segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reunião FAABB

Brasília 17 de outubro de 2010

Expectativas sobre a distribuição da Reserva Especial Para Revisão do Plano



A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil – FAABB reuniu-se em evento em Brasília, no Hotel Nacional, neste domingo, dia 17 de outubro, com o objetivo de orientar a representação da FAABB à mesa de negociação com o Patrocinador Banco do Brasil.

Presentes, as Associações e seus representantes:

Aldo Bastos Alfano – AAFBB, Aloisio Cláudio Ely - AFABB RS, Antonio Fernando de Souza AFABB RP, Ari Zanella – AAPREVI, Arnaldo F. Menezes - AFABB DF, Boanerges Ramos Cunha - AFABB DF, Carlos Volnei de Souza - AFABB BA, Célia Larichia – AAFBB, Cláudio Alberto Barirato Tavares - AFABB DF, Claudio Roberto Natal - AFABB MT, Flávio Gondim Beleza - AFABB DF, Genésio Vegini - AFABB SC, George Ferreira Santos - AFABB SE, Gilberto Matos Santiago - AAFBB, Isa Musa de Noronha - FAABB, João Antônio Maia – AFAGO, José Eduardo B Pontes - AFABB PA, Jose Mariano Neto - AFABB DF, Loreni de Senger - AAFBB, Marcos Cordeiro de Andrade – AAPPREVI, Marcos Ferreira de Carvalho - AFABB T Pontas, Maria de Guadalupe Ferrão AFABB BARBACENA, Nei Sant'Ana de Carvalho - AFABB MS, Nelson Fernando Neitsch - AFABB JOINVILLE, Pedro Paulo Portela Paim - AFABB BA, Romildo Cândido Ribeiro – AFABB UBERABA.

A FAABB, apresentou o histórico do que foi feito na distribuição da Reserva Especial Para Revisão do Plano no ano de 2007, as premissas colocadas pela Resolução 26, as contabilizações realizadas pelo Banco do Brasil nos balanços de 2008, 2009 e 2010 e as alternativas par a negociação que se inicia.

As Associações analisaram algumas propostas presentes nas discussões cotidianas das associações e, consequentemente, dos aposentados e pensionistas.

- Aumento temporário de benefícios em índice o maior possível com retroatividade a janeiro de 2010;

- Conceder benefício de remuneração a todos com índice de 33,33% compensando o aumento de 75 para 90%;

- Manter a suspensão das contribuições;

- Conceder 14º Salário;

- Reajuste de 20,1 % ref. aos anos de 1995 e 1996

- Devolver a partir da 361º contribuição;

- Cesta Alimentação.

As associações estabeleceram algumas prioridades quanto a essas propostas, de modo a proporcionar que os negociadores tenham margem de manobra de modo a conciliar o interesse de aposentados e pensionistas.

A avaliação das Associações é a de que essa negociação envolve fatores do contexto político e também econômico e que não será tarefa pacífica. Continuamos todos dependendo da intensa mobilização de todos os aposentados e pensionistas para que continuem insistindo com o BB e Previ para a rápida solução da distribuição da Reserva, de modo a alcançar todo o universo de participantes e assistidos do Plano 1 da Previ.

Isa Musa de Noronha

Presidente

29 comentários:

Anônimo disse...

Vamos com muita fé pessoal. O ponta pé inicial foi dado. Hoje 18.10, marcaremos nossos gols.

Anônimo disse...

COM TODA CERTEZA E MUITA FÈ.

Anônimo disse...

Depois dessa espero que pensem um pouco nos aposentados e pensionistas.
Sindicato assina dia 18 acordo de PLR com BB
Pagamento pode ser creditado na mesma noite e trabalhadores querem também crédito da GV


São Paulo – Sindicato e Banco do Brasil assinam o acordo específico de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos empregados do BB na tarde desta segunda-feira 18, em Brasília. A antecipação da PLR para todos os trabalhadores pode ser creditada na noite da própria segunda-feira.

Anônimo disse...

A FEDERAÇÃO e suas AFILIADAS colocaram as propostas que serão levadas hoje a reunião? Mas não estimaram o que cada proposta consumira das reservas do superávit.
Quanto irá custar cada proposta,não esta claro,o que cada proposta irá representar para cada Aposentado ou Pensionista PB-1.
Ao meu ver tudo permanesceu como esta está,ou seja quem tem os melhores salarios irá continuar com os melhores salários.
Essas são as propostas das associações,agora falta saber o que a Contraf-Cut e Anabb vão apresentar.
E também restou saber se o "DE ACORDO" foi pela permanência da ISA MUSA DE NORONHA na mesa de negociações.

Anônimo disse...

Olá Amigos

A reunião é hoje e espero que tenhamos novidades e surpresa pois qualquer dinheiro extra que entrar em nossas contas já serpa um avanço de certo modo.

