quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OFÍCIO FAABB 05_08/2011

Caros Colegas,

Mensagem que a AAPPREVI recebeu da FAABB (04/08 – 17h37min).

--------------------

EMPRÉSTIMO SIMPLES – ABERTURA DE ESTUDOS

Às
Associações de Aposentados,

Recebi e-mail do Diretor Sasseron revelando que está disposto a propor estudos das condições do Empréstimo Simples.
Considerando que nossa proposta inicial (150/100) que foi feita após ouvir o pessoal da Previ, mas que desagradou a maioria dos aposentados e ouvindo colegas mais experientes (João Rossi principalmente), estou propondo uma nova carta à Previ, nos termos do anexo.
Queiram, por obséquio, dar opinião sobre o assunto.
O Diretor Sasseron estará em Belo Horizonte na próxima segunda-feira. Havendo o "de acordo" dos senhores, pretendo entregar a carta a ele em mãos.
Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha

Obs.: Aos cuidados do Vice-Presidente do BB, DR Robson, encaminharei carta semelhante insistindo para que o Patrocinador não coloque óbices à nossa proposta.
Isa Musa de Noronha
Presidente
--------------------

Ofício FAABB 05_08/2011

À
Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Diretoria de Seguridade
Exmo. Dr. José Ricardo Sasseron
M.D Diretor,

A FAABB agradece suas observações a propósito do Empréstimo Simples PREVI e manifestamos nosso contentamento em saber da sua disposição em reabrir as discussões sobre as alterações das condições atualmente vigentes.

Há dias a FAABB enviou sugestões para tais estudos e observamos que aquelas nossas propostas, a despeito de terem sido elaboradas ouvindo a opinião da PREVI, não atendem e nem convencem nossos aposentados e pensionistas. Estamos cientes de que, com base em estudos técnicos da PREVI, os empréstimos a participantes e assistidos são estruturados dentro dos mais rígidos critérios de prudência, liquidez, mercado, custos, rentabilidade e riscos sistêmicos, etc. Não obstante, essa operação desfruta de mecanismo de autoliquidez, uma vez que as prestações são descontadas em folha de pagamento, assim, permitindo-nos afirmar que o risco é “zero” em operações com aposentados, visto que o Fundo de Liquidez de Quitação por Morte (FQM) assegura a quitação nos casos de falecimentos dos devedores.

Hoje, o teto é de R$ 100.000,00 e 96 (noventa e seis) meses de prazo para a reposição, com 6 (seis) meses de carência para renovações, ou seja, após pagar seis parcelas poder-se-á renovar o empréstimo.

Entretanto, ainda que saibamos das normas regulamentares e da letra fria das regras, queremos enfatizar o lado humano da questão. Os aposentados, donos legítimos dos recursos aportados na PREVI, em face das atuais circunstâncias desfavoráveis, oriundas de crises financeiras em países da Europa e nos Estados Unidos, viram desmoronar as perspectivas de melhorias nos seus benefícios com os superávits que, antes abundantes, viraram pó em consequência da queda nos preços as ações negociadas em Bolsas de Valores, em cujo Ativo -- Rendas Variáveis --- a PREVI concentra mais de 65% das suas aplicações.

Esses negócios de riscos elevados, sujeitos as volatilidades e humores dos mercados, pesaram nos ombros dos participantes e assistidos, acarretando-lhes prejuízos astronômicos e, mesmo sem ter qualquer tipo de ingerência na gestão do Fundo de Pensão, amargam os déficits derivados de visão negocial – se nos permite criticar - equivocada, perigosa e imprudente, porquanto qualquer aplicador mais leigo sabe que não se deve colocar todos os ovos numa única cesta de moeda, quando o ideal para pulverizar o risco seria distribuir o dinheiro em diversos Ativos com boa rentabilidade e liquidez segura, como, por exemplo, o ouro e outros investimentos conservadores (Renda Fixa).

