segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A greve dos aposentados

Caros Colegas.

Metáfora à parte acontecerá! Os aposentados farão greve amanhã na porta do templo da ganância – a sede da PREVI.

Como não poderia ser de outro modo, os aposentados e pensionistas dependentes da Previ se farão representar por considerável número de Colegas que voltarão à ativa, em manifestação digna dos milionários movimentos sindicais. Dos sem terra, dos sem teto, dos sem qualquer coisa. Mas com uma brutal e elogiável diferença – a independência. Sem estarem atrelados a sindicatos e sem lideranças pelegas, organizados por eles mesmos que fazem parte do grande naco da sociedade excluído das atenções, conseguirão histórico feito. Embora cidadãos de primeira cepa, hoje são taxados de ralé pelos elementos colocados no poder para, ironicamente, cuidar das suas necessidades. Daí a razão do seu protesto recheado de contundentes denúncias. Compareçam ao Mourisco e verão.

Indivíduos responsáveis pela pujança financeira dos pilares de sustentação da economia do País, eles foram trabalhadores incansáveis do Banco do Brasil, de onde retiraram por boas dezenas de anos o digno sustento familiar como paga do trabalho árduo, intelectualmente exigente, tido e classificado como de primeira linha, mas hoje sem reconhecimento algum. Mesmo assim, separaram mês a mês parcelas significativas do salário para poupar na “sua” Caixa de Previdência, hoje transformada no maior patrimônio da previdência privada na América Latina. Mal sabiam eles que essa poupança destinada a garantir uma velhice respeitável, aguçaria a cobiça de gestores incompetentes para gerar riquezas. E temerariamente mestres na arte de manipular códigos e normas, atropelando Leis avançaram predatoriamente na dilapidação desse bem maior dos aposentados e pensionistas dependentes do Fundo.
Com isso, Órgãos subordinados ao Poder Central os deixam assustadoramente desamparados, a vislumbrar o pouco tempo que lhes resta como futuro, transformar-se em motivo de desespero pela impotência da condição a que estão relegados – refugo da sociedade cuja história ajudaram a escrever.

Todavia, como não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe, o breque da história amanhã será acionado pelos “cabeças brancas”, apropriado epíteto criado por eles mesmos. E nessa breve parada do tempo, simpáticos e enrugados rostos altivos encimando corpos aparentemente frágeis mostrarão ao mundo a fortaleza que a dignidade guarda sob invólucros desacreditados. O espaço/tempo será testemunha da descomunal capacidade que a união é capaz de formar. Pois quando indivíduos se irmanam em torno da decência, e se dispõem a cobrar o respeito aos seus direitos, podem ter a certeza de que garantirão a continuidade da própria subsistência.

Para estes que formam o contingente da terceira idade, ou da última, em que me incluo, anuncia-se o nascer de uma nova era. A demonstração de amanhã ecoará muito além dos corredores da PREVI. E se urgentes providências não forem tomadas depois disso, para reparar os erros denunciados, certamente novas manifestações virão cada vez com mais forças, retiradas do poder da união - em formação constante a partir de agora.

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR) – 07/02/2011.

102 comentários:

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Colega Marcos Cordeiro,

A AAPPREVI, comprovando estar a serviço do interesse maior dos aposentados/pensionistas, dá todo o seu apoio à manifestação de amanhã, nas portas da Previ. Um acontecimento inédito e de grande significado.
Por outro lado, em outros sites que se dizem também defensores dos nossos interesses, FAABB, AAFBB e ANABB, não há nenhuma menção a essa importante manifestação. Trata-se de um silêncio incompreensível, pois não se trata de uma iniciativa "contra" os aposentados/pensionistas. Muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Marcos, excelente matéria

que os nossos colegas que até o momento não se coligaram ao movimento, que se manifestem e se unam a esse movimento que é decisivo para nossas reinvidicações.

antonio barreto

Anônimo disse...

lanço aqui uma idéia para juntamente com o movimento possamos mostrar força:

todos aqueles que não possam participar do panelaço, a partir das 12.00/12.30 hs, ligar para a PREVI 0800 729 0505, procurando informações sobre o superativ e logicamente sobre o panelaço;

claro que eles vao informar que nao sabem de nada;

mas pelo menos irão sentir que os cabeças brancas estão se organizando e se movimentando, pressionando, etc...

vamos que vamos - panelaço neles

antonio barreto

Anônimo disse...

Não é o caso de ir a porta da PREVI em protesto quantas vezes se necessário e sim ir uma vez e ficar até a confirmação imediato do crédito.
É de se pensar apartir de agora em assumirmos a PREVI e na próxima eleição uma chapa nossa para que definitivamente tomar o que é nosso antes que o Banco do Brasil junto com o governo federal roubem nosso patrimônio.
Eu mandei um texto no PAINEL DO ELEITOR DA FOLHA, vamos ver se publicarão.
Voces colegas que tem o punho firme com o conteúdo também poderia mandar um texto no painel do eleitor.
Vamos na imprensa e mostrar para os acionistas e investidores quem são realmente o Banco do Brasil e a PREVI.

Antonio Alves

Anônimo disse...

Voces acham mesmos que vao sacudir a Previ e o banco com este protesto?
Parem de sonhar, voces nao vao conseguir absolutamente nada com este protesto, fiquem furiosos, xinguem a valer, rodem a baiana, fiquem de cueca, cauçao ou pelados mesmos, nao vai fazer a menor diferença, dia 09/02 voces vao ver e comprovar que nada adiantou, tudo vai continuar do mesmo jeito, a unica coisa que vai acontecer e que vao retardar o credito mais ainda, em vez di vir na folha de fevereiro, vira somente em março, ai vao se desesperar, mas sera tarde demais, pulem o carnaval e sejam felizes...
Peçam um adiantamento para o Medeiros.

Unknown disse...

Marcos,

Próximo passo, fazer uma explicação detalhada da situação, o certo seria bolar um planfleto, para que possamos copiar e entregar nas Agências do Banco do Brasil, já que a irônia é grande entre os da ativa. Um cidadão esclarecido dos acontecimentos poderá divulgar para outros clientes.
Vamos rezar para que amanhã corra tudo sob a proteção de Deus.
"Feliz é aquele que rasga sua pele para agasalhar uma causa."

Anônimo disse...

SO TENHO A DIZER QUE A TAL CONSELHEIRA CELIA SUMIU DO MAPA, DISSE QUE DIARIAMENTE DARIA NOTICIAS DO PROCESSO E DESAPARECEU.
VIU QUE A COISA COMPLICOU E NAO TERIA DESCULPAS PARA SUSTENTAR DIARIAMENTE A FRASE: NAO HA NOVIDADES NO DIA DE HOJE.
A CASA CAIU PREVI, NAO HA MAIS DESCULPAS, SABEMOS QUE TEM COISA PODRE POR TRAS DE TUDO ISTO.
TODO MUNDO ESTA QUIETINHO, ENCOLHIDO, UM SILENCIO COMPROMETEDOR NO AR.
NOTA-SE QUE TEM UMA GRANDE ARMAÇAO EM ANDAMENTO.
SABEMOS QUE TEM GENTE LUCRANDO COM A DEMORA, NAO ADIANTA VIREM COM EXPLICAÇOES SEM SENTIDO.

MILTON AZEVEDO

Anônimo disse...

ALÔ... ALÔ... Dona LA RICCA!
A senhora não dá mais notícia?

Anônimo disse...

Concordo, plenamente com a idéia do colega Antonio Barreto, vamos TODOS, no intervalo de 12:00 às 12:30, ligar para a PREVI pedindo informações sobre o Superávit e o peladaço. Ir ao Rio nem todos podem, eu não posso, mas ligar o 0800 é fácil e gratis.

Anônimo disse...

O site da PREVI continua indisponivel
Agora 07 25 00
A previsão que retorne na segunda-feira, dia 07 de janeiro de 2011.
De volta para o futuro.
Não sou nem pessimista e nem alarmista.

Mas essa escuridão no site da PREVI
com certeza não eh um bom sinal.

Anônimo disse...

Bom dia, colegas aposentados e pensionistas! Hoje é o grande dia!
Estou longe do Rio, mas torcendo para que de tudo certinho para voces.e com certeza terão, pois a PREVI e o BB estavam precisando dessa lição.Eles precisam saber que nós aposentados e as pensionistas não somos os idiotas, acomodados, cordeirinhos, que pensavam . Estamos bem lucidos para enxergarmos as atitudes erradas que eles vem cometendo contra todos nós no decorrer desse tempo. Abraços a todos e muita boa sorte!!!

Anônimo disse...

Bom Dia,

Muitissimo infelizmente eu e meu marido aposentado e maltratado pelo BB e cia ltdda. não poderemos participar desse momento histórico e corajoso, pois moramos em minas gerais e não temos condições financeiras para participar, mas com certeza estarei ligando em nome de meu marido e em nome da AAPPREVI para a Previ pelo menos umas tantas vezes enquanto o panelaço estiver acontecendo para podermos participar de alguma forma.
Desejamos sucesso e que ¨Deus¨abençoe com seus anjos em volta de todos vocês.
Orações não irão faltar.
Abraços.

Lu e Renato

Anônimo disse...

Celia, onde estas tu?????????
Sumiu , minha colega?

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colega anônimo das 01:29.

O site da PREVI está ativo desde ontem. Talvez você o esteja acessando através do menu dos "favoritos". Experimente digitar o link normalmente.

Anônimo disse...

A conselheira Celia sumiu, pois nao ia conseguir repetir por dias e dias a frase: NAO HA NOVIDADES NO DIA DE HOJE NA PREVIC.
Ela ja deve saber que credito somente em março, entao para nao queimar mais ainda a imagem dela, resolveu pegar o seu "banquinho" e sair de mansinho.
Este silencio de todos envolvidos ja diz tudo.

Tulio Ribeiro

Anônimo disse...

Marcos, realmente tento acessar o site da PREVI atraves de FAVORITOS.

Mas, mesmo digitando o link, ou acessando por intermedio do Gogle,
ainda assim aparece a mensagem de site indisponivel.

Tudo bem - jah que vc. me alertou,
fica o entendimento que a PREVI voltou on-line.

Grato Marcos pela atenção.
(que bom que SEU Vasco voltou a vencer)

Eliana Maria disse...

Bom dia!
Paz e Bem!

Desejo a você Marcos, Rossi e a todos os nossos colegas em especial aos que irão participar do panelaço em frente à PREVI.Não poderei estar presente fisicamente, mas espiritualmente (através de orações) e pelo 0800 da PREVI - ótima idéia de nosso colega Antonio Barreto - estarei presente. Desejo a todos com as bençãos de Deus, que é Pai e Misericordioso, sucesso no panelaço.
Obrigado a todos aqueles que poderão ir até lá e também aos que através do telefone estarão contribuindo com o sucesso de nossa "GREVE".
Fraternal abraço,
Que Deus os abençoe,
Eliana Maria - São João del-Rei (MG)

Anônimo disse...

Vamos colocar à mesa para estudos, junto com os outros ítens, para êste 1º semestre, o recebimento do nosso pecúlio em vida. O que acham?

Anônimo disse...

Hoje é o grande dia. O Dia em que os aposentados do bb começaram a reescrever sua história.

AVANTE. Parabéns a todos. Quem não puder ir que ligue para 0800 da Previ.

Jane Torres de Melo disse...

Caros colegas e Queridas Pensionistas,

Ser Aposentada é muito bom !! É meu direito e tem mais, fiz por onde !!! Agora, melhor ainda, é estar na ativa dessa luta !!
Somos aposentados mas não estamos mortos !!
Não aceito esse descaso para conosco, daí, conclamo a todos Participantes e Assistidos do PB1 que não puderem estar na porta da Previ, hoje, que se manifestem de alguma forma. Telefonando, como sugeriu o Antonio Barreto, escrevendo como sugerido pelo Antonio Alves, enfim, precisamos levar ao conhecimento público todo esse desrespeito, essa falta de vergonha que está imperando !!
É dessa mobilização que precisamos para conseguirmos que os nossos direitos sejam respeitados !!!
Abraços,

Jane

Anônimo disse...

É isso aí, colegas aposentados e pensionistas, que estamos longe do Rio, mas vamos todos ligar pARA o 0800 729 0505 da Previ no horario entre 12,00 e 13,00 hs.Vamos ajudar aos colegas que estaram por lá.

Aristophanes disse...

Prezado Marcos e colegas grevistas.
Desde o decepcionante episódio do vergonhoso plebiscito(9/15-12-2010), que hoje, mais do que antes, se comprova ter sido um logro e um profundo desrespeito para dezenas de milhares de funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil e seus pensionistas, tenho, somente, com tristeza, acompanhado o desenrolar da farsa. Pelas notícias e comentários, alhures e aqui, no seu – ou nosso? – já histórico “blog dos grevistas”.
No fim de semana, com o seu comentário, PANELAÇO DO MEDEIROS, observei que havia algo de novo, que me animou. Pelo simbolismo da legítima demonstração de revolta. Associo-me, com entusiasmo, à iniciativa do Dr. Medeiros e lamento lá não estar, pessoalmente. Como tantos colegas que poderão fazê-lo, com presença e cabeça(branca) erguida! Não importa a quantidade. Um, apenas, que esteja lá será o mensageiro, em nome de milhares, que desejam expressar a sua indignação e a sua repulsa à maneira moleque como o moderno Banco do Brasil, sua subsidiária Previ e o Governo vêem tratando questão tão relevante, com profundas repercussões – conscientes ou inconscientes – sobre dezenas de milhares de pessoas. Todas com alguma história de merecimento, doações e carências.
Não está em jogo o tamanho dos contra-cheques, por que alguns se acanham, ou o pagamento devido e tempestivo de algumas sobras. Não! O que importa cobrar, no negócio entra as partes contratantes(Governo-BB-Previ-Assistidos), com respeito e honestidade, são princípios legais e permanentes, transparência de comportamentos e instrumentos de auto-determinação. Somente a correta fundação desses pilares aprumará a estrutura necessária à sustentação do nosso singular e valioso patrimônio do Plano1, pelo qual é necessária e legítima a nossa luta, ainda por muitos anos. O Panelaço denuncia o começo da ruptura que devemos balizar, competentemente, para construirmos transformações. Um abraço solidário. Aristophanes Pereira

Unknown disse...

Notícia: Pesquisa aponta alto grau de satisfação com a Cassi.

Comentário: Há controvérsias. É preciso saber qual o universo pesquisado, onde foi colhida essa amostragem.
No interior e mesmo nas capitais, em alguns casos, a coisa é braba.

Agora, interessante também seria que nos brindassem com o resultado de uma pesquisa semelhante, mas em relação à Previ e ao BB.

Alguém arrisca um palpite?

Unknown disse...

Prezado Marcos,
Seria possível criar um KIT PROCEDIMENTOS para ser amplamente divulgado aos participantes do PB1? Penso que se milhares de colegas agirem de maneira coordenada o efeito seria melhor.
O KIT seria composto das seguintes etapas:
1º Associar-se a AAPPREVI cuja mensalidade é a pequena quantia de 10 reais;
2º Assinar o abaixo-assinado da UNAP-BB;
3° Enviar e-mail padrão para X, Y e Z com cópia para A, B, C;
4º Etc
A primeira vista parece uma coisa desnecessária, mas além de demonstrar a nossa insatisfação com os rumos da Previ ajudaria muitos de nós a participarmos de maneira mais efetiva e organizada.
Se for besteira deleta

J

Anônimo disse...

Ao colega que não consegue acessar o site da Previ: Experimente esvaziar a cache do seu navegador da internet e limpe os cookies. Como voce deve ter tentado acessar o site no periodo em que ele ficou fora do ar, as informações salvas em seu computador apontam para esta página inoperante. Ao fazer a limpeza, tudo fica zerado e voce volta a acessar o site.
Espero ter ajudado

Paulo Motta disse...

Salve Marcos e todos os demais que frequentam este blog,

Não tenho condições de participar do evento de hoje. A coluna tem me aborrecido atualmente. Não dá para enfrentar uma viagem até o Rio. No entanto, assino embaixo do comentário do Aristophanes. É emocionante contemplar essa manifestação de homens sérios, de idade, com toda energia, como se no ardor dos vinte anos estivessem. Mas o 0800 da PREVI vai tocar... e muito.

Paulo Motta
Blog:
superavitsprevi.wordpress

João Rossi Neto disse...

Anônimo de 8/01- 01:36 hs,

Desde que o movimento seja pacífico e ordeiro ninguém vai impedir. O propósito da ação não é para vetar o acesso do cliente à agência, o que seria ilegal, mas sim para trazer à tona fatos que o BB vem praticando contra os aposentados, roubando-lhes à luz do dia e que a sociedade precisa saber.
Isso comprometeria a imagem do banco e do Governo, ai englobando o Ministério da Fazenda, Previc, Previ e toda a corriola.
Quando a água sobe e molha a bunda dos membros do Governos, eles levantam das suas cadeiras para tomar providências e é isso que nós queremos, principalmente se a mídia divulgar as causas que levaram os aposentados a fazer os protestos. O Governo e o BB têm um medo terrível da opinião pública, semelhante ao que o diabo tem da cruz.
O importante é que despertamos, com ações concretas, para exercer o sagrado direito de espernear. Estão todos de parabéns e mãos à obra.Que esse seja o primeiro de muitos outros que virão.

Unknown disse...

Ao colega Herberto,

Sobre a CASSI - Que desfaçatez! As pessoas agem com cinismo, publicam uma revista estampada na capa o grande trunfo que foi a tal pesquisa de satisfação, que mentira, que falta de vergonha desse pessoal, a CASSI é hoje o pior plano de saúde do mercado; eu pessoalmente saí perguntando a todo mundo (associados) sobre o nível de satisfação, e não achei uma única pessoa que dissesse que estava satisfeita com os maus serviços da CASSI, então, como vou acreditar nessa pesquisa fajuta? É descaramento, a CASSI está cada dia pior, e não adianta querer tapar o sol com a peneira.

Anônimo disse...

Temos mesmo no horario do protesto, quem nao pode comparecer, ao menos telefonar para o 0800 da Previ e mostrar todo nosso apoio ao protesto.
vamos botar para quebrar.
Eu e mais 2 colegas vamos incomodar ate onde pudermos no 0800.

Alberto Kolling

Anônimo disse...

Colega Rossi,

Outra excelente intervenção publicada nos post anterior.

Vou mais longe. Essa manifestação deveria se concentrar na sede do Banco em Brasília.

Em frente ao "NEGRÃO".

Com confecção de panfletos a serem distribuídos a população, revelando ao público, principalmente a maracutaia da contabilização do superavit Previ adotado pelo Banco de forma irregular.

Um documento bem feito, bem elaborado, instrutivo, com palavras didáticas, sem apelar com sentimentos de animosidade, apenas visando esclarecer a população das medidas adotadas pelo Governo e pelo BB, para aumentar seus lucros de forma não ortodoxa e fora dos padrões da boa prática contábil, além de usar de artifícios inconstitucionais para alcançar objetivos hipotéticos.

Rossi, se for possível aguardo sua manifestação e desculpe o anonimato.

Prefiro mantê-lo por uma questão de princípio. Quando escrevo alguma coisa não critico ninguem e, tampouco, faço questão de desmerecer alguém por explicitar suas idéias e sua visão dos acontecimentos.

Você é um exemplo a ser seguindo por todos nós. Você escreve pouco e bem. Meu avô já me dizia: escrever muito nem sempre é sinal de conhecimento mas apenas de não ter o que fazer.

Abraços

Anônimo disse...

Previ virou entidade fantasma. Diretoria e conselheiros sumiram do mapa.
Não vou me espantar se não houver a reunião que estava agendada para hoje ou se ela acontecer em outro lugar, longe do Mourisco.

Anônimo disse...

Pelo monos a tal conselheira Celia ainda teve a sensibilidade de tentar nos manter informados, mostrou algum interesse em esclarecer a situaçao, e o site da Previ que faz dias so tem destaque furado, nada informaçoes sobre o processo, isto sim que é descaso total, falta de respeito com os aposentados.
Por mim eu invadia o predio da Previ e fazia um quebra quebra, para tomarem vergonha na cara, pensam que somos velhos gagas em final de vida, tem muito homem aqui para bater de frente com canalhas desta especie.

Otelmo

Anônimo disse...

Cassi, na minha cidade somente alguns medicos são credenciados!!! Uma vergonha, precisando me deslocar para Ribeirão Preto ou São Paulo!!!
Estão todos atendendendo pela UNIMED!!A Cassi não paga em dia!!

Anônimo disse...

AO COLEGA ANONIMO DE 03.30
----------------------------------
Muito grato pela atenção.
Considerando que sou semi analfa/beta/gama em informatica, estou aguardando a visita de meu sobrinho, expert em computador.

Momento em que espero aprender o que significa....................
a cache e cookies.

De qualquer forma sou-lhe muito agradecido pela amabilidade de sua informação.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Quem sabe os dirigentes da Previ não estarão aguardando o panelaço na praia.
Para os dirigentes da Previ tudo é possível.

Sucesso Panelaço.

Anônimo disse...

A Previ responde quase em tempo real.

Ontem de tarde eu perguntei da PRevi qdo mais ou menos ia sair o credito do Duperavit, e para minha surpresa, ja recebi a resposta, que por sinal foi negativa:

"
A PREVI não tem ingerência sobre procedimentos dos órgãos reguladores e fiscalizadores do sistema de previdência complementar. Por essa razão não temos como estabelecer prazos ou estimar o tempo necessário à conclusão dos processos.

Tão logo tenhamos novas informações, daremos ampla divulgação em nossos meios de comunicação.

Permanecemos à disposição.

ELMA FERNANDES HERINGER LINS
Gerência de Atendimento
PREVI

----------------------------------------------------------------------------------------------

Data: 07/02/2011 16:59:02
Assunto: Outros Assuntos - Superavit Previ Palno 1
Tipo: Solicitação

Mensagem:
Gostaria de sbaer qdo mais ou menos vai sair o crédito do Superavit Previ Plano 1 ? Não estou pedindo uma data exata e sim uma posição de data aproximada, Pode ser?

Atenciosamente,

Mesquita

Anônimo disse...

Posso dizer com toda a certeza que os gestores da Previ pouco se importam com este protesto.
Ja os do Banco, estes sim estao ficando preocupados, pois imagem é tudo, e qualquer pedra na vidraça pode estragar as coisas.
Se fizerem tal protesto nas portas das agencias do banco a coisa vai atingir o alvo a valer.

Mauro Couto

WASHINGTON LOPES disse...

Enquanto funcionário da ativa, eu nunca me importei com nada relacionado à PREVI, mesmo porque o trabalho no caixa era esgotante para mim já em final de carreira (que é quando muitos começam a realmente pensar em previdência), por causa das dores na coluna.

Imagino que a grande maioria do pessoal da ativa esteja alheia à pilhagem sistemática de suas economias.

Se é o Banco que manda na PREVI, é com o pessoal da ativa, em época de dissídio e sob a vara da greve, que o Banco dialoga acerca das questões importantes a todos nós.

O movimento sindical tem de enxergar nesta história toda uma nova trincheira em suas guerras com o Banco. Só assim essa história pode tomar outro rumo que não a ruína da PREVI e associados.

Anônimo disse...

Dado essa demora na conclusao do processo do superavit, sugiro que a previ faca um emprestimo em parcela unica do valor a ser pago ( a ex emplo da antecipacao do 13). nao seria u ma forma de aliviar essa angustia.>??

Anônimo disse...

A atendente do 0800 informou que sobre a manifestação "até o momento não tinha essa informação".
Seis tão de brincadeira com nóis!!!
Continuem ligando 0800 729 05 05 até a moça conseguir "essa informação"!!!

TÁ TUDO DOMINADO!!!!!!!!!!!!!!!!

João Rossi Neto disse...

Colega Anônimo 08/02 - 04:22,

Veja a minha primeira mensagem de 07/02, das 18:24 e a de hoje, das 03:50, uma vez que são complementares. Você acertou na mosca,o raciocínio é este mesmo, primeiro o fogo seria concentrado em Brasília, na Sede do banco, debaixo das barbas do Presidente do BB e de toda a Diretoria Executiva.
Movimento tranquilo, ordeiro, democrático e contundente, com panfletos, cartazes, boletins informativos para as mídias, etc.
Depois poderíamos eleger as seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e outras.
Tudo seria orquestrado previamente, com planejamento estratégico: quem, como, quando, onde, por que.
Este esquema, repito, seria empregado nas futuras negociações, pois tudo indica que elas não serão facéis. Todos sabemos que o BB cogita comprar bancos nos EUA e no Chile, portanto, em prazo curto, vai precisar novamente de recursos, por isso acredito que poderá deflagar o processo de distribuição dos superávits-2011, tão logo encerre a negociação de dez/2010,só que desta feita não aceitaremos que dite as ordens com relação ao destino do nosso dinheiro.
Estou bastante feliz com a disposição dos assistidos. Agora parece que a coisa vai de um jeito ou de outro. Os nossos inimigos (BB/Governo) precisam aprender a respeitar e valorizar o trabalho que fizemos durante a nossa vida toda em favor dessa Instituição secular, orgulho da Nação as nossas custas.

Anônimo disse...

Acabei de ligar para o o800 da PREVI( estou na Bahia fora do horario de verão) e perguntei sobre o processo e o movimento de protesto dos cabeças brancas, a resposta como ja era esperada-
o regulamento encontra-se na PREVIC... e quanto ao movimento eles desconhecem e que ate o momento nao aconteceu.

Carlos Magno Nery de Almeida
Mat. 1.853.155-5

Rubem Tiné disse...

Estou daqui do Recife, torcendo pelo sucesso destes bravos heróis, é isto aí, temos que expressar nossos mais profundos descontetamentos pelo modo com que estamos sendo tratados pela Previ, pelo banco e pelos governos, todos, de Sarney a Dilma, exigimos, no mínimo, respeito, e como já vimos, só com mobilizações do tipo da organizada por Medeiros & Cia. Estou a disposição no Recife, para fazer mobilização similar, na porta da agência centro ou da superintendência, só não me compromento a organizar, pois não tenho estrutura para isto, mas comparecer, protestar, panfletar, podem contar comigo. Enfim vamos a luta, aposentado também faz greve.

Anônimo disse...

Estou aqui na porta da Previ, de notebook no colo prontinho pra registrar ao vivo o movimento e até agora nada. Nem o tal medeiros apareceu. Já são 12:57 hs

Anônimo disse...

Liguei na Previ,o Senhor Marcelo me disse que o superávit esta na Previc,quanto ao panelaço ainda não se tem notícias a respeito.

Perguntei a ele se a Previ não tinha conhecimento que a PREVIC tinha 30 dias para autorizar o novo regulamento?.

Aí a resposta foi que eles fizeram todo o possível para pagar até 31/12/2010 mas pelas mudanças de governo isso não foi efetivado.

Isso é uma vergonha !!!

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
acabei de chegar do manifesto dos aposentados na Previ.Nao compareceram muitos colegas , mas os que foram estavam firmes nessa luta.Tiramos fotos com varios cartazes.Um colega subiu e solicitou que alguem nos recebesse.Depois de algum tempo , um funci da Previ(relaçoes públicas)tirou fotos conosco e convidou para nos recepcionar em alguma sala em cima.Por ora é só porque tive que sair por conta de compromissos.Não foi possível saber se teremos alguma informação.
Abs

Anônimo disse...

Colega Rossi,

Queira me desculpar. Infelizmente eu não tinha lido nada sobre as mensagens publicadas no post de hoje.

Como eu costumo acessar o post anterior para dar continuidade as leituras diárias até a última publicação me interessei pela sua mensagem e então resolvi tecer o pequeno comentário sobre ela sem antes consultar as leituras mais atuais e por isso me incorri neste erro.

Como sempre sua idéia foi muito boa, quem sabe poderemos praticá-las em maior brevidade possível, principalmente nas capitais onde a repercurssão é maior e outros olhares vão convergir sobre nossas manifestações.

Apesar de não residir em Brasília vocês podem contar comigo lá.

Querendo ou não todos os olhares se voltam para o centro do poder.

Brasília é o centro do poder.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Mensagem recebida.

Colega,


Tenho acompanhado suas intervenções em algumas listas que frequento. Por sua corajosa militancia, vejo que se ombreia a alguns dos nossos, da velha guarda, que ainda resistem aos cantos-de-cisne de adesistas, deslumbrados e inocentes úteis a sistemas, esquemas e partidos. E, afinal, acho que existem sim vozes que, díspares em suas opções ideológicas, unem-se na praxis de sadio corporativismo, em que se avultam nossos interesses mais autenticos, ora vergonhosamente escamoteados. Lembro-me de Rui Brito, Zilton, Medeiros, Tollenda, Raposo, Zanatta, Luiz Dalton, Bertoco.... e, muito provavelmente, muitos mais de igual talento. Então, contados os comandantes e nós, seus prováveis soldados autoconvocados, formaremos um bom regimento. Heim, heim, heim...? Que tal juntarmo-nos ao pessoal do Rio nesse anunciado panelaço? Essa coisa pode evoluir e merecer registro da grande imprensa, chamando a atençao do mercado, da classe política, enfim bagunçando o coreto delles. E, importante, seria apenas um primeiro passo. Pensa nisso. Abraço,

Wladimir Bruno Tucunduva
Piraquara-P

Anônimo disse...

Hoje lendo a sinopse do filme O VENCEDOR deparei-me com essa frase:

"a maior luta de nossas vidas é a conquista dos nossos próprios sonhos".

E a maior luta dos aposentados da Previ é agora.

É o nosso sonho é ver uma Previ voltada realmente para os objetivos que ela foi criada e considerando que esses objetivos vem sendo adulterados com o intuito de beneficiar o patrocinador, de forma ilegal e, consequentemente, não previsto em lei, mas embasado em decisão unilateral e inconstitucional.

E para colocar a Previ em seu devido lugar e aos seus objetivos comuns é chegada a hora de bradar nosso grito de luta.

A PREVI É NOSSA.




satisfazer os anseios dos participantes e assistidos.

Anônimo disse...

Parabens foi um mesmo um grande protesto, nunca vi tantos aposentados reunidos, mas nao sei do tal protesto de nome Peladaço e muito menos do Panelaço.
O Jose Medeiros conseguiu chegar as vias do rediculo, mas o pior que voces apoiam um protesto que pelo tampo de organizaçao minimo ja nasceu morto, tiro de festim.
Querem mostrar toda sua indignaçao e conseguir que ouçam seus anseios?
Protestem junto as agencias do Banco do Brasil e comecem com a sede em Brasilia, mas organizem-se desta vez, porque foi lamentavel.
Nao chamou atençao de nada, desculpe a franqueza, mas tenho certeza que na Previ ninguem notou coisa alguma.
Eu nao devia dizer isto, mas peçam para o sr.Rossi organizar o proximo protesto.

Uma boa tarde a todos e ate a proxima.

M>F

Anônimo disse...

Vejo que o movimento se incrementa. A toda hora novos pronunciamentos de apoio. Estou certo que a iniciativa já cumpriu a finalidade.

Reitero meus sinceros agradecimentos a todos heróis que participaram desta jornada.

Parabéns aos idealizados, apoiadores e participantes.

De agora em diante o movimento só vai prosperar.

iraci berviria disse...

Oi, realmente, é preciso ir ao bb em Brasília. Acho que lá será mais constragedor para "eles".
Abraços a todos,e obrigada a todos!

Anônimo disse...

Caros Colegas, amigos, se me permitem. Conseguí algo que me deixou muito orgulhoso de mim mesmo nessa última semana. Assinei o abaixo assinado liderado pelo nobre colega Luiz Dalton e me desliguei definitivamente da "anabb" é de propósito a grafia em letras minúsculas. Peço que reflitam se não vale a pena fazer o mesmo e sentir essa alegria que acredito vocês sentirão.
Quanto ao SUPERAVIT, já não terá o mesmo sabor, virá com um certo travo, mas com fé em Deus me ajudará muito tenho certeza. Fé, muita Fé, e luta muita luta, pois a Vitória será nossa.

Anônimo disse...

Incrível.
Alguém já viu a cara do Sasseron, no vídeo do "Mais Previ"?
Inacreditável como um cara que fala mal, com péssima dicção, com imensas olheiras e uma cara de mosca morta pode ter tanto poder dentro da PREVI.
Realmente, esta me faltando ver pouca coisa.
Pelo menos não votei nesta bisca.
Credo...

José Roberto Eiras Henriques disse...

Colegas veja o comentario postado na bronca do site claudiohumberto.com.br:

08/02/2011 | 14:42

O panelaço na Previ

Engraçado e triste! Agora os "enganados" pensionistas do Banco do Brasil estão preocupados com rumo das péssimas administrações dos últimos 8 anos!

Recordo que esses mesmos que foram protestar em frente ao prédio da Previ eram os mesmos que durante o governo do FHC diziam que ele queria meter a mão no riquíssimo fundo! E faziam campanha para os inePTos... E agora?


Marcelo Monteiro de Carvalho
São José dos Pinhais - PR

Pessoal, vamos bronquear no site do claudiohumberto.com.br, repudiando esse cidadão.

Esse site e suas broncas são lidos
por politicos e governantes. Eis ai uma boa oportunidade para divulgar nosso manifesto e repudio
aos desmandos na Previ.

Anônimo disse...

Alô colegas, liguei para Previ, perguntando o dia do credito do superavit. Resposta: Só depois que a Previc autorizar. (Mensagem quase que automaticNaa). Perguntei e o Peladaço? Resposta: Não sabemos de nada.Na Previ. Tudo programado. Isso é uma vergonha.E a reunião dessa Diretoria, qual o resultado. Resposta não sabemos de nada.

Anônimo disse...

Colegas,

Por favor leiam o blog da Sra. Cecília.
Aos poucos se saberá o tamanho da SAFADEZA.

Anônimo disse...

De qualquer forma que tento acessar o site da Previ,continua fora do ar com a mensagem DE VOLTA PARA O PASSADO (retornara em 07/01).
Sandra Alves

Anônimo disse...

Ligamos ao 0800-729-0505 da PREVI:
A Gravação inicial informa que os documentos para aprovação do Regulamento do PB1 estão na PREVIC"...tão logo forem aprovados, os créditos serão efetuados..."
Digitamos as matriculas, sem os dígitos, e nova gravação informa que"...no momento todos nossos funcionários estão ocupados no atendimento..."
(segue-se aquela musiquinha de elevador...uma bossa-nova acústica...)
Eta PREVI...Não consegui falar NADA!
SÓ OUVI ABOBRINHAS...
Vou tentar novamente: quero Lisura e Transparência nas informações.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

From: João Rossi Neto
Sent: Monday, February 07, 2011 1:37 PM


Colega Isa Musa,


- TRANSPARÊNCIA OPACA -


Concordo com quase tudo que foi dito no excelente texto, veiculado no site da FAABB, só que não se trata de Transparência Opaca na PREVI, pois seria amenizar o termo, usando de eufemismo, eis que o caso é de "Caixa Preta" mesmo, onde assuntos de toda espécie são guardados a sete chaves.

Alí na Previ nem os Diretores, Conselheiros eleitos e nomeados têm liberdade para manifestar as suas opiniões de forma isolada, tudo que é divulgado passa pelo crivo do colegiado/BB. Impera a Lei da Mordaça e de algemas. Os movimentos são limitados. Eles trabalham engessados.

Agora, com relação a PREVIC acho que ela esbarra em obstáculos de natureza técnica para emitir o seu despacho. Se a Resolução 26/2008 está sub judice, então ela não pode ser usada para determinar mudanças no Regulamento, para inclusão do patrocinador(BB) como beneficiário, única forma de viabilizar o recebimento da sua cota parte (50%) sobre os superávits.

À alternativa que a PREVIC tem, a meu ver, seria embasar em parecer do seu corpo jurídico, o qual sob a égide do artigo 23 do Decreto 7.123, de 03/03/2010, teria justificativa para desatar o nó que ela mesma fabricou, ao legislar e modificar a Lei 109/2001 sem ter competência e poderes para tal, via de uma Resolução 26/2008 totalmente desprovida dos requisitos técnicos, portanto, ilegítima. Corremos o risco da PREVIC também exigir ajustes no Regulamento e o processo retornar ao DEST e a Secretaria Executiva da Fazenda. Antecipo que citei este decreto porque estou interessado em receber os meus créditos, sem a conotação de estar auxiliando àquela Superintendência, porquanto acredito que mais cedo ou mais tarde essa Resolução vai ser extinta e o BB vai ter que nos devolver os recursos que temporariamente está levando.
João Rossi Neto

Anônimo disse...

Acho bom mesmo voces darem uma espiada no blog da tal Cecilia, acho que la na Previc a coisa vai travar mesmo, alias para mim ja travou credito tao cedo podem esquecer, mas quem sabe um milagre...
Vamos ter que requerer o nosso judicialmente e com juros!!

Jair Antunes

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Extraido do Blog da Cecília Garcez:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
E a novela continua...

Hoje, dia 08.02, ainda não temos nenhuma novidade sobre as propostas que ainda se encontram na PREVIC. Segundo informações, parece que o Ofício será encaminhado à PREVI ainda esta semana.

Pelo que pude apurar, o maior impasse foi criado porque o Ministério da Fazenda queria que o fundo a ser criado para creditar os recursos destinados ao Banco do Brasil não fosse carimbado, quer dizer, poderiam ser utilizados em qualquer finalidade que o BB quisesse e não somente para fins previdenciários. Eu acredito que houve pressão por parte do Governo para que as regras de distribuição do superávit contidas na Resolução CGPC 26 fossem integralmente repassadas para o Regulamento do Plano e isso foi recusado pelas partes, daí o impasse. Essa é a minha opinião, pode ser que esteja enganada.

Não querendo ser tachada de pessimista, eu ainda me preocupo com as recomendações da PREVIC, quando da sua aprovação. Se, por acaso o órgão regulador resolver que o regulamento do Plano 1 tenha que reproduzir as regras de distribuição do superávit, conforme se encontra na Resolução CGPC 26, a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa.

Postado por :: Cecília

http://www.ceciliagarcez.blogspot.com/

Anônimo disse...

É, ESTAMOS PRATICAMENTE PERTO DO PAGAMENTO DA FOLHA DE FEVEREIRO, PELO ANDAR DA CARUAGEM PARECE QUE NAO VAMOS MESMO RECEBER NEM EM FEVEREIRO, POR MIM, DESCULPE A FRANQUEZA, MAS PODEM CANCELAR TODO O ACORDO, SE EU NAO RECEBER AGORA, MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAO TER QUE PAGAR E COM JUROS, QUEM SABE ATE RECEBEREI INTEGRALMENTE E NAO EM PARCELAS A PERDER DE VISTA.
PARA MIM, NAO INTERESSA QUEM É QUEM NESTA HISTORIA DE TERROR QUE JA VIROU PESADELO, EU QUERO O MEU QUE PROMETERAM DESDE DEZEMBRO, CRIARAM FALSAS ESPERANÇAS, AGORA FICAM SEMPRE A DIZER O MESMO DISCURSO, E OS APOSENTADOS QUE FIQUEM ESPERANDO ELES ARRANJAR UM MEIO DE PASSAR A COISA.
MAS A COISA ESTA NO LIMITE, NINGUEM TEM MAIS PACIENCIA PARA NADA.
ESTOU SENDO EXAGERADO? ORA, NUNCA HAVIA VISTO OS APOSENTADOS TAO REVOLTADOS COMO ESTAO ATUALMENTE.
SE DIA 20/02 NOVAMENTE NAO SAIR NADA, TENHO CERTEZA QUE VAI HAVER UMA REVOLIÇAO NAS PORTAS DA PREVI E DO BANCO.
DEPOIS PODE ME COBRAR O QUE DIGO.

DILSON A.

Anônimo disse...

O segundo parágrafo da msg do blog da Cecília é autêntica confusão. Afinal o que ela está dizendo ? Não entendi nada. Parece que afirma e nega ao mesmo tempo!

Se alguém puder esclarecer, fico muito grato.

João Rossi Neto disse...

Caros Colegas,

Como é que alguém pode postar uma mensagem tão obscura como essa da colega Cecília.
Confesso que não consegui entender quase nada do que ela falou. Assim mesmo, sem dizer coisa com coisa, disse que poderia estar enganada.
Do jeito que foi colocado, o Governo quer que o dinheiro que o BB vai levar, não tenha destinação, ou melhor, tenha sim, mas não para pagar previdência e folha de pagamento do funcionários pré-67, mas para comprar mais bancos ou cobrir outros furos espúrios.
A PREVIC está protelando a decisão do processo, porque alguma coisa mal feita, para o nosso lado, certamente está engatilhada. É só esperar para ver. Parece que um novo movimento de aposentados deverá ser feito, dessa vez na porta da PREVIC.Será que malandragem e a picaretagem não tem fim.Amiga Cecília, por favor, seja mais clara e concisa nas suas futuras intervenções.Escreva em Inglês, porque em francês nós não entendemos.

Anônimo disse...

“E temerariamente mestres na arte de manipular códigos e normas, atropelando Leis avançaram predatoriamente na dilapidação desse bem maior dos aposentados e pensionistas dependentes do Fundo.” - Foi assim que se deu início aos planos demissionários desde 1991, “atropelando Leis”, onde deixaram milhares de colegas nossos no desespero, onde muitos cometeram suicídio e hoje ainda sem uma aposentadoria digna, lutam para recuperar os seus 2/3 retidos naquele fundo.
Othon F Freitas

Anônimo disse...

Alguém poderia dar alguma notícia de como transcorreu o peladaço ?

Anônimo disse...

Meus bigodes estão salvos. Fui à porta da Previ e sabem quem estava lá? Ninguém! Bem, cá está um calor de mais de 40 graus ao sol e a praia é logo ali em Botafogo. Talvez todos tenham ido para lá.

Erigutemberg Meneses disse...

Está no blog de Cecilia Garcez:

"Hoje, dia 08.02, ainda não temos nenhuma novidade sobre as propostas que ainda se encontram na PREVIC. Segundo informações, parece que o Ofício será encaminhado à PREVI ainda esta semana.

Pelo que pude apurar, o maior impasse foi criado porque o Ministério da Fazenda queria que o fundo a ser criado para creditar os recursos destinados ao Banco do Brasil não fosse carimbado, quer dizer, poderiam ser utilizados em qualquer finalidade que o BB quisesse e não somente para fins previdenciários. Eu acredito que houve pressão por parte do Governo para que as regras de distribuição do superávit contidas na Resolução CGPC 26 fossem integralmente repassadas para o Regulamento do Plano e isso foi recusado pelas partes, daí o impasse. Essa é a minha opinião, pode ser que esteja enganada.

Não querendo ser tachada de pessimista, eu ainda me preocupo com as recomendações da PREVIC, quando da sua aprovação. Se, por acaso o órgão regulador resolver que o regulamento do Plano 1 tenha que reproduzir as regras de distribuição do superávit, conforme se encontra na Resolução CGPC 26, a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa."

Eu pressentia esta armação, confirmada pela leitura da notícia acima. Tanto a PREVI quanto o BB estão nos ludibriando com as expectativas de crédito, desviando-nos do que realmenhte interessa: as alterações propostas pela PREVIC para o Regulamento do Plano 1. O que for sugerido à PREVI deverá ser posto à apreciação do corpo social.Vamos cuidar do que é nosso. Se eles nos enrolaram até agora, vamos esperar um pouco mais e fazer a coisa correta!!!!

Anônimo disse...

PELO QUE LI DA MANIFESTAÇÃO DO NOSSO COLEGA JOÃO ROSSI NETO; O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI A ÚLTIMA FRASE. E ME DEIXOU MAIS FELIZ E GOSTARIA QUE REALMENTE ACONTECESSE O QUE ELE PROFETIZA ALI.
TODOS NÓS NECESSITAMOS E QUEREMOS RECEBER O QUE NOS DEVEM; E O COLEGA JOÃO ROSSI VENTILOU A POSSIBILIDADE DE O BB TER DE DEVOLVER O QUE ESTÁ PEGANDO INDEVIDAMENTE.

EU DIGO A SITUAÇÃO É COMPLICADA; ESTÃO NOS ENROLANDO. EU VOTARIA A FAVOR; MESMO QUE TIVÉSSEMOS QUE ESPERAR NEM SEI QUANTO TEMPO MAS QUE O QUE O BANCO ESTÁ LEVANDO FOSSE DESTINADO AOS SEUS VERDADEIROS CREDORES; PELO QUE ENTENDO SERÍAMOS "NÓS". OS COMO DIZEM AGORA ; ASSISTIDOS. NÃO QUERO NEM ME ILUDIR COM TAL ESPERANÇA;SERIA UMA MARCHA A RÉ;ESPETACULAR E SERIA O QUE O PESSOAL QUE VOTOU NO NÃO QUERIA. EU NEM SONHO COM TAL COISA QUE SERIA MARAVILHOSA. POIS SERIA RESTABELECIDO O DIREITO CORRETO; QUE É O QUE O PESSOAL QUE VOTOU NO NÃO QUERIA.
EU POUCO ENTENDO DE TODA ESTA CONFUSÃO ; AINDA MAIS QUANDO ENTRA EM LITÍGIO TODA ESTA LOUCURA;QUE ENVOLVE OS NOSSOS DIREITOS.

MAS REAFIRMO A ÚLTIMA FRASE DO QUE O COLEGA JOÃO ROSSI NETO DECLAROU ME DEIXOU ENTUSIASMADO E ACREDITO NO CONHECIMENTO E SABEDORIA DELE.
SERIA EM MEU ENTENDER ALGO MARAVILHOSO; COM O QUAL NEM ME ATREVO A SONHAR. AHI VALE A PENA ESPERAR; EMBORA SABENDO QUE MUITOS TALVEZ ESTEJAM EXTREMAMENTE NECESSITADOS; E NÃO SEI ATÉ QUE PONTO OS COLEGAS PODERIAM SUPORTAR TAL PRAZO. PENSO TAMBÉM NA SITUAÇÃO DAQUELES QUE ESTÃO DEVERAS BASTANTE NECESSITADOS.

GOSTEI DEMAIS DO COMENTÁRIO DELE; E SE ESTOU ENTENDENDO ERRADO QUE ME AJUDEM A TER UM ENTENDIMENTO MELHOR. MAS O QUE ELE DECLAROU ALI;SE SE TORNAR UMA REALIDADE;SERIA COMO QUE UM SONHO; QUE EU ESPERARIA
O TEMPO QUE FOSSE NECESSÁRIO PARA QUE TAL COISA SE CONCRETIZASSE.
SINCERAMENTE REPITO GOSTEI DEMAIS.
AQUI O GRITÃO;HELENO PINTO NOBRE ;MATRICULA 3.984.740-3;JAMAIS ANÔNIMO; A ESPERA DE UMA SOLUÇÃO.
DE MINHA PARTE ; PERMITA AGRADECER ESTA INFORMAÇÃO COLEGA JOÃO ROSSI NETO; E QUE O CRIADOR CONTINUE LHE ILUMINANDO A NOS ESCLARECER; ESTAS CONFUSÕES EM QUE SE TORNOU TODA ESTA CELEUMA A RESPEITO DOS NOSSOS DIREITOS. MUITA SAÚDE PARA TI E TODOS OS QUE ESTÃO SE ESFORÇANDO A NOS AJUDAR; MUITO; MAS MUITO OBRIGADO MESMO POR NOS ESCLARECER TODA ESTA CONFUSÃO.

Anônimo disse...

Ao meu ver este escrito da sra.Cecilia esta um tanto perturbado, parece querer nos dizer que a armaçao que o banco e a Previ fizeram pode nao passar na Previc.
Concordo com o sr.Rossi, seria bom que a Cecilia falasse numa lingua que pudessemos entender, pois ficou confusa suas colocaçoes.
Apenas deu a impressao por algum momento que ela esta a par da sujeira escondida embaixo do tapete.

Manoel Siqueira

José Roberto Eiras Henriques disse...

Da folha:

Receita altera IR sobre ações trabalhistas e atrasados do INSS

Publicidade
MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA
A Receita Federal publicou nesta terça-feira uma instrução normativa que corrige a tributação do Imposto de Renda sobre rendimentos acumulados, que podem ser de trabalho, benefícios de previdência, aposentadoria e pensão, por exemplo.

Na prática, a pessoa que receber valores acumulados a partir de agora será tributada direto na fonte com a alíquota referente ao período nos quais os valores seriam devidos, e não mais no período do recebimento.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o contribuinte que estava inserido na faixa de isenção do IR que venha a receber um valor referente a salários que não haviam sido pagos por um período, caso tenha de declarar esses ganhos na declaração normal, passava antes dessa regra a pagar o imposto.

"Isso acontecia porque ela somava esses ganhos acumulados, geralmente que eram depositados após processos judiciais, ao rendimento regular do ano. Assim, ele passava a outra faixa de contribuição e era sobretaxado.

Agora, esses valores serão corrigidos pelo período em que deveria receber. Portanto, se ele era isento, deve permanecer isento", explicou.

Isso ocorre porque será levada em consideração a quantidade de meses sobre os quais os rendimentos são referentes. Se a pessoa receber uma quantia de R$ 20 mil, por exemplo, referente a dez meses de trabalho que não haviam sido pagos em 2009, é como se ela ganhasse R$ 2 mil por mês.

Pela tabela progressiva do IR em vigor, isso colocaria a pessoa na faixa que paga a alíquota de 7,5% de IR, segundo a regra nova. Pela regra antiga, esses R$ 20 mil se somariam aos rendimentos normais do ano, colocando a pessoa na faixa de contribuição de 27,5%.

A regra foi determinada em uma medida provisória de julho do ano passado e agora foi posta em prática pela Receita. Assim, ela só poderá ser aplicada sobre esses rendimentos acumulados que sejam pagos em 2011, não importando sobre quais anos eles são referentes. Para os pagamentos realizados em 2010, o contribuinte terá a opção de, na declaração deste ano, escolher que eles sejam tributados pela regra nova, na fonte, ou pela antiga.

Anônimo disse...

Amigos, amigos!Mão se preocupem com o que a Cecilia tenta dizer.No fundo ela tem muito a dizer, mas a safadeza e a pilantragem que se apoderou dela desde seus tempos de sindicato não deixam!Todo aquela fortuna que ela amealhou enquanto diretora, e os "por fora" falam mais alto que sua honradez e brio.Portanto, não se preocupem o crédito vem, mas depois do carnaval após o balanço trimestral do Banco do Brasil e de muitos spreads lucrativos.EU FALEI, E FUI O PRIMEIRO A FALAR NESTE BLOG:O BRASIL SÓ COMEÇA O ANO DEPOIS DO CARNAVAL, 2011 COMEÇA DEPOIS DE 8/03, CRÉDITO SÓ LÁ!Hoje finda-se o dia 8/02 e nada, nenhuma notícia, podemos esquecer este dinheiro e este acordo ridículo!

Anônimo disse...

“Essa coisa pode evoluir e merecer registro da grande imprensa, chamando a atenção do mercado, da classe política, enfim bagunçando o coreto deles.”Wladimir Bruno Tucunduva. Enquanto fizermos panelaço e as notícias circularem em nossos bloggers tudo bem, porém pensar que a grande imprensa registraria, conforme colocou o colega acima, isso é sonho, pois que o BB patrocina muitos programas na grande mídia e eles não querem perder esse cliente em potencial.
Othon f freitas

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Ao Colega

Alcides de Resende Nicolau.

Pedimos entrar em contato com a AAPPREVI.
Assunto: Ação RMI.

aapprevi@aapprevi.com.br
tesouraria@aapprevi.com.br
presidencia@aapprevi.com.br

Anônimo disse...

Eu só sei que com Peladaço ou sem ele o nosso dinheiro tem que sair, já chegamos ao extremo de na nossa idade ir para porta da Previ,exigir o que é nosso, que vergonha Dona Previ!

Erigutemberg Meneses disse...

Colegas,

Entre diversos outros malefícios que atingem diretamente a nós, associados à PREVI, a famigerada Resolução CGPC 26 impõs “a determinação de dividir o superávit em proporções iguais entre participantes e assistidos e a patrocinadora, prevendo que o uso do superávit possa ser feito também sob a forma de devolução de contribuições tanto para o Banco quanto para os associados”. Creio ser exatamente isto que os negociadores do Banco desejam e a PREVI acabará aceitando sem nossa aprovação. Julgo prudente que o determinado pela PREVIC seja novamente submetido à apreciação dos participantes.

Anônimo disse...

Caro Rossi,e por isso que sinto falta de seus comentarios.
Sandra Alves

Anônimo disse...

Tomara que o acordo seja anulado e a doaçao (50%) para o bb seja cancelada.
DEUS E PAI!!!

Anônimo disse...

Pessoal, alguém que tenha acesso aos comentários no blog da Cecília, entre no blog e post o seguinte comentário para ver o que ela responde: será que não faltou um "NÃO" antes de "VINGAR"?

Edevaldo
Mirandópolis (SP)

Anônimo disse...

Perdão, pessoal. O "não" é antes de "vai vingar"

Edevaldo
Mirandópolis-SP

Anônimo disse...

Caro José R.E.Henriques,

É Folha de S. Paulo? De que dia? Qual caderno e página? Me interessa essa matéria.
Contando com a sua colaboração, estou no aguardo.

Anônimo disse...

Dentre alguns comentários que fiz sobre a demora da PREVIC, transcrevo abaixo.
Era o que estava para acontecer pois eu pedia calma com a demora pois a PREVIC é um departamento técnico e não político para homologar algo tão rapidamente. Seus analista tem que observar os normativos, independente do desejos dos seus superiores.


Anônimo disse...
Marcos,

O que será que esta acontecendo na PREVIC.

Com tanta mensagem de irregularidade (incosntitucionalidade) da Resolução 26 deixou os cabeças pensantes da PREVI de orelha em pé.

Será que o ajuste pretendido pelo controlador do BB ( Ministério da Fazenda) extrapola a legalidade e que a Resolução 26 esta sub judice ou coisa que o valha e não pode ser aplicada por esse motivo. A Resolução não esta vigente e não pode ser implementada na forma que interessa ao BB.

Como aprovar algo ilegal? Como "legalizar"?

Acredito que a PREVIC esta no mato sem cachorro e não vai ter outra alternativa senão discutir essas mudanças com o Ministério da Fazenda.

Além de tudo a PREVIC tem que dar seu parecer sobre os ajuste em cima da legislação em vigor e disso não tem como fugir.

Será que isso é que esta motivando a demora, visto que os outros orgãos que aprovaram não teriam porque observação a legislação, visto ser de competencia da PREVIC.

Vamos aguardar os fatos.

Boa sorte a todos.

2 de fevereiro de 2011 11:45

Anônimo disse...

Colega 10,38,

Porque mentir.
Veja as fotos no blog do Juarez.
Tenha vergonha na cara e seja realmente um funcionário aposentado do BB.
É por termos gente como você que o bb nos toma mais e mais.
Respeite os outros!

raul avellar disse...

Presidente Marcos

O DIQUE FOI ROMPIDO!
Estou chegando da manifeStação que
foi promovida pelo Dr, Medeiros e ao contrário do que os fariseus estão dizendo foi um grande sucesso
Eram, às 12:30 hs, cerca de 30 pes-soas e quando começamos a abrir os
cartazes incontinente o Relações Púclicas da Previ nos convidou a subir para uma sala refrigerada do 3o.andar, abrindo mão, inclusive, da identificação nos torniquetes.
Eramos 23 aposentados e pensionis-
tas e durante 2 hs e 15 minutos foi
possível debater com o Chefe do Gabinete da Presidência e 2 asses-
sores todos os assuntos que estamos
discutindo há meses.Desculparam-se
detudo o que foi jeito pelo atraso
do crédito, alegando que estão nas
mãos da Previc e que no mesmo dia q
chegar da Previc soltam o dinheiro.
O Dr. Medeiros foi sempre elegante
em suas colocações, mas alguns co-
legas foram bastante incisivos nas
suas críticas, exigindo daqui para a frente mais transparência por parte da Previ, inclusive que cons-
tasse do blog amanhã o nosso protesto, quando o representante da Previ sugeriu que os nomes dos presentes constasse no site.O Dr.
Medeiros foi depois entrevistado por repórter da Radio MEC AM e saí-
mos todos satisfeitos do encontro,
com a convicção de que um dique foi derrubado e que a empáfia da
Direção da Previ já era!
Raul Avellar - 18:22 hs

Anônimo disse...

Colega Rossi,


EFEITO CECILIA GARCEZ.

Depois da transcrição acima fiz questão de republicar para fazer o seguinte comentário.

A Cecília divulga o CÓDIGO PREVI.

O que vem a ser o Código Previ? O que esta atrás da mensagem da Cecília? O que ela quiz dizer?

De uma coisa podemos estar certo: existe uma mensagem codificada.

Os analista descobriram que a Resolução 26 não pode ser implantada. Será que o governo esta tentando editar outra medida casuística.

Palavras da Cecilia.

"Não querendo ser tachada de pessimista, eu ainda me preocupo com as recomendações da PREVIC, quando da sua aprovação. Se, por acaso o órgão regulador resolver que o regulamento do Plano 1 tenha que reproduzir as regras de distribuição do superávit, conforme se encontra na Resolução CGPC 26, a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa".

Na primeira parte da frase "com as recomendações da PREVIC". Será que foi quando da negociação do acordo em que os dirigentes da Previc acompanharam o processo e deram o seu "sim" sem ouvir os analistas (corpo técnico).

O que se significa "a coisa vai vingar, pois não dá para aceitarmos tal coisa".

A resolução esta sub judice, sem efeito legal. Como aplicá-la? Como proceder a distribuição do superavit?

Tenho que sair agora, volatremos ao assunto.

Anônimo disse...

Para quem sempre nao viu,nao soube,nao me falaram,eu acho,nao participei.....para que espanto????

Anônimo disse...

E aí acabou o superavit? Quanta tristeza, só o Banco levou? dOIS MESES DE ANSIEDADE E NADA. Fala alguma coisa Larichia. Procura saber a verdade e nos informa. \essa Cecilia ACHA, mas nunca achou nada em benefício dos aposentados e pensionistas. AAFBB, FAABB, ANABB, se pronunciem.

Jose Roberto Eiras Henriques disse...

Ao anonimo das 11:56:

De hoje. Aparece tambem no site do terra.

Anônimo disse...

Buenas.
Após as colocações do colega Raul Avellar, sinto renovadas as esperanças.
Aguardemos as informações do Medeiros la no Blog dele que talvez acrescentem algum detalhe a mais.
Boa noite a todos.
Jose F. Rovere

Anônimo disse...

Valeu Raul Avelar e a todos que lá estivera presentes, 30 pessoas acho um bom começo, considerando a distância e as condições financeiras de muitos, de coração eram muitos que estavam lá presentes.Um BRAVO à todos.
Elisabeth Oste

Anônimo disse...

Uns falam em 10 pessoas, outros em 21 outros 30. Parece que querem encher de expectativas de que o movimento foi um sucesso. Sairam de lá com o superávit debaixo do braço? Não. Mas serve para confirmar o que a Previ tem dito. Está nas mãos da PREVIC e será pago quando ela autorizar. O resto é silencio.

Anônimo disse...

Panelaço.
DECEPÇÃO TOTAL!! Lena.Rio

Anônimo disse...

Valeu! ! ! !

Fizemos a nossa parte, sinto-me um
pouco mais leve.

Como o Raul Avellar disse acima!!

Plantamos uma semente e teremos que fazer muitas outras manifestações!!!

Por isso é necessário que DIVULGUEMOS a AAPPREVI e O BLOG DO MEDEIROS ao ""M Á X I M O""! !

Vamos às agências panfletar entre
os colegas que lá ainda estão! ! !

Temos que planejar novas ações.

Somos um universo de 150.000, sem
falar em familiares, é necessário
mais adesões nesses movimentos, para que saia na mídia! ! ! !

Com certeza por trás de tudo isso está o Palocci, o Dirceu, Lula etc

Será que poderíamos fundar um partido político com esse universo de pessoas???????

VAMOS ELEGER NOSSO PESSOAL PARA A
PREVI! ! ! !

JUSTIÇA NELLES! ! ! ! !

FORA ANABB! ! ! !

Alan rj/rj

Anônimo disse...

PQ deletram o tópico do dia 08/02 que falava sobre a manifestação nab Previ, título NEM OITO NEM OITENTA?

Anônimo disse...

Parafraseando o poeta Fernando Pessoa digo: "Tudo isto existe. Tudo isto é triste. Tudo isto é fado." Portanto, estou com uma vontade danada de fazer três coisas.

l) Desligarme da ANABB.

2) Sair da AAFBB (seguro de vida).

3) Entrar com a ação do RENDA CERTA

Essas 3 coisas estão a atormentar-me há bastante tempo.

Anônimo disse...

Colegas,
Vejam o imbróglio que está estabelecido:

Consta no novo Regulamento da Previ - publicado no DOU de 07/12/2010.
Artigo 102
XXVI.Contribuições Patronais – são aquelas feitas pelo patrocinador destinadas ao custeio dos benefícios previstos no Regulamento do Plano de Benefícios.

XXVII.Contribuições Pessoais – são aquelas feitas pelo participante destinadas ao custeio dos benefícios previstos no Regulamento do Plano de Benefícios.

LVII. Participante – É toda pessoa física com vínculo com as patrocinadoras e associada ao Plano de Benefícios. Classificam-se em ativos, que são os participantes que não se encontram em gozo de benefício de aposentadoria previsto no plano ou aposentados, que são os que se encontram em gozo de benefício de aposentadoria previsto no plano.

LXI. Patrocinador – empresa ou grupo de empresas, União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas que instituam para seus empregados ou servidores plano de benefício de caráter previdenciário, por intermédio de entidade fechada de previdência complementar. Neste Plano, o Banco do Brasil e a própria PREVI.

LXII.Plano de Benefícios – conjunto de regras definidoras de benefícios de caráter previdencial, comum à totalidade dos participantes a ele vinculados, com independência patrimonial, contábil e financeira em relação a quaisquer outros.

LXVII. Regulamento – documento que estabelece as disposições do Plano de Benefícios, disciplinando, entre outras coisas, as condições de ingresso e saída de participantes, elenco de benefícios a serem oferecidos, com suas respectivas condições de elegibilidade e forma de pagamento.

Mediante a definição de Patrocinador, como transforma-lo em "participante ou beneficiário"?
Três artigos da Lei Complementar 109/2001 corroboram quais são os objetivos das EFPCs:
artigos 2º, 19ºe 32º.
O § unico do artigo 32 veda, às EFPCs, a prestação de quaisquer serviços que não estejam no ambito de seu objeto. Entretanto, a Resolução 26 transformou a Previ em uma subsidiaria do BB.
Como pode uma norma dessa natureza, ter eficacia no mundo jurídico?

Anônimo disse...

20 homens e duas pensionistas.Esse foi o total que estavam na porta da previ.Se tinha mais gente estavam passeando.Dr Medeiros?
nem sombra!Só se fizeram encontro em outro lugar,pois na previ NADA.Apenas 22.Um fiasco total!!!!!! Lena.Vão se catar!

Anônimo disse...

A colega Lena resumiu em poucas palavras o que aconteceu no PANELAÇO. "DECEPÇÃO TOTAL". Não obstante aos apelos do bravo e nobre Dr.Medeiros, acho que os aposentados e pensionistas que residem no Rio de Janeiro pisaram na bola. A cidade onde resido (MG), tem aproximadamente 600 mil habitantes e cerca de 400 aposentados BB. O Rio, com mais de 6 milhões deve ter, no mínimo, e por baixo, mais de 6 mil aposentados/pensionistas. Pela quantidade que compareceram à PREVI, calculo que apenas uns 5 são residentes na cidade maravilhosa, não mais do que isso.
Conclusão: todos estão com o "burro na sombra". Desse jeito, não vamos mudar nada dessa situação difícil em que nos encontramos. O BB, GOVERNO, PREVI, ANABB e PREVIC agradecem.

Anônimo disse...

CavalcanTE disse:
logo que tomei conhecimento do que ocorreu com o nosso "movimento" na Previ pensei de imediato demonstrar minha opinião sobre o acontecimento.Entretanto,fiz uma reflexão antes de externar o que sentia e resolvi aguardar mais comentários com receio de que o meu entendimento pudesse ferir suscetibilidades. Em resumo, até porque não pretendo criar polêmica, eis o que conclui:
Por um lado estou orgulhoso de ser colega dos destemidos colegas, verdadeiros guerreiros, que se deslocaram para a sede da Previ.Peço à AAPPREVI que ,logo que possivel , divulgue os nomes desses colegas que fizeram história, jamais serão esquecidos pelo pioneireismo e coragem. O mesmo não posso dizer dos demais colegas aposentados e pensionistas do Rio de Janeiro e de municipios circunvizinhos. Demonstraram , com ressalvas, comodismo, covardia , preguiça e a indiferença própria dos alienados que não sabem lutar por seus direitos. Foi-lhes dada a chance de participar de um evento que poderia ficar na história. no entanto se esconderam, não deram importância , não souberam valorizar o trabalhos dos colegas , da AAPPREVI, dos blogs , todos unidos em torno de um objetivo comum, lutar por nossos direitos. Provavelmente estejam satisfeitos com os valores que recebem da Previ, portanto não se incomodam com a grande maioria dos colegas aposentados e pensionistas que não tiveram a mesma sorte. No Rio de Janeiro, está concentrado o maior numero de aposentados ,bem como dos que recebem maiores beneficios da Previ. O Renda Certa beneficiou particularmente o pessoal mais antigo desse contingente então porque eles iriam se dar ao trabalho de apoiar movimento levado a cabo "pelos PRIMOS POBRES".
Caros colegas aposentados e pensionistas que residem no RIO o que custava pegar UM transporte e se daslocar até Botafogo para apoiar os bravos colegas que com grande sacrificio se deslocaram de suas regiões para levar a cabo a nossa manifestação. O apoio de vocês era imprescindível. A força do nosso movimento poderia, de fato, fazer com que , de agora por diante, pudéssemos ser respeitados pelo BB/PREVI(que prá mim´são uma só entidade hoje em dia)e assim estaríamos fortalecidos para enfrentar a GRANDE LUTA que precisamos dar continuidade.
Penso que neste momento, se vocês fizerem uma reflexão ,ficarão decepcionados com o posicionamento covarde que assumiram.
AH, se tivéssemos mais "LENAS", 'RAUL', 'ALAN' , MEDEIROS" e demais que ,heroicamente, participaram do movimento. MEUS PARABÉNS ! Tenho orgulho de ser colega de vocês e de todos que estão engajados nessa luta.
Caro AMIGO Marcos, moro no interior da Bahia. Da minha cidade para a Capital(Salvador) são 5 horas de ônibus, para então poder, finalmente, pegar um avião para o próximo destino. Não tenho recursos financeiros disponiveis bem como uma boa saude para empreender uma longa viagem ,provavelmente para Brasilia,porém desde já assumo o compromisso de superar todos os obstáculos para me fazer presente no proximo movimento que for organizado em Brasilia ou memo no Rio. Depois do exemplo desses 23, ou 28, colegas, não cabe mais vacilos nem acomodação.
Só com união e entrega poderemos atingir nosso objetivo.
Caros colegas cariocas, vocês, particularmnete, "'PISARAM NA BOLA"
Um abraço e sem polêmica.
Cavalcante

Anônimo disse...

Aleluia!! Obrigada anômimo das 14:31. Suponha-mos que tenha 6 mil aposentados e pensionistas.Foram 22 pessoas.Estão dizendo que foram 30,mas eu não vi.Só se foram tomar cafézinho no terceiro andar e a previ lascou um BOA NOITE CINDERELA. Se o MEDEIROS mostrar os videos...Mais mesmo assim fomos corajosos.Td começo é assim. Abraços.Lena.Rio.

Anônimo disse...

Tenho feito uma profunda reflexão sobre a PREVIC. Procurei informações. Foi criada pelo LULA, numa aspirações dos trabalhadores. Foram lotados os cargos por petistas e pemedebistas. Já existia DEST e SPC. Agora, não entendo o seguinte: a PREVI existe por minha causa e de milhares antes de mim e pós mim. O SUPERAVIT deve verter em nosso benefício. E por que estamos sendo prejudicados por um órgão que foi criado para o nosso benefício. Ou esse órgão é apenas cabides de empregos políticos, com interesses dos patrocinadores dos fundos de pensão? Gostaria de entender.....