Desejo muita sorte a todos os negociadores que nos representarão hoje.

Anônimo disse...

Anônimo 03.33

Mais uma vez quem já recebe polpudos salários serão beneficiados. Nenhum avanço sobre a derrubada da Parcela previ, aumento do piso para pensionistas e para os aposentados por invalidez.
Prestem atenção que esses diretores de assiociações em sua grande maioria só puxaram a brasa para o assado deles. Observem que essas propostas só beneficiarão os aposentados pré 1997.
Ainda beneficiaram o patrocinador com a suspensão das contribuições.
Enquanto essas associações caça níqueis dominarem o cenário nada vai mudar. As únicas propostas que benefricariam a todos foi da AAPPREVI, que a meu ver foi voto vencido na reunião.
Por isso caros colegas, só nos vai restar mesmo a continuação das ações judiciais.
Essa reunião foi mais uma encenação para enganar os incautos.

José Omar A. Coelho disse...

Prezado Marcos e Colegas,
"Continuamos sem saber ao certo o que há para dividir, se e como vai ser dividido ou mesmo se a divisão já não foi feita internamente. Pode até ter ocorrido que o Banco e a PREVI já tenham se entendido e feito a partilha ao seu modo. E nós entramos de gaiato para assinar embaixo. O certo nisso tudo é não alimentar falsas esperanças. A caixa preta do superávit permanece inviolável e as informações que deixam transparecer são obscuras e obtusas. Somente o patrocinador tem a chave do enigma e, claro, a ele não interessa divulgar o que vai dentro do seu reino".
O trecho acima foi extraído do comentário do Sr. Marcos Cordeiro em 15.10.2010.
"Já soam as trombetas do caos, uma vez que estão disseminando prognósticos infundados e alarmantemente falsos. No momento em que deveria haver um clima de prévia euforia pela expectativa de vitórias, há quem aproveite para exercitar seus dotes divinatórios noticiando absurdos. Mesmo que bem intencionados, contaminados pelo surgimento de entendidos numa área dominada por poucos, ingênuos comentaristas também se infiltram nessa parcela."
O trecho acima foi extraído do comentário do Sr. Marcos Cordeiro em 14.10.2010.
Acho que tudo que foi escrito nestes dois comentários continuam valendo.
Não vejo, nas propostas das associações postadas em 17.10.2010, nenhum fato novo que modifique o quadro, pois não vejo embasamento em valores que ainda serão apresentados pela PREVI.
Deveriam ter sido firmados pontos políticos e econômicos para viabilizar a negociação.
Enquanto eles "decidem", nós ingênuos, só temos que apelar para a Justiça Divina e, depois, para a justiça dos homens.
José Omar A. Coelho - Aquiraz-CE.

Anônimo disse...

Que Deus e Nossa Senhora iluminem as cabeças e os coraçoes daqueles que irao decidir sobre a nossa parte.
E que TODOS nos tenhamos FE,muita FE para termos dias melhores em nossas vidas tao sacrificadas.
Que a justiça seja feita.
PAZ a todos.
Publique-se

Eliana Maria disse...

Paz e Bem!

Aos participantes da reunião de hoje(18/10), que Deus abençoe e o Divino Espírito Santo ilumine acada um, para que seja feita a justiça.
Abraços,
Eliana Maria

Anônimo disse...

- Mais uma vez pergunto. Os que abocanharam a promíscua "RENDA CERTA" também participarão?

airton disse...

Ao Marcos , tudo bem as propostas estão boas, mas no futuro bem proximo teremos de incluir a sua proposta apresentada no blog de 16/10, "BRASILIA-REUNIÃO DA FAABB",
-Cobrança das contribuições dos funci. da ativa e consequentemente do BB, para a aformação de suas reservas matamáticas. NÃO É JUSTO NÓS ESTAMOS PAGANDO PARA OS DA ATIVA.
abrços,
AIRTON.- 0.257.320-2

Anônimo disse...

Aos blogueiros,
Voces já repararam que nem PREVI e nem ANABB falam nada desta reunião do dia 18 (hoje). Para eles nada disso é noticia importante para os aposentados e pesionistas da PREVI e muitos idiotas associados da ANABB (como eu) que não saí por causa de ações judiciais q tenho c/ela.
Espero que o resultado desta reunião nos seja favorável.

Airton

Manoel disse...

O que seria aumento de 33,33% para compensar o aumento do teto de 75%para 90%. Alguem poderia me explicar.

jeanne disse...

Pra mim ficou tão vago quanto antes...Ou eles estão esperando pra ver o que a Previ e o BB vão oferecer...É tanta proposta, sem cálculos estimando pelo menos o que vai consumir cada uma, que espero uma melhor do outro lado.A sensação é que tem um leque de alternativas para o BB e a Previ escolherem o que mais lhes agradar...Jeanne

Anônimo disse...

