sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conduta vergonhosa!

Caros Colegas.

Figuras proeminentes ligadas a associações nos assediaram durante certo tempo tentando conhecer o modelo de gestão empregado pela AAPPREVI, que possibilita o atendimento jurídico sem pagamento adicional - além da exígua mensalidade que cobramos (R$ 10,00).

Baldadas essas investidas nos deixaram em paz para dar continuidade ao trabalho iniciado, pensamos. Depois disso tivemos apenas pequenos dissabores representados por ameaças por telefone, postagem de comentários maldosos no blog, mensagens de e-mail, e abordagens a dirigentes. Tudo no mesmo sentido, mas, também, sem maiores conseqüências. Somente há uma coincidência entre as ocorrências e que serve para reflexão: o anonimato.

Nada obstante acreditarmos superada a curiosidade, fomos surpreendidos por uma Notificação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, contendo orientação de como reforçar o correto comportamento da AAPPREVI na condução dos assuntos internos, concernentes ao atendimento dispensado aos associados: simples formalidade resultante de fiscalização efetuada, supostamente amparada em denúncia anônima, relativamente à divulgação dos assuntos jurídicos via internet.

De se lamentar o fato de que a OAB não se dignou averiguar fundamentada denúncia que a AAPPREVI lhe encaminhou em 16/12/2009 (Denúncia!), mas que agora se vale de uma DENÚNCIA ANÔNIMA para fiscalizar o modo de trabalho desta mesma Associação, desacreditada quando do pedido oficialmente dirigido. Somente pode-se depreender que uma denúncia nossa, sob identificação, tem menos peso que uma anônima. De supor, até, que os denunciantes do momento não são tão “anônimos” quanto se insinua, mas sim figuras de livre trânsito no âmbito da advocacia, dentro da própria OAB-PR, que, mesmo sob o anonimato, merecem mais crédito que a Associação legalmente constituída.

A AAPPREVI, primando pela seriedade de conduta adotada, não se vale de procedimentos escusos para fundamentar denúncias. Razão porque instruímos nosso advogado a proceder a uma queixa crime contra pessoas e entidades identificadas no processo relatado no início deste artigo. De igual modo, já marcamos audiência com a “3ª Comissão de Fiscalização do Ofício Profissional” da OAB-PR, para formalização de pedido para possibilitar o conhecimento dos autores da denúncia “anônima” de que cuidamos e cujo registro deve constar dos seus anais.

Para conhecimento dos nossos associados, e decepção dos denunciantes, disponibilizamos abaixo os documentos mencionados: Ofício n° 176/2010, da OAB-PR e o nosso, Ofício n° 001/2010, de hoje, onde comentamos a ação fiscalizadora suportada por denúncia anônima. Além destes um terceiro link leva ao texto da “Denúncia” encaminhada à OAB e AMB, sem sucesso no atendimento.

Muito embora esses acontecimentos não afetem negativamente o procedimento da AAPPREVI, achamos por bem seguir as orientações do Órgão, fiscalizador da conduta da Classe dos Advogados a ele subordinados – diferentemente da AAPPREVI que se encontra totalmente desvinculada do seu poder de atuação, na medida em que não exerce a função de Advogado. Neste sentido, reafirmamos que o projeto de gestão adotado, desconhecido dos detratores, não sofrerá solução de continuidade e, por isso mesmo, continuará distinguindo os associados com ações judiciais gratuitas, para eles, uma vez que os honorários advocatícios e pagamento das demais despesas incidentes no âmbito da Justiça são custeados pela Associação, em consonância com a tabela da OAB e demais enquadramentos jurídicos.

Eis a íntegra dos documentos mencionados:

Ofício OAB

Ofício resposta da AAPPREVI

Post "Denúncia"

Marcos Cordeiro de Andrade – Curitiba (PR), 08/10/2010.

65 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Marcos,
pelo jeito nossa Associação está atrapalhando bem mais do quê havíamos pensado.
"Ninguém chuta cachorro morto".
Todos esses fatos vem comprovar que estamos no caminho certo.
Força Marcos!
Vamos em frente, trilhando esse caminho que, brilhantemente vocês da direção tem trilhado.
Meus parabéns!
Cláudio - Piracicaba - SP

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Penso, mas respeitando como sempre as manifestações em contrário, que há um processo através do qual está se superestimando a importância do banco norte-americano Morgan Stanley com uma possível pressa dos negociadores do patrocinador em iniciar o processo de distribuição da reserva especial para revisão do plano de benefícios, respeitados os parâmetros estabelecidos pela malfadada resolução 26 do CGPC. Foi dito que o temor do BB não é só com o Morgan Stanley, mas principalmente com a SEC, organismo importantíssimo a serviço da Bolsa de Nova York, que fiscaliza as empresas que operam lá, como é o caso da VALE e do Banco do Brasil. Nunca é demais lembrar que, em passado recente, essa mesma SEC foi alvo de investigação iniciada pela autoridade competente americana. O objetivo era saber como aquela entidade fiscalizadora não evitou a fraude estimada em mais de 50 bilhões de dólares, ocorrida no final de 2008, que aqui no Brasil ficou conhecida como a pirâmide Madoff. À vista do exposto entendo, s.m.j. e diferentemente do que alguns possam imaginar, que o patrocinador não vai se limitar a ficar apenas encostado num canto do ringue à espera dos “golpes” que serão desferidos pelo adversário, que o levariam inevitavelmente a um "nocaute". É uma “luta” que, sinceramente, não consigo vislumbrar em qual dos lados possa existir uma vantagem. Os nomes preferidos pelos colegas blogueiros para condução das tratativas com o patrocinador já foram enumerados por diversas vezes aqui no blog. Não vejo necessidade de repetí-los já que há consenso sobre o assunto. Entretanto julgo oportuno mencionar mais uma vez o meu ponto de vista de que se o patrocinador não levar a parte que julga lhe ser de direito nós também não veremos a cor de um centavo sequer dos nossos recursos. Quem ainda pensa de maneira diferente tem todo o direito de agir assim. Mas, para não criar falsas expectativas e consequentemente grandes frustrações, seria bom desde já ir tirando o cavalo da chuva tendo em vista que não há a menor chance de sucesso nesse tipo de proposta. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Prezado Marcos

Fantástica a resposta às provocações dos despeitados.
Vamos continuar a martelar na tecla
da superioridade da AAPPREVI quanto
ao atendimento das pretensões dos seus associados.
Até a vitória final!
Raul Avellar

Ivan Rezende disse...

