segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vaidosos, Fora!

Caros Colegas.

Enquanto arde a fogueira das vaidades com a disputa da primazia do anúncio “pormenorizado” do que ocorreu na reunião de hoje, dia 04/04/11, a Contraf-CUT fura o costumeiro bloqueio de se aguardar que os medalhões decidam quem deverá aparecer primeiro. E chega à frente numa prova inequívoca de que o cassino tem novo “crupiê” a dar as cartas - solenemente.

Eis o seu relato que deixou na poeira nomes menos votados, a partir de agora:

Contraf retoma negociação com BB para rever regulamento do Plano 1 da Previ

A Contraf-CUT, representantes da Anabb e das associações de aposentados representativas do funcionalismo do Banco do Brasil retomaram, nesta segunda-feira (4), as negociações com os representantes do Banco do Brasil para revisão do regulamento do Plano 1 da Previ. A reunião contou com a presença de José Ricardo Sasseron, Vitor Paulo e Paulo Assunção, diretores eleitos da Previ, e de Mirian Fochi e William Bento, conselheiros deliberativos eleitos.

A realização da negociação atendeu a compromisso assumido pelo Banco do Brasil durante o ato de fechamento do acordo sobre a destinação do superávit da Previ, no dia 24 de novembro de 2010. Os bancários apresentaram de forma detalhada os pontos da pauta de reivindicações encaminhada ao banco em correspondência no dia 11 de março. São eles:

1. Melhorias no modelo de gestão e governança:
a. fim do voto de minerva,
b. recuperação dos direitos do Corpo Social (aprovação de revisão estatutária e de regulamento pelos associados),
c. eleição do Diretor de Participações,
d. implantação de diretorias de planos.

2. Revisão do valor das pensões,

3. Aumento do teto de benefícios para 100%,

4. Nova redução da Parcela Previ,

5. Benefício 360/360,

6. Aumento definitivo do benefício mínimo.

7. Benefício antecipado para as mulheres aos 45 anos,

8. Abono anual para aposentados,

9. Resgate das contribuições patronais para os pedevistas,

10. Antecipação do reajuste de benefícios para janeiro,

11. Reajuste de benefícios previ no mesmo período do reajuste INSS, e

12. Outras melhorias de interesse dos associados.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 4 de maio, quando a negociação terá continuidade. O Banco do Brasil se comprometeu a trazer respostas para pelo menos parte das demandas dos bancários.


Fonte: Contraf-CUT


Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 04/04/2011.

65 comentários:

Anônimo disse...

QUE TRISTEZA !!
SER REPRESENTADO PELA CONTRAF-CUT, enquanto temos diversos sangue-sugas nas Associações de Funcis.
Senhores, PEÇAM PRA sair !!
Não continuem sendo desonestos.
Está ficando claro que não teremos alternativas sérias e responsáveis.

Anônimo disse...

A CONTRANÓS-CUT NÃO É CONFIÁVEL! É CHAPA BRANCA. LOBO NA PELE DE CORDEIRO. AÍ TEM...

Ari Zanella disse...

Caros colegas,

Pelo menos foram colocadas à mesa as propostas mais requisitadas pelo corpo social. Ainda bem que não esqueceram de colocar o aumento das pensões. Como pontapé inicial, valeu!
Vamos aguardar que já em maio o Banco faça as contrapropostas.

Anônimo disse...

Sinceramente acredito que somente via judiciário teremos alguma chance. Vamos aguardar as respostas do banco.

Anônimo disse...

E a ANABB? Valmir Camilo nos representando? CONTRAF-CUT, ANABB, Valmir Camilo. Tamos fritos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Colega,

Marcos Cordeiro de Andrade

Agradeço pela resposta e todas suas orientações.

Informo em apenso o rastreamento do andamento de seu Sedex.

Assim que o Notebook me for entregue, mandarei e-mail contendo informações para o anúncio no site da AAPPREVI bem como no Blog Previ Plano 1.


Aproveito esta oportunidade para uma vez mais fazer um Simples Elogio com Humildes Palavras sobre seu Trabalho e de todos os Funcionários da AAPPREVI pelo Excelente Desempenho, carinho, atenção etc, sem medir dificuldades em finais de semana, feriados a Atenção é sempre a mesma! Isto é Ímpar e Singular no Mundo Atual em que vivemos!!! Percebi essas Virtudes, desde quando tive a Sorte de saber da Existência da AAPPREVI e poder fazer parte dessa Grande Associação e que tantas Esperanças me trouxeram nas Ações Judiciais e em participar do Sorteio do Notebook e ser contemplado no Sorteio pela primeira vez em toda minha vida!!!


Meus mais Humildes e Sinceros PARABÉNS e Muito Obrigado à AAPPREVI e a todos seus Funcionários!!!
Despeço-me,



Atenciosamente,

Reginaldo Wellington de Aguiar Codeço.
Associado da AAPPREVI sob nº. 376
Matrícula - Banco do Brasil: 8.510.690-9

----- Original Message -----
From: Presidência - AAPPREVI
To: Reginaldo Codeço
Sent: Monday, April 04, 2011 3:18 PM
Subject: Re: Sorteio do notebook - Solicitação


Prezado Colega Reginaldo Codeço,

O seu notebook foi postado via Sedex, hoje, dia 04/04, sob seguro, e estará sendo entregue dentro de até quatro dias úteis segundo informado. Anotamos no endereçamento o seu telefone da Tim, pedindo comunicar-lhe momentos antes da etnrega, o que não garantiram fazer. Enquanto isso você poderá rastrear o trânsito da encomenda no site do Correio (www.correio.org.br), pelo número do registro, que é SZ-483880734-BR.
Encerrada essa etapa, encarecemos comunicar o recebimento por e-mail, para que façamos o anúncio no site da AAPPREVI e no Blog Previ Plano 1.

Antecipados agradeciments da AAPPREVI,

Marcos Cordeiro de Andrade.

j disse...