Colega José Osmar A. Coelho ( vulgo Wilson Luiz),


Muito bem balanceado seu comentário.Parabéns.



Leonardo Gondim de Melo.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Colaboração da Diretora Jane Torres de Melo:

Aposentado pelo fator tem como acionar INSS de graça

Pensionistas de benefícios concedidos desde 1999 também têm direito a pedir revisão:


LINK:
http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/10/aposentado_pelo_fator_tem_como_acionar_inss_de_graca_117506.html

Joaquim Luiz disse...

Manoel...

Explicação de um colega nosso e amigo meu, que omito o nome, pois não fui autorizado a divulgar o nome:

==============================

Benefício Especial de Remuneração a todos os participantes e assistidos, independentemente da data de aposentadoria, em valor equivalente a 33,33% do benefício normal, com implantação gradual, exercício a exercício, de acordo com o que permitirem os superávits neles apurados, com compensação de igual benefício concedido em 2007.

JUSTIFICATIVA: Atende o anseio geral de elevação do teto para 100% (100% / 75% = 1,3333), alcança todos os participantes e assistidos sem qualquer exclusão. Tendo em vista que o benefício normal está relacionado com as contribuições, este benefício respeita o princípio da proporcionalidade com as contribuições na utilização do superávit, conforme determina a legislação. A implantação em percentuais crescentes, ano a ano, até atingir 33,33%, impede que os recursos utilizados ultrapassem o saldo da Reserva para Revisão do Plano. Resolve de maneira permanente a destinação dos superávits futuros, com observância dos princípios de justiça e de legalidade, uma vez que se aplica a todos que contribuíram para a geração do superávit, proporcionalmente às contribuições. Corrige as ilegais distorções e exclusões provocadas pelo benefício criado em 2007 e, assim, evita o ingresso das inevitáveis ações judiciais por parte dos que foram prejudicados.

Anônimo disse...

Manoel,

Na última distribuição de superávit a ANABB E CONTRAF-CUT aprovaram o aumento de teto de 75% para 90% e isto só beneficiou os salários mais altos, AP ENTRE 01 E 07 NO MÁXIMO. A GRANDE MAIORIA DOS COLEGAS QUE CONTRIBUI SOBRE 136% DO VP+AN NÃO VIU UM CENTAVO DE AUMENTO. Entre alguns dos coleguinhas que defenderam esta proposta estavam o SASSERON, a CECÍLIA, o VALMIR E OUTROS MENOS INFLUENTES, MAS TÃO ESPERTOS QUANTO ESTES, pois pensaram nas suas aposentadoria apesar de estarem lá para representar a maioria dos participantes.

Esta proposta seria para remediar o "erro" ou safadeza cometida anteriormente.

Anônimo disse...

Colega Marcos,

Por favor, um esclarecimento: essa revisão da aposentadoria, em razão do fator previdenciário, a que a clg Jane se referiu, é só para quem aposentou com tempo de contribuição integral ou o proporcional tb tem direito a essa revisão? Aposentei-me com 27 anos de INSS e PREVI, tenho alguma chance? Aguardo su sempre pronta resposta.

Anônimo disse...

Infelizmente nenhuma dessas belas propostas vai passar ao meu ver.O banco já tem suas propostas e nenhuma delas é tão boazinha assim.O banco vai fazer uma boquinha e a ANABB tb com as idéias mirabolantes do idiota do Valmir Camilo, as outras associações infelizmente podem bater o pé e espernear, mas a única associação com poder(pois é do partido do governo) é a ANABB.Por isso ela se dá ao luxo de nem participar das reuniões das associações.Ela vai mandar tudo, pois defende o banco, vejam seu estatuto.E se quiser vai ser assim do jeito que o banco quiser e como ele quiser!Se não é choro e nós óóóó!!!

Anônimo disse...

Pelas propostas apresentadas na mensagem "Renião FAABB", pelo que percebi vai ficar tudo do mesmo jeito e pressinto novamente que não serei comteplado novamente, pois, esta tudo obscuro e não tem nada a ver com a distribuição do superavit.

1) ítem, é viável.
2) Esse índice de 33,33% compensando o aumento de 75/90% é uma caixa preta. Ninguém explicou nada disso. Tem mutreta nisso ai.
3) Viável.
4) Não faz parte do superavit, não consegui entender. Se for alteração dos normativos tudo bem.
5) Isso é pura mutreta. Já vem aquela his´toria de fazer justiça. Isso é mais que direcionado a uma turma só.
6) Outra mutreta "Renda Certa 2".

7) Cesta alimentação. Alteração dos normativos para isso.

Se o assunto em pauta for somente a discussão do superavit e não esta previsto nenhuma outra coisa não consegui entender aonde eles querem chegar. Mas uma certeza eu tenho, vem mutreta ai, com certeza.