Não há como não ficar indignado com o posicionamento da OAB PR sem, ao menos, entrar no mérito da questão. A resposta tempestiva e clara da AAPREVI deverá ser acompanhada para possível ajuizamento de ação contra aquela Ordem que, ao que parece, não está tendo o que fazer.

Anônimo disse...

-Caba, isto deve ser "coisa" da malfadada ANABB, cruz credo, não vejo a hora de cancelar a minha mensalidade com aquela "cois".

Anônimo disse...

Marcos,

tem certeza que isso não é apenas uma pegadinha? Jamais vi um oficio da OAB tão mal redigido! Isso não é texto de advogado. Ou, pelo menos, não deveria ser...

Sergio Cidade

Anônimo disse...

Marcos,

Os ladrões de plantão estão com medo de perder clientes para nossa Associação. Sabe como é 20 %, 30% sobre o valor bruto de uma causa é uma boquinha e tanto para se perder.

Você pode ter certeza se eles estão se incomodando, é porque a AAPPREVI está no caminho certo.

Abraços e força!

Anônimo disse...

Parabéns Marcos pelo seu louvável trabalho junto a AAPPREVI.

Vemos que existem dezenas de medalhões esfarrapados e com nojo do ilustre trabalho que vc desenvolve na AAPPREVI.

Acho que o trindente de fogo a cada dia incomoda o traseiro desse povo, peçonhento, desalmados, sem vergonha e sem caráter de honra.

Já está parecendo o AI-5 da ditadura militar......manipulam até o artigo da lei federal para querer punir ou prejudicar aqueles que realizam um trabalho sério e de dignidade.

Mas por outro lado se esqueçem de tomar providências com relação a apropriação contábil ilegal do BB e a negação da distribuição do superávit pela previ.

Tais atitudes e denúncias irregulares e infundadas só demonstram a fraqueza, inveja e o despreparo que esses malandros/vagabundos de plantão agem na calada da omissão e do esconderijo.

Mostram a cara aí pertubados.

Muita força gente. Tenho certeza que não seremos destruídos por essa cambada.

Marcelo - Brasília(DF)

Rogério Luiz Carvalho disse...

Caro Presidente Marcos, lamentavelmente existe este tipo de pessoas, mas isso tudo que ai está,faz eu crer que estamos no caminho certo. E estou contigo, e com toda a nossa diretoria para o que der e vier, em relação a coléga Isa Musa, como Presidente da Faabb e
batalhadora como é, embora eu não a conheço, mas acompanho notícias sobre sua pessoa, terá que se valer do seu cargo e liderar as reuniões com o BB/PREVI. Siga em frente amigo Marcos.

Anônimo disse...

A ISA MUSA tem razão em se reunir antecipadamente com as associações de aposentados. Infelizmente nessas associações tem elementos ligados ao Valmir, Sergio Rosa, etc. Posso oferecer como exemplo a AFAGO, em Goiás. E as outras que a gente não conhece.
A missão da ISA não vai ser fácil.
Pelas notícias veiculadas a FAABB tem um liminar ajuizada contra a Resolição 26 que impede a transgerência do superavit para o Banco.
Vocês imaginam a pressão que ela não vai sofrer para retirar essa liminar.
O Banco vai usar todo o seu poder de fogo além do apoio que ele tem a Anabb, Contraf-Cut e outras associações pelegas.

O que vai acontecer nessa reuniaõ eu não sei sei, mas negociação eu acho muito difícil. Nós vamos ter imposição, ameaças e todos os tipo de agressões.
Vale lembrar o que esta em jogo são 14 bilhões de reais, a credibilidade do BB e as pressões do Morgan Stanley.

Não vasi ser fácil. Uma coisa é certa: o ponto não vamos entregar.
Se preciso temos que denunicar qualquer tipo de pressão anormal na mídia.

Vamos aguardar essa batalha a ser trava entre Davi e Golias. Davi já venceu uma e pode vencer outra.

Vamos lá e boa sorte a todos.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

"Prezado Marcos

O que você vive agora é apenas o começo. Quando nossas denúncias, nossas lutas, começam a surtir algum efeito imediatamente as forças poderosas e ocultas, verdadeiros coiotes escondidos, começam a arreganhar os dentes.

Não tema.

Atenciosamente,

Isa Musa"

Anônimo disse...

Não queria tocar no assunto. Mas, isto é oficio redigido por uma OAB? Custa a acreditar.
Que pobreza! Assasinaram o vernáculo!

Anônimo disse...

Prezado Marcos,temos que seguir em frente.
Estamos juntos nesta batalha.
Desistir Jamais. A AAPPrevi é Única.
Já era de se esperar pelo ataque dos covardes que nunca fizeram nada pelos aposentados da Previ. Daí a inveja e o medo, porque já estão perdendo terreno e continuaraõ a perder.
Voçê acertou na mosca.
Fomos chamados à luta.
Sigamos em frente.
Não podemos recuar diante dos poderosos de plantão.Vamos congregar forças para ficarmos mais fortes.
Abraços.

Anônimo disse...