Não restam dúvidas de que os Administradores da nossa Caixa são responsáveis por esses atos e estamos convictos que suas decisões são tomadas sempre pensando no melhor para a PREVI e para os participantes e assistidos. Ademais, este momento não é para fazer caça as bruxas, apontar culpados, mas, sim, para equacionar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos participantes e assistidos que, de um lado, estão impossibilitados de ter melhoria nos benefícios pelos motivos elencados e, de outra parte, sem acesso aos Empréstimos Simples, cujos limites e prazos não satisfazem às suas necessidades.

Neste contexto, de forma urgente e inadiável, precisamos que a PREVI aprove a elevação do teto para R$ 150.000,00 e 150 (centro e cinquenta) meses para reposição. O prazo mais elástico ensejará o reescalonamento das dívidas, propiciando prestações menores e um desafogo financeiro imediato para os devedores, esvaziando o clima de aflição, ansiedade, angústia e raiva que se instalou no seio do corpo social.

As renovações e novas contratações nas bases propostas seguramente suprirão os associados de recursos adicionais, os quais poderão inclusive acertar débitos pendentes, em curso anormal, no próprio banco, permitindo-lhes colocar em dia os seus compromissos, além de melhorar a qualidade de vida, fator mais importante e que é o pano de fundo dessa discussão.

Tem-se que, no momento, os Empréstimos Simples são a tábua de salvação para milhares de participantes e assistidos que convivem com sérias dificuldades financeiras, alguns com doenças graves, cujos tratamentos estão sendo protelados pela penúria e escassez de recursos. Lamentavelmente, temos notícias de aposentados que atualmente estão residindo em favelas e asseveramos que não é por mero diletantismo.

Finalmente, desejamos ressaltar que a decisão de tomar ou não um Empréstimo sempre será de fórum íntimo. O tomador deve saber de si, não nos cabendo zelar pelas decisões dos colegas e sim abrir as oportunidades para que, cada um, conscientemente tome sua decisão e assuma o risco que considerar conveniente. Se a PREVI tem condições econômicas para promover as alterações sugeridas não há razão para deixar de fazê-lo.

Na certeza de que nossos novos argumentos mereceram vossa atenção, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

Isa Musa de Noronha
Presidente

29 comentários:

Anônimo disse...

Cavalcante disse:
Considerei muito importante a posição e a tomada de providencias por parte da FAABB cobrando da Previ estudos que possam proporcionar as melhores condições possíveis para que o associado possa utilizar o E.S. por ocasião do próximo realinhamento. No momento, diante do caos que se verifica no mercado de ações, onde a Previ concentra 65% dos recursos, com o agravante de que as perdas maiores estão concentradas justamente nas maiores empresas Vale e Petrobrás,nossas maiores carteiras. Essas ações estão em queda livre, diariamente, e os analistas não sabem/não se arriscam prever quando isso vai parar. É realmente preocupante. Avizinha-se situação semelhante ou pior que 2008.Está um salve-se quem puder, com os investidores vendendo suas posições acionárias.Não podemos ficar alheios a esses acontecimentos, quando está em jogo a perenidade do pagamento de nossos beneficios. Não há que pensar no momento em cobrar realinhamento dos benefícios , distribuição de superavit (que virou pó), abono 14º beneficio, etc. etc. No atual momento só nos resta lutar para obter melhores prazos e valores, nessa ordem , do E.S. e ainda uma antecipação de ,pelo menos, 12 meses do BET, além de torcer para que nossas ações, principalmente as patrocinadas pela AAPPREVI, tenham desfecho rápido e vitorioso
Sempre leio aqui no blog ataques desrespeitosos com a colega D.Isa Musa. Penso que criticas são necessárias mas o respeito no relacionamento com o semelhante é muito mais. Não entendo aonde querem chegar alguns colegas com o tratamento agressivo àquela senhora, utilizando-se de termos chulos para com a mesma. Não vejo esse tipo de tratamento com outros diretores ou mesmo entre os colegas. Parece que a elegeram como bode expiatório.`Por acaso ,conheço D.Isa da época de nossas lutas (greves) e posso afirmar que é uma colega de muita grandeza que não merece os termos humilhantes e grosseiros que alguns colegas lhe infligem.
Reflitam , acalmem-se , sabemos que a situação é desesperadora para a grande maioria mas isso não nos dá o direito de agredir quem quer que seja, muito menos uma senhora.
Cavalcante

Anônimo disse...