Caros Colegas,

Em toda negociação, é fundamental colocar o "bode na Sala", mas daí colocar o elefante já foi exagero.
Vejo que a proposta 1, com todas as suas alíneas, foi posta como moeda de troca, portanto, será descartada na hora certa.
Mexer com PP(proposta 4) é algo fácil de ser concedido, uma vez que é inócua e não afeta nenhuma das partes.
Quanto ao abono anual, item 8, não foi bem explicado, parecendo tratar-se do 14º benefício.
Proposta 9, só vai acontecer na esfera judicial, visto que pela via amistosa é inviável.
As de números 10 e 11 uma anula a outra, tendo boas perspectivas de serem aprovadas, já que configuram mera alteração no calendário.
A última, número 12, é genérica e sem qualquer cabimento.
De qualquer maneira, o importante é que houve o pontapé inicial e os tópicos abordados, em linhas gerais, são esses mesmos. As reuniões mensais, ao que tudo indica, nos favorecem, visto que o valor da Reserva Especial para revisão do plano, se a PREVIC não refluir, será o do dia do fechamento das negociações, isto quer dizer que o superávit de dez/2011 está fora de cogitação.

Anônimo disse...

Colegas,

Vejam o que já havia comentado em outra oportunidade, a "PTZADA" que assumiu cargos altos no BB, quer o aumento do teto para 100%, pois isso só beneficia os pós 97 com salários mais altos. Alguém tem dúvida que esta proposta será aprovada, com o auxilio do SASSERON e do VALMIR CAMILO?

AUMENTO DO TETO PARA 100% VAI MELHOR A APOSENTADORIA DE POUCOS, A CUSTA DA CONTRIBUIÇÃO DE TODOS E VAI CUSTAR MUITO CARO.

Esta é a proposta que as cobras mandadas vão defender.

Anônimo disse...

Dá-lhe CONTRAF-CUT/ANABB, aumentaram de 75% para 90%, ferraram a maioria e agora querem 100%. Vão ferrar os mesmos de 2007.

Anônimo disse...

Tenho a impressão que o STF já começou a estudar o nosso caso.

LEIAM NA ANAPAR.com.br de hoje

FUNDOS DE PREVIDENCIA DEVEM SER REGULAMENTADOS.

Anônimo disse...

Colega de 04.04 às 17:37,

Não esquece de botar na lista o mais traira de todos o Sr. Sasseron, que diz defender o interesse de todos e apoia o aumento do teto para 100%. "Isto é uma vergonha".

Anônimo disse...

Pelo menos pediram tudo. Se vai sair alguma coisa só Deus sabe, mas pediram tudo o que a gente lê em todos os blogs e sites. É isso mesmo. Eu acho que não sai nada, mas se eu estivesse no lugar dos negociadores tambem pediria tudo pra ver o que sai de bom.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Uma pena que a FAABB não participou do sorteio do notebook. Quem sabe se a Isa Musa tivesse um à mesa fosse ela a nos mostrar esta enxurrada de propostas. Mas, somente a Contraf portava o seu, ao que consta.
=============

Prezado Marcos,

Não há nada a esconder. O texto foi divulgado pela CONTRAF apenas porque foi ele, o coordenador da CONTRAF CUT, quem tinha o texto digitado no netbook à mesa .

Os representantes do Banco quiseram ter por escrito esses tópicos, pois vão se reunir com a área técnica da Previ levantando todos os dados atuariais e na próxima devem colocar oficialmente o que o BB pensa de cada proposta/sugestão.

Não há razão para suspeição.

Atenciosamente
Isa Musa

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,

A questão dos que recebem pela verba P 220 foi posta à mesa por mim, e também será objeto de análise pelo BB. Ficou no último ítem, Outras melhorias de interesse dos associados. Representantes do Banco não disseram sim nem não para nada, apenas disseram que vão analisar juntamente com a área técnica da Previ e do BB.

Isa Musa

GANDOLA DA BAHIA disse...

-Caro colega Anônimo de 04.04 - 18:09.
Trocando em miúdos o que vem a ser na realidade a proposta de "aumento do teto para 100%" e a quem beneficia prá variar.

Anônimo disse...

Sra. Isa Musa,

Não esqueça, por favor, de perguntar na próxima reunião, o porquê da preocupação somente com o teto de 75, 90 e agora 100%. Quem contribuiu sobre 136% do VP+AN (a maioria) não existe ou eles "esqueceram" que na PREVI tem dois tetos de contribuições !!!

Um abraço e lhe desejo sorte no meio de tantas serpentes.

Pensionista sem voz... disse...

Não sei pq, mas acho q de todas as propostas da CUT, a única q tem chances de vingar é o aumento do teto de benefícios para 100%.

Sobre o texto q o Edgardo Amorim Rego leu na AABB, simplesmente perfeito. É exatamente o q penso e tentei algumas vezes expressar aqui no blog, qdo alguns anônimos classificaram tal pensamento de viagem e delírios. Se são isso mesmo, então estou em ótima companhia.

Por último, a msg da pensionista Lorena ilustra muito bem a política cruel da PREVI, q privilegia investimentos milionários em detrimento de seus reais beneficiários, os aposentados e pensionistas do Plano 1.

Anônimo disse...

Colega GANDOLA DA BAHIA,

No regulamento/estatuto da PREVI existem dois tetos de contribuições(pós 97):

- 136% do VP+AN ou,
- 90% da remuneração

Os salários da grande maioria dos colegas que trabalham nas agências, caem nos 136% do VP+AN e não serão beneficiados com esta proposta do aumento do teto para 100%.

O aumento do teto para 100% só serve para os AP entre 01 e 08(08 já não sei cairia neste teto).

Anônimo disse...

Lembrem-se que nesta distribuição do superavit eles, ANABB, conseguiram perenizar o que era temporário que era a remuneração especial do teto de 75% para 90%, e agora querem chegar aos 100%.