Anonimo das 08.09: Esse João Antonio MAIA Filho, Presidente vitalício da AFAGO, é o puro exemplo do dirigente que nada fez ou fará por nenhum aposentado. Ele também é usado, pois, mesmo na ativa não era benquisto por seus colegas, chegando ao ponto de, ao fazer uma rifa, aconteceu um ganhador inexistente. Pena que ele não vai ler esta mensagem, face ao seu grau de desinteresse pelas coisas ligadas aos aposentados. Difícil tirá-lo do cargo, pois seus pares são iguais Afago; mensaglidade: Aposentado R$19,00 e ativa R$9,50-

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

PREVI reafirma apenas estudar participação no TAV



Tendo em vista que o Projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) voltou a obter espaço no noticiário, com menção a uma suposta participação da PREVI, a Entidade esclarece que não fez nenhuma sinalização favorável ou contrária ao Projeto e reafirma que qualquer decisão só será tomada após a conclusão dos estudos técnicos.

Esses estudos levarão em consideração os aspectos econômicos e financeiros, a aderência à política de investimentos, os impactos socioambientais e a sua contribuição para a remuneração adequada do capital no longo prazo, com vistas a assegurar o pagamento de benefícios atuais e futuros aos seus associados.

(Site PREVI).

Anônimo disse...

O que devemos ter em prática é que o Superávit deve ainda ser distribuído em 2010, no ano de seu exercício,retroativo a pelo menos 2009 para que tenhamos algum valor extra para todos.Abços Paulo Segundo

wilson luiz disse...

Caro Marcos,
Como vários colegas já comentaram, estamos no caminho certo, pois as "associações-fantasma" estão incomodadas.
Por outro lado, por quê a ANABB não é interpelada? Quando deu entrada à ação I.R. 1/3 PREVI, anos atrás, foi informado que seria sem custas para o associado, e agora, já na liguidação, deseja cobrar R$ 300,00 mais 10% sobre o valor a ser recebido???

Juarez Barbosa disse...

Alguém sabe alguma coisa sobre a reunião marcada para hoje entre as entidades que nos representam e a PREVIC? (informação obtida no Blog do Medeiros)

Anônimo disse...

MARCOS, o próprio tribunal de justiça,tanto estadual,como federal,é um livro aberto de democracia, onde podemos localizar qualquer informação,julgamento de quem for. Não esquentamos.

Anônimo disse...

Marcos concordo plenamente com o Sr Raul Avellar!!!
Sairemos vitoriosos!!!!
Estarei torcendo por voces!!!
Abraços, Julita

Anônimo disse...

Parabéns Marcos e colegas da direção, e também para a Sra. ISA MUSA.

Meus caros, quantos socos na mesa levei de coronel botinudo!!! Como é deprimente ver que este país maravilhoso, tem uma viés deformado!! Vai custar muito corrigir um pouco desta cultura que ainda tem um pé na casa grande e na senzala.

Muito triste, mas temos de conviver com esta corja. Uma vez fiz uma reclamação na Corregedoria de uma OAB destas e, me arrependi, muito.

Repito: PARABÉNS.

Anônimo disse...

Para avaliar o resultado de qualquer empreitada basta olhar a reação da concorrência. Se nenhum contra-ataque ou retaliação acontecer, muito provável que o empreendimento esteja na direção errada. ULTIMAMENTE APARECERAM NO BLOG MUITOS COMENTÁRIOS DIFERENTES. Pessoas querendo desqualificar colegas até na escrita, como se o fato de escrever bem significasse ser o dono da verdade. Admiro demais a maneira correta que vocês da AAPRREVI redigem. Entretanto, o não domínio do português não irá me impedir de participar. Encontrei nesta associação algo que julgava não mais achar: Seriedade,honestidade, lisura, amor ao próximo, doação, preocupação com a situação do outro, dedicação, abnegação, etc. Peço a Deus que dê muita força a todos vocês. Continuem assim! As diversas reações espelham tão somente o resultado positivo do excelente trabalho. Parabéns!!!

Carlos Norberto Kasper disse...

Caro Marcos,

A exemplo da maioria que manifestou-se pela necessidade de cedermos na questão dos 50% do Superávit para o patrocinador, também entendo que, por muitas razões, devemos nos submeter a esta condição. No entanto, permita-me lembrá-lo, para repasse à Isa, condição que ficará totalmente incerido no contexto da Res. 26, que os valores a serem liberados pela Previ ao BB, o sejam rigorosamente iguais e nas datas em que houverem disponibizações aos assistidos. Não quero me estender muito, mas penso que esta condição será muito benéfica a todos nós e amplamente defensável anti o normativo -REs 26.
Carlos Norberto Kasper

Anônimo disse...

Alguém saberia dizer o que foi resolvido na reunião de hoje com a PREVIC?

Anônimo disse...

Pessoal, noticia tirada do site da PREVI
Os 10 maiores bancos da America Latina
1º - Banco do Brasil - Brasil
2º - Itaú Unibanco - Brasil
3º - Bradesco - Brasil
4º - Caixa Econômica Federal - Brasil
5º - Santander - Brasil
6º - BBVA Bancomer - México
7º - Banamex - México
8º - HSBC Brasil - Brasil
9º - Votorantim - Brasil
10º - Santander - México

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

São Paulo - A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) marcou negociação com o Comando Nacional dos Bancários para este sábado (9), pela manhã. Caso os banqueiros aceitem as reivindicações da categoria, a greve pode ter fim na próxima semana. A paralisação completou 10 dias nesta sexta-feira (8). A mesa será instalada a partir das 11h, em São Paulo.

(Rede Brasil Atual)

Anônimo disse...

Vejam o que saiu no Jornal Agora de São Paulo, no dia de hoje!!!
Nova revisão do INSS dá atrasado de até R$ 16 mil

Ana Magalhães e Carolina Rangel
do Agora

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram pensão por morte, aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença concedidos entre 8 de outubro de 2000 e 17 de agosto de 2009 podem conseguir, no posto, um aumento médio mensal de até R$ 240. Os atrasados --diferenças referentes aos últimos cinco anos-- podem chegar a R$ 16.116,74.