Infelizmente colegas eu acho que sou meio burro ou burro inteiro, sabe. Espero que tenha pessoas inteligentes para explicar essa mensagem acima mencionada. Mas que cheira a maracvutaia, cheira.

Por favor que os inteligentes decifrem para mim essas intenções´, mas que sejam bem fundamentadas para que eu possa entender e aceitá-las como boas PARA TODOS, sem privilégios como da outra vez, pois, se tiver uma privilégio sequer a maracutaia esta outrta vez montada.
Desculpem a franqueza mas sinto algo de podre no ar.

Remuneração com Índice de 33,33%, disse...

O "Benefício Especial de Remuneração" (Verba P380)beneficia desde dezembro/2007 a 22.511 aposentados do Plano 1, após 1997, que passaram de 75% a 90% em suas remunerações.
Está regulamentado pelo criado artigo 86 do Regulamento do Plano 1 da Previ e tinha alocado R$ 4,940 BILHÕES, extraídos das Reservas do "superavit".
Foi proposto pela ANABB. Agora querem conceder 100% da remuneração a todos aposentados pós 1997.
Ficam de fora uns 28.800 aposentados que contribuiram com 136% do VP+An e se aposentaram ANTES de 1997...

GILVAN REBOUÇAS disse...

REVISÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO!!!

Para complementar a notícia da Colega Jane, eis a matéria publicada no portal O DIA.


"Rio - Aposentados do INSS por tempo de contribuição a partir da entrada em vigor da Lei 9.876, em 1999, devem procurar a Justiça para ter de volta a diferença provocada pelo fator previdenciário no cálculo dos benefícios. Nos Juizados Especiais Federais é possível mover ação sem gastar dinheiro. Pensionistas também podem protocolar processo judicial. Caso o juizado não conceda a revisão, o segurado dever recorrer à vara previdenciária. Mas neste caso é necessário contratar advogado."

reajuste perdido(20,1%) EM 1995/1996, disse...

O ítem 5 das "propostas", tentam reajustar em 20,1% os benefícios daqueles Pré-1997, que estavam aposentados em 1995 e 1996 e que não tiveram reajustes naqueles 2 anos do século passado (95 e 96), porque o Regulamento dizia que a PREVI só reajustaria CASO O BB TAMBÉM REAJUSTASSE.
O que não houve naqueles anos !
Nem BB , nem aposentados Previ ganharam NADA de reajuste , estimados em 20,1% que buscam Justiça agora, decorridos mais de 15 anos...
Quem estava na ativa em 1995 ou 1996 nada obteve de reajuste salarial. Quem se aposentou em setembro de 1996 ou mais adiante, também obteve um beneficio de aposentadoria SEM os 20,1%.
ambos perderam (quer na ativa , quer na inatividade...)
Isto era a PREVI...agora é o Plano 1 !

wilson luiz disse...

Caro anônimo? Leonardo Gondim de Melo?, 18 outubro, 07:29 hs.
Sinto-me muito honrado por você achar que sou codinome de José Omar A. Coelho, mas não é verdade, somos duas matrículas da PREVI distintas.Aliás, o José Omar deve estar muito ofendido, pois você não colocou após seu nome a sua cidade, a bela Aquiraz(Ce), onde tive o privilégio de trabalhar, como adido, muitos anos atrás.
Tudo de bom e felicidades.

Anônimo disse...

Colega anônimo 18 de outubro de 2010 09:54,

Colega será que os 33,33% deixariam de fora os aposentados que contribuiram sobre 136% do VP+AN e se aposentaram antes de 1997, não é o meu caso, mas não entendo porque estes ficariam de fora. A não ser que já estejam recebendo 100% da remuneração da ativa, seria isto?

Anônimo disse...

Colega das 9:54,não entendi porque os 28.800 que nada receberam e se aposentaram antes de 97, nada receberão dos 33,33%, enquanto os 22.511 que receberam de uma só vez um valor retroativo e depois tiveram incorporado nos seus benefícios a diferença de 75% para 90%, ainda vão ter o adicional para 100% e os pré-9,nada!

Anônimo disse...

MARCOS E ARI, parabéns pela participação na reunião de hoje. Marcos, nem precisa dizer, que nós que o acompanhamos sabemos que em qualquer lugar que voce esteja será sempre a mesma pessoa, integra, correta e verdadeira.

Anônimo disse...

Anônimo Wilson Luiz 18/10 - 10:45


Uai,sô, passe o seu e-mail que eu lhe informarei o número da minha matrícula, CPF, RG, etc. Assim, você não me chamará mais de anônimo. Por falar em adição,talvez eu lhe conte umas histórias de adidos cariocas e baianos, que trabalharam comigo.

Abraço.



Leonardo Gondim de Melo.