Por que a nobre D.Isa, tão zelosa de nossos interesses, não pensou em fazer isso antes? Ela representa os aposentados ou a Previ? Me parece tão óbvio que esta é a atitude que deveria ter sido tomada primeiro, que outra atitude me cheira a ignorância ou má fé. Espero estar errado...

Medeiros disse...

Prezado Marcos,

Infelizmente, em resposta à tua indagação, não consegui saber nada de concreto a respeito da divulgação de que a presidenta Dilma teria desaprovado que a contraf/cut entrasse com a ADIN referente à resolução 26. As lideranças com quem falei ou desconhecem o assunto ou negam que tenha acontecido semelhante intervenção da presidenta. Pedem o órgão de imprebsa que noticiou o fato.

Senti, porém, que alguns dirigentes da Contraf/Cut estão apreensivos porque a medida pode causar desgaste em alguns setores do governo, como, por exemplo, no Ministério da |Fazenda.

A reunião de segunda feira vai contar com a presença certa de Sasseron e da presidente da Anapar, em Belo Horizonte. Aberta ao público seria o caso de algum participante procurar um esclarecimento direto

MEDEIROS

Anônimo disse...

Elastecer o E.S. sim, antecipar/matar o BET não.
As Bolsas de Valores/ações descem e sobem e o BET poderá ter vida longa como disse o colega em outro blog.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:08h:

Intelectual é quem consegue abrigar em sua mente uma grande variedade de pensamentos de boa qualidade. Você tem razão em alertar que devemos nos preocupar com a bolsa. Mas isso não impede que quem está com as contas atrasadas reivindique uma dilatação de prazo, com a consequente redução das mensalidades. Onde está a falta de inteligência?

Paulo Motta disse...

Abaixo, cópia de email dirigido à sra.Presidente da FAABB:

“Sra. Presidente,

EMPRESTIMO SIMPLES – A proposta de 100 meses não atende aos interesses dos assistidos da PREVI. Um mínimo de 180 meses é que pode fazer reduzir substancialmente as mensalidades. Menos que isso, pouco adianta. Por gentileza, pedimos seu máximo empenho, uma vez que a situação está ficando crítica para muita gente. O ES torna-se agora fundamental. Qualquer desculpa da PREVI não nos convencerá.

PAULO ROBERTO BRANDÃO DA MOTTA”

Em resposta, foi-me afirmado que será reivindicada a dilatação do prazo e que a PREVI já estaria se dispondo a rever as condições do empréstimo. A quem critica, vale lembrar que essa reivindicação equivale a uma saída de emergência. Afinal, estamos vivendo uma situação em que se bem se encaixa uma estratégia de prorrogação das dívidas. Muito se fala também a respeito de uma antecipação do BET e não me parece que a ADI esteja descartada. A situação é preocupante; mas não nos deixemos consumir pelo pessimismo. O mundo ainda demora um pouco para acabar... e, talvez, nem acabe.

Continuemos deixando funcionar nossa usina de idéias. E que os contra tenham paciência e não duvidem de nossa inteligência.

Paulo Motta.

carlosdomini disse...

Por erro postei abaixo um comentário sobre este tópico, assim que for ´publicado repetirei aqui .desculpem

Edvaldo disse...