O aumento é garantido apenas para quem pagou, a partir de julho de 1994, menos de 144 meses (12 anos) de contribuição à Previdência Social. Entre 2000 e 2009, o INSS deveria ter descartado as 20% menores contribuições desses segurados. Como não o fez, o valor do benefício ficou menor que o devido.

Os cálculos consideram um reajuste médio de 8%, segundo o consultor previdenciário Marco Anflor, do site Assessor Previdenciário. De acordo com Anflor, os valores podem variar para cima ou para baixo, dependendo das contribuições de cada segurado.

Anônimo disse...

Colega Isa Musa,

Quando a senhora fala de forças poderosas ocultas e de coiotes escondidos, de pronto, nós excluímos a Previ, BB, ANABB, AFAs, CONTRAF CUT,PREVIC, etc, porque estes além de não terem tanto poder assim, suas ações são feitas às claras.
Executam o serviço grosseiro, sujo e assumem as responsabilidades, como foi o caso da Resolução 26, as contabilizações dos superávits, as montagens de dossiês na Previ.
Pela cautela e precaução contidas na sua mensagem de hoje, estas forças poderosas que comandam das sombras, são chefões encastelados em locais que tem conecções com os nossos interesses, ou seja, que querem apropriar-se, de qualquer maneira, dos recursos do nosso Fundo de Pensão.
Dai, é facil concluir que essas figuras maquiavélicas só podem estar no: Gabinete da Presidência( Lula ); Gabinete da Casa Civil; Ministério da Fazenda e Ministério da Previdência.
Isto sem falar do respaldo jurídico do STJ e STF, que dão sentenças políticas em matérias de grande interesse do governo.
Um dos piores erros que vejo na Constituição Federal de 1988, está no artigo 101, parágrafo único, que concede ao Presidente da República a prerrogativa de nomear os Ministros do STF.
Dou toda razão a nobre colega, porque essas forças não só poderosas, mas, sobretudo, perigosas.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caros Colegas.

Não se assustem, o comentário a seguir data de 04/12/2009.

O assunto e a trama envolvendo poderes são os mesmos de hoje. Mudam alguns nomes de pessoas, mas os das Instituições citadas permanecem. O raciocínio desenvolvido serviria para sustentar um comentário com data recente e quem quiser conferir visite o post onde está inserido, “Superávit, considerações técnicas”, do dia 03/12/2009, aqui no Blog.

Gostaria de pedir ao anônimo que colaborou naquela data que volte a contribuir com nova participação. Espero que ainda esteja vivo ...

Anônimo disse...
Colega Marcos Cordeiro.

Muito estranho a companheira Cecília Garcez, dizer que falta boa vontade.
Quem inicia qualquer tipo de processo é o patrocinador, com as associações e sindicatos.
Se faltares vontade política, começa pela Anabb, Contraf-Cut, Faabb.
Porque não se junta Miriam Fochi, Contra-Cut e Eleitos da Previ, na qual ela faz parte nesse grupo Sasseron e Cia ltda.
William José Alves Bento, Valmir Camilo, Cecília Garcez representando a Anabb.
Isa musa, Gilberto Santiago, Piani representando a Faabb e suas afiliadas e entrar num consenso.
Todos estes são os atuais responsáveis pela não distribuição da reserva para revisão do plano.
Como se chega a esta conclusão:
Muito simples, se notar todos são representantes que se ligam entre uma coisa e outra, veja o exemplo da Anabb, de tem pessoas ligadas no Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva, e diversos Conselhos de Administração das Participadas.
Contraf-Cut ala dorsal do PT, fez o presidente omisso, não participativo as questões ligadas ao plano 1 e que só pensa em manter-se no poder a qualquer custa,só não pressionou mais pela saída de Aguinelli da presidência da Companhia Vale porque pego mal pela opinião pública.
A peça chave de toda esta história chama-se Sindicato dos Bancários de Brasília, que de tem a liminar, parte integrante da ala Sasseron e Cia e Mirian Fochi.
Todos podem dizer assim, mas é o banco quem de tem o voto de minerva, e não queremos dividir:
Eu pergunto aos senhores como não vai dividir os senhores acham que mesmo que o PT não eleger Dilma, muda-se Sergio Rosa do comando da Previ,renovar-se novas diretorias ou toda a cúpula da previ,vai mudar o rumo desta historia?
Não, não senhores, o Patrocinador vai abocanhar este ano de novo com toda a certeza e o próximo mandatário vai editar outra resolução, ai sim levando o Bolo inteiro, Vocês acham que a PREVIC esta sendo criado para nós defender?.
Não vejo alternativa, para que possamos reverter esta situação que não a de ceder, e celebrar logo um desfecho para este caso.
Perdemos a metade mais ganhamos em dignidade, com respeito e principalmente com A certeza que cumprimos nosso dever de atentar contra 120 mil famílias praticamente indefesas na era FHC E LULA.
Bons já falaram muito, agora é com vocês, será que tem valido a pena esconder, será que não esta na hora de colocar a sabedoria ao nosso favor.
Temos condições de virar este jogo, e ele começa aos 45 do segundo tempo.
Dou lhes uma sugestão: Tudo começa quando pessoas dotadas de inteligência, usam o poder que tem para cobrar,seja da presidência da previ,da presidência do patrocinador ou das entidades ligadas ao funcionalismo.
Bom fim de semana a todos.
4 de dezembro de 2009 07:52

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ANABB - Ação IR – 1/3 PREVI.

Pergunta e resposta:

Sua resposta foi postada para o seu tema de interesse no Sistema de duvidas do site ANABB.