A proposta atende quase os 100% dos nossos interesses. Vamos aguardar.

Anônimo disse...

O colega anônimo das 18:51, parece não saber que a PREVI sempre calcula o complemento de aposentadoria em função do maior teto, comparando 136% do VP + Anuênios com: antes os 75 % da remuneração, depois com o teto de 90% da remuneração, e o que estão propondo agora é os 100. Quando o cara vai se aposentar, a Previ faz os cálculos e vale o que for maior. É importante relembrar que o benefício é calculado pela média dos últimos 36 salários de participação anteriores à aposentadoria. E o que determina esse valor de origem, sobre o qual os benefícios são calculados, é a carreira de cada funcionário durante a ativa.Na sua página a previ explica:
Mensalmente, são calculados os três tetos e considerado o maior deles. No entanto, a contribuição somente se dará pelo teto, caso o participante receba remuneração suficiente para alcançá-lo.
Para um grupo de associados cujo maior teto é o de 136% do VP mais anuênios, o valor gerado pela alteração de 75% para 90% permanece menor que o do teto atual (136% do VP + anuênios), conforme o exemplo abaixo:
________________________________________
VP + VCP + anuênios: R$ 2.507,75
Vantagens: R$ 1.103,11
Total da remuneração: R$ 3.610,86
________________________________________
Tetos:
136% de VP + anuênios R$3.410,55
75% da remuneração R$2.708,14
90% da remuneração R$3.249,77
A revisão do teto, a 90%, alcançou os associados cujos tetos de contribuição estavam limitados a 75% da remuneração.
Para alguns associados, o teto de 136% do VP + anuênios é maior que o relativo a 75% da remuneração, porém menor que o valor gerado com as revisões do novo teto de 90%. Nesses casos, os valores também serão revistos.
Do cálculo do teto de contribuição, estão excluídos os 25% da gratificação semestral, sobre os quais há contribuições específicas e cujos valores são incorporados aos benefícios, para gerar o SRB - Salário Real de Benefício, valor base para cálculo dos benefícios de aposentadoria.

Anônimo disse...

Então para eles esta tudo bem agora mas deixam se aposentar,para vcs verem.
Acordam pessoal da ativa .
Lutem agora pelo futuro ou vcs não estão nem ai pois estão podendo trabalhar depois de aposentados não é mesmo?

Anônimo disse...

Afinal de contas: é bom ou não esse aumento de teto para 100%? não da para entender o porque de estarem reclamado. Desculpem a minha burrice. Alguém poderia me esplicar por favor?
e a cesta alimentação? teresmo?
Que blog!! PARABÉNS SENHOR MARCOS.

Heitor. TUCURUVI.

Anônimo disse...

Bem, sao 08h00 do dia 05/04, segundo informaçoes da Cooperforte em contato com o administrador deste blog, no dia de hoje estaria disponivel com toda certeza (???) a nova linha de credito Forte Mais/Superavit, mas ate o momento nada consta no site da Cooperforte, vamos aguardar, quem sabe ate o fim da manha disponibilizam esta promessa.
Eu ja levei tanto choque da Previ que para mim tudo parece duvidoso ultimamente.

Amilton Cesar Siqueira

luiz fernando disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM O ANONIMO DAS 19:55 ., E OUTRA, OS PÓS-97 TEM A TAL PARCELA PREVI, QUE É UMA PAULADA NA HORA DO CÁLCULO DO BENEFICIO.

Anônimo disse...

Uai gente

não era hoje que seria divulgado o novo empréstimo da Cooperforte(int)

o site tá mudinho, caladinho, derrubadinho, até dá dó.

agora 08 18 00
05/04/2011

Anônimo disse...

Cooperforte da donde tu tá?
esse pessoal é mole demais........to ficando doido

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Murilo Ferreira vai assumir a direção da Vale

Ivo Ribeiro, Denise Carvalho e Vera Saavedra Durão | De São Paulo e do Riom - Jornal Valor.
05/04/2011

A Valepar, holding controladora da Vale, definiu ontem à noite o nome de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira como novo presidente da mineradora, em substituição a Roger Agnelli. Ex-executivo da companhia desde 1977, Ferreira foi o primeiro presidente da canadense Inco após a aquisição da empresa pela Vale, em 2006. Seu nome foi aprovado por unanimidade pelos acionistas Bradesco, Previ, BNDES e Mitsui. A expectativa era de que a escolha só fosse anunciada na quinta-feira.
Fonte: Valor Econômico.

Anônimo disse...

Colegas do Blog

Já esta disponível,o novo empréstimo é so entrar com matrícula e senha e ir na pagina de empréstimo, encontrará o novo empréstimo.

As explicações também já estão no link de empréstimo da cooperforte.

Clik e confira!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Extraído do site da COOPERFORTE

FORTE MAIS/PREVI

Antecipe o valor a ser distribuído pela PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) aos seus participantes, considerando Superávit, com taxa de apenas 1,8% ao mês, e susfrua agora este benefício.

O QUE É?
Linha de crédito para antecipação dos valores correspondentes à distribuição do Superávit da PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), beneficiando seus participantes.

VALOR DE REFERÊNCIA DE CRÉDITO
Definido mediante análise do Provento Bruto Fixo (PBF) e outros critérios estabelecidos pela Cooperforte.

Mais informações no site da COOPERFORTE: www.cooperforte.com.br

Anônimo disse...

Colegas,

O colega anônimo de 4 de abril das 19:55h, só esqueceu de dizer que aquele que contribuiu sobre 136% do vp + an, não recebeu em 2007, nem receberá futuramente nada com esta proposta 3.

Quem foi Caixa ou Gerex em agência e recebeu a Verba especial de Remuneração em 2007, que levante o dedo.... Acho que não vai aparecer ninguém.

Anônimo disse...