Acho eu que a proposta de 100 parcelas nada vai adiantar. Aproveitando esta oportunidade que ria levantar aqui uma situação dentro das instruções do banco/previ consta que o aposentado tem direito a usar o malote do Banco, porem o Gerente da Ag. Santa Rita de Cássia-Ba está devolvendo munhas correspondência dizendo não ter direito por esta aposentado, é certo?
Edvaldo Guedes
Mat. 2757490-3

fernando disse...

Marcos e colegas, posso estar enganado, mas quando a PREVI engordou seus lucros atraves da Bolsa,vindo de 2008 de 35000 pontos a 70.000 ano passado, serviu para uma coisa - o olho gordo do governo, do BB frente ao nosso grande superavit. Alias superavit, era uma palavra que nao conheciamos ate pouco tempo e a PREVI sempre teve recursos e de sobra . E o BB não tinha esses lucros arrumados pela mao grande nos recursos PREVI.

Anônimo disse...

Muito bem dito senhor Cavalcante.
Menos gente. Menos.
Dona Isa é uma grande mulher.
Vamos respeitá-la.
Só nos resta agradecer todo empenho com que luta por todos nós.
Afinal, poderia simplesmente estar em casa escrevendo para um blog, como eu.
Saudações

quanta demora!, disse...

Para que a Diretoria da PREVI mande aumentar os prazos do empréstimo simples, para além dos 100 meses, urge que os técnicos elaborem seus pareceres e projeções "para ver como é que ficam tais empréstimos", e que esta Diretoria aprove, sem maiores delongas !

Senão, parece aquele laudo do fiscal da Creai que concluiu:
"...após longos e demorados estudos, visitas ao local e vistorias prévias, somos da conclusão que o reservatório dágua financiado, realmente, encontra-se VAZIO !(SMJ-salvo maior juízo!).

ricardo o.c. de albuquerque disse...

Marcos.





























































Marcos,
Esta menssagem deveria ser endereçada à Dna. Iza, mas já enviei várias, com perguntas, sugestões mas parace que ela só responde aos grandes. Indo através da AAPPREVI ela, talvez, dê alguma importância. Na reunião da próxima segunda, se se confirmar a intenção de impetrar uma adin, os doutos juristas tem que lembrar ao Supremdo do valor do superavit no dia em que o mesmo foi-nos surrupiado-7,5 bilhões- e não pelo valor que se esfumaçou nas bolsas. muito obrigado ricardo

Anônimo disse...

Cavalcante disse:
Prezado amigo Marcos e colegas,
Cometi um lapso quando no meu comentário, no topo da página , não fiz referencia à grande importância do ajuizamento da ADIN. Talvez , a mais importante "arma" com que poderíamos contar para resolver ou amenizar consideravelmente a situação financeira caótica porque passa a maioria dos apodentados e pensionistas ,sem utilização de empréstimo, uma vez que poderíamos ter nosso superavit(7,5 bilhões)de volta, que foi levado descaradamente pelo patrocinador somente na última oportunidade. Devemos então continuar com essa luta apoiando todos os movimentos que forem feitos com vistas a anular a resolução 26/2008.
Um abraço
Cavalcante

Anônimo disse...

D. Isa,
Muito obrigado pela sua atitude em favor dos aposentados.
Bom final de semana para tí.

Anônimo disse...

Aleluia/ Finalmente a Da. Isa Musa de Noronha reconheceu que é inadequada e imprudente a alocação de mais de 65% de nossos recursos em bolsa de valores. Já é um progresso.
Quanto ao ES, uma medida interessante seria alongar o prazo para 150 meses,porque assim o colega, como eu, poderia pegar um troco da Previ e, inclusive dimunuir o valor de sua prestação.Ou seja, pega-se um troco e ainda diminiu-se o valor da prestação. Digo isto, porque no meu caso, o meu orçamento está todo tomado...então, pegando um troco e diminuindo o valor de minha prestação, ficaria capitalizado e ainda de quebra, abriria uma clareira,ainda que pequena, no meu orçamento doméstico...