Pergunta:

o processo ref IR 1.3 Previ não será agilizado com a antecipação de tutela, devemos continuar aguardando os diversos embargos impetrados pela receita. não existe nenhuma forma de acelerar o nosso processo já que o mesmo esta em liquidação de sentença.

Resposta:

Prezado Sergio, informamos que o processo de IR- Previ 200434000083615 está na Seção Judiciária do Distrito Federal em fase de execução para cálculos e liquidação da sentença. Prevemos que a liquidação da sentença será demorada, em função de embargos à execução, normalmente interpostos pela União. O tempo de duração dos processos em andamento foge de nossa alçada de controle uma vez que nossos advogados credenciados, apesar de seu empenho, enfrentam diversos fatores que dificultam essa previsão tais como: morosidade de certas varas de justiça o volume de processos as greves do judiciário etc. O trâmite dessas ações depende também da atuação de juízes ministros e serventuários da justiça que na maioria das vezes não possuem prazos a cumprir ao contrário dos advogados e partes que têm os seus prazos determinados por lei. A ANABB valoriza e respeita cada um de seus associados, buscando sempre prestar-lhes o melhor atendimento possível, defendendo seus interesses, acompanhando as negociações e processos a fim de merecer o valor pago por cada um de nossos associados. Esperando continuar contando com sua compreensão é que agradecemos seu contato.
Atenciosamente,

Gilvana Lima
Atendimento ao Associado
ANABB/VIREF

Anônimo disse...

Minha Querida Marina,

Não liga para o Mercadante falar que você não pode mudar de lado. Você continua a mesma. Quem mudou de lado foi ele quando apresentou a PL 77/2009 visando tirar a representatividade dos funcionários das estatais nos órgãos diretivos e fiscalizadores dos fundos de pensão. Foi ele quem traiu os trabalhadores. RATÃO DO BANHADO!!!

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Marcos,

Notícia fesca do SEEB Rio sobre o dissídio coletivo com o BB.

Grande abraço.

Edardo

Greve forte leva BB à retomar negociação com o Comando nesta segunda

Crédito: Seeb Brasília
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, retomará nesta segunda-feira 11, às 10h, em São Paulo, as negociações com o Banco do Brasil sobre as reivindicações específicas do funcionalismo. As negociações estavam paralisadas desde o dia 23 de setembro.

"O BB registrou lucro líquido de R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre de 2010, com aumento do crédito e queda da inadimplência. O resultado é quase 27% superior a igual período do ano passado. O resultado positivo do BB representa um quarto de todo o lucro líquido dos seis maiores grupos do país (BB, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC). Não há motivo para o banco não atender as reivindicações econômicas, elevar o piso, implementar um novo PCS, mudar as regras de descomissionamento abrir novos e mais postos de trabalho e resolver questões da jornada de seis horas para todos", afirma Eduardo Araújo, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

As reivindicações específicas do BB

As reivindicações específicas do BB, aprovadas pelo 21º Congresso Nacional dos Funcionários realizado entre 28 e 30 de maio, foram entregues à direção do banco no dia 20 agosto. As principais são:

- Aumento do piso do PCS e crescimento horizontal nas comissões do PCC, com incorporação anual das gratificações de função, com revisão de comissões da gerencia média.

- Fim dos descomissionamentos com base em uma única avaliação de desempenho, transferindo-se essa alçada exclusivamente para a Gepes.

- Jornada de 6 horas para todos os cargos técnicos, sem redução de salários.

- Fim da Lateralidade e dos desvios de função, com a volta das substituições para todos os cargos.

- Indenização da Gratificação Variável para os ex-funcionários do Banco Nossa Caixa e desmembramento das verbas salariais incluídas no VCPi de todos os egressos de bancos incorporados.

- Ampliação do número de caixas em todas as agências e efetivação dos substitutos.

- Fim da trava de dois anos para processos seletivos.

- Garantia da comissão e dos benefícios para os afastados por licença-saúde, para todo o período de afastamento. Com ampliação dos VCP para 12 meses.

- Eleição de representante dos funcionários para o Conselho de Administração.

- Fim das metas abusivas, das cobranças individuais e dos rankings de produtividade.

- Fim da terceirização do serviço bancário.

- Fim do correspondente bancário.

- Vincular a Ouvidoria interna ao Conselho de Administração, de forma a fortalecer sua posição no combate ao assédio moral dentro do banco.

- Ausência para acompanhar filho deficiente.

- Suspensão da reestruturação das agências.


Fonte: Contraf-CUT

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

REUNIÃO com a PREVIC

O Blog não recebeu qualquer informação até o momento - Sábado 09:43.

Certamente os medalhões que compareceram disputam a primazia do feito. Paciência, temos que respeitar as vaidades para evitar que alguém se machuque na contenda.

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

ENCONTRO NA PREVIC



Conforme divulgado, estivemos na PREVIC, com o Secretário de Previdência Complementar, Dr Ricardo Pena Pinheiro, o Secretário Adjunto, Carlos Alberto de Paula, o Diretor de Fiscalização Manoel Lucena e a atuária Elaine Castro. O encontro serviu para esclarecer que aquele órgão reitera a adoção da Resolução 26 que, além de determinar a divisão da Reserva, ainda condiciona a criação de novos benefícios e deixaram claro que esses somente podem ser temporários. De fato, a citada Resolução determina que a utilização da reserva especial para melhoria dos benefícios deverá se dar sob a forma de benefício temporário, não incorporado ao benefício mensal contratado, a ser pago enquanto houver recursos específicos destinados a este fim. Com isso afasta-se de pronto qualquer grande alteração no Regulamento do Plano de Benefício que seja perene. Resta, então, a possibilidade de atribuição de um índice, sobre benefícios, a ser pago por determinado tempo de modo a atingir a todos participantes e assistidos.

