segunda-feira, 6 de junho de 2011

ADIN e FAABB

Prezada Isa Musa de Noronha,

Agradeço sensibilizado pela atenção que dispensou ao artigo “ADIN - quem se habilita?” Lembrando que em datas anteriores seus contatos já me foram relatados. Porém devo lembrar também que esses prováveis acolhedores da proposta em compartilhar a ADIN estão demorando demais para assumir uma posição – e que há outras fontes a consultar.

======================================

05/06 – 17:37
Prezado Marcos,

A FAABB tem convicção de que somente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pode tentar por fim de vez à sangria que o BB submete a Previ. Tenho mantido contatos com a ANAPAR (sua presidente disse em Audiência Pública que entraria com uma ação dessa). Também falei com a CONTEC e com o PSOL. De todos esses aguardo novidades.
Em conversa com o advogado da CONTEC, Dr Torres, ele me disse que iria estudar o tema, mas a priori, acreditava que não cabia ADI em sede de uma Resolução.
Na ANABB, o ex-Presidente Valmir, mantinha conversações também com a CONTEC.

Isa Musa de Noronha


=======================================

No vigoroso apelo público que fiz citei o seu nome e de mais dezoito pessoas, todas com peso representativo quase paralelo ao seu, e capacitadas para defender a causa dos participantes do PB1 através do patrocínio da Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Espero que igualmente se manifestem para definir uma tomada de posição seguindo seu exemplo.

Em virtude do impasse criado com a postura do Patrocinador, retardando a retomada dos entendimentos para o prometido realinhamento do Plano, até mesmo sem garantir que isto venha a ocorrer - descumprindo o prazo dado em atitude que atesta o desinteresse na evolução do assunto - é imprescindível que a via judicial seja procurada, uma vez que quem não cumpre acordo assinado não merece confiança.

Ciente da sua posição concordante, conforme a mensagem acima registrada com que me distinguiu, cabe agora armar-se da postura de Presidente da FAABB que lhe é de direito e conclamar os Dirigentes mencionados no artigo publicado no Blog Previ Plano 1 - e quem mais achar por bem - para efetivamente atuar sob a liderança da Federação na busca de parceria que viabilize impetrar a ADIN.

Para tanto, a Federação pode agir em nome das afiliadas e nomear uma comissão de notáveis e com o seu concurso elaborar um pedido de adesão aos Órgãos visados, explicando as necessidades e razões da adoção da medida e, com presença física imposta em comissão, bater nas portas certas levando sob o braço a petição formal firmada por todos os interessados no envolvimento da causa, com pedido de pronunciamento com data certa. E levar a público o andamento dessas tratativas.

Se possível, relegar a um segundo plano a proposição da AGE da FAABB para não desviar o foco da necessidade vivenciada, pois nada há de mais importante agora do que seguir essa rota traçada, desde que assumida consubstanciada na sua mensagem em evidência. Esta proposição reconhecidamente tem custo quase nulo, ao contrário do que envolve a realização de uma AGE. Entendemos que o adiamento da Assembléia não causará maiores danos porque nela teremos pouco o que discutir proveitosamente no momento. Depois sim, com o resultado que se conseguir trabalhando pela ADIN.

Portanto, sua autoridade é preponderante para assumir essa liderança definindo de uma vez por todas a execução da medida, e servindo para revelar quem está de acordo com a linha de conduta assumida conforme suas declarações, de modo que saibamos com quem contar nesta ocasião, visto que não é oportuno usar de expedientes protelatórios.

Há que se entender que a Ação Direta de Inconstitucionalidade é o caminho definitivo para resolver os problemas criados e mantidos em evolução pelo Banco do Brasil na posição de patrocinador da PREVI.

Finalizando, registro a expectativa de que essas proposições vinguem confiante no seu bom senso e na sua capacidade de assumir compromissos com resultados positivos. Lembre-se de que 120.000 famílias esperam contar com os benefícios resultantes de boas ações com que sejam contempladas. E a esperança desse povo repousa na boa atuação dos seus representantes agindo em sua defesa.

Todavia, se de todo inviável levar adiante a execução da proposta nestes termos, que seja direcionada a tarefa aos responsáveis pela assinatura do Acordo de 24/11/10 - você entre eles. Neste ponto subentende-se que, se assumiram a responsabilidade por uma resolução de tamanha envergadura, por certo estarão dispostos a assumir igualmente o feito ora proposto - que anulará as conseqüências daquele deslize.

Atenciosamente,

Marcos Cordeiro de Andrade.
==========================================

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 06/06/2011.

152 comentários:

Anônimo disse...

Marcos Cordeiro,

Espero que não indiquem o "já demitido" Palocci, para algum cargo na PREVI. Em um mês abriria uma empresa e em seis meses teria multiplicado por mil o seu patrimônio. O CARA É MUITO COMPETENTE.

Anônimo disse...

Prezados Marcos e demais colegas,
Excluindo-se a Dona Isa que já pronunciou-se a respeito, onde estão os demais listados abaixo?
- ANABB – Presidente Graça Machado
- AAFBB - Presidente Gilberto Santiago
- ELEITOS DA PREVI
- Mirian Cleusa Fochi, Célia Maria Xavier Larichia, William José Alves Bento, Romildo Gouveia Pinto, Fabiano Félix do Nascimento, Antonio Gonçalves de Oliveira, José Branisso e Odali Dias Cardoso - e seus suplentes: Waldenor Moreira Borges Filho, Luiz Carlos Teixeira, José Souza de Jesus, Francisco de Assis Chaves Costa, Aldo Bastos Alfano, José Paulo Staub, Mércia Maria Nascimento Pimentel e Flávio José Pastoriz.
TODOS ESTÃO COMPROMETIDOS COM O BANCO ? TODOS ESTÃO TENDO SUAS VANTAGENS PESSOAIS ?
C A M B A D A D E T R A I D O R E S ! PARA NÃO DIZER OUTRA COISA!
Roberto- RJ

elvira disse...

Colegas,

Vamos encaminhar mensagem para todos os listados, com exceção da D Isa, pedindo que se manifestem
pela ADIN, fazendo valer assim o que queremos.
Abraços

Anônimo disse...

MAIS NOVA CAMPANHA: APOIE A ADIN E MEREÇA O VOTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PB1.

TÁ NA HORA DE CAIR A MÁSCARA DE TODA ESSA CANÁLIA E MOSTRAREM SUAS VERDADEIRAS CARAS RELUZENTES DE ÓLEO DE PEROBA.

Anônimo disse...

Caro Roberto do RJ (06:43):

Estão todos protegidos em seus bunkers. Sabem que num campo de batalha poderão ser atingidos.
Só aperecerão novamente quando precisarem de nossos votos.

Anônimo disse...

O meu VOTO seus canalhas JAMAISSSSSSSSSS!Somente a Dona Isa se manifestou!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

A incansável eficiência voluntária e descompromissada da Colega Leopoldina Corrêa continua narrando os posts do Blog, em cima da publicação. Confiram:

Olá,

Acabo de atualizar meu site e achei que você gostaria de dar uma olhada. É só clicar nos links abaixo ou cortar e colar os URLs no seu navegador.

TVCORUJA http://web.me.com/tvcoruja

ADIN e FAABB

Dê uma olhada e me diga o que você achou!

Anônimo disse...

Eu só gostaria de saber, se em nossa Constituição reza que temos que ter o apoio de todas as entidades de classe ou se poderíamos ir com apenas uma delas.
A Faabb não é nacional? não abrange todo o nosso território ?
São apenas dúvidas de quem não tem um texto da Constituição em casa.
Falha minha.
Obrigada.

Anônimo disse...

colega das 06:43
Sobre os demais nomes que voce citou, eu não sei por onde andam, mas o Odali Cardoso, está na TELEMAR, e na AABB do Rio, onde vai tentar mais uma " eleição".
Já são vinte anos como presidente.
Trabalhou no Banco quando?
Dizem que quer ser conhecido como Odali Mubharak ou talvez Odali Kadafi.
Tá quase chegando lá.
Não tem tempo para PREVI.

Anônimo disse...

2012 esta chegando,nao vejo a hora de botar toda corja para fora da Previ.
FORA LADROES!!!!
FORA CORRUPTOS!!!!
FORA BANDIDOS!!!
Duda

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.

A todos os colegas do Pb1 um novo Post do Eliakim Araujo, BB x PREVI, leiam e comentem e vejam como é importante participar.

abraços a todos

Anônimo disse...

Sobre o banco do Brasil abrir uma linha de cdc Antecipação Benefício Especial Temporário (BET) - PREVI.
Ja que nao consegui visualizar nada sobre este cdc no meu internet banking,fui perguntar o meu gerente e descobri que quem esta no serasa nao tem esta opcao de fazer este tipo de cdc nem pelo terminais, internet ou na propria agencia.
Engraçado que eu nao estou no serasa, mas tenho meu limite de cdc totalmente usado e eu tambem nao sou publico alvo deste novo cdc, quer dizer que somente quem nao precisa de dinheiro pode fazer, quem necessita de valores e esta apertado financeiramente esta excluido.
Achei que o banco iria disponibilizar e calcular automaticamente na propria conta o valor do cdc BET que se poderia pedir, mas o banco ultimamente nao esta nem ai para seus aposentados, esta é a triste realidade.
Alem de fazer somente em 12x eles na internet nao informam nada sobre este cdc para aposentados e pensionistas.

Alvaro Dias

mesquitasantana disse...

Caro Marcos.


Quem tem Medo da Transparência?

assunto de grande importância para os fundos de Previdência Fechados -PREVI - entre eles.

abraços a todos

Anônimo disse...

Agora e o aumento dos grandões como fica? Eles não precisam dessa merreca de emprestimo e nem mendigar ao gerente de suas contas. Como diz Boris Casoy: Isto é uma Vergonha.
2012 esta ai seus canalhas.

Anônimo disse...

Mas quem disse que o Pallocci já não andou pela Previ?
Voces acham que o nosso fundo comprou Cem salas comerciais da WTORRE por causa dos lindos olhos dos donos dela?
É, esta WTORRE do senhor Delúbio.
Ele tambem estava lá.
Tudo isto sob os COMPLACENTES olhos dos abnegados eleitos da PREVI.
Coisa entre amigos.

Anônimo disse...

Antes que me esqueça, gostaria de perguntar-lhes se já trouxeram mais dois sócios hoje para a AAPREVI ?
Eleição se ganha com votos.
Eleição não se ganha no grito.

Anônimo disse...

Colega Alvaro Dias,tambem nao estou no serasa e desde Outubro cortaram todos os meus limites de cheque especial e de cartao de credito.
Duda

Anônimo disse...

Alvaro pela Cooperforte tu tens direito.

Anônimo disse...

Sobre linha de cdc Antecipação Benefício Especial Temporário (BET) - PREVI pelo Banco do Brasil.

Meu gerente ainda nao sabe nada sobre isto, näo seria alguma LENDA?
Desculpe a brincadeira ok.

Se algum colega tiver informaçao concreta?

Abraço Douglas Viana

Anônimo disse...

Acabo de chegar do banco onde fui sacar e pagar umas contas e aproveitei para pegar umas folhas de cheque.Quase nao uso mas gosto de ter.Na tela apareceu o de sempre 8 folhas,12,16 ou 20....solicitei 20.Virou a tela informando a primeira de cinco folhas,ficou piscando e os cheques nao sairam e apareceu a informaçao: seus cheques foram destruidos.Tentei novamnete solicitando as 20 folhas e aconteceu o mesmo.Fui falar com o funci que fica orientando o pessoal e ele me disse para eu tentar solicitar menos folhas.Voltei no terminal e solicitei 12, deu a mesma informaçao:seus cheques foram destruidos.Ao todo sao 52 folhas que deixei no terminal.Acabo de ligar para minha agencia,fui atendida pela telefonista que ficou fazendo vai e vem com o gerente da minha conta(estava em reuniao)que mandou o recado para eu procura-lo amanha na agencia.
Pergunto; algum colega ja passou por isso?
Duda

Ja me tiraram os limites,sera que agora nao tenho direito a talao de cheque?
INCRIVEL!!!!!

Anônimo disse...

Colegas,


VOCÊS NÃO ACHAM QUE ESTÁ NA HORA DE TODOS OS PARTICIPANTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS ABRIR UMA AÇÃO PARA IMPOR QUE A PREVI POSSA DEPOSITAR NOSSOS PAGAMENTOS EM OUTRO BANCO, UM QUE NOS HUMILHE MENOS QUE O BB. O QUE ACHAM?

LUCI

Anônimo disse...

Estou começando a perder a paciencia!
Estamos todos em vias de nos engajar numa luta tardia, já deveria ter sido começada há tempos, e o que vejo aqui é gente preocupada com empréstimos e talão de cheques.
Digo sempre a minha empregada: se voce não pode arcar com as prestações da casa Bahia, não faça!.
Sei dos problemas que todos temos. Mas choramingar não é a solução. Vamos lutar para reaver o que é nosso e ter uma vida digna.
Tragam idéias do que podemos fazer. Pensem em aliciar mais colegas, mas pelo amor de Deus. vivam dentro do que podem pagar agora.
Já não bastam os tolos que foram trocar de carro assim que ouviram falar do superavit?
Contando com o ovo antes de ter a galinha?
Parem com isso !
E comecem a pensar como poderemos levar avente esta luta.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:19.

Já passei por isso. Se lhe foi tirado o limite, não terás direito a requisitar cheques, que ficam disponíveis apenas aos que possuem cheque-ouro. É assim que me informaram na época.

Já, informar que o "gerente da conta está em reunião", é de praxe. Sempre aconteceu comigo. Eles só atendem os peixes graúdos por telefone.

Anônimo disse...

Muito bem, prezado Marcos. É isso que espero de meus REPRESENTANTES, que se pautem por RAZÕES DE DIREITO e que exijam que também os poderosos se pautem por RAZÕES DE DIREITO. Que a JUSTIÇA diga QUEM ELA PENSA QUE ESTÁ COM A RAZÃO DE DIREITO. Isso está demorando muito a ser EFETIVAMENTE PROCURADO. Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Colegas pelo amor de DEUS, não deem mais dinheiro a esse Banco não. Vamos receber o que é nosso mesmo minguado mas mês a mês, porque se você fizer empréstimos no Banco do Dida vai pagar com juros, vamos lutar pello que é nosso. Vamos apoiar e conseguir mais sócios para AAPPREVI.

Anônimo disse...

Olha Duda, esta informaçao de cheques destruidos nao procede.
Terminal nenhum em agencia do banco do Brasil lançaria mensagens dizendo que a sua requisiçao de cheques daria folhas destruidas.
Mas, pode acontecer se isto for verdade turma, um dia tambem aparecer na tela do terminal o rosto do Diretor de Seguridade da PREVI, José Ricardo Sasseron, nos desejando no fim do ano, um Feliz Natal e Boas Festas, eu ja nao duvido de mais nada pessoal...

Abraço Dilson

Anônimo disse...

Pelo Amor de Deus !!
Estamos desviando ou divagando sobre assuntos diversos.
Penso que o Blog não pode ter este objetivo. Que tal enviar um email para alguns que possam tratar de assuntos diversos?
Não entendam mal !!

Anônimo disse...

Colegas,

Estamos enrolando e obscurecendo o trabalho sério do Marcos na frente deste blog. O cara se mata de trabalhar e o que vemos é o desfile de bobagens. Muita gente querendo aparecer e outros até mesmo querendo desistir de tudo. Fala-se de tudo menos do que interessa. É um tal de chorar miséria que não tem fim, como se os que lêem pudessem fazer alguma coisa. O que podemos fazer é aporrinhar a vida dos conselheiros, dirigentes, eleitos e um sem número de pessoas que podem ajudar. A bola da vez é a FAABB e sua presidenta. Estas com certeza podem fazer por onde a ADI aconteça como está dito neste blog com todas as letras. Não é a toa que os nomes fortes desapareceram dos comentários. Até mesmo as pensionistas sumiram tirando as cores que enfeitavam isto por aqui. Até o blog do Eliakim já está sendo avacalhado por comentários de aproveitadores, bajuladores e sindicalistas, tirando o foco da questão como estão fazendo por aqui. Assim não dá. Vamos falar sério e atacar o ponto principal da questão. A ADI é a munição que temos para detonar o Banco do Brasil em todos os sentidos. No momento em que essa Ação começar a rolar nos tribunais com certeza o Bancão muda a postura com que espezinha os seus aposentados e pensionistas. Vamos pedir ao Blog a relação de emails dos figurões citados e encher suas caixas de correio com mensagens exigindo providências.

Pensem nisto.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Blog do Juarez Barbosa dá destaque ao artigo do jornalista Eliakim Araújo "Banco do Brasil versus PREVI":

http://previpb1emfoco.blogspot.com/

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

O Site do Movimento pela UNAP-BB tem novidades:

http://www.unap-bb.org/

Anônimo disse...

Estou com os anônimos das 15:18, 17:18 e 18:21, ou seja alguns estão aqui divagando e discutindo coisinhas insignificantes. Vamos pensar alto, o assunto em foco é a ADIN e como conseguí-la. Se for para dar sugestão nesse sentido, ompareça, caso contrário, não atrapalhe quem quer trabalhar.
Vamos pressionar as pessoas que o Marcos divulgou .
Cláudio - Piracicaba - SP

Pensionista disse...

Sou do interior de São Paulo, já passei o Blog do Marcos para o meu gerente.Estarei indo na agencia e comunicando aos outros também.A minha parte farei.

Anônimo disse...

CHACAL
Depois das declarações do Procura-
dor da Republiqueta inocentando o
Sr. Pallocci, CHEFE da Casa Civel,
não tem jeito mais não. Com esta
quadrilha é só na Porrada.
Murilo CHACAL Hallak

luis fernando disse...

já está rendendo FRUTOS, o grito dos colegas contra o Banco do Brasil e a PREVI sobre os altos salários - ontem o correio braziliense colocou uma matéria, que hj na rádio guaíba em Porto Alegre, repercutiu como uma bomba no programa do Rogério Mendelski, e ele ficou apavorado com o que o repórter de Brasília, falava em aposentadoria de R$ 27.000. Imagina qdo ele saber das pretensões do Banco em multiplicar por 3. MUniciarei ele da verdade. Na reportagem veio á tona o fundo AERUS , da VARIG, que faliu. Vamos espalhar a notícia. Alguém vai nos ouvir.Um dia um, outro,mais dois, e assim por diante. Parabéns Marcos e colegas abnegado.Não podemos ficar calados.

Anônimo disse...

CHACAL
Colegas
Aqui na minha agência de São João
Del Rei, o novo empréstimo baseado
no BET, o procedimento para sua li-
beração depende da SUPER estadual.
Não depende do GERENTE da agência.
Assim, aos interessados que não es-
tam conseguindo liberação por esta-
rem no SERASA/SPC, pode o caminho.
Abraços a todos.
Murilo Chacal Hallak

Anônimo disse...

Reajuste do benefício PREVI deverá ser de 6,71%.

ESSE É O CARA disse...

-Companheiro Claudio - Piracicaba-SP, de 7.6.11 - 4:02 - Você chama de coisinha porque, certamente, graças a Deus, não tem problemas financeiros, agora "passe o pano" você ter 3, 4, ou mais contas de luz e água atrazadas e nenhum tostão no bolso, isto só prá exemplificar(água e luz), tem mais coisas.

elvira disse...

Colegas,

A ADIN é o foco. Precisamos dos emails de todos aqueles listados para que recebam nossas mensagens exigindo providências. Ou vamos deixar somente o Marcos na linha de fogo?
Abraços

Luis-BH disse...

Pessoal, nosso reajuste deve ser de 6,44%. Saiu hoje o INPC de maio.

Anônimo disse...

Caros colegas,

Para conhecimento de todos.

O INPC de maio/2011 é 0,57%.

Incorporação do BET JÁ.!

Um abraço de james.

Anônimo disse...

ADIN NELLES.....

Palocci participa do lançamento do programa Brasil Sem Miséria....sem miséria para elles.....

ADIN NELLES (PREVI BB GOVERNO)

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ecos da Distribução do Superavit.

Escolha o Sasseron que você quiser ver e ouvir:

http://www.youtube.com/watch?v=Nto6kD__E70&feature=related

ou

http://hili.in/Ug

Rubem Tiné disse...

Aproveitando o ensejo: Alguém sabe responder em que pé está a consulta que a Previ alega ter feito a receita sobre o imposto de renda incidente na primeira parcela do BET? Vamos pressionar enchendo o saco dos atendentes da Previ, por telefone e por e-mail, se possível mais de uma consulta por dia.

Anônimo disse...

Nao entendo porque o bb a cooperforte abrem linhas de credito com base no bet e previ que e nossa nao faz isto. llamentavel.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Aposentadoria de dirigentes do Banco do Brasil pode chegar a R$ 81 mil.
Executivos do Banco do Brasil querem que a Previ triplique o atual teto do benefício, de R$ 27 mil. A meta é manter ganhos da ativa.

Ana D'Angelo - Correio Braziliense

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/2011/06/07/internas_polbraeco,255634/aposentadoria-de-dirigentes-do-banco-do-brasil-pode-chegar-a-r-81-mil.shtml

ou

http://hili.in/Uh

Anônimo disse...

Ao colega das 5:17, respeito a situação financeira de todos, porem se conseguirmos entrar com a ADIN, tenho certeza que a situação, sua, minha e de todos, vão melhorar. Portanto temos que unir forças, atitudes, sugestões, etc. que viabilize isso.
Desejo-lhes paz e sucesso!
Cláudio - Piracicaba - SP.

Anônimo disse...

Colegas,

Viram porque a única coisa que o BB admintiu negociar na última reunião foi o aumento do teto para 100%. A cachorrada está solta.

Anônimo disse...

Ao colega que quer tirar a conta do BB. Embora o regulamento exija a conta no BB, se voce escrever solicitando a mudança para outro banco e a previ negar voce pode procurar o PROCON porque esta clausula é abusiva.

ESTE É O CARA disse...

-Obrigado "cumpade" das 6:59 tudo de bom prá você.

Anônimo disse...

Invalidação da Resolução CGPC 26/2008.

O órgão emissor da Resolução 26/2008 foi o Conselho de Gestão da Previdência Complementar, portanto, integrante da Administração Pública por ser vinculado ao Ministério da Previdência Social, inclusive o Presidente do CGPC é o Ministro da Previdência. Restou comprovado que ao assinar a resolução administrativa ilegal, o então Ministro Pimentel foi o seu autor intelectual, além de, obviamente, ser o mandante do crime hediondo que acarretou no bilionário desfalque na PREVI.
Isto já foi dito centenas de vezes, mas não custa repetir que a Resolução de fato é o pilar em que se apóia o Ato Administrativo que nos lesou vergonhosamente e como tal deve ser examinado à luz do Direito Administrativo.
Um ponto relevante a ser considerado é a questão da obrigatoriedade ou não da Administração de invalidar um ato administrativo. Ao verificar a ilegalidade de um ato, ou seja, a sua desconformidade com o ordenamento jurídico, a Administração deve, a princípio, anulá-lo, em respeito ao Princípio da Legalidade.
Todavia, isso nós podemos esquecer porque o CGPC, sem dúvida alguma, nunca tomará essa providência, especialmente pela gravidade do vício e do vultoso rombo que o Governo/BB teria no seu cofre para repor os R$7.5 bilhões que embolsou somente no ano de 2010.
Nada impede que o Poder Judiciário anule ato administrativo que estiver em desacordo com o Direito, máxime esse por ter ferido de morte a Lei Complementar 109/2001, artigo 20, ao atribuir arbitrariamente 50% da Reserva Especial da PREVI para o BB, pois o artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal dispõe que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. Entrementes, para que isso ocorra é preciso provocá-lo.
Ao fazer o pedido de extinção da Resolução CGPC 26/2008, é necessário, antes, estabelecer o critério na diferenciação da “revogação” e da “invalidação” dos atos administrativos, eis que na revogação os efeitos são “ex nunc”, não retroagem à data em que o ato foi expedido, enquanto que, na invalidação, os efeitos são “ex tunc”, retroagem à data da expedição do ato.
Em suma, devemos optar por propor a “invalidação” da Resolução 26/2008, de modo que todos os atos praticados durante a sua vigência sejam anulados. A propósito, existem dúvidas sobre a terapia a ser empregada, aflorando opiniões de que a ADIN não é o remédio jurídico mais indicado para resolver esse imbróglio.
Por isso mesmo, sugiro que o advogado da FAABB, por conhecer profundamente o processo, já que impetrou o Mandado de Segurança Coletivo, seja ouvido e emita um parecer consubstanciado, indicando-nos o roteiro mais adequado, na esfera judicial, para elidir o impasse e invalidar a maldita resolução.

Anônimo disse...

Colegas,

Um aviso importante a todos que ainda fazem o SEGURO AUTO BB. Caiam fora, pois na hora que precisarem vão cansar o dedo discando para tudo que é 0800, um verdadeiro jogo de empurra.

VIVA O BB.

Anônimo disse...

Caro Marcos,

A ADIN É O FOCO.

Porém no podemos e nem devemos nos descuidar de outros assuntos.

O aumento de Teto para diretores do Banco, e por extensao, também, da PREVT, é ridículo, cheira a golpe baixo, sorrateiro, nas caladas das reuniões sem Ata.

Quem está em conluio contra os beneficiários do PB1?

Muitos!!! A final, historicamente, o Fundo serviu a muitos governos. Este não será exceção.

A estratégia de denuncias através da Internet já surge efeitos. Porém, não alcança performance maior na grande imprensa.

Assim, neste nível de mídia, o Banco/Governo consegue gerenciar o dia a dia com custo mínimo, dando folga para arquitetar outros encargos para a PREVI.

Pensemos em como alargar as noticias para a grande mídia. A tarefa é de todos.

Já é tempo de pedirmos, reivindicarmos à PREVI, ao Patrocinador a incorporação do BET.

O reajuste de junho não cobrirá nem a inflação.

Então,dentre outros assuntos a serem reivindicados nas próximas reuniões que conste de ata a
INCORPORAÇÃO DO BET.

INCORPORAÇÃO DO BET JÁ!!!

Um abraço de james.

Juarez Barbosa disse...

Prezados companheiros de luta,

Tenho ultimamente me limitado a somente reproduzir em meu Blog matérias oriundas dos sites e Blogs de nosso movimento, bem como matérias sobre o pessoal do Fundo de Pensão do Banco da Amazônia, do site do Eliakim Araújo e do Jornal Correio Brasiliense.

Agora vou colocar questões para reflexão e debate de nossos aliados leais, que julgo serem muito importantes com relação aos rumos de nosso Movimento, salvo melhor juízo.

Estas questões cruciais são: A Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN, a nível do Poder Judiciário; A busca de apoio no Legislativo para o PDC 9/2011 do Dep.Federal Eduardo Sciarra e início de esforços visando alterar a legislação vigente sobre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar; e, finalmente, a inserção de nossa luta na Mídia Nacional.

Todas elas devem merecer especial atenção de nosso Movimento. Mas tal atenção deve ser simultânea nestas três vertentes que abrem para o nosso avanço.

A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE-ADIN – Sobre esta questão não vou expor meus pensamentos, pois os mesmos estão em total e completa conformidade com os do colega Marcos Cordeiro de Andrade, colocados de forma bastante clara em suas últimas postagens do seu Blog PREVIPLANO1. Apenas gostaria de acrescentar que esta luta não é apenas nossa. Deveria ser de todos os participantes – dois milhões e seiscentos mil – das Entidades que administram Planos Fechados de Previdência Complementar;

continua...

Juarez Barbosa disse...

continuação

BUSCA DE APOIO DENTRO DO PODER LEGISLATIVO – Deveríamos nos esforçar para que houvesse uma união de todo este contingente de afetados diretamente pela legislação vigente no sentido de buscarmos formas de conseguir alterá-las. A mais imediata, e que já está tramitando na Câmara dos Deputados, é a do Dep.Federal Eduardo Sciarra, através de seu PDC 9/2011, que logo estará sendo analisada pela 1ª Comissão, a de Seguridade Social e Família. Penso que deveríamos pedir e conseguir do Deputado que convoque Audiência Pública nestas Comissões, para que tenhamos oportunidade de debater, através da participação de representantes nossos nelas presentes, com os deputados que se manifestarão contra ou a favor deste Projeto. É uma oportunidade única para nosso Movimento, tenho a convicção disto.

Outrossim, durante estas audiências ou mesmo fora delas, tentaríamos buscar apoio parlamentar para apresentação de Projeto de Lei que altera a LC 108, no tocante ao resgate das prerrogativas outrora existentes de nosso Corpo Social, seja através da mudança de quem terá o “voto de minerva” nos Conselhos de Administração e Fiscal das Entidades. O Patrocinador ficaria com o vote de minerva no Conselho Fiscal e os Participantes no Conselho de Administração. Ou pelo menos a alternância deste poder a cada novo mandato dos ocupantes destes Conselhos.
Claro que tenho em mente que esta luta não será fácil e ainda demandará um bom tempo. Mas que trata-se de questão fundamental para o atingimento de nossos anseios.

INSERÇÃO DE NOSSA LUTA NA MÍDIA NACIONAL – Esta é uma tarefa bastante delicada e deve ser promovida com bastante perspicácia, para que o “tiro não saia pela culatra”.

Para a conquista da grande mídia, que tem a capacidade de repercutir nas amplas esferas do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, devemos parar de pensar unicamente e exclusivamente em nossa PREVI. Devemos entender de forma definitiva que a legislação existente (LC108, LC109 e RES26) afeta a todos os participantes e assistidos das EFPC e não somente a nós.

Portanto, para se obter o pretendido apoio midiático, devemos provocá-la fundamentalmente com a tese de que o Patrocinador de um Fundo de Pensão não pode ser simultaneamente beneficiário do mesmo. É por aí que devemos trabalhar.

Buscarmos apoio somente a nossa específica causa dará margens a interpretações de corporativismo, no meu entendimento.

Com relação as matérias recentemente colocadas em alguns destes veículos, não trazem ao conhecimento público o cerne de nossa questão, qual seja a apropriação ilegal de parte de nosso patrimônio e de nossas reservas pelos Patrocinadores. Algumas delas inclusive já tratam tais apropriações com algo perfeitamente normal(matéria do Correio Brasiliense).

São estas as minhas reflexões de momento, e que divido com todos para nosso salutar debate e montagens de estratégias a serem seguidas por todos nossos ativistas.

Anônimo disse...

Colegas,


O Palocci foi-se.

Anônimo disse...

Colegas,

Um já foi agora falta toda a Direção do BB.

Anônimo disse...

Palocci caiu! Nova Ministra é ex-funci do BB (Gleisi Hoffmann)e é esposa de Paulo Bernardo (também ex-funci do BB) Agora é que estamos ferrados mesmo! Ou vcs acham que ela vai interceder por nós? Esqueçam...

Anônimo disse...

Previ compra 4,5% da Itausa.
De quem? Da Odebrecht.
Previ compra salas comerciais.
De quem? Da WTORRE.
Tudo a serviço do governo.
Nada nos pertence.
Temos que lutar para recompor o corpo social da Previ.
Temos que lutar para colocar, chamar de eleitos, chamer de nossos, gente que nos importe e se inporte.
Temos que lutar em suma. Em suma temos que lutar.
Lutar.

sergioinocencio disse...

Ao colega que falou mal do Seguro Auto BB,

sempre tive o seguro para a minha camionete, minha mulher deu ré em um par de carros, prejuizo grande, e nunca tive problemas.
fui socrrido uma vez em Curitiba e outra em São Paulo, rapidamente e sem problemas.
Vamos ser justos.

Anônimo disse...

Um recadinho para o Dilson ja que ele pensa que estou mentindo.Amanha voltarei a minha agencia(hoje nao pude ir) e vou fotografar a tela para provar a voce.Vou procurar o gerente que atraves da telefonista mandou que eu fosse la.
Sera que uma "coisinha" dessa so aconteceu comigo?
Duda

Anônimo disse...

CHACAL
Já foi tarde...
Agora virou nepotismo. Dois Minis-
da mesma família.
Eta família competente.
Murilo CHACAL Hallak

Anônimo disse...

Nossa justiça esta cada vez pior.

Procurador Geral inocenta Palocci.

STJ inocenta Daniel Dantas.

STF deve inocentar Battisti como já esta previsto.

Antigamente os braços da justiça atingiam a todos, agora não são todos mais.

Anônimo disse...

Eu não compreendo como com uma plataforma fantastica como que a que nos ofereceu o Eliakim, voces não a tenham aproveitado.
Senhor Paulo Rossi onde esteve todo este tempo? Apareceu um tal Trucunduva, apareceu um tal Antonio americano do brasil borges mas o senhor não apareceu.
É tão dificil assim ser pecuarista?
Ou é mais fácil arremeter contra mulheres indefesas?
Cadê a maravilha das maravilhas dos almanaques?
Eu me refiro ao Edgardo que sabe tudo.
Onde estava?
Não sei não seu Marcos, mas com estes vaidosos o senhor não vai chegar a lugar nenhum.
Eles querem apenas brilhar aqui.
Como se o senhor permitisse a eles uma pequema telenovela by blog.
Esteve lá a Lázara, a Elvira, o Marco Antonio Orlando, O Juarez, mas e os outros?
Onde estavam as estrelas do blog?
Onde estarão quando a briga começar de verdade?
Não sei não.
Aliàs eu não sei de nada.
Aliás eu não tenho nada a ver com isso.
Aliàs eu não sou massa de manobra não.
Se eles não tem nada a ver com isso.
Muito menos eu.

Anônimo disse...

Colega Sérgio Inocencio,

Não estou sendo injusto, estou enfrentando problemas com o BB SEGURO AUTO, caso contrário não estaria reclamando.

Que bom que você foi bem atendido, não tive a mesma sorte.

Anônimo disse...

Verdade seja dita sobre o seguro BB Auto.

Também tive um leve acidente e fui atendimento prontamente. Com exceção do motorista do guincho não tive nenhum contato pessoal com mais ninguém a não ser os funcionários da oficina para a qual me encaminhei nas alternativas apresentadas.

Fiquei satisfeito com o serviço prestado.

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Será que existe esperança de um novo diálogo dos nossos representantes com essa nova ministra? Duas frases do ex-governador Zeca do PT, de cujo governo a senadora fez parte, me chamaram a atenção:

"Ela teve um papel extraordinário, de valorização e modernização do serviço público. Se articulava com o servidor, com universidades, com a sociedade civil do Estado."

"Na secretaria, ela criou a Caixa de Assistência dos Servidores Públicos, nos moldes da Caixa do BB. O servidor estava abandonado. Ela criou uma política de cargos e salários, de assistência médica e social"

Anônimo disse...

O nosso indice de aumento incidirá sobre a verba do BET? Peço a quem souber informar.

Anônimo disse...

Vejam o balanço de um ano da atual administração da Previ http://www.previ.com.br/pls/portal/docs/PAGE/PREVI_DESENV/MENU_DO_RODAPE/OCULTA_PAGINADEBUSCADENOTICIAS/NOTICIAS_2011/20110607_BALANCO_UM_ANO_GESTAO/BALAN%C3%87O%20UM%20ANO%20DE%20GEST%C3%83O_06.06_X.PDF.

Eles roubam nosso patrimônio e ainda passam recibo. Admitem que distribuíram o superávit com o patrocinador e que investem em projetos de longo prazo... Quando esses projetos "amadurecerem", não haverá aposentados e pensionistas do Plano 1 para usufruírem dos benefícios. Cambada de marginais!

Anônimo disse...

Sobre o reajuste anual da PREVI, funciona assim.
Se você ganha na verba P 300 o valor de 3.000,00 tem de BET, 600 reais.
Então se o aumento anual normal for de 6% vc passa a 3.180,00 e assim seu BET passa a 636,00

Anônimo disse...

Anonimno das 1:52 de 08.08
O BET corrresponde sempre a 20% das verbas de eresponsabilidade da Previ. Logo, caso a verba de responsabilidade da Caixa aumente, a verba BET também aumentará. Para quem se aposentou antes de 97 e tam a regra de aumento do INSS sendo compensada por redução da párcela de responsabilidade da Previ, a regra também vale, assim quando ovcalor de responsabilidade da Previ diminuiir a verma BET tambpem diminuirá.

Anônimo disse...

Colega, na época da eleição todo mundo sabe as novidades. Deixa essa cambada vir com telefonemas fajutos, falcatruas que eles ouvirão o que merecem.
Fora Chapa 3! Nunca mais! Os nomes estão bem marcados!

Anônimo disse...

BANCO DO BRASIL - Aposentadoria de dirigentes do Banco do Brasil pode chegar a R$ 81 mil
E para os aposentados e pensionistas um aumento de 6,71? Será que eles pensam que somos trouxas? Vamos fazer um movimento em frente a PREVI pessoal. Vamos pedir para que façam uma auditoria nos bens desses salafrarios Tenho certeza que vai aparecer coisas do arco da velha!O patrimonio deles deve ser maior do que o do Palocci.

Anônimo disse...

Colegas os gerentes não sabem nada ainda do Emprestimo feito através do Bet! Será verdade mesmo?

Anônimo disse...

Anônimo da 1:52,

Faça as contas:
Se voce ganha 1.000,00,
Seu bet é 20% de 1.000,00= 200,00,
Seu aumento é(+ou-)6,5% sobre 1.000,00=65,00
Então:1000,00+65,00=1.065,00,
Então seu novo BET é 20% de 1.065,00=213,00,
Então seu novo salário(previ)
será:1.065,00 + bet 213,00,
Traga a tarefa pronta amanhã tá.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

INSS contesta liminar que obriga a pagar ação do teto

Medida afeta 731 mil aposentados de 1988 a 2003 que esperavam receber em até 90 dias
Fonte: O Dia

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/6/inss_contesta_liminar_que_obriga_a_pagar_acao_do_teto_169766.html

ou

http://hili.in/Ui

Anônimo disse...

Queridos Colegas do Blog.

Fui atrás da informação sobre o adiantamento do BET(Benefício Especial Temporário)na minha Agência Setor Pedro Ludovico em Goiânia,onde fui atendida pela Colega Silvia Fone da Agência (62)3255-1070.

Ela localizou o aplicativo e as informações são as seguintes:

Para quem quer contratar a antecipação,ela é feita através da Superitendência Estadual,é gravado a proposta independente das restrições que houver em cada CPF dos participantes do aposentado ou da Pensionista.

Tem que levar o último contra cheque já mostrando a Verba P350,em cima desse valor é calculado 35% que será o valor da parcela mensal.

O crédito é liberado no dia 20, as propostas que chegarem antes desta data será pago dentro do mês,as que por ventura for feitas após a data do dia 20 só no próximo mês no dia 20.

Estas foram as orientações passadas pelas Colega Silvia, o crédito não passa pela gerência interna de agência é feita pelas superintendencias estaduais.

Espero ter contribuido para que aqueles que necessitam busquem o caminho mais curto e correto para suas aflições.

Grata

Rosalina de Souza

Pensionista

vhspassini@uol.com.br

Anônimo disse...

Anonimo 4;17 o nome Marginais para eles ainda é pouco. Ladrões!!!!!!!!!!!!Quero que vão tudo para o Inferno.Não acredito mais em associação nenhuma como ANABB, AFABB , FAABB....

Anônimo disse...

Colega Rosalina, para voce ver como o banco do Brasil anda tao bonzinho conosco, que ate para conceder um cdc relacionado com o adiantamento do BET(Benefício Especial Temporário)voce precisa passar por uma burocracia, precisa ir para Superitendência Estadual,gravar a proposta, mostrar contra cheque, calcular a mixaria que vai levar, ainda por cima somente em 12x, e depois de tudo isto, ainda creditam somente nos dias 20, näo é uma maravilha, quanta dedicaçao para os aposentados e pensionistas.
O Banco preza tanto seus ex-funcionarios que o crédito não passa nem pela gerência interna da agência é feita pelas superintendencias estaduais.
Dizer mais oque? Que beleza!!

Abraço Dilson

Anônimo disse...

Segundo o DRAA - Demonstrativo dos Resultados da Avaliação Atuarial de 2010, éramos:
a) 61.560 aposentados, recebendo complementação média de R$ 6.553,00b) 6.079 aposentados por invalidez, complementação média de R$ 3.609,00
c) 15.434 pensões, com complementação média de $ 4.801,00

Apenas como exemplo de média, calculei que enquanto eu recebo R$ 3.870,00 de complementação, outro recebe R$ 9.236,00. É a distancia criada pelos vários regulamentos, que poderia ser objeto de realinhamento. Mas a preocupação do momento, é beneficiar a "Comissão de Frente".

Lucas de Oliveira Pontes - Pernambuco disse...

É muito triste ver colegas do BB se referiram a outros colegas como marginais. Gostaria de saber se estivessem na posição deles, sendo indicados pelo Banco para dirigir a Previ se agiriam diferente. Sabe o que é? Aqui na internet cabe tudo, principalmente no anonimato. Quero ver um desses corajosos chamar de marginal um diretor do BB, na frente, face a face.

Anônimo disse...

Palloci foi demitido.

O que há para comemorar?

Está saindo com os bolsos cheios, inclusive dinheiro nosso, com certeza, e passa a ter mais tempo para as suas "consultorias".

Enquanto isso, Lula fatura 200 mil para falar bobagens durante 40 minutos, para falar sobre o que ele fez, falar sobre cervejas, falar sobre o "curíntia", e assim caminha a humanidade.

Coisas do Brasil.

Sérgio Figueiredo disse...

Comentário no blog www.diretodaredacao.com, do jornalista Eliakim Araújo.
-----------------------------------

Caro Eliakim, com a persistência dos governos em querer fazer dos planos de previdência balcão de negócios para as empresas patrocinadoras, em breve nós, aposentados e pensionistas, seremos uma classe em extinção. Tudo para tentar esconder a incompetência dos gestores dessas empresas, que se valem de RESOLUÇÕES indecentes para cobrir os resultados negativos em seus balanços. Será que se o Banco do Brasil, por exemplo, não tivesse abocanhado bilhões da previ, este não estaria em situação difícil? Portanto, somos levados a acreditar que INCOMPETÊNCIA MATA!!!

Anônimo disse...

Exmo. Sr.Dr.José Maria Rabelo.

DD. Superintendente da PREVIC.

Senhor Superintendente,

Qualquer estudante de Direito ou pessoas de inteligência mediana, pela simples leitura da Resolução CGPC 26/2008, são capazes de inferir que esse documento foi elaborado em desconformidade com o ordenamento jurídico, portanto, é ilegal. A hierarquia das normas jurídicas veta que uma Resolução inferior da lavra de órgão do escalão subalterno possa inserir inovações numa Lei Federal Complementar, ela só pode ser modificada por outra da mesma espécie.

Dentre as atribuições do Conselho de Gestão da Previdência Complementar-CGPC, não existe dispositivo que o credencia a inovar na Lei Federal Complementar 109/2001, artigo 20, sobretudo porque criou um monstro ilegal sob o aspecto do Princípio da Legalidade, ao conceder de forma cabal e arbitrária, 50% da Reserva Especial da PREVI para o patrocinador. Esse ato administrativo casuísta e absurdo simplesmente transformou o BB em patrocinador e beneficiário do Plano 1, ao mesmo tempo, além de, por outra vertente, desvirtuar as funções de uma entidade sem fins lucrativos, uma EFPC, cuja função exclusiva é de gerir os recursos da nossa Caixa de Previdência e efetuar os pagamentos das nossas aposentadorias, para subsidiária Banco do Brasil, uma vez que a partir da edição da Resolução este vem embolsando os superávits contábeis, como se um aposentado fosse. Isto afronta sobejamente o artigo 102 da Lei 10.741/2003, uma vez que a poupança reservada para as aposentadorias estão sendo desviadas para o cofre do patrocinador, como aconteceu em 2010, quando o BB embolsou mais de R$ 7.5 bilhões.

Em hipótese alguma o CGPC tem amparo técnico e legal para distribuir a seu bel prazer, os recursos da PREVI que amealhamos ao longo da nossa vida laborativa, sendo obrigados a verter contribuições mensais para garantir uma aposentadoria condigna, já que a Previdência Oficial é irrisória.

O Estatuto e Regulamento da Caixa de Previdência são documentos legítimos, cunhados em observância às leis, portanto, são atos jurídicos perfeitos e acabados, concedendo-nos direitos adquiridos. Em conseqüência, estamos protegidos pelo artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal que preceitua que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. De tal sorte que, a inovação ora aplicada não poderia ter sido feita nem através de lei, então, mais grave ainda foi fazer a inovação via de uma Resolução Administrativa explicitamente imprópria para o mister. Sem dúvida alguma, tanto a Resolução como os atos administrativos praticados sob a sua égide são inválidos.

O parecer técnico abaixo, encomendado pela ANABB, com muita clareza, lisura, riqueza de fatos e declinando uma vasta legislação, dirime todas as dúvidas e desnuda a Resolução CGPC 26/2008, deixando fartamente demonstrado a sua ilegalidade. Por outro lado, o CGPC/PREVIC presta um desserviço aos participantes e assistidos pela PREVI, eis que ao invés de cumprir as funções estatutárias de fiscalizar e proteger o patrimônio gerou, ao arrepio da lei, um instrumento perverso, desleal e desonesto de desvio de 50% dos superávits para o patrocinador, acarretando um prejuízo bilionário para os verdadeiros donos do Fundo que são os aposentados. O CGPG empurra-nos para aquela ilação obrigatória de que desempenhou o papel de raposa que estava vigiando o galinheiro.

Todo patrocinador, seja público ou privado, paga em parceria com os funcionários, contribuições para isentá-lo do ônus das aposentadorias, sendo um caso atípico e esdrúxulo um órgão gestor e fiscalizador, agindo com parcialidade e irresponsabilidade, atribuir a seu inteiro talante, a condição dupla: patrocinador e beneficiário, concomitantemente. É como se ele tirasse o dinheiro do bolso direito e passasse para o esquerdo, pois paga em uma ponta e recebe na outra. Esse ato administrativo espúrio e ilegal tem tudo para ser examinado à luz da Lei 7.492/1986, por ser típico de Gestão Temerária.

Primeira parte

PLANO 1, disse...

Divulgado no Balanço de 1 ano (pág.9)no site da Previ, que neste maio de 2011 o nosso Plano 1 DIMINUIU em -1.123 participantes EM APENAS 5 MESES DE 2011 !

Agora somos 119.045 assim participando :
32.551 ATIVOS (diminuiu -814 )
68.141 APOSENTADOS (aumentou + 302)
18.353 PENSIONISTAS (diminuiu -611)

Aguardamos o Quadro por Faixa Etária.

Nosso Patrimônio subiu para R$ 151,3 BILHÕES DE REAIS, em Investimentos

Anônimo disse...

Sopese e pondere as circunstâncias desfavoráveis que cercam o assunto, com ênfase para o Princípio da Legalidade, do moral, da Justiça e do Estado Democrático de Direito, posto que a desobediência à LC 109/2001 e flagrante e acintosa, afora outros dispositivos legais levados de roldão, no peito, na marra e, pelo conjunto das irregularidades, tenha a nobreza de caráter de sugerir ao CGPC o cancelamento da Resolução 26/2008, com efeito retroativo, invalidando todos os atos jurídicos efetivados durante a sua vigência.
Outra forma poderá ser negociando com as entidades representativas, principalmente a FAABB, de modo que o conflito seja administrado satisfatoriamente, inclusive com baixa das ações judiciais que estão em andamento. Evidentemente, que o patrocinador devolveria os recursos que embolsou. Esse órgão dará uma demonstração de grandeza ao refluir do malfeito e desarmará a bomba de efeito retardado que o ameaça noite e dia.



13/12/2010 - Superávit parecer jurídico

Resolução 26, de 29/09/2008, publicada no D.O.U de 1/10/2008, editada pelo Conselho de Gestão da Previdência Complementar – CGPC.
Análise em confronto com a Lei Complementar 109/01. Ofensa ao princípio da Legalidade. Desrespeito a subordinação existente entre a norma e o ato administrativo. Ilegalidade.
*Consulta-nos a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) acerca da legalidade de Resolução nº 26, emitida pelo Conselho de Gestão de Previdência Complementar, de 29 de setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 1º de outubro de 2008.
1. A referida norma dispõe sobre as condições e os procedimentos a serem adotados pelas entidades fechadas de previdência complementar na apuração do resultado, na destinação e utilização do superávit e no enquadramento do déficit dos planos de benefícios de caráter previdenciário.
Segunda Parte

Anônimo disse...

A dúvida surge quanto à destinação de valores superavitários, uma vez que a norma em apreço autoriza a reversão de valores, de forma parcelada, aos participantes, aos assistidos e/ou ao patrocinador.
2. Regem a matéria diversos diplomas normativos e dentre eles cumpre destacar as Leis Complementares 108 e 109, ambas datadas de 29 de maio de 2001. Versa o artigo 20 da Lei Complementar nº 109/2001:
*Art. 20. O resultado superavitário dos planos de benefícios das entidades fechadas, ao final do exercício, satisfeitas as exigências regulamentares relativas aos mencionados planos, será destinado à constituição de reserva de contingência, para garantia de benefícios, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor das reservas matemáticas.*
*§ 1o.* *Constituída a reserva de contingência, com os valores excedentes será constituída reserva especial para revisão do plano de benefícios.
§ 2o.* *A não utilização da reserva especial por três exercícios consecutivos determinará a revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade.*
Conforme se depreende do texto legal acima colecionado, em caso de superávit, primeiramente, deverá ser constituída reserva de contingência destinada ao custeio dos benefícios até o limite de vinte e cinco por cento do valor das reservas matemáticas. Os valores excedentes à reserva de contingência deverão integrar fundos que constituirão a denominada reserva especial, que tem destinação específica e exclusiva de revisão do plano de benefícios.
3. Surge, então, a Resolução em apreço, editada pelo Conselho Gestor de Previdência Complementar – CGPC, estabelecendo, em seu artigo 20, medidas, prazos, valores e condições para utilização da reserva especial, in verbis:
Terceira parte

Anônimo disse...

Apesar de negarem até no pau-de-arara, os companheiros petistas concordam em gênero, número e grau com a teoria collorida que apregoa o seguinte: FUNCIONÁRIO E APOSENTADO DO BB SÃO MARAJÁS. Talvez isso se dê pelo fato dos petistas (sinônimo de sindicalistas) terem passado pela vida bancária sem levantar uma palha e no dia 20 ainda receberem salário.
Notem que quanto mais ex-funcis galgam postos mais relevantes no governo, mais nossos direitos são ameaçados. O que deveria ser motivo de orgulho transforma-se numa tsunami de ameaças.
Fuerza companheira na hora de usar o pé-de-cabra...

Anônimo disse...

PARA DNA. ROSALINA:

Dna. Rosalina,a senhora sabe informar se devemos entregar a fopag na agência, ou deve, ou pode, ser encaminhada diretamente para a Superintendência. Agradeço se puder esclarecer.
cvj

Anônimo disse...

Colegas,
Pode-se aquilatar o poder de mobilização da nossa turma apenas por uma constatação lógica: NINGUEM comentou as sabias palavras colocdas pelo colega JUAREZ BARBOSA sobre as medidas que podemos e devemos tomar em defesa de nosso fundo de pensao.Aí eu me pergunto: os colegas estão,realmente, entendendo as ameaças que rondam a nossa PREVI???

Natal disse...

A respeito do empréstimo com base no BET, informo que em minha agencia foram agencia /Super/agenci e em 24 horas o dinheiro creditou em minha conta. Entrei com proposta dia 08.06 e em 09.06... grana.

Natal (Gilvan levei o Papel de debito ao BB)

Anônimo disse...

Segundo o dicionarista Antonio Houaiss em sua obra Dicionário Houaiss, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001 Art. 20. Cabe ao Conselho Deliberativo ou a outra instância competente para a decisão, como estabelecido no estatuto da EFPC, deliberar, por maioria absoluta de seus membros, acerca das medidas, prazos, valores e Condições para utilização da reserva especial, admitindo-se em relação aos participantes e assistidos e ao patrocinador, observados os artigos 15 e 16, as seguintes formas a serem sucessivamente adotadas.*
*I – redução parcial de contribuições,
II – redução integral ou suspensão de contribuições no montante equivalente a pelo menos três exercícios; ou
III – melhoria dos benefícios e/ou reversão de valores de forma parcelada aos participantes, aos assistidos e/ou ao patrocinador.*
*Dispõe, ainda, o artigo 15 da referida norma:
*Art. 15. Para a destinação da reserva especial deverão ser identificados quais os montantes atribuíveis aos participantes e assistidos, de um lado e ao patrocinador, de outro, observada a proporção contributiva do período em que se deu a sua contribuição, a partir das contribuições normais vertidas nesse período.*
Dúvida surge acerca do que vem a ser um "plano de benefícios", sendo necessária sua conceituação a fim de se possam identificar quais dos seus itens poderão ou deverão ser objeto de revisão em razão do resultado superavitário.
4. "Planos de benefícios" são conjuntos de disposições normativas que regulamentam a forma de custeio dos benefícios a serem concedidos pelas entidades de previdência complementar, bem como os requisitos para a
Concessão, além dos sujeitos presentes em todas as suas operações, quais sejam: beneficiários e contribuintes.
Leciona Wladimir Novaes Martinez que * “plano de custeio e benefícios é conjunto de idéias e providências, geralmente estipuladas no Regulamento Básico, onde firmadas as regras relativas ao financiamento das prestações
Presentes e futuras. Sítio Aziendal que define as contribuições dos inscritos (patrocinador e participantes) e descrição das diferentes prestações."
*Estabelece o plano, o número e o quantum das contribuições durante todo o período aquisitivo, bem como a forma e o valor dos benefícios concedidos.
Quarta parte

BAIANO LISO disse...

CARO Natal Gilvan- 08.06.11 - 13:51

-Qual o critério/calculo que o Banco fez para chegar ao empréstimo concedido.

Anônimo disse...

Sra.
Rosalina de Souza

Quanto ao CDC ref.ao BET no BB:
Como não foi mencionado referente ao limite máximo do crédito, devo deduzir que, como o prazo de pagamento é em 12 parcelas, e que corresponde(máximo) a 35% do BET mensal, então seria mais ou menos 12 x BET x 0,35.
Seria isso, ou não?
Abs.

Anônimo disse...

Ao dispor que a reserva especial será utilizada exclusivamente para revisão do plano de benefícios o artigo 20, § 1º da Lei 109/01 autorizou, apenas e tão somente, a utilização da reserva para fins de revisão de plano de benefício, ou seja, majoração dos benefícios ou redução ou suspensão das contribuições sejam elas provenientes dos participantes ou dos patrocinadores.
Por óbvio, a Lei não autorizou a reversão, ou melhor, a devolução dos valores aos contribuintes (participante e patrocinador), vez que isto seria o desfazimento da reserva especial, que compulsoriamente deve Ser constituída.
Ao determinar à formação de reserva especial a lei Complementar veda a disposição do valor para quaisquer outros fins que não sejam destinados à revisão do plano de benefícios.
5. A escolha pelo legislador do termo "reserva" implica em expressa vedação à devolução dos valores a quem quer que seja, haja vista que o Seu significado representa guarda e manutenção, e nunca disposição.
, página 2436, reservar significa * “qualquer coisa que se separa que se mantêm guardada para ser usada no futuro".*
Segundo Wagner Balera, em sua obra Comentários a Lei de Previdência Privada, ED. Quartier Latin do Brasil, São Paulo, Outono de 2005, página 148, o legislador na LC 109, de 2001, retirou a possibilidade de que o superávit seja utilizado para liberar compromissos dos patrocinadores. O superávit apurado no plano de benefícios deve ser destinado ao próprio plano, constituindo-se reserva especial, depois da destinação para a reserva de contingência, a qual poderá determinar a revisão do plano, para a redução das contribuições tanto dos patrocinadores quanto dos participantes, inclusive dos assistidos.
O que a Resolução quer, ao permitir a devolução, é revogar a parte final do artigo 20, 1º da Lei Complementar 109/01, uma vez que, em havendo reversão dos valores dos fundos que compõem a reserva especial, não haverá revisão alguma do plano de benefício. Logo, a questão que se põe diante das regras editadas pela Resolução é se esta padece de alguma ilegalidade em face do que dispõe a Lei Complementar 109/01.
Quinta parte.

Anônimo disse...

A nosso juízo, a resolução ultrapassou os limites legais, violando o princípio constitucional da legalidade, e extrapolou o poder regulamentador que detém o Conselho de Gestão da Previdência Complementar.
6. Cabe às Resoluções apenas regulamentar as situações previstas em lei, criando mecanismos de implementar, tornando-as executáveis, sem, contudo, inovar, ou seja, dispor de forma diversa da prevista no diploma ao qual se subordina. Para José dos Santos Carvalho Filho em sua obra intitulada Manual de Direito Administrativo, 17ª Edição, Ed. Lúmen Júris resoluções são atos, normativos ou individuais, emanados de autoridades de elevado escalão administrativo, como por exemplo, Ministros e Secretários de Estado ou Município, ou de pessoas administrativas ligadas ao Governo.
Constitui matéria das resoluções todas as que se inserem na competência específica dos agentes ou pessoas responsáveis por sua expedição. E continua: * “Tais resoluções são típicos atos administrativos, tendo, portanto, natureza derivada, pressupõe a existência de lei ou outro ato legislativo a que sejam subordinadas". *De acordo com a sua destinação e respeitando-se a situação de subordinação a que se impõem, as resoluções não podem, sob pena de ser consideradas ilegais, extrapolar os fins a que se destinam e, tão pouco, legislar. E é exatamente neste ponto que se excedeu o poder executivo ao editar o referido normativo, pois deixou de respeitar a vontade do legislador, criou nova forma de disposição de valores integrantes da reserva especial que não a revisão de plano de benefícios, ferindo frontalmente o princípio da legalidade insculpido no artigo 5º, II, da CF/88.
Conceituando princípio o ilustre Prof. Celso Antonio Bandeira de Melo aduz que * “princípio é, por definição, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposição fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o espírito e servindo de critério para a sua exata compreensão e inteligência, exatamente por definir a lógica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tônica e lhe dá sentido* *harmônico. É o conhecimento dos princípios que preside a intelecção das diferentes partes componentes do todo unitário que há por nome sistema jurídico positivo.
Sexta parte.

Anônimo disse...

7. E prossegue o mestre: * “violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma. A desatenção ao princípio implica ofensa não apenas a um específico mandamento obrigatório, mas a todo o sistema de seus comandos. É a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio atingido, porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seus valores fundamentais, contumélia irremissível a seu arcabouço lógico e corrosão de sua estrutura mestra. Isto porque, ao ofendê-lo, abatem-se as vigas que o sustém e alui-se a toda estrutura neles esforçada".
*No caso, o princípio da legalidade não foi respeitado pelo Poder Executivo que, ao criar a referida norma, acabou por inovar. Consiste o princípio para o já citado doutrinador José dos Santos Carvalho Filho, na mesma obra, página 17, in verbis:
* “subordinação completa do administrador à Lei. Todos os agentes públicos, desde o que lhe ocupe, a cúspide até o mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dócil **realização das finalidades normativas".* E
continua citando o doutrinador Hely Lopes Meirelles: * “enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo que a lei não veda, O administrador público só pode atuar onde a lei autoriza". *Doutrina o ilustre Prof. Gilmar Ferreira Mendes, em sua obra Curso de Direito Constitucional, p.831, 2 Ed., Editora Saraiva, in verbis: * “A supremacia da lei expressa à vinculação da Administração ao Direito, o postulado de que o ato administrativo que contraria norma legal é inválido". *E prossegue o referido doutrinador: * “a doutrina assinala, majoritariamente, que há delegação indevida quando se permite ao Regulamento inovar na ordem jurídica, **atribuindo-lhe a definição de requisitos necessários ao surgimento do direito, dever, obrigação ou restrição.
(…) Verifica-se a inovação proibida toda vez que não seja possível afirmar-se que aquele específico direito, dever, obrigação ou limitação incidentes sobre alguém não estavam **instituídos e identificados na lei regulamentada".*
8. O Conselho de Gestão da Previdência Complementar não poderia, ao editar a Resolução, inovar, criar, estabelecer critério diverso do previsto na Lei Complementar 109/01.
Assim, por padecer de ilegalidade deve a referida Resolução ter sua validade questionada perante o Poder Judiciário pelos fundamentos acima expostos.
É o que nos parece,
s.m.j.
Carolina Louzada Petrarca
OAB/DF 16.535
Daniel Louzada Petrarca
OAB/DF 23.104

Final

Anônimo disse...

Carolina Louzada Petrarca e Daniel Louzada Petrarca.
muito obrigada por todos estes esclarecimentos.
Mas voces combinaram com o atual STF que eles são válidos?
Po que a mim me parece que a lei vai se modificando em nosso país de acordo com os interesses politicos dos mandantes.
Tem certeza que ainda são validos os seus argumentos ?
Não quero minimizar o seu estudo, mas têm certeza que cursaram os mesmos bancos dos atuais ministros do STF?
Espero que sim.
Um abraço e muito obriado.

elvira disse...

Colegas
Passamos e repassamos aqui nossas insatisfações com o bb/previ. Dissecamos a inconstitucionalidade da res 26, não sabemos de que lado nossos representantes eleitos estão, etc...
Como o avestruz, escondemos nossas cabeças, para ver no que vai dar.
Faço a mesma pergunta do anonimo de 13:10: estamos entendendo a ameaça? e o que efetivamente vamos fazer?
Abraços

Anônimo disse...

Queridos Colegas do Blog.

A documentação para a antecipação do BET(Benefício Especial Temporário)será entregue na agência onde o aposentado ou a pensionista mantem a conta corrente, só não é gravada a proposta na agência,mas eles encaminham para que a Superintência termine o processo e faça o crédito na conta corrente.

E a documentação é os dois últimos contra cheques,cópias que conste a Verba P350.

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Pensionista

Anônimo disse...

Hora da verdade.
Novo post.
Onde estão todos?
Vamos continuar conversando entre nós?
Que prazer.
Mas aonde nos leva isto?
Escutem:
Já sabemos de tudo. o que nos impede de ir avante?
A Dilma que ouço falndo daqui?
O pallocci que já era e nunca foi?
Temos medo do que?
Do STF vendido?
Mas então vamos lá saber se está realmente totalmente vendido.
Avante Marcos.
Já dissemos aqui: não temos mais medo de nada. Só da doença.
Somos velhos mas não mortos.
Eu quero mais.
Senhores do STH: eu quero mais.

Anônimo disse...

amigo das 16:06
Eu tambem setou velho, mas não tão velho que possam me considerar morto;
Marcos cordeiro de Andrade, se eu não for meus filhos vão com voce.
Estaõ todos sabendo de tudo.
Então vá, camarada, vá em frente, una todos estes desesperados da PREVi.
Eu só não quero ouvir mais é esta coisa de emprestimos e misérias.
Parece que não existiam antes de vice aparecer.
Mas voce não apareceu para isso.
Apareceu para luat e para arregimentar.
Faça isso.
E faça bem.
Os que só choramingam vão se arregimentar com quaisquer que lhes derem uns trocados.
Isso quer dizer: vão votar no 0800 para qualquer merreca.
Temos que is juntos contra tudo isso.
Conte comigo.

Anônimo disse...

"Se queres conhecer o governo, olhe quais as pessoas que o rodeiam" (Maquiavel).

Pois bem,
No governo Lula: José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares, Antonio Palocci,....quem mais?

No governo Dilma:fulano, sicrano......e Antonio Palocci.

Anônimo disse...

Colegas,

No Brasil não há Justiça, uma resolução suplanta uma lei, um assassino confesso, só depois de 11 anos foi preso e não deve ficar 2 anos na cadeia, uma OJ de nº 18 que o TST, apesar de todos os Regulamentos e Estatutos Juntados nos porcessos, com toda sua agilidade, demora 10 anos para alterar sua redação, e ...., e....., e......

Ah, ia esquecendo um ministro aumenta em 20 vezes seu patrimônio em 4 anos e o Procurador Geral da República acha normal.

Fé em Deus, não vamos desanimar.

Anônimo disse...

Colegas,

Eu não entendi porque o índice do INPC dos últimos 12 meses foi de apenas 6,44, divulgado pelo INPC. Acredito que deve ter havido alfum equívoco.

Algum especialista poderia me esclarecer essa dúvida, pois pelos meus cálculos daria 6,71%. No caso qual a metodologia a ser aplicada?

Anônimo disse...

Nada disso dito aí em cima interessa.
O que interessa é o que vamos fazer.
Marcos, voce esta brincando ou é a vera?
Nós vamos à justiça ou não?
Estou muito velho rapaz para brincadeiras.
Eu vou.
Se a justiça apeou de seu poder, problema dela.
eu não apeio da vida.
Enquanto viver eu vou dizer aos meus filhos, lutem, lutem, não importa o que a justiça da hora vai dizer.
Existirá sempre a JUSTIÇA de sempre que vai prevalecer.

Anônimo disse...

Colega Rosalina, voce so entregou na agencia a copia dos contra cheques e encaminharam tudo ou ainda precisou assinar algum contrato deste emprestimo?

Norma Silveira

Anônimo disse...

AAPPREVI,
o blog onde podemos saber tudo sobre imprestimos, sobre as percentagens dos aumentos, sobre o que vamos ganhar ali.
Rapidinho.
Ninguem pode esperar.
E eu que pensava que este era o blog onde eu iria com todos lutar.
o.K. então me digam: cadê o meu?
Eu tambem quero rapidinho.
Não quero lutar não.
Quero o meu aqui e agora.

Anônimo disse...

Sr Natal, foi o gerente que te concedeu o emprestimo pelo Bet
ou no caixa eletronico?

Natal disse...

Vejo que ha "colegas" sádicos nas diversas regiões do pais na ativa. Pois bem,o emprest. atraves do BET é simples. Uma das coisas que facilitou o empréstimo foi o acesso que tenho à previ através internet.Não levei nenhum documento lá mesmo abrimos o site da previ verificamos o valor do BET, aplicamos 35% e o resultado e colocado como prestaçao. Quem me atendeu conclui a proposta e outro gerente confirma. E enviado à Super as propostas do dia a super ratifica e então...grana.

Anônimo disse...

AO COLEGA ANONIMO DAS 18:09 - O INPC É O ACUMULADO JUN-2010 A MAIO-2011.ACONTECE QUE JUNHO DE 2010, O INPC DE JUNHO 2010,FOI DE - 0,11%(NEGATIVO, PODE?). DAÍ,CHEGAMOS A ESSE INDICE DE 6,44%. CHEGA A NOSSA HORA E PIMBA, SÓ GOL CONTRA.

Elias disse...

BLOGUEIROS E BLOGUEIRAS...

Vejo aqui brilhantes e exequíveis SUGESTÕES, POSTERS E AÇÕES, muitos já colocadas em prática. De minha parte já protestei judicialmente, escrevi aos Colegas e Entidades “representantes”, divulguei a AAPPREVI e Blogs, me desfilei (da anabb,da afa, ...), contribui financeiramente, assinei Petições e Abaixo-Assinados.
Isso ainda é pouco, concordo. Mas continuo com muita disposição de luta.
Outra coisa, sempre agi com profissionalismo e defendi o Banco. Aquele Banco de pessoas honestas, éticas e justas. Não o banco de agora.
Há algo que ainda não fiz, mas farei se houver indício de que é uma boa coisa a fazer para a Nossa Causa: "transferir para outra instituição minha (e da Família também) conta, meu cartão, meus seguros... e minha aposentadoria."
Concordo com Você Marcos e Outros valorosos e valentes Colegas, chega de blá blá blá.
ADIN JÁ.
Ações efetivas JÁ.

Anônimo disse...

Colegas,

Não entendo com o sadismo dos colegas da ativa, na verdade são muito mal iformados ou preguiçosos, por isso o BB lança mão, ilegalmente, do nosso Superavit para apresentar algum lucro, não fosse isso estaria na outra ponta, na lanterninha como a CEF. Não posso falar da agência onde mantenho minha conta corrente o pessoal me atende muito bem e com interesse, não sei no que, deduzo que seja por gentileza e respeito, pois sou lisa, se pegar 35% do meu BET de empréstimo não vale nem o esforço de ir até a agência. Que miséria a minha e de muita gente mais.
Está passando da hora de darmos um chacoalho nessa turma de mão grande, aposentados e pensionistas não merecem viver argolados em empréstimos, e se dermos bobeira pagando um baita benefício prá pelegada, aí sim estaremos bem arranjados.
Elisabeth

Anônimo disse...

Colega das 18h09,

Os índices mensais do INPC devem ser acumulados no período de junho a maio do ano seguinte.

Este ano, com todas as decimais, o índice de reajuste é de 6,4441%.

Existe um site que publica as variações mês a mês, e faz essa e outras simulações.

www.debit.com.br/consulta10.php

Anônimo disse...

Bom dia bloguistas.
Nos últimos dias o noticiário está efervescente, vejamos:

- a) renúncia do Pallocci, que o Procurador Geral de República diz não haver crime no crescimento assombroso da patrimônio do ministro, embora desproporcional aos seus rendimentos;

- b) negada a extradição do terrorista italiano Cesare Batistti, e segundo o www.corriere.it (jornal italiano) a Itália vai recorrer à Corte Internacional de Haia - Holanda; e

- c) ex-deputado federal da região do Alto Vale do Itajaí, é preso, vide: (http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3343056.xml).

O que está se passando na cabeça de nossas autoridades?

Será que o povo vai precisar tomar nas próprias mãos o ato de se fazer justiça?

Anônimo disse...

Colega Elias,

O caminho é este, cada um que faça a sua parte. Sai da ANABB em 2007, demorei muito para ver onde estava metido. Assinei as petições divulgadas aqui e em outros Blogs. Entrei na Justiça contra o BB no qual trabalhei muitas horas de graça. Não tinha ponto eletrônico, a SUPER dava uma cota de horas-extras e o administrador distribuia a seu modo. Fazia-se 80 H.E, ganhava-se 10, e as vezes nada.

Vou continuar o meu caminho em busca dos meus direitos, pois os deveres se não cumprir, tem um monte de orgãos públicos para me cobrar.

A Justiça é o único caminho. Apesar das barbaridades que estamos vendo atualmente, não podemos desistir da vida.

ANABB nunca mais, ADIN neles.

Anônimo disse...

Revista Veja 6 de novembro de 2002,portanto ha 8 anos 7 meses e 3 dias figura "A CUPULA DA NOVA CORTE-Os três mosqueteiros com quem é preciso falar para ser ouvido no governo de Lula"
Antonio Palocci, Luiz Gushiken e José Dirceu.
Apareceram na capa da revista em grande estilo.
Os três moqueteiros cairam.

Anônimo disse...

A reunião com a Previc é hoje?
Consta no blog do Medeiros.
Será que as "super complementações" estarão na pauta?

Anônimo disse...

Caros Petrarcas - O estudo está muito bom e em qualquer lugar onde a Justiça impere esta ganha a causa.
Porém, aqui no Brasil, a história é outra, eu pessoalmente tenho a experiência de ver um acórdão aprovado por unanimidade pelos desembargadores, contendo mais de 20 afronta as Leis do País. E são, em sua maioria, afrontas elementares ao código de processo civil, que eles deveriam conhecer de cor e salteado.
Eis porque não tenho a fé, que muitos colegas ainda tem, no nosso Poder Judiciario, que aliás "de nosso" não tem nada, porque eu participei da escolha de um juiz, desembargador ou ministro, e portanto, até hoje ainda não entendi porque eles levam o título de "representantes do povo".
Não venham me dizer porque está na constituição, porque eu também não votei nela e ela foi feita por uma turma que só quer preservar seus direitos em detrimento do direito dos cidadãos deste país.

Natal disse...

Colega 35% do BET equivale a prestação para o valor do crédito.Exemplificando melhor é assim: a cada 95,00 de voce tem direito a l.000,00 de empréstimo.Se 35% do seu BET for 190,00,voce pode pegar 2000,00 e assim sucessivamente. Boa sorte

Anônimo disse...

Emprestimo pelo Bet é com o Banco do Brasil!A PREVI não esta nessa.

Anônimo disse...

Sr.Marcos,
Pelo que li e entendi aí em cima, quem fez esta consulta aos Louzada
Petrarca foi a ANABB.E ela obteve a resposta e não fez nada?, ou só obteve a resposta agora e ainda vai tomar alguma providência a nosso favor? Não tem data nenhuma aí em cima.Por favor , nos explique.

Anônimo disse...

Confirmado pelo site da PREVI o reajuste de 6,44. Estamos ricos!!!

Paulo Segundo disse...

Reajuste pífio de 6,44% a inflação real está na casa de 11% a 13%, esta defasagem do INPC se deve claramente pela manipulação deste índice!

Paulo Segundo/Viçosa-MG

Anônimo disse...

Que aumentão, heim? os grandões vão receber 81.000,00 por mes!Quando partirem para o outro mundo vão deixar uma pensão de 48.600,00. Que mundo injusto!
Para mim essa diretoria da PREVI é ZERO!

Anônimo disse...

Quem pode informar-me a respeito do texto ADIN-URGENTE de 12 horas atrás,pois só consigo ler o de 06.06.2011 ADIN E FAABB.
Agradeço antecipadamente.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas,

O texto “ADIN – urgente” foi retirado por conter incorreções detectadas pelo autor. Oportunamente será reeditado.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:36,

Quando os grandões a que voce se refere, ganharem R$ 81 mil e se aposentarem com apenas 2 anos no cargo e dois anos de contribuição, partirem para o outro mundo, vão vão deixar viúvas ricas participando da mais alta sociedade, carioca, brasiliense e paulista, e seus filhos, genros e netos vão desfilar em belos carros, frequentar as melhores escolas e morar em belos apartamentos de luxo. Tudo por conta da Previ, nosso patrimônio. Já, nós, aposentados e pensionistas, que contribuimos por mais de 30 anos, continuaremos a procurar meios de sobreviver dignamente.
Mas elas merecerão, pois seus maridos "trabalharam exaustivamente durante dois anos", exercendo altos cargos no Banco.

E no reajuste fica mais ou menos assim:
81.000,00 x 6,44% = 5.216,40 (eles, da diretoria)

3.240,00 x 6 ,44% = 208,65 (aposentado e pensionistas rasos)

Percebeu a diferença?

Por isso é que devemos lutar por uma aumento linear para todos os aposentados e pensionistas.

Anônimo disse...

Marcos recebi aviso no twetter de novo post e nao estah abrindo
algum problema?
poderia responder no email

barretonetobb@hotmail.com ?


antonio barreto

Anônimo disse...

Quem tiver um salário de 81 mil o reajuste de 6,44% dará mais de 5 mil reais, ou seja, sonho da maioria de aposentados e pensionistas do PB1. A ditadura petista está mostrando sua fuerza.

Anônimo disse...

olegas,

O jornalista Lauro Jardim que colocou uma pequena nota na coluna RADAR na revista VEJA,aliás muito pequena, que para quem é meio leigo no assunto pode até interpretar que a pensão de 81.000,00 pode ser para qualquer aposentado do BB, e não só para meia duzia de "protegidos"_ o email dele é:
ljardim@abril.com.br
Que tal se passássemos email p ele
sugerindo que lesse o Blog Previplano1?

Anônimo disse...

Quanto ao novo CDC do banco antecipaçao do BET, fui ate minha agencia conforme os colegas disseram-me, levei copias dos meus 2 contra cheques, e, depois do atendente oferecer um cafezinho, acessaram o sistema, entao veio um gerente (acho) e me disse o seguinte.

Näo foi possivel liberar, veio a seguinte mensagem

"Cliente possui restrições impeditivas. Vide instrução nr.... cliente com ANC cancelado".

Portanto eles não liberaram o cdc do BET Previ.

ANC = Analise de credito. O método utilizado para cálculo de capacidade de pagamento da cada cliente, a ferramenta que disponibiliza os limites.

Nem com meu contra cheque garantindo o pagamento consegui algum credito extra no banco do Brasil.
A situaçao das pensionistas do BB é muito triste e angustiante.
O banco ultimamente so tem dado credito para quem nao necessita, pois os que necessitam, sao obrigados a mendigar e assim mesmo nao conseguem nada, pois ha sempre um impedimento.
Sinceramente, e, nao me levem a mal, gostaria de terminar meus dias longe do Brasil, este Pais ja foi mais humano e mais SERIO. Ja tratou com mais dignidade seus idosos.
Mas hoje so falam em lucros, ganhar...
Hoje tambem com tantos fatos pessoais e publicos que vejo, sinto vergonha de ser brasileira. Desculpe o desabafo e se com isto agrido a voces meus colegas.

Abraço Vera Cardoso Viana
(Tia Verinha)

Anônimo disse...

Anonimo das 11:36 estarei pronto para quarlquer manifestação. Chega desses canalhas terem mordomias e nós correndo atras de emprestimos, afinal fomos nós que construimos o patrimonio da PREVI!

Anônimo disse...

Caros colegas,

PALOCCI NA PREVI!!!

Eis o grande lance.

O homem é grandioso. Mágico. Político.

Grandioso porque é rico. Mágico porque consegue, em pouco tempo, multiplicar o património por 20 vezes. Político porque é sabido, sagaz, cercado em turbilhão de denúncias consegue a proeza de sair com um Nada Consta do TCU.

Na PREVI, com o ex-ministro, todos ganharão: BB/Governo, PREVI, ele próprio, Cumpadres, e por fim, os beneficiários.

Que adianta manter na PREVI um Flores, com rejuste de ABAIXO da inflação, e o patrocinador, hoje metade do Superávit, e amanhã metade do Ativo.

Eis o grande "lance".

um abraço de james.

Anônimo disse...

Prezados Carolina e Daniel Lozada

Parabéns. Magistral. Acho que a Lei só se modifica com outra Lei ou, quando há vácuo ou indefinição de Lei, através da interpretação racional da Lei, interpretação essa que não pode afrontar a intenção óbvia da Lei. O SISTEMA JURÍDICO É SISTÊMICO. Esse é um princípio fundamental do DIREITO.
Edgardo Amorim Rego

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Às

Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil



Sr. Presidente,





Amanhã, dia 9, teremos encontro com o Sr Secretário de Previdência Complementar, Dr José Maria Rabelo. O objetivo desse encontro, como já foi dito, será de deixar claro quais os limites que podemos ter para rever nosso Plano de Benefícios nº 1, sem considerar o que dispõe a Resolução 26. Lembro a todos que esse foi o ponto de controversa quando da última reunião com o BB.



Sanadas essas dúvidas acredito que poderemos marcar com tempo hábil a Reunião da FAABB recentemente adiada.



Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha

Presidente

Anônimo disse...

Tia Verinha, recorra a Cooperforte, ou a CREdiscoop tenho certeza que lá vc conseguirá! O juro pode ser maior mas são mais humanos que o proprio BB

Anônimo disse...

Cara Vera,

A sua vergonha é a minha e de meu marido tambem, ficar longe daqui até podemos, mas infelizmente, e o que me incomoda, sempre estaremos as voltas com as tramoias daqui, estamos presos com as economias de uma vida à esse fundo de pensão que se revela um antro de falcatruas.
Então está em nossas mãos clamar por mudanças, vamos parar de fazer vista grossa e exigir decência, porque acho que DEUS já deixou de ser brasileiro, agora é com a gente.
Elisabeth

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Recado extraído do Blog de Romildo Gouveia Pinto:

Na segunda-feira tenho reunião do Conselho Deliberativo da Anabb, na terça e na quarta-feiras reunião do Conselho Fiscal da Previ e, a partir da noite da quarta-feira estarei participando do 12º Encontro de Conselheiros da Previ, em Costa do Sauípe (BA), com o tema: “Desafios Estratégicos para o Brasil: Impactos dos cenários nacional e internacional atuais sobre a agenda estratégica das empresas brasileiras”.
-------------------------------
Ufa! Como trabalha o pobre coitado.

Anônimo disse...

"TANTA REUNIÃO E NADA ACONTECE".

Anônimo disse...

VERDADE< NADA ACONTECE!
ONDE ESTÂO AS PROMESSAS< DA PREVI?
FALCATRUA EM CIMA DE FALCATRUAS!
CHAPA 3 NUNCA MAIS!!!!!!!

Anônimo disse...

Tia Verinha, passei pelo mesmo que voce e recorri à crediscoop e deu tudo certo.Com o dinheiro que consegui, estou "limpando" meu nome...rsrsrs.Hoje,nem se o BB me oferecer, eu quero.

Anônimo disse...

Prezada Colega Vera (Tia Verinha),essa desculpa que seu gerente lhe passou não procede.

Eu sou prova de que esta informação passada por sua gerência esta totalmente equivocada,não tenho ANC instalada em minha conta corrente, e estou negativada no SPC e Serasa e há o lic próprio para o BET(Benefício Especial Temporário) em que consta que todos os aposentados e pensionistas mesmo com restrições cadastrais pode fazer a antecipação.

Me passe teu e-mail e vou enviar-lhe a cópia do contrato, para que então retorne a sua agência e faça este cidadão lhe atender devidamente,e se o mesmo se negar a fazer o pedido em teu nome registre um boletim na ouvidoria do Banco do Brasil,mande e-mail para a diretoria de empréstimos e financiamentos,mas não se acovarde, se esta mesmo precizando vá a luta, demorei 03 dias para conseguir apenas as informações necessárias ao pedido do empréstimo.

No que couber o meu auxilio estarei aqui para lhe ajudar.

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Pensionista

e-mail vhspassini@uol.com.br

Anônimo disse...

Alguem mencionou que o juro da Cooperforte é mais elevado que os de outras instituições.
Gostaria de registrar que, em face da distribuição de sobras ao final de cada exercício sempre proporcionalmente aàs aplicações e empréstimos efetuados na instituição, a taxa de juros da Cooperforte é bem menor do que a quase totalidade dos concorrentes.

Anônimo disse...

A respeito da partidarização da nossa luta,

Todos os governos se parecem, todos os políticos são iguais.

Se os atuais militantes pensam diferente, experimentem nos dar uma mãozinha.

Quem sabe?

Anônimo disse...

TODO POLITICO É IGUAL - A expressão muito utilizada em tom pejorativo, quer dizer todo politico é ladrão, é um recurso que demonstra falta de conhecimento, eis que todos nós somos politicos, na maioria dos casos de pessoas esclarecidas, somos politicos omissos em termos de atuação e já que não atuamos outros atuam por nós fazendo o que querem sobre o beneplacido de nossa omissão.
Então se eles são ladrões nós somos cumplices por permitirmos.
Querem mudar isso, filiem-se em partidos politicos e comecem a mudar as lideranças e os candidatos a cargos públicos de modo a virmos a ter pessoas realmente honradas nos representando.

Anônimo disse...

Escrevem que o juro da Cooperforte é alto, pode até ser, mas eu trabalho com eles a mais de vinte anos e sempre que necessitei de dinheiro, nunca me disseram um não, sempre tinha uma alternativa.
Falem o que falar, mas essa é uma instituição séria.

Anônimo disse...

Existem coisas que nem Freud explica.
A empresa do ex-ministro Palocci, com um vultoso faturamento, levando-o a multiplicar o seu patrimonio por 20vezes, ele tão "requisitado" para dar as suas consultorias e, mesmo assim, aceitou trocar a sua "rentável" atividade pela de Chefe da Casa Civil.
E agora José? ( digo Antonio).

Anônimo disse...

Hoje a mais alta corte de "justiça" do Brasil esta a serviço do Lula. O STJ livrou o Dantas, e como um dos seus asseclas disse, quando da tentiva de suborno, qua a justiça federal de 1ª instância era preocupante mas nos tribunais superiores eles não teriam problemas. E foi realmente o que aconteceu. Danta livre de denúncias.

A Nossa justiça esta podre.

O ministro presidente do STF nos momentos finais do julgamento do Battisti quando da proclamação do resultado da votação em que 6 ministros votaram a favor do terrorista, deu uma lição de moral e ética aos 6 que se tiverem vergonha na cara deveriam renunciar por incompetência.

Se o Lula ainda manda nos 3 poderes quais são as nossas chances?

Anônimo disse...

Pois é colegas, já estamos em junho.
Foi acordado que as negociações para realinhamento do plano 1, teria duração de 6 meses a contar de janeiro.
E então? Vai ficar por isso mesmo? O prazo já está se esgotando!
Onde estão as associações de aposentados?
Os negociadores?
O banco não está nem aí para nós!
Nosso tempo no banco não pode ser em vão!
Vamos à luta!
Estamos a discutir empréstimos?
Quando iremos parar com isso?
Precisamos repor nossas perdas.
O nosso dinheiro está lá na Previ.
Sauipe se tornou ponto de recreação dessa turma de conselheiros indicados pela Anabb.
Não podemos ficar assistindo isso passivamente.
Eles devem estar rindo e debochando de nós. Isto mesmo, nós que surramos nossa camisa e hoje, poucos é que estão a desfrutar do nosso suor.
Não ficarei em paz, enquanto houver motivos para lutar.
6,44%. Isto é um escárnio...

Anônimo disse...

Ontem fui ao terminal do bb do Norte Shopping tentar tirar meus cheques e pasmem,tirei as 20 folhas solicitadas sem problemas,sem informaçao absurda de que meus cheques haviam sido destruidos cfe. deu na minha propria agencia,levei a maquina para fotografar mas nao deu a mesma mensagem para eu poder provar ao colega que duvidou.Hoje, fui a minha agencia e solicitei as mesmas 20 folhas e a mensagem foi correta:LIMITE ULTRAPASSADO(eu ja havia tirado as 20 folhas que tenho direito).
Esse eo banco do brasil atual.
Agora eu pergunto: como foram destruidas as 52 folhas(20+20+12) que solicitei naquele dia?So perguntando ao gerente que me mandou(atraves da telefonista)que eu fosse a agencia.E ruuuuuuim,perder meu tempo,explicar ao funci do terreo o que quero fazer no segundo andar,ai ele me da uma senha,eu subo e espero mais de uma hora para ser atendida,nem morta.
Duda

Agora so falta bater cheque na minha conta que eu nao passei......se acontecer,so pode ser colega....sera o fim!!!!!!
Duda

José Roberto Eiras Henriques disse...

Duda,

A destruição das folhas de cheques pelo terminal não decorre de restrições em seu cadastro,mas de problemas na impressora do terminal.

" Na vida nada devemos temer e sim compreender" (m. currie)

Anônimo disse...

CHACAL
Colegas...
Quanto a este novo transtorno que nós temos enfrentado no Banco do Brasil quero dizer que tambem aqui na Ag.São João del Rei-MG, vários
clientes tiveram a mesma mensagem
de que cheques faram destruidos. Pa
rece acontecer em todo Brasil.
Abraços
Murilo CHACAL Hallak