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
"Me" corrija se eu estiver errado: se temos tres representantes (entre aspas) e o patrocinador tem tres representantes mais o VOTO DE MINERVA, qualquer discussao vai terminar sempre com o placard de 4 x3, a favor do patrocinador. Na pratica, isso quer dizer que não temos nem vez nem voz, sendo que somos os donos do Fundo. Essa situação é, no mínimo estranha e atípica.Nao existe nenhum recurso legal para podermos reverter essa situação? Pergunto a voce, ao Joao Rossi, ao Edgard Amorim Rego, a Edson do Bem e demais colegas que entendam de fundos de pensao...

carlosdomini disse...

Eia o que postei lá embaixo ao invés de postar aqui:

Mais uma vez na certa queiram ou não queiram ,lá um aumento de empréstimo simples e a Previ muito contente pois é sempre lucro para ela.

Nós maiores de 70 tivemos um brutal e perverso aumento em nossas renovações, portanto peço cuidado aos negociadores: olhar para nós , maiores de 70, os descartáveis, senão haverá outro aumentoo e nós não se poderemos renovar empréstimos por novos valores pela impagável prestação que certamente virá. Interessante todos concordaram com este aumento por mudança de faixa etária quando embora não somos o Astro para advinhar o futuro nossa perspectiva de vida está aumentando que diga o INSS

5 de agosto de 2011 01:49

Anônimo disse...

HÁAAAAAAAA QUE RAIVA!!!!!!! DONA LENA SOS!!! EU SOU PENSIONISTA. COMO 150 100??!!
FICOU LELÉ DONA ISA??

Mery.

FALA DONA LENA.

Anônimo disse...

Marcão, nesta crise que vivemos há que se manter o humor.O colega das 8,58 esta de parabens. Mau humor não paga dívidas e piora o momento presente. Mesmo porque bom humor não é pra todo mundo.Lembro-me de um cliente que escreveu ao gerente dizendo: a fossa e a cisterna estão prontas, mas o fiscal disse que so poderia utilizar apos a presença do funcionário do banco: pelo amor de Deus, venham urgente que meus filhos não aguentam mais . Diante da situaçao, proibi todo mundo de comer qualquer cousa. Venham urgente para ver a garantia. Pelo amor de Deus. Um abraço- e viva D. Isa - Divany Silveira - Sete Lagoas -

Anônimo disse...

CAROS AMIGOS:
PENSO O SEGUINTE:

NÃO DEVEMOS:

1)- DISPERSAR;
Faccionados somos quase nada..., aliás..nada;

2)- ANTECIPAR/MATAR O BET.
A previ/governo/pt agradeceria, pois teriam respaldo moral/judicial.
Lembram-se dos 16 "ordenados" que se diluiram em 13 e todo mundo esqueceu..depois ficou os 13 "normais" em comparação com outras entidades/empresas.
Entrei no Banco/banco pensando/acreditando que teria sempre 16 ordenados/pagamentos. Era salário para reflexão...depois tornou-se propaganda enganosa.
Da mesma forma poderá acontecer com o BET. As bolsas/ações descem e sobem, vai saber...o BETinho por se só, poderá se tornar permanente havendo superavit consistente;

3)- ABSTER-SE DE VOTAR E QUANDO VOTAR, VOTAR CRITERIOSAMENTE.
Descartar gente/cpf com mais de uma função (CANAEL).

DEVEMOS FAZER:

1- DERRUBAR A resolução 26:
Fortalecendo aa ADIM a ser peticionada pela ANAPAR e o PDL 9/2011.
2- EXONERAR O "FLORES" QUE NÃO CHEIRA NEM FEDE e NÃO FALA,..
3-.................
..........

/lui.

ricardo o.c. de albuqauerque disse...