O próximo passo será a nova rodada de negociação com o Patrocinador. Se acertada a fórmula de distribuição os documentos serão encaminhados à PREVIC, ao Departamento de Controle das Empresas Estatais e ao Ministério da Fazenda para aprovação e homologação. O que nos faz crer que tal processo deverá alongar-se até finais de novembro, início de dezembro na melhor das hipóteses.

Devemos todos continuar nossa mobilização com reiteradas cartas ao Banco e a Previ insistindo para a rápida solução. Por sua vez a FAABB continuará insistindo junto ao Juiz relator da nossa ação judicial que pretende sustar a Resolução 26.

Isa Musa de Noronha



O OBJETIVO DA FAABB É UNIR AS ASSOCIAÇÕES,
POIS O QUE PODE NOS UNIR
É MAIOR DO QUE TUDO O QUE NOS SEPARA

Anônimo disse...

Quando fazem ligações do partido do governo com um lado espiritual obscuro não é a toa. Essa Resolução 26 nasceu nas profundezas do inferno.

Anônimo disse...

Colegas aposentados e pensionistas, acho estranho os funcionarios da ativa não revindicarem em nenhum momento o aumento dos beneficios das pensionistas para 80%! Será que não pensam em nenhum minuto sobre o futuro de suas esposas?

Carlos Mariano disse...

Como a Contraf-CUT vai representar os aposentados se ela depende do lucro do Banco (garantido pelo NOSSO SUPERAVIT) para reivindicar benesses para os ativos.

Anônimo disse...

Será que a colega Isa Musa tem condições de dizer qual o índice, aproximado, que poderá ser aplicado aos benefícios ?

O índice a ser aplicado alcançará as pensionistas ?

Um abraço.

Anônimo disse...

ATT DE MARCOS e ISA MUSA.

Verficar viabilidade da sugestão abaixo.


Marcos, alguns não são adeptos de se publicar mensagens de anônimos, mas vai lá uma assim mesmo.

Se realmente o Banco esta precisando dessa "negociação" do superavit Previ, por que além dessa discussão entramos também no mérito da questão da alteração de nosso estatuto.

Podemos negociar as seguintes mudanças estatutárias e regulamentares:

1) Índice de reajuste dos benefícios;

2) Percentual de 80% do valor do benefício para pensionistas;

3) Inclusão da cesta alimentação.

4) Qualquer outra de interesse de nossa classe. Aguardamos sugestões.


Nós concordamos com o Banco, dentro daquilos que nós almejamos e o BB concorda conosco.


Base de troca e os interesses atendidos.


O Banco não perde em nada com as alterações e nós podemos ganhar um pouco mais.

Anônimo disse...

Colegas,

A hora, é agora, 45 na cabeça para não deixarmos a Dilma ganhar. Já imaginaram a volta dos coiotes ao poder.
Luiz Gushiken, padrinho do Serginho Rosa, mandou e desmandou na Previ.
Zé Dirceu, chefe-mor do Mensalão, fazia o que queria na Previ.Mesmo cassado, politicamente, ainda pode mandar.
Ricardo Berzoini, achava que era o dono da Previ.Este foi o responsável pela nomeação do Sérgio Rosa e não larga o osso de jeito nenhum.
Antônio Palocci, aquele mesmo do escândalo com a quebra do sigilo do caseiro, incrivelmente absolvido pelo STF, deve voltar como Ministro da Casa Civil.
E, finalmente, o Lula que vai ser o Presidente de fato, já que de direito seria a marionete Dilma.
Toda essa corja, sem exceção, cada um vai tentar tirar vantagens na nossa Caixa, em detrimento dos aposentados.
Mas, se o Serra ganhar vai ser a mesma coisa? Não. Existe, uma diferença fundamental. Os coiotes novos precisão de um tempo de treinamento, de adequação, enquanto isso temos uma sobrevida maior.
Sem dúvida alguma, pelo menos como Prefeito, Ministro e Governador o Serra provou que é mais ético e avesso à corrupção.
Ele sempre manda apurar os fatos e pune os culpados. Deixo claro que não sou do PSDB, não gosto de política e defendo os direitos dos aposentados, pois, afinal de contas, também sou um.
Mudando de assunto, preocupou-me a declaração feita pela Previc de que eventuais melhorias não serão incorporadas aos benefícios. Serão
pagas somente enquanto houver superávits.
Isto não é uma interpretação correta da LC 109/2001, que prevê nos casos de prejuízos, o assunto será resolvido entre o patrocinador e assistidos, mediante aumento das contribuições.
Pelo que tudo indica, a Previc tenta alterar o que está na Lei, sem respaldo algum para isso.

Anônimo disse...

Tudo conforme o esperado. A decisão está nas mãos do Ricardo Pena, um dos mentores da Resolução 26. Jamais admitirá o erro que cometeu na edição dessa norma, que não tem caracteristica regulamentar, que é abusiva, sob todos os aspectos. Lamentavelmente
as ações que contestaram a resolução, trilharam caminhos diversos com referencia ao foro próprio.
As ações deveriam ser dirigidas ao Supremo (matéria constitucional)
e não às outras instancias.
Vamos aguardar a reunião do dia 18 de outubro.
Quais serão as emoções reservadas?
O Patrocinador tem pressa. 31/12/2010 está ai! Precisa encerrar o Balanço com "algum" no caixa, que não seja virtual.
Veremos se sua parte será ou não liberada, igualmente, em parcelas(como consta na Resolução), enquanto houver dinheiro na Reserva Especial.

Anônimo disse...

Pessoal, será que receberemos alguns troquinhos até o final do ano?
Gostaria de passar um Natal um pouquinho melhor!
Abraços!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Paira no ar, que a Contrafcut está defendendo um aumento de 8% com piso minimo de R$ 500,00.
Alguem ouviu, ou viu algo a respeito?
Se for verdade, mais uma vez, haverá decepções.
Quem receber complementação proxima à média (até R$ 6.250,00)
receberá o piso. Outros com complementações maiores...
Poder-se-ia manter o percentual
(8%) mas aumentar o piso.