Colegas,
Algumas explicações sobre a proposta de elevação do teto de contribuição para 100%, comparando com o teto inicial que era de 75% ou 136%.
1 - o percentual de 136% era(e ainda é) aplicado somente sobre VP e anuenios, mesmo que fosse em caráter pessoal (VCP e VCP-AN);
2 - 75% incidia sobre todas as verbas REMUNERATORIAS ( não indenizatorias), comissões, horas extras, substituições, adicionais etc.(exceto a gratificação semestral)
3 - atualmente o percentual foi elevado para 90%.
Exemplos:
VP+VCP+AN+VCP-AN = 1.702,20
demais verbas rem.= 1.200,00
136% de 1.702,20 = 2.314,99
75% de 2.902,20 = 2.176,65
90% de 2.902,20 = 2.611,98
100% de 2.902,20 = teto

O percentual de 136% sobre a remuneração normal(VP+AN)ainda era maior que os 75% com as vantagens. Entretanto, com a elevação do teto para 90% o SRB já aumentou.
Conclui-se que, a elevaçao do teto beneficiará quem exerceu cargo comissionado(efetivo ou substituto), detentores de habitualidade, ou receberam horas extras dentro das 36 ultimas contribuições( aposentados).

Anônimo disse...

Telefonei para a Cooperforte mas o emprestimo fazem em 12 vezes .Achei alta a prestação Farei somente qdo estiver precisando mesmo. O certo era a Previ ajustar as pensões!!Vou aguentar esse aperto por mais um tempo.

Anônimo disse...

O Anonimo de 04 de abril das 19:55 citou um exemplo que com o aumento do teto para 100% que levará a um aumento de remuneração de 3.610,86-3410,55 = 200,31.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem encaminhada à FAABB, nesta data:

À

FAABB

Digníssima Presidente

Isa Musa de Noronha.

O que se depreende do comunicado de ontem, 04/04, da Contraf-CUT contendo relato da reunião, é que houve um entendimento prévio no sentido envolvendo Associações representativas, conforme declarado: “Os bancários apresentaram de forma detalhada os pontos da pauta de reivindicações encaminhada ao banco em correspondência no dia 11 de março.”

No entendimento de que a AAPPREVI é uma das Entidades de aposentados e pensionistas interessadas no assunto, na condição de filiada à FAABB, estranhamos a falta de consulta para elaboração dessa pauta de reivindicações, que embasou a referida correspondência de 11 de março e cujo teor desconhecemos, ao que pedimos enviar-nos cópia.

Além disso, encarecemos à Federação explicar se, e porque, de fato fomos excluídos do conhecimento da reivindicação encaminhada ao Banco previamente.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI

Anônimo disse...

A montanha pariu um rato. Decepcionante o crédito aberto pela Cooperforte depois do alarde que fez. Tomem nota de um novo endereço:CREDISCOOP, crédito fácil, aplicações rentáveis, sem burocracia. Cooperforte, Previ, Banco do Brasil, tudo farinha do mesmo saco. Lastimável!

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Colegas,

Não entendo é como que os ditos "nossos representantes" discutem com o BB/PREVI sem ter em mãos informações estatísticas pormenorizadas sobre a situação dos benefícios concedidos pelo nosso fundo de pensão. Sabe-se apenas que são tantos bilhões por ano de benefícios e que tal ou qual proposta vai impactar tantos por cento no orçamento da Previ.
Se o BB/PREVI quizesse, poderia, antecipadamente, disponibilizar esses dados, avaliando o impacto de cada proposta sobre as diversas categorias de aposentados/pensionistas para que nós, beneficiários, pudéssemos avaliar melhor a justiça de cada uma delas.

Apesar de não contar com dados estatísticos, tenho a impressão que a proposta de "Benefício 360/360" deve ser uma das que deveriam ser prioridade, pois, vai melhorar o benefício de uma grande maioria de aposentados, vai refletir nas pensões e, além disso, vai devolver dinheiro para aqueles que contribuíram por mais de 360 meses. Portanto, é uma proposta que eu acho que deve beneficiar a todos.

renato campos baptista disse...

Caro Marcos,

Essa série de marchas e contramar-
chas envolvendo aspectos que dizem
respeito às negociações envolvendo
a Previ e seus associados, tem pro-
vocado uma enorme celeuma, notada-
mente entre nós aposentados, fazen-
do com que muitos desistam de acom-
panhá-las pela dificuldade de enten
dimento. Confesso que também tenho
minhas dificuldades e gostaria que
você, se possível, pudesse saná-las
elaborando, de vez, um texto de fá-
cil compreensão.
Lutamos na justiça contra o BB,que
se arvorou no direito de dividir
conosco o superavit da Previ, não?
Partindo desse pressuposto,conside-
ro inaceitável que as tratativas de
mútuos interesses sejam levadas á
mesa de negociações, onde o BB, a
exemplo do que ocorre na Previ,con-
duz as ações perpetradas da forma
que melhor lhe aprouver. Por que?
Nada mais temos com o Banco. Este
nos rifou de vez, não reconhece que
a sua grandiosidade teve o suor e o
despreendimento desses "ex" que, em
momento algum, deixaram de atender
ao chamamento dos superiores, con-
fortavelmente instalados em seus
suntuosos gabinetes de Brasilia.
Vamos à luta, sim, mas em idênticas
condições. Não devemos nos sujeitar
de forma subserviente aos caprichos
do BB. E a Contraf-CUT? o que faz
ela em nossa defesa? penso que re-
presenta os associados do Plano 1,
que se encontram na ativa, não?
Por favor, Marcos, dê-nos seu pare-
cer.
Obrigado, Renato.

pensionista disse...

Eu também concordo contigo anonimo das7:15, me decepcionei agora com a Cooperforte! Crediscoop no momento é a solução!!!Carissima prestação em 12 vezes!!!Pensionista

Anônimo disse...

Resumo de informações
Saldo devedor total 99.850,29
Valor das prestações 1.544,11
Limite disponível 149,71
Prestação máxima (margem disponível) 608,44
Pessoal com 4 prestações pagas, é possivel isso? Emprestimo pela PREVI.Agora em abril será a 5 prestação, pode isso? Juro abusivo para aposentado e pensionistas de uma caixa de previdencia MILIONARIA

Anônimo disse...

Prezados colegas,

Em 2007, a Previ fez alarde que milhares de colegas seriam beneficiados com a elevação do teto de 75% para 90%, com apoio maciço da divulgação pela Contraf, Anabb e aí vai afora, entretanto os colegas ao verem esse benefício de remuneração no espelho, ficaram indignados. Teve colega que teve aumento de R$ 1,36, isso mesmo, R$ 1,36 e recebe isso mensalmente, mas para a Previ não deixou de incluí-lo como "beneficiado". É um felizardo!!! Reclamações partiram em todos os cantos deste país. Outros nem isso, por que somente beneficia mesmo quem teve AP de 01 a 05.

Hoje volta à tona a proposta de elevação de 90% para 100%. Certamente que vai passar pois é carta marcada. A Contraf mais a Anabb mais o BB, já sabem o que querem e o que vão aprovar. É tudo carta marcada.

Essas reuniões existem para quê? As propostas deveriam ter sido entregues há muito tempo e sentariam à mesa já para debatê-las. Ficam sentados olhando para a cara do outro, abrem os notebooks e a Contraf e Anabb entrega a proposta e o funci do BB diz que vai falar com o chefe. Ora, isso é tacanho e ridículo.

Marcaram para o mês que vem, pra quê???

PS: Ah, Dona Isa!!! leve o notebook desta vez, para pelo menos dizer que levou.


Então não percam tempo, coloquem sempre na justiça e quanto a Anabb, saí há alguns anos e não me arrependo.

Anônimo disse...

Colega de 5 de abril de 2011 05:57,


Acho que há um equivo na sua explanação, em 2007 (aumento do teto de 75% para 90%), P.E, CAIEX, GEREX não viram um centavo com a proposta em pauta.

Anônimo disse...

Cesta alimentação JÁ! ! ! ! !


Fora ANABB! ! ! ! !

Não podemos ficar sem esse Blog NUNCA! ! ! ! ! ! !

ABAIXO O FATOR PREVIDENCIÁRIO! ! !
(Pessoal da ativa e aposentados juntos nesta luta!!)

Alan rj/rj

GANDOLA DA BAHIA disse...

- O companheiro Renato Batista tem razão. Cut e catréia é prá cuidar de quem está na ativa, aumento de salário, condições de trabalho etc. a PREVI CUIDA DOS APOSENTADOS, vão prós infernos home.
Mudando de desgraça esperei o lançamento do "empréstimo" da COOPERFORTE, E O QUE ME VEM: limite máximo de R$ 2.900,00 em 12 prestaçõpes de R$281,00, COM 40 anos corrfido de BB/PREVI, Ninguém merece cara. VOU NÃO, QUERO NÃO, POSSO NÃO, MINHA MULHER......... Vou-te.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Renato.

Infelizmente não é fácil colocar numa resposta, com a amplitude do que me pede, tudo que diz respeito ao envolvimento desses personagens nos negócios da PREVI, notadamente a distribuição de benefícios aos participantes e assistidos. Temos ciência de que o Banco não é mais aquele a quem servimos com dedicação e orgulho, pois hoje ocupa posição antagônica aos nossos interesses e necessidades. Daí ser mais difícil ainda explicar o que quer que seja. Hoje, sem ter procurado, também ocupamos posição conflitante com os interesses e a postura do Banco, e o que nos sobra é um enfrentamento desigual pelo peso que ele, como patrocinador, imprime em um dos pratos da balança pelo séquito que engrossou o seu lado: robustas Associações cooptadas; Governo e seus partidos políticos de apoio contando com o forte braço da Contraf-CUT; e o Ministério Público e parte da mídia. Enquanto que nós ocupamos a outra ponta da questão com o apoio frágil e desunido das Associações minoritárias – e é só.
Também, na condição de participantes e assistidos apenas pedimos o que nos é de direito com respeito aos parâmetros determinantes, mas o patrocinador, como defensor e veículo das sistemáticas investidas contra o patrimônio do nosso Fundo, usa todo o potencial disponível para negar o que nos cabe e, o que é pior, levar metade do que nos é disponibilizado a muito custo. E segue fazendo disso uma forma de se locupletar, além de usar de artifícios para manter em crescimento constante a riqueza que ajudamos a criar, para dela se apossar paulatinamente, como tem feito.
Portanto, não há muito a explicar. Apenas que existem os dois lados de uma questão que nos empurra para o confronto e que, em não havendo uma mudança de rumos, seremos sempre os perdedores, por termos a infelicidade de compor o lado mais fraco.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Prezado Marcos,

Não há exclusão. Antes as sugestões/propostas copilam as exaustivamente debatidas desde 2008 pelas associações seja em seus boletins, seja em páginas na internet. Há, ainda, pauta permanente que a CONTRAF CUT, entidade que, nos dissídios coletivos negocia com o Banco do Brasil as melhorias para os ativos, traz à mesa, pois foram definidas no último Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. A essas somam-se temas de exclusivo interesse de aposentados e pensionistas, como o reajuste das pensões, os 360/360, abono anual para aposentados e pensionistas, antecipação de nossos reajustes para janeiro de cada ano, e, dentre as demais melhorias de benefícios, pautei a questão dos que recebem pela verba P 220, intensamente discutida nos grupos e associações. A presente etapa é uma extensão das negociações iniciadas em 2008 e é natural que enquanto não conseguimos implantar as melhorias reivindicadas essas voltem sempre à mesa.

Atenciosamente
Isa Musa (estou preparando um estudo minusioso de tudo isso e até o final do dia postarei às Associações.)



-----------------------------------
Em 05/04/2011 11:08, Presidência - AAPPREVI < presidencia@aapprevi.com.br > escreveu:

À

FAABB

Digníssima Presidente

Isa Musa de Noronha.

O que se depreende do comunicado de ontem, 04/04, da Contraf-CUT contendo relato da reunião, é que houve um entendimento prévio no sentido envolvendo Associações representativas, conforme declarado: “Os bancários apresentaram de forma detalhada os pontos da pauta de reivindicações encaminhada ao banco em correspondência no dia 11 de março.”

No entendimento de que a AAPPREVI é uma das Entidades de aposentados e pensionistas interessadas no assunto, na condição de filiada à FAABB, estranhamos a falta de consulta para elaboração dessa pauta de reivindicações, que embasou a referida correspondência de 11 de março e cujo teor desconhecemos, ao que pedimos enviar-nos cópia.

Além disso, encarecemos à Federação explicar se, e porque, de fato fomos excluídos do conhecimento da reivindicação encaminhada ao Banco previamente.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo da AAPPREVI

Anônimo disse...

Colegas,

Ao anônimo 05:04 das 05:57, o teu exemplo esta bem claro, quem contribuiu com 136 % VP + AN, não recebeu nada em 2007, quem contribuiu com 75% da remuneração teve um aumento em 2007, conforme seu exemplo de R$ 435,33 e terá se o teto passar para 100% , um aumento de R$ 290,22. Ou seja, esta proposta 3 só é boa para os altos salários, e a ANABB E CONTRAF-CUT sabem disto.

Anônimo disse...

AlÔ pessoal, cuidado esse aumento de 90% para 100% só beneficia meia dúzia de sabidões ( tipo Valmir, Sasseron Cecilia e outros mais)pois só a eles interessa, como foi da outra vez, quando passaram de 75% para 90%. Peço que algum colega que foi beneficiado com esse aumento, diga aqui no blog. Não precisa se identificar.Acho que serão poucos os que foram beneficiados. E os que foram e querem mais são aqueles, que infelizmente ditam as normas na Previ. Vamos contar nos dedos quantos irão aparecer. Por isso pedimos Isa Musa, luta contra essa proposta.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

From: Jose Alvares
Sent: Tuesday, April 05, 2011 2:14 PM
Subject: QUEM PODE MAIS? A RESOLUÇÃO 26/2008 DO CGPC/MPAS OU A LEI COMPLEMENTAR 109/2001?


Caros Colegas,
Abaixo, a correspondência que enviei ao STF, em especial ao seu Presidente, Ministro Cezar Peluso, reforçando e pedindo providências para o tema brilhantemente abordado por nosso colega João Rossi Neto.
Nossa expectativa é que outros colegas façam o mesmo - reforçar e apoiar a iniciativa do Rossi - mandando também suas correspondências àquela Corte Suprema.
Fica liberado o texto abaixo para quem quiser utilizá-lo como modelo.


JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES
__________________________________
From: josealvares@hotmail.com
To: centraldeatendimento@stf.jus.br
Subject: QUEM PODE MAIS? A RESOLUÇÃO 26/2008 DO CGPC/MPAS OU A LEI COMPLEMENTAR 109/2001?
Date: Tue, 5 Apr 2011 16:42:47 +0000
Brasília – DF, 05 de abril de 2011.

Excelentíssimo Senhor Presidente do
Supremo Tribunal Federal
Digníssimo Doutor CEZAR PELUSO
centraldeatendimento@stf.jus.br
BRASÍLIA – DF

Senhor Presidente.

QUEM PODE MAIS?
A RESOLUÇÃO 26/2008 DO CGPC/MPAS OU
A LEI COMPLEMENTAR 109/2001

Venho à presença de Vossa Excelência na condição de funcionário aposentado do Banco do Brasil e assistido da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI -, para reafirmar e reforçar os argumentos alinhados na correspondência a Vossa Excelência endereçada - texto anexo – pelo colega João Rossi Neto.
Em nosso entender, a peça é, salvo outro juízo, por si suficientemente clara e sobejamente abrangente no trato do tema que leva a apreciação de Vossa Excelência. Nada a ela e nela sendo necessário acrescentar ou reparar.
Resta-nos, portanto, apenas para colocá-lo em evidência, sublinhar o argumento principal que dá corpo à robusta e inequívoca argumentação do colega João Rossi Neto:
Pode uma Resolução, expedida por um Conselho Gestor, vinculado a uma Secretaria, subordinada a um Ministério – instrumento sabido e reconhecido hierarquicamente inferior – prevalecer sobre e alterar o decidido em Lei Complementar – no caso: Resolução 26/2008 do CGPC/MPAS versus Lei Complementar 109/2001 e em especial o contido em seu Artigo 20 – numa afronta cabal ao ordenamento jurídico e à própria justiça brasileira.
Pois é com base nessa “aberrante maquinação legal” - que não se sustenta mesmo diante da mais tênue análise feita em tribunal não especializado e de menor hierarquia -, que o Executivo Federal e todos os demais segmentos governamentais, com o tema envolvido – inclusive o próprio BB e a PREVI -, vêem, mancomunadamente, subtraindo do patrimônio garantidor das complementações de aposentadorias devidas por aquele Fundo de Pensão, vultosos valores – R$ 7,5 bilhões somente neste último exercício de 2010.
Esgotadas todas as demais possibilidades, só nos restam, em busca por justiça, a clarividência e o saber jurídico de Vossa Excelência e as dos demais Magistrados da Corte por Vossa Excelência presidida.
Respeitosamente,

JOSÉ CHIRIVINO ÁLVARES
Mat BB 5.397.940-0
CI
CPF

Anônimo disse...

Anônimo das 19:55 hs.
O traira Sasseron e outros diretores recebem 44 mil reais por mes. Ficando eles no cargo por 3 anos e tendo condições de aposentadoria, seu beneficio será calculado sobre os 44 mil??? Se for, está explicado porque eles querem tão desesperadamente o teto de 100%!!!!!!!!!

Rubem Tiné disse...

Ao anônimo das 05:32, eu aposentei como caiex em 2004 e recebi a verba especial de remuneração na distribuição do superávit de 2006. A quem interessa possa, acredito que não adianta colocar nas propostas a cesta alimentação: Muito simples, não contribuimos para receber a mesma. Devemos concentrar nossos esforços em propostas que contemplem em melhorias do benefício que já recebemos.

Geraldo de Abreu - S.Paulo disse...

A CONTRAF CUT participa das discussões com a Previ porque defende os interesses de quem está na ativa e logicamente também vai ser aposentado um dia. Defende lá o que o Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil decidiu (alguém aqui vai a esses congressos? Seria bom ir lá assistir, pois aposentados também podem entrar). Então esse pedido dos 90% para 100% é reivindicação tirada lá no Congresso. Azar nosso se esses 90% pra 100% não nos beneficia. Eles brigam por benefícios para os ativos, dona Iza briga por benefícios pra nós. Agora, sabem de uma coisa? O Banco não está nem ai pra nenhum deles e vai fazer o que achar melhor, afinal quem tem o Voto de Minerva? Sabem para que servem essas negociações? Para o Banco saber o que a gente está querendo, dar uma migalha, dizer que nos atendeu e passar a mão em mais alguns bi. Até parece que vcs nasceram ontem. Quando já viram o Banco ou a Previ fazer as coisas com Justiça? Ah, no passado, o Banco fazia? Pois é. No passado.

Anônimo disse...

Anônimo disse
colegas,
Sobre o aumento do teto de 90 para 100%, basta dar uma olhada nas comissões abaixo (novo plano de cargos e salários do BB) para saber quem serão os beneficiados. Calcule os 136% sobre o VP+AN e veja quem serão os PREJUDICADOS. O Banco vem limitando o valor do VP e isso tem um peso enorme para aqueles detentores de comissões de valores mais baixos. Poucos no BB têm comissões elevadas. Somente a esses há interesse em elevar o teto para 100%. E mais um detalhe: observe que o BB não divulgou as comissões superiores a R$ 13.520,34 !!!:

PROMOÇÃO POR MÉRITO
O parâmetro será o exercício de comissões. Todos os funcionários terão uma pontuação diária, de acordo com a comissão exercida, e, a cada 1.095 pontos, avançam um nível na tabela de mérito. A pontuação diária de cada comissão é definida de acordo com o Valor de Referência (VR) da comissão, conforme tabela abaixo:




Valor de Referência (VR)
Pontuação Diária*
Tempo para a promoção

Até R$ 4.056,10
1,0
3 anos

De R$ 4.056,11 a R$ 6.760,17
1,5
2 anos

De R$ 6.760,18 a R$ 13.520,33
3,0
1 ano

A partir de R$ 13.520,34
6,0
6 meses





* Serão consideradas todas as comissões exercidas em caráter efetivo ou de substituição, descontadas as ausências e afastamentos.

DADOS EXTRAÍDOS DO SITE DA ANABB.

Anônimo disse...

Colega Rubem Tiné,


Eu me aposentei como GEREX em 2007, com 28 anos de banco, e não recebi nenhum centavo na Verba de Remuneração Especial. Você tinha horas-extras (habitualidade nos últimos 36 meses de contribuição);
Caso contrário ou a minha aposentadoria esta errada ou a sua.

Anônimo disse...

Colegas,


Uma coisa é certa, muita gente não viu aumento em 2007, quando do aumento do teto para 90%, e a PREVI colocou em sua estatistica como beneficiados quem recebeu R$ 1,00.

Fica fácil dizer que milhares foram beneficiados com o aumento do teto, considerando R$ 1,00 como melhoria de beneficio.

Agora estão preparando o mesmo golpe (aumento do teto para 100%).

Anônimo disse...

cavalcante disse:
Caro colega Rubem Tiné,
Desculpe-me por discordar de seu comentário a respeito da cesta alimentação quando diz que não contribuimos para merecer esse beneficio. A propósito observo , e pergunto o que você acha de milhares de colegas que estão se aposentando e irão se aposentar (mais 35mil) sem contribuir devidamente - quando digo contribuir é desconto na fopag a favor da Previ- para a Previ.
Cavalcante

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

De: heraclito [mailto:heraclito@newnet.com.br]
Enviada em: terça-feira, 5 de abril de 2011 17:27
Para: 'cooperforte@cooperforte.org.br'
Assunto: RES: COOPERFORTE - Conheça o FORTE MAIS-PREVI

Prezados Senhores,

Vocês hão de convir que o prazo de apenas 12 meses para o FORTE MAIS é, no mínimo indecente. Vocês estão zombando da realidade financeira vivida, principalmente, pelos aposentados e pensionistas da Previ. É preciso mais sensibilidade. Não basta dizer que fizeram alguma coisa diante dos apelos por uma nova modalidade de empréstimo. A relação prazo/valor prestação é absolutamente inviável para a grande maioria que tem rendimentos abaixo da média dos benefícios pagos pela Previ.
Ora, se o prazo do BET, oriundo do Superávit, para, pelo menos, mais quatro anos, o que custava o bom senso da Diretoria dessa instituição optar por um prazo de 24 meses, que seria metade do prazo previsto para o BET. Não lavem as mãos como fez Pilatos, tenham a humildade de reconhecer o engano, provavelmente decorrente das pressões dos associados pelo novo empréstimo, e reconsiderem, reajustando o prazo para 24 meses. É apenas uma questão de coerência e sensibilidade para com os anseios de milhares de associados.
Atenciosamente
Heráclito G. Cavalcante –

Anônimo disse...

Ao Rubem Tiné: Discordo de você quanto a proposta de cesta-alimentação. A função da PREVI é complementar os SALÁRIOS, para que, na aposentadoria, continuemos a receber o que recebíamos na ativa.
E, na ativa, recebíamos a cesta-alimentação, razão pela qual tal verba deve ser paga pela PREVI, para que continuemos a receber o que recebíamos enquanto ainda trabalháva-mos.

Se, por acaso, não recolhiamos contribuições para a PREVI para tal fim, não vejo problema algum, haja vista o baixo valor da cesta-alimentação - pouco mais de R$ 300,00 - e os fabulosos superavits que nossa Caixa vem auferindo.

Além disso, seria uma medida justa, que abrangeria a TODOS, mas teria enorme significado e impacto positivo,principlamente para quem tem recebido valores mais baixos, em especial as pensionistas.

E devemos brigar com unhas e dentes CONTRA o aumento percentual de 90 para 100%, que beneficiaria alguns poucos (mas de forma milionária) amigos do rei.

Nascimento.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Leiam em Notícias Relevantes

05/04 - O Boletim informativo da UNAP-BB (BIM nº 3) traz importante matéria em defesa da CASSI/PREVI, que beneficia todos nós.

Anônimo disse...

Colegas,

Não adianta espernear, se tem uma proposta que vai passar, com o empenho da turma do PT, SASSERON, VALMIR, e tantos outros, que recebem altos salários, será o aumento do teto para 100%.

Esta proposta está encomendada e amarrada na cúpula da PREVI/ BB. Quem apresenta a proposta 3, está ocupando altos cargos e se beneficiará deste aumento do teto, quando de suas aposentadorias(legislam em causa própria).

O PT (CONTRAF-CUT) era a favor de melhorias para os salários mais baixos, quando não eram Governo e não ocupavam posições de destaque dentro das empresas Estatais e de Economia Mista.

Anônimo disse...

Colegas,

O prazo estipulado pela Cooperforte dá a enteder que eles tem receios de que o superavit dure somente Um ano.
Aplicações em bolsa são voláteis, o bb mete a mão no dinheiro dos aposentados, o governo usa o dinheiro dos aposentados para Trem Bala e Belo Monte.
a Cooprforte está se resguardando de possíveis contratempos com a distribuição do superavit uma vez que o bb ficou com 7.5 BILHÕES, e não entrará com um centavo sequer caso a bolsa venha a cair na cabeça dos idosos.
Anônimo

Anônimo disse...

Caros colégas, estão esperneando em relação a Cooperforte, eu gostaria de perguntar-lhes quantos anos o Sr. Valdir é o Presidente, é tudo da mesma panela PREVI/BB. Co
mo informação a Crediscoop está considerando a MC com a inclusão do BET, e o prazo é 36 meses, o juro é um pouco mais alto, mas não existe muita burocracia. Para quem precisa vale a pena.

Paulo Motta disse...

O texto da Isa, é realmente uma bela e bem formulada peça sobre tudo que nos interessa.

Apenas uma dúvida. Muito se tem lido aqui que a questão 360/360 seria de tranquila assimilação pelo Patrocinador. Isa pensa diferente e acredita que essa reivindicação encontrará forte resistência. Como é isso, afinal?

Se a proposta engloba devolução como aquela que chegou a creditar mais de 1 milhão de reais na conta de vários participantes, é compreensível essa possibilidade de resistência. Isso elevaria muita gente, inclusive eu, ao patamar dos sasserons, aqueles que se locupletam com altos salários, enquanto as pobres lorenas permaneceriam carregando suas cada vez mais pesadas cruzes.

Continua no próximo comentário.

Paulo Motta

Paulo Motta disse...

Continuação

No entanto, a simples equiparação de quem é menos que 30/30 e continuou vertendo contribuições após a aposentadoria, não poderia ser analisada à parte? Ela não exige montante elevado para ser implementada. E as devoluções não seria possível praticá-las progressivamente? Ou seja: devolver o que ultrapasse as 360 contribuições, porém apenas até um número que não chegue a impossibilitar a contemplação de outros segmentos menos favorecidos – por exemplo, o das pensionistas – com um abono ou alguma coisa melhor.

Pode ser que o Patrocinador não queira abrir precedente para devolução do restante, nos próximos superavits. Mas essas devoluções vão ficar entaladas em nossas gargantas, e na dele, até uma indigestão (na dele) que um dia certamente virá. A intenção aqui é apenas incentivar a imaginação a produzir alguma solução realista. É claro que devemos lutar pelas totalidades a que temos direito. Porém, se for difícil, nossa representante confiável poderia apresentar alguma proposta palatável.


Isso elevaria muita gente, inclusive eu, ao patamar dos sasserons, aqueles que se locupletam com altos salários, enquanto as pobres lorenas permaneceriam carregando suas cada vez mais pesadas cruzes.

A melhor notícia é a possibilidade de o Marcos se assentar ao lado da Isa. Só ficará faltando o João Rossi.

Paulo Motta.

Rubem Tiné disse...

Acredito que recebi a verba especial de remuneração (R$ 157,00) que foi incorporada na verba 300 na última negociação, por ter feito horas-extras, meses antes da aposentadoria. Sai no primeiro PAI-50 em 2004 com 27 anos de Previ, na função de Caixa Executivo. Portanto, é mito, esta estória de que só "altos executivos" e militantes da CUT receberiam. É choradeira da turma pré-97 que se aposentaram sem a famigerada parcela previ e ganham mais do que os pós-98, mesmo com estes acertos efetuados no superávit de 2006. Isto posto, acho justo passar de 90 para 100 o teto. Se tem medidas com mais prioridades, mais universais e justas é outra conversa.

Anônimo disse...

Após 73 meses, tive o maior orgasmo da minha vida... Paguei o cheque-ouro. A sensação de liberdade é indescritível. É verdade que precisei tomar refrigerante alienígena e frequentar a xêpa da feira. Não ver o Banco ficar sócio da merreca que recebo, já valeu a pena.