Marcos,
Gostaria de saber se meu post de ontem sobre ADIN foi cortado, para não dizer censurado. Caso houver tido problema técnico faço novamente hoje, pois fala tambem sobre a reunião de segunda-feira em BH. aguardo informações.ricardo

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo anonimo das 12:28.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Ricardo,

O seu comentário chegou sem conteúdo, conforme abaixo:

ricardo o.c. de albuquerque deixou um novo comentário sobre a sua postagem "OFÍCIO FAABB 05_08/2011":

Marcos.

ricardo o.c. de albuquerque disse...

Marcos, reproduzindo.
Infelizmante o assunto se deve mais a Da.Isa, que v., mas ela não responde a qq um e eu então me utilizo dos seus préstimos. Já tentei várias vezes. Nesta reunião de segunda se for resolvida qualquer coisa sobre a ADIN os advogados devem lembrar que o valor pugnado é de 7,5 bi-epoca do pseudo acordo, e não o valor que se esfumaçou ao passar do tempo. escrito sem revião. obrigado Ricardo

Anônimo disse...

Prezados Marcos e Gilvan:
Este post é para uma sugestão (reforçada por um colega que acabei de ganhar para a AAPPREVI),no sentido de que vocês elevem a mensalidade dessa associação para $15,00 e eu explico por quê: aqui, na minha cidade foi criada uma associação de aposentados e a mensalidade é de $15,00 e não presta os serviços que a AAPPREVI presta.Sem falar na famigerada ANABB que cobra $25,00.Espero que vocês estudem bem esta proposta, que tem o objetivo de ajudá-los a fazer face ás despesas que com certeza vocês estão enfrentando...

Anônimo disse...

........VOTO DE MINERVA-"DEUSA DA VANTAGEM E DA CORRUPÇÃO"..

VOU RESPONDER AO COLEGA 05/08/2011 DAS 13:42,.. PELA PARTE QUE ME CABE NESTE LATIFÚNDIO....:

-Outra "ADIM" em setembro/outubro de 2011. Simples Assim.

A "CARTA MAGNA" GARANTE/PRESSUPÕE, SEMPRE, O DIREITO DE DEFESA. NÃO OS TEMOS. VEJAMOS:
............3 + "MINERVA" =4.
COMO SÃO 6 VOTANTES.., ETERNAMENTE PERDERÍAMOS POR....4 A 3.
A MATEMÁTICA não admite EQUAÇÕES DESBALANCEADAS PARA ACHAR O VALOR :
= (IGUAL) A "X".
CONCLUSÃO: A MINA "MINERVA" É INCONSTITUCIONAL OU NÃO EXISTE.
RESUMINDO:
-GANHAREMOS NA AUGUSTA CORTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, NA OPINIÃO AVULSA MEIA-BÔCA, POR MOTIVOS ÓBIVIOS, DOS HABITANTES DA CRACOLÂNDIA E OUTRAS ASSOCIAÇÕES/PESSOAS DE IGUAL RESPEITO.
A MATEMÁTICA É INCONTESTE.
-bancários, trombadinhas, mafiosos, juízes, deputados, garotas-de-programa...flanelinhas,todos enfim, aceitam quando o troco é correto.
A MINA/MINERVA...SÓ LEMBRANDO.., FOI PROSTITUÍDA PELO "anjo mau" FHC QUE AINDA PENSA QUE BIRIBAU É FLAUTA.
E CHEGA............

/lui.

Anônimo disse...

Pessoal,

Cadê a ANABB que não se manifesta a respeito do realinhamento do ES?

Essa entidade, que ficou milionária as custas das contribuições dos seus asociados e nunca fez nada em beneficio deles,deveria tomar alguma atitude sobre isso. Ainda é tempo de resgatar a credibilidade perdida.
Portanto, Anabb, não seja covarde, faça alguma coisa pelos aposentados! Precisamos do Emprestimos Simples já!, com valores e e prazos maiores.

Anônimo disse...

A ANABB covarde? Quer covardia maior do que ela faz com os associados!

luiz carlos disse...

Que a PREVI não demore para solucionar a aprovação do ES em 180 meses e com o teto de R$ 150.000,00