Anônimo disse...

a CONTRAF-CUT faz cem pedidos ao bancarios e BB e nao é capaz de colocar umazinha só que comtemple os aposentados. Foi assim, nessas negociações que perdemos nossas promoções ,instersticios, anuenios. E eles vao nos representar? cuidado.E outra não fazem nada de graça; vão querer uma babinha pra eles.

Anônimo disse...

Gente la da previ com quem convivo me disse que vai sair 20% pra todo mundo e ponto final. O Banco nem quer ouvir falar de pensões ou de devolver pra quem contribuiu mais de 30 anos.

Anônimo disse...

Colegas, não entendo porque a Contraf quer meter o bedelho na negociação, defendendo aumento de 8%.
Se a Valia, cujo superávit é bem menor está em 25%. Não podemos aceitar qualquer coisa, não. Isto já é abusar demais.
Os negociadores deveriam pedir também a mudançã do reajuste anual para Janeiro, até o INSS já fez esta alteração.É o mês em que se iniciam a maioria das contas a pagar.Impostos,escolas, pois muitos bancam estudos de filhos, ainda.
Previ, pelo amor de Deus! Tem Dó!

Anônimo disse...

Negociadores? Por favor, não aceitem menos de 25%.
E Cesta Alimentação para todos.
Reajuste anual em janeiro.

Anônimo disse...

Para o anonimo das 13,35, que noticia terrivel! Jamais participarei das eleições da PREVI!
Cambada de safados!!!!!
FORAAAAAAAAAAAAAAAA, chapa 3
Estão conseguindo enganar todos aposentados e pensionistas!!!!

Anônimo disse...

Pessoal, mas então por que o BB esta com pressa para negociar? Seria mais uma enganação?
Inacreditavel!

Anônimo disse...

Colegas, diante dessas noticias que estou acabando de ler dou todo o meu apoio aos grevistas principalmente do BB.Que pena nós aposentados e pensionistas não podemos aderir a greve. Não voltem a trabalhar enquanto não derem o que voces estão pedindo depois será tarde demais!
Os banqueiros estão cada vez mais ricos e bancarios cada vez mais pobres!!!Acorda BB!!!!
Fato que lamento muito!

Anônimo disse...

A ContraNÓS-Cut não deveria estar nessa mesa de negociação. Só se fosse declarado abertamente que está no jogo para representar o BB. Da mesma maneira a Anabb. São todas entidades GOVERNAMENTAIS.A onda vermelha manchou e amordaçou os sindicatos de bancários do nosso país. Nada tira da minha cabeça, apesar de não entender de normas jurídicas, que o sinicato de Brasília fez tudo programado para a liminar contra a Resolução 26 ter prazo de validade.O governo dos "trabalhadores" quer acabar com toda forma de oposição. Deram com a cara no muro achando que iriam passar na goela de todo mundo uma bruxa no primeiro turno, com vassoura e tudo mais. Abram o olho senhores negociadores honestos...

Anônimo disse...

A ContraNÓS-Cut não deveria estar nessa mesa de negociação. Só se fosse declarado abertamente que está no jogo para representar o BB. Da mesma maneira a Anabb. São todas entidades GOVERNAMENTAIS.A onda vermelha manchou e amordaçou os sindicatos de bancários do nosso país. Nada tira da minha cabeça, apesar de não entender de normas jurídicas, que o sinicato de Brasília fez tudo programado para a liminar contra a Resolução 26 ter prazo de validade.O governo dos "trabalhadores" quer acabar com toda forma de oposição. Deram com a cara no muro achando que iriam passar na goela de todo mundo uma bruxa no primeiro turno, com vassoura e tudo mais. Abram o olho senhores negociadores honestos...

Anônimo disse...

Colegas, para uma coisa parece que a Resolução 26 veio a calhar.Parece que pelo menos teremos distribuição para TODOS, e teremos o fim de ROUBO CERTO(renda certa), Parcela previ, mais de 30 anos de contribuição e demais cusas como 90 para 100%.Bem, quem se sentiu lesado que procure a justiça, ou busque junto da previ a mudança do Estatuto.Parece que a previ está cheia de ações pelo renda certa e 360/360 contribuições.Ninguém quer mais um desvario desse.

Anônimo disse...

cavalcante disse:
pelo que conheço da Isa , ela não vai aceitar propostas rídículas que venham a ser feitas pelo BB/Previ. Esperamos muito tempo por esse momento , sentarmo-nos à mesa de negociação de cabeça erguida e ciente do que podemos conseguir, diante da vulnerabilidade na contabilidade do Banco consequencia das apropriações virtuais e irresponsáveis , envolvendo o patriomônio da Previ. O feitiço virou contra o feiticeiro, é um ditado que pega bem no BB , nesse momento. Diante de tudo que vimos pasaando, nos últimos anos, com a dependencia financeira do Empréstimo Simples, para continuar sobrevivendo, com as humilhações prepetradas pelos dirigentes de nossa Caixa e do BB , contra aposentados e pensionistas, principalmente, e ainda em memória aos colegas que já partiram , por tudo isso , devemos " endurecer o jogo" para obter um acordo digno.É uma oportunidade ímpar, diante do quadro atual.
Só assim poderemos ( a grande maioria) resgatar nossa dignidade . a paz em nossas famílias e a esperança de uma velhice menos sofrida, doravante.
ISA e MARCOS , temos a certeza de que vocês defenderão nossos interesses a qualquer custo. Não se dobrem à corja que vocês irão enfrentar. Façam o melhor que puderem e pronto. Saiam, da reunião , de cabeça erguida e assim estaremos orgulhosos de vocês.
Graande Abraço
Cavalcante

Anônimo disse...

No primeiro encontro realizado em 27.09.2010 ficou acertado uma reunião prévia com a Previc (realizada dia 07 ou 08/10). O outro acerto foi a incumbência da Previ de fornecer os números que impactarão os aumentos. A Previ já fez este levantamento, ou ainda está fazendo?
Podemos acreditar que na próxima reunião os números estarão à mesa?

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Colegas,
Assim como o colega anônimo de 9/10, das 12:16, também acho que a definição do piso é de fundamental importância nesse aumento linear, pois, tenho impressão, que a maioria dos colegas se encontra dentro daquela média (até 6.250,00) e, portanto, receberia somente os R$ 500,00 de aumento. Acredito que, para muitos isso não vai resolver nada. Então, não tenho nada contra um aumento linear para todos, inclusive para aqueles que tem altas complementações (já ouvi falar que tem colega que recebe até 40.000,00 por mês), porém, acho que esse piso deveria ser de pelo menos uns R$ 1.000,00 , para atender a maioria dos beneficiários, elevando-os para um patamar mais digno e justo.

Anônimo disse...

-Chega de blá, blá bla, eu quero dinheiro já meus credores não querem esperar.

Anônimo disse...

Vejam como há injustiças, colegas recebendo 40.000,oo por més, consequentente sua viuva com 60%
receberá 24.000,00. Voces acham isso certo?
Quero os meus 80% já para a minha pensão!!!!!Meu marido pagou a PREVI até o mes do seu falecimento!Façam justiça!!!!!!!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Marcos Cordeiro,
Não vamos esquecer de que dia 31 de outubro é consagrado como O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa). É bom lembrar também que é a data da realização do segundo turno das eleições presidenciais. Assim, no meu entender, nesse dia deveremos lembrar de BRUXAS apenas e tão somente para comemorar o Halloween.

Anônimo disse...

Jorge, sabe por que a dita cuja não conseguiu 51? Porque o dito cujo cumpanheiro (sic) bebeu tudo.

Eduardo Köhler disse...

Amigos,

Proponho um reajuste linear de 20% mais um valor fixo de R$ 500,00 para todos. Esta proposta faz com que aqueles que ganham R$ 1.000,00 recebam um aumento de 70% e aqueles que recebem R$ 10.000,00, recebam aumento de 25% no total, por exemplo.

Eduardo Köhler - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Colega Eduardo,
Não dá prá dar aumento perene (prá sempre!) no custeio dos beneficios, nem em 1% !, pois o superavit é finito (terá um fim, acabará!)e, a PREVI não terá como reduzir os beneficios por conta da extinção do superavit.
Quando acabar o tal superavit (a nossa Parte, é claro), a PREVI deverá suprimir/acabar com a verba que havia destinado para o uso do superavit...
Por isso, o mais lógico, legal e igualitário é conceder ABONOS-SALARIAIS PARA TODOS, de igual valor e igual tempo, até acabar a nossa parte no superavit...
Não há outra solução. Esta é a mais prática, viável e legal...
Se derem R$ 1 mil de abono-salarial mensal PARA TODOS OS 120 MIL PARTICIPANTES DO PLANO (30 mil da ativa inclusive!)durará uns 20 anos!. Se derem R$ 3 mil mensais só aos assistidos (aposentados e pensionistas) de abono-salarial, durará uns 10 anos prá acabar esta tal superavit, que, aliás, NUNCA poderia ter existido, foi "fabricado" pelo BB/PT para que a patrocinadora apresentasse bons resultados e distribuisse PLR aos acionistas e funcionários da ativa.
VAMOS ACABAR COM ESTE SUPERAVIT E COM A RESOLUÇÃO 26 DO PIMENTEL !

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 12:59,

Se o PT fabricou esse superávit que aí está, o PSDB também fabricou o seu. Em maio/1997, o balanço da PREVI foi aberto e descobriu-se que o superávit registrado no balanço encerrado em deembro/1996, não era de R$ 2,680 bi, mas de R$ 11 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões em valores atuais). Esse valor foi doado ao Banco para salvá-lo da falência provocada pelo Ximenes, presidente do Banco, nomeado pelo FHC para liquidar com o BB. O patrimônio do Banco era de pouco mais de R$ 5 bilhões e a dívida para com a PREVI, originária do Gr. pré-67 somava cerca de R$ 11 bilhões. A CVM exigiu a regularização. Daí a manobra que resultou no perdão de cerca de R$ 5,2 bilhões e no empréstimo de R$ 5,9 bilhões para pagar com os futuros superávits.
Em matéria de apropriação indébita dos recursos do PB-1, administrado pela PREVI,por parte do Banco, nenhum dois: PT e PSDB, merece perdão.

Eduardo Köhler - Rio de Janeiro disse...

Amigos,

Eu fiz minha sugestão consciente de que esse reajuste será temporário, ou seja, até terminar a reserva para a distribuição do superavit destinada a nós, beneficiários do plano de benefícios 1. A porcentagem e o valor fixo (R$ 500,00) que indiquei, é apenas exemplo, devendo ser ajustados ao impacto que cada 1% e cada R$1,00 implicará em relação ao valor total entre todos, dividido por 360 meses. Caberá a quem tem posse dos números, qual seja: o valor real do montante a ser distribuído, o número real de beneficiados e o quanto que cada um percebe mensalmente, mesurar isto.

Eduardo

Anônimo disse...

Concordo plenamente ambos anônimos acima. FHC fez de tudo contra nós da PREVI (ativos e aposentados), por isso votamos no Lula em 2002 e também nos ferramos até hoje, pois o "trabaiadô" só ajudou os Bancos (BB inclusive!).
E dizer que a atual Diretoria do BB eram todos menor-estagiários quando há 25, ou 30 anos atrás, nós trabalhamos no BB....