domingo, 10 de abril de 2011

Indicação para a FAABB

Apoio a Marcos Cordeiro, da AAPPREVI

Antonio Carlos Raposo

Colegas,

Foi reaberto o teatro das “negociações”, com a participação dos mesmos atores da peça anterior.
Atores auto-indicados, “aceitos” pelo Banco, não escolhidos e nem eleitos por nós para ESSE FIM, que assinaram um acordo em nosso nome sem nos consultar previamente sobre o que assinariam. Acordo esse que já consentiu/entregou metade de todo e qualquer superávit que a PREVI obteve desde 2007 (R$ 15,8 já contabilizados) e venha a obter até o final do Plano 1.

Fica uma pergunta: esses “nossos” negociadores que aí estão enfrentaram o Banco em alguma coisa?

No último dia 5 de abril, a “generosa” Presidente de FAABB, num ato pessoal e “democrático”, abriu a possibilidade de que as suas filiadas fizessem a indicação de mais uma pessoa para se integrar à “nossa” representação. O edital da “benesse” dava um enorme prazo de 6 dias (!) para que as entidades se entendessem e enviassem suas indicações à Federação. Esse mesmo edital dizia “a indicação de mais um nome dentre os atuais Presidentes em efetivo exercício nas associações filiadas” e “O Presidente que reunir o maior número de indicações por parte das filiadas será o escolhido.”

A AAPPREVI, filiada de âmbito nacional ao contrário das AFABBs, logo submeteu a todos a “candidatura” do colega Marcos Cordeiro. Mas, não obstante a clareza do edital nesse ponto, começaram a surgir indicações de nomes de outros colegas, valorosos, que, entretanto, não preenchiam o requisito da regra inicial (ser Presidente de uma filiada). Consultas e respostas “imprecisas”, e não importa se de boa-fé, estabeleceram uma inconveniente dispersão na discussão, e divisão de opiniões.

O fato é que essa enquete para escolha de mais um representante está compatível com o trabalho da companhia teatral. Sabendo-se, desde dezembro/2010, que haveria novas negociações, porque não foi promovida, com o devido tempo e organização, uma consulta nacional, séria, para que os representados escolhessem TODOS os nomes da “Comissão de Negociação”, para termos uma representação de fato? (desculpem pela pergunta infantil)

Outro fato, gostemos ou não, é que o cenário está montado e o ato já começou. Cabe-nos ou fechar os olhos ou assistir ao espetáculo. Aliás, não apenas isso. Como a direção foi bondosa, podemos, todos, fazer um “bico” de figurantes e “participar” dele. Como? Envolvendo-nos com essa indicação na vaga outorgada.

Diversos nomes de valor têm sido sugeridos nos grupos. E, se fôssemos ignorar o requisito de “ser Presidente de filiada”, muitos outros ainda poderiam ser lembrados. Exemplifico com apenas cinco, simbólica e propositalmente, pois se fosse estender a lista, certamente, cometeria injustiças por omissão: Tollendal, Adrião, Ruy Brito, Piani e Faraco, p.ex. Mas qual a utilidade de se indicar nomes fora da regra? Será que ajuda ou atrapalha?

Nesse enredo, gostaria de declarar meu apoio ao colega MARCOS CORDEIRO, da AAPPREVI.

Não conheço o Marcos pessoalmente. Apenas pela sua atuação na AAPPREVI e pelos seus textos. E pelo que vi até agora, ele seria a nossa melhor escolha, tranquilamente. Relaciono algumas “virtudes” que sustentam a minha opinião:

- entre os possíveis indicados, Presidentes das filiadas – que merecem, todos, o nosso respeito – e inclusive entre os nomes sugeridos “fora do requisito”, o Marcos Cordeiro tem sido o mais ATIVO e ATUANTE dirigente de Associação;

- entre todos esses, ele tem sido o mais COMBATIVO, apontando, publicamente, as maracutaias e os conluios que têm sido feitos;

- tem demonstrado, por suas ações e pelo que escreve, ter COMPETÊNCIA e CORAGEM para enfrentar os esquemas armados no teatro;

- não queremos mais um para dizer SIM a tudo o que o Banco impõe;

- ele é “NOVO” e INDEPENDENTE; não faz parte da política que, infelizmente, costuma contaminar as relações nas nossas entidades, e nos dividir;

- a AAPPREVI é de âmbito nacional e foi criada, especificamente, para promover a defesa dos nossos interesses;

- mesmo sem ter a ilusão de que um novo representante vá conseguir alterar substancialmente um “jogo de cartas marcadas”, com o Marcos lá eu creio que, pelo menos, teremos informações corretas e seguras do que se passa nessas negociações.

A indicação, pelo edital, é do nome de um Presidente de filiada, e deve ser feita pelos Presidentes das filiadas.

Peço aos colegas que me leem que avaliem a indicação do nome do Marcos Cordeiro, e que sugiram às Diretorias de suas Associações, que votem no Marcos.

Raposo

et. esta é uma posição pessoal; o Movimento pela UNAP-BB, como pode ser visto no site (www.unap-bb.org) optou por não apoiar nenhum nome e se manter na posição de “não reconhecimento” da representação já existente.

Observações do Blog:
O Colega Antonio Carlos Raposo é integrante do NIM – Núcleo de Implantação do Movimento pela UNAP-BB.

Curitiba (PR), 10 de abril de 2011.

49 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da UNAP-BB, e grupos:

Caríssimos amigos,

O grupo Acorda-BB, o movimento UNAP-BB e o grupo REDE-SOS estão disponibilizando um link para todos que quiserem apoiar a carta do colega João Rossi Neto contra a resolução 26, ao STF para o EXmo Dr. Cezar Peluso.

Acessem o abaixo assinado para apoiar a carta do colega:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8712


Solicitamos aos colegas que já manifestaram seu apoio aqui no grupo, que também assinem o abaixo assinado, pois a petição será encaminhada como documento único com a assinatura de todos os apoios.

Acreditamos que desta forma nosso apoio será mais organizado e melhor recebido pelo Dr. Cezar Peluso.

Repassem esta mensagem e o link para suas listas para colhermos o maior número de apoios possível.

Obrigada
Daisy

elvira disse...

Concordo com todas as ponderações feitas pelo colega Raposo. Sabemos da competência do Marcos, e é exatamente o que incomoda e eu até entendo. Só não dá para entender as artimanhas para que ele não participe das negociações.
Abraços

elvira disse...

www.previpb1emfocoblogspot.com/

Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 9/11, do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), que anula parte da resolução 26 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC). Editada em setembro de 2008, a resolução regulamenta o destino do superavit das entidades de previdência complementar. Segundo Sciarra, a norma contradiz a Lei Complementar 109/01, que trata do tema...
Um raio de esperança.

Paulo Motta disse...

Amigos,

ASSENTO À MESA DE NEGOCIAÇÕES

Se os homens não tivessem pontos de vista diferentes , não haveria evolução. Assim, é natural que pululem opiniões divergentes a respeito desta questão à epígrafe, segundo o conhecimento que cada um tem do assunto.

Defendo incondicionalmente a designação de MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE, e nem há mais necessidade de explicar porquê. Muitos comentaristas já o fizeram, de forma até superior a mim. Àqueles que defendem as posições de Isa, explico que também tenho por ela muito respeito e, em momento algum, extrapolei os limites da crítica civilizada que lhe fiz. O problema é que há informações circulando de que as AFAS são organizações conduzidas sob forte influência da ANABB. Como se não bastasse isso, para desacreditar alguém que delas surja, ainda que de bom caráter e intenção, se um crítico da estatura de JOÃO ROSSI escreve um comentário como esse seu de hoje, é evidente que a reunião não passará mesmo de mais um belo espetáculo circense; porém, circo desses de nossos dias, que divertem até crianças, e não circo romano, no caso da presença de MARCOS.

Não sei de que profundidades Rossi retira tanto conhecimento correto; mas, que ele tem autoridade moral para dizer o que sempre diz, lá isso tem! Nunca consigo discordar de seus argumentos. Apenas, neste episódio, embora reconheça a possibilidade de o quadro geral ser mesmo esse que desenhou sobre o picadeiro da cadeira reservada, não consigo deixar de preservar uma ponta de fé no verbo arrasador do MARCOS. A força de Marcos é transcendental! Não falo assim, em virtude de posições religiosas, que sou espiritualista - é diferente. Mas afirmo que Marcos encarna o espírito de Elias e João Batista. É impossível vergá-lo! O mesmo acontece com você, Rossi. Não acredito que algum juiz deste planeta Brasil consiga produzir uma peça jurídica superior àquele seu “Quem pode mais...?”, sobre esse conflito entre a LC109 e a Resolução 026. E há gigantes poderosos envolvendo-nos por todos os lados. Você os desafia de frente.

A arena estará realmente repleta de leões. Porém, nosso gladiador é terrível! “Quem pode mais?”...

Paulo Motta
blog
superavitsprevi.wordpress.com

Paulo Motta disse...

Raposo e José Chirivino,

Não os conhecia. Dois novos nomes enriquecendo o blog?
Continuem.



Paulo Motta

Anônimo disse...

Quem pode mais?
Resposta:DEUS!
E Ele esta com o Marcos que ira nos representar.
Nao tenham duvida!!!!!!
Sandra Alves.

Anônimo disse...

O colega Raposo deve morrer de ciúmes da colega Isa, pois só faz desancar aquela senhora. Considero correta a atitude dela que ao presidir a Federação cumpre o que diz suas normas de modo que o representante seja indicado pelos presidentes de cada AFABB. Se for o bravo Marcos o escolhido, ótimo, mas as associações são livres para indicar quem quiserem.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Bate o desespero e armas sujas são mostradas, por certo não houve tempo para cooptação dos desinformados:


Às Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil

Sr. Presidente,

A ASSOCIAÇÃO QUE AINDA NÃO ENVIOU SEU NOME ESCOLHIDO ROGO QUE O FAÇA RAPIDAMENTE

Recebi e-mails de algumas filiadas dizendo ser curto o prazo para a indicação de representante. Considerando que a próxima reunião com o Banco do Brasil e a Previ será somente em 5 de maio, peço-lhes esforços para que todas as Associações filiadas enviam o nome de sua escolha até o próximo dia 15. Até agora, 10 Associações já manifestaram suas escolhas, reitero para que aquelas que ainda não o fizeram que procurem entender-se com as co-irmãs de modo que possamos, até dia 15, termos o nome escolhido.

Algumas associações questionam a exigência de que o indicado seja o Presidente de uma de nossas AFABB. Nosso Estatuto reza que: “CAPÍTULO IV - DA ASSEMBLÉIA GERAL - Art. 9º - A Assembléia Geral é integrada por um representante de cada filiada, preferencialmente por seu Presidente.” A abertura dada pela expressão “preferencialmente” é para que, em caso de impedimentos ou por escolha da entidade, o Presidente poderá indicar outro membro para a representação.

Destarte, solicito que cada Associação mantenha entendimentos com as demais, articule, troque idéias e até dia 15 de abril faça sua indicação em e-mail à FAABB (faabb@hotmail.com), em mensagem identificando no campo “Assunto” – INDICAÇÃO DE REPRESENTANTE. Aquele que reunir o maior número de indicações por parte das filiadas será o escolhido.

Obs.: anexo novamente a lista de AFABB com algumas alterações enviadas pelas entidades.
FAABB 11 de abril de 2010

FAABB 11 de abril de 2010

Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha
Presidente

Bruno Baumgarten disse...

A Coordenação da Campanha da Indicação Fajuta informa:



Encerra-se à meia-noite de hoje o esforço para compor a mesa de negociações com o Banco.

Colabore porque está faltando banana na salada de frutas.

Mande sua doação para o endereço da FAABB.

Mas, atenção! Somente bananas das plantações do sul serão aceitas, são mais moles e fáceis de engolir. As do nordeste são indigestas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

Não se iludam, teremos adiamentos sucessivos até que o meu nome seja derrotado. Por isso não sei se valerá a pena seguirem me apoiando, pois os do outro lado sabem que meu caminhãozinho, carregado de esperanças, baterá de frente na primeira curva em que os encontre na contra-mão.

A FAABB precisa entender que eleição não é rifa, que se adia quando a venda de bilhetes é insuficiente para dar lucro ao dono da prenda.

E se a moda pega? Corremos o risco de ver adiada a eleição para presidente da República sempre que o candidato da oposição tiver a preferência dos votos.

Marcos Cordeiro de Andrade

Anônimo disse...

QUE PAPELÃO DONA ISA....... dia 11/04 é hoje, se as afiliadas que se manifestaram tiveram o tempo de informar seu representante as que não o fizeram, ficam prá próxima, quem mandou serem lerdas.....
Elisabeth

Anônimo disse...

Grande Marcão,

Apesar desses quase 35 anos envolvido com questões relativas a BB, Cassi, Previ e outras siglas afins, confesso que nunca me deparei com pessoa mais qualificada para representar o segmento de aposentados do que a sua pessoa. Entretanto, abrindo mão do lado egoísta que é o meu interesse pessoal digo pra você o seguinte : Prepare bem sua estratégia para lidar "face to face" com essa gente. Você tem um coração que eles desconhecem existir, onde dinheiro e poder não são as coisas principais da vida. Sei que você apesar de assinar Cordeiro sabe ser forte como um urso e chutará o balde se houver necessidade. Com certeza haverá necessidade. O$ Opo$itore$ $abendo de sua presença atacarão com grande ferocidade a exemplo da reunião no Hotel Nacional de Brasília.
VOCÊ É A VOZ MAIS QUALIFICADA PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS DO BENEFICIÁRIOS DO PB1 DA PREVI.

FORÇA

Anônimo disse...

Por que, exatamente, colega Bruno Baumgarten (comentário das 05h58), as bananas "do nordeste" são indigestas? O que quer dizer com isso?
Estaria eu exarcebando o meu brio nordestino ou efetivamente o seu comentário estaria eivado de um preconceito execrável, nojento e intolerável?
Explique-se, colega, por favor.
Frances Britto

Bruno Baumgarten disse...

Colega Frances,


Não entenda o meu comentário como preconceito. Quando me referi a "bananas do nordeste", quis dizer que o nordestino é um povo mais guerreiro e acostumado a lutar contra as adversidades sem se dobrarem facilmente.

Julita disse...

Força Sr Marcos! Não nos abandone, pois precisamos muito do senhor!!!
Abraços!!!
Pensionista

Anônimo disse...

Caro Paulo Motta,

Os colegas Antonio Carlos RAPOSO e José CHIRIVINO Alvares, lutadores incansáveis pelas causas do funcionalismo do Banco ativos ou aposentados, são guerreiros de nobre estirpe. Apenas para efeito de identificação, tiveram passagem brilhante pelos quadros do antigo DEPAD/IMPLA,depois DEORG/IMPLA, onde atuávamos sob a alcunha de Implantadores. Afirmo por eles meus mais profundos respeito e admiração.
Amilton Miguez da Silva-0.712.780-4

Anônimo disse...

Que coisa, hem! Se fixa seis dias para indicação, o prao é muito curto. Se prorrogam, é para manipular. Se fazem reunião, é precoce, se não fazem é autoritarismo. Afinal o que querem. A indicação do Sr. Marcos Cordeiro, que conheço pouco, deve ter seus méritos, mas daí a levantar suspeição contra todos os demais vai uma grande distância. Ou será que estamos diante de algum tipo de santificação?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mudando as regras do jogo.

Na Instituição da Enquete a FAABB determinou que:

“O Presidente que reunir o maior número de indicações por parte das filiadas será o escolhido.”

Hoje outra nota altera essa regra permitindo que:

“...o Presidente poderá indicar outro membro para a representação.”

E o prazo que encerraria hoje foi prorrogado porque:

“Até agora, 10 Associações já manifestaram suas escolhas”.

Quem estaria ganhando a preferência?

Paulo Celio disse...

Por tudo que o Marcos Cordeiro tem significado para nós, associados da AAPPREVI, ele é o candidato natural para esta batalha que está por vir.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Meu caro, Marcos Cordeiro de Andrade..

Fico muito honrado com o seu comentário em "Seo Pereira e Dona Quina". Aí, me olhei por dentro e por fora e não descobri em mim, somente em mim, o que você exalta.
Ora, poeta nós somos, todos. No meu modo de ver, o homem nasce poeta, depois é que ele aprende a falar. O homem nasce poeta, e descobre isso quando aprende a amar. Amar o próximo. Amar a vida. Amar o mundo. Amar as grandes causas. Uns registram essa qualificação apenas no coração. Alguns, não resistem e, simplesmente, põem esse sentimento no papel (É o meu caso, na mera condição de escrevinhador, cfe. registrei no meu perfil). Outros, com maestria, reúnem o que têm no coração, na memória, no papel, tomam um microfone, e propalam para o mundo o seu sentimento, a sua visão humana sobre todos e sobre todas as coisas e tecem considerações acerca dos acontecimentos que o rodeiam, como um grande missionário. Estes, sim, fizeram um pouso na Terra e cumpriram sua grande missão de poetas e de profetas. Você sabe que me refiro a dignidades que, em sua jornada em nosso solo, revelaram paixão pela vida e pelas pessoas. Refiro-me a dignidades como o seu saudoso genitor Bastos de Andrade. Foi ele quem me estimulou, sim senhor, a tentar ver e desejar as coisas com humildade; a não usar o instinto pra me comunicar; a ter vontade de usar a inteligência até pra descascar batatas ou fazer uma ponta de lápis. Sua "Mensagem para o Rancho" chegava ao meu rancho como uma aula diária que meu instinto me obrigava a assistir e que minha inteligência, depois, agradecia por tanta luz e mais sabedoria que o Poeta transmitia.. Ler, agora, o comentário elogioso do filho desse Grande Poeta num pequeno trabalho que faço e que (intrometido) exponho, é, para o meu espírito, motivo de enorme satisfação. É como se a sua mensagem estivesse me chegando, espiritualmente, através do saudoso programa "Mensagem para o Rancho". Obrigado, poeta Marcos de Andrade.
Vai o meu abraço cordial.
Fernando Freire/Recife.

http://www.fernandoafreire.net/visualizar.php?idt=2897962
www.fernandoafreire.net

Anônimo disse...

Colegas,

Qual a influência que está ecercendo o Doutor Medeiros para emplacar o seu pupilo Presidente a AFABB Rio Grande do Sul, junto A Dona Isa?
Os pavões também prdem as plumas às vezes à duras penas.
Constatação por uma suspeita não é ofensa.
Marcos , penso que entraste em uma disputa de "beleza".
Sua correção sempre deverá se impor.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Breve explicação sobre o comentário do Colega Fernando Aquino (08:10), com quem trabalhei em Itabaiana (PB) nos idos de 1960/70.

Meu pai, poeta matuto como seu irmão Zé da Luz (“A cacimba”, “O sertão em carne e osso”, e outros), durante mais de dez anos levou ao ar um programa diário na Rádio Tabajara da Paraíba, na década de 1950, sob o titulo “Mensagens para o rancho”. Em texto rimado fazia a crônica do acontecimento de destaque do dia, ocupando os dez minutos que antecediam o horário nobre das 20 horas, destinado ao Repórter Esso - espécie de Jornal Nacional do rádio, naquela época.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

----- Original Message -----
From: João Rossi Neto
To: aapprevi@aapprevi.com.br
Sent: Sunday, April 10, 2011 11:12 PM
Subject: Como vivem as Entidades Representativas do Plano 1 da PREVI.

Caros Colegas,

Durante a minha carreira no BB, participei com êxito de quarenta e cinco cursos, ministrados a maior parte por empresas externas, dentre elas o BACEN, a USP, a Dorsey Rocha, a Fundação Cristiano Ottoni (UFMG), etc., filosoficamente voltados para o capitalismo selvagem. Em face disso, fazia acompanhamentos rigorosos, cobrava resultados e via de regra, não gostava de sopesar as causas que determinavam os eventuais insucessos.
Recebia e repassava metas salgadas, onde o diálogo para discutir se eram exeqüíveis não fazia parte dos planejamentos estratégicos, desenhados nos Altos Escalões do banco, de modo que o nível de ansiedade ocupava sempre o grau máximo, em conseqüência das cobranças sistemáticas.
Essa pesada carga de responsabilidade durante décadas foi uma dura experiência e um sofrimento atroz, sempre com o cargo em risco, andando no fio da navalha, na corda bamba e com a terrível pressão psicológica, não raras vezes perdíamos a paciência e os ensinamentos caiam no esquecimento, oportunidades em que desqualificávamos colegas por atitudes prosaicas, e o clima organizacional ficava péssimo. Como defesa, nos entregavam na bandeja para os Auditores, com críticas procedentes e outras infundadas, num tom cinzento, pintando e comparando os primeiros Gestores com o satanás.
Hoje vejo que grassa nos relacionamentos desses grupos que se dizem entidades representativas dos participantes da PREVI, uma convivência extremamente pior, porque lá corríamos atrás de lucros para o banco, com muito trabalho, mas leais e com promoções para os que faziam a diferença. Aqui, o jogo é rasteiro, cheio de falsidade, inveja, mentira, de disputa desleal, onde a democracia e a amizade passam longe, pois prevalece a lei do mais forte, onde cada tenta puxar o tapete ou pisar nos ombros do seu par para ser guindado a cargo superior. É notória e escancarada a sede pelo poder e pelo dinheiro, pecados capitais que andam de mãos dadas, porque são irmãos siameses.
As figuras carimbadas e exaustivamente conhecidas por se perpetuarem nos elevados cargos, compulsoriamente passam a conhecer as normas da Previdência Complementar, recitando artigos, incisos, parágrafos, alíneas, dos Regulamentos e Regimentos como se fossem as linhas das próprias mãos. Assuntos como alternância no poder, transparência, lealdade, democracia e adjacências, são temas proibidos de transitar pelos seus gabinetes.
Se ouvissem e atendessem as reivindicações dos participantes, distribuindo os recursos de forma equânime, os protestos seriam menores, entretanto, como não dão a mínima para as críticas, considerando-as inofensivas, serão alvo permanente em razão da hipocrisia, do autoritarismo e da intransigência, porque pensam que são eles os donos da PREVI. Será que um dia isto terá fim? Realmente, largar as tetas da nossa Caixa é uma tarefa difícil, uma vez que a dor é no bolso.

João Rossi Neto

Anônimo disse...

Sr. Rossi,


MAGNÍFICO!

O dia final da hipocrisia chegará sim.
Para que isto aconteça, teremos que trabalhar diuturnamente, sempre dizendo a verdade, o que para "eles" é MORTAL!
Saúde a todos os de boa fé.

Anônimo disse...

Meus Caros, Concordo TOTALMENTE com o Anônimo abaixo:
"Anônimo disse...
Colegas,
Qual a influência que está eXercendo o Doutor Medeiros para emplacar o seu pupilo Presidente a AFABB Rio Grande do Sul, junto A Dona Isa?"

Tá virando lob! Ou será lobo?
Vamos ficar atentos a estes movimentos que visam excluir a AAPPREVI do processo.
Vamos lá MARCOS! Força ainda maior com aqueles que estão contra!

Anônimo disse...

O que devo fazer para escolher meu represetante nas reuniões que irão acontecer com o BB e Previ?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

From: Raul Avellar
To: Isa Musa de Noronha
Sent: Monday, April 11, 2011 12:38 PM
Subject: Res: Re: Fw: Re: escolha de participante na reunião de 04/05/2011

Exma. Sra. Isa Musa de Noronha

Foi com enorme emoção que recebi sua manifestação abaixo, a qual agradeço de uma forma que a sra. sequer pode imaginar. Aqui no Rio de Janeiro sou filiado à AABB-Lagoa e à AAFBB, de cujas diretrizes eu me recuso a acompanhar.

Assim sendo, a AAPPREVI é meu único canal de informações fidedignas e por isso apelo para o Marcos Cordeiro.

Com muitos votos de imensa saúde para poder seguir o seu desiderato, firmo-me seu admirador
Raul Avellar

De: Isa musa
Data: 11/4/2011 12:21:24
Para: Raul Avellar
Assunto: Re: Fw: Re: escolha de participante na reunião de 04/05/2011

Caro Colega Raul,

Tenho recebido muitos e-mails de colegas indicando esse ou aquele colega para comigo comparecer à mesa com o Banco e Previ. O Estatuto da FAABB reza que: “CAPÍTULO IV - DA ASSEMBLÉIA GERAL - Art. 9º - A Assembléia Geral é integrada por um representante de cada filiada, preferencialmente por seu Presidente.” A abertura dada pela expressão “preferencialmente” é para que, em caso de impedimentos ou por escolha da entidade, o Presidente poderá indicar outro membro para a representação. O Faraco, excelente colega e profundo conhecedor de previdência complementar teria de ser indicado pela Associação a qual ele é filiado (creio que é a AFABB SP).

Continua na parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte II - final

Outros se queixam que nós das associações somos sempre os mesmos. Todas as associações precisam de renovação. Ocorre que nem sempre os colegas estão dispostos a encarar uma direção ou conselho de uma AFABB, pois poucos aceitam trabalhar muito e sem remuneração condizente com a carga de trabalho como é o caso das entidades. Apenas Cassi, Previ e ANABB atraem os colegas, pois lá os dirigentes ganham bem pelo cargo. Em 2010 umas três ou quatro associações tiveram eleições e em nenhuma delas apareceu chapa contrária. Até a AAFBB que é a maior associação de aposentados não despertou interesse dos colegas para concorrer. Estamos todos ficando velhos, eu já sou velha, a maioria dos dirigentes somos velhos e os jovens aposentados cheios de saúde, preparo, garra e opinião, sabendo apontar nossos erros, não se interessam sequer em concorrer, o que dirá dirigir uma AFABB. A FAABB representa aposentados e pensionistas e a CONTRAF CUT os ativos. Há AFABB AL, AFABB PA, AFABB CE, AFABB PE, AFABB RR, AFABB PB, AFABB BA, AFABB MG, AAPBB RJ, AFABB SP, AAFBB, AFABB BARBACENA, AFABB TRIANGULO, AFABB UBERABA, AFABB TRES PONTAS, AFABB BAURU, AFABB RIB PRETO, AFABB TUPÃ, AFAGO GO, AFABB MS, AFABB MT, AFABB RS, AFABB SC, AFABB ES, AFABB PR, AAPREVI, AFABB JOINVILLE, AFABB FLORIANÓPOLIS, AFABB AM, AFABB ILHÉUS, AFABB ITABUNA, AFABB DIVINÓPOLIS, AFABB DF, e talvez aqui, de pronto, tenha até me esquecido de alguma. Todas são presididas por colegas probos, íntegros e devotados às causas de seus associados. Estou certa de que escolherão bem.

Sempre incentivo que cada aposentado ou pensionista procure se associar a uma Associação de Aposentados de sua cidade ou Estado, de modo a participar ativamente da vida da entidade, ir às reuniões, votar em assembléias e assim até interferir nas escolhas. Os ativos, em maioria, sempre se filiam aos Sindicatos e daí que a CONTRAF CUT, que é a Central que congrega a maioria dos Sindicatos, defende à mesa os interesses dos ativos.

Somente a organização pode constituir a força. Ações isoladas se perdem no espaço e no tempo. Existem associações em todos os estados e se os colegas participassem ativamente dessas poderiam nortear seus rumos. Além de existir em todos os Estados, há, ainda, Associações nas grandes cidades, como AFABB Tupã, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, AFABB Joinville, AFABB Florianópolis, AFABB Uberaba e tantas outras que de memória corro o risco de esquecer. Hoje são cerca de 68 mil aposentados e pensionistas filiados a alguma associação que por sua vez é filiada à FAABB, de sorte que a FAABB hoje fala por esse universo consciente e representativo que se une nas associações para a defesa de nossos interesses.
Espero que me compreenda e veja que devo respeitar princípios estatutários.

Atenciosamente
Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

Colegas, gosto de pensar positivamente. Acredito que qualquer um que se juntar à Dona Isa irá nos representar bem. Nome de consenso nunca vai existir, pois cada um tem o seu.

O que está me preocupando é a demora nas negociações. Por isso sugiro à Dona Isa que na reunião no início de maio proponha um calendário de reuniões QUINZENAIS.

Luis Eustáquio - Araxá-MG

Anônimo disse...

A cada dia cresce a minha admiração pela colega Isa Musa. Equilibrada, sensata, tolerante com as críticas dos colegas, por vezes ferinas e sem propósitos, não perde o entusiasmo para "brigar" pelas causas dos aposentados do BB. Se enganos às vezes são por ela cometidos, são consequência natural de alguem que exerce um cargo de Direção.
Como a colega diz em seu texto acima, periodicamente são realizadas eleições em diversas Associações, abertas também àqueles que não estão satisfeitos com os dirigentes atuais.

Francisco

João Rossi Neto disse...

Marcos,

O colega Raul Avellar foi usado como pombo correio e trouxe no bico, um educado recado na parte II da mensagem da colega Isa Musa, acredito que para fazer contraponto com a mensagem que escrevi, intitulada como vivem as entidades representativas do Plano 1 da Previ. A réplica, iniciou-se assim:"Outros se queixam que nós das associações somos sempre os mesmos, blá, blá, blá, etc ".
Os nomes foram omitidos pelas partes, mas nós sabemos a quem se destina a dose do doce veneno.
Confesso que não estava me referindo a FAABB, porque sei que não são remunerados, mas a defesa foi feita para todos os filiados, como uma mãe zelosa cuidando da sua prole. Inexoravelmente, o liame existe.
Isso prova que este blog tem leitores ilustres, rápidos, eficientes e que nem esperam a poeira baixar, para entrar na dança.

Anônimo disse...

Dona Isa deixa de choradeira e chama

logo o Marcos. Tem outro não!

Anônimo disse...

Vamos assinar a petição gente! alo
Marcos não vai ter pra ninguém.

Isa sem essa de velha,GALINHA [ave] É QUE DA BOM CALDO.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ATÉ ÀS 18 HORAS DE HOJE, DIA 11 DE ABRIL, FORAM AS SEGUINTES AS ASSOCIAÇÕES QUE JÁ INDICARAM REPRESENTANTES:



AAPBB MS – AAPPREVI - AFA.BH - AFABB AM - AFABB BARBACENA - AFABB MT - AFABB PA

AFABB SC - AFABB UBERABA – UNAMIBB - AFABB RN - AFABB TUPÃ - AIABB Itabuna - AFABB ES



Diariamente a FAABB apresentará o nome das entidades que já enviaram suas escolhas e ao final do prazo (15/04), divulgará quem foi o indicado através de cada uma das Associações que atenderam a solicitação de indicação.

A FAABB está guardando os e-mails recebidos das Associações, com a indicação de cada uma, cuidando anotar o dia e hora em que foram expedidos.



Atenciosamente

Isa Musa de Noronha

Anônimo disse...

Colegas,


Vamos nos unir com a Sra. Isa Musa, pois na minha opinião é a única à mesa de negociações que esta comprometida com a verdade. A turma de lá é só ganância.

Abraços!

Anônimo disse...

Senhores,

Alguém poderia me responder se a Reserva das Contribuições (valores referentes a suspensão de nossas contribuições) que já deve estar na casa dos 2 bilhões, não poderão ser utilizados para o nosso benefício.

Se as contribuições referem-se a anos anteriores, pra que guardar esses valores?

Alguém pode me dar uma luz?

antonio fuzinelli disse...

A SENHORA ISA, TEM QUE PROVAR QUE É MUSA, SERÁ A DÉCIMA? VOU ESPERAR PARA VER. MUSA NÃO PODE DECEPCIONAR! POR FAVOR DANA ISA, SEJA MUSA.

Anônimo disse...

ALO ISA, MUSA DO VERÃO, VC É UMA GATA. CHAMA O MARCOS. SEM ELE VC VAI SE ATRAPALHAR TODA, E VÃO TE ENROLAR GAROTA!! TU É MUITO TEIMOSA!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida:

Repassando boa noticia, que se segue a recente audiencia do senador Paim com representantes do Movimento pela Unap-BB e outros.
g.


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Daisy Sacc <>
Data: 11 de abril de 2011 19:13
Assunto: [NI-MOVIMENTO] Audiência Pública dos Fundos de Pensão
Para: GRUPO NIM NI-MOVIMENTO@yahoogrupos.com.br



amigos,

Amanhã haverá audiência pública dos Fundos de Pensão sob a coordenação do senador Paulo Paim. Pelo que informa o colega em mensagem abaixo o nosso mestre Ruy Brito participará da mesa.

Vamos torcer para que nos traga boas notícias.

Abçs
Daisy
---------

De: "filhodetupam" <>
Para: mrbancaria@grupos.com.br
Cc: bb-grupo ; analistabb ; oposicao_bancaria@yahoogrupos.com.br; mrbancaria@grupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 11 de Abril de 2011 18:50:23
Assunto: [mrbancaria] Audiência Pública dos Fundos de Pensão

Amanhã, 12 de abril de 2011, Audiência Pública dos Fundos de Pensão Aeros, Previ e outros.
Coordenação: Senador Paulo Paim - PT
Início: às 09h00
Local: Plenário CAS Sala 9 - Ala Senador Alexandre Costa - Anexo 2 do Senado Federal

Nosso colega Ruy Brito participará da mesa. Ruy Brito Pedrosa, colega aposentado do Banco do Brasil, ex-Deputado Federal, foi Presidente cassado da Contec pela ditadura militar, quando a Contec foi fechada e depois presidida por interventor do governo militar. É um dos maiores conhecedores do assunto.

Anônimo disse...

A única luz é a poupex.


Abraços.

PREVI DESGRAÇADA!!!.MATA O RESTANTE.

Olga. Pensionista.

Anônimo disse...

Alo Sr Ruy Brito, alha por nós as pensionista. Está muito difícil.

Vamos entrar, e apelar colegas. Estamos sem saída.
ACORDA PENSIONISTAS. EMUDECERAM?

Anônimo disse...

Pelo que diz a tal resolução de numero 26 só pode ser mexido para distribuir o saldo da conta Reservas Para Revisão do Plano. E esse valor é de pouco mais de 4 bilhão.

Anônimo disse...

MARCOS PORQUE ESSA DEMORA EM APURAR OS FATOS? PORQUE TEM QUE ESCOLHER MAIS UMA PESSOA? PARECE NOVELA. ESSA DONA ISA JÁ NÃO SABIA DA ARAPUCA QUE ESTAVA ENFIADA? PORQUE SÓ AGORA QUER ARRUMAR O QUE NÃO TEM MAS ARRUMAÇÃO? ELA JÁ SABIA DESSA PORCARIADA TODA, E SE OMITIU O TEMPO TODO. AGORA, EM CIMA DA HORA, QUER RESOLVER O QUE NÃO FOI FEITO EM ANOS? PARA COM ISSO SENHORA DONA ISA, TOMA VERGONHA NA CARA E FAZ AS COISAS COM TRANSPARÊNCIA. RESPEITE AO MENOS A VELHICE QUE DIZ TER. A ONDE FICOU OU ESGUECEU A SUA DIGNIDDE? PORQUE SE ESCONDEU ESSE TEMPO TODO? E AGORA? COMO É QUE FICA OS SEUS E NOSSOS COLEGAS DE LUTA? NÃO VIU ANTES COMO ESTAVA? E PORQUE NÃO BRIGOU, LUTOU POR NÓS? SÓ ME RESTA PENSAR QUE A SENHORA É MAS UMAS DAQUELAS PESSOAS QUE SÓ FICA SERVINDO DE PANO DE FUNDO, E QUANDO BERRAM SAI CORRENDO PRÁ MOSTRAR SERVIÇO. PARA MIM E ACREDITO QUE PARA OS MEUS COLEGAS, A SENHORA NÃO PASSA DE MAIS UMA OPORTUNISTA. ME DESCULPE A SICERIDADE.

MARCOS MEU CARO, NÃO POSSO ME ENDENTIFICAR. MAS ESTOU DO SEU LADO, E SEI DA SUA LUTA POR NÓS. SE NÃO GANHAR COLEGA, NÃO PERDESTE NADA.

UM GRANDE ABRAÇO. POR FAVOR, NÃO ME CONFUNDAM COM O SENHOR HELENO DA NOBREGA QUE POR SINAL ÉS MUITO VERDADEIRO. EU NÃO SEI FALAR BONITO, MAS FALO A VERDADE E O QUE VEJO.

VAMOS VER NO QUE DARÁ ESSA EMBROMACÃO TODA DA SENHORA ISA MUSA. OBRIGADO PELO ESPAÇO QUE OCUPEI.

Anônimo disse...

Como a ISA MUSA é injustiçada, tenta abrir espaço para mais um representante nosso, e o mundo cai matando, procurando pelo em ovo,sem atentar para as boas intenções da ISA, ora vão ser pessimistas, lá longe!

Anônimo disse...

Parabéns anônimo!!!!!!! 18:26
que ALÍVIO...


Fora Isa Musa!!

Anônimo disse...

Obrigado anônimo dás 18:26,dia 11/04. É preciso renovar para tentar acabar com as mamadas não sei se é possível. Mas se faz necessário remanejamento de pessoas, ou chama a polícia e coloca na rua essa e outros.

Do jeito que está não pode continuar.

Anônimo disse...

Concordo com os colegas acima.
Gostária de saber porquê essa correria agora? respondo: inércia, falta de interesce de ajudarnos,só olhou o próprio umbigo. A senhora ISA vai ajudar agora? claro que não!! tá na cara!!
Ficou rica, agora quem é que nos livra desse abacaxi?


A minha esperança é esse abaixo assinada do colega Rossi.

Obrigado ROSSI.


Está muito devagar essas assinaturas. Estou acompanhado, e colegas que aqui entram sempre, ainda não deram o ar da sua graça no abaixo assinado. Que colegas...

Anônimo disse...

PENSIONISTA OLGA DE UMA EXPLICAÇAO SOBRE A POUPEX.COMO FAÇO PARA TER O EMPRESTIMO?PODE SER POR TELEFONE?OU SO PESSOALMENTE.ALTERA A MARGEM DO ES DA PREVI?

Anônimo disse...

Colegas,


Continuo achando que a Dona Isa Musa é uma lutadora e merecedora da nossa confiança. Onde estão nossos representantes Eleitos, algum deles mostrou a cara neste espaço para saber de nossos anseios.

Quem abre espaço para mais um na mesa de negociações, não pode ser crucificado, por ter dilatado o prazo para a indicação de nomes.

Pessoal não vamos entrar nesta paranóia, de que todos estão contra nós.