria?

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 12.39: OK. Se o termo de compromisso não for cumprido até 30 de junho voltamos a estaca zero. O Banco devolve os 7 bi e nós devolvemos os 20% que estamos recebendo todo mês e mais as 12 parcelas que também já recebemos.

Anônimo disse...

Queridos colegas, queridos amigos,

Está tudo muito bem dito e eu só gostaria de saber agora, o que faremos?
Há possibilidade de ADIN?
Façamo-la.
Belíssimo o trabalho do Edgardo, do Marco e do Rossi.
Como pode ser que um lado que tenha indivíduos como esses, possa se amedrontar com um lado de pelegos?
O estatuto não permite mais a eleição do Sasseron?
Cuidado!
Sasserons crescem em nosso país mais que jabuticabas.
E o ano todo.
Portanto eu diria que agora é vestir a camisa e partir para o combate.
Será qie a Constituição ainda conta?
Será que a justiça ainda existe?
Nunca saberemos se não as solicitarmos.
Tenho orgulho de estar deste lado.
Mas não tenho paciencia para conversa mole.
Vamos em frente.

Anônimo disse...

AUDITORIA JÀ!!!!!!

Pensionista disse...

Queremos sim Sr Marcos uma AUDITORIA!!!!

Anônimo disse...

O blog do Medeiros está divulgando que a PREVIC mandou a Previ acabar com a farra das altas aposentadorias e rever as aposentadorias que foram concedidas sem teto. Dai que tem gente graúda que terá de devolver dinheiro, inclusive uma ex-diretora da Previ recem-aposentada e que tem até um blog na internet.

Anônimo disse...

Colegas esta tudo dominada. Não adianta espernear, até o Judiciário se curvou ao poder econômico.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O nosso Colega Juarez Barbosa - o incansável - nos dá mais uma aula de como repassar informações

http://www.previpb1emfoco.blogspot.com/

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Publicado no Blog do Juarez Barbosa (http://www.previpb1emfoco.blogspot.com/).

Caro Juarez.

Conta-se nos dedos os poucos Colegas que saem do pijama para botar o pé na rua. Se assim é, onde vamos buscar gente para freqüentar os corredores do Congresso fazendo lobby? Como conseguir inflamar participantes de outros fundos se não conseguimos atingir a mínima parte dos componentes do nosso? Que mágica nos levará a conscientizar as Associações de eternos presidentes acomodados? Qual argumento levará a FAABB a descer do muro se nem ao menos estamos certos de que lado está?
Meu caro Juarez, “a teoria na prática é outra coisa”. Seria ótimo se o seu entusiasmo funcionasse como uma borracha para apagar todo o ceticismo que me invade no momento. Os dois instrumentos que defendemos são válidos para uso nas funções a que se prestam. Acredite ou não a ADIN está mais próxima de nós do que o PDC 9/2011 do Deputado Federal Eduardo Sciarra. E os dois têm pernas próprias. Deixemos que sigam seus passos sem empurrá-los afoitamente.

A ANAPAR já declarou publicamente que ainda neste mês a ADIN será ajuizada por sua iniciativa, conjuntamente com a CONTRAF. E seu empenho é tamanho que descartou a parceria de amicus curiae no momento, conforme e-mail que recebi da Presidente Claudia Muinhos:

Prezado Marcos Cordeiro,

A ANAPAR tem recebido solicitação de diversas entidades para fazerem parte da Ação contra a CGPC 26. Conforme e-mail enviado para a Isa Mude, a ANAPAR e a CONTRAFF optaram por ajuizar a ação neste momento, sem outros atores. Pretendemos dar ampla divulgação ao assunto, fazer uma grande movimentação em torno do tema. Avaliamos que com esta movimentação mais associações vão se interessar em participar da ação.
Cabe esclarecer que a ANAPAR não está sujeita a pressão política para desistir desta ação. Vamos até onde precisar.

Portanto, impetrada a Ação, a ANAPAR estará ocupada em conclamar adeptos para somar forças, aí incluídos os demais Fundos e Associações ou quem se dispuser a engrossar o cordão formado.
Quanto ao Projeto do Deputado, chagada a hora encontraremos como agir, já com o peso da ADIN e de todos os que estiverem no bloco de apoio. Ai teremos a força do conjunto arregimentado pela ANAPAR, para tentar convencê-los para trabalhar, também, em benefício do PDC 9/2011.
Perdoe-me pelo abuso da intromissão, mas reconheço que continuamos no mesmo barco.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.

13 de junho de 2011 19:07

Anônimo disse...

É uma guerra.

Já fizemos contato com o inimigo, há bastante tempo.

Podemos vê-lo bem assentado em suas sólidas fortificações, aparentemente tranquilo, sem dar mostras de ter nenhuma pressa.

Está certo de que nos vencerá pela fome, pela sede e pelo cansaço, e espera não ter que desperdiçar um único tiro.

Situação bem diferente é a nossa.

Estamos lutando contra o tempo, nervosos, tensos, ansiosos pelo início das hostilidades.

Alguns dos nossos, mais despachados, já se aventuraram em algumas escaramuças isoladas.

Malgrado o exaustivo e bem intencionado esforço, nenhuma delas logrou despertar maior atenção do outro lado.

Nós outros, a maioria, ficamos atirando a esmo, no mais das vezes atirando em nós mesmos, naquele conhecido "fogo amigo".

Muitos já estão sem munição.

Anônimo disse...

Gente inocente. O VICE DA ANAPAR É O SASSERON E ACHAM MESMO QUE A CONTRAF CUT VAI BRIGAR COM O BANCO? ESQUECEM QUE O BANCO NOMEOU UM REPRESENTANTE DA CONTRAF CUT PARA AP 2 E QUE ESSE SINDICALISTA DA CUT É QUEM NEGOCIA NOS DISSIDIOS COM O BANCO? ESSA HISTORIA DE ADIN DA ANAPAR É CONVERSA PRA BOI DORMIR LÁ TODOS SÃO PETISTAS.

Anônimo disse...

Não entendi este ultimo post.
Quem fala o que para quem?
A Anapar e a Contraf vão entrar com a ADIN?
A contraf?
Mas não são os sindicalistas?
Aí tem coisa.

Anônimo disse...

Eu não ouvi falar absolutamente nada sobre a resposta da receita à enquete da Previ.
E aí, o imposto cobrado do nosso recebimento como é que fica?
Será que a gente nunca vai ter respostas?

Anônimo disse...

Desde a edição da Lei Complementar 109, de 29 de maio de 2001, publicada no DOU de 01/10/2001, as diversas distribuições de superávits da PREVI foram feitas com fulcro nesse diploma legal e chanceladas pela ex-SPC, sem a menor contestação, obedecendo rigorosamente as suas diretrizes. Trata-se de uma lei que nasceu para viabilizar o disposto no artigo 202 da Constituição Federal e disciplinar o sistema de Previdência Complementar, ou seja, traçar um norte para as atuações das EFPCs e órgãos reguladores e fiscalizadores.
Portanto, a partir do primeiro dia de vigência desta lei, os direitos adquiridos dos participantes e assistidos sobre os recursos do Fundo de Pensão ficaram mais explícitos como únicos beneficiários do Plano 1, de acordo com artigo 20, bem como os donos exclusivos dos superávits técnicos da Caixa de Previdência, cabendo ao patrocinador deles usufruir somente no caso de reduções das suas contribuições. Assim sendo, o Estatuto e Regulamento estabelecem e qualificam o Banco do Brasil, na condição definitiva de patrocinador do Fundo.
É muito importante salientar que a Resolução 26, de 29 de setembro de 2008, DOU de 01/10/2008, de autoria do ex-Conselho de Gestão da Previdência Complementar-CGPC, atual CNPC, a rigor, não molestou a Lei Complementar 109/2001 em nada, sequer a descreve no seu bojo, não faz inovação, revogação de artigos, alterações redacionais de uma mínima letra que seja, de modo que é um documento formatado para as EFPCs. Também seria inconstitucional de plano uma Resolução Administrativa inferior na hierarquia das normas jurídicas, sobrepor-se a uma Lei Federal Complementar.
Conhecedora profunda da Lei Maior por aplicá-la anos a fio --- LC 109/2001---, caberia a EFPC-PREVI, vendo que a Resolução 26/2008 continha orientações conflitantes com a lei federal, esquivar-se de colocá-la em prática e contestar, em juízo, a sua validade, porque segundo o artigo 5º da CF, inciso II, ipsis literis, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
Ordem inovadora e fora dos parâmetros habituais, sem dúvida alguma, era digna de atenção especial e redobrada, mesmo porque envolvia a distribuição de bilhões de reais para o patrocinador, em condições suspeitas, ilegais e notoriamente de cunho político.
Em face da modificação bombástica (meação ao BB), entendo que houve precipitação das entidades representativas que no afã de neutralizar os efeitos da Resolução, acabaram tomando a frente das EFPCs, impetrando Mandados de Segurança Coletivo, acionando, a meu ver, o réu errado, e, por conseguinte, remédios jurídicos igualmente equivocados.
Seguramente o ex-CGPC tem poderes para editar Resoluções, desde que ao fazer normatizações, respeite o que está contido nas leis, sob pena do seu ato ser anulado. O fato é que não houve prudência e cautela por parte da PREVI que agiu ao arrepio da ética e da lei de forma deliberada, pois todos nós sabemos que a nossa Caixa, quando quer, é ferrenha no cumprimento das normas, notadamente em assuntos vinculados aos aposentados, mas foi nitidamente conivente em favor do patrocinador, ao cumprir uma determinação flagrantemente indevida e ilegal.

Primeira Parte.

Anônimo disse...

Por tudo isso, após refletir bastante, de ler e reler várias vezes a Resolução CNPC 26/2008, na minha ótica, devemos entrar com uma ação judicial contra Conselho Deliberativo da Previ, na Justiça Comum, possivelmente com arrimo nas Leis: 7.492/1986 e 10.741/2003, artigo 102, por crime de Gestão Temerária, desvio da poupança de pessoas idosas para outras finalidades, desobediência a Lei e a Constituição Federal e, sobretudo, por envolver valores estratosféricos que redundaram em enormes prejuízos financeiros para os participantes e assistidos. Seria exigido que a PREVI ficasse obrigada a sustar o imediato cumprimento da Resolução 26/2008, passando a observar rigorosamente a Lei Complementar 109/2001 e que estornasse os valores creditados ao patrocinador, além de contestar juridicamente a validade da Resolução.
Salvo engano, acho difícil o STF enxergar ato inconstitucional na Resolução 26/2008, porquanto entendo que o seu autor foi muito esperto e inteligente ao não fazer qualquer alusão a Lei Complementar 109/2001 no seu conteúdo, justamente para furtar-se da acusação óbvia da inconstitucionalidade. Nessa linha de raciocínio, não disse em lugar algum que o artigo 20, por exemplo, da lei, a partir daquela data passaria a ter outra redação, ou seja, a do artigo 15 da Resolução, por sinal, o que concede os 50% dos superávits ao BB. Simplesmente editou a Resolução e os Conselheiros Deliberativos indicados pelo banco devem ter forçado a implementação através do Voto de Qualidade. De sorte que no momento existem dois instrumentos sobre a matéria: um legal – LC 109/2001 -- e outro genérico, a Resolução 26/2008, mas é este que vem sendo obedecido por absoluta irresponsabilidade.
Dessume-se que a Diretoria Executiva do BB, composta por cobras criadas, não iria confiar somente em parecer do seu serviço jurídico para embrenhar-se nessa aventura. Fazer contabilizações de valores vultosos, distribuir lucros, pagar dividendos, sem possibilidade de estorno em caso de malograr o esquema, foi porque tinha alguém com as costas largas (Presidente Lula) garantindo o risco e também a certeza de que as sentenças judiciais seriam favoráveis ao Governo.

- Final -.

Anônimo disse...

Colegas,

Existem pessoas que só são participativas, quando vislumbram alguma vantagem pessoal.

O caso mais triste é o da Cecília, que parecia uma abnegada lutando por ideais, e de repente tornou-se apática e desinteressada pela causa que defendia.

Resumindo só estava preocupada com o seu cargo e fez de conta que nos representava.

Anônimo disse...

Site da PREVI:

" O lixo enquanto negócio sustentável "

" A PREVI investe no setor "

Meu medo é que tenham algum projeto para investir na matéria orgânica dos Participantes do Plano 1 e resolvam acelerar o processo.

Para a Diretoria da PREVI somos lixo.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

A Assessoria Jurídica da AAPPREVI, já estudou o assunto sobre a verba P-220, para entrar com Ação Judicial.
Agradeço a informação.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

A AAPPREVI aguarda o posicionamento da PREVI a respeito do assunto envolvendo a verba P-220, prometido para breve.

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar sobre a Cesta Alimentação? Ordem Judicial precisa ser cumprida Ou para a PREVI, não?

Anônimo disse...

São exatamente 8:31m , tentei entrar no site da PREVI e fora do ar:

Site temporariamente indisponível. Por favor, tente mais tarde.

.

.

PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Anônimo disse...

Quem será que rouba mais a PREVI< CASSIou BB?
No meu contra cheque veio novo aumento para a Cassi! Em março aumentou e agora outro? Dão aumento com uma mão e tiram com a outra! Coitado de nós pensionistas e aposentados!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB
COMUNICADO nº 15 - 14 de junho de 2011

ADIN, já! – Apelo às associações
Aos Colegas Dirigentes e aos Associados das Entidades de funcionários e aposentados do Banco do Brasil,

1. A Resolução nº 26, do CGPC, de 29 de setembro de 2008, já vai fazer 3 anos de vigência. Forte e rija como nunca, produzindo seus nefastos efeitos no pat rim�?nio da PREVI. Convalidada na prática, de forma disfarçada e sub-reptícia pelo acordo assinado em novembro do ano passado, por meio daquele malfadado plebiscito, cuja promoção e aprovação contou com a participação das nossas entidades lá representadas.
2. Se as nossas Associações foram iludidas, mal informadas ou mal orientadas, já não vem ao caso. Cumpre que resgatem os seus compromissos com seus associados e, ime diatamente, se UNAM, se ORGANIZEM e COBREM quem de direito, para que seja impetrada uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, questionando a Res.26.
3. Apelamos aos dirigentes e associados das nossas entidades para que leiam atentamente o artigo “ADIN – Quem se habilita?”, de 05 de junho passado, de au toria do colega Marcos Cordeiro, da AAPPREVI, hospedado em
http://www.previplano1.com.br/
4. Aos Associados apelamos ainda para que se façam ouvir perante as suas entidades, PRESSIONANDO os dirigentes eleitos, por uma ATUAÇÃO URGENTE, ATIVA e TRANSPARENTE, na defesa dos nossos interesses. Cabe a nós, associados, acabar com o "jogo de empurra-empurra" e mostrar que não estamos acomodados.
5. A Presidente da FAABB, habitualmente se isenta de cobranças que lhe são feitas, dizendo que “apenas cumpre o que as sua filiadas determinam”. Agora, com quase três anos de vigência e efeitos da Res.26, a mesma colega diz “A FAABB tem convicção de que somente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pode tentar por fim de vez à sangria que o BB submete a Previ.”
6. Assim, é imperioso e URGENTE que os associados AJAM junto às Entidades e que estas AJAM junto à Federação e cumpram o papel que delas se espera, PRESSIONANDO para viabilizar uma luta real e efetiva contra a nefasta Resolução nº 26.
Endereços de associações/entidades - http://www.unap-bb.org/Links.php
(ajude-nos, enviando outros endereços para serem divulgados)
APOIE O MOVIMENTO UNAP-BB - http://www.unap-bb.org/Como-Apoiar.php

www.unap-bb.org
A UNIÃO DE TODOS É A NOSSA ÚNICA DEFESA EFETIVA

Anônimo disse...

APOIO AO TRABALHO DO ANONIMO DAS 18:09 - A analise está muito boa e a considero mais válida do que uma ADIN, apoio integralmente a ação que deve ser contra a PREVI - eu incluiria a Diretoria Executiva também - por gestão temerária.

Anônimo disse...

anônimo das 04:35, 15/6/2011,
O reajuste foi de 6,44%, para todas as verbas, inclusive Cassi.

Anônimo disse...

Colegas, eu também gostaria de saber sobre a cesta Alimentação. Alguém saberia me informar?

Anônimo disse...

Colegas,

O CNPC pode editar Resoluções consideradas absurdas, inexequiveis que lhe derem na telha, agora, na outra ponta, cabe as EFPFs, na qualidade de gestoras e defensoras dos recursos dos participantes e assistidos dos Fundos de Pensão, analisar se cumprem ou não as ordens. Afinal de contas, Resolução não é lei. Acima de tudo vale o artigo 5º, inciso II, albergado na CF/88.
Se surgir uma Resolução determinando que os Conselheiros da PREVI renunciem aos seus mandatos para uma renovação, será que eles assinariam os pedidos? É claro que não, pois mexeria nos seus bolsos.
Em resumo, O Conselho Deliberativo da PREVI foi o principal responsável por esse imbróglio e deve pagar pelo que fez. Evidentemente que as duas partes descumpriram a lei federal, mas a PREVI possui Consultoria Jurídica de luxo e não temos notícia da existência de um parecer técnico abordando a validade da Resolução. Aliás, a PREVI nunca se manifestou para declinar as razões que a levaram a embarcar nessa canoa furada nº 26/2008.
Sem dúvida alguma a nossa Caixa ao desobedecer à lei, negligenciou no cumprimento das suas funções e contribuiu de forma cabal para alimentar esse grave conflito, resultando em prejuízos financeiros bilionários para os aposentados. É ponto pacífico que as EFPCs deveriam, prioritariamente, ter contestado a Resolução 26/2008 por ter obrigação estatutária de preservar o patrimônio que administram.
Ainda podemos corrigir os erros táticos cometidos e focar no verdadeiro culpado, acionando-o na justiça, sem delongas. Acredito que esse atalho pode resolver o problema mais rápido do que via de uma ADIN, salvo melhor interpretação.

Anônimo disse...

Apenas para esclarecer:
Resolução 26/2008

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE GESTÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 3º, 5º e 74 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, e o art. 1º do Decreto nº 4.678, de 24 de abril de 2003, torna público que o Conselho, em sua 110ª Reunião Ordinária, realizada no dia 29 de setembro de 2008, considerando o disposto nos arts. 18 a 22 da referida Lei Complementar, resolveu:

O Conselho de Gestão utilizou das prerrogativas de orgão normatizador mas, acabou legislando citando os artigos 18 a 22 da Lei Complementar, quando apenas o artigo 18, a principio, deveria ser regulamentado.

Anônimo disse...

Depois de mais de ano debatendo e tirando conclusões as mais variadas possíveis e, sem ser advogado, está me parecendo que o caminho mais apropriado se apresentou:
-acionar dirigentes da Previ pela irresponsabilidade com nossos recursos.

Os termos e os meios não tenho nem idéia, mas creio que é o caminho.

Lei é LEI !!! o resto é... disse...

A Resolução 26 existe e foi editada pela CGPC. Ela pode conter as maiores bobagens em seus artigos:
P.ex.: "Metade do superavit dum Plano de Beneficios deverá ser concedido à patrocinadora..."(art. 15 )

O que NÃO PODE é modificar QUALQUER artigo de uma Lei Complementar !!!!
e isto a Resolução teve o cuidado de não citar o artigo 20 da Lei Complementar, p. ex.; ..."Fica extinto o art. tal da Lei Complementar tal"... (
Isso uma ADIN "derruba" a Resolução por ser expressamente inconstitucional pela hierarquia das Leis, um relés Resolução querer modificar EXPRESSAMENTE UM ARTIGO (que seja) de qualquer LEI( ainda mais uma Lei Complementar)

Então: Simplemente não se usa o artigo 15 da Resolução 26 e USA-SE O ARTIGO 20 DA lei complementar 109/01 QUE NÃO FOI EXTINTO OU MODIFICADO....

É tudo uma questão de usar OU NÃO! as opções estão aí, porém a PREVI e o BB usaram e MAL um artigo duma resolução, ao contrário do que REZA UMA LEI..(válida ainda!)e LEI COMPLEMENTAR, para ser mais forte que uma lei própria...
(acima da Lei Complementar: SÓ TEMOS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, que diz: "ninguém é obrigado a fazer, ou deixar de fazer, senão por força de....LEI ! (repito: por força de LEI ( e não de resolução.)
PONTO FINAL...
(entenderam por que a Resolução 26 não modifica a Lei ?) ela simplesmente resoluiu uma coisa ruim e óbvia, que só os incautos e despreparadas a usaram...
(é uma "SPP" - ...se pegar pegou...) se colar: COLOU !
então: O STF nunca vai contrariar a resolução 26 (que pode dizer o que quiser, só não DEVE E NÃO PODE ser aplicada quando a LEI (repito A LEI !) LEGISLAR EM CONTRÁRIO e não for modificada textualmente por outra LEI e esta deve ser do mesmo porte daquela a ser modificada, ou seja LEI COMPLEMENTAR, no caso..

Vamos respeitar as hierarquias das Leis, previstas na Constituição Federal, senão vira bagunça...

ernandez2008 disse...

Colega Marcos,

Tenho lido os comentários e postagens nos mais diferentes blogs e preciso exernar meu sentimento. Sei muito bem que o blog não tem objetivos politicos. Mas não restam dúvidas que uma grande maioria dos funcionários do banco tem sua parcela de culpa pelo que acontece atualmente conosco.

Todo mundo metia o pau no governo anterior. Sei que não foi essa maravilha. Agora como vi e assisti, fui recriminado por diversos colegas quando dizia que não votava em PT muitas vezes fui reprimido com veemencia e até ar de gozação. Mas nunca confiei no tal de LULA, pois quando vejo aquele crápula na TV desligo imediatamente, pois esse é o responsavel por todas as mazelas que hoje vivemos. eu nunca ví o PT fazer nada pelo banco, previ ou aposentados. O tempo todo so procurou tirar o que é nosso. Muitos colegas - de pouco senso critico - acreditava que o LULA era a redenção do trabalhador, iria melhorar a vida de todos nós. Olha só o que é que deu.e digo mais, para revertermos um pouquinho das mazelas existentes, teremos que arregaçar as mangas com muita garra, senão, em um curto espaço de tempo irão tomar tudo, intervir na previ e outras maldades mais. ABRAM DO OLHO. PT NÃO DÁ CAMISA A NINGUEM. OS SINDICATOS ESTÃO TODOS CEGOS, SURDOS E MUDOS. NÃO TEM MORAL PRA NADA, DE TANTO DEFENDEREM O PT E HOJE ASSISTEM ESSA DESGRAÇA QUE ASSOLA A TODO POVO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

A resolução 26 citou sim, os artigos 18 a 22 da Lei. É o que consta no preambulo da Resolução: "em sua 110ª Reunião Ordinária, realizada no dia 29 de setembro de 2008, considerando o disposto nos arts. 18 a 22 da referida Lei Complementar, resolveu:"

Anônimo disse...

Colega Ernandez2008,

O poder corrompe e a corrupção destrói um Pais. O PT está tomando um rumo perigoso, que pode ameaçar a democracia.

Quando quem deve dar bons exemplos e pego todo dia em mentiras, roubos, atropelando leis, etc ..., todos sabemos onde isto vai acabar.

Anônimo disse...

Você não conhece nada do BB. Nunca fui sindicalista, mas tenho 32 anos de Banco e se não fosse por eles...tinhamos perdido tudo na década de 80. Prefiro eles á toa do que pessoas como você querendo dar uma de sabichão.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Pela sinceridade de propósitos que encerra, permito-me publicar mensagem particular recebida do Colega Milton Bertoco, com a certeza de que estarei contribuindo para consertar estragos e quebrar a generalização desmedida que este meu artigo possa ter subentendido.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
==================

Caríssimo Marcos

Com a mesma isenção que, nesta data, estou repassando seu oportuno artigo "Pirita", sinto-me na obrigação de manifestar-me pelo repúdio à generalização cometida no seu artigo "O Sindicalista" - isenção de quem jamais foi, sequer, delegado sindical.

Embora o estereótipo citado seja, realmente, aplicável a muitos deles, termos colegas aos quais a genereralização certamente não fará justiça. Esses "Tipos Inesquecíveis" são interessantes e até divertidos, mas podem ser aplicados a qualquer categoria, de blogueiros (não tenho intenção de ironia e não me refiro a você) a agricultores (lembra-se que o BB na sua divulgação achava que andavam todos de camisa xadrez e botinas?) às quais, com certeza, não fazem justiça.

O expurgo dos pelegos que tomaram conta do sindicalismo e a discussão de quem deve representar os aposentados é medida necessária e urgente - e deve ser feita pela efetiva participação de todos - mas o sindicalismo, especialmente em relação ao pessoal da ativa é força e organização que não deve ser desprezada, especialmente com base, apenas, em momento histórico desfavorável.

Quero que compreenda a sinceridade dos meus propósitos - não sou, não fui e não tenho amigos ou parentes sindicalistas - mas, vou lhe ser tão sincero quanto a honestidade das nossas lutas me permitem - o ataque indiscriminado pode, a alguns, cheirar como discurso em causa própria. Sinceridade de quem foi esculachado nos grupos por lhe dar crédito.

A sua grandeza saberá entender a sinceridade da minha intenção.

Cordialmente

Milton

17 de junho de 2011 04:49

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagens recebidas:

Na escola onde vocês aprenderam, na próxima encarnação quero estudar.
Nesta, não dá mais tempo! (risos)
Vai "matar a pau" assim, longe!!!
Parabéns a ambos!
Abraços,
Joel

==================

Em 17 de junho de 2011 09:27, Milton Bertoco escreveu:


Caro Marcos

Não porque a mensagem é minha, mas esse espírito democrático e a grandeza dessa atitude é que lhe faz respeitado. Nada impede que discorde do meu pensamento, mas ouvir o contraditório demonstra desprendimento.

Publique o meu agradecimento pela seu comportamento, por favor.

Milton

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Marcos e Milton,
Apesar de o colega Marcos ter pintado uma obra quase perfeita sobre o “Moderno Sindicalista”, seu texto, ao generalizar, como bem apontado pelo Colega Milton, não deixa de cair em pecado venial.
Ofereço como solução equidistante, o termo que outro dia utilizei – ao tratar do mesmo tema -, para definir esse tipo de sindicalista retratado pelo colega Marcos: “O Piqueteiro”.
Para entender em que contexto foi usado, repasso abaixo as mensagens, à época, enviadas aos meus correspondentes:

Caro Colega 1
O BB tem, no mínimo – e eu gostaria que se alguém puder re/ratificar ou desmentir o que estou escrevendo aqui, que o faça -, quatro experiências anteriores sobre esse tema:
1. Os Diretores não funcionários recebiam normalmente os seus proventos e não contribuíam para a PREVI por serem temporários na empresa e não estarem vinculados ao Plano de Previdência Complementar;
2. Os Diretores funcionários optavam por receber, caso mais elevados, os proventos de Direção, mas continuavam contribuindo para PREVI com base nos seus proventos normais ou, sobre os atribuídos ao AP 01, se mais elevado do que os do posto originalmente ocupado;
3. Os Funcionários pré-67 – Estatutários como os recentemente nomeados – tinham todos os seus proventos pagos pelo BB e, as contribuições para a PREVI também. Tanto é assim que, quando o BB e a PREVI resolveram que a segunda assumiria os Pré-67, o BB teve que fazer os recolhimentos dos valores devidos (é verdade que só pagou com a mão esquerda quando já tinha tomado os recursos da PREVI com a mão direita, e com sobras);
4. Os Administradores no Exterior passam a recolher para a PREVI e CASSI com base em uma tabela de correspondências que em nada tem a ver com os proventos percebidos lá fora. Só isso daria uma longa estória.
Portanto, que o BB use esses exemplos para sanar as suas dificuldades em efetuar as poupanças previdenciárias de seus Dirigentes Estatutários – não celetistas, portanto – sem meter a mão no nosso patrimônio sob administração da PREVI no PB1.
Mormente num período em que o plano já se encontra fechado e os sucessivos superávits apresentados apontam para a não mais contribuição, tanto da patrocinadora como dos associados e assistidos.
Imagine que, com um ano de não-contribuição o cumpanhero apeado do cargo de Diretor, pode optar por continuar não-contribuindo com base no teto de R$ 81.000,00 e, 24 meses depois, sem nunca ter contribuído, aposentar-se com essa bolada a ser paga mensalmente pela minha, pela sua, pelas nossas contribuições de 30, 35, 40 anos de PREVI.
E isso, numa bem administrada política de rodízio da cumpanherada pode colocar a patota toda de piqueteros numa vida mansa para sempre, a custa dos otários aqui.

Caro Colega 2
Importante esclarecer que, quando eu uso o termo "piqueteiro", não estou me referindo a todos os sindicalistas, mas apenas àqueles – lamentavelmente, uma maioria sufocante, pelo que se observa hoje - que fizeram dos sindicatos o seu empregador e se profissionalizaram como tal, em nada se preocupando pela legítima e necessária luta classista.
O mesmo vale para "cumpanhero", em relação ao partido político empregador e à política como modo de vida.
Assim, temos “cumpanheros” de muitos matizes - da extrema esquerda a extrema direita -, tudo de mentirinha, pois nem capacidade para entender o que isso realmente significa eles possuem.
São todos “gersons”, garotinhos expertos, com tempo e talento de ratos e hienas para aproveitar as “oportunidades” que os corruptores lhes oferecerem!
Sem o menor respeito pelos colegas e, muito menos, por si mesmos.

Fica, portanto, a sugestão: “Piqueteiro”.


JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES