domingo, 8 de maio de 2011

Ofício da FAABB

OFÍCIO FAABB 06_2011

Às Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil

Sr. Presidente,

As Associações que se manifestaram a propósito das sugestões/propostas para a nova etapa de negociações com o Banco do Brasil e a Previ foram unanimes em reivindicar a implantação da devolução das contribuições que excederem às 360. Também elencaram como prioridade a criação de um benefício adicional como 14º salário ou abono anual. Além dessas, endossam as propostas relativas à concessão de Cesta Alimentação, aumento real dos benefícios e pensões, extinção ou redução da Parcela Previ, aumento do benefício mínimo, igualar data do reajuste da PREVI com a do INSS, fim do voto de Minerva e a troca do indexador que corrige pensões e benefícios.

Apóiam, ainda, a criação de uma diretoria exclusiva para o Plano de benefícios nº 1, o fim do Voto de Minerva e incluem a reivindicação da correção dos benefícios relativos aos anos de 1995 e 1996 quando a Previ deixou de reajustar aposentadorias e pensões. As associações ressaltam, ainda, que o aumento do teto de benefícios para 100% seja aplicado para todos os participantes, assistidos e pensionistas, sem as restrições impostas pelo Regulamento atual, de modo a contemplar também, quem se aposentou antes de dezembro de 1997. Isso significa que a Previ deverá rever os cálculos e aplicar a fórmula que redundar em um benefício maior.

Importante ressaltar a posição apresentada para a FAABB para que a PREVI, desde já, reserve recursos para garantir a renovação dos benefícios concedidos em 2010, ou seja, renda adicional de 20% e dispensa de contribuições; para que não tenhamos uma drástica redução no poder aquisitivo de nossos benefícios daqui a alguns anos e que a criação de novos benefícios atinja a totalidade de assistidos ou, se for o caso, também os participantes da ativa, não se admitindo que sejam criados benefícios para certos grupos, mormente os que já recebem os maiores salários do BB. Outro aspecto igualmente trazido à reflexão é que as negociações deveriam se fixar em pequenos acertos no Plano de Benefícios nº 1, com os recursos superavitários disponíveis, sem que se utilize a Reserva Especial. Desta forma, seria interessante levar a negociação de modo a, depois de fazer um estudo com todas as variáveis para o patrocinador e para a Caixa deixando demonstrado que o colchão de liquidez do Fundo é suficiente para amparar gastos mais elevados, fazer um realinhamento a título de exceção, objetivando exclusivamente sanar as mazelas anteriores, não se cogitando os superávits e, sobretudo, com fulcro no colchão de liquidez (Reserva de Contingência).

Um aspecto fundamental para a orientação dos representantes da FAABB à mesa deixou de constar como unanimidade entre as Associações. Trata-se da imposição da Resolução 26. Na negociação anterior, a despeito das Associações em Assembléia terem decidido levar propostas à mesa mesmo sabendo que o Patrocinador iria fazer valer seu suposto direito à metade, a FAABB foi muito criticada por firmar o Termo de Compromisso, mesmo na evidência de que aquele Termo não fazia referência ao contestado direito do BB. Agora, como a Resolução 26 sobrevive às inúmeras medidas judiciais e administrativas engendradas, a FAABB necessita ter, por parte de suas filiadas, uma posição clara e firme a respeito do tema: nossos representantes possuem delegação das filiadas para firmar o acordo que for possível ou, em caso da imposição da Resolução 26, deveremos nos eximir de firmar qualquer acordo ou novo termo de compromisso? Esta é a resposta urgente que necessitamos obter de nossas filíadas antes do próximo dia 11.

No aguardo de vossas considerações, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha
Presidente

9 comentários:

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem da AAPPREVI encaminhada aos seus dirigentes:

Prezados Colegas da Diretoria.

Devido à relevância do assunto, encareço seu URGENTE pronunciamento acerca do contido no OFÍCIO FAABB, de 07/05/2011, notadamente no que tange ao último tópico registrado:

"Agora, como a Resolução 26 sobrevive às inúmeras medidas judiciais e administrativas engendradas, a FAABB necessita ter, por parte de suas filiadas, uma posição clara e firme a respeito do tema: nossos representantes possuem delegação das filiadas para firmar o acordo que for possível ou, em caso da imposição da Resolução 26, deveremos nos eximir de firmar qualquer acordo ou novo termo de compromisso? Esta é a resposta urgente que necessitamos obter de nossas filíadas antes do próximo dia 11."
--------------------
Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade
Presidente Administrativo
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (1):

Senhor Presidente,

Minha manifestação quanto ao Ofício Faabb 06/2011 é de ser totalmente contrário a negociar com a dita Resolução 26 como condicional. É preciso confrontar e mostrar o nosso lado contrário porque não podemos nem devemos ter duas caras.

Ari Zanella

(AAPPREVI - Ari Zanella - Vice Presidente Administrativo)


RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (2):

Continua na Parte II

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Continuação – Parte II

Sr. Presidente.

Sou totalmente contrário a qualquer tipo de acordo que possibilite a doação de metade do superávit para o Banco. Caso o Banco condicione essa possibilidade para liberar qualquer outra proposta, os negociadores não devem aceitar de forma alguma. É ilegal e imoral.
Essa pergunta da Sra. Isa Musa deixa no ar um certo cheiro do coisa podre. Ela sabe que dentre as suas afiliadas a maioria tem vínculos diretos com a ANABB. O esquema de doação já está acertado e Ela, que também é favorável, está buscando um meio de fazer a tal doação sem que a responsabilidade caia diretamente sobre ela.


Gilvan Rebouças

Vice Presidente Financeiro - AAPPREVI
AAPPREVI – José Gilvan Pereira Rebouças – Vice Presidente Financeiro)
====================================================
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (3):
Marcos, A minha posição é para que não haja, doravante, qualquer acordo, que considere a resolução 26.
Como o valor a distribuir é de pequena monta, a não aceitação das imposições do patrocinador, nos colocará em situação de força.
abraços e bom domingo
Ivan Rezende

(AAPPREVI – Ivan Rezende da Silva - Diretoria de Projetos Sociais e Esportivos)

========================================================================
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (4):

Sr. Presidente.
Prezado Presidente da AAPPREVI.

Senhor Marcos Cordeiro de Andrade.

Continua na Parte III

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Parte III - Final

Em resposta ao Ofício da Presidente da Faabb, ficou claro que querem jogar a suposta decisão as Filiadas, para que elas tomem a iniciativa de entregar mais recursos dos trabalhadores do Banco do Brasil S/A ,seus pensionistas e continuar o assalto que vem sendo praticado contra o nosso fundo de pensão.

Votei contra o acordo do superávit, que implantou o BET (Benefício Especial Temporário),e não aceito que a Faabb jogue esta responsabilidade em nossas costas,agora depois de doar 7.5 bilhões de reais ao Patrocinador.

Porque não fez a mesma consulta na doação do acordo fajuto de 2010, feito a grosso modo,que resultou em alterações no Ministério da Fazenda?.

Sou contra qualquer doação,aceitar mais esta sujeira é o mesmo que dizer que somos idiotas, sou totalmente contra continuar essas doações sem lutar para mudar esta situação e ai nda cobrar atitude das filiadas para concordar com qualquer coisa que será feita nesta reunião ou nas próximas a serem feitas para a REVISÃO DO PLANO DE BENEFÍCIOS DO PB-1 DA PREVI.

Meu voto é NÃO não concordo em dar carta branca aos representantes da mesa para fazer qualquer ACORDO.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Pensionista.
(AAPPREVI - Rosalina de Souza - Diretoria de Pensionistas)
RESPOSTAS à consulta ao corpo diretivo da AAPPREVI - (5):
Acho que a atitude de nossos representantes deveria ser não só eximir de firmar qualquer acordo ou novo termo de compromisso, como também denunciar o acordo formalizado em dezembro.
Um abraço.

Ravacci.

(AAPPREVI - Antonio Américo Ravacci – Conselho Fiscal)

sergioinocencio disse...

Marcos,

a idéia é novamente fazer uma votação para legitimar o ilegitimo ?
afinal passou nos 20%, agora chega.

Anônimo disse...

digo e repito: cadeia para todos!
não temos que concordar con nada.
chega!
cartas marcadas, caras desmascaradas.
Justiça !!!!!!!!!!
cadê o Brasil, gente?M duarte-niterói

Anônimo disse...

queridos colegas
é um golpe atras do outro.
já disse não a meia liberdade, igualdade e fraternidade.
isso não existe.
vamos resistir e levar por inteiro.
a previ é nossa.
que os representantes pagos a preço de ouro se eximam, eu entendo. sei lá o que eu faria diante do ouro. Cortez pirou.
mas onde estão as nossas associações que não veem isso ?
pelo amor de deus, vamos lutar.
eu ainda acredito na justiça.
vamos a ela.
claudia do rio

Anônimo disse...

IMPOSIÇÃO DA RESOLUÇÃO 26?
PARA O FUNDO DE RESERVA?
AGORA SERÁ PARA SEMPRE MEIO A MEIO?
DONA ISA NEM DEVERIA COGITAR DISSO .
DE QUE LADO ELA ESTÁ ?
A RESPOSTA É NÃO!!!!!!!!!!!!
ISSO É COISA DO SASSERON.
COMO O VELHINHO DE 88 ANOS.
88 ANOS, ,FARINHA POUCA MEU PIRÃO
PRIMEIRO.
AOS 88 ANOS ?
TERÁ VALIDO A PENA ?

Anônimo disse...

Isa,nao estamos mais cegos.Voce nao nos engana mais.Ou passa para o nosso lado ou caia fora.
Duda

Anônimo disse...

Colegas,

Velhinho de 88 anos!!!!!
Ou seria algum infiltrado da